You are on page 1of 144

APRESENTAO

Voc tem em mos uma seleo de obras especialmente elaborada pela Editora Brasiliense uma empresa preocupada em oferecer o melhor contedo por meio do seu maior patrimnio: o elenco de autores. Alm das obras selecionadas, voc pode conferir a relao de tulos da Coleo Primeiros Passos e tambm a lista de autores e suas obras, que esto organizadas em ordem alfab ca para facilitar a sua consulta. Boa leitura.

SUMRIO 7 19 25 31 43 51 79 93 136 ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA CINCIAS E SADE COMUNICAO E ARTE DIREITO, ECONOMIA E POLTICA PSICOLOGIA E EDUCAO HISTRIA DO BRASIL E HISTRIA GERAL LITERATURA GERAL COLEO PRIMEIROS PASSOS ndice de autores e obras

ANTROPOLOGIA SOCIOLOGIA FILOSOFIA

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

A diversidade dos sotaques o ingls e as cincias sociais


Renato Ortiz
208 pgs.

A guerra dos meninos assassinatos de menores no Brasil


Impossvel manter-se indiferente diante desta revelao: no Brasil h grupos de extermnio assassinando crianas uma por dia. So meninos e meninas torturados e maltratados ro neiramente por grupos encarregados de manter a ordem. Tal a realidade do menor marginalizado em vrias cidades brasileiras, como prova o relato estarrecedor do jornalista Gilberto Dimenstein, ganhador dos principais prmios de jornalismo nos lmos trs anos e autor de A repblica dos padrinhos e Conexo Cabo Frio, livros-reportagens que comoveram o pas e abalaram alguns alicerces do poder.

Quando vemos a expanso das bases de dados, a cons tuio de bancos de informaes, livros, ar gos, citaes, e com o advento da internet, as revistas em linha, tudo isso conjugado prioritariamente em ingls, tem-se a falsa impresso de que tal abrangncia sinal de universalidade. Publicar algo citado em ingls no seria pois o resultado da expanso do circuito, de sua amplicao territorial, mas a condio primeira do pensamento. Escrever em outra lngua deixa tambm de signicar estar circunscrito a determinada forma de expresso, tal condio percebida como um localismo, uma limitao. Global english torna-se universal english. Temos assim no apenas uma hierarquia entre os idiomas. Marcando a desigualdade existente entre eles, um elemento su l de segregao intelectual se instaura. A homologia postulada entre local-global, par cular-universal, rebaixa as outras interpretaes posio subalterna de localismo. Convenientemente esquece-se de que o cosmopoli smo no atributo necessrio da globalidade, e que o par cularismo do pensamento enuncia-se, tanto em dialeto quanto em linguagem mundial, pois na condio da modernidade-mundo, perfeitamente plausvel, e corriqueiro, ser globalmente provinciano.

Gilberto Dimenstein
110 pgs.

A mquina e a revolta as organizaes populares e o significado da pobreza


Alba Zaluar
268 pgs.

A metrpole do trabalho
Marcio Pochmann
160 pgs. Coleo SP 21

Conhecido como um dos maiores focos de violncia do Rio de Janeiro, o conjunto habitacional Cidade de Deus o campo de pesquisa sobre o qual foi elaborado este livro, que aborda a pobreza e seus diferentes signicados. Alba Zaluar faz aqui um rico e diversicado estudo da vida de seus moradores, seu trabalho, a cons tuio de entender, entre outras coisas, as diferentes histrias de vida que levam ao trabalho ou ao bandi smo.

Para explicar como a cidade que no podia parar transformou-se no maior centro de desempregados do Brasil, o economista Marcio Pochmann foi buscar as razes histricas do trabalho em So Paulo, das Bandeiras industrializao, passando pela escravido. Para alm das causas do problema, o autor aponta tendncias do emprego na cidade. Este livro-restrospec va pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Ensino superior

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior

Ensino superior Interesse geral

|8|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

A morte branca do feiticeiro negro umbanda e sociedade brasileira


Renato Ortiz
232 pgs.

A sociedade informtica
Adam Schaff
158 pgs.

A corporao do negro livre sociedade que surgiu da abolio produziu um fenmeno central da cultura brasileira: a fratura do universo religioso dos escravos e a assimilao de seus elementos pela tradio crist.O resultado no foi a africanizao do cris anismo nos trpicos, mas a cris anizao das religies africanas, que s assim puderam ser aceitas num ambiente dominado por uma elite que se pretendia europeia. Em A morte branca do fei ceiro negro, as relaes entre cultura e classes sociais no Brasil so analisadas pela inteligncia viva e sensvel de um dos nossos maiores intelectuais.

Uma reexo e uma especulao sensata, que pretende es mular uma preocupao mais funda com a questo da natureza da sociedade emergente, dominada pela nova onda tecnolgica, e fazer com que outros estudiosos e o pblico informado tenham uma ideia melhor do po de mundo que eles e seus lhos desfrutaro e padecero nos prximos anos. No presente livro, a preocupao do autor ultrapassa as consideraes sobre emprego e ocupao; ele aborda os campos da educao e da cultura, realiza reexes sobre o es lo da vida e o cul vo de um 'sen do da vida'; especula de maneira muito interessante a inuncia dos novos desenvolvimentos sobre o pensamento religioso e a atrao que a religio exerce sobre o indivduo; discute, em seguida, agudamente e de modo inquietante, as estruturas pol cas do futuro. (Alexandre King)

sombra das maiorias silenciosas o fim do social e o surgimento das massas


Jean Baudrillard
88 pgs.

A teoria crtica ontem e hoje


Barbara Freitag
190 pgs.

As maiorias silenciosas, as massas, so resistentes a qualquer forma de organizao social total e planejada: no hesitam em trocar uma manifestao pol ca importante por um jogo de futebol na televiso; matam-se como moscas em guerras cujos obje vos simplesmente no lhes interessam e acompanham emocionadas os deslocamentos de uma famlia da realeza. A par r de uma inves gao ins gante e demolidora, Jean Baudrillard arma que no h poder, no h saber que sobreviva ao efeito corrosivo dessa atuao espetacular das massas. Por que ento no se mirar nesse espelho e reconhecer a falncia de todos os poderes e saberes que pretendem absorv-las?

Desde a sua fundao, em 1923, o Ins tuto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt teve como obje vo fazer a documentao e a teorizao dos movimentos operrios europeus. Conhecido em todo o mundo como a Escola de Frankfurt, por ali passaram os maiores nomes da sociologia alem, como Herbert Marcuse, Jrgen Habermas, Max Horkheimer, Theodor Adorno e Walter Benjamin. Foi com Adorno e Horkheimer que a sociloga Barbara Freitag iniciou seus estudos em 1962. Aqui, ela analisa as teorias cr cas da cincia, da indstria cultural e do Estado, com base no pensamento terico de Frankfurt. Mais atual do que nunca, esse pensamento encontra-se no centro do debate que se trava sobre a razo e a modernidade na Alemanha, na Frana e nos Estados Unidos.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|9|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Analtica do sentido uma aproximao e interpretao do real de orientao fenomenolgica


Dulce Mra Critelli
158 pgs.

Aprender antropologia
Franois Laplantine
208 pgs.

Aprender etnopsiquiatria
Franois Laplantine
110 pgs.

Maria Isaura Pereira de Queiroz


240 pgs.

Carnaval brasileiro: o vivido e o mito

A fenomenologia, enquanto mtodo de compreenso do real, no nasceu denindo procedimentos e instrumentais preciosos e nicos, mas diluda nas obras e nos pensadores como Husserl, Merleau-Ponty, Ricoeur, Heidegger e Hannah Arendt. No presente trabalho, a autora, rene, de forma clara e concisa, os pressupostos que fundamentam o modo fenomenolgico de ver, interpretar e dizer, isto , seu caminho de conhecimento. Um texto que propicia tanto uma introduo fenomenologia existencial quanto a estruturao de pesquisas que queiram ter nelas seu referencial.

Disciplina fundamental entre as cincias humanas, a antropologia h muito se ressente em nosso pas da falta de textos bsicos que, par ndo da estaca zero, apresentem clara e dida camente ao estudante sua histria, suas diversas correntes e seus termos especcos. Aprender antropologia faz tudo isso: par ndo de uma anlise de textos escritos pelos exploradores do sculo XVI cujas observaes cons tuem a pr-histria da antropologia , o leitor entra em contato com as ideias de Durkheim e Mauss. A seguir a vez de conhecer as principais tendncias tericas contemporneas, que so detalhadas uma a uma, para enm desvendar a especicidade da pr ca antropolgica. Por tudo isso e muito mais, Aprender antropologia um livro indispensvel para quem estuda, para quem simplesmente quer conhecer e tambm para quem leciona e tem o dever de se fazer entender.

Franois Laplan ne, ao dirigir a metodologia etnopsiquitrica na inves gao das questes sociais, no estudo das mentalidades e do universo imaginrio do homem brasileiro, procura apreender as formas comportamentais e os sistemas de crenas em seus diferentes nveis de signicado. (Liana Trindade)

Um fascinante estudo sobre o carnaval, sua organizao e integrao na sociedade brasileira, no qual a autora par cipante da festa desde a mais tenra idade enriquece a rigorosa pesquisa sociolgica com sua memria saborosa.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|10|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Cidade em pedaos
Aldaza Sposati
174 pgs. Coleo SP 21

Cirurgia em campo aberto


Aureliano Biancarelli
184 pgs. Coleo SP 21

Coisas ditas
Pierre Bourdieu
234 pgs.

Cultura brasileira e identidade nacional


Renato Ortiz
150 pgs.

Nesse extenso levantamento sociogeogrco, a vereadora e professora da PUC-SP Aldaza Sposa mostra que, no caso paulistano, as partes no necessariamente se somam em um todo que podemos chamar de cidade. Com o auxlio de uma srie de mapas, a autora revela uma So Paulo parida pelas desigualdades e pelas incompetncias burocrcas. Este livro-mapa pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Como melhor retratar a sade de uma cidade? Em vez de um frio levantamento estas co, o jornalista Aureliano Biancarelli preferiu ouvir os relatos e acompanhar a jornada de mdicos, curandeiros e pacientes. Essa "cirurgia em campo aberto" disseca os dramas co dianos de So Paulo, mostrando ao leitor o lado humano da sade. Este livro-reportagem pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Aplicado a si prprio seu mtodo de anlise das obras culturais, Pierre Bourdieu traa um primoroso autorretrato intelectual, ao mesmo tempo obje vo e compreensivo. Este livro apresenta extensas conversas suas com etnlogos, economistas e socilogos. Nelas, Bourdieu esclarece certos aspectos de seu trabalho, explicita os pressupostos loscos de suas pesquisas e evoca a lgica concreta de suas inves gaes. Ao mesmo tempo, as objees mais frequentes a seu trabalho so discu das ou refutadas. De forma luminosa, todo o debate entre as cincias do homem e a losoa, desenvolvido como deve ser: em um confronto leal e rigoroso.

O tema da cultura brasileira e da iden dade nacional, an go debate que se trava no Brasil, permanece atual at hoje. Dizer que somos diferentes no basta: preciso mostrar em que nos iden camos. Mas, anal, em que consiste o nacional? O autor procura mostrar que a iden dade nacional est profundamente ligada a uma reinterpretao do popular pelos grupos sociais e prpria construo do Estado brasileiro. No existe, assim, uma iden dade autn ca, mas uma pluralidade de iden dades, construdas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos histricos.

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior

Ensino superior

|11|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Cultura e modernidade
Renato Ortiz
284 pgs.

Direitos humanos um debate necessrio


Vrios autores
176 pgs.

Direitos humanos um debate necessrio vol. 2


Vrios autores
176 pgs.

Drogas subsdios para uma discusso


Jandira Masur e E. A. Carlini
190 pgs

Para entender o po de civilizao que nasceu da Revoluo Francesa e da Revoluo Industrial, Renato Or z reconstri em Cultura e modernidade o co diano de Paris ao m do sculo XIX. Com o talento de sempre, discute as novas formas de relacionamento humano, consumo e lazer que ganharam ter- reno com a expanso da eletricidade, das comunicaes telefnicas, dos grandes magazines, das tcnicas modernas de impresso. O resultado um livro que se l como um romance, em que inteligncia e saber combinam-se de maneira magistral.

A luta pela democracia sob a ca dos direitos humanos no Brasil e nos pases do Cone Sul; a consolidao democr ca passando pela mobilizao e pela conscien zao das classes menos favorecidas; a apropriao da violncia por essas classes como forma de controle social. Por meio da anlise dos aspectos par culares na luta pela liberdade, os autores dos diversos textos aqui reunidos contribuem para a reexo e para a pr ca educa va dos direitos humanos. Este livro des nado formao de professores universitrios e aos cursos de graduao.

"Um debate fundamental no processo de transio democr ca" (Jornal da Tarde) "... descreve magistralmente o estgio de desvalorizao dos direitos humanos e da ausncia de garan as para o exerccio da cidadania... (O Estado de S.Paulo)

Finalmente, um livro sobre drogas que no fala de dedo em riste contra seu uso nem promete parasos de iluminao interior a seu favor, contribuindo ao contrrio para uma sria discusso sobre sua liberao ou no. Neutro, extremamente bem informado sobre a realidade brasileira e muito claro, apresenta sem esta s cas alarmantes ou tabelas complicadas um estudo de todas as principais drogas hoje empregadas, inclusive o lcool e o tabaco, acabando com o mito das drogas "leves" e "pesadas". Analisa as drogas proibidas, as rituals cas e as de venda livre em farmcias, enfocando seu histrico, mecanismo de ao e efeitos a curto e longo prazo. Uma abordagem original de dois dos mais renomados psicofarmaclogos brasileiros de um problema que tanto preocupa nossa sociedade.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior Interesse geral

|12|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Drogas e cidadania represso ou reduo de riscos


Alba Zaluar (org.)
174 pgs.

Elogio da diferena o feminismo emergente


Rosiska Darcy de Oliveira
152 pgs.

Gilles Deleuze
142 pgs.

Foucault

Magia e capitalismo um estudo antropolgico da publicidade


Everardo Rocha
164 pgs.

Este livro vem preencher uma lacuna no debate invadido por ideias preconcebidas sobre a questo da criminalizao das drogas ilcitas e a alterna va da descriminalizao. Assinado por especialistas e estudiosos do assunto, uma real contribuio contra o atraso de dcadas do Brasil na polmica.

Um dilogo amigo entre homem e mulher, um dilogo em que a diferena no signique predomnio do masculino sobre o feminino, um dilogo que opere uma mudana civilizatria. Essa desvairada utopia deste livro fundamental para a recons tuio do feminino e do masculino. Talvez ento se possa falar de igualdade, porque a verdadeira igualdade a aceitao da diferena sem hierarquias. E a certeza da diferena permanecer no corpo, e nele o encontro mais fecundo.

Neste livro, dois dos maiores expoentes do pensamento francs se cruzam. De um lado est Foucault e, de outro, o brilhante Gilles Deleuze que a par r de seis ensaios analisa diversas questes colocadas pelo primeiro. Por exemplo, a forma como Foucault dene o ver e o falar, de maneira a constuir uma nova compreenso do saber, ou como determina as relaes de foras, de modo a cons tuir uma nova concepo de poder. Foucault, de Gilles Deleuze, uma anlise do pensamento losco de um dos maiores mestres de nosso sculo e escrita por outro mestre.

preciso ler com cuidado o texto de um dos jovens antroplogos mais promissores e inteligentes do Brasil. Brasil to canibalizado pela publicidade e pelo consumismo hierrquico desvairado. S com a ajuda de uma antropologia social como essa, generosa e cr ca, original e cria va, genuinamente voltada para o entendimento do Brasil, que podemos superar e modicar essa magia, saindo nalmente do seu encanto. E quem sabe se, conhecendo a mgica, no poderemos domes car nosso capitalismo totmico e selvagem? De minha parte, eu estou convencido de que sim... (Roberto DaMa a)

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior |13|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Meretrizes e doutores saber mdico e prostituio no Rio de Janeiro (1840-1890)


Magali Engel
152 pgs.

Mundializao e cultura
Renato Ortiz
290 pgs.

Mundializao, saberes e crenas


Renato Ortiz
214 pgs.

Negro nas terras do ouro cotidiano e solidariedade sc. XVIII


Julita Scarano
152 pgs.

No m do sculo XIX e incio do XX, cabia medicina social um lugar de destaque na tarefa de organizar o caos urbano, do qual a pros tuio fazia parte. Meretrizes e doutores um estudo sobre os textos mdicos produzidos no Rio de Janeiro entre 1840 e 1890, revelando a implcita necessidade de se enquadrar em padres burgueses os comportamentos sociais, afe vos e sexuais dos indivduos que habitavam a cidade. Essa transformao do corpo, do desejo e do prazer em objetos de estudo, marcou o incio da cons tuio de uma cincia sexual que hoje se encarrega de impor os controver dos limites da sexualidade sadia.

Na virada do sculo, percebemo-nos cidados do mundo no no an go sen do de pessoas viajadas, mas sim das que comparlham um mesmo co diano. Marlboro, Disney, fast-food, lojas, chocolates, computadores invadem nossa vida, nos constrangem ou nos libertam, fazem parte da moblia do dia a dia. Essa uma reexo sobre a mundializao da cultura e a inevitvel reorientao das sociedades atuais.

Ensino superior

Ensino superior

Durante a dcada de 1990, a problem ca da mundializao, par cularmente no que se refere cultura, desenvolveu-se com diculdade, e a tem ca nas cincias sociais no nha ainda o direito de cidadania. Muitas cr cas negavam o prprio processo, considerando-o meramente uma ideologia. Isso mudou. A globalizao se consolidou como um processo real, diversicado, pleno de contradies. No entanto, esse o problema. Ao se impor, a problem ca banaliza-se; ela penetra os programas de televiso, os bole ns econmicos, os jornais, as conversas co dianas. Cria-se a seu respeito um senso comum planetrio. As dvidas anteriores so subs tudas por uma viso com pouca, ou nenhuma, perspec va cr ca, ajustando-nos ideia de que tudo se globalizou. Nesse contexto, necessrio romper o consenso que se forma em torno das interpretaes sobre os problemas e as questes relevantes da atualidade; aceit-lo seria renunciar ao pensamento sociolgico. Por outro lado, no mais suciente constatar a existncia do processo, o momento outro, preciso qualic-lo. Foi esse o intuito do autor quando escreveu os ensaios que compem este livro ir alm das verdades aparentes e de um entendimento que se conformasse apenas com a constatao das mudanas.

O co diano de escravos, forros, negros e mulatos nas Minas Gerais do sculo XVIII denominados na poca gentes de cor o objevo central deste livro. Par ndo de questes aparentemente simples (o que comiam, como se ves am, onde moravam), a autora recons tui a vida diria dessas pessoas, a maneira como aproveitavam as brechas do sistema, desvendando o que tornava a vida deles possvel ou insuportvel. Trata-se de um minucioso trabalho de pesquisa que faz emergir das entrelinhas de documentos um estudo que interessa a todos os que desejavam conhecer mais profundamente o Brasil e suas questes fundamentais.

Ensino superior

Ensino superior

|14|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Obras escolhidas vol. I Magia e tcnica, arte e poltica


Com este livro, a Brasiliense iniciou a publicao das Obras escolhidas de Walter Benjamin, selecionadas pela Suhrkamp Verlag, com a excelente traduo de Srgio Paulo Rounet, com apresentao de Jeanne Marie Gagnebin. Constam deste primeiro volume alguns dos mais importantes textos do lsofo, como os ensaios sobre o conceito de histria, o surrealismo, a obra de arte na era de sua reprodubilidade tcnica e a fotograa, e as anlises das obras de Marcel Proust e Franz Ka a.

Walter Benjamin
256 pgs.

Obras escolhidas vol. II Rua de mo nica


Walter Benjamin
280 pgs.

Desde o aparecimento de Origem do drama barroco alemo e Obras escolhidas vol. 1, o interesse do leitor brasileiro por Walter Benjamin no para de crescer. Dando prosseguimento publicao das Obras escolhidas, este segundo volume consta de trs obras: Rua de mo nica, bazar losco, exemplo de pensamento surrealista, segundo Ernst Bloch; Infncia em Berlim por volta de 1900, fragmentos autobiogrcos, mescla de poesia e realidade, nostalgia e profecia; e Imagens do pensamento, mosaico de textos e aforismos, reexes sobre os mais variados temas. A traduo, que busca fazer jus a genialidade do Benjamin escritor, de Rubens Rodrigues Torres Filho e Jos Carlos Mar ns Barbosa.

Obras escolhidas vol. III Charles Baudelaire um lrico no auge do capitalismo


Walter Benjamin
272 pgs.

O iluminismo visionrio: Benjamin, leitor de Descartes e Kant


Olgria C. F. Matos
186 pgs.

Os textos que compem este volume so fragmentos de um livro que Benjamin pretendia consagrar a um dos maiores poetas franceses do sculo XIX. Charles Baudelaire, um lrico no auge do capitalismo. Ao decifrar os nexos entre a obra de Baudelaire e as relaes sociais que se armam na Europa Ocidental do m do sculo XIX, Benjamin inova com relao cr ca literria e anlise sociolgica tradicionais. Quero mostrar como Baudelaire est rigorosamente inserido no sculo XIX, escreve a G. Sholem. Sublinhando as marcas que o contexto histrico imprime produo literria, Benjamin examina a po ca baudelairiana luz da vida e dos personagens de uma Paris em ver ginosa transformao.

Este livro rene ensaios em torno da construo do sujeito no pensamento moderno. Alojando no barroquismo de Descartes, na dicotomia corpo/alma, o exerccio de uma racionalidade que procura conhecer a natureza desencantando o mundo, Benjamin aponta, sombra da Razo das Luzes, o seu "nega vo sem funo" a melancolia. esse conceito que organiza a cr ca modernidade, fazendo corresponder Hamlet a Baudelaire. Ao fazer o sculo XVII, do Drama barroco alemo, contemporneo do sculo XIX, do spleen baudelairiano, Benjamin encontra em Kant o interlocutor do projeto e dos limites da "luz natural" ou razo: a Cr ca do juzo trata da melancolia e do sen mento do Sublime como abertura e alargamento da racionalidade Iluminista, controladora da natureza e das paixes.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|15|

ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

O prximo e o distante Japo e modernidade mundo


Renato Ortiz
204 pgs.

Raas e classes sociais no Brasil


Octavio Ianni
360 pgs.

Vida e morte em So Paulo


Marcos Drumond Jnior
136 pgs. Coleo SP 21 .

Neste novo livro de Renato Or z, as coordenadas de tempo e espao se encontram para fornecer um retrato singular do Japo. A histria dessa grande nao o permanente pano de fundo. Como nos precedentes trabalhos desse autor, a copiosa informao que nutre o relato fundada em uma pesquisa sria e bem orientada. essa combinao que presidiu formulao das ideias e ao processo de redao. Os temas dominantes so o isolamento do pas durante sculos, graas sua feio insular, a questo da tradio examinada sob a ca das relaes de trabalho e da organizao familiar e social e o debate sobre a iden dade nacional fortemente preservada no processo de conciliao do pas com uma vida internacional cada vez mais a va e envolvente. Trata-se de uma obra de saber e de sabedoria, que conseguiu aliar uma vasta erudio em temas orientais a uma linguagem simples e acessvel, permindo um tratamento original a questes intricadas como a denio da chamada mentalidade japonesa e a cons tuio de um universo de modernidade que no exclui a herana tradicional.

Em 1988, a abolio da escravatura completou um sculo. No entanto, at hoje, a questo racial no foi resolvida. A ideia de que no h preconceito no convence nem aos brancos. O preconceito existe, arraigado, e criado e recriado no interior das mais diversas desigualdades sociais. Aqui, Octavio Ianni rene escritos seus de vrias pocas (19551984) que se referem tanto sociedade brasileira como um todo quanto a determinadas situaes, cidades e regies. Discute a questo tnica e arma que a democracia racial s ser alcanada quando negros, mulatos, ndios, imigrantes, todo o povo brasileiro, verem conquistado uma democracia pol ca e social. Ser a verdadeira abolio.

O mdico Marcos Drumond Jnior tem uma ro na diferente dos colegas de prosso. Em vez dos vivos, ele trata dos mortos: analisando as razes dos bitos na cidade como um dos coordenadores do PRO-AIM ele iden ca os maiores riscos para a sade dos paulistanos, ajuda a denir prioridades nas pol cas pblicas e aumentar a expecta va de vida em So Paulo. Este livro-radiograa pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|16|

CINCIAS SADE

CINCIAS E SADE

Maria Luiza Silveira Teles


112 pgs.

Aprender psicologia

Cirurgia em campo aberto


Aureliano Biancarelli
184 pgs. Coleo SP21

Jandira Masur e E. A. Carlini


190 pgs.

Drogas subsdios para uma discusso

Drogas e cidadania represso ou reduo de riscos


Este livro vem preencher uma lacuna no debate invadido por ideias preconcebidas sobre a questo da criminalizao das drogas ilcitas e a alterna va da descriminalizao. Assinado por especialistas e estudiosos do assunto, uma real contribuio contra o atraso de dcadas do Brasil na polmica.

A psicologia um dos elementos fundamentais que denem o pensamento do homem ocidental. No h corrente pol ca, sociolgica ou losca que pode se permi r ignorar a psicologia como forma de explicao da realidade. Mas, ao contrrio das cincias ditas exatas, no se trata de uma cincia unicada. No existe uma nica psicologia, assim como no h consenso sobre a denio do que venha ser a psicologia. No entanto, e apesar desse carter dispersivo, o modo de pensar psicolgico espantosamente popular. Neste livro de carter introdutrio, voc ir encontrar as origens dessa cincia sua evoluo, suas ramicaes de forma concisa, clara e atual.

Como melhor retratar a sade de uma cidade? Em vez de um frio levantamento estas co, o Jornalista Aureliano Biancarelli preferiu ouvir os relatos e acompanhar a jornada de mdicos, curandeiros e pacientes. Essa "cirurgia em campo aberto" disseca os dramas co dianos de So Paulo, mostrando ao leitor o lado humano da sade. Este livro-reportagem pertence srie SP 21, da Editora Brasiliense um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Finalmente, um livro sobre drogas que no fala de dedo em riste contra seu uso nem promete parasos de iluminao interior a seu favor, contribuindo ao contrrio para uma sria discusso sobre sua liberao ou no. Neutro, extremamente bem informado sobre a realidade brasileira e muito claro, apresenta sem esta s cas alarmantes ou tabelas complicadas um estudo de todas as principais drogas hoje empregadas, inclusive o lcool e o tabaco, acabando com o mito das drogas "leves" e "pesadas". Analisa as drogas proibidas, as rituals cas e as de venda livre em farmcias, enfocando seu histrico, mecanismo de ao e efeitos a curto e longo prazos. Uma abordagem original de dois dos mais renomados psicofarmaclogos brasileiros de um problema que tanto preocupa nossa sociedade.

Alba Zaluar (org.)


174 pgs.

Ensino superior Interesse geral |20|

Ensino superior Interesse geral

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

CINCIAS E SADE

Srgio Costa e Debora Diniz


214 pgs.

Ensaios biotica

... Mesmo com prazer, no uma tarefa simples apresentar o presente volume de modo a fazer jus riqueza de abordagens que encontraremos em seus diferentes captulos. Como o leitor ter a oportunidade de constatar, Debora Diniz e Srgio Costa nos convidam a acompanh-los em sua reflexo sobre problemas atuais como: novas formas de prtica mdica e direitos dos pacientes; biotecnologia; projeto genoma humano e ps-genmica, reproduo (fecundao in-vitro, aborto), pesquisa com seres humanos, identidade e gnero, qualidade de vida (incio, viver e fim), entre outros problemas geradores de dilemas morais agudos, cada vez mais comumente encontrados em nossa cultura...

Meretrizes e doutores saber mdico e prostituio no Rio de Janeiro (1840-1890)


Magali Engel
152 pgs.

Nascer sorrindo
Frdrick Leboyer
160 pgs.

O que cincia, afinal?


A. F. Chalmers
230 pgs.

No m do sculo XIX e incio do XX, cabia medicina social um lugar de destaque na tarefa de organizar o caos urbano, do qual a pros tuio fazia parte. Meretrizes e doutores um estudo sobre os textos mdicos produzidos no Rio de Janeiro entre 1840 e 1890, revelando a implcita necessidade de se enquadrar em padres burgueses os comportamentos sociais, afe vos e sexuais dos indivduos que habitavam a cidade. Essa transformao do corpo, do desejo e do prazer em objetivos, marcou o incio da constituio de uma cincia sexual que hoje se encarrega de impor os controvertidos limites da sexualidade sadia.

No m das contas, s posso dizer: experimentem. Tudo o que foi dito aqui simples. Apenas pacincia e mods a. Silncio. Uma ateno leve, mas sem falhas. preciso muito amor. Peo que no condenem o mtodo. A criana no se engana. A criana sabe de tudo. Sente tudo. V at o fundo do corao. O recm-nascido como um espelho. Reete sua imagem. Depende de vocs no faz-lo chorar. (F. Leboyer)

A cincia deve parte de sua alta estima ao fato de ser vista como a religio moderna, desempenhando hoje papel similar ao do cristianismo na Europa, em sculos passados. Mas como se construiu a base para tal autoridade? Nessa introduo simples e clara s opinies modernas sobre a natureza da cincia, o ingls Alan F. Chalmers investiga por que o homem contemporneo dedica uma f cega ao que chamamos respeitosamente mtodo cientfico.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|21|

CINCIAS E SADE

Redescobrindo a sua beleza


Jacqueline Dupuy-Couturier
112 pgs.

Relmpagos 2 Edio
Osmar Pinto Jr. e Iara de Almeida Pinto
112 pgs.

