You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA ENGENHARIA DE MATERIAIS

PROJETO DE SHAPE DE SKATE EM MATERIAL COMPSITO

Fundamentos da Engenharia de Materiais 6 Professor: Gean Salmoria

Alunos: Boris Gevaerd Diego Blaese Gustavo Maehara Lucas N. Pagani Ramonn Sedlacek

Florianpolis, Julho de 2008

SUMRIO

1. MOTIVAO 2. PROJETO INFORMACIONAL 3. PROJETO CONCETUAL 3.1 Projeto tridimensional final 3.2 Conceito 1 3.3 Conceito 2 3.4 Conceito 3 4. PROJETO PRELIMINAR 4.1 Simulao de esforos 4.2 Processo de fabricao 4.3 Materiais Utilizados 5. PROJETO DETALHADO 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

3 4 5 5 6 6 7 8 8 9 10 11 12

1. MOTIVAO
A evoluo do esporte de alto desempenho tem crescido paralelamente com o aprimoramento dos artigos esportivos. O desenvolvimento dos materiais o combustvel para o aperfeioamento dos componentes direcionados s caractersticas de cada esporte. O skateboarding um esporte que solicita o equipamento de forma severa. A execuo das manobras e o tempo de uso muitas vezes levam a fratura do shape. Este equipamento exige alta resistncia mecnica, baixo peso e atrito. Esses motivos levaram a idealizao de um produto que mantivesse semelhana em sua forma, porm com suas caractersticas de uso melhoradas. Dessa forma, o componente permite facilidade na realizao das manobras e uma maior durabilidade do equipamento.

2. PROJETO INFORMACIONAL
Visto a evoluo tecnolgica na rea de artigos esportivos, um shape fabricado em Fibra de Carbono deve solucionar problemas de quebra devido baixa resistncia mecnica da madeira, material utilizado atualmente, dessa forma garantindo maior durabilidade ao componente. Visando a melhoria do equipamento em termos de durabilidade, a utilizao de malhas de Fibras de Carbono sobrepostas e impregnadas em resina Epoxy mostra-se como uma soluo inovadora neste segmento, levando-se em conta a alta resistncia flexo provida pelas fibras e alta resistncia abraso da resina. O altssimo mdulo elstico desse composto quando comparado ao compensado de madeira dos skates tradicionais, possibilita uma reduo na espessura, alm da diminuio do peso total do shape aliado maior resistncia. usual falar que a utilizao deste composto pode ser direcionada para outros setores de esportes como para snowboards, sandboards e skis, tendo em vista que as solicitaes destes componentes so prximas aos do shape de skate.

3. PROJETO CONCETUAL
Nesta seo ser apresentado o projeto tridimensional do skate juntamente com suas trs variaes (conceitos). O shape foi modelado tridimensionalmente em Solid Works.

3.1 Projeto tridimensional final

Os trs conceitos se baseiam na forma em que a malha de fibra de carbono disposta na construo do shape. A posio da malha altera as propriedades de resistncia do shape, pois a mesma no possui propriedades isotrpicas.

3.2 Conceito 1 Malha dispostas em 0 com o eixo longitudinal do shape.

3.3 Conceito 2 Malha disposta em 45 com o eixo longitudinal do shape.

3.4 Conceito 3 Malhas dispostas em 60 com o eixo longitudinal do shape.

4. PROJETO PRELIMINAR
O prottipo foi ensaiado com um software de simulao mecnica (Ansys 10). Para a realizao do teste foi escolhido o Conceito 1, pois tem as fibras alinhadas longitudinalmente com o shape e as fibras so solicitadas nessa mesma direo. Dessa maneira tem-se uma maior resistncia mecnica do shape.

4.1 Simulao de esforos Para a simulao de esforos, primeiramente foi analisado uma situao de uso crtico do shape. Aps esta anlise foi feita a simulao de flexo no skate, com um skatista de 75kg, caindo de uma altura de 2 metros com o seu skate. O conjunto (skate + skatista) chega a uma velocidade de 6,5 m/s momento antes de tocar o cho, e ao tocar o cho o skatista se apia somente com um p no meio do shape, tudo isso proporciona uma fora de 2500N no meio do shape. Veja a figura abaixo mostrando os pontos de maiores esforos no shape:

Figura 01 Simulao de 2500N

A cor amarela no centro da figura mostra a maior flexo sofrida pelo shape. A maior e menor tenses exercidas pelo shape esto sendo mostradas na figura pelas cores vermelho e azul respectivamente.

Observa-se que a maior tenso sofrida no skate de 34MPa. Essa tenso se concentra na regio prxima aos furos onde sero colocados os trucks. Uma fibra de carbono reforada em epxi tem na faixa de 300MPa de resistncia mxima tenso. Tem-se ento, um coeficiente de segurana bastante algo no shape.

4.2 Processo de fabricao Produtos em fibra de carbono geralmente so feitos intercalando malhas de fibra de carbono e resina dentro de um molde com o formato final do produto. No caso do shape o processo torna-se bastante simples. O processo de fabricao mais recomendado denominado Tecnomod. Esse processo consiste na injeo da resina lquida junto com o catalisador para dentro de um molde fechado onde ocorrera a cura. As malhas (j impregnadas com resina) so posicionadas de acordo com a orientao desejada na parte fmea do molde. A parte macho ento posicionada, dando inicio a injeo da resina lquida que deve preencher os espaos vazios. Aps o preenchimento, ocorre a cura da resina e posteriormente a demoldao. O Tecnomod o mais adequado para o projeto do shape pois proporciona um bom acabamento tanto na parte superior quanto na parte inferior do shape, alm de um timo controle dimensional, principalmente da espessura, e padronizao das peas produzidas. A figura abaixo ilustra as etapas do processo de Tecnomod.

4.3 Materiais Utilizados Malha de fibra de carbono em resina epxi. As fibras de carbono so matrias primas que provm da pirlise de materiais carbonceos que produzem filamentos de alta resistncia mecnica usados para os mais diversos fins, entre estes materiais para a indstria esportiva de alto desempenho. As fibras carbnicas sozinhas no so apropriadas para uso, porm, ao serem combinadas com materiais matrizes (como a resina epoxi), estas adquirem propriedades mecnicas excelentes. A resina epxi ou poliepxido um plstico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalizador ou "endurecedor". As resinas epxi mais frequntes so produtos de uma reao entre epiclorohidrina e bisfenol-a. Sua estrutura apresentada a seguir:

Algumas propriedades da resina so descritas a seguir:


Propriedades dos materiais [Ashby and Jones, 1994] Material E (Gpa) (MPa) (M/C) (Mg/m) Epoxi 2,1-5,5 45-85 55-90 1,3

Onde c a resistncia compresso (MPa), E o mdulo de elasticidade trao (GPa), a densidade ( Mg/m3) e o coeficiente de expanso trmica (MC-1).

5. PROJETO DETALHADO
5.1 Dimenses finais

5.2 Processo de Fabricao O shape um produto de alta performace produzido em fibra de carbono e resina epxi, sendo fabricado pelo processo de Tecnomod dando um melhor acabamento superficial e um timo controle dimensional, principalmente da espessura, e padronizao das peas produzidas.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Canevarolo, S. V.; Cincia dos Polmeros: http://www.solarnavigator.net/composites/carbon_fibre_reinforced_plastic.htm http://www.webbikeworld.com/t2/carbon-fiber-motorcycle-parts/ http://volvospeed.com/Mods/carbon_fiber_mirrors.html http://www.silaex.com.br/epoxi.htm http://www.tecnomod.com.br/rtm.htm

You might also like