You are on page 1of 20

SISTEMA IMUNE

MECANISMOS GERAIS DE DEFESA DO ORGANISMO Pele e mucosas Fagcitos Resposta inflamatria

A PELE E MUCOSAS Primeiras linhas de defesa d corpo P i i li h d d f do animal; Que at a e c e te ba e a co t a Queratina eficiente barreira contra a entrada de microorganismos; pH da pele - entre 3 e 5; AcreditaAcredita-se que muitas substncias defensivas produzidas por diversos animais podero, em breve, ser identificadas, isoladas e utilizadas pelo id tifi d i l d tili d l homem;

B FAGCITOS Microorganismos que conseguem ultrapassar a pele e as mucosas e penetrar nos tecidos animais so combatidos por uma segunda linha de defesa os fagcitos (clulas especializadas em fagocitose); Fagcitos mais importantes: macrfagos e g p g neutrfilos;

FAGOCITOS MAIS IMPORTANTES Macrfagos clulas livres, de aspecto amebide, que vivem nos tecidos procura de bactrias, vrus e detritos celulares para serem fagocitados; responsveis pela defesa e limpeza do corpo; os macrfagos fixos nos tecidos recebem nomes especficos, por exemplo, especficos exemplo histicitos no tecido conjuntivo.

Neutrfilos leuccitos do sangue capazes de sangue, se deslocar para os tecidos sempre que necessrio.

retiradas da pgina da UNIFESP

Diapedese (retirado da pgina da "biorama")

C-R Resposta I fl t Inflamatria t i

Ocorre numa rea ferida ou atacada por microorganismos; i oo i o Histamina: substncia que desencadeia o processo (vasodilatadora e aumenta a permeabilidade); Conseqncia: aumenta a circulao de sangue no local (fica vermelho e quente) que incha (acmulo de plasma extravasado dos vasos).

Defesa pelos M f D f l Macrfagos

Assim que um organismo infeccioso entra no corpo humano (pode ser vrus, bactria, fungo ou parasita), os primeiros a reagir so os macrfagos que atacam os intrusos macrfagos, intrusos.

Os anticorpos se fixam nos invasores e sinalizam aos fagcitos para destru los. A partir destru-los da, todas as defesas esto em ao para combater a doena. Depois que a infeco vencida, o corpo passa a ter imunidade (temporria ou permanente) contra o mal. Naturalmente, precisamos sofrer da doena para conseguir a d i imunidade natural. Mas o sistema imunolgico, embora perito em eliminar infeces, nem sempre ganha da doena.

SISTEMA IMUNITRIO

Constituio: -clulas (diferentes tipos de leuccitos) - rgos (produo e maturao dos glbulos).

CLULAS DO SISTEMA IMUNITRIO


Macrfagos primeiras clulas que entram em ao: combatem di t ao: b t diretamente os i t invasores e alertam os demais componentes do sistema. sistema. Fagocitam partculas estranhas e expem suas substncias na superfcie d membrana. b i f i da membrana. b Linfcitos T dois tipos: os auxiliadores ( CD4) tipos: CD4 identificam substncias invasoras expostas na superfcie dos macrfagos e do o alerta; e os alerta; matadores (CD8) reconhecem clulas anormais (CD8 matandomatando-as rapidamente atravs do ataque direto. direto. Linfcitos B faz o combate distncia atravs dos anticorpos que produzem. A reao Ag-Ac produzem. Agespecfica. especfica. Microorganismos atacados por anticorpos tornam-se presa fcil dos macrfagos torname leuccitos. leuccitos.

RGOS DO SISTEMA IMUNITRIO


Medula ssea produz linfcitos T e B, estes amadurecem na prpria medula; p p medula; Timo os linfcitos T migram para o timo, ainda durante a vida embrionria, onde amadurecem. amadurecem. RGOS IMUNITRIOS PRIMRIOS medula ssea e timo. timo. RGOS IMUNITRIOS SECUNDRIOS gnglios linfticos e bao (linfcitos T e B migram para estes onde permanecem rgos at que sejam ativados pela presena de invasores do corpo). corpo).

RGOS DO SISTEMA IMUNITRIO


Gnglios linfticos estruturas esfricas situadas ao longo dos vasos linfticos. Os gnglios contm linfticos. aglomerados de glbulos b lo e do lb lo brancos (hoje chamados o h do ndulos linfticos ou linfonodos) filtram a linfa, linfonodos) identificando e destruindo substncias e corpos p estranhos. estranhos. Os gnglios linfticos localizados prximos ao locais onde surgem infeces, tornamtornamse inchados e doloridos devido proliferao de glbulos brancos. Localizao: pescoo, axilas, brancos. Localizao: virilhas (filtram a linfa das extremidades do corpo)

RGOS DO SISTEMA IMUNITRIO

microorganismos invasores. g

Adenide e amgdalas (tonsila palatina) palatina) localizados estrategicamente na entrada das vias respirattias e do tubo digestivo, com a finalidade de impedir a entrada de

RGOS DO SISTEMA IMUNITRIO


Bao armazenamento de linfcitos e moncitos; moncitos; filtrao do sangue para a remoo de microorganismos, substncias estranhas e resduos celulares; celulares; destruio de hemceas envelhecidas (transformando em hemoglobina e bilirrubina ser removida pelo fgado; armazena hemceas para fgado; lanar na corrente sangnea em momentos de necessidade (esforo fsico intenso por exemplo). intenso, exemplo).

AO IMUNITRIA
Imunidade humoral e anticorpos feita pelos anticorpos (protenas), molculas capazes de se ligar substncias estranhas antgenos. antgenos. Imunidade celular atuam os linfcitos T matadores ou citotxicos com protenas localizadas na membrana plasmtica, com capacidade de reconhecer e se ligar a clulas anormais ou infectadas por vrus, lanando sobre as mesmas perforina, substncia que perforina, destri a membrana plasmtica. plasmtica.

Imunidade Celular
Interleucinas substncias produzidas por macrfagos e linfcitos T auxiliadores estimulam a multiplicao dos linfcitos (todas as clulas oriundas de um linfcito que reconhece determinado antgeno herdam a capacidade de reconhec-lo); reconhec-lo); multiplicar-semultiplicar-se-o enquanto houver antgenos capazes de ativ-los. ativ-los. Em caso de um novo ataque as clulas de memria so ativadas e estimuladas a se reproduzir. reproduzir. p

Tipos de Imunidade Ativa - VACINAS


1798 Edward Jenner produziu vacina contra varola ( a partir do pus de vacas contaminadas); pus contaminadas); 1880 Louis Pasteur imunizao de galinhas contra a epidemia de clera; 1890 imunizou gado clera; contra o carbnculo; 1885 vacinou uma criana carbnculo; contra a raiva. raiva. Os antgenos presentes na vacina desencadeiam uma resposta i t imune primria, em que h a produo i i d de clulas de memria. memria. Processo atual: uso de microorganismos atenuados ou atual: substncias isoladas dos mesmos. mesmos. Usa- profilaticamente. Usa-se profilaticamente.

PASSIVA - SOROS

Injeo de anticorpos j prontos; prontos; UtilizaUtiliza-se um outro animal, d grande porte, em ili i l de d geral o cavalo, onde se injeta uma pequena dose de antgeno, e, a seguir, doses progressivamente crescentes; aps, com crescentes; amostras de sangue s extrair o anticorpo, que ter capacidade para reconhecer o antgeno no corpo de outro ser. ser. UtilizaUtiliza-se o soro em casos de emergncia .

Fonte: Sites da Internet Livros didticos de Biologia g Material do Colgio Bom Jesus

You might also like