Sade pblica, tica e mercado no entreato de dois sculos


Bio ca, biossegurana, ca das pesquisas em seres humanos e outras, recentemente incorporadas na agenda regulatria e pol ca do Estado brasileiro, tais como, clonagem humana, manipulaes gen cas, transgnicos e pesquisas com clulas-tronco embrionrias, fazem parte do elenco dos temas abordados. Enraizados na coerente e consistente histria prossional da autora, os textos no incorrem em academicismos ou argumentaes ideolgicas, fazendo de sua leitura um exerccio agradvel e ins gante, que provoca no leitor o desejo de ree r, com distanciamento e tranquilidade, sobre problemas que dizem respeito a toda a humanidade e a cada um de ns.

Cada vez torna-se mais frequente o surgimento de cirurgias e produtos que visam a reparar os sinais de envelhecimento facial, com a nalidade de restabelecer uma harmonia n ma do paciente com a imagem ideal que tem de si mesmo. (...) desse vasto assunto que Jacqueline Dupuy-Couturier trata no seu livro Redescobrindo a sua beleza, de leitura fcil e agradvel, e que certamente trar uma contribuio para aqueles interessados no tema sempre eterno que a beleza e suas muitas sa sfaes. (Professor Ivo Pitanguy)

Por que os relmpagos ocorrem com mais frequncia no Brasil do que no resto do mundo? Como se originam? Os relmpagos saem da terra ou das nuvens? Onde costumam a ngir? Em quais locais as pessoas devem se abrigar durante os temporais? Se os raios a ngem locais elevados, por que se deve evitar as reas descampadas? Os animais do campo no so a ngidos pelos relmpagos? Anal, raio ou relmpago? Nesta 2 edio do livro Relmpagos, o leitor encontrar as respostas a essas e a outras questes.

Marlia Bernardes Marques


248 pgs.

Sexualidade na maturidade
Luciana Nobile
160 pgs.

Este livro, de autoria da mdica ginecologista e obstetra Luciana de Almeida Nobile, uma obra educa va que aborda as principais questes concernentes sexualidade de mulheres que vivem a meia ou a terceira idade. Pretende, mais do que informar, despert-las para as potencialidades da boa idade. Escrito em linguagem acessvel e despido de preconceitos, permeado por aluses e situaes enfrentadas pela autora em consultrio, de maneira a fornecer exemplos pr cos dos assuntos tratados, ao lado de informaes cien cas baseadas nos conhecimentos atuais da medicina.

Ensino superior Interesse geral |22|

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior

Ensino superior Interesse geral

CINCIAS E SADE

Adriano e Mrcio escreveram um livro precioso, sobretudo acerca do que um indivduo e seus familiares devem saber antes de optarem pela cirurgia. Este bem-humorado livro foi escrito para quem obeso, para quem acha que precisa de cirurgia da obesidade, bem como para os parentes, amigos e palpiteiros. E at para os profissionais envolvidos na cirurgia da obesidade.

Adriano Segal e Marcio Mancini


156 pgs.

Tudo que voc precisa saber antes de reduzir seu estmago

Vida e morte em So Paulo


Marcos Drumond Jnior
136 pgs. Coleo SP21

O mdico Marcos Drumond Jnior tem uma ro na diferente de seus colegas de prosso. Em vez dos vivos, ele trata dos mortos: analisando as razes dos bitos na cidade como um dos coordenadores do PRO-AIM , ele iden ca os maiores riscos para a sade dos paulistanos, ajuda a denir prioridades nas pol cas pblicas e aumentar a expecta va de vida em So Paulo. Este livro-radiograa pertence srie SP 21, da Editora Brasiliense um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior Interesse geral |23|

COMUNICAO ARTE

COMUNICAO E ARTE

A imagem-tempo
Gilles Deleuze
340 pgs.

A linguagem cinematogrfica
Marcel Martin
280 pgs.

Aprender telejornalismo produo e tcnica


Sebastio Squirra
190 pgs.

A imagem-tempo tem como ponto de parda uma das concluses do estudo precedente de Gilles Deleuze: a necessidade de arrancar dos clichs cinematogrcos algo mais que sua verdade aparente. Nessa obra, Deleuze prope uma autn ca reeducao do olhar, luz dos conceitos loscos formulados por Bergson a propsito do movimento, do tempo, da durao e da imagem. Deleuze ancora todas as suas ideias em exemplos concretos, fazendo deslar diante dos olhos do leitor imagens de clssicos dirigidos por grandes mestres, como Chaplin, Herzog, Antonioni, Godard e Viscon .

Um estudo clssico sobre a linguagem caracters ca do cinema, indispensvel para estudantes, amantes e pra camente da s ma arte.

Alasca. Praa da Paz Celes al. Cidade do Cabo. Capitlio. Amaznia. Para percorrer todo esse i nerrio, basta ligar a televiso e sintonizar um telejornal, o primordial produtor e divulgador de informaes no Brasil e no mundo atualmente. Seu espao cada vez mais amplo deve-se tambm ao pres gio e credibilidade que os telejornais conferem s emissoras junto aos poderes econmicos, pol co e aos anunciantes.O prossional interessado em atuar nessa rea encontra em Aprender telejornalismo um manual obje vo e did co para a apreenso, o domnio e a difuso de no cias no telejornalismo, atualizando e enriquecendo a pequena bibliograa existente at agora.

Comunicao visual mscaras, visus, cinema, vdeos, publicidades, artes e etnowebs


Massimo Canevacci
272 pgs.

Observador atento, Massimo Canevacci nos alerta que a comunicao est desenvolvendo um papel cada vez mais determinante no contexto contemporneo e subs tuindo o conceito clssico de sociedade, que agora no tem mais a capacidade de penetrar e transformar as complexas dinmicas material-imaterial dos processos globais e locais (glocal). O desao penetrar e fazer-se penetrar, olhar e fazer-se olhar fazer-se ver as utuantes constelaes que produzem o crescente poder da reicao visual. Essa nova e eXtrema edio enfrenta, cruza e mistura o que percebido como separado e o que processualmente mais conectado: cinema, publicidade, arte, comics, esporte, videomusic, autorrepresentaes, webculturas e mix-medias.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|26|

COMUNICAO E ARTE

Ilhas, veredas e buritis


Eliane Lage
352 pgs.

James Dean o moo da capa


Antonio Bivar B. Lima
112 pgs Coleo Encanto Radical

Linguagem autoritria televiso e persuaso


Maria Thereza Fraga Rocco
202 pgs.

Madame Sat com o diabo no corpo


O filme Madame Sat (2002), sucesso do cinema brasileiro, mostrava as paixes e o incio da carreira criminosa de Joo Francisco dos Santos. Essa pequena biografia conta um pouco mais. Fala do Madame Sat rei da Lapa, formidvel brigo, presidirio contumaz, uma lenda que acabou resgatada no final de sua vida. Talvez no tenha sido o maior dos malandros. Mas foi o que sobreviveu para contar, e capitalizar, sua histria. Mais malandro que isso, segundo Moreira da Silva, s o gato "que come peixe sem ir na praia.
80 pgs. Coleo Encanto Radical

Rogrio Durst

Eliane foi a pessoa mais simp ca, mais culta e mais verdadeira que conheci no meio ar s co. Eliane no sico, esprito. (Anselmo Duarte).

A cem por hora, de tardinha, Jimmy sabia que no seu Porsche Spyder ltimo tipo sua vida estava por um fio. Insistiu queria mais, sempre quis mais. E correu, e conseguiu. Ficou o smbolo de uma gerao moderna, ficou a genialidade de uma carreira meterica e a marca destruidora de velhas iluses. O que nos resta, alm de um Camel e um mundo vermelho e azul? Muitas, novas iluses. E a estrada, e o sol poente nossa espera.

Nem apocalp ca nem integrada, Maria Thereza Fraga Rocco conduz sua anlise do verbal na televiso de maneira soberbamente cr ca e fundamentada, expondo a gram ca de persuaso como linguagem ldica, porm, essencialmente autoritria. Parndo da transcrio de sete comerciais e seis programas de Silvio Santos, a autora estuda a coerncia de inteno e sen do das mensagens verbais na televiso, destruindo a noo de que se trata de uma fala espontnea e inocente.

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior |27|

COMUNICAO E ARTE

Magia e capitalismo um estudo antropolgico da publicidade


preciso ler com cuidado esse texto de um dos jovens antroplogos mais promissores e inteligentes do Brasil. Brasil to canibalizado pela publicidade e pelo consumismo hierrquico desvairado. S com a ajuda de uma antropologia social como essa, generosa e cr ca, original e cria va, genuinamente voltada para o entendimento do Brasil, que poderemos superar e modicar essa magia, saindo nalmente do seu encanto. E quem sabe se, conhecendo bem a mgica, no poderemos domes car nosso capitalismo totmico e selvagem? De minha parte, eu estou convencido que sim... (Roberto DaMa a)

Everardo Rocha
164 pgs.

Como fazer uma pesquisa para falar do nacional-popular sem repor a relao de autoridade? Primeiro, no definir a cultura nacional-popular: tomar esse caminho levaria, certamente, a cair na armadilha do prprio conceito. O nacional-popular essa unidade que destri as diferenas culturais e impede a iden cao do indivduo sua classe, raa e etnia. As pesquisas de losoa, msica, literatura, artes pls cas, teatro, cinema e televiso, to diversas quanto so as reas da cultura e a formao de cada autor, partem de um solo comum: em vez de colaborar para a construo do conceito de cultura nacional-popular, os pesquisadores passam a limpo a prpria histria, pensando sobre a prpria condio de ser intelectual num pas de caracters cas to peculiares quanto o nosso.

Enio Squeff e Jos Miguel Wisnik


192 pgs.

Msica o nacional e o popular na cultura brasileira

Obras escolhidas volume I Magia e tcnica, arte e poltica


Com este livro, a Brasiliense iniciou a publicao das Obras escolhidas de Walter Benjamin, selecionadas pela Suhrkamp Velarg, com a excelente traduo de Srgio Paulo Rouanet, com apresentao de Jeanne Marie Gabnebin. Constam deste primeiro volume alguns dos mais importantes textos do lsofo, como os ensaios sobre o conceito de histria, o surrealismo, a obra de arte na era de sua reprodubilidade tcnica e a fotograa, e as anlises das obras de Marcel Proust e Franz Ka a.

Walter Benjamin
256 pgs

O carnaval das imagens a fico na TV


Michle e Armand Mattelart
208 pgs.

O Brasil, em poucos anos, construiu uma poderosa indstria de comunicao de massa. A telenovela brasileira a nge popularidade surpreendente em pases to diversos como China, Portugal, Sucia, Frana, Cuba e frica do Sul. Qual o signicado desse fenmeno que ultrapassa nossas fronteiras? O que revela essa nova est ca da comunicao? Qual a natureza dos mais importantes laos entre criadores e o pblico? Dois dos mais importantes socilogos da comunicao da Europa, Michle e Armand Ma elart, conhecedores profundos da cultura e da pol ca la no-americanas, fornecem aqui elementos tericos fundamentais para a compreenso das relaes entre televiso e sociedade.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

|28|

COMUNICAO E ARTE

Sujeito, o lado oculto do receptor


Mauro Wilton de Sousa (Org.)
232 pgs.

Utopia do gosto
Waldenyr Caldas
168 pgs.

Este livro aborda questes semn cas, tericas ou decorrentes de um bom nmero de pr cas recentes de pesquisa que vm se colocando como boas razes para no se retardar a ampliao do debate sobre esse personagem, na verdade ainda pouco conhecido, que , antes de mais nada, o prprio sujeito da comunicao na sociedade contempornea.

O estatuto do gosto analisado por Waldenyr Caldas, na universalidade do tema e na lgica da estra cao social, buscando os fundamentos na avaliao da qualidade de uma obra de arte, literria e dos valores est cos da produo cultural. Diz o autor: No h, racionalmente, como discordar do seu gosto. A no ser que eu resolvesse, para defender minha posio, usar de um expediente ilcito. Tentar in mid-lo intelectualmente, usando um discurso vazio, de nada dizer, introduzindo palavras bonitas, nada usuais, e com algumas frases de efeito. Mas a eu estaria correndo o risco de voc, com plena razo, me chamar de impostor. Nesse caso, prero car com o que pensa a losoa alem: o que implica um gosto no deve ser estudado na universidade porque no cien co. E mais ainda, com o pensamento kan ano de que a est ca o domnio do con ngente sem nenhuma lei.

Ensino superior

Ensino superior

|29|

DIREITO ECONOMIA POLTICA

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

A bolsa e a vida
Jacques Le Goff
112 pgs.

A elite parlamentar do ps-constituinte atores e prticas


Debora Messemberg
176 pgs.

A tica na poltica venturas e desventuras brasileiras


Denis Rosenfield
96 pgs.

A guerra dos meninos assassinatos de menores no Brasil


Gilberto Dimenstein
110 pgs.

Se o usurrio est to mergulhado no pecado porque mesmo seu dinheiro lhe rende... dinheiro. Eis o que nos ensinam os exempla medievais, esta anedotas edicantes usadas pelos predicadores. Na Idade Mdia crist o usurrio aparece ento como um ladro do tempo, Deus, na medida em que o tempo um dom divino e gratuito, e os cristos, j que o emprs mo a juros proibido em uma comunidade fraternal? Por estas duas razes ele est condenado ao inferno. As vsperas do nascimento dos grandes movimentos econmicos que preparam o advento do capitalismo moderno, a teologia medieval salvar o usurio do inferno ao inventar o purgatrio. O usurio ter assim a ngido seu duplo obje vo: salvaguardar sua bolsa na terra perder a vida eterna.

O parlamento compreendido, nas democracias modernas, como frum privilegiado da expresso cidad. Mas como se desenvolvem as relaes de poder e de representa vidade nesse espao pblico? Quem so aqueles que de fato exercem inuncia decisiva no desenrolar das aes do Poder Legisla vo? Este livro busca responder a tais questes, desvendando o perl, as pr cas pol cas e as representaes do grupo de pessoas que compuseram a elite do parlamento brasileiro ao longo dos anos 1989 a 1994. Naquele momento, crucial para a vida pblica brasileira, esses atores sociais destacaram-se dos demais integrantes do Congresso Nacional ao assumirem papis decisivos no processo delibera vo da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. As caracters cas dos protagonistas do Poder Legislavo numa conjuntura par cularmente rica da histria pol ca nacional revelam uma face importante da estrutura pol ca do pas ainda pouco explorada na literatura especializada. Evidenciam-se anlises que remetem inuncia recproca entre a cultura pol ca brasileira e a conformao das lideranas nacionais.

Quando mximas do po dando que se recebe aparecem em meio a negociaes pol cas na mesma razo que vemos nosso bem pblico se desagregar, mais do que tempo de se pensar (e combater) essa coincidncia...

Impossvel manter-se indiferente diante desta revelao: no Brasil h grupos de extermnio assassinando crianas uma por dia. So meninos e meninas torturados e maltratados ro neiramente por grupos encarregados de manter a ordem. Tal a realidade do menor marginalizado em vrias cidades brasileiras, como prova o relato estarrecedor do jornalista Gilberto Dimenstein, ganhador dos principais prmios de jornalismo nos lmos trs anos e autor de A Repblica Dos Padrinhos e Conexo Cabo Frio, livros-reportagens que comoveram o pas e abalaram alguns alicerces do poder.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior Interesse geral

|32|

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

A ideia de Brasil moderno


Octavio Ianni
184 pgs.

Michel Aglietta e Andr Orlan


427 pgs.

A violncia da moeda

Anos 90 poltica e sociedade no Brasil


Evelina Dagnino (org.)
427 pgs.

Autogesto o nascimento das ONGs


Nancy Valadares de Carvalho
198 pgs.

Reunio de ensaios sobre temas como o Brasil moderno, a dial ca da histria, a questo social, raa e povo, cultura e sociedade, Brasil-nao.

O primeiro grande livro sobre a dimenso monetria da crise econmica atual. O primeiro livro de economistas sobre a moeda em que a funo antropolgica da troca recupera o seu verdadeiro lugar. Ele mostra, de incio, a nulidade trgica das teorias que, dos clssicos aos marxistas, eliminaram a moeda para tentar construir uma economia puramente quan ta va onde as trocas se fazem em funo de valores obje vos determinados pela raridade das coisas ou quan dade de trabalho nelas incorporadas. Nestas teorias, para falar de moeda preciso forar os conceitos como se tentssemos colocar mais roupas em uma mala j estufada. Assim, o resultado derrisrio, ingnuo, mas tambm nocivo: quando esta teoria a nge as dogmcas pol cas monetrias autnomas que prejudicam hoje os pases que as empregam, no se trata mais de erros tericos, mas de coisas srias, muito srias. Elas iro, nos prximos anos, desempenhar um papel determinante na crise das economias ocidentais.

Este livro apresenta um balano do cenrio social e pol co brasileiro na primeira metade da dcada de 1990. Reunindo analistas consagrados, discute temas como o populismo, o corpora vismo, os movimentos sociais e as tendncias pol cas contemporneas quela dcada.

No nal dos anos 1970 e nos anos de 1980, a autora constatou uma nova forma de governabilidade nas organizaes das populaes pobres e excludas dos guetos de Nova York. Nos anos 1990, essas organizaes veram um boom, espalhando-se por todo o mundo. So centenas de milhares de ONGs, que unem a tradio humana de altrusmo e generosidade de poucos indivduos e organizaes exemplares fora das massas contemporneas, em direo ao autogoverno. No nal dos anos 1970 e nos anos de 1980, a autora constatou uma nova forma de governabilidade nas organizaes das populaes pobres e excludas dos guetos de Nova York. Nos anos 1990, essas organizaes veram um boom, espalhando-se por todo o mundo. So centenas de milhares de ONGs, que unem a tradio humana de altrusmo e generosidade de poucos indivduos e organizaes exemplares fora das massas contemporneas, em direo ao autogoverno.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|33|

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

Caio Prado Jr. dissertaes sobre a revoluo brasileira


Raimundo Santos (org.)
276 pgs.

Caio Prado Jr. uma trajetria intelectual


Paulo Teixeira Iumatti
256 pgs.

Dirios polticos de Caio Prado Jr. (1945)


Paulo Iumatti Jr.
240 pgs.

Direitos humanos um debate necessrio


Vrios autores
176 pgs

"Neste ano de 2007, em que se celebrou o centenrio do nascimento de Caio Prado Jr., recordemos o publicista do pensamento social como um clssico da revoluo no Brasil. Relembrar passagens de uma trajetria intelectual que nos oferece uma das boas trilhas a ser revisitada pelas esquerdas brasileiras, hoje carentes como vez por outra o dizem elas prprias de uma prxis intelectualmente orientada".

"Nunca o conheci. Entretanto, algum tempo depois de sua morte, quando ainda fazia a pesquisa que resultaria neste livro, sonhei que me sentava frente a frente com o Caio Prado daquela fase em que j havia adoecido. Inicialmente em silncio, eu esperava ouvir frases de alcance j limitado. Seu sofrimento me entristecia. Mas, para minha surpresa, ocorreu o exato oposto: seu rosto, vivaz e tranquilo, se iluminou e, com agudeza, comeou a falar. Em minhas pesquisas era com esse Caio Prado que eu tentava dialogar, embora procurasse uma imagem no idealizada, que no exclusse paradoxos e limitaes." (Da introduo de Paulo Iuma ). Caio Prado Jnior - Uma Trajetria Intelectual um livro substancial para que se compreenda o pensamento e a ao do grande escritor, conciliando o conhecimento de fatos de sua vida com a produo cien ca, a militncia pol ca e a a vidade prossional. (Manuel Correia de Andrade).

Paulo Teixeira Iuma enfrentou neste livro o desao de compreender um momento emblem co na histria contempornea do Brasil - o ano de 1945 - por meio das pginas de um dirio at hoje indito e que Caio Prado Jr., por mo vos muito fortes, rela vos s tenses de sua militncia pol ca no Par do Comunista, pretendia que nunca fossem lidas por ningum mais a no ser ele prprio. Por estes e inmeros outros e intrigantes mo vos, que ho de empolgar os leitores ao ritmo de cada pgina, a leitura deste livro exercer fascnio sobre um pblico amplo e diversicado.

A luta pela democracia sob a ca do Direitos Humanos no Brasil e nos pases do Cone Sul; a consolidao democr ca passando pela mobilizao e pela conscien zao das classes menos favorecidas; a apropriao da violncia por essas classes como forma de controle social. Por meio da anlise dos aspectos par culares na luta pela liberdade, os autores dos diversos textos aqui reunidos contribuem para a reexo e para a pr ca educa va dos direitos humanos. Este livro des nado a formao de professores universitrios e aos cursos de graduao.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|34|

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

Direitos humanos um debate necessrio vol. 2


Vrios autores
148 pgs

Drogas e Cidadania Represso ou reduo de riscos


Alba Zaluar (org.)
174 pgs.

Economia brasileira ao alcance de todos


Eliana A. Cardoso
197 pgs.

Estado e capitalismo
Octavio Ianni
275 pgs.

"Um debate fundamental no processo de transio democr ca" (Jornal da tarde) "... descreve magistralmente o estgio de desvalorizao dos direitos humanos e da ausncia de garan as para o exerccio da cidadania ... " (O Estado de S. Paulo)

Este livro vem preencher uma lacuna no debate invadido por ideias preconcebidas sobre a questo da criminalizao das drogas ilcitas e a alterna va da descriminalizao. Assinado por especialistas e estudiosos do assunto, uma real contribuio contra o atraso de dcadas do Brasil na polmica.

A dvida externa e a inao desgovernada so, no Brasil, problemas mais an gos do que a Proclamao da Repblica. E apesar de todo o "economs" que se usa para descrev-los, so mais fceis de entender do que os percalos pol cos que os mo vam. Neste livro desmis cador, o leitor entra em contato com temas aparentemente complicados como PIB, distribuio de renda, salrios, dvida interna, pol ca scal, inao, congelamento, taxas de juros, balana de pagamentos e a feroz discusso sobre dvida externa, de modo fcil e acessvel, podendo formar uma ideia clara do que est por trs dos grandes problemas da economia brasileira.

A anlise do Estado uma forma de conhecer a sociedade. Se verdade que a sociedade funda o Estado, tambm inegvel que o Estado cons tu vo daquela. As foras sociais que predominam na sociedade, em dada poca, podem no s inuenciar a organizao do Estado como incu r-lhe tendncias que inuenciam o jogo das foras sociais e o conjunto da sociedade. (...) Sob vrios aspectos a anlise do Estado uma forma privilegiada de conhecer a sociedade. (...) Estudar a formao do capitalismo no Brasil , tambm, estudar a formao da democracia e da an democracia. Essas so algumas das teses defendidas com o brilhan smo neste Estado e Capitalismo por Octavio Ianni.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|35|

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

Evoluo poltica do Brasil colnia e imprio


Caio Prado Jr.
103 pgs.

Formao do Brasil contemporneo


Caio Prado Jr.
391 pgs.

Histria do capitalismo de 1500 aos nossos dias


Michael Beaud
408 pgs.k

Com o aparecimento desta obra, pela primeira vez a histria do Brasil passou a ser estudada a par r de uma postura materialista. Caio Prado Jnior abandona a supercialidade dos narradores de acontecimentos, que simplesmente vo listando eventos e datas, e penetra no organismo vivo da histria. Busca as relaes entre os fatos, a lgica dos acontecimentos. O resultado este Evoluo Pol ca do Brasil, um clssico da historiograa brasileira.

Centrado nos quatro sculos da Colnia ao Imprio, este livro apresenta nossa histria de um ponto de vista inovador e progressista. Um clssico das cincias humanas do Brasil.

Da crescente hegemonia espanhola, nanciada graas pilhagem do ouro das Amricas, at a Revoluo Industrial inglesa. Do colonialismo imperialista do sculo XIX at a atual supremacia norte-americana e as crises capitalistas no sculo XX. 500 anos de Histria, 500 anos de capitalismo como o modo de produo dominante em nvel mundial. De 1500 a 1980, Michel Beaud recons tui, analisa e discute o signicado econmico das guerras e conquistas, o signicado sociolgico da confrontao de classes e a contraposio da doutrina liberal capitalista comunista.

Histria e desenvolvimento A contribuio da historiografia para a teoria e prtica do desenvolvimento


Caio Prado Jr.
144 pgs.

Histria e Desenvolvimento um marco dentro da produo terica de Caio Prado Jnior. Resultado de um exaus vo trabalho de mais de trs dcadas, cons tui um esforo pioneiro na compreenso cr ca do desenvolvimento e da elaborao de uma pol ca econmica encaminhada para ele. Caio Prado encontra na histria a nica explicao slida para a compreenso da natureza e dos limites do desenvolvimento econmico que o colonialismo e o imperialismo forjaram para as "naes emergentes". Escapou s iluses dos que representaram o nosso pas como se ele fosse capaz de reproduzir o passado, o presente e o futuro dos centros imperiais e concentrou-se no fundamental: dizer porque isto era historicamente impossvel, ao enfa zar a permanncia do nexo colonial (que muitos invesgadores consideram ex nto), dado fundamental e parte integrante da internacionalizao do modo de produo capitalista. A publicao deste livro se impunha, permindo o contato com um pensamento cr co pioneiro, vigoroso e atual.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|36|

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

Histria econmica do Brasil


Caio Prado Jr.
365 pgs.

Igreja catlica e poltica no Brasil (1916, 1985)


Scott Mainwaring
304 pgs.

Keynes: uma introduo


Ral Prebish
304 pgs.

Liberalismo e democracia
Norberto Bobbio
104 pgs.

Poucos livros contriburam de maneira to decisiva para a compreenso em profundidade das grandes questes nacionais quanto Histria Econmica do Brasil, de Caio Prado Jr. Produto de um esforo precursor de interpretao da histria brasileira sob um ponto de vista marxista, ele inaugurou uma nova etapa da vida intelectual do pas. Hoje, passados mais de sessenta anos de sua primeira edio, Histria Econmica do Brasil que recebeu uma verso atualizada em 1970 connua a ser um livro indispensvel para o entendimento das caracters cas estruturais da sociedade brasileira, dos dilemas que herdamos do passado e dos possveis caminhos de sua superao.

Em certa medida, Igreja Catlica e a Pol ca no Brasil (1916 - 1985) con nuadora de uma linhagem historiogrca que sempre tem analisado a Igreja Catlica no contexto do poder pol co na Amrica La na. Contudo, indo alm, traz baila uma nova discusso: a autonomia da Igreja Catlica progressista da Amrica La na e nela a rela va independncia da Igreja brasileira.

Keynes apontou as sadas para a crise elaborando o programa terico que, depois da Segunda Guerra Mundial, permi u 30 anos ininterruptos de prosperidade e distribuio de renda na Europa e Estados Unidos. Escrito por seu mais inuente discpulo na Amrica la na, Keynes: Uma Introduo apresenta de maneira viva e sistem ca o pensamento do maior economista do sculo.

A existncia de regimes denominados liberaldemocr cos ou democracias liberais leva a crer que liberalismo e democracia so interdependentes. O problema no to simples. Decifrar as relaes extremamente complexas entre liberalismo e democracia a tarefa que Norberto Bobbio se impe. Neste ensaio, o leitor se defrontar com as origens do Estado liberal clssico - de onde derivaram sociedades nas quais a par cipao no governo se restringe s classes possuidoras -, que foi posto em xeque pelo crescente processo de democra zao decorrente da ampliao do direito de voto.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|37|

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

Luiz Carlos Prestes e a Aliana Nacional Libertadora


Anita Leocdia Prestes
160 pgs.

Benedito Rodrigues de Moraes Neto


133 pgs.

Marx, Taylor e Ford As foras produtivas em discusso

O plebiscito e as formas de governo


Argelina Cheibub Figueiredo e Marcus Figueiredo
104 pgs.

O ps-socialismo
Alain Toraine
224 pgs.

A Trajetria pol ca de Luiz Carlos Prestes est indissoluvelmente ligada a setenta anos da histria recente de nosso pas. Patriota, revolucionrio e comunista cou conhecido como o Cavaleiro da Esperana, ao liderar, nos anos vinte, a invencvel Coluna Prestes, percorrendo cerca de 25 mil quilmetro Brasil adentro, numa incrvel luta pelo ideal de liberdade. Depois do exlio na Bolvia, na Argen na, no Uruguai e na URSS, ele voltou ao Brasil em 1935 e aderiu ao Par do Comunista, num gesto de coerncia aos seus princpios. Prestes, no entanto, tornou-se um personagem controver do, cuja vida pouco conhecida e muito deturpada. Neste livro, a professora Anita Leocardia Prestes procura trazer luz uma nova abordagem da Aliana Nacional Libertadora e dos caminhos percorridos pela luta an fascista no Brasil, questes polmicas de nossa histria contempornea, em par cular da atuao dos comunistas e de Luiz Carlos Prestes.

Benedito Neto nos brinda com um livro que, alm de did co, tem o sabor da audcia. Sugere, de forma convincente, que os estudiosos da anlise marxista do processo de trabalho equivocam-se quanto ao verdadeiro papel histrico do taylorismo e do fordismo. O livro de Benedito Neto tem o mrito de esclarecer a questo ao associar Taylor e Ford a processos de trabalho que, embora sobrevivam no capitalismo monopolista, no correspondem s tendncias dominantes do avano tecnolgico. Colocada a questo nesses termos, visualiza-se com maior clareza a dimenso revolucionria das mudanas tecnolgicas em curso.

Este livro atual e de grande interesse pblico resume a organizao e o funcionamento da monarquia parlamentarista, da repblica parlamentarista e da repblica presidencialista. Alm disso, apresenta exemplos do funcionamento desses sistemas em alguns pases e analisa as experincias brasileiras parlamentaristas durante o Imprio, e nos anos 19611962 e o Presidencialismo, vigente at hoje.

