You are on page 1of 10

Apostila requisitos bsicos da arquitetura sustentvel

HOME QUEM SOMOS

Introduo
HOME Esta apostila SOMOS QUEM foi desenvolvida pela arquiteta Carine Nath, responsvel pelos projetos e consultorias da Ecodhome. Trata-se da reunio de dados de sua pesquisa que abrangeu o estudo de diversos autores e das principais certificaes de edificios da atualidade. A apostila serve para apresentar os conceitos bsicos de construo sustentvel, nos quais todo o trabalho feito na Ecodhome se baseia.

Seleo e trabalho com o terreno


HOME uma
no terreno que se inicia os impactos de QUEM SOMOS edificao. A escolha de um terreno extremamente importante, pois por esta escolhe, pode-se ou degradar um local que tem uma importncia vital no ecossistema local, ou recuperar um espao que j est degradado. Assim, o primeiro ponto identificar o tipo de lugar que a edificao ser inserida: Dar prefer6encia a locais j degradados , para que seja feito uma reintegrao ecossistmica; Dar preferncia a locais j urbanizados, evitando a locomoo para acesso de bens e servios cotidianos; Se for escolhido um local com alguma importncia ecolgica (existncia de vegetao natural, cursos de gua, etc.) tentar inserir a edificao o mais afastado possvel destes recursos, sempre respeitando a legislao ambiental. imprescindvel para uma edificao sustentvel respeitar e at mesmo exceder os requisitos da legislao ambiental e de ocupao do solo. Ou seja, se a legislao exige uma distncia de 30 metros dos cursos de gua, deve-se exceder para mais que isso, se a legislao pede a ocupao de 30% do terreno, deve-se exceder para menos que isso. PROCURE OCUPAR O MNIMO POSSVEL O LOCAL DE IMPLANTAO!

Uso e ocupao do solo


O uso do SOMOS HOME QUEM solo dever impactos para isso indicamos: ter o mnimo de Minimizar os estacionamentos, ou lev-los para o subsolo, ou criar pavimentao permevel; Garantir, pelo uso de pavimentao adequada e reas verdes, maior permeabilidade do solo; Usar paisagismo ecolgico, pelo uso de espcies locais e de baixa manuteno, crie uma horta e pomar, espcies que atraiam pequenos animais e criem corredores ecolgicos, faa compostagem dos seus resduos orgnicos e reaproveite; No fazer movimentaes de terra, tentando aproveitar a topografia e solo local, adaptando a edificao no terreno. EVITAR TERRENOS COM TOPOGRAFIA NGREME!

Projeto arquitetura bioclimtica e conforto ambiental


Antes de se SOMOS HOME QUEM traar os primeiros desenhos do projeto, deve-se fazer um levantamento dos recursos locais de insolao, ventos, topografia, clima, para assim comear com as estratgias a serem utilizadas. O requisito de conforto ambiental ligado ao usurio e seu conforto dentro do edifcio, utilizando menor consumo de energia. So as solues bioclimticas para a arquitetura: maior troca de ar, iluminao natural, conforto acstico, aquecimento e resfriamento passivos para adquirir conforto trmico e qualidade do ar sem custos energticos. Cada local inserido numa situao diferente de clima e recursos naturais. O Brasil hoje separado por regies bioclimticas, respeitar a tipologia de construo adequada para cada regio fundamental.

Para conhecer mais sobre como aplicar essas estratgias bioclimtica nos edifcios, indicamos a apostila de construo sustentvel Casa Azul da CEF, veja em nosso site a seo NS INDICAMOS!

Reduo do consumo de recursos naturais


A construo de edifcios consome 50% dos HOME QUEM SOMOS recursos naturais do globo. Para diminuir o consumo de recursos naturais, algumas estratgias, baseadas em vrios autores so indicadas:

a) Uso racional e sustentado de gua: reduo do consumo e desperdcio de gua, reuso de gua de chuva, reaproveitamento de guas cinza , uso de controles de vazo nos equipamentos hidrulicos, entre outros; b) Uso eficiente de energia: uso de energia de fontes renovveis, aquecimento solar da gua, uso de equipamentos eficientes TAIS COMO ILUMINAO POR LED, EQUIPAMENTOS COM SELO PROCEL, ETC; c) Aumento de planejamento da manuteno; d) Flexibilidade construtiva ; e) e durabilidade e

adaptabilidade

Reciclagem e reuso .

Reduo e tratamento de resduos e efluentes


A construo de edifcios tambm HOME QUEM SOMOS responsvel pela gerao de muito entulho, lixo efluentes provindos do uso. e

Para diminuio do entulho, a obra dever usar materiais de forma mais racional e tcnicas que no gerem muito resduo. O uso de materiais sem componentes txicos tambm importante para minimizar impactos. Uma obra bem gerenciada, com canteiro limpo e mo-de-obra qualificada tambm so formas de diminuir resduos, aumentando a qualidade da execuo.

