You are on page 1of 4

A criminalizao da misria

Loic WACQUANT. As Prises da Misria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001. 174 pginas.
lsabella Jinkins 1

principal tese de Lic Wacquant em seu livro "As prises da misria", recentemente traduzido para o portugus, a emergncia de um Estado penal concomitante ao desmonte das polticas sociais do Welfare State. Baseado em rica documentao emprica, com densidade analtica, o autor sustenta sua tese ao refletir sobre a adoo, praticamente universal, dos princpios de "tolerncia zero" criados pelos EUA para intensificar seus mecanismos de represso populao marginalizada. Wacquant revela que a adoo desses princpios cresce independentemente dos ndices de criminalidade e que, de fato, no repercute diretamente neles. Analisa a estrutura repressora do Estado, dirigida prioritariamente s comunidades consideradas mais "propensas" ao crime, ou seja, as populaes que tm uma insero precarizada no mercado de trabalho e se encontram fora da cada vez mais reduzida rede de proteo estatal. Com o olhar voltado para esses segmentos sociais precarizados, o autor mostra como a rede de seguridade social montada no ps-Segunda Guerra, durante a vigncia do Estado fordista-keynesiano, d lugar no s ao fortalecimento do aparelho prisional estatal, mas tambm ao que ele chama de social panoptismo, que a vigilncia sobre as eufemisticamente denominadas "populaes sensveis". O regime de acumulao de capital fordista, ao possibilitar um enorme crescimento da produtividade do trabalho e desenvolver a produo em massa, exigia um aumento concomitante
1 Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Sociologia Poltica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Poltica & Sociedade


O

E
o

na capacidade de consumo da sociedade para evitar crises de superproduo. Eram necessrios, de acordo com a anlise de John Keynes, instrumentos de poltica econmica e social do Estado que permitissem uma relativa elevao da massa salarial global, nveis plenos de emprego e a ampliao de benefcios e direitos sociais, possibilitando ao conjunto da populao trabalhadora o consumo dos produtos massificados. desse modo que o fordismo liga-se intrinsecamente ao Estado keynesiano do psguerra, iniciando um perodo de expanso econmica conhecido como "idade de ouro" do capitalismo e assinalando o apogeu do Estado de bem-estar social nos pases mais industrializados. A partir da dcada de 1970, quando grande parte do mundo foi atingida por forte recesso e o fordismo-keynesianismo mostrou-se incapaz de conter por mais tempo as contradies do capitalismo, emergem novos padres de acumulao de capital, mudando rapidamente os ambientes produtivos e o conjunto da vida social e poltica. Na era da acumulao flexvel, observa-se uma enorme expanso da esfera financeira, em ritmo muito superior ao do investimento produtivo. As indstrias esto voltadas aos produtos de alto valor agregado dedicados a nichos de mercado especficos, buscando a versatilidade e a flexibilidade para responder a novos padres de consumo e intensificao da concorrncia capitalista. Enquanto se agravam os nveis de desemprego estrutural, novas modalidades produtivas vo sendo introduzidas nos locais de trabalho, intensificando as formas de explorao do trabalho, generalizando a insegurana no emprego e disseminando formas precrias de contratao. Com efeito, muitas das estratgias adotadas pelas empresas em busca de uma maior lucratividade passam pelo aumento da precarizao das relaes de trabalho, com prticas de terceirizao e subcontratao do trabalhador. Sob predomnio do neoliberalismo, os movimentos mundiais do capital implicam um crescente distanciamento do Estado em relao a polticas sociais e convertem amplos segmentos sociais em deserdados das bases sociais fundamentais sobrevivncia. justamente buscando reprimir essa gigantesca massa de miserveis criada pela reestruturao contempornea do capital que o Estado fortalece ainda mais seu aparelho de coero. Com