A grande questo para mim rejeitar a concepo da histria que a reduz ao um uxo incessante de transformaes em parte imprevisveis e que impediram de analisar pos genricos de sociedades e regimes. A ideia central que defendendo, aqui como em outros livros, que ns no vivemos de maneira alguma o m da histria ou da modernidade, mas somente a passagem de um po de sociedade para outro. Desde que escrevi essas pginas, parece-me que j atravessamos o perodo de maior desorientao e que recomeamos a a ngir terreno seguro (...) Este livro se dirige a meus amigos brasileiros. A mensagem que ele lhes traz a de que sempre indispensvel observar e compreender os problemas e um po de sociedade, seja ela industrial ou ps-industrial, enquanto analisam os caminhos do desenvolvimento prprio de cada pas ou de cada regio do mundo. (Do prefcio de Alain Touraine)

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|38|

DIREITO, ECONOMIA E POLTICA

Origens agrrias do estado brasileiro


Octavio Ianni
256 pgs.

Poltica mtodos, teorias, processos, sujeitos, instituies, categorias


Umberto Cerroni
223 pgs.

possvel dizer que todos os momentos mais notveis da histria da sociedade brasileira esto inuenciados pela questo agrria. Na transio da Monarquia Repblica, do Estado oligrquico ao populista, do populista ao militar, na crise da ditadura militar e nos movimentos e par dos que esto lutando pela construo de outras formas de estado. H muito campo nessa histria.

Organizado na forma de uma pequena enciclopdia, este livro analisa, em cem verbetes, os principais temas e conceitos da pol ca moderna. Dividido em cinco grandes tpicos (mtodos, teorias, processos, sujeitos e categorias), pode ser lido tanto de maneira sistem ca como consultado segundo o interesse par cular do/a leitor/a. Alm dos verbetes, Pol ca contm uma bibliograa geral dos clssicos da pol ca e uma cronologia dos principais eventos pol cos, desde a fundao da democracia ateniense.

Propriedade da terra em transio Estudo da formao da propriedade privada da terra e transio para o capitalismo no Brasil
Roberto Smith
364 pgs.

Vargas: o capitalismo em construo


Pedro Cezar Dutra Fonseca
488 pgs.

Ensino superior

Ensino superior

Considerando os encaminhamentos seguidos pela anlise marxista insucientes para explicar as relaes entre estado e sociedade na Amrica La na durante o perodo colonial e a transio para o capitalismo, Roberto Smith retoma o pensamento de Wakeeld. Esse economista pol co ingls do incio do sculo XIX, precursor na anlise do imperialismo, forneceu o embasamento terico do Conselho de Estado do incio do Segundo Imprio no Brasil, cuja pol ca de subs tuio do trabalho escravo pelo trabalho livre iria materializar-se na Lei de Terras de 1850. Fundamental para todo estudioso do processo de formao do capitalismo no Brasil e das peculiaridades da economia brasileira, este livro mostra como o estabelecimento da propriedade fundiria no pas foi regido por uma inteno estatal que procurava impedir o surgimento do campesinato mas no concebia, ainda, a generalizao de relaes de assalariamento diante da perspec va da imigrao que se abria. Dominar o trabalhador e no comprar sua fora de trabalho: esse era, ainda, um requisito do capital mercan l.

Este trabalho, centrado em Vargas, procura reconstruir os traos da histria brasileira no sculo XX, trazendo novas e polmicas interpretaes sua formao econmica e polca. Vem com isso preencher importante lacuna nos estudos sobre a industrializao brasileira, inves gando a conscincia ou no dos responsveis pela pol ca econmica e pela tomada de decises dentro do aparelho estatal sobre o alcance das medidas implementadas ao longo de vrias dcadas, e que veram como resultado a consolidao do parque industrial do pas. Ao analisar a ao do Estado, materializada em boa parte na pol ca econmica, o autor ques ona a literatura existente, que tem se xado em seus resultados, sem ques onar os projetos em conitos, as intenes e as ideologias a eles vinculadas. Dessa forma, traz novos elementos para recons tuio histrica do perodo, confrontando as propostas com as realizaes. Revela-se, assim, que entre o querer fazer e o fazer h um hiato, mediado pela correlao das foras pol cas, as quais so acompanhadas ao longo do trabalho, numa integrao entre economia e a pol ca.

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior |39|

nonono nononono

Vencendo e convencendo O livro do advogado bem-sucedido


Nacir Sales
55 pgs.

O advogado formado pelos Mestres de Ontem e deve responder ao desao de atuar no Mercado do Amanh. Este livro tem por obje vo colocar o dedo na ferida e contribuir para uma derradeira tomada de posio das novas mentes jurdicas: falamos no choque cultural entre o rococ acadmico e a velocidade da deciso online. O advogado sofre imensa inuncia, em sua formao, de prossionais advindos de setores menos dinmicos da sociedade. A graduao apresenta-lhe um panorama estco com oportunidades bem denidas: promotor, juiz, scal, procurador autrquico, delegado... O mundo estatal uma tradicional avenida entre o mercado em caos e a estabilidade, aposentadoria, direito adquirido e outras muletas e escudos protetores.O concurso pblico como nica senha de acesso social tratado como indstria, mquina de moer carne e vender aposlas, cursos, quetes monotem cos de ingresso na traquilidade eterna.Esta obra foi escrita para um pblico que j absorveu toda a Bblia do Medo e tem imensa diculdade de atuar nos velozes mercados globais. No pode ser comprado pelo interessado, mas deve ser presenteado na formatura, aniversrio, aprovao no ves bular: des na-se a grandes datas, e s est autorizada a leitura se recebido como um presente cujo contedo encerra as surpresas e magias do futuro.

Ensino superior

|40|

PSICOLOGIA EDUCAO

PSICOLOGIA E EDUCAO

A escola e a compreenso da realidade


Maria Teresa Nidelcoff
104 pgs.

As cincias sociais na escola


Maria Teresa Nidelcoff
176 pgs.

O papel do professor ajudar as crianas a: ler e compreender a realidade; expressar a realidade; expressar-se; descobrir; assumir a responsabilidade de ser elemento de mudana na realidade. Isso se fundamenta numa viso do homem como ser histrico que se realiza no tempo. Crescer, portanto, signica ir se localizando com lucidez, no tempo e nas circunstncias em que se vive, para chegar a ser verdadeiramente homem, isto : indivduo capaz de criar e transformar a realidade, em comunho com seus semelhantes.

Depois das propostas inovadoras de Uma escola para o povo e A escola e a compreenso da realidade, a educadora argen na conhecida internacionalmente, Maria Teresa Nidelco, desenvolve agora metodologias a vas para o ensino das cincias sociais. Dirigido aos professores de 1 e 2 graus, aqui ela prope a introduo de a vidades did cas como o estudo de histria por meio da realidade imediata, da poesia como forma de aprendizado, e da procura do autoconhecimento e da autoexpresso. Sem a pretenso de criar modelos, Maria Teresa Nidelco abre espaos imaginao e cria vidade dos professores.

A estria do Severino e a histria da Severina um ensaio de psicologia social


Antonio da Costa Ciampa
248 pgs.

A funo do orgasmo
Wilhelm Reich
328 pgs.

Severino e Severina. O primeiro, personagem ccional. A segunda, real. Um, sado dos versos do poema Morte e vida Severina, de Joo Cabral de Melo Neto. A outra, do serto da Bahia para as ruas de So Paulo. Duas histrias, duas personalidades, duas fontes de estudo para Antonio da Costa Ciampa. Com elas, discute a iden dade, no como algo est co, mas dinmico, em constante mutao, uma metamorfose permanente.

Este livro sinte za o trabalho mdico e cienco de Wilhelm Reich com o organismo humano em um perodo de vinte anos e apresenta todo o desenvolvimento desse trabalho, em sua rpida progresso da esfera da psicologia para a da biologia. A descoberta do orgnio foi o resultado de uma profunda inves gao clnica do conceito de energia psquica, a princpio na esfera da psiquiatria.

Ensino superior

Ensino mdio

Ensino superior

Ensino superior

|44|

PSICOLOGIA E EDUCAO

A sociedade informtica
Adam Schaff
158 pgs.

Aprender psicologia
Maria Luiza Silveira Teles
108 pgs.

Avaliao escolar em busca de sua compreenso


Hlia Sonia Raphael
172 pgs.

Direitos humanos um debate necessrio


Vrios autores
176 pgs.

Uma reexo e uma especulao sensata, que pretende es mular uma preocupao mais funda com a questo da natureza da sociedade emergente, dominada pela nova onda tecnolgica, e fazer com que outros estudiosos e o pblico informado tenham uma ideia melhor do po de mundo que eles e seus lhos desfrutaro e padecero nos prximos anos. No presente livro, a preocupao do autor ultrapassa as consideraes sobre emprego e ocupao; ele aborda os campos da educao e da cultura, realiza reexes sobre o es lo da vida e o cul vo de um 'sen do da vida'; especula de maneira muito interessante a inuncia dos novos desenvolvimentos sobre o pensamento religioso e a atrao que a religio exerce sobre o indivduo; discute, em seguida, agudamente e de modo inquietante, as estruturas pol cas do futuro. (Alexandre King)

A psicologia um dos elementos fundamentais que denem o pensamento do homem ocidental. No h corrente pol ca, sociolgica ou losca que pode se permi r ignorar a psicologia como forma de explicao da realidade. Mas, ao contrrio das cincias ditas exatas, no se trata de uma nica psicologia, assim como no h consenso sobre a denio do que venha a ser psicologia. No entanto, e apesar desse carter dispersivo, o modo de pensar psicolgico espantosamente popular. Neste livro, de carter introdutrio voc ir encontrar as origens dessa cincia sua evoluo e suas ramicaes de forma concisa, clara e atual.

H vrios enfoques que tratam da avaliao do rendimento escolar. No entanto, a produo existente sobre o assunto ainda insuciente. Esse estudo sobre a avaliao escolar, aspecto to importante do trabalho pedaggico, parte da perspec va do professor, analisa a representao que ele tem das pr cas avalia vas e apresenta uma reexo terica e cr ca sobre o tema. Os principais aspectos analisados so: as a vidades de sala de aula desenvolvidas pelo aluno, a prova, enquanto instrumento de classicao, os critrios de correo e suas implicaes e a representao que os professores fazem da legislao escolar. Os resultados ob dos e apresentados pela autora, neste livro, apontam para a necessidade de redimensionar os conceitos e as pr cas da avaliao escolar.

A luta pela democracia sob a ca dos direitos humanos no Brasil e nos pases do Cone Sul; a consolidao democr ca passando pela mobilizao e pela conscien zao das classes menos favorecidas; a apropriao da violncia por essas classes como forma de controle social. Por meio da anlise dos aspectos par culares na luta pela liberdade, os autores dos diversos textos aqui reunidos contribuem para a reexo e para a pr ca educa va dos direitos humanos. Este livro des nado formao de professores universitrios e aos cursos de graduao.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|45|

PSICOLOGIA E EDUCAO

Direitos humanos um debate necessrio Volume 2


Vrios autores
176 pgs.

Drogas subsdios para uma discusso


Jandira Masur e E. A. Carlini
190 pgs.

Drogas e cidadania represso ou reduo de riscos


Alba Zaluar (org.)
174 pgs.

Elogio da diferena o feminismo emergente


Rosiska Darcy de Oliveira
152 pgs.

"Um debate fundamental no processo de transio democr ca" (Jornal da Tarde) "... descreve magistralmente o estgio de desvalorizao dos direitos humanos e da ausncia de garan as para o exerccio da cidadania ... " (O Estado de S. Paulo)

Finalmente, um livro sobre drogas que no fala de dedo em riste contra seu uso nem promete parasos de iluminao interior a seu favor, contribuindo ao contrrio para uma sria discusso sobre sua liberao ou no. Neutro, extremamente bem informado sobre a realidade brasileira e muito claro, apresenta sem esta s cas alarmantes ou tabelas complicadas um estudo de todas as principais drogas hoje empregadas, inclusive o lcool e o tabaco, acabando com o mito das drogas "leves" e "pesadas". Analisa as drogas proibidas, as rituals cas e as de venda livre em farmcias, enfocando seu histrico, mecanismo de ao e efeitos a curto e longo prazos. Uma abordagem original de dois dos mais renomados psicofarmaclogos brasileiros de um problema que tanto preocupa nossa sociedade.

Este livro vem preencher uma lacuna no debate invadido por ideias preconcebidas sobre a questo da criminalizao das drogas ilcitas e a alterna va da descriminalizao. Assinado por especialistas e estudiosos do assunto, uma real contribuio contra o atraso de dcadas do Brasil na polmica.

Um dilogo amigo entre homem e mulher, um dilogo em que a diferena no signique predomnio do masculino sobre o feminino, um dilogo que opere uma mudana civilizatria. Essa desvairada utopia deste livro fundamental para a recons tuio do feminino e do masculino. Talvez ento se possa falar de igualdade, porque a verdadeira igualdade a aceitao da diferena sem hierarquias. E a certeza da diferena permanecer no corpo, e nele o encontro mais fecundo.

Ensino superior

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior

Ensino superior

|46|

PSICOLOGIA E EDUCAO

Histria o prazer em ensino e pesquisa


Marcos A. da Silva
103 pgs.

Nascer sorrindo
Frdrick Leboyer
160 pgs.

Silvia T. Maurer Lane e Bader Burihan Sawaia (orgs.)


Esses so alguns dos temas que o leitor vai encontrar em Novas veredas da psicologia social: homem como ser histrico; mediao emocional; afe vidade; conscincia; a vidade; iden dade; incesto e famlia; linguagem e ideologia; paradigmas psicolgicos; o inconsciente no grupo; sofrimento psicossocial; valores cos e est cos.
172 pgs.

Novas veredas da psicologia social

Este livro discute o ato de ensinar histria como dimenso do prazer do conhecimento nesse campo do saber. Nessa perspec va, a escola surge como ins tuio dotada de dignidade intelectual a ser garan da por meio de recursos tcnicos e humanos adequados e respeitados via manuteno e salrios dignos.

No m das contas, s posso dizer: experimentem. Tudo o que foi dito aqui simples. Apenas pacincia e mods a. Silncio. Uma ateno leve, mas sem falhas. preciso muito amor. Peo que no condenem o mtodo. A criana no se engana. A criana sabe de tudo. Sente tudo. V at o fundo do corao. O recm-nascido como um espelho. Reete sua imagem. Depende de vocs no faz-lo chorar. (F. Leboyer)

O conhecimento do cotidiano as representaes na perspectiva da psicologia social


Mary Jane Spink (org.)
314 pgs.

Esta obra procura dar uma viso abrangente do conceito de representao social na perspec va da psicologia social. A primeira parte inclui seis captulos que tratam de questes tericas e metodolgicas. A segunda formada por sete relatos de pesquisa sobre temas variados, que permitem ver em operao as questes abordadas nos captulos anteriores.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|47|

PSICOLOGIA E EDUCAO

Orgasmo feminino teorias e mitos


Maria Nadege de Souza
106 pgs.

Paixo de juventude uma autobiografia


Wilhelm Reich
200 pgs.

Psicologia social o homem em movimento


Silvia T. M. Lane e Wanderley Codo (orgs.)
224 pgs.

Sexualidade na maturidade
Luciana Nobile
160 pgs.

Este livro no mais um manual que tem por obje vo ensinar s mulheres como gozar. Manuais existem s centenas. E as teorias sobre o orgasmo feminino tambm so inmeras, ancestrais e no cessam de proliferar. Como consequncia, as mulheres se veem envolvidas na agonia de um eterno crculo vicioso cujos limites so: qual a maneira correta de gozar e como fazer para consegui-lo. Pressionadas pelas teorias, buscam nos manuais a tenta va de enquadramento, de normalidade. Mas, em termos de orgasmo, o que normal para as mulheres, se tantos divergem tanto acerca de to pouco?

Neste livro, o autor revela a turbulncia de seus primeiros anos, marcados pelo suicdio de sua me em 1910 e a morte de seu pai em 1914. Relata sua educao e o desabrochar de sua vida sexual enquanto viveu nas terras da famlia, sua vida militar quando tornou-se ocial comandante, registrando a obedincia cega dos soldados, o que chamaria mais tarde de automa smo na mquina da guerra. Em 1932, formou-se em medicina. Reich descreve seu encontro com Freud, o amadurecimento de suas convices sobre a sexualidade como o cerne da vida social e psicolgica, seus primeiros posicionamentos pol cos e a anlise da mulher que se tornaria sua primeira esposa. Esta obra um registro nico das paixes turbulentas que marcaram a juventude de um homem incomum.

Um livro introdutrio psicologia social que no exercita nenhum po de traio realidade. Polmico como o mundo de hoje. Prenhe de controvrsias, como o nosso caminho prenhe de ciladas. Inacabado, eternamente, como a vida. Um livro que busca compreender a vida dos homens com muito respeito, mas sem conformismo, porque a obje vidade cien ca no signica descompromisso pol co.

Este livro, de autoria da mdica ginecologista e obstetra Luciana de Almeida Nobile, uma obra educa va que aborda as principais questes concernentes sexualidade de mulheres que vivem a meia ou a terceira idade. Pretende, mais do que informar, despert-las para as potencialidades da boa idade. Escrito em linguagem acessvel e despido de preconceitos, permeado por aluses e situaes enfrentadas pela autora em consultrio, de maneira a fornecer exemplos pr cos dos assuntos tratados, ao lado de informaes cien cas baseadas nos conhecimentos atuais da medicina.

Ensino superior

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior

Ensino mdio Interesse geral

|48|

PSICOLOGIA E EDUCAO

Suicdio testemunhos de adeus


Maria Luiza Dias
280 pgs.

Uma escola para o povo


Maria Teresa Nidelcoff
104 pgs

Utopia do gosto
Waldenyr Caldas
168 pgs.

Na cidade de So Paulo, cerca de 1.100 pessoas se suicidam todo ano; sozinho, o Hospital das Clnicas registra a mdia anual de 120 casos. O que leva tanta gente a abreviar a prpria vida? Em busca de respostas, a psicloga e sociloga Maria Luiza Dias analisou as chamadas mensagens de adeus bilhetes, cartas, tas de udio deixados por suicidas. Nesses testemunhos (que o livro traz na ntegra), manifesta-se o desespero de quem no encontra nada mais a fazer de sua existncia. No pice de um comportamento autodestru vo, desejam a vamente morrer. Mas o livro mostra que no possvel falar da morte, sem antes pensar na vida e, assim, examina de forma extremamente original, as relaes humanas na sociedade moderna.

Quase todos ns, ouvimos falar sobre o aspecto dirio do sistema educa vo nos meios populares. Alunos que repetem de ano, abandonam a escola ou esto mal alimentados, fazem parte dos no cirios dos grandes jornais. Como responder a essa situao? Olharemos para essa realidade com indiferena ou trabalharemos para mud-la? Neste livro, Maria Teresa Nidelco nos leva a pensar e a tomar conscincia do signicado social e pol co dos mtodos, a tudes e contedo do que ensinado nas escolas.

O estatuto do gosto analisado por Waldenyr Caldas, na universalidade do tema e na lgica da estra cao social, buscando os fundamentos na avaliao da qualidade de uma obra de arte, literria e dos valores est cos da produo cultural. Diz o autor: No h, racionalmente, como discordar do seu gosto. A no ser que eu resolvesse, para defender minha posio, usar de um expediente ilcito. Tentar in mid-lo intelectualmente, usando um discurso vazio, de nada dizer, introduzindo palavras bonitas, nada usuais, e com algumas frases de efeito. Mas a eu estaria correndo o risco de voc, com plena razo, me chamar de impostor. Nesse caso, prero car com o que pensa a losoa alem: o que implica um gosto no deve ser estudado na universidade porque no cien co. E mais ainda, com o pensamento kan ano de que a est ca o domnio do con ngente sem nenhuma lei.

Ensino mdio Interesse geral

Ensino superior

Ensino superior

|49|

HISTRIA DO BRASIL HISTRIA GERAL

HISTRIA DO BRASIL

1930 O silncio dos vencidos memria, histria e revoluo


(...) o livro um exerccio de anlise de como se produz a memria histrica, como ela se elabora nos enunciados dos discursos polticos que, para se legitimaram, criaram a Revoluo de 1930 como fato histrico fundador e como essa mesma memria tambm reelaborada e consolidada pela prtica historiogrfica. Por isso mesmo, minha anlise no pretendeu alcanar o sentido profundo da Revoluo de 1930, postura constante de uma certa historiografia, mas desmontar os mecanismos pelos quais os discursos polticos produziram esse fato histrico visando a prpria legitimidade.

A abolio da escravido
Suely R. Reis de Queiroz
100 pgs.

Maria de Lourdes Mnaco Janotti


78 pgs.

A balaiada

A burguesia brasileira
Jacob Gorender
120 pgs.

Edgar de Decca
216 pgs.

Uma das lutas mais longas e difceis registradas na histria do Brasil, a abolio da escravatura ocupou o cenrio do pas por quase um sculo. Envolvendo elementos das mais variadas classes sociais, ela teria abalado profundamente a estrutura econmica de nossa sociedade. Mas por que ocorreu a libertao dos escravos? Teria sido mero gesto de bondade da princesa Isabel, como muitos de ns aprendemos na escola? Ou teria sido determinada a partir do momento em que a industrializao passou a comandar as atividades econmicas?

Perodo de regncia, 1838. Um abismo separa os polticos da corte e os das provncias. Para impor-se perante os primeiros, a aristocracia do Maranho se rebela, utilizando as camadas populares como instrumento da sua luta. Assim, liderada pelo mestio Raimundo Gomes, por Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, o Balaio, e pelo ex-escravo Cosme, que comandava trs mil escravos fugitivos, eclode a revolta da Balaiada. Dois anos e meio de combates, mortes e prises, num episdio que definiu os polos de poder e da dominao de classe no pas.

Diferentemente de seu processo de formao na Europa, o capitalismo, no Brasil, no partiu do feudalismo, mas do escravismo colonial. Por isso mesmo, uma vez realizada a abolio, a burguesia brasileira pde crescer e chegar a ser a classe dominante, sem precisar realizar uma revoluo. Qual o relacionamento dessa classe com o latifndio e com o capital estrangeiro? E seu posicionamento diante da classe operria? Numa sntese que abrange um perodo que vai de meados do sculo passado aos nossos dias, o autor explica a formao do capitalismo no Brasil e as caractersticas da burguesia brasileira.

Ensino superior

Ensino mdio

Ensino mdio

Ensino superior

|52|

HISTRIA DO BRASIL

A cidade de So Paulo geografia e histria


Caio Prado Jr.
96 pgs.

A civilizao do acar
Vera Lcia Amaral Ferlini
104 pgs.

Jos Augusto Drummond


100 pgs.

A Coluna Prestes rebeldes errantes

Jos Roberto do Amaral Lapa


128 pgs.

A economia cafeeira

Caio Prado Jr. explica como a regio de So Paulo, mesmo no oferecendo atrativos para a criao de um centro industrial e urbano, conseguiu tal proeza. Esse texto clssico, fez parte do livro Evoluo poltica do Brasil e outros estudos e permanece vlido para compreender a influncia dos fatores geogrficos na formao de So Paulo, alm de ser um documento histrico importante sobre seu desenvolvimento urbano.

O Brasil nasceu no Nordeste aucareiro, de uma sociedade de senhores e escravos, massap e acar. Os traos ainda permanecem: o latifndio marginalizando; o homem do campo; a exportao asfixiando o mercado interno; sculos de escravismo impondo preconceitos ticos e tnicos ao trabalho. Sob a mscara do paternalismo das relaes senhores-escravos, fermentava uma sociedade violenta, cujos conflitos marcaram com sangue a apenas aparentemente plcida histria do Brasil.

Importante captulo do movimento tenentista, a Coluna Prestes foi mais uma das manifestaes do crnico intervencionismo militar na vida poltica brasileira. Acreditando-se supremos representantes dos interesses nacionais, os jovens oficiais do exrcito que dela participaram percorreram mais de 25.000 km do pas em 27 meses, arrebanhando simpatizantes e enfrentando tropas regulares do exrcito, de polcias militares e de grupos civis armados. Quais seus reais significados e interesses? Que importncia teve na nossa histria poltica e social?

No se trata de gnero de primeira necessidade. Pelo contrrio, muitos afirmam que nossa sade seria beneficiada se no o usssemos. Entretanto, a propagao de seu consumo, a complexidade e o porte dos interesses econmicos e polticos que envolvem tanto para os pases produtores quanto para os consumidores tornam-no definitivamente um dos produtos mais importantes da economia ocidental. Assim o caf, produto nobre que confere ao Brasil a liderana mundial em produo e exportao e cuja economia causa sensveis repercusses em toda a sociedade brasileira. Vale a pena conhecer sua histria.

Ensino superior

Ensino mdio

Ensino mdio

Ensino mdio

|53|

HISTRIA DO BRASIL

Marta M. Chagas de Carvalho


88 pgs.

A escola e a Repblica

A famlia brasileira
Eni Mesquita Samara
96 pgs.

A igreja no Brasil-Colnia (1550-1800)


Eduardo Hoornaert
96 pgs.

A industrializao brasileira
Francisco Iglsias
94 pgs.

A escola foi, no imaginrio republicano, signo da instaurao da nova ordem para efetuar o progresso. Ao longo das dcadas, a ao reformadora de Caetano de Campos transformou-se em preocupao pblica com o nmero de beneficiados com a educao e mais tarde em ambicioso projeto moral e intelectual. Nessa anlise, o confronto entre as propostas e a realidade educacional na histria de nossa Repblica.

Quando se pensa na antiga famlia brasileira, pensa-se em uma instituio patriarcal assentada na relao mulher submissa/marido dominador. Mas essa associao teria fundamento histrico? A anlise de questes fundamentais dos sculos XVIII e XIX revela um outro quadro do papel dos sexos na sociedade do passado, contribuindo substancialmente para uma reviso da sociedade brasileira.

Dois discursos irredutveis condicionam o estudo da igreja no Brasil. Um provm do estado colonizador; outro das vtimas das novas relaes de trabalho impostas pelos europeus. Neste livro, Eduardo Hoornaert procura ler essa histria colocando-se no lugar dos indgenas, dos africanos e de seus descendentes mestios e mulatos.

De que forma se desenvolveu a atividade de transformao da matria-prima pelo homem? Como se deu a passagem da produo artesanal para a industrial? A indstria, na verdade, um processo que comeou com os ndios e a colonizao portuguesa, at obter lugar definitivo na economia, na sociedade e na poltica brasileira. De forma direta e objetiva, esse texto tenta captar esse processo evolutivo de toda a histria da produo industrial do sculo XVI ao atual.

Ensino superior

Ensino mdio

Ensino mdio

Ensino mdio

|54|

HISTRIA DO BRASIL

A liberdade sindical no Brasil


Vito Giannotti
80 pgs.

A ocupao da Amaznia
Antonio R. Esteves
88 pgs.

Jos Enio Casalecchi


104 pgs.

A proclamao da Repblica

A revoluo farroupilha
Sandra Jatahy Pesavento
80 pgs.

Dos anarquistas do comeo do sculo at as atuais CUT e CGT, o sindicalismo brasileiro passou por diversas transformaes. Mas, a to sonhada liberdade sindical, uma de suas principais reivindicaes, essa nunca existiu. Pior do que isso, a legislao atual, imposta aos trabalhadores pelo governo Getlio Vargas na dcada de 1930, continua a mesma at hoje. Um caso nico na histria legislativa nacional. Um caso que afeta a vida e as relaes trabalhistas de milhes de brasileiros.

A Amaznia uma regio nica no cenrio geopoltico mundial. Sua ocupao vagarosa s encontra maiores obstculos na prpria natureza ribeirinha e na pobreza da economia. Este livro conta a histria amaznica, sem utilizar a narrativa das imagens fantasiosas e mitos, to peculiares da regio. uma histria do processo de ocupao, do ponto de vista das duas contradies e seus conflitos.

Em carta a D. Pedro II, Deodoro da Fonseca justificou a Proclamao da Repblica como a mais nobre reao do carter nacional contra a violao e corrupo de todas as leis pelo antigo ministrio e contra a sistemtica de atentados desferidos ao exrcito. Assim, apoiados na fora e organizao do exrcito, nas descontentes classes mdias urbanas e em aliana com os novos grupos de latifundirios, os militares destituram velhas oligarquias e assumiram o poder poltico. Chegava ao fim de 67 anos de monarquia e tinha incio um novo regime.

Transformada em smbolo do esprito de bravura do povo gacho, a revoluo farroupilha o acontecimento mais festejado da historiografia oficial do Rio Grande do Sul. O essencial entend-la como um momento histrico no qual a provncia sulina teve condies de enfrentar o poder durante dez anos, conseguindo, enfim, barganhar com a Corte. Neste livro, o episdio analisado criticamente, rompendo com as enganadoras vises saudosistas e glorificadoras que costumam caracteriz-lo.

Ensino superior

Ensino mdio

Ensino mdio

Ensino mdio

|55|

HISTRIA DO BRASIL

Apontamentos para a histria da Repblica um registro centenrio


Manoel Ernesto Campos Porto
272 pgs.

Bandeirantismo verso e reverso


Carlos Davidoff
104 pgs.

Brasil do caf indstria


Roberto Catelli Jr.
72 pgs.

Maria Amlia de Almeida Teles


184 pgs.

Breve histria do feminismo no Brasil

Nesses "apontamentos" dos dias prximos proclamao da Repblica, em 1889, um irnico jornalista, Campos Porto, reuniu documentos que denunciavam o "adhesismo" desenfreado do momento, com polticos mudando de partido s pressas para tentar garantir posies e vantagens. Tantos eram eles que o arquivo pblico do Estado de So Paulo equipou-se com caixas especiais para guardar os papis relativos s "adeses Repblica"... O livro de Campos Porto tinha mais de mil pginas de artigos, crnicas, notcias e telegramas. Essa seleo do historiador Jos Sebastio Witter um deleite para os estudiosos de histria do Brasil e os irnicos de sempre, que talvez vejam algo semelhante em nossa realidade de hoje, cem anos depois...