Os efluentes domsticos podem receber tratamentos mais eficientes, eles podem ser divididos em: guas cinza: proveniente das guas de lavao (chuveiros, torneiras, mquina de lavar etc), um efluente mais limpoe pode ser tratado e reutilizado nos vasos sanitrios ou para rega de jardim e horta; guas negras: provenientes de vasos sanitrios e caixas de gordura devem receber um tratamento mais adequado, por meio de filtros naturais mais eficientes.

Seleo de materiais atxicos e ambientalmente saudveis


Na HOME verdade, produtoSOMOS da construo QUEM 100% sustentvel no existe, mas existem muitos pelo mercado que tem muitos benefcios a oferecer e outros, muitos malefcios a esconder. Mas como saber se um produto MAIS sustentvel que outro? Alguns pensam que, produtos que se chamam "eco" ou "verdes" so, com certeza, sustentveis, mas podem estar enganados. Como no Brasil no existem regras estabelecidas para selos verdes, muitos fabricantes criam seus selos prprios, quando acham que algo em seus produtos mais sustentvel, porm sua produo pode estar sendo prejudicial ao ambiente. Temos o exemplo do selo ISO 14000, ele no indica que o produto sustentvel e sim, que sua produo tem um sistema de gesto ambiental (pode gastar menos gua/energia e/ou tratar os resduos e emisses), mas a matria-prima do material, seu descarte e suas emisses durante o uso na construo podem ser bastante malficos, como o caso do PVC e de muitas tintas do mercado. O material dever ter menos impactos ambientais e sociais durante toda a sua vida til, desde a extrao na natureza, at o modo como construdo/utilizado e depois, descartado (se puder ser reutilizado ou reciclado, melhor ainda!).

Seleo de materiais atxicos e ambientalmente saudveis


Para nessa HOME ajudar produto,SOMOS de categorias de QUEMdifcil tarefa de escolher e analisar um uma relao impacto devem ser respeitadas:
CATEGORIA A: gua selecionar materiais e componentes que contribuam para o uso racional de gua, ou que no comprometam os recursos hdricos; CATEGORIA MP: Matria-prima selecionar materiais e componentes com matria-prima local, natural, com longa vida til, de fonte certificada, com extrao sem impactos, reciclada ou de reuso, de fonte renovvel, sem componentes poluentes; CATEGORIA EN: Energia selecionar materiais e componentes que contribuam para o uso racional de energia, que priorizem o uso de energia de fontes renovveis; CATEGORIA EM: Emisses selecionar materiais e componentes que possuam baixa emisso de gases de efeito estufa, gases txicos ou perigosos, principalmente VOC; CATEGORIA RE: Resduos selecionar materiais e componentes cujos resduos so atxicos, sem POP, reciclveis, recuperados pelo fabricante, reutilizveis ou biodegradveis; CATEGORIA T: Transporte selecionar materiais locais, diminuindo transporte de mercadorias, ou usar materiais transportados por meios de baixo impacto; CATEGORIA SE: Aspectos scio-econmicos selecionar materiais que possuam viabilidade econmica; contribuam para um ambiente saudvel e seguro; possuam boa transferncia tecnolgica, viabilidade de industrializao e comercializao; sejam produzidos com respeito s condies humanas, com polticas empresariais de aes sociais; e que do nfase economia local. Considerando a dificuldade de obter todas essas informaes sobre um produto, devemos estar mais atentos aos produtos do mercado: do que feito, quem fabricou, de onde veio, se o material poluente e artificial ou natural... busque o mximo de informaes. VEJA NOSSA APOSTILA DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS SUSTENTVEIS E APRENDA SOBRE OS IMPACTOS DOS MATERIAIS DE CONSTRUO!

Dicas finais
CALCULE SEUS IMPACTOS! Calcule QUEM SOMOS CO2 e saiba quanto voc emite de HOME
quantas rvores deve plantar para compensar.

Entre no link: http://www.iniciativaverde.org.br/pt/ calculadora ....................................................... SUA OBRA MAIS SUSTENTVEL?


Confira se sua obra , ou no, mais sustentvel por esse passo a passo do site Planeta Sustentvel. Veja se voc est adequado(a) na hora de construir.

Entre no link: http://planetasustentavel.abril.com. br/simuladores/construcao.shtml ........................................................ CONHEA MAIS SOBRE O ASSUNTO EM NOSSO SITE E VEJA NOSSOS ARTIGOS E PUBLICAES Entre no link: http://ecodhome.com.br

You might also like