236

p. 235 - 238

A criminalizao da misria

Isabello .linkins Mello

o objetivo final de manuteno da ordem social que a relao entre aparelho coercitivo estatal e pobreza se estabelece nos dias de hoje. Assim, o Estado neoliberal o suporte poltico deste novo modo de acumulao, cuja base material a transformao no mundo do trabalho. Assim, a produo flexvel pressupe um Estado fraco socialmente, que no imponha amarras econmicas s grandes corporaes transnacionais e aos capitais especulativos, mas que esteja apto a reprimir a populao mantida em condies de vida miserveis. dessa maneira que o capitalismo atual conjuga medidas de desregulamentao da vida social a uma poltica de ataque aos direitos democrticos, criminalizando cada vez mais a pobreza. Um dos elementos centrais da obra de Lic Wacquant justamente a crtica desses movimentos de mundializao capitalista dominados pelos princpios neoliberais e, em especial, das polticas estatais relacionadas pobreza. Anteriormente, a populao atingida pela pobreza encontrava uma srie de aparatos sociais que lhe possibilitava manter-se em condies minimamente dignas de sobrevivncia. Atualmente, tal populao, absolutamente excluda dos mecanismos sociais do Estado, s encontra neste a represso e a fora de seu aparelho coercitivo. O interesse do autor pelas populaes segregadas se origina de estudos anteriores sobre os guetos negros norte-americanos e a periferia urbana francesa ("Corpo e Alma", Rio de Janeiro, Ed, Relume-Dumar, 2002 e "Os condenados da cidade", Rio de Janeiro, Ed. Revan, 2001). Todavia, em "As prises da misria" que relaciona o direcionamento das polticas pblicas do Estado coero de tais populaes. A atualidade e a extrema pertinncia desta obra no dizem respeito somente aos EUA e Europa, regies nas quais ele se baseou ao escrev-la, mas tambm aos pases perifricos ou semiperifricos, como o Brasil, nos quais este contexto mostra-se ainda mais grave devido ao fato de nunca haver se estruturado ali um Estado de bem-estar social abrangente e da herana repressiva de governos ditatoriais. No prefcio edio brasileira, o autor fala que esse contexto especialmente preocupante num pas como o Brasil por trs motivos:
p. 235 - 238

ce

c c<g ce

237

Poltica & Sociedade

1.

Suas fortes desigualdades sociais criam uma enorme pobreza de massa, sem qualquer rede de proteo social, cujos resultados so uma juventude de bairros populares, mergulhada na realidade do desemprego e subemprego, que vai buscar sua realizao pessoal no crime. O agravamento da insegurana criminal com a atuao policial: em 1992, a polcia de So Paulo matou 1.470 civis, enquanto que a de Nova York e a de Los Angeles mataram respectivamente 24 e 25. O mais assustador que os 1.470 civis mortos pela polcia representam 25% das vtimas de morte violenta daquele ano: um quarto dos homicdios foi cometido pela prpria polcia.

2.

3. A reconhecida discriminao de cor e de classe social no seio da polcia e do judicirio. Assim, no caso brasileiro, desenvolver o Estado penal visando responder s desordens da desregulamentao econmica que precariza as relaes de trabalho e pauperiza a populao, segundo Wacquant, "equivale a (r)estabelecer uma verdadeira ditadura sobre os pobres" (p. 10). Alm disso, a situao das prises brasileiras um ponto de extrema importncia na argumentao contra a escalada do Estado penal no pas. Descritas pelo autor como "campos de concentrao para pobres", as prises no Brasil s servem para agravar a instabilidade e a pobreza das famlias de presidirios. Contudo, o papel fundamental desta obra denunciar a falcia das polticas de represso violncia, como as de "tolerncia zero" norte-americanas e j adotadas em uma boa parte do mundo, explicitando que elas nada tm a ver com as taxas de criminalidade e demonstrando que o inchao do aparelho penal do Estado no a nica sada vivel na atualidade. A soluo passa pela adoo das penas alternativas, em lugar do encarceramento, e por um esforo de conectar as polticas penais e sociais do Estado, visando uma ao preventiva em relao violncia e no simplesmente repressiva.

238

p. 235 - 238

You might also like