Para boa parte das pessoas, o tema entradas e bandeirantes provavelmente ainda evoca a imagem dos heris paulistas do sculo XVII, dos construtores picos do Brasil, dos aventureiros que expandiram as fronteiras e em cujo rastro se fez a ocupao do interior e dos sertes. De modo que a historiografia oficial construiu essa imagem do bandeirante heri, ocultando a trilha de violncia que se fazia sua passagem, sobretudo nas prticas ligadas caa e escravizao dos ndios.

A cafeicultura paulista do sculo XIX foi o motor da economia nacional at pelo menos 1929, trazendo consigo, a partir de 1880, o processo de industrializao brasileiro. Neste livro, o autor estuda a diversidade das transies para o trabalho livre no Brasil, centrando-se no processo conduzido pelos paulistas englobando caf e indstria em uma s histria.

A histria da condio da mulher brasileira no foge regra universal da opresso do feminismo ao longo dos tempos. Reunindo algumas aes individuais e coletivas de mulheres brasileiras incluindo a represso especfica s mulheres durante a ditadura com uma vivncia no movimento feminista de So Paulo, a autora incita a pensar na possibilidade de criar um novo pensamento, prtica e ao, diferente do poder patriarcal.

Ensino superior

Ensino mdio

Ensino superior

Ensino superior

|56|

HISTRIA DO BRASIL

Maria Clementina Pereira Cunha


Orates, vesnicos, lunticos, alienados, doidos, insanos, dementes os seres diferentes existiram em todas as sociedades de todos os tempos. No entanto, a maneira como foram e so encarados pode mudar consideravelmente com os sistemas polticos. Nesse estudo, voc vai acompanhar a trajetria do louco de engraado personagem, solto pelas ruas e aceito pela populao das cidades brasileiras do sculo passado, o perigoso doente, trancado em hospcios e tratado por especialistas, passagem esta que coincide com o incio do regime republicano no Brasil.
80 pgs.

Cidadelas da ordem a doena mental na Repblica

Contra a chibata marinheiros brasileiros em 1910


Marcos A. da Silva
104 pgs.

Cotidiano de trabalhadores na Repblica So Paulo 1889/1940


Maria Auxiliadora Guzzo de Decca
80 pgs.

Do nunca mais ao eterno retorno uma reflexo sobre a tortura 2 ed.


Luciano Oliveira
120 pgs.

A Revolta da Chibata representa um momento privilegiado da luta popular pelos direitos humanos e pela vigncia da cidadania republicana no Brasil: marinheiros, em 1910, exigiram do governo Hermes da Fonseca que fossem extintos os castigos fsicos de ordem disciplinar nos navios de guerra; ameaaram, caso no fossem atendidos, bombardear o Rio de Janeiro, capital da Repblica e maior cidade brasileira naquela poca. Este livro discute o assunto a partir de textos dos revoltosos, noticirio da imprensa e debates parlamentares, salientando a importncia poltica e cultural dessa experincia.

Se voc costuma dizer que antigamente vivia-se melhor vai mudar de opinio ao ficar sabendo como era o cotidiano de trabalhadores nos primeiros quarenta anos de Repblica no estado de So Paulo. Reivindicaes operrias bsicas melhores condies de trabalho e de vida foram sistematicamente ignoradas pelos poderes republicanos. Instalada sob a gide da igualdade democrtica, a Repblica desde cedo foi duramente repressiva e excludente em relao aos trabalhadores, sobre os quais exercia um controle social de tal ordem que at a educao e o lazer da classe operria eram manipulados no interesse da atividade produtiva.

Em pases perifricos como o Brasil, a abolio da tortura valeu apenas para os bem situados socialmente. Em nosso pas, alm da dicotomia dominantes e dominados, presente em todos os pases capitalistas, vigora outra ainda mais dura, aquela que, segundo um personagem do romancista Graham Greene, divide os homens em torturveis e no torturveis. Dessa forma, o grande choque causado pelo regime militar no foi a instituio da tortura, mas o fato de que, sob o reino tenebroso dos DOI-CODI, as classes mdias brasileiras, antes protegidas por imunidades sociais, caram momentaneamente na categoria dos torturveis.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|57|

HISTRIA DO BRASIL

Evoluo poltica do Brasil colnia e imprio


Caio Prado Jr.
104 pgs.

Festas e utopias no Brasil colonial


Mary Del Priore
140 pgs.

Formao do Brasil contemporneo


Caio Prado Jnior
392 pgs.

Formao do espao agrrio brasileiro


Ruy Moreira
84 pgs.

Com o aparecimento dessa obra, pela primeira vez a histria do Brasil passou a ser estudada a partir de uma postura materialista. Caio Prado Jr. abandona a superficialidade dos narradores de acontecimentos, que simplesmente vo listando eventos e datas, e penetra no organismo vivo da histria. Busca as relaes entre os fatos, a lgica dos acontecimentos. O resultado esse Evoluo poltica do Brasil, um clssico da historiografia brasileira.

Essa obra fala do tempo de festa, um tempo que tem sido celebrado ao longo da histria como um tempo de utopias. Expresso teatral de uma organizao social, a festa tambm fato poltico, religioso ou simblico. Ao tratar a histria da festa do nosso passado luz da abordagem das mentalidades, a autora procurou seu significado para vrios segmentos da sociedade. E nos ajuda entender por que e o que tanto festejamos.

O passado colonial do Brasil cuja razo de ser era a produo em larga escala visando o mercado externo, com sua necessria dependncia do trabalho escravo est profundamente impresso nas instituies econmicas, polticas e sociais de hoje. Anacronismos e tradies persistem retardando o pleno desenvolvimento do pas.

Com conciso e clareza de linguagem, este livro contribui como poucos para o entendimento dos impasses vividos pela nossa sociedade no sculo XX. Crtico e bem-informado, Formao do espao agrrio brasileiro analisa as causas das desigualdades sociais e regionais do Brasil e oferece uma percepo aguda dos grandes problemas nacionais.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|58|

HISTRIA DO BRASIL

Guerras do Brasil (1504 - 1604)


Pedro Puntoni
88 pgs.

Histria econmica do Brasil


Caio Prado Jnior
366 pgs.

Entre 1504 e 1604 os portugueses tiveram de enfrentar outras naes interessadas no espao econmico americano para consolidar seu domnio efetivo; foram 150 anos de lutas intermitentes. Analisando esses episdios podemos concluir que carece totalmente do fundamento a ideia to disseminada de que a histria colonial, tal como a nacional, no comportou guerras e violncias...

Poucos livros contriburam de maneira to decisiva para a compreenso em profundidade das grandes questes nacionais quanto Histria econmica do Brasil, de Caio Prado Jnior Produto de um esforo precursor de interpretao da historia brasileira sob um ponto de vista marxista, ele inaugurou uma nova etapa da vida intelectual do pas. Passados mais de sessenta anos de sua primeira edio, Histria econmica do Brasil que recebeu uma verso atualizada em 1970 continua a ser um livro indispensvel para o entendimento das caractersticas estruturais da sociedade brasileira, dos dilemas que herdamos do passado e dos possveis caminhos de sua superao.

Histria e desenvolviento a contribuio da historiografia para a teoria e prtica do desenvolvimento brasileiro


Caio Prado Jr.
144 pgs.

Igreja catlica e poltica no Brasil (1916-1985)


Scott Mainwaring
304 pgs.

Histria e desenvolvimento um marco dentro da produo terica de Caio Prado Jr. Resultado de um exaustivo trabalho de mais de trs dcadas, constitui um esforo pioneiro na compreenso crtica do desenvolvimento e da elaborao de uma poltica econmica encaminhada para ele. Caio Prado Jr. encontra na histria a nica explicao slida para a compreenso da natureza e dos limites do desenvolvimento econmico que o colonialismo e o imperialismo forjaram para as "naes emergentes". Escapou s iluses dos que representaram o nosso pas como se ele fosse capaz de reproduzir o passado, o presente e o futuro dos centros imperiais e concentrou-se no fundamental: dizer porque isso era historicamente impossvel, ao enfatizar a permanncia do nexo colonial (que muitos investigadores consideram extinto) dado fundamental e parte integrante da internacionalizao do modo de produo capitalista. A publicao deste livro se impunha, permitindo o contato com um pensamento crtico pioneiro, vigoroso e atual.

Em certa medida, Igreja catlica e poltica no Brasil (1916-1985) continuadora de uma linhagem historiogrfica que sempre tem analisado a igreja catlica no contexto do poder poltico na Amrica Latina. Contudo, indo alm, traz baila uma nova discusso: a autonomia da igreja catlica progressista da Amrica Latina e nela a relativa independncia da Igreja brasileira.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|59|

HISTRIA DO BRASIL

Imagens do negro na literatura brasileira


Jean M. Carvalho Frana
100 pgs.

Negro nas terras do ouro cotidiano e solidariedade sc. XVIII


Julita Scarano
152 pgs.

O barroco mineiro: artes e trabalho


Caio C. Boschi
80 pgs.

Jos Honrio Rodrigues


72 pgs.

O continente do Rio Grande

Parte significativa do que hoje a cultura brasileira, melhor, o Brasil, foi construda por negros e mestios. redutor pensarmos a nossa histria e o nosso futuro sem uma reflexo sobre o significado dessa contribuio. Ao empreend-la, contudo, corremos sempre o risco de contamin-la com uma srie de noes prvias acerca dos indivduos de raa negra. A mulata faceira, o negro servil, o mulato indolente e outros tantos construtos ainda marcam presena no imaginrio do brasileiro. A crtica e substituio desses conceitos passam por um conhecimento mais aprofundado sobre o modo como eles foram sendo forjados. Ao elaborar um mapeamento dos diversos tipos negros presentes em textos escritos entre 1584 e 1890, o autor pretende colaborar para esse necessrio desvendamento.

O cotidiano de escravos, forros, negros e mulatos nas Minas Gerais do sculo XVIII denominados na poca gentes de cor o objetivo central deste livro. Partindo de questes aparentemente simples (o que comiam, como se vestiam, onde moravam), a autora reconstitui a vida diria dessas pessoas, a maneira como aproveitavam as brechas do sistema, desvendando o que tornava a vida deles possvel ou insuportvel. Trata-se de um minucioso trabalho de pesquisa que faz emergir das entrelinhas de documentos um estudo que interessa a todos os que desejavam conhecer mais profundamente o Brasil e suas questes fundamentais.

As esttuas dos Apstolos em Congonhas do Campo, a beleza colonial das igrejas barrocas de Minas, a arte do Aleijadinho... Possibilitadas pelo apogeu do ciclo do ouro no sculo XVIII, a arquitetura e a escultura coloniais mineiras so dos legados culturais mais belos de nossa histria. Este livro analisa os vrios aspectos dessa produo artstica, como o mercado consumidor de arte, as condies de trabalho dos artistas e as suas associaes. Uma abordagem inovadora de um dos mais ricos perodos histricos e artsticos nacionais.

A partir de uma pesquisa junto s cartas e documentos de poca, Jos Honrio Rodrigues relata a saga da conquista e povoamento do Rio Grande do Sul. No incio, para impedir incurses espanholas, a ocupao portuguesa foi feita por soldados recrutados, mulheres solteiras desimpedidas e presos, enviados das vrias partes da colnia. Dessa miscigenao formou-se o povo gacho, com uma identidade prpria que s seria transformado, em 1824, com a chegada dos primeiros imigrantes europeus aos limites meridionais do Brasil.

Ensino mdio Ensino superior |60|

Ensino superior

Ensino mdio

Ensino superior

HISTRIA DO BRASIL

Maria de Lourdes M. Janotti


Paternalista, rico, apegado s tradies e muitas vezes sem qualquer patente militar, o coronel comanda a obedincia absoluta de seus jagunos e dependentes, inclusive o voto de cabresto. Nesse estudo, Maria de Lourdes Janotti faz uma saborosa anlise desse sistema de dominao poltica to comum na vida de nosso pas.
96 pgs.

O coronelismo uma poltica de compromissos

O Estado Novo
Antonio Pedro Tota
72 pgs.

O governo Goulart e o golpe de 64


Caio Navarro de Toledo
128 pgs.

O governo Jnio Quadros


Maria Victoria de Mesquita Benevides
92 pgs.

10 de novembro de 1937. Em apenas um dia, muita coisa no Brasil mudou. Tropas policiais cercaram o Congresso, os partidos polticos foram extintos, uma nova constituio, a polaca, claramente inspirada nos regimes fascistas europeus, colocou os poderes Legislativo e Judicirio sob controle presidencial. Iniciava-se o Estado Novo, um dos momentos mais autoritrios e repressivos de toda a histria nacional. Uma poca em que o Brasil tinha um dono s: Getlio Vargas.

Os anos 1961-1964 podem ser considerados um dos momentos mais significativos da histria poltica brasileira. A poltica deixava de ser privilgio do Parlamento e do Executivo e invadia as fbricas, as ruas, o campo e os quartis. Para os conservadores, foram tempos de subverso e o caos social. Para outros, foi um tempo mais criativo e mais inteligente para o pas. O golpe militar de 1964 visou estancar esse processo poltico de crescente mobilizao popular. Um golpe contra o povo e a democracia brasileira.

Sete anos aps o suicdio de Getlio Vargas, outro presidente, Jnio Quadros, igualmente eleito com expressiva votao popular, deixava o poder de forma dramtica. Mas, alm de carecer do sentimento de grandeza do gesto do primeiro, a renncia de Jnio Quadros permanece at hoje, no mnimo, polmica. A comparao inevitvel, embora ao carisma de Getlio Vargas se contraponha apenas a caricatura janista, um ator com papel ultrapassado e mistificador. Possuidor de um estilo autoritrio, moralista e extremamente personificado, Jnio Quadros evocava um populismo de direita, um sintoma da falncia do sistema partidrio. Maria Victoria Benevides analisa, nessa concisa e inteligente obra, a especificidade do governo Jnio Quadros dentro perodo populista e as caractersticas desse lder to controvertido e extremado.

Ensino mdio

Ensino mdio

Ensino mdio

Ensino mdio

|61|

HISTRIA DO BRASIL

O governo Juscelino Kubitschek


Ricardo Maranho
112 pgs.

O movimento de 1932 a causa paulista


Maria Helena Capelato
96 pgs.

O plebiscito e as formas de governo


Argelina Cheibub Figueiredo e Marcus Figueiredo
104 pgs.

Opulncia e misria das Minas Gerais


Laura de Mello e Souza
88 pgs.

Com a entrega da faixa presidencial ao novo presidente eleito em 1961, Jnio Quadros, terminava um dos governos politicamente mais estveis da histria republicana. Terminava a odisseia dos cinquenta anos em cinco e o sonho de Juscelino Kubitschek. Foram cinco anos de progresso, de instalao da indstria automobilstica, da abertura do pas ao capital multinacional e da construo da monumental novacap: Braslia. Mas tambm foi a decolagem do processo inflacionrio que vem at hoje e do brutal endividamento externo, do qual continuamos a pagar os juros.

O que esteve por detrs da Revoluo Constitucionalista de 1932, enaltecida pelos seus protagonistas como o mais belo movimento cvico que j se registrou nos anais polticos do Brasil? A partir de uma vasta documentao, Maria Helena Capelato analisa de forma elegante e sinttica a natureza dessa luta que se pretendia liberal, antiautoritria e patritica. Situando o Movimento no contexto mais amplo das lutas sociais, esse trabalho busca, entre outras coisas, revelar o lado oculto das lutas de classe que os articuladores de 1932 no deixaram transparecer.

Este livro atual e de grande interesse pblico resume a organizao e o funcionamento da monarquia parlamentarista, da repblica parlamentarista e da repblica presidencialista. Alm disso, apresenta exemplos do funcionamento desses sistemas em alguns pases e analisa as experincias brasileiras parlamentaristas durante o Imprio, e nos anos 1961-1962 e o Presidencialismo, vigente at hoje.

Quando a capitania das Minas Gerais conhecia o seu apogeu, milhares de homens viviam na misria, passavam fome, vagavam sem destino pelos arraiais, tristes frutos deteriorados de um sistema econmico doente e de uma estrutura de poder violenta. Sintetizando a situao colonial de modo exemplar, Tiradentes se referia s Minas como um lugar desgraado, porque tirando-se dele tanto ouro e diamantes, nada lhe ficava, e tudo saa pra fora, e os pobres filhos da Amrica, sempre famintos, e sem um nada de seu.

Ensino mdio

Ensino mdio

Ensino superior

Ensino superior

|62|

HISTRIA DO BRASIL

Origens agrrias no Estado brasileiro


Octavio Ianni
256 pgs.

Os quilombos e a rebelio negra


Clvis Moura
104 pgs.

Partido Republicano Federal 1893-1897


Jos S. Witter
80 pgs.

possvel dizer que todos os momentos mais notveis da histria da sociedade brasileira esto influenciados pela questo agrria. Na transio da Monarquia Repblica, do Estado oligrquico ao populista, do populista ao militar, na crise da ditadura militar e nos movimentos e partidos que esto lutando pela construo de outras formas de estado. H muito campo nessa histria.

Muito se estudou sobre a escravido, suas causas e consequncias. No entanto, pouco se sabe da importncia do escravo como ser participante do contraditrio processo de lutas e reajustes que caracterizou o sistema escravista. como se o escravo no tivesse existido, nada tivesse sido sujeito ativo e coletivo do sistema, ou seja, teria sido mero objeto passivo a observar a histria... Mas longe de serem uma mancha isolada no processo histrico, as lutas de escravos, sobretudo as quilombolas, exerceram uma fundamental importncia na estrutura social e poltica do pas.

Para Jos Sebastio Witter, os partidos polticos brasileiros no mudaram em sua essncia desde a Proclamao da Repblica: reduzem-se ao mais puro fisiologismo. E tudo isso comeou com um partido fundado em 1893 por Francisco Glicrio e Aristides Lobo: o Partido Republicano Federal, autntico ancestral de uma linhagem que promete completar o primeiro sculo vigorosa e bem-sucedida.

Propriedade da terra e transio estudo da formao da propriedade privada da terra e transio para o capitalismo no Brasil
Considerando os encaminhamentos seguidos pela anlise marxista insuficientes para explicar as relaes entre Estado e sociedade na Amrica Latina durante o perodo colonial e a transio para o capitalismo, Roberto Smith retoma o pensamento de Wakefield. Esse economista poltico ingls do incio do sculo XIX, precursor na anlise do imperialismo, forneceu o embasamento terico do Conselho de Estado do incio do Segundo Imprio no Brasil, cuja poltica de substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre iria materializar-se na Lei de Terras de 1850. Fundamental para todo estudioso do processo de formao do capitalismo no Brasil e das peculiaridades da economia brasileira. Este livro mostra como o estabelecimento da propriedade fundiria no pas foi regido por uma inteno estatal que procurava impedir o surgimento do campesinato mas no concebia, ainda, a generalizao de relaes de assalariamento diante da perspectiva da imigrao que se abria. Dominar o trabalhador e no comprar sua fora de trabalho: esse era, ainda, um requisito do capital mercantil.

Roberto Smith
364 pgs.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|63|

HISTRIA DO BRASIL

Quotidiano e poder em So Paulo no sculo XIX


Maria Odilia Leite da Silva Dias
200 pgs.

So Paulo na primeira Repblica


Silvia Moreira
64 pgs.

Segurana nacional
Roberto R. Martins
88 pgs.

Ser escravo no Brasil


Ktia de Queirs Mattoso
270 pgs.

H obras que mostram a sala de visitas da histria, os mveis de estilo e um belo arranjo para ser visto. Mas h pesquisas que vo aos fundos da casa, s cozinhas e s oficinas, que esgaravatam os terrenos baldios onde se lanam os detritos. O tema deste livro o conflito para sobreviver de mulheres que vivem nas fmbrias do sistema, que se instalam nas frestas sociais, margem do trabalho significante. Essas vendedoras de tabuleiros, lavadeiras de rios e chafarizes tm a astcia do camaleo, dos pequenos bichos que no pretendem vencer, mas apenas defender-se da morte. Essas pginas nos conduzem situao da mulher que trabalha ontem, hoje e, ainda mais, situao de todos os que sobrevivem num mundo adverso, na aventurosa e ldica existncia dos caadores furtivos do cotidiano.

So Paulo, primeira Repblica. Capital dos bares do caf, terra de diversos presidentes e de milhares de operrios. Uma cidade que crescia a olhos vistos, recebendo anualmente milhares de imigrantes, em sua maioria italianos. Bero do anarquismo, das primeiras fbricas e do movimento operrio, dessa So Paulo que Slvia Moreira fala, de uma cidade de poder e de muito futuro.

Em nome de uma tal segurana nacional, cuja doutrina ganhou corpo na Escola Superior de Guerra, as pessoas tiveram seus direitos fundamentais ultrajados, a censura mandou e desmandou. Ao esclarecer a doutrina de segurana nacional, este livro no pretende colocar a tragdia no passado. Quer sim alimentar as questes que devem ser agora resolvidas pelos cidados brasileiros: a democratizao compatvel com os ditames da ESG? A Nova Repblica aceita a adaptao ou exige a revogao total da lei de Segurana Nacional?

Ktia de Queirs Mattoso sabe vincular o local, o regional, com uma viso de conjunto, alm de abordar temas antes negligenciados entre ns (em especial o da alforria e do liberto, em suas ligaes com o escravismo em geral). assim que o livro que ora apresentamos, sendo sem dvida um trabalho de sntese, no apenas isso: contm muitos aspectos e abordagens que procuraramos em vo nos outros textos sintticos ou monogrficos disponveis acerca a escravido brasileira.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|64|

HISTRIA DO BRASIL

Vargas: o capitalismo em construo


Pedro Cezar Dutra Fonseca
488 pgs.

Esse trabalho, centrado em Vargas, procura reconstruir os traos da histria brasileira do sculo XX, trazendo novas e polmicas interpretaes sua formao econmica e poltica. Vem com isso preencher importante lacuna nos estudos sobre a industrializao brasileira, investigando a conscincia ou no dos responsveis pela poltica econmica e pela tomada de decises dentro do aparelho estatal sobre o alcance das medidas implementadas ao longo de vrias dcadas, e que tiveram como resultado a consolidao do parque industrial do pas.Ao analisar a ao do Estado, materializada em boa parte na poltica econmica, o autor questiona a literatura existente, que tem se fixado em seus resultados, sem questionar os projetos em conflitos, as intenes e as ideologias a eles vinculadas. Dessa forma, traz novos elementos para reconstituio histrica do perodo, confrontando as propostas com as realizaes. Revela-se, assim, que entre o querer fazer e o fazer h um hiato, mediado pela correlao das foras polticas, as quais so acompanhadas ao longo do trabalho, numa integrao entre economia e a poltica.

Ensino superior

|65|

HISTRIA GERAL

Ciro Flamarion S. Cardoso


A histria da escravido foi escrita, na sua maior parte, a partir do ponto de vista da colonizao, ou seja, dos dominadores. Nos ltimos anos, no entanto, muitos historiadores voltaram-se para a recuperao desses fatos de um ponto de vista favorvel aos dominados, s vezes excessivamente paternalista ou mesmo com marcas ideolgicas que correm riscos de distoro e exagero. O que claro que essa redescoberta do outro, do negro como ser humano, poltico e cultural permitiu um enriquecimento dessa historiografia, o que nos permite, hoje, conhecer uma realidade que permanecia muda devido falta de documentao escrita. com essa rica abordagem que Ciro Flamarion S. Cardoso nos apresenta a escravido no Novo Mundo.
124 pgs.

A afro-Amrica a escravido no Novo Mundo

A caminho da Idade Mdia


Waldir Freitas Oliveira
80 pgs.

A comuna de Paris os assaltantes do cu


Horcio Gonzlez
120 pgs.

Maria Luiza de Almeida Paschkes


96 pgs.

A ditadura salazarista

Com a queda do Imprio Romano do Ocidente em 476 d.C. a Europa mergulhou no caos. Conquistada pelos brbaros, ela se encontrava fracionada politicamente, e economicamente arruinada. Enquanto isso, no Oriente, o que restava do antigo imprio dividia-se em sangrentas disputas religiosas. Apenas uma fora ainda restava intacta: a fora do cristianismo que se alastrava e abria as portas para uma nova era, uma idade de f, a Idade Mdia.

De setembro de 1870 a maio de 1871 a Frana viveu um perodo agitado: Lus Napoleo III foi derrotado por Bismarck, o Segundo Imprio caiu, a Repblica foi proclamada, os prussianos sitiaram Paris, a Assembleia Nacional de Versalhes entrou em guerra com o governo eleito a Comuna de Paris. Nesse perodo, chocaram-se as principais correntes ideolgicas francesas em uma das mais importantes experincias da democracia.

S a ditadura pode nos salvar. Com essa frase, as correntes nacionalistas conservadoras de Portugal justificavam o golpe militar de 28 de maio de 1926, que ao favorecer a ascenso ao poder do catolicismo social de Antonio de Oliveira Salazar, um ex-professor de economia da Universidade de Coimbra, iria estabelecer um dos mais duradouros governos autoritrios da histria contempornea. Pouco difundida entre ns, a trajetria de quase meio sculo do Estado Novo portugus aqui analisada com todas as singularidades de suas instituies polticas e econmicas, uma amarga experincia que s teria fim com a Revoluo dos Cravos, em 25 de abril de 1974.

Ensino mdio Ensino superior |66|

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

HISTRIA GERAL

A formao do 3 mundo
Ladislau Dowbor
96 pgs.

A guerra do Paraguai
Francisco Doratioto
88 pgs.

A Idade Mdia nascimento do Ocidente


Hilrio Franco Jnior
204 pgs.

A inquisio
Anita Novinsky
96 pgs.

H dois sculos, o economista Adam Smith dividia o mundo em naes selvagens e prsperas e civilizadas. Ns estvamos entre os selvagens. Pouco a pouco, fomos promovidos a colnia e naes. Naes subdesenvolvidas e, depois, naquelas em via de desenvolvimento. Hoje, somos o Sul. Como foi que essa linha divisria entre selvagens e civilizados passou a englobar a Amrica Latina, a sia e a frica, criando o Terceiro Mundo? O que representa essa gigantesca massa de pobres, subnutridos e analfabetos que no fim do sculo XX assistiu a um crescente avano do capitalismo desenvolvido?

Exaltada por mais de um sculo, a guerra do Paraguai tornou-se motivo de intensa polmica em anos recentes. Com base em minuciosa pesquisa (inclusive no arquivo reservado do Itamaraty), este livro pe em xeque tanto a verso crtica de Julia J. Chiavenatto, quanto a verso patritica que muitos de ns tivemos de engolir na escola. Analisando os interesses geopolticos e a dinmica interna dos pases envolvidos no conflito, o professor Francisco Doratioto apresenta uma viso original e persuasiva de um dos fatos mais controversos e importantes de nossa histria.

O perodo entre os sculos IV e XVI tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da F ou, com mais frequncia, Idade Mdia. Todos eles, rtulos pejorativos que escondem a importncia daquela poca, na qual surgiram os traos essenciais da civilizao ocidental. Nessa, mesmo pases surgidos depois daquela fase histrica caso do Brasil tm muito mais de medieval do que primeira vista possa parecer. Olhar para a Idade Mdia estabelecer contato com coisas que nos so ao mesmo tempo familiares e estranhas, resgatar uma infncia longnqua que tendemos a negar, mas da qual somos produto. De fato, para o homem do ocidente atual, compreender em profundidade a Idade Mdia um exerccio imprescindvel de autoconhecimento.

Criado no fim do sculo XIII para combater os que ousassem questionar os dogmas da igreja catlica, o Tribunal da Inquisio utilizou a religio para legitimar a ordem poltica e social da poca, na qual no havia lugar para contestadores de qualquer espcie. At o sculo XVIII, atuou na Europa e no resto do mundo, cumprindo exemplarmente sua funo. Torturou e matou milhares de indivduos, numa escala s comparvel perseguio dos judeus na Alemanha nazista.

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior |67|

HISTRIA GERAL

A luta contra a metrpole (sia e frica)


Maria Yedda Linhares
120 pgs.

Antonio Roberto Guglielmo


De onde viemos, por que somos bpedes, usamos a linguagem para nos comunicar e vivemos em sociedade? De modo didtico e inteligente, A pr-histria reconstri o caminho percorrido pela espcie humana desde os tempos do homem-macaco e resume o debate cientfico que h mais de um sculo se ergueu em torno do assunto. O livro discute ainda o conceito da evoluo cultural, representando-o sob uma perspectiva que questiona as teorias tradicionais e pe em xeque o mito do progresso.
80 pgs.

A pr-histria uma abordagem ecolgica

A reforma agrria na Roma antiga


Maria Luiza Corassin
88 pgs.

A rebelio de Tupac Amaru


Ktia Gerab e M. Anglica Resende
80 pgs.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial houve a liquidao de imprios coloniais construdos ao longo do sculo XIX. Surgiam, assim, aps o perodo de dominao europeia, os novos pases da sia e da frica. Assistimos, realmente, ao nascimento de um novo mundo? At que ponto o fim do colonialismo representa a libertao dessas naes? Para um melhor entendimento da colonizao e suas consequncias, preciso investigar a distncia entre as intenes sociopoltico econmicas e a histria propriamente dita.

Aqueles que desejam a popularidade e por esse motivo agitam a questo agrria a fim de expulsar os proprietrios de suas terras, abalam os fundamentos do Estado. Essa frase, que bem poderia ter sado da boca de algum poltico conservador, muito mais antiga. Foi pronunciada por Ccero, um poltico e orador romano, h mais de 2000 anos. E por ocasio de uma reforma agrria! Uma reforma que abalou os membros do senado, os grandes latifundirios, resultou em perseguies, mortes e cujo estado, nem preciso falar, mais atual do que nunca.

Vice-Reino do Peru, Cuzco, 1781. Depois de ter liderado um exrcito indgena de 40 mil homens na maior rebelio contra o domnio e a explorao colonial espanhola ocorrida at ento, Jos Gabriel Tupac Amaru, um descendente direto da antiga nobreza inca, foi condenado, decapitado e esquartejado em plena praa pblica. Um terrvel exemplo de fora da coroa espanhola contra a sede de liberdade dos povos latino-americanos, mas que no seria suficiente para impedir as independncias que, mais cedo ou mais tarde, chegariam.

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|68|

HISTRIA GERAL

A Repblica de Weimar e a ascenso do nazismo


Angela Mendes de Almeida
124 pgs.

A revoluo industrial
Francisco Iglsias
116 pgs.

Jos Jobson de Andrade Arruda


102 pgs.

A revoluo inglesa

A revoluo russa 1917-1921


Daniel Aaro Reis Filho
120 pgs.

Quando a Primeira Guerra acabou, a Alemanha estava arrasada. Seu povo, humilhado, tinha de se submeter a condies absurdas de rendio impostas pelas potncias vencedoras. Em 1919, instalou-se um novo governo: a Repblica de Weimar. Mas era uma democracia num pas sem as mnimas tradies democrticas, um governo fustigado pela primeira hiperinflao da histria e que, em 1926, iria enfrentar a Grande Depresso. No podia durar muito. Em 1933, seria a vez dos nazistas...

O que foi o momento convencionalmente chamado de revoluo industrial, que mudou o perfil do capitalismo a partir do sculo XIX? Quais seus principais antecedentes? Que inovaes tecnolgicas, sociais, polticas e econmicas essa revoluo gerou? Um assunto bsico para a compreenso do processo vivido pelas naes de ponta naquele sculo e no atual afinal, os pases que se empenham para ultrapassar a fase do subdesenvolvimento tm na indstria um de seus dados propulsores, como atividade intensamente ligada ideia de modernizao.

A Revoluo Inglesa de 1640 transformou a estrutura poltica social e econmica da Inglaterra. Antecipando-se em 150 anos s revolues americana e francesa, foi a primeira vez na histria que a burguesia, tirando o poder e a cabea do rei, Carlos I, assumiu o poder. Liderada por Cromwell, foi a revolta que, eliminando o modo de produo artesanal, lanou as bases para o capitalismo e a revoluo industrial, que no sculo seguinte estenderia o poderio e o domnio britnicos pelos cinco continentes.

Outubro de 1917, o outubro vermelho, o ms da revoluo. Enquanto as potncias europeias se afundavam ainda mais nas trincheiras da Primeira Guerra, os bolcheviques, liderados por Lnin e Trotsky, do um passo frente na histria. Ao tomar o poder na Rssia czarista, fazem a primeira revoluo socialista da histria da humanidade e, assim, iniciam a construo de um pas novo, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas.

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior |69|

HISTRIA GERAL

Amrica pr-colombiana
Ciro Flamarion S. Cardoso
120 pgs.

Apartheid o horror branco na frica do Sul


Francisco Jos Pereira
88 pgs.

Argentina territrio e globalizao


Maria Laura Silveira
96 pgs.

As independncias na Amrica Latina


Leon Pomer
144 pgs.

Muitas das informaes sobre o passado pr-colombiano se perderam durante a fase do descobrimento europeu e da conquista. Interesses sociopolticos motivaram alguns povos a destruir velhos documentos no af de reescrever em favor prprio a histria do Mxico central. Apesar desse apagamento histrico, recuperou-se, com grande trabalho, parte dessa documentao. Neste livro, um painel em busca da histria quase perdida daquela poca.

A frica do Sul , de fato, o nico pas no mundo em cuja Constituio est inscrito o racismo. A legislao do apartheid usa a cor como critrio legal de desigualdade entre os homens, reservando minoria branca todo um conjunto de privilgios e fazendo dos negros verdadeiros estrangeiros em sua terra natal. Este livro traz, sistematizados, dados e informaes que permitiro uma anlise crtica dessa forma institucionalizada do mais cruel racismo.

Este livro oferece um retrato da Argentina na globalizao levando em conta o uso do territrio como um aspecto integrador da reorganizao da economia, da sociedade e da poltica. No se trata de um inventrio exaustivo de toda a geografia do pas, mas uma sntese terica de situaes empricas. Fatos e relaes relevantes, nacionais e internacionais, ao longo da formao da nao e do seu territrio, compem um texto cuja ambio , por meio de uma linguagem acessvel, alcanar um pblico amplo, sem, no entanto, deixar de utilizar uma teoria geogrfica da sociedade. No limiar do sculo XXI, a difuso de contedos tcnicos, cientficos e informacionais na produo e circulao, a urbanizao, as novas formas de regulao e a fora das finanas tornam o uso do territrio mais seletivo, beneficiando as grandes empresas e excluindo a maior parte da populao. a semente de uma verdadeira ingovernabilidade do territrio.

Por que as colnias da Espanha se insurgem? Ser porque os grandes latifundirios, os proprietrios de minas, os donos de milhes de ndios e os poderosos mercadores de alm-mar foram seduzidos pelos filsofos franceses e alguns pensadores liberais espanhis? Ou ser que chegara o momento de afastar um scio incmodo, o poder da coroa espanhola? E os povos, lutaram pela independncia?

Ensino mdio Ensino superior |70|

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

HISTRIA GERAL

As revolues burguesas
Modesto Florenzano
120 pgs.

As utopias medievais
Hilrio Franco Jr.
162 pgs.

Bolvia do perodo pr-incaico independncia


Herbert S. Klein
88 pgs.

Chile (1818-1990) da independncia redemocratizao


Emir Sader
88 pgs.

Como a burguesia tomou o poder? Contrariando o pensamento de muitos, Florenzano chama a ateno do leitor para o comportamento pouco revolucionrio da classe dita burguesa, que teoricamente traria em si a possibilidade da realizao de uma nova sociedade. Numa retrospectiva das revolues inglesa (1640) e francesa (1789), o autor mostra como se criaram todos os instrumentos institucionais que permitiram (e garantiram) burguesia a dominao e a hegemonia poltica no mundo contemporneo.

Hilrio Franco Jr. examina as utopias que tiveram maior ressonncia social e geogrfica entre os sculos V e XV, na europa ocidental crist: a utopia da paz o claustro, a utopia da alternativa, a heresia; a utopia da simplicidade o bucolismo; a utopia da autonomia Guilherme Tell; a utopia da igualdade jurdica Robin Hood.

Escrito pelo historiador Herbert Klein, este livro apresenta a histria de uma sociedade moldada na luta secular entre a cultura dos ndios andinos e a cultura europeia dos conquistadores. Combinando informao e anlise, o autor produz uma sntese brilhante do processo que comea com a destruio do imprio inca, passa pela consolidao do domnio espanhol e desgua no surgimento da Bolvia como nao independente.

O Chile conheceu cedo a democracia, tentou implantar o socialismo e enfrentou uma das ditaduras mais ferozes que se tem notcia. Nesse pas espremido entre os Andes e o Pacfico desenrola-se desde o sculo XIX uma das experincias histricas mais ricas da Amrica Latina. De maneira didtica, mas sem simplificaes, o socilogo Emir Sader apresenta o essencial da sociedade e da poltica chilenas, da independncia aos dias de hoje.

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior |71|

HISTRIA GERAL

Escravo ou campons? o protocampesinato negro nas Amricas


Ciro Flamarion S. Cardoso
128 pgs.

Guerra civil americana


Peter Louis Eisenberg
124 pgs.

Haiti cultura, poder e desenvolvimento


Marcelo Grondin
108 pgs.

Histria do capitalismo de 1500 aos nossos dias


Michel Beaud
408 pgs.

A vigncia da escravido como relao de trabalho nica e absoluta durante o perodo colonial nas Amricas um mito. Mesmo antes da colonizao brasileira, os portugueses j haviam estabelecido em outras colnias, como a ilha de So Tom, uma forma de mo-de-obra mista entre a escravido e o campesinato. O escravo possua pequenas cotas de terra, que podia cultivar uma vez por semana e cuja produo lhe pertencia, podia vend-la no mercado e, assim, arrecadar o dinheiro necessrio para a sua carta de alforria. Essa figura pouco conhecida, metade escravo, metade campons, est tambm presente no sul dos EUA e do Caribe. Aqui Ciro Flamarion Cardoso apresenta-a numa viso desmistificadora da colonizao do novo mundo.

Ao contrrio do que se pensa, a causa principal da Guerra Civil Americana no foi a sublevao do Sul contra a deciso nortista de abolir a escravido. Foi, isto sim, uma represso armada do Norte contra a diviso do pas em dois e a criao, no Sul, dos Estados Confederados da Amrica. De 1861 a 1865, os dois lados se afundaram numa guerra sangrenta, desgastante e fratricida, que causou a vida de 618 000 norte-americanos, muito mais do que os 125000 que morreram na Primeira Guerra, os 332 000 da Segunda, os 55000 na Coria e os 57000 no Vietn.

Haiti. Pas africano por excelncia, pas negro, pas do vodu e do crole, animado de costumes ancestrais... Haiti tudo isso e muito mais: o pas da primeira independncia nas colnias no hemisfrio sul, o pas que, a partir de uma revoluo de negros e escravos contra os patres brancos das plantaes, estabeleceu a primeira repblica negra do mundo. No entanto, que acontecimentos teriam reduzido a riqussima Prola das Antilhas, colonizada pela Frana, condio de pas mais pobre da Amrica Latina e um dos vinte e cinco mais pobres do mundo?

Da crescente hegemonia espanhola, financiada graas pilhagem do ouro das Amricas, at a Revoluo Industrial inglesa. Do colonialismo imperialista do sculo XIX at a atual supremacia norte-americana e as crises capitalistas no sculo XX. 500 anos de histria, 500 anos de capitalismo como o modo de produo dominante em nvel mundial. De 1500 a 1980, Michel Beaud reconstitui, analisa e discute o significado econmico das guerras e conquistas, o significado sociolgico da confrontao de classes e a contraposio da doutrina liberal capitalista comunista.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

|72|

HISTRIA GERAL

Histria o prazer em ensino e pesquisa


Marcos A. da Silva
104 pgs.

Liberalismo e democracia
Norberto Bobbio
104 pgs.

Londres e Paris no sculo XIX o espetculo da pobreza


Maria Stella M. Bresciani
128 pgs.

Mercantilismo e transio
Francisco Falcon
104 pgs.

Este livro discute o ato de ensinar histria como dimenso do prazer do conhecimento nesse campo do saber. Nessa perspec va, a escola surge como ins tuio dotada de dignidade intelectual a ser garan da por meio de recursos tcnicos e humanos adequados e respeitados via manuteno e salrios dignos.

A existncia de regimes denominados liberal-democrticos ou democracias liberais leva a crer que liberalismo e democracia so interdependentes. O problema no to simples. Decifrar as relaes extremamente complexas entre o liberalismo e a democracia a tarefa que Norberto Bobbio se impe. Nesse ensaio, o leitor se defrontar com as origens do Estado liberal clssico de onde derivaram sociedades nas quais a participao no governo se restringe s classes possuidoras , que foi posto em xeque pelo crescente processo de democratizao decorrente da ampliao do direito de voto.

Bairros malditos, de ruas estreitas e populosas onde a cada passo se encontravam homens e mulheres acabados pela misria e superexplorao. Crianas seminuas apodrecendo na sujeira, sufocadas em antros sem luz e sem ar. Crimes, mendicncia, violentas manifestaes de rua. Essa era a realidade nos bairros operrios de Londres e Paris no sculo XIX. Cidades onde praticamente no havia diferena entre homem trabalhador, pobre e criminoso. Ali rondava o espectro das multides incontrolveis.

Filho do regime absolutista e do Estado Moderno, o mercantilismo impulsionou a expanso das grandes potncias europeias dos sculos XVI e XVII, orientando a formao do antigo sistema colonial. Neste livro, o professor Francisco Falcon analisa com rara competncia as estruturas polticas, prticas econmicas e ideologias que revolucionaram o mundo medieval e prepararam o terreno para o capitalismo.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|73|

HISTRIA GERAL

Mxico dos astecas independncia


Samuel Srgio Salinas
88 pgs.

Militarismo na Amrica Latina


Clvis Rossi
96 pgs.

Movimento e pensamento operrios antes de Marx


Osvaldo Coggiola
72 pgs.

Neocolonialismo a expanso imperialista do sculo XIX


Plato Eugnio de Carvalho
80 pgs.

O aspecto mais conhecido e divulgado da penetrao espanhola no Mxico a conquista militar. Entretanto, ela foi mais do que uma vitria pelas armas. Neste livro, Samuel Srgio Salinas demonstra que houve um encontro entre duas culturas, entre dois modos de produzir e conceber a vida material e espiritual. E que esse encontro trouxe consequncias para os europeus e para os habitantes das regies civilizadas da Amrica.

De tempos em tempos, os generais latino-americanos abandonam casernas e quartis para depor governos, compor governos, ou, como no caso do Brasil de 1964, serem o prprio governo. Uma situao que j dura 150 anos e que um reflexo de instabilidade do nosso continente. Um problema que, mesmo hoje, quando a maioria dos pases da regio volta-se para a democracia, ainda no parece estar prximo de acabar.

Quais as ideologias e formas de organizao da classe operria entre o fim da Revoluo Francesa e as Revolues de 1848? Sobre o pano de fundo de uma Europa em vertiginosa transformao, este livro excepcionalmente claro e bem construdo analisa as origens do pensamento e do movimento operrios em suas dimenses sociais e polticas.

Durante o sculo XIX, grandes potncias industriais promovem uma expanso territorial a fim de exportar capitais e assegurar matrias-primas e mercados. Essa poltica interferiu profundamente na evoluo histrica, econmica e social da frica e da sia. As ex-colnias dessas regies mesmo depois de libertas mantiveram laos de dependncia com as antigas metrpoles ou com outras potncias mundiais, uma situao denominada neocolonialismo.

Ensino mdio Ensino superior |74|

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

HISTRIA GERAL

O absolutismo poltica e sociedade na Europa moderna


Marcos Antnio Lopes
72 pgs.

Ciro Flamarion S. Cardoso


120 pgs.

O Egito antigo

O mundo antigo: economia e sociedade


Maria Beatriz B. Florenzano
110 pgs.

O nascimento das fbricas


Edgard de Decca
80 pgs.

O direito divino ao poder absoluto dos reis europeus, proclamado em plpitos e aceito por todos com fervor religioso, no pode ser julgado como absurdo por historiadores atuais. Resultando mais de necessidades prticas e circunstncias histricas do que da intelectualidade cortes, desempenhou um papel crucial na centralizao e consolidao do Estado Moderno.

Fugindo das abordagens convencionais do Egito antigo, que costumam apresent-lo como um mundo encantado de pirmides mgicas, este livro analisa diretamente as estruturas econmico-sociais e a histria poltica da civilizao egpcia. O estudo desses 2.700 anos de estabilidade em lngua, organizao social e poltica, desmistificador alm de ser imprescindvel para o entendimento do estgio intermedirio entre uma organizao tribal e uma sociedade de classes, regulada pelo Estado.

Do imprio greco-romano ficou uma imagem ornamentada, repleta de frases de sabedoria e obras de arte, mas, quase sempre, desprovida de bases econmicas e dinamismo histrico. precisamente contra esse vazio que surge este livro de Maria Beatriz Florenzano. As relaes de propriedade, as formas de explorao da terra, os vnculos entre cidade e campo, entre senhor e escravo que, ao longo de quinze sculos de Antiguidade, constituram os alicerces da riqueza e da cultura greco-romanas, revelam-se aqui despidos de todos os enfeites, numa linguagem acessvel e saborosa.

Dentre as utopias criadas a partir do sculo XVI, a glorificao da sociedade do trabalho foi a que se realizou mais desgraadamente... Ultrapassando a imagem cristalizada que o pensamento do sculo XIX produziu sobre a fbrica, reduzindo-a a um acontecimento tecnolgico, o autor reencontra a fbrica em todos os lugares e momentos onde esteve presente uma inteno de organizar e disciplinar o trabalho por meio de uma sujeio completa da figura do prprio trabalhador.

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior |75|

HISTRIA GERAL

O Oriente Mdio e o mundo rabe


Maria Yedda Linhares
116 pgs.

O populismo na Amrica Latina


Maria Lgia Prado
84 pgs.

O ps-socialismo
Alain Touraine
224 pgs.

O prximo e o distante Japo e modernidade mundo


Renato Ortiz
204 pgs.

Este livro permite conhecer a fundo a histria do Oriente Mdio e do Mundo rabe. Remontando crise do Imprio Otomano e interferncia dos ingleses e franceses na regio ao fim da Primeira Guerra Mundial, a autora analisa as razes dos conflitos tnicos, religiosos e polticos que tornaram o Oriente Mdio um verdadeiro barril de plvora.

Os melhores exemplos so Getlio Vargas e Juan Domingo Pron. Mas no so os nicos. A histria latino-americana est abarrotada de populistas. Nessa descrio do fenmeno populista, mais centrada na Argentina e no Mxico, Maria Lgia Prado analisa a ampla mobilizao das massas em torno de lderes carismticos que, sem romper com o regime de explorao capitalista, sabiam como atender certas aspiraes populares e, com isso, manipular a simpatia da populao na direo de seus propsitos e interesses.

A grande questo para mim rejeitar a concepo da histria que a reduz ao um fluxo incessante de transformaes em parte imprevisveis e que impediram de analisar tipos genricos de sociedades e regimes. A ideia central que defendendo, aqui como em outros livros, que ns no vivemos de maneira alguma o fim da histria ou da modernidade, mas somente a passagem de um tipo de sociedade para outro. Desde que escrevi essas pginas, parece-me que j atravessamos o perodo de maior desorientao e que recomeamos a atingir terreno seguro (...) Este livro se dirige a meus amigos brasileiros. A mensagem que ele lhes traz a de que sempre indispensvel observar e compreender os problemas e um tipo de sociedade, seja ela industrial ou ps-industrial, enquanto analisam os caminhos do desenvolvimento prprio de cada pas ou de cada regio do mundo. (Alain Touraine)

Neste novo livro de Renato Ortiz as coordenadas de tempo e espao se encontram para fornecer um retrato singular do Japo. A histria dessa grande nao o permanente pano de fundo. Como nos precedentes trabalhos desse autor, a copiosa informao que nutre o relato fundada em uma pesquisa sria e bem orientada. essa combinao que presidiu formulao das ideias e ao processo de redao. Os temas dominantes so o isolamento do pas durante sculos, graas sua feio insular, a questo da tradio examinada sob a tica das relaes de trabalho e da organizao familiar e social e o debate sobre a identidade nacional fortemente preservada no processo de conciliao do pas com uma vida internacional cada vez mais ativa e envolvente.

Ensino superior

Ensino mdio Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|76|

HISTRIA GERAL

Paris 1968 as barricadas do desejo


Olgaria C. F. Matos
108 pgs.

Patrimnio cultural: conscincia e preservao


Sandra C. A. Pelegrini
136 pgs.

Angela Mendes de Almeida


104 pgs.

Revoluo e guerra civil na Espanha

Pedro Paulo A. Funari e Glaydson Jos da Silva


104 pgs.

Teoria da histria

Em 1968, Paris estava em guerra. Palco mais representativo das manifestaes estudantis que nesse ano pipocavam em vrias partes do mundo, foi ali que uma gerao inteira, uma gerao que no acreditava mais nem na experincia do socialismo real nem nas maravilhas da sociedade de consumo, disse no s instituies, ocupou as universidades, levantou barricadas de paraleleppedos pelas ruas, enfrentou o nico poder que, segundo eles, ainda valia a pena enfrentar: o poder representativo da poltica com seus cassetetes e bombas de gs lacrimogneo.

Escrito com uma linguagem objetiva, aprofundada e inteligvel, Patrimnio cultural: conscincia e preservao visa auxiliar os professores do ensino fundamental, mdio e profissionalizante a dinamizarem o ensino e a aprendizagem sobre o que patrimnio cultural e natural. Aqui, a autora busca assessorar o professor no planejamento de atividades didticas que favorecem a percepo dos nossos bens patrimoniais materiais (Olinda, Ouro Preto, Braslia), imateriais (capoeira, frevo, samba de roda) e naturais (Pantanal, Foz do Iguau, Fernando de Noronha). Nessa direo, propem a efetiva articulao entre a escola, a comunidade e o exerccio da cidadania que so fundamentais para a promoo do direito memria, diversidade e incluso social. O livro chega num momento oportuno, no qual o reconhecimento das identidades plurais (gnero, religio, etnia) pressupe a aceitao das diferenas culturais chave para vivncia em sociedade. Trata-se de um novo referencial na abordagem de tais temas nos currculos escolares.

Espanha, 1936. De um lado, o governo constitucional republicano apoiado pelos anarquistas, comunistas, e pelas Brigadas Internacionais formadas por 25.000 voluntrios de 53 pases. Do outro, as tropas falangistas do generalismo Francisco Franco, 70.000 fascistas italianos e a Legio Condor, a elite da aviao nazista. Era o incio da Guerra Civil Espanhola: a um custo de um milho de mortos, a antessala da Segunda Grande Guerra.

Este livro expe, nas linhas essenciais, a teoria da histria. A partir das suas razes em Herdoto, pai da histria, chega-se at os complexos tempos atuais ps-modernos e seus novos paradigmas de compreenso dos homens, das culturas e do mundo. O leitor ver examinados, nesse processo, os dois termos da equao, teoria e histria, para mostrar que ambos evoluem em sua interpretao. A teoria desprende-se da ideia simples de viso de mundo, com seu componente de subjetividade. Histria supera a ideia ainda mais simples de testemunho pessoal e de passado que, na verdade, no passa e sim transita num continuum para o futuro. As progressivas teorias da histria apresentam-se, nessa sntese de dois professores universitrios brasileiros, tendo por fonte inspiradora grandes nomes do pensamento historiogrfico como Tucdides, Ccero, Tito Lvio, Santo Agostinho, Maquiavel, Vico, Herder, Hiebuhr, Michelet, Hegel, Marx, Engels, Febvre, Bloch, Monod, Burke, Braudel, Duby, Foucault, Derrida, Le Goff entre outros.

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

Ensino superior

|77|

LITERATURA GERAL

LITERATURA GERAL

Fernanda Pompeu
92 pgs.

64

Abrigo no Brasil (depoimentos)


Gudrun Fischer
232 pgs.

A guerra dos meninos assassinatos de menores no Brasil


Impossvel manter-se indiferente diante desta revelao: no Brasil h grupos de extermnio assassinando crianas uma por dia. So meninos e meninas torturados e maltratados ro neiramente por grupos encarregados de manter a ordem. Tal a realidade do menor marginalizado em vrias cidades brasileiras, como prova o relato estarrecedor do jornalista Gilberto Dimenstein, ganhador dos principais prmios de jornalismo nos lmos trs anos e autor de A Repblica dos padrinhos e Conexo Cabo Frio, livros, reportagens que comoveram o pas e abalaram alguns alicerces do poder.

A metrpole do trabalho
Marcio Pochmann
160 pgs. Coleo SP 21

Este livro traz sessenta e quatro histrias envolvendo situaes em torno do golpe militar e seus anos subsequentes. H um pouco de tudo personagens de direita, de centro, de esquerda e de esquerda volver. H os culpados da hora e os inocentes de sempre. O livro de co, mas a paisagem histrica. Da forma como est escrito sint co e direto pode ser apreciado pelas novssimas geraes. Gente que, felizmente, no faz ideia do que foi o Brasil sob os governos militares. No entanto, a sabedoria popular acerta, mais uma vez, ao dizer necessrio saber para no repe r. 64 bemhumo- rado e amargo ao mesmo tempo. Poderia ser diferente? Claro! Mas a seria outro pas, outra histria, outra autora, outro livro.

Mulheres judias alems abrigadas no Brasil contam sua fuga da Alemanha nazista. Suas lembranas so comoventes e dolorosas, esmulantes e informa vas. Cada uma elabora a fuga de forma diversa, o que se reete na variedade dos relatos, ora irnicos, ora secos, alguns sint cos, outros minuciosos.

Gilberto Dimenstein
110 pgs.

Para explicar como a cidade que no podia parar transformou-se no maior centro de desempregados do Brasil, o economista Marcio Pochmann foi buscar as razes histricas do trabalho em So Paulo, das Bandeiras industrializao, passando pela escravido. Para alm das causas do problema, o autor aponta tendncias do emprego na cidade. Este livro-retrospec va pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Interesse geral

Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

|80|

LITERATURA GERAL

A vila das meninas


Stella C. Ferraz
204 pgs. Coleo Aletheia

Albert Camus a libertinagem do sol


Rosto de garagista, sempre de gabardine. Desconou da "marcha da histria", enquanto sede e i nerrio dos poderes estatais, que comeam falando de jus a e acabam organizando polcias. Um libertrio de nossa la nidade, um homem trgico que espera acordar qualquer manh nas vestes do homem feliz. S se sen a bem entre operrios e atores de teatro. Preferiu acertar no sol e errar na histria. Deixou, no entanto, um severo afresco de valores humanistas radicais a serem respeitados em qualquer revoluo que deseje ser digna. Estamos agora viajando com ele, num Facel-Vega, em alta velocidade, rumo a Paris. Aproveitemos o pouco tempo que resta da viagem, pois uma fa dica manobra e uma rvore margem do caminho nos esperam para produzir o barulho insuportvel de lataria, para-brisas quebrados, e des no.
128 pgs. Coleo Encanto Radical

Horcio Gonzlez

As guas do meu poo


Ivone Gebara
248 pgs.

As sereias da Rive Gauche


A pea As sereias da Rive Gauche conta a histria de dois livros polmicos publicados no ano de 1928: O poo da solido, da inglesa Radclye Hall, e Almanaque das senhoras, da americana Djuna Barnes. Eles nham em comum o tema principal o lesbianismo , e suas autoras, alm de homossexuais, frequentavam sales literrios de Natalie Barney, conhecida como A safo de Paris. Sua casa funcionava como ponto de encontro de ar stas e diletantes de todo po, mas principalmente de ar stas lsbicas e bissexuais. Patrocinadora de jovens talentos, lsbica assumida, sem culpas, Natalie advoga de maneira pioneira aquilo que hoje chamamos de orgulho gay. A pea fala sobre o amor e a paixo lsbica, por meio das aventuras e desventuras amorosas das personagens. Deixa em aberto a pergunta: ser que as questes relacionadas homossexualidade mudaram nesses 75 anos?
144 pgs. Coleo Aletheia

Vange Leonel

Oculta num canto discreto do Jardim Paulista a vila de dona Eullia, um conjunto de meia dzia de sobradinhos pintados de cores vivas e alegres. ali que moram as meninas. Laila, Soraya, Pep, Telma e Nina. Mulheres que preferem amar mulheres. Amor forte, diferente, solidrio, doce, perturbador, inusitado, discriminado, proibido... pecado? esse o conito que explode na vida de Victria, a sobrinha de dona Eullia, quando se apaixona por Renata, irm de Telma.

Em busca de uma verdadeira liberdade para si e para todos, uma mulher, Ivone Gebara, debrua-se beira de seu poo para escutar suas guas profundas. Ela procura e descreve esse caminho, onde se esfuma a fronteira entre cincia e emoo. Levando em conta o eco de sua prpria histria, ela vai aos poucos desenhando, com impressionante lucidez, as novas faces da liberdade. Mergulhar em sua interioridade para enfrentar os conitos, mesmo aqueles aparentemente sem sada, constitui, na viso da autora, um dos caminhos que podem levar liberdade. Em um mundo de crescentes desigualdades, no qual o pensamento se v ameaado pela cultura global, beber As guas do meu poo um convite descoberta da aventura singular de cada um.

Interesse geral

Interesse geral

Interesse geral

Interesse geral

|81|

LITERATURA GERAL

Cassandra Rios
304 pgs. Coleo Aletheia

As traas

Baro de Itarar o humorista da democracia


72 pgs. Coleo Encanto Radical

Na poca em que Cassandra Rios publicou seus livros, no fazia parte do repertrio da sociedade a mulher como ser forte, independente da gura masculina. E, mesmo assim, trabalhando dentro do repertrio limitadssimo de sua sociedade, ela ousou nos trazer personagens como Andra, em As traas. Cassandra Rios iguala homossexuais e heterossexuais como gente. Pessoas com suas par cularidades e excentricidades. Justamente por isso Cassandra Rios foi chamada de papisa do homossexualismo, pois atreveu-se, aos 16 anos, a inserir a gura da lsbica em um po de literatura que alcanou milhos de pessoas. (Lcia Facco, escritora e doutora em Literatura Comparada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Leandro Konder

Caio Prado Jr. um intelectual irresistvel


Historiador, gegrafo, economista, pol co e editor, Caio Prado Jnior foi um dos maiores intelectuais brasileiros do sculo XX e um dedicado militante comunista. Rompeu tradies sociais, sofreu exlios e prises, sem nunca abrir mo de seu pensamento independente.
128 pgs. Coleo Encanto Radical

Maria Clia Wider

Chocolate amargo
Renata Pallottini
112 pgs.

Tem mais coisa no ar, no apenas avies de carreira. Tem apporelly-poeta a declamar a pindaba. Tem um duque rebaixado a baro, jornalista, sa rizando o poder estado-novista. Cheio das manhas. Tem um nobre vereador comunista sequestrado e torturado por ordem e graa dos camisas-verdes. Um almanaque inteligente para deliciar todo o mundo. E um velhinho de alvas e longas barbas, o talento em pessoa. O tempo que vai no volta. Ser, Baro?

A poesia de Renata Pallo ni possui dois registros fundamentais. Um indignado, que se volta para os humilhados e ofendidos (...) e o outro mais lrico, de carter existencial. Mas ambos os registros no formam unidades isoladas, tanto que neles percep vel a mesma viso de mundo: a ideia de que a realidade fere a concepo de que poeta um lho sensvel disso tudo. Vem da que a poesia de Renata seja ao mesmo tempo terna e crua, dolorosa e resignada, plangente e irnica. A existncia dos contrrios jus ca-se pelo fato de sua poesia ser tudo, menos complacente ou mesmo bem comportada. (lvaro Cardoso Gomes)

Interesse geral

Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

Interesse geral

|82|

LITERATURA GERAL

Chuva sobre Havana


Julio Travieso Serrano
240 pgs.

Cidade em pedaos
Aldaza Sposati
174 pgs. Coleo SP 21

Cirurgia em campo aberto


Aureliano Biancarelli
184 pgs. Coleo SP 21

Crime de honra
Cassandra Rios
64 pgs. Coleo Aletheia

A capital de Cuba, que h mais de meio sculo tem presena permanente no imaginrio do mundo inteiro, retratada neste romance de Julio Travieso Serrano de forma impressionante. Aqui, um povo cuja vocao parece ser a da alegria, da msica, do sensualismo tropical, da criatividade e cordialidade (em muitos aspectos identificado com os brasileiros), surge enviando problemas, s voltas com a sua moeda nacional a que ningum d valor, com a falta de empregos, com a necessidade de evadir-se dessa belssima ilha, prola das Antilhas, em botes sobre pneus de caminho. Os ex-combatentes da ditadura Batista cados em desgraa, como o narrador desta histria, podem tornar-se permuteros, negociantes de imveis desocupados. Uma mulher adorvel, Mnica, jinetera, prostituta busca de dlares de estrangeiros em Havana. Eles se apaixonam, num frenesi ertico que tem fora para acabar bem e carma para acabar mal.

Neste extenso levantamento sociogeogrco, a vereadora e professora da PUC-SP Aldaza Sposa mostra que, no caso paulistano, as partes no necessariamente se somam em um todo que podemos chamar de cidade. Com o auxlio de uma srie de mapas, a autora revela uma So Paulo parida pelas desigualdades e pelas incompetncias burocr cas. Este livro-mapa pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Como melhor retratar a sade de uma cidade? Em vez de um frio levantamento estas co, o jornalista Aureliano Biancarelli preferiu ouvir os relatos e acompanhar a jornada de mdicos, curandeiros e pacientes. Essa "cirurgia em campo aberto" disseca os dramas co dianos de So Paulo, mostrando ao leitor o lado humano da sade. Este livro-reportagem pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Escrever alivia, o nico desabafo, diz a certa altura o angus ado personagem narrador de Crime de honra. Alm disso, abrir as janelas e uivar at sen r gutural a letra inicial do nome de quem ama o que pode fazer esse narrador, atormentado pelo desejo e assediado por sua prpria homofobia. Essa uma das chaves do breve romance de Cassandra Rios, romance escrito num jorro s, ou melhor, num uivo s. Texto em modo confessional, Crime de honra ecoa vozes como as de James Baldwin, de Caio Fernando de Abreu e outras que contriburam para melhor compreenso da epistemologia do enrus mento (como dene Eve Kosofsky Sedgwick), o armrio em que se encerra o desejo de tantos aparentes heterossexuais. Mas no espere um tratado psicolgico: Cassandra de Crimes de honra a autora conhecida de tantas geraes, escritora coloquial, direita, que consegue penetrar na mentalidade masculina mais enraizada em nossa cultura. (Jos Ga , professor da Universidade Paulista e Universidade Federal de So Carlos)

Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

Interesse geral

|83|

LITERATURA GERAL

Cruz e Souza o negro branco


Quem toca neste livro toca numa vida. A vida problem ca e atormentada de um negro genial que chegou a ser um dos maiores poetas do Brasil. O Cisne Negro, o Dante de bano, como j foi chamado, a gura central do nosso simbolismo, esse movimento to importante e to pouco entendido. Negro Cruz e Sousa. Negro simbolismo brasileiro. Ambos, alvo do preconceito. Da segregao. Da incompreenso. Acompanhando a trajetria de Cruz e Sousa, voc vai ver o que o Brasil tem de pior. E de melhor. Pobre Cruz. Ele era o melhor.
80 pgs. Coleo Encanto Radical

Paulo Leminsky

Jair Ferreira dos Santos


174 pgs.

Cybersenzala

Dores, amores e pincis


Bertha Solares
80 pgs. Coleo Aletheia

Evita a militante no camarim


Camarim: caldeira teatral de cores, nomes e smbolos. "Evita": um nome enga lhado num camarim. Solto na sociedade argen na, esse nome provoca uma mobilizao social contra os an gos poderes da repblica oligrquica. Ecoando nos modos passionais da fala polca, evoca matrias literrias, sadas de radionovelas. Falas folhe nescas que se situam no centro de uma gigantesca ciso cultural.
128 pgs. Coleo Encanto Radical

Horcio Gonzlez

"Sobre a cabeceira da cama, onde havia antes um quadro com divindades e elefantes indianos cheio de vermelhos e dourados pra todo lado, estava agora uma daquelas gordotas de Botero, imensa, rosada, estendida em nu frontal sobre lenis. Sua sensualidade obtusa e sua melancolia fur vamente irnica mostravam o quanto as gordas podiam juntar, at para um tapado em pintura feito eu, poesia insolncia." "Ela parecia, como a maioria dos brasileiros, cheia de energia frustrada." "Tni, claro, detestava o trabalho, adorava o dinheiro. No eram no entanto as posses nem o poder dos ricos que o mobilizavam; sen a-se atrado antes pelos cenrios, as solenidades da riqueza com seus rituais, mulheres, joias, roupas, objetos e gestos radiantes congelados no limite do ofuscamento. Nele, em algum ncleo mole no qual boiava a palavra chique, vicejava a iluso de que somente entre os bacanos parecia estar a verdadeira vida, que devia ser uma sucesso de momentos excepcionais."

Brasil, m dos anos 1960. Lo, jovem bonita da elite mineira, descobria, nessa poca, a sua homossexualidade e o amor. Apesar de no ter optado pela militncia pol ca, tampouco por uma vida alterna va, sofreu as consequncias dos dois caminhos, trilhados por pessoas prximas a ela. Tempos depois, o des no a leva para Paris. L, sob um cu azul, seu caminho cruza com Virginie, uma inacessvel professora de losoa grega. A par r desse dia, a jovem ar sta comea a pintar o quadro deni vo de sua vida.

Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

Interesse geral

Ensinos mdio e superior Interesse geral

|84|

LITERATURA GERAL

Marco Adolfs
224 pgs.

F e fogo

Ilhas, veredas e buritis


Eliane Lage
352 pgs.

Jack Kerouac o rei dos beatniks


Antonio Bivar B. Lima
128 pgs. Coleo Encanto Radical

James Dean o moo da capa


A cem por hora, de tardinha, Jimmy sabia que no seu Porsche Spyder l mo po sua vida estava por um o. Insis u queria mais, sempre quis mais. E correu, e conseguiu. Ficou o smbolo de uma gerao moderna, cou a genialidade de uma carreira meterica e a marca destruidora de velhas iluses. O que nos resta, alm de um Camel e um mundo vermelho e azul? Muitas, novas iluses. E a estrada, e o sol poente nossa espera.
112 pgs. Coleo Encanto Radical

Antonio Bivar

F e fogo um romance que revela uma parte da histria pol co-administra va e religiosa do Brasil. Cenrio: a cidade de Nossa Senhora da Conceio da Barra do Rio Negro, em 1850. Na distante e quase esquecida Provncia do Amazonas, um dram co incndio a nge a pequena igreja matriz. Esse fato torna-se, ento, mo vo para que quase toda a populao do pequeno vilarejo se una para a reconstruo da matriz. Neste livro, a histria e as histrias cruzam caminhos, permeados de paixo, poder e mistrios, enquanto a igreja erguida.

Eliane foi a pessoa mais simptica, mais culta e mais verdadeira que conheci no meio artstico. Eliane no fsico, esprito. (Anselmo Duarte)

Ele foi um anjo de inocncia. Acreditava encontrar nas estradas da Amrica a alma de sua terra e sua gente transformando a experincia na quintessncia da literatura, extrapolando os grandes que o inspiraram. Conseguiu? Sem dvida. Contudo, ao se tornar o arauto da nova a tude pois no era o nico encontrou, assim como o cu, o inferno. Da confraria beat, Jack Kerouac foi o primeiro a deixar este mundo. Mas tornou-se seu cone mais representa vo, um modelo de inspirao para cada nova gerao. Como os heris, os santos e os mr res de todos os tempos.

Ensino superior Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

Interesse geral

Interesse geral

|85|

LITERATURA GERAL

120 pgs. Coleo Encanto Radical

Paulo Leminsky

Jesus a.C.

Karl Marx o apanhador de sinais


A revoluo se inicia nos pases mais evoludos ou nos mais atrasados? Muitas vezes Marx respondeu a essa pergunta. E nem sempre a respondeu da mesma forma. Em 1844 escreveu que o dia da ressurreio da Alemanha seria anunciado pelo canto do galo francs. O anncio da revoluo, nesse momento, surgia no pas historicamente mais avanado, a Frana, mas a sua verdadeira repercusso ocorreria na Alemanha menos desenvolvida. Nas mais diversas realidades, Marx procurou iden car o canto do galo os sinais da revoluo. Ora na Europa, ora na China, ora na Rssia. O problema era sempre o mesmo: em um mundo que esperava a revoluo, onde cantariam os galos? No podia ser pego de surpresa o apanhador de sinais.
128 pgs. Coleo Encanto Radical

Horcio Gonzlez

Machado de Assis as artimanhas no humano


Luzia de Maria Rodrigues
80 pgs. Coleo Encanto Radical

Madame Sat com o diabo no corpo


O lme Madame Sat (2002), sucesso do cinema brasileiro, mostrava as paixes e o incio da carreira criminosa de Joo Francisco dos Santos. Essa pequena biograa conta um pouco mais. Fala do Madame Sat rei da Lapa, formidvel brigo, presidirio contumaz, uma lenda que acabou resgatada no nal de sua vida. Talvez no tenha sido o maior dos malandros. Mas foi o que sobreviveu para contar, e capitalizar, sua histria. Mais malandro que isso, segundo Moreira da Silva, s o gato "que come peixe sem ir na praia.
80 pgs. Coleo Encanto Radical

Rogrio Durst

Mal-aventurados os que se rendem s verdades absolutas sobre Jesus. Se foi reformador ou revolucionrio, fariseu dissidente ou profeta iluminado, nada disso nos contam os Evangelhos. Jesus sabia se esconder bem entre as muralhas e as palavras. Indiscu vel apenas que sua doutrina tomou o poder no Imprio Romano sem levantar uma espada. Entender suas parbolas mergulhar num emaranhado de signicados que se mul plicam como os peixes do milagre evanglico. Peixes-smbolo de subverso da ordem vigente. Ler Jesus caminhar sobre as guas incertas que vm com fora e quebram em ondas de interpretaes. Nas praias, porm, s existe a certeza de que ele era um superpoeta.

Figura mpar e majestosa, ao mesmo tempo em que atrai, tambm assusta: in mida quem com ele ainda no estabeleceu in midade. Em oito captulos, abertos com epgrafes do poema "A um bruxo, com amor", de Drummond, a autora simula uma visita ao grande escritor, em sua casa do Cosme Velho. Assim, num dilogo imaginrio com o prprio Machado e, alternadamente, com um suposto leitor, Luzia de Maria constri o seu texto numa linguagem direta e envolvente, capaz de aproximar o leitor iniciante das bruxarias do grande mestre.

Interesse geral

Interesse geral

Ensinos mdio e superior Interesse geral

Interesse geral

|86|

LITERATURA GERAL

Mrcio Bilharinho Naves


"H sempre razo para se revoltar." O marxismo, dizia Mao, poderia ser sinte zado nesse princpio. Em sua trajetria de luta incessante, na guerrilha nas montanhas, na Longa Marcha, na su l elaborao dial ca em Yenan, no momento da libertao da China em 1949, em seu mal-estar com o "socialismo" e em seus esforos para prosseguir a revoluo dentro da revoluo que culminam com a revoluo cultural, Mao procurou sempre ser el a esse princpio. E essa histria que iremos acompanhar, como um processo complexo, contraditrio, mas que, mesmo em seus limites, deixa expostas as "razes" para a emancipao dos trabalhadores.
120 pgs. Coleo Encanto Radical

Mao o processo da revoluo

Luis Bernardo Perics


152 pgs.

Mystery train

O vo de uma equilibrista
Jandira Gualberto e Monique Derivo
120 pgs. Coleo Aletheia

Paixo de juventude uma autobiografia


Wilhelm Reich
200 pgs.

Mystery Train um convite para no uma, mas vrias viagens... Sem sair dos trilhos, a histria avana em contraponto s freadas bruscas, aos apitos estridentes, aos tneis sombrios, resis ndo como pode aos acidentes de percurso e mudanas de clima. Com isso, o texto atravessa suas paisagens, todas cheias de pequenas novidades... De todo esse painel que desliza contra o pano de fundo das Amricas, cam os quadros pinados a esmo, um pouco como os que vemos das janelas de nossos prprios vages, carros e lotaes, sejam eles reais ou inventados, venham eles do passado ou do futuro. E o leitor que embarcou nesse trem, sem saber muito bem para onde iria, torce para que em breve faa novas viagens, sem perder a inocncia, o amor pelos heris de sua infncia e a imaginao.

Encontro indito entre a festa e a sensualidade, o amor e os rituais da paixo. Luzes, calor e muito flego coroam, num voo livre e equilibrado, a essncia romn ca do Brasil e da Frana . O amor por uma mulher leva Julia Parker a um verdadeiro turbilho no Brasil, longe de sua vida tranquila na Frana. Levada de um pas para outro, ela oscila entre seus desejos, a razo dos seus sonhos, e a realidade, seus projetos e realizaes...

Ela era bonita, mas carecia de idealismo, encarava tudo de modo prosaico, falava constantemente em se casar, ter lhos, fazer sopa e assim por diante. No conseguiria me adaptar a isso! Quero viver, mas de modo diferente daquele que voc exige de mim! Vida, vida, grito por ela, anseio por ela, no quero rastejar, renunciar minha dignidade pessoal por duzentas coroas... Algumas pessoas me odeiam, outras me temem; muito poucas me desprezam, muitas me es ma mas por onde posso encontrar unidade o sen do de fazer parte, onde encontrarei aceitao para uma alma com desejo excessivo de dar!?

Interesse geral

Interesse geral

Interesse geral

Ensino superior Interesse geral |87|

LITERATURA GERAL

Pssaro rebelde
Stella C. Ferraz
144 pgs. Coleo Aletheia

Perscrutando o papaia
Rita Moreira
160 pgs.

Poemas do Brasil
Maria Teresa Horta
120 pgs.

Preciso te ver
Stella C. Ferraz
168 pgs. Coleo Aletheia

O amor e a atrao tm caminhos prprios que a razo no consegue jus car. Thas auditora e consultora empresarial: Carolina um encanto de gente, interessante, culta, declarou Thas. Yara a conheceu, foi amor primeira vista. Carolina fez as malas e foi com ela para Nova York, contou, recordando a dor que sen ra poca, ao ver Carolina apaixonada por outra pessoa. Ainda bem que nha ido embora. Thas viveu doze anos atrs um caso de amor de poucos meses com Carolina que jamais esqueceu, no se falam desde aquele tempo, por desejo da prpria Thas, que se afastou, decidida a no sofrer.

Saudada como poeta "genial" por Meno DeI Picchia j nos anos 1960, Rita Moreira trocou seus leitores por espectadores e acumulou alguns prmios como videomaker at que, nos anos 1990, a poesia se intrometeu de novo. Perscrutando o papaia prova que ela con nua a mesma, ainda que mudada. A mesma: dico nica, conciso, ironia. Destoando de um mau hbito dessas plagas na qual se mede a seriedade dos poetas pelo tdio que suas abstrusas sintaxes provocam no leitor , os poemas de Rita so transparentes, uentes, tm metro e msica. Vivem de ser poemas, no manifestos literrios. E no que a poeta mudou? Maturidade leveza. O humor riso leve ou risada aberta abrandou a brusquido e secura das coisas.

Maria Teresa Horta nome de referncia na literatura portuguesa desde seus primeiros livros. Foi, entretanto, com a publicao coleva de Novas cartas portuguesas, com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, em 1972, nos l mos anos da ditadura portuguesa, que seu nome ultrapassou as fronteiras de seu pas de origem, inclusive pela censura imposta ao livro em Portugal e pelas perseguies pol cas que as escritoras sofreram. autora de vrios livros, entre poesia, romance e conto. Esteve no Brasil em algumas oportunidades e numa delas, em 2007, homenageada pelos professores brasileiros de literatura portuguesa, comps os textos que integram estes Poemas do Brasil. Escritos desde a par da de Lisboa, os poemas falam do contato da poe sa com a cidade de So Paulo, a viagem pela Rio-Santos, a estada no Rio de Janeiro e a par da de volta a Portugal. Em todos eles, ca mais uma vez evidente a singularidade da voz po ca de Maria Teresa Horta, com as asas da palavra voando entre Portugal e Brasil.

Um romance de amor, conito e seduo, tendo por cenrio o arrojo moderno da Avenida Paulista, a tradio do Pacaembu, o charme da Vila Madalena e o pitoresco bairro do Bexiga. Adlia s queria se rmar na carreira e encontrar um amor que a arrebatasse e a envolvesse. E descobre, perplexa ela, que sempre escolheu os homens que quis , que est loucamente apaixonada por uma mulher! E, entre tantas, justo por Eva, a bela, fria e exigente execu va da Agncia Hensel de Publicidade, cuja vida elegante e sos cada esconde um segredo e uma cicatriz profunda.

Interesse geral

Interesse geral

Interesse geral

Interesse geral

|88|

LITERATURA GERAL

Santos Dumont ares nunca dantes navegados


O que atrai nesse homem de um metro e meio, com bigodes, alm do fato de ter inventado o avio? Talvez seja o seu sorriso enigm co, o seu olhar imperturbvel de profeta da cincia. Ou ainda, o seu entusiasmo pelo novo, sua urgncia em conseguir o que no pode, em alcanar alturas ignoradas, como um caro do sculo XX. Mas no apenas isso tudo que o faz radical. Lidar com a natureza nunca tentar o impossvel. Impossvel lutar contra os donos das guerras, os patres dos pases que fazem da morte uma necessidade econmica. Foi o que ele tentou fazer, porque s queria voar. isso tudo o que fascina em Santos Dumont.
120 pgs. Coleo Encanto Radical

Orlando Senna

Marlia Bernardes Marques


Foi como mdico sanitarista, intelectual e pol co, que ele lutou em defesa da criao e consolidao no pas de um sistema nico de sade, pblico e de alcance universal. Sergio Arouca foi um cidado brasileiro to demasiadamente comum quanto um ser humano admirvel, dotado de qualidades excepcionais.
192 pgs. Coleo Encanto Radical

Sergio Arouca um cara sedutor

Te espero o tempo que for


Samir Thomas
224 pgs.

Teresa e Isabel uma paixo


Violette Leduc
76 pgs. Coleo Aletheia

Interesse geral

Interesse geral

Se interessar por algum com a idade da sua lha. Amar um homem da idade do seu pai. Ser soroposi vo. Ser lha de pais catlicos. Ter recm-sado de uma separao. Morar com seus pais. Trezentos quilmetros de distncia. No vai ser fcil. Fcil foi se apaixonar. Perder o sono, sen r o corao bater mais rpido. Acreditar em des no e sen r que foram feitos um pro outro. Dizer eu te amo. Intuir que para sempre. Di cil so os outros. Com seus medos, frustraes, deturpaes e achismos. Suas regras obtusas, seus preconceitos enraizados, seu orgulho ferido. Impossvel desis r. Quem falou que o Amor no tem idade? O Amor adolescente. Destemido, livre de preconceitos, receios, amarras e impedimentos, ele no est nas racionalizaes, nos nmeros do tempo, no convencional, no conveniente. No precisa de mo vos, visto que o melhor deles, e no d explicaes. O Amor cona em si mesmo. O resto intraduzvel. Acho que foi Proust quem disse que o prprio do sen do o imprprio do enunciado. Eu concordo. Acho que o Samuel e a Lvia tambm Essa a histria do seu Amor. Que eles no entendem, nem querem entender, somente sen r. E viver. Penelope Nova, VJ da MTV

Num colgio interno, duas ninfetas descobrem o amor. Teresa ama Isabel que ama Teresa. Na sala de estudos, no refeitrio, no recreio, uma s pensa na outra, nas horas que tero juntas em loucas noites de paixo. Teresa e Isabel: nunca o amor entre duas mulheres foi descrito com maior intensidade er ca ou com maior ternura apaixonada que neste livro de Viole e Leduc. (Geraldo Galvo Ferraz)

Interesse geral

Interesse geral

|89|

LITERATURA GERAL

Um ano, dois veres


Bertha Solares
112 pgs. Coleo Aletheia

Uma mulher diferente


Cassandra Rios
184 pgs.

Vianinha Oduvaldo Viana Filho


Fernando Peixoto (org.)
224 pgs.

Vida e morte em So Paulo


Marcos Drumond Jnior
136 pgs. Coleo SP 21

a histria de duas Irinas. Uma brasileira, e outra viveu na Tchecoslovquia dos anos 1930, poca da ascenso do nazismo e da perseguio aos judeus. A Irina carioca cien sta e est indo para Praga par cipar de um congresso internacional. Leva consigo sonhos que a inquietam. A amiga psicloga disse-lhe que esses sonhos so reexos de sua solido e da vontade de encontrar uma mulher com quem compar lhar sua vida para sempre. So muitos os mistrios que envolvem essas duas Irinas. Mas vero na Europa, e a cidade de Praga est colorida de turistas. Quem sabe, ao dobrar uma esquina, ela encontrar seu passado e seu des no?

Curiosidade seguida por suspeita e obviamente pistas falsas como os personagens, eu tambm observo Ana Maria, essa mulher diferente, quando na calada da noite entra e sai de casa, caminhando por jardins e ruas da cidade de So Paulo. Com um olho no padeiro e outro no leiteiro, meus ouvidos tentam capturar as palavras na velha Tilica, enquanto um terceiro olho interior volta-se para o dete ve Grando. Os sen dos aguam enquanto os dedos viram as pginas deste, altamente inovador e pol co, romance policial de Cassandra Rios. O (a) leitor (a) seduzido (a) e conduzido (a) por um mapeamento e passagens er cas no espao urbano.

Esses textos (...) traduzem instantes diferentes, ar culam projetos ideolgicos que se instauram a par r do exerccio da cr ca e da autocr ca; esses textos, porque mergulham com entrega apaixonada em questes complexas ainda hoje retomadas e no resolvidas, porque oscilam entre um sectarismo em certos momentos inevitvel e at historicamente compreensvel (...) e uma maturidade que se descobre e se disciplina na luta por uma unidade contra a ditadura; esses textos, que devem ser lidos como uma parte do pensamento de Vianinha, (...) certamente serviro para es mular debates e incen var procuras. E devem ser examinados como contribuies no deni vas nem dogm cas, mas polmicas. Lidos assim, sero documentos vivos. No se tornaro contribuies para criar um Vianinha mito. Ao contrrio, so documentos contra o mito. A favor da cultura concebida como pr ca viva, contraditria, confusa, es mulante porque contestatria e ques onadora de mitos, sejam eles quais forem. (Fernando Peixoto)

O mdico Marcos Drumond Jnior tem uma ro na diferente dos colegas de prosso. Em vez dos vivos, ele trata dos mortos: analisando as razes dos bitos na cidade como um dos coordenadores do PRO-AIM ele iden ca os maiores riscos para a sade dos paulistanos, ajuda a denir prioridades nas pol cas pblicas e a aumentar a expecta va de vida em So Paulo. Este livro-radiograa pertence srie SP 21 um panorama dos caminhos da metrpole neste novo milnio.

Interesse geral

Interesse geral

Interesse geral

Ensino superior Interesse geral

|90|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que aborto
Danda Prado
96 pgs.

O que ao cultural
Teixeira Coelho
96 pgs.

O que administrao
Paulo Roberto Raymundo
(no prelo)

O que agricultura sustentvel


Eduardo Ehlers
96 pgs.

A discusso sobre a legalizao do aborto, prtica que to antiga quanto a histria da humanidade, nos parece retrgrada, diante do avano universal de comprometimento com a sade pblica. Enquanto efetivamente reduz a mortalidade materna, e recentemente foi demonstrado que promove reduo da criminalidade em uma comunidade fechada, o que grupos sociais ficam discutindo quando pretendem o seu impedimento legal? A legalizao, competncia do estado laico, no aumenta o nmero de mulheres submetidas ao aborto, portanto, no representa ameaa queles que rejeitam o procedimento. (Dra. Luciana Nobile)

Centros culturais pomposos como elefantes brancos. Programas de difuso da arte vazios como car lhas velhas. Comunicao de massa querendo passar por cultura democr ca. Como evitar essa barbrie? Como sair da sopa do tudo igual e fazer da cultura o grande mecanismo de mudana social que ela pode ser?

No mundo de organizaes em que vivemos, a Administrao d o formato das nossas relaes sociais de forma quase onipresente. No di cil encontrar e perceber nos ambientes que frequentamos os seus elementos, mas precisamente por se tratar de alguma coisa ampla nessa medida, o seu exame exige variados enquadramentos, sob diversos pontos de vista. Na sua forma mais simples, a Administrao pode ser apenas um despretensioso conjunto de normas burocr cas para disciplinar o co diano dos escritrios. Mas no seu universo esto em jogo tambm fatores responsveis por boa parte da tenso da vida moderna, como o poder nas hierarquias e as relaes de trabalho.

Produzir alimentos de boa qualidade em escala suciente para atender a uma demanda mundial que no para de crescer e, ao mesmo tempo, conservar os recursos naturais um dos principais desaos a ser enfrentado no sculo XXI. Mas ser que isso j possvel? Ou ser que essa empreitada requer ainda novos conhecimentos cien cos e tecnolgicos que permitam ampliar a produ vidade das lavouras e reduzir seus impactos ambientais? O que agricultura sustentvel procura responder a essas questes e tambm apontar alguns caminhos que podem aproximar a agricultura do ideal da sustentabilidade.

reas de interesse: sade, sociologia, psicologia, poltica

reas de interesse: comunicao, poltica cultural

reas de interesse: administrao, economia

reas de interesse: cincias, ecologia, geografia, gesto ambiental, agronomia, desenvolvimento sustentvel, meio ambiente

|94|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Arletty Pinel e Elisabete Inglesi


104 pgs.

O que Aids

O que alcoolismo
Jandira Masur
80 pgs.

O que anarquismo
Caio Tlio Costa
126 pgs.

O que angstia
Andr Gaiarsa
86 pgs.

Viso informa va sobre a doena mais assustadora do m do sculo XX, deixa claro como se d a transmisso do vrus HIV, sua evoluo, os tratamentos que tm mostrado resultados e o que se oferece em termos de servios (ou falta deles). Um histrico mostra ainda os erros e os acertos desde que a doena surgiu e a importncia da solidariedade e do ques onamento dos preconceitos para impedir o avano dessa que a epidemia mais reveladora de nossas vulnerabilidades.

Quase todas as abordagens do alcoolismo tendem a ser preconceituosas e repressoras. Para muita gente, o alcolatra um doente, um fraco ou at mesmo um sem-vergonha. Mas algumas questes obje vas costumam car sem resposta: o que diferencia o beber normal do alcoolismo? A dependncia reversvel? Este livro elucida vo aponta e discute as principais e polmicas teses sobre o assunto.

No sen do comum, a anarquia sempre foi sinnimo de caos, baguna, desordem. Porm, essa ideia est bem distante do sen do da palavra grega anarchos, que dene o princpio do no governo, da no autoridade. Muitas foram as correntes pol cas que lutaram em defesa dessa ideia. Narrando a histria dessas lutas, na Europa e na Amrica, da vida de seus principais ar culadores e da represso s suas a vidades, Caio Tlio Costa nos introduz a um dos mais importantes movimentos pol cos internacionais da histria contempornea.

s vezes, nem na praia, cu azul, mar azul, conseguimos nos livrar de um sen mento vago de apreenso e medo, to vago e to doloroso que parece coisa de outro mundo: a angs a! Para Freud, a angs a vaga porque vem do inconsciente, ela est dentro de ns. Essa leitura o aproximar das causas da angs a, mostrar como funciona nosso psiquismo e o que pode estar por trs daquele famoso sei l... mil coisas....

reas de interesse: sade, cidadania

reas de interesse: psicologia, sociologia

reas de interesse: poltica, histria, sociologia

reas de interesse: psicologia, psicanlise

|95|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que apartao
Cristovam Buarque
96 pgs.

O que apocalipse
Paulo Nogueira
136 pgs.

O que arquitetura
Carlos A. C. Lemos
88 pgs.

O que arte
Jorge Coli
136 pgs.

Apartao ou apartheid social: a diferena que os brasileiros ricos e quase ricos comeam a assumir em relao aos pobres; a aceitao da misria ao lado, com o cuidado de se construir mecanismos de separao. Este livro mostra a origem do conceito, a fabricao do apartheid social no Brasil, ajuda a entender o que est acontecendo e faz despertar para o problema.

Os textos apocalp cos exerceram um profundo fascnio no mundo ocidental, em especial no perodo medieval, seja inuenciando grupos de protesto, seja em representaes ar s cas. Em temas apocalp cos possvel iden car temores e desejos recorrentes da cultura ocidental. Na atualidade, devido ao nosso desconforto com a linguagem m ca, os apocalipses an gos e, em especial, o Apocalipse de Joo, foram relegados ao status de literatura sectria e esotrica. Mas esgota-se aqui sua inuncia no mundo atual? Esta obra prope uma abordagem que nos permita compreend-los como narra vas densas de como o mundo, a sociedade e o sagrado (em todos os seus aspectos antagnicos) interagem em tramas dualistas e dram cas, alm de mostrar uma importante estrutura de compreenso de mundo de judeus e cristos na An guidade.

Bem mais do que planejar uma construo ou dividir espaos para sua melhor ocupao, a arquitetura fascina, intriga e, muitas vezes, revolta as pessoas envolvidas pelas paredes. Isso porque ela no apenas uma habilidade pr ca para solucionar os espaos habitveis, mas encarna valores. A arquitetura desenha a realidade urbana que acomoda os seres humanos no presente. o pensamento transformado em pedra, mas tambm a criao do pensamento. Do seu, inclusive. bom conhec-la melhor.

Da harmonia grega ao kitsch de todos os tempos. Da Mona Lisa Marilyn de Andy Warhol. Anal, quem decide o que e o que no arte? Todos os que tentaram deni-la criaram concepes parciais, limitadas no seu tempo e espao. Nesse contexto simples e direto, Jorge Coli desvenda o enigma.

reas de interesse: sociologia, poltica, economia

reas de interesse: antropologia, histria, teologia

rea de interesse: artes

rea de interesse: artes

|96|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Juan Alfredo Csar Mller e La Maria Pileggi Mller


70 pgs.

O que astrologia

O que astronomia
Rodolfo Caniato
102 pgs.

Joo-Francisco Duarte Jr.


96 pgs.

O que beleza

Debora Diniz e Dirce Guilhem


72 pgs.

O que biotica

Desde que surgiu, h cerca de trs mil anos, provavelmente na Babilnia, a astrologia vem inuenciando e causando polmica nas diversas culturas da humanidade. Muita gente quase foi para a fogueira por defender o princpio de que tudo o que acontece no cu se repete na terra... Mesmo assim, tantos foram os que a defenderam e a ela emprestaram seus conhecimentos, como Ptolomeu, So Toms de Aquino, Galileu, Jung e tantos outros, que a astrologia hoje j considerada uma cincia.

Um panorama das conquistas do homem em busca da compreenso do Universo dos primi vos conceitos aos mais recentes avanos da cincia (como a radioastronomia), passando por Coprnico, Kepler, Galileu e Newton. Uma vez munido das ferramentas bsicas da astronomia, o leitor poder acrescentar, ao prazer est co da contemplao do cu, o prazer de saber como tudo isso funciona: como e por que as estrelas brilham.

Diariamente ouvimos falar em beleza. Das propagandas de cosm cos poesia: as feias que me desculpem, mas beleza fundamental, dizia o poeta Vincius de Moraes. Mas qual o verdadeiro signicado de beleza? Para alguns, ela deve seguir normas, leis e formas ideais. Entretanto, quais so os critrios usados para se dis nguir o belo? Quem est apto para fazer esse julgamento? O importante discu r a questo da beleza sob vrios prismas. Mais do que um conceito pr-estabelecido, a beleza representa uma forma de as pessoas se relacionarem entre si e com o mundo.

A bio ca um discurso sobre a tolerncia. O reconhecimento da pluralidade moral da humanidade e da ideia de que diferentes crenas e valores regem temas como o aborto, a eutansia e a clonagem tornaram impera va a estruturao de uma disciplina acadmica que reita sobre esses conitos, frequentes no campo da sade. H poucos textos sobre bio ca publicados em lngua portuguesa, e um nmero ainda menor de autoria de brasileiros. As publicaes disponveis so, em geral, obras compilatrias e tem cas. Este livro redireciona o es lo tradicional de apresentao da bio ca no Brasil, optando por par r das teorias e de suas cr cas, o que permite ao leitor se familiarizar com o assunto e ree r sobre as situaes de conito moral.

rea de interesse: interesse geral

rea de interesse: cincias

rea de interesse: filosofia

reas de interesse: cincias, sade

|97|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que budismo
Antonio Carlos Rocha
76 pgs.

Joo Clodomiro do Carmo


88 pgs.

O que candombl

O que capital
Ladislau Dowbor
96 pgs.

O que capital fictcio e sua crise


Rosa M. Marques e Paulo Nakatani
(no prelo)

Para alguns uma religio, para outros uma losoa, quaisquer que sejam as possveis denies do budismo, uma coisa certa: no alienao, como se pode pensar. Ao contrrio, uma forma de autoconhecimento, um veculo que contribui para a integrao plena do indivduo realidade. Neste livro voc encontrar uma panormica completa do budismo: sua histria, a meditao e seu desenvolvimento. Uma religio que inuenciou toda a sia e, cada vez mais, desperta o interesse do Ocidente.

Xang, todo-poderoso; Exu, mensageiro temido; Ians, senhora dos raios; Oxssi, bonito e sensual. Em uma sesso de candombl qualquer um desses santos pode baixar. So orixs, iden dades mitolgicas que fazem parte do Eu profundo de todos ns. Denem o comportamento e os desejos interiores de cada pessoa sem fazer dis no entre o bem e o mal. Anal, em cada pessoa pode haver o lado maternal de Oxum, a implicncia de Nana, a comba vidade de Ogum.

Numa anlise clara do capital, conceito complexo e mal compreendido, este livro procura tornar simples as formas que o capital assume, estudando sua transformao, vericando quem o cria, quem dele se apropria e com que nalidade. Superando os di ceis malabarismos tericos, o autor nos introduz de modo tranquilo aos problemas econmicos em geral.

Na poca em que Marx escreveu O Capital, o dinheiro ainda era cons tudo pelo ouro. Assim, no captulo sobre as partes cons tu vas do capital bancrio, ele mostra que, sobre a base de um pequeno volume de milhares de libras esterlinas de reservas em ouro, erigia-se um a vo de milhes de libras em tulos e crditos bancrios, tudo isso, como capital c cio. Nos dias atuais, a nica diferena que no h mais ouro como base e fundamento do capital c cio bancrio, pois as reservas so cons tudas pelo dinheiro estatal, nacional ou estrangeiro, sem lastro e com curso forado. Alm disso, a ampliao do conceito de base monetria caminha pari passu com a criao de capital c cio.

reas de interesse: religio, antropologia, filosofia

reas de interesse: religio, antropologia, filosofia

reas de interesse: economia, poltica

reas de interesse: economia, poltica

|98|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Rabah Benakouche
96 pgs.

O que capital internacional

O que capitalismo
Afrnio Mendes Catani
120 pgs.

O que clula-tronco
Marlia Bernardes Marques
88 pgs.

Maria de Lourdes Manzini Covre


80 pgs.

O que cidadania

O que representam as naes dentro das relaes econmicas internacionais? E como essas relaes se transformam a par r do uxo de mercadorias e de servios que se estabelecem entre os pases? O autor deste livro analisa as concepes econmicas de nao e os problemas surgidos com a passagem do sistema de troca internacional para a internacionalizao do capital.

De modo claro e did co, este livro discute o que capitalismo a par r das obras clssicas de Karl Marx e Max Weber e de estudos mais recentes. Alm de analisar o desenvolvimento e as crises do sistema no mbito internacional, mostra tambm como o capitalismo evoluiu no Brasil desde a Colnia at os dias de hoje.

Este livro uma contribuio oportuna e indispensvel ao enriquecimento de um dos temas contemporneos mais desaadores envolvendo a cincia: o uso das clulas-tronco embrionrias. A autora aborda o tema com um enfoque abrangente e integrador, descrevendo e analisando a forma histrica e social assumida, at o presente, pelo dilema que fervilha a cada dia nas pginas dos jornais do mundo todo. Analisa uma a uma as jus caes presentes nas numerosas vises em confronto, prudentemente tentando manter a devida distncia dos indisfarveis interesses em jogo.

Relacionada ao surgimento da vida nas cidades, a cidadania signica em l ma instncia o direito vida no sen do pleno. Este livro claro e oportuno mostra que esse direito precisa ser construdo cole vamente, tanto na luta pelo atendimento de necessidades bsicas (alimentao, moradia, sade, educao) quanto num plano mais abrangente, que envolve a discusso sobre o papel do prprio homem no Universo.

reas de interesse: economia, poltica

reas de interesse: economia, poltica, sociologia, histria

reas de interesse: cincias, sade

reas de interesse: poltica, sociologia, direito

|99|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que cidade
Raquel Rolnik
88 pgs.

Jean-Claude Bernardet
120 pgs.

O que cinema

O que computador
Agenor Martins
108 pgs.

O que comunicao
Juan E. Diaz Bordenave
112 pgs.

Pare, olhe e pense. Cada conjunto de prdios e vias de trfego, povoado por milhares, s vezes milhes de pessoas, como voc sabe uma cidade. E no faz muito tempo que elas existem. As primeiras surgiram h apenas 5.000 anos, nos vales da Mesopotmia. De l para c, muita coisa mudou... Este livro parte das referncias mais diversas para chegar ao que as cidades tm de mais essencial e comum. Mais do que isso, mergulha nas metrpoles capitalistas, suas origens e contradies. De Babel a Braslia, o lugar onde a gente vive, estuda, trabalha e procura ser feliz.

Em 28 de dezembro de 1895, Paris assis u primeira exibio pblica do cinematgrapho. Mas nem seus prprios criadores, os irmos Lumire, acreditavam no sucesso daquele aparelho inicialmente projetado para pesquisas cien cas de movimentos. Quase um sculo depois, o cinema se transformou no mais fants co criador de iluses, cuja impresso de realidade s vezes se presta dominao ideolgica e comercial.

O computador est deni vamente integrado em nosso dia a dia. Empresas, prossionais, estudantes e a populao em geral, todos j se familiarizaram com o uso e a manipulao dessa tecnologia inform ca. Mas, mesmo com a habilidade de manuseio e o conhecimento da potencialidade desses recursos, como funciona um computador? E essa resposta que o autor, que j trabalha nessa rea desde 1973, se prope a dar, numa linguagem leve, acessvel ao grande pblico e tecnicamente correta. O livro apresenta a essncia dos computadores, seus pos, programas e linguagens, bem como temas recentes e explosivos computadores biolgicos e computadores qun cos que no so fceis de se encontrar no mercado.

Um nal de campeonato no Maracan. O primeiro dia de sesso no Congresso Nacional. Uma feira livre de bairro. A hora da novela numa famlia qualquer. Esses so alguns dos cenrios imaginados pelo autor para descor nar o amplo e dinmico mundo da comunicao. Um mundo de signos e smbolos, da denotao e da conotao, dos cdigos analgicos e digitais. o mundo das novas tecnologias que aceleram e mul plicam as mensagens, transformando o planeta na aldeia global...

reas de interesse: sociologia, poltica

reas de interesse: artes, comunicao

reas de interesse: tecnologia da informao, cincias, educao

rea de interesse: comunicao

|100|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Paulo Nassar e Rubens Figueiredo


96 pgs.

O que comunicao empresarial

O que conto
Luzia de Maria
104 pgs.

O que contracepo
Kurt Kloetzel
96 pgs.

O que cooperativismo
Gilvando S Leito Rios
80 pgs.

As empresas brasileiras esto sendo submedas a desaos inditos que colocam em xeque seus processos de trabalho e suas estruturas. Este livro mostra como o dilogo correto e permanente com os diferentes pblicos (consumidor, comunidade, trabalhadores, sindicatos, governo etc.) tornou-se, para as empresas, to importante quanto um novo produto, uma nova fbrica ou a conquista de novos mercados.

Da incrvel Sherazade e suas mil e uma noites s fants cas histrias de Edgar Allan Poe, passando pelos mestres nacionais Machado de Assis e Clarice Lispector, o conto um dos mais populares es los literrios. Quem que nunca se arriscou a escrever algum? E quem ainda no se confundiu ao tentar denir esse gnero? Mrio de Andrade tentou Conto ser sempre aquilo que seu autor ba zou de conto e, assim, aumentou um pouco mais a popularidade dessas pequenas histrias.

Devo ou no devo ter um lho? Quero ou no quero? Se no, que mtodo usar? 82% das mulheres brasileiras sentem-se desinformadas sobre concepo e contracepo e, portanto, desarmadas para enfrentar essas dvidas. Para Kurt Kloetzel, o mais urgente esclarecer: o que esterilizao, quais os mtodos contracep vos, por que acontecem milhes de aborto por ano. Sabendo, ca mais fcil responder a pergunta: devo ou no devo?

Ao proporcionar a mul plicao dos lucros e respeitar a diviso classista da sociedade, o coopera vismo fortalece o sistema capitalista. E por isso mesmo no encontra nenhuma barreira ideolgica, econmica ou polca para o seu desenvolvimento. Mas ela no para a. Vai muito mais alm. Ao se apresentar como um modelo alterna vo e democr co de organizao, procura mudar o capitalismo e at super-lo.

reas de interesse: comunicao, administrao, marketing

reas de interesse: educao, comunicao, literatura

reas de interesse: sade, psicologia, educao

reas de interesse: economia, poltica, sociologia

|101|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que corpo(latria)
Wanderley Codo e Wilson A. Senne
88 pgs.

O que cristianismo
Ivone Gebara
88 pgs.

Jos Luiz dos Santos


96 pgs.

O que cultura

O que cultura popular


Antonio Augusto Arantes
88 pgs.

De repente o saudvel hbito de cuidar do prprio corpo se tornou uma obsesso. A princpio, tratava-se apenas de uma forma de recuperar a vitalidade e o bem-estar sico perdido nas engrenagens do trabalho alienado, ou, ainda, uma maneira de levantar o astral. Pouco a pouco, o remdio foi virando doena, xao, e o que era cuidado virou idolatria do corpo, isto , corpolatria. A luta contra a alienao se transformou numa outra alienao. Nosso corpo con nua um objeto semi-iden cado, e a felicidade, cada vez mais longe...

A expanso do cris anismo surpreendente desde o incio de sua histria. O nmero de igrejas e seitas das mais diferentes inspiraes tanto no Oriente quanto no Ocidente nos mostra at hoje sua capacidade de atrair is e de forjar iden dades. Mas o que esse fenmeno a que chamamos de cris anismo? A resposta questo da iden dade do cris anismo varia conforme a convico que temos de suas origens e conforme a adeso ao desenvolvimento ulterior no qual nos enquadramos.

A histria do homem marcada pela coexistncia de ml plas culturas. Essa variedade muito importante, pois observando as prcas e tradies de outros povos somos levados a ree r sobre a cole vidade qual pertencemos. Anal, ser que so gratuitas as diferentes formas de organizar a vida social, de conceber e expressar a realidade?

Carnaval? Vatap? Seresta? Folheto de cordel? Broa de milho? Anal, o que cultura popular? Embora nos ensinem a ter um modo de vida renado, civilizado e eciente culto , no conseguimos evitar que prcas populares pon lhem nosso co diano. Qual a inuncia dessas pr cas sobre nosso procedimento e cultura? Quais as condies para se transformar cultura pura em cultura popular?

rea de interesse: sociologia

reas de interesse: antropologia, religio

reas de interesse: educao, antropologia, sociologia

reas de interesse: educao, antropologia, arte

|102|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que darwinismo
Nlio Marco
96 pgs.

Josu Rios, Marilena Lazzarini e Vidal Serrano Jr.


Ao comprar qualquer produto ou pagar pela realizao de um servio, somos consumidores; e, desde maro de 1991, quando entrou em vigor o Cdigo de Defesa do Consumidor, temos os nossos direitos garan dos. Mas precisamos conhec-los e, acima de tudo, saber como reivindic-los. Esta obra pretende contribuir para isso. Anal, conscientes dos seus direitos e do seu papel no mercado, os consumidores sabero cada vez mais defender o seu bolso e a sua dignidade.
86 pgs.

O que defesa do consumidor

O que deficincia
Debora Diniz
90 pgs.

O que democracia
Denis L. Rosenfield
100 pgs.

Vinte e sete de dezembro de 1831. Vai comear a viagem do navio ingls Beagle ao redor do mundo. A bordo, um jovem naturalista chamado Charles Darwin. Amrica do Sul, Austrlia, oceano ndico, ao todo cinco anos de pesquisa. Com o material recolhido, ele desenvolveu sua obra maior, A origem das espcies, na qual explica o princpio da seleo natural, a teoria que ps a Igreja de cabelos em p, afirmou que o homem descende do macaco, e criou a fama de ser revolucionria.

Os estudos sobre decincia surgiram no Reino Unido nos anos 1970. Decincia no mais uma simples expresso de uma leso que impe restries par cipao social de uma pessoa. Decincia um conceito complexo que reconhece o corpo com leso, mas que tambm denuncia a estrutura social que oprime a pessoa deciente. Assim como outras formas de opresso pelo corpo, tais como o sexismo ou o racismo, os estudos sobre decincia descor naram uma das ideologias mais opressoras de nossa vida social: a que humilha e segrega o corpo deciente.

Pensar que a democracia tornou-se, no nosso sculo, uma questo vital para todos aqueles que se interessam pela construo de uma sociedade livre e justa. Num pas que vive a experincia de manifestaes pol cas caracterizadas por exigncias democr cas exigncias de um governo da maioria e de um governo regido por leis , a democracia mais do que nunca uma pergunta e uma resposta que diz respeito ao nosso futuro, futuro de homens livres e responsveis. Denis L. Roseneld mostra, em seu livro, como a democracia, no mundo moderno, terminou por confundir-se com o prprio des no da humanidade.

rea de interesse: cincia

reas de interesse: direito, administrao, economia

reas de interesse: sade, tica, sociologia, psicologia, educao

reas de interesse: poltica, histria, sociologia

|103|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Maria Luiza Silveira Teles


78 pgs.

O que depresso

O que design
Wilton Azevedo
96 pgs.

O que dialtica
Leandro Konder
88 pgs.

O que direito
Roberto Lyra Filho
96 pgs.

As pessoas no so deprimidas, elas esto deprimidas... Lendo este livro acessvel e muito obje vo, voc saber dis nguir a depresso da tristeza, conhecer suas causas e consequncias, suas mscaras, como ela se manifesta nas diversas etapas da vida e conseguir, com mais facilidade, ajudar(-se) a sair dela.

Este um livro que acabou se contagiando de sua proposta, tornando-se ele mesmo um design. Seus captulos acabam um a um engajados na necessidade de explicar o que design, por meio de sua diagramao. Minha inteno ao escrev-lo e projet-lo foi mostrar a necessidade que temos hoje de democra zar o quanto mais as linguagens, nos u lizando de vrias fontes de informao. Ao lidar com ele, voc estar manuseando um design grco, uma informao que no se restringe ao que se l, mas se expande ao que se v.

A trajetria da dial ca de sua origem, na Grcia an ga, quando era a arte do dilogo e da discusso, at hoje. Um modo de pensar que, ao privilegiar as contradies da realidade, permite que o sujeito se compreenda como agente e colaborador do processo de transformao constante por meio do qual todas as coisas existem. Herclito, Diderot, Rousseau, Hegel, Marx, Lukcs, Gramsci e Walter Benjamin so alguns dos pensadores que voc vai encontrar neste livro.

Quais as relaes entre direito e jus a, direito e ideologia, direito e conito social? Em linguagem clara e precisa, o professor Roberto Lyra discute as vrias dimenses do direito, apresentando-o no como conjunto imutvel de regras, mas como a vidade em permanente transformao.

reas de interesse: sade, psicologia

reas de interesse: artes, comunicao

reas de interesse: filosofia, poltica

reas de interesse: direito, filosofia, poltica

|104|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que dramaturgia
Renata Pallottini
136 pgs.

O que educao ambiental


Marcos Reigota
112 pgs.

O que educao fsica


Vitor Marinho de Oliveira
112 pgs.

O que educacionismo
Cristovam Buarque
164 pgs.

O que dramaturgia pretende e consegue expor a leitores dos mais variados pos os segredos da arte de escrever roteiros, textos dram cos e ans, alm de fornecer aos estudiosos do assunto informaes sobre os princpios tericos bsicos desse tema. Pensado para quem inicia a sua caminhada, este livro insiste em no complicar quando possvel explicar.

A educao ambiental, como perspec va educa va, pode estar presente em todas as disciplinas. Sem impor limites para seus estudantes, tem carter de educao permanente. Ela, por si s, no resolver os complexos problemas ambientais planetrios, mas pode inuir decididamente para isso, ao formar cidados conscientes de seus direitos e deveres.

Gins ca para o corpo e msica para a alma, Mens sana in corpore sano. Gregos e la nos antes de Cristo j se uniam no elogio ao corpo. Atualmente, as pessoas redescobrem os valores dos exerccios sicos e pracam jogging nas caladas e praias. As academias de gins ca e escolas de dana esto repletas. Os astros do Hollywood, Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, incenvam a pr ca do halterolismo. Mas se as alterna vas so muitas, as dvidas tambm. Seria tudo isso educao sica? Esse cuidado com o corpo realmente importante? Par cipao ou alienao?

O educacionismo considera que a civilizao industrial caminha para uma catstrofe, pois desiguala seus indivduos e degrada o meio ambiente. E o caminho para interromper essa marcha exige subs tuir a utopia da igualdade na economia para a igualdade na educao: o lho do trabalhador na mesma escola do lho do patro. Recusando aceitar a marcha ao colapso co, social e ecolgico e insisndo na busca de uma sociedade equilibrada, defende a reorientao do projeto civilizatrio para assegurar a mesma chance: entre classes, pela igualdade na educao, e entre geraes, por um desenvolvimento sustentado. Sua proposta toma a educao como o motor e propsito de uma nova utopia.

reas de interesse: arte, comunicao, educao

reas de interesse: educao, meio ambiente, sociologia, poltica ambiental

reas de interesse: educao, sade, sociologia, pedagogia

reas de interesse: educao, poltica, histria, sociologia, filosofia

|105|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que empresa
Raimar Richers
96 pgs.

O que enfermagem
Maria Jos de Lima
124 pgs.

O que enologia
Silvia Cintra Franco e Renata Braune
172 pgs.

O que erotismo
Lucia Castello Branco
80 pgs.

O que existe em comum entre a Volkswagen, a Rede Globo e a padaria da esquina? Muita coisa. Todas prestam servios, tm seus lucros e seus empregados. Produzem ou comercializam bens ou servios e assim sa sfazem as necessidades das pessoas. Inuenciam comportamentos e criam modas. Todas so empresas. di cil imaginar qualquer a vidade da qual no par cipem ou algum que viva sem elas. Mais di cil ainda compreender a sociedade atual sem compreender o que, anal de contas, a empresa.

A enfermagem compreendida como arte e cincia de pessoas que convivem e cuidam de outras: uma prosso dinmica, sujeita a transformaes permanentes e que est connuamente incorporando reexes sobre novos temas, problemas e aes, porque seu princpio co o de manter ou restaurar a dignidade do corpo em todos os mbitos da vida. Neste livro, a enfermagem sai de sua confortvel cpsula de assepsia e neutralidade acadmica, de poucas trocas e de poucas problema zaes em relao ao presente, para se dirigir a todos.

Desde tempos remotos, o vinho acompanha a humanidade e dele dizem maravilhas poetas e lsofos, profetas e mdicos: que alimento para o corpo e para o esprito, conforto e medicina, rito e magia. Dele se des- prende uma mirade de sensaes e emoes que encantam, consolam e mantm ca va a humanidade. Beber vinho uma experincia nica, pois o vinho como o gnio , uma vez aberta a garrafa, j no se deixa aprisionar e oferece um leque complexo de cores, aromas e sabores que se sucedem, surpreendem e seduzem. E isso se d porque o vinho est vivo, evolui da juventude maturidade e de l decadncia. No entanto, uma coisa beber vinho, outra cri-lo. E desse l mo e exaus vo processo que se ocupa a enologia. Nessa obra vamos conhecer os ml plos aspectos do fazer e do beber o vinho, sua histria, seu carter sagrado e profano. E enfa zar que o que faz o bom vinho o momento e a boa companhia.

Conta a mitologia grega que Eros, o deus do amor, par lhava todas as noites do leito de Psique, mas sempre no escuro. A mulher era proibida de olhar a face de Eros. Mas, uma noite, ela acendeu uma lmpada para ver o amante e ele, ao ter sua iden dade revelada, voou para longe. A par r de ento, ela saiu pelo mundo numa eterna busca do amor perdido. Uma busca que no s dela, mas de toda a humanidade. A busca do desejo. Para os an gos gregos, o desejo que nha o poder de transformar o imvel em movimento, o silncio em vida, e nha um nome: Eros.

reas de interesse: administrao, economia

rea de interesse: sade

reas de interesse: gastronomia, interesse geral

reas de interesse: sociologia, filosofia, psicologia

|106|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que escolha-profissional
Dulce Helena Penna Soares
112 pgs.

O que esporte
Manoel Tubino
56 pgs.

Sonia Vieira e Ronaldo Wada


92 pgs.

O que estatstica

lvaro L. M. Valls
88 pgs.

O que tica

Uma escolha no para sempre! Ela a melhor escolha para determinado momento. Mas preciso ESCOLHER! Denir qual curso seguir: Arquitetura? Direito? Medicina? Histria? Oceanograa? Todo ano milhares de jovens enfrentam os exames para ingresso nas universidades brasileiras. Seleo di cil de enfrentar. Expecta vas familiares e dos amigos podem ajudar ou dicultar neste momento. O que escolha prossional apresenta vrias reexes e dicas de como enfrentar este momento.

Atualmente, o esporte considerado um dos fenmenos socioculturais mais importantes por movimentar milhes de dlares no mundo e ganhar espao nas discusses cien cas. Por que ser que o esporte cresceu tanto em relevncia social e no interesse da sociedade internacional? O que signica esse fenmeno?

O custo de vida, a inao acumulada do perodo ou as tendncias do eleitorado. ndices que so fundamentalmente esta s cos. Para consegui-los so contratadas pesquisas, feitas entrevistas com milhares de pessoas, dados so coletados e analisados. Tudo para que se possa saber no m do ms quanto a inao mordeu o seu bolso, qual a popularidade dos pol cos e qual sabo em p o preferido pelas donas de casa brasileiras.

No existe povo ou lugar que no tenha noes de bem e mal, de certo e errado. Da Grcia an ga aos nossos dias, a ca um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades. Mas, apesar disso, as dvidas so muitas. Seria a ca apenas um princpio supremo que atravessa toda a histria da humanidade? E numa sociedade capitalista, qual a relao entre ca e lucro?

reas de interesse: educao vocacional, vestibular

reas de interesse: educao, sade

reas de interesse: geografia, administrao, economia

rea de interesse: filosofia

|107|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que tica em pesquisa


Dirce Guilhem e Debora Diniz
110 pgs.

O que etnocentrismo
Everardo Rocha
96 pgs.

O que existencialismo
Joo da Penha
88 pgs.

O que famlia
Danda Prado
96 pgs.

A ca em pesquisa um novo campo do conhecimento na interface de diferentes saberes. O obje vo aproximar cincia e ca, garan ndo que erros do passado no mais se repitam. Logo aps a Segunda Guerra Mundial, a ca em pesquisa foi considerada uma questo exclusiva de estudos mdicos, mas hoje uma armao da cultura dos direitos humanos na pr ca da pesquisa cien ca em todas as reas do conhecimento. No Brasil, o sistema de reviso ca tem mais de dez anos de existncia e conta com quase seiscentos comits de ca em pesquisa. Este livro apresenta o debate internacional e descreve as caracters cas do modelo brasileiro de reviso ca.

Se comparssemos o Brasil com os Estados Unidos, e o parmetro de comparao fosse o futebol, teramos o Brasil como o mais desenvolvido e os Estados Unidos como o mais atrasado. Se, por outro lado, o referencial fosse o nmero de grupos de rock, a ordem seria outra. Cada sociedade possui sua prpria cultura, sua prpria viso do mundo. A comparao e o confronto entre essas diversas iden dades o obje vo de estudo do etnocentrismo. Com isso, busca compreender melhor o prprio ser humano e sua relao com o mundo que o cerca.

Mais que uma doutrina losca, o existencialismo passou a ser iden cado como um es lo de vida, uma forma de comportamento que designava a tudes excntricas e caracterizava seus seguidores como depravados, promscuos e mrbidos. Tudo que infringisse as regras estabelecidas, a linha divisria entre o certo e o errado, era considerado existencialista. O autor, despojando-se dessas ideias preconcebidas e fantasiosas, caracteriza os traos gerais dessa doutrina, seus antecedentes loscos e sua relao com o marxismo.

Todo mundo tem, ou j teve, uma famlia. Mas isso no signica que saibamos dizer o que ela . Neste livro, a professora Danda Prado, autora de numerosos ar gos e livros sobre o assunto, discute o conceito de famlia, analisando as diferentes formas e nalidades que as associaes de parentesco apresentaram ao longo da histria e as modicaes por que vm passando depois da revoluo dos costumes.

reas de interesse: cincias, histria, cultura

reas de interesse: antropologia, histria

rea de interesse: filosofia

reas de interesse: antropologia, sociologia, psicologia

|108|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que feminismo
Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy
80 pgs.

O que filosofia
Caio Prado Jr.
108 pgs.

O que filosofia contempornea


Paulo Ghiraldelli Jr.
144 pgs.

O que filosofia medieval


Carlos Arthur Nascimento
88 pgs.

Feminismo: um termo que traduz todo processo desenvolvido ao longo da histria, e que con nua a ser trabalhado diariamente, em todos os espaos da vida social. Como todo processo de transformao, contm contradies, avanos, recuos, medos e alegrias. Para entend-lo, preciso confrontar a situao da mulher na sociedade an ga, medieval e moderna, buscar suas razes enquanto movimento pol co e desvendar a ideologia que ainda hoje outorga direitos, deveres e comportamentos dis ntos para homens e mulheres.

Qual a natureza, o objeto e o valor da inves gao losca? A losoa apenas uma criao literria ou uma modalidade de conhecimento? Qual a relao entre conhecimento cien co e conhecimento losco? A losoa enquanto conhecimento do conhecimento. A losoa segundo os prprios lsofos: dos an gos gregos at Hegel e Marx.

O lsofo Paulo Ghiraldelli Jr. expe em linguagem clara e concisa os propsitos das grandes escolas da losoa atual. Abordando a losoa anal ca e a losoa con nental, o autor mostra as linhas mestras da losoa do m do sculo XIX ao incio do sculo XX. Uma leitura essencial.

Este livro um convite para voc deixar de lado uma ideia preconcebida: a Idade Mdia no a idade das trevas, do obscuran smo clerical, do dogma smo religioso. Percorrendo junto com o autor o pensamento de lsofos medievais, voc descobrir que o pensamento daquela poca um conjunto de esforos e tenta vas to interessantes e apaixonantes quantos os da an guidade grega ou os do mundo moderno.

reas de interesse: antropologia, sociologia, psicologia

reas de interesse: filosofia, economia, poltica

reas de interesse: filosofia, letras, pedagogia, cincias polticas, histria

reas de interesse: filosofia, histria

|109|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Ernst W. Hamburger
96 pgs.

O que fsica

Alcides Pedro Sabbi


80 pgs.

O que FMI

Ricardo Abramovay
120 pgs.

O que fome

O que gastronomia
Renata Braune e Silvia Cintra Franco
104 pgs.

Observando o mundo sua volta e traduzindo essas observaes em frmulas e equaes matem cas, o homem descobriu que a Terra redonda, que a distncia mais curta entre dois pontos nem sempre a reta e que o tempo, esse ser abstrato que regula a vida de tudo e de todos, poderia no ser constante, mas rela vo. Aos poucos, o que era misterioso vira descoberta da sica. De Aristteles a Newton, de Coprnico a Einstein, a sica evolui pela observao dos fenmenos naturais, fenmenos esses que nunca ouviram falar da cincia dos homens mas que, desde a aurora dos tempos, obedeam s leis da sica.

Para alguns, trata-se de um senhor respeitvel que cuida de pr em ordem as ca cas economias dos pases subdesenvolvidos; para outros, trata-se de um mdico a servio das naes ricas, sempre pronto a receitar remdios que provocam terrveis efeitos colaterais (recesso, desemprego, quebradeira). Remdios que, alm do mais, no curam as doenas que pretendem combater (inao, dcit pblico, inecincia). O que FMI mostra como funciona, o que pensa e a que interesses serve esse personagem to polmico das altas nanas internacionais.

Como pr m ao espetculo vergonhoso de mul des famintas? Como garan r comida para todos? Escrito por um especialista em pol ca de alimentos, O que fome discute com base em dados concretos as causas e as solues possveis do drama que sculos de histria e avano tecnolgico no conseguiram resolver.

Seria a gastronomia coisa de elite, acessvel somente para poucos? Gastronomia , antes de tudo, cultura, expresso e arte de um povo. Nutre-se das tradies culinrias de todas as camadas sociais. um grande caldeiro cultural no qual se tem representados os elementos mais simples como a mandioca at os mais sos cados como a lagosta. A par r da compreenso do processo histrico, tcnicas e inuncias da gastronomia, pode-se ter uma nova viso e experincia do vasto universo de sensaes, texturas e sabores, uma revoluo no co diano de nossa pr ca gusta va.

rea de interesse: cincias

reas de interesse: administrao, economia, poltica

reas de interesse: economia, histria, sade, sociologia, poltica

reas de interesse: gastronomia, interesse geral

|110|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que geografia
Ruy Moreira
120 pgs.

O que golpe de Estado


Mrio Ferreira e Roberto Numeriano
70 pgs.

O que graffiti
Celso Gitahy
86 pgs.

Paulo Srgio de Camargo


88 pgs.

O que grafologia

Estrabo, ao criar a geograa no sculo I, apresentou-a como um saber comprome do com a construo de um mundo centrado na felicidadee na vida do homem. Desde ento, a trajetria histrica da geograa tem trafegado no caminho dessa utopia ou do seu esquecimento, s vezes se aproximando daqueles que lutam por esse mundo e s vezes dos que se voltam para o extremo oposto, servindo ao diabo quando devia servir ao homem. Este livro um estudo dessa trajetria, mostrando os momentos de um e os momentos de outro dos dois caminhos que trilhou, com par cular ateno nos captulos nais com o seu vnculo com a forma e os problemas da sociedade contempornea.

Golpe de Estado a subverso da ordem instucional. Essa uma denio limitada causa pol ca imediata que explode golpes mundo afora. Se ganha por mostrar a viso nua e crua do golpe, tal sntese perde de vista fatores ideolgicos e econmicos que esto na sua essncia. Nesse texto, os autores no os deixam de lado: ao abordar o fenmeno pol co de maneira abrangente, enxergam causa e consequncia do golpe de Estado.

O gratar que se difunde de forma intensa nos centros urbanos uma forma de expresso ar s ca e humana. impossvel dissoci-la do princpio da liberdade de expresso. Tem como suporte para sua realizao no somente o muro, mas a cidade como um todo. Postes, caladas e viadutos so preenchidos por enigm cas imagens, muitas vezes repe das exausto, caracters ca herdada da pop art. Mas gra e pichao so a mesma coisa? No. So posturas diferentes, com resultados pls cos diferentes. O gra aceita dialogar com a cidade de forma intera va, tanto que, ao deixar o nmero do telefone assinalado, ca cara a cara com o proprietrio do espao. Talvez, um dia, todo centro urbano, apesar de ca co, possa se tornar uma grande galeria de arte a cu aberto.

A grafologia, ou seja, o estudo da personalidade por meio da escrita, um problema cien co estudado h mais de 100 anos em universidades de todo o mundo. Este livro mostra, de maneira acessvel, a histria, a evoluo dos mtodos de anlises e o nvel de aceitao alcanado pela grafologia nos dias atuais.

reas de interesse: geografia, sociologia, histria, poltica

reas de interesse: poltica, direito, histria, sociologia

reas de interesse: artes, comunicao

reas de interesse: psicologia, interesse geral

|111|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Vavy Pacheco Borges


88 pgs.

O que histria

O que histria da cincia


Ana Maria Alfonso-Goldfarb
96 pgs.

O que ideologia
Marilena Chau
118 pgs.

O que imaginrio
Franois Laplantine e Liana Trindade
86 pgs.

H muito que a histria est, no Brasil, connada priso das escolas e universidades. Encontra-se, pois, afastada de sua principal nalidade: levar o ser humano a ree r sobre as formas de vida e de organizao social em todos os tempos e espaos, procurando compreender e explicar suas causas e implicaes. E uma vez que presente e passado esto indissociavelmente ligados histria, o ensino e o estudo dessa disciplina se tornam imprescindveis para o perfeito entendimento dos tempos modernos.

A histria da cincia como uma viagem a um labirinto: complexa e fascinante. Na vasdo de caminhos do conhecimento humano sobre a natureza, s vezes nos perdemos numa trilha que a histria apagou. Mas logo vem o deslumbramento com essa rota traada por aqueles que enxergaram e construram o mundo de maneira diferente da nossa. Aceite o convite para redescobrir caminhos e atalhos, e ree r sobre o passado, o presente e o futuro da cincia.

Ideologia: um mascaramento da realidade social que permite a legi mao da explorao e da dominao. Por intermdio dela, tomamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo. Como ocorre essa iluso, essa fabricao de uma histria imaginria? Qual a sua origem? Quais os seus mecanismos, seus ns e efeitos sociais econmicos e pol cos?

Imagens no so coisas concretas, mas so criadas como parte do ato de pensar. Assim, a imagem que temos de um objeto no o prprio objeto, mas uma faceta do que ns sabemos sobre esse objeto externo. Por exemplo, a imagem que fazemos de uma pessoa que conhecemos na atualidade ou no passado de nossa existncia no corresponde ao que ela para si, ou para outrem que tambm a tenha conhecido, pois sempre uma imagem marcada pelos sen mentos e experincias que vemos em relao a elas. O imaginrio em liberdade, que rompe os limites do real, consiste na exploso que propicia o incio de uma nova poca ou apenas o tempo efmero e extraordinrio de uma festa.

reas de interesse: histria, sociologia

reas de interesse: cincias, histria, filosofia

reas de interesse: filosofia, poltica

rea de interesse: filosofia

|112|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que imperialismo
Afrnio Mendes Catani
84 pgs.

O que indstria cultural


Teixeira Coelho
104 pgs.

O que islamismo
Jamil Almansur Haddad
100 pgs.

Roberto Muggiati
120 pgs.

O que jazz

No m do sculo XIX, quando as grandes potncias j haviam pra camente dividido o globo terrestre em colnias, o milio- nrio ingls Cecil Rhodes armava: A expanso tudo; se pudesse, anexaria os planetas. Eram palavras que ree am bem a ideologia imperialista. Neste livro, voc encontrar os aspectos essenciais do fenmeno imperialista, a par r das obras clssicas que se voltaram para o tema, como as de Lnin e Rosa Luxemburgo.

Todas as civilizaes de todos os tempos veram suas formas de expresso cultural. Hoje, contudo, fala-se em produo de cultura o que pressupe, assim, a existncia de uma indstria cultural. Sob esse ponto de vista, a cultura da no como instrumento de cr ca, expresso ou conhecimento, mas como um produto a ser consumido. Anal, a indstria cultural um bem ou um mal? Qual seria sua verdadeira funo?

Sero os muulmanos um povo de fan cos, mo vados por sua religio a matar quem se oponha a Maom? Ou ser o Ocidente incapaz de entender a mentalidade oriental? Numa tenta va de explicar a cultura islmica, o autor d uma viso das diferenas que provocaram tantos conitos internacionais.

O que jazz? Jaz? Jass? Jas? Jasz? A palavra, cuja origem est envolta em inmeras lendas, to enigm ca quanto a msica, que resiste a denies estanques. Chega de reduzir o jazz improvisao e fuso rtmica! A nica armao possvel que, pela sua origem, desenvolvimento, pelos homens que o transformaram e revolucionaram, o jazz uma msica de msicos e de pessoas possudas por uma paixo fora do comum por ela.

reas de interesse: histria, poltica, sociologia

reas de interesse: comunicao, artes, administrao, poltica

reas de interesse: antropologia, histria, religio

rea de interesse: artes

|113|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que jornalismo
Clvis Rossi
88 pgs.

O que judasmo
Hlio Daniel Cordeiro
112 pgs.

Luiz O. Lima Camargo


104 pgs.

O que lazer

Maria Helena Martins


96 pgs.

O que leitura

Jornalismo, independentemente de qualquer denio acadmica, uma fascinante batalha pela conquista das mentes e coraes de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente su l e que usa uma arma de aparncia extremamente inofensiva: a palavra, acrescida, no caso da televiso, de imagens. Entrar no universo do jornalismo signica ver essa batalha por dentro, desvendar o mito da obje vidade, saber quais so as fontes, discu r a liberdade de imprensa no Brasil.

O autor procura mostrar ao pblico leigo os pontos-chave do judasmo. Destaca o desenvolvimento histrico pelo qual passou o judasmo, sua diversidade tnica em virtude de ser pra cado por comunidades situadas nos mais diferentes pases e ainda sua diversidade interpreta va e de pr ca.

Lazer uma coisa sria? verdade que a maioria das pessoas o v como simples passatempo, mas o lazer interfere decisivamente nas relaes familiares, religiosas, pol cas, e mesmo nas relaes de trabalho. Vem crescendo em tempo e importncia desde o comeo do sculo, quando os movimentos sindicais passaram a reivindicar redues na jornada de trabalho. Hoje, um trabalhador urbano tem, em mdia, 30 horas semanais de lazer. Uma conquista sria, porque lazer coisa sria. Anal, lazer pura diverso.

A ideia de leitura normalmente restrita ao livro, ao jornal. Leem-se palavras, e nada mais, diz o senso comum. As ciganas, contudo, dizem ler a mo humana, e os cr cos armam ler um lme. O fato que, quando escapa dos limites do texto escrito, o homem no deixa necessariamente de ler. L o mapa astral, o teatro, a vida forma a sua compreenso de realidade. Que tal agora ler o que ler? Sem conceitos estanques, antes de tudo este livro um convite: vamos fazer uma leitura?

rea de interesse: comunicao

reas de interesse: antropologia, religio, histria

reas de interesse: educao, sociologia

reas de interesse: educao, comunicao, pedagogia

|114|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que lesbianismo
Tnia Navarro-Swain
104 pgs.

O que liberdade capitalismo x socialismo


Caio Prado Jr.
64 pgs.

O que lingustica
Eni Puccinelli Orlandi
72 pgs.

O que literatura de cordel


Joseph M. Luyten
84 pgs.

preciso quebrar as palavras, abri-las, para enxergar a profuso de sen dos que as compem. Lsbica, lesbianismo no tm um signicado evidente. Anal, quem so elas? O que torna uma mulher lsbica? Uma emoo? Um desejo? Uma pr ca? Quem so as lesbianas, onde esto, por que delas se fala aos cochichos, entre olhares cmplices? O que poderia criar laos de solidariedade entre pessoas dspares, que vivem em mundos diversos, que percebem-no de forma plural? Quero estar com pessoas que gostam das mesmas coisas que eu, dizia recentemente uma moa que se considerava lsbica. Mas que coisas so essas?

Par ndo da iluso da liberdade burguesa, o autor destri conceitos an sso- cialistas do po: de que servem ao homem o bem-estar e o conforto material, quando lhe falta liberdade?. Demonstra que, no mundo socialista, liberdade a faculdade, a possibilidade e a oportunidade de um indivduo se realizar. um meio e no um m.

Voc s existe dentro do mundo. O mundo s existe dentro da linguagem. O resto mistrio. O que delimita a relao das palavras e seus objetos? Como as lnguas evoluem? Estudadas h milnios por gregos e hindus, questes como essas ganharam o estatuto de cincias apenas no incio do sculo XX, pelas mos do suo Ferdinand de Saussure. Uma cincia que no se esgota em palavras. Cresce com elas.

A literatura de cordel est longe de desaparecer como a modalidade preferida de manifestao cultural popular no Brasil. No entanto, preciso salientar que ela sofreu uma mudana considervel nos ltimos anos. Antigamente, a poesia popular era praticamente o nico veculo de informao e formao de vastas camadas populacionais do interior do Brasil, notadamente do Nordeste. Era portadora de anseios de paz, de tradio e veculo nico de lazer e informao. Hoje, ela portadora, entre outras coisas, de reivindicao de cunho social e poltico. No somente para nordestinos e descendentes, mas para todos os habitantes do Brasil.

rea de interesse: sociologia

reas de interesse: filosofia, poltica

reas de interesse: comunicao, letras

reas de interesse: artes, comunicao, lingustica, literatura

|115|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que loucura
Joo Frayze-Pereira
112 pgs.

O que mais-valia
Paulo Sandroni
112 pgs.

O que marketing
Raimar Richers
112 pgs.

O que marxismo
Jos Paulo Netto
88 pgs.

A loucura como parte integrante da prpria razo: eis uma proposio to espantosa que se resiste a aceitar. Mais fcil deni-la como doena mental ou desvio social. Pois da relao loucura/razo que trata Joo Frayze-Pereira, demonstrando que a determinao dos estados normal e patolgico depende menos da cincia que da cultura e da sociedade.

A par r do conceito de economia criado por Marx, Paulo Sandroni fornece ao leitor um i nerrio pessoal e abrangente dos diversos graus de explorao da fora de trabalho. As noes de capital, lucro, acumulao e salrio esto aqui explicadas de forma extremamente clara, mas nunca simplista, em busca de uma resposta para a insistente pergunta: quando a mais-valia vai acabar?

H trinta anos ningum imaginava que a palavra marke ng pudesse se incorporar com tanta fora ao vocabulrio brasileiro. Mesmo mida, ela causou espanto e revolta, tentaram subs tu-la por mercadologia... Teimosa, ela ncou p e est a at hoje, rme e forte, certa de que a dona do mercado. Atualmente, a grande arma da economia no Estado moderno. Aqui voc vai conhecer os fundamentos, as t cas e os planos do marke ng, esse poderoso aliado ou temvel inimigo na guerra nossa de cada dia.

O marxismo uma fascinante construo cultural, uma aventura que conjuga o pensar e o fazer, j que a herana de Marx exige a reexo cr ca e a ao revolucionria. Sua obra original necessria, mas no suciente para entender e revolucionar o mundo contemporneo. Assim, no existe o marxismo, mas os marxismos, vertentes de uma mesma tradio terico-pol ca. Incen vando o quesonamento e a cr ca, este livro facilita os primeiros passos para reexes mais srias.

rea de interesse: psicologia

reas de interesse: economia, poltica

reas de interesse: administrao, economia, marketing, poltica, economia

reas de interesse: sociologia, histria, poltica, economia

|116|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

Lia Regina Castaldi Sampaio e Adolfo Braga Neto


Mediao um processo pacco de resoluo de conitos em que uma terceira pessoa, imparcial e independente, com a necessria capacitao, facilita o dilogo entre as partes para que melhor entendam o conito e busquem alcanar solues cria vas e possveis. Este livro oferece ao leitor a possibilidade de visualizar a dinmica desse processo, abordando novos paradigmas na preveno, gesto e resoluo de conitos presentes na sociedade contempornea. Reconhecendo a complexidade das interrelaes modernas, procura fornecer recursos que contribuam para a capacitao de mediadores independentes ins tucionais, extrajudiciais e judiciais e sirvam como ferramenta para o processo da mediao de forma obje va, instru va e informa va.
150 pgs.

O que mediao de conflitos

O que meio ambiente


Kurt Kloetzel
96 pgs.

O que menor
Edson Passetti
72 pgs.

O que mito
Everardo Rocha
100 pgs.

De ecologista e louco, cada um tem um pouco: o efeito estufa, o buraco de oznio, a preservao da fauna e ora, o desenvolvimento sustentvel no so novidades para ningum. Esse conhecimento, entretanto, muitas vezes no est organizado; mais uma confuso entre fatos e conjecturas, cincia e mito. Neste livro, o autor acompanha seu pblico leitor numa panormica sobre o tema. L de cima, o que importa no so os detalhes, mas o conjunto, que ganha realce e facilita a descoberta do caminho.

Na nossa sociedade, ser menor algo pejora vo, sinnimo de delinquente, de bandido. Assim como a palavra s denvel por comparao, tambm o delinquente s existe se comparado a uma dita normalidade. Anal, como a sociedade estabelece a dis no entre menor e jovem? Qual o papel da famlia, da escola e do trabalho na (des)integrao social do menor?

O mito h de ser sempre um desao, uma abertura, um enigma. De sen do ml plo e difuso, por meio dele que as sociedades exprimem suas contradies, dvidas e inquietaes. Quase indenvel, pode designar desde o mito de dipo at o de Michael Jackson, passando pelo mito da mulher amada ou da eterna juventude. Que verdade podemos encontrar nele? Quais suas possveis origens e interpretaes?

reas de interesse: psicologia, direito, administrao, sociologia, poltica

reas de interesse: cincias, meio ambiente

reas de interesse: direito, sociologia, poltica

reas de interesse: antropologia, comunicao, filosofia

|117|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que moral
Otaviano Pereira
84 pgs.

Jos Luiz de Souza Maranho


80 pgs.

O que morte

O que msica
J. Jota de Moraes
108 pgs.

O que msica sertaneja


Waldenyr Caldas
88 pgs.

Eu crio a minha prpria moral e o mundo que se dane! Quem dene assim a prpria liberdade de agir e pensar desconhece que a moral carrega uma contradio: ela nasce da interao dial ca entre seu carter social (herana preservada pela comunidade) e a convico pessoal, alimentada por todos ns, de que o bom para uns pode no ser bom para outros, e vice-versa. A moral tem, portanto, duas faces: pode servir reao conservadora ou postura revolucionria.

A morte, nica certeza que temos na vida, quase sempre tratada num tom solene, pesado, temeroso. Num enfoque diferente, esse ensaio de Jos Luiz de Souza Maranho aborda, de forma cr ca e provocante, questes importantes como a represso da morte na sociedade capitalista, a abreviao e o prolongamento da vida, as concepes loscas a respeito de morrer e o tabu da morte como estratgia para mascarar o sistema de injus as sociais.

A msica , antes de mais nada, movimento. Sons, silncios e rudos. Ritmo. Tenso e relaxamento. Este livro ajuda a desvendar o funcionamento da linguagem musical, seu poder de emocionar e seduzir ou de expressar, como disse Schoenberg, a natureza deste e de outros mundos.

Desde 1929, quando Cornlio Pires produziu e prensou o primeiro disco, a msica sertaneja sofre o preconceito da cr ca: cafona, inexpressiva, redundante. Mesmo assim ela sempre a ngiu um grande pblico no interior e na periferia das grandes cidades. Hoje, com o crescimento das cidades, aps ter sido elogiada pelos tropicalistas e recebido inuncias dos cowboys americanos, a msica sertaneja a nge os grandes meios de comunicao. Com lmes nos cinemas e programas em todos os canais de TV, ela aplaudida em diversos idiomas, inclusive em chins.

reas de interesse: filosofia, poltica

reas de interesse: filosofia, psicologia, sociologia

reas de interesse: artes, comunicao

reas de interesse: artes, comunicao

|118|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que natureza
Marcos de Carvalho
88 pgs.

O que nazismo
Joo Ribeiro Jr.
88 pgs.

O que negritude
Zil Bernd
64 pgs.

Maria Luiza Silveira Teles


88 pgs.

O que neurose

Foram muitas as sociedades construdas pelo homem ao longo dos sculos. Cada qual concebeu a natureza sua maneira, conforme o esprito da poca e os interesses dominantes. Percorrendo com desembarao a histria das relaes entre o homem e o meio ambiente, este livro reapresenta a questo ecolgica de maneira inteligente e original.

Como explicar a ascenso meterica de um obscuro cabo do exrcito, chamado Adolf Hitler, condio de chefe supremo da nao alem? Como explicar que esse homem tenha empolgado o povo alemo, conseguindo-lhe o apoio para fazer a guerra e massacrar 6 milhes de judeus? Este livro claro e contundente penetra as entranhas do nazismo, discu ndo suas origens, analisando seus fundamentos ideolgicos, pol cos e econmicos.

Negritude orgulho: orgulho de ser negro em uma terra onde ainda prevalece o racismo. Orgulho da cultura e das tradies afro-brasileiras em um Brasil que, na maioria das vezes, no soube valorizar as contribuies da raa negra para a cultura nacional. Uma valorizao que, no ano da comemorao do centenrio da Abolio da Escravatura, mais do que nunca torna-se oportuna, para no dizer obrigatria.

Convenhamos, de neur co todos temos um pouco. Pode ser um baita problema ou um cacoete, uma a tude mental da qual no conseguimos nos ver livres, mas no h quem possa bater no peito e se dizer completamente so. O que neurose ajuda a conhecer essa nossa velha e inoportuna companheira: de onde vem, como age, como se instala dentro de ns. Quem sabe nos ensine tambm como desarm-la, como convenc-la de que, sem ela, vivemos muito melhor.

reas de interesse: meio ambiente, filosofia, sociologia

reas de interesse: histria, sociologia, poltica

reas de interesse: antropologia, sociologia

reas de interesse: sade, psicologia

|119|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que nordeste brasileiro


Carlos Garcia
96 pgs.

O que olimpismo
Manoel Tubino
64 pgs.

O que participao
Juan E. Diaz Bordenave
88 pgs.

O que participao poltica


Dalmo de Abreu Dallari
104 pgs.

Embora se fale muito sobre o Nordeste, essa ainda uma regio pouco ou quase nada conhecida da maioria dos brasileiros. O primeiro passo para que isso deixe de ser uma verdade rever equvocos, derrubar mitos e destruir preconceitos. E tambm denunciar erros clamorosos das sucessivas pol cas governamentais, sobretudo a pol ca ingnua de combate s secas, somente agora corrigida para uma pol ca de convivncia com a seca. Ao contrrio do que muitos pensam, o Nordeste no uma regio que vive custa do restante do Brasil.

O Movimento olmpico ou olimpismo a manifestao suprema do esporte internacional. Envolve toda a ca espor va e a principal referncia espor va pela paz mundial. O Olimpismo tem como documento fundamental a Carta Olmpica. Essa carta regula todos os procedimentos das en dades olmpicas, inclusive do Comit Olmpico Internacional (COI) en dade mxima do movimento e dos comits olmpicos nacionais. As principais manifestaes do Olimpismo so obviamente as Olimpadas e os Jogos Olmpicos de Inverno. No entanto, a sua principal misso fomentar e expandir a ca espor va conhecida como esprito olmpico, que representado por uma diversidade de smbolos, emblemas e rituais olmpicos: anis olmpicos, o lema Ci us, Al us, For us, os mascotes, a bandeira olmpica, os juramentos etc. Esse contedo co acompanhado da amplitude pol co-cultural do olimpismo fazem do Movimento um dos mais importantes da contemporaneidade.

De to usada na atualidade, a palavra par cipao corre o risco de ter seu sen do esvaziado, antes mesmo que sua contribuio fundamental para que a democracia verdadeira seja compreendida e aproveitada, mas o que par cipar? ser parte, tomar parte ou ter parte? Tipos de par cipao, nveis, graus, ferramentas e princpios so aqui analisados, sempre com os olhos voltados ao ideal de uma futura sociedade par cipa va.

Todos os indivduos tm o direito e o dever de par cipar da vida social, procurando inuenciar as decises de interesse comum. Se carmos passivos, delegando as resolues aos outros, um pequeno grupo, mais atuante e audacioso, acabar dominando, sem resistncias e limitaes ...Par cipao pol ca: um instrumento fundamental para a construo de uma nova sociedade, mais humana.

reas de interesse: geografia, histria, poltica, sociologia

reas de interesse: educao, cultura

reas de interesse: poltica, educao, sociologia

reas de interesse: direito, sociologia, poltica

|120|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que patrimnio cultual imaterial


Sandra C. A. Pelegrini e Pedro Paulo Funari
116 pgs.

O que patrimnio histrico


Carlos A. C. Lemos
112 pgs.

O que pedagogia
Paulo Ghiraldelli Jr.
100 pgs.

O que poder
Grard Lebrun
128 pgs.

A valorizao do patrimnio imaterial na atualidade advm [...] das alteraes sofridas pelas acepes do conceito de cultura e patrimnio. Ela est ar culada s transformaes das formas de convvio social e aos padres culturais que regem a existncia humana.

Nem s de cidade e monumentos formado o patrimnio histrico: quadros, livros ou mesmo fotograas que documentem a memria e os costumes de uma poca tambm fazem parte do acervo cultural e ar s co. Devem ser preservados. No importa a forma: se por meio de colees par culares, do mercado de arte ou da proteo de en dades governamentais. O necessrio preservar, j que o que no patrimnio histrico desaparece com o tempo.

Nessa verso nova, indita e totalmente atualizada, Paulo Ghiraldelli Jr. apresenta a pedagogia como rea viva de um trabalho absolutamente necessrio na vida atual: as diretrizes de como a educao deve ser concre zada. Com uma linguagem clara, mostra as tendncias loscas atuais e suas ar culaes com as teorias educacionais e did cas vigentes. Cria um panorama geral, mas sucientemente minucioso, para um livro introdutrio sobre como a sociedade do comeo do sculo XXI pensa em lidar com seus jovens.

Por que em todas as sociedades h uma minoria que manda e uma maioria que obedece? Alguns diriam que a obedincia deriva do medo da punio e da violncia. Mas ento como explicar que muitas vezes ela aceita de bom grado? Essas perguntas tm intrigado os maiores pensadores pol cos desde Maquiavel. Neste livro, com a elegncia e o brilhan smo de sempre, o professor Grard Lebrun escava as entranhas do poder, disseca seus mecanismos, revela a lgica e os fundamentos dessa esnge que costuma devorar os que no a decifram.

reas de interesse: histria, sociologia, educao, cultura, antropologia

reas de interesse: histria, sociologia, educao, cultura

reas de interesse: educao, pedagogia, psicologia

reas de interesse: poltica, filosofia

|121|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que poder local


Ladislau Dowbor
96 pgs.

O que poltica
Wolfgang Leo Maar
112 pgs.

O que poltica social


Vicente de Paula Faleiros
88 pgs.

O que poluio qumica


Joel Arnaldo Pontin e Sergio Massaro
72 pgs.

Somos condicionados, desde nossa infncia, a acreditar que as formas de organizao de nosso co diano pertencem naturalmente a uma misteriosa esfera superior, o Estado, ou aos poderosos interesses da especulao imobiliria. Para conquistarmos melhorias na qualidade de vida, cidadania e democracia afe vas, necessrio resgatar a fora da comunidade, o chamado poder local. Um mecanismo de ordenamento pol co e econmico que deu prova de ecincia, em parcular nos pases desenvolvidos.

Hoje, a pol ca est presente em todas as dimenses da vida social: ouvimos falar em pol ca estudan l, pol ca econmica, pol ca da igreja... Sem contar as inmeras vezes que nos referimos aos pol cos , poli cagem ou classicamos alguma deciso de um amigo como uma a tude pol ca. Neste livro, Wolfgang Leo Maar abre uma clareira nesse emaranhado de signicados. Analisando aspectos obje vos e subje vos ligados ao termo, ele nos d um painel elucida vo da a vidade pol ca na histria dos gregos e romanos ao Estado moderno.

Muita gente se irrita com as las e inecincia dos hospitais, com a burocracia e os juros do Banco Nacional da Habitao (o BNH)... No adianta se aborrecer sem analisar a servio de quem esto nestas ins tuies e como suas pol cas so formuladas numa sociedade capitalista.

Lendo este livro, voc vai conhecer a poluio causada por agentes qumicos; poluio que est no ar, na gua, na terra. Vai car alerta para diferenciar o que consequncia de uma forma de poluio daquilo que, de fato, poluio. Vai entender melhor o funcionamento da natureza e as relaes do homem em sua sociedade com ela.

reas de interesse: poltica, sociologia

reas de interesse: sade, sociologia, psicologia, poltica

reas de interesse: poltica, direito

reas de interesse: cincias, meio ambiente

|122|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que positivismo
Joo Ribeiro
80 pgs.

O que ps-moderno
Jair Ferreira dos Santos
120 pgs.

O que pragmatismo
Paulo Ghiraldelli Jr.
152 pgs.

O que psicologia
Maria Luiza S. Teles
72 pgs.

O sculo XIX e a Frana so os dois marcos do posi vismo, nome com que foi ba zado o pensamento losco de Augusto Comte, que pregava a implantao de um Estado autoritrio como a nica via para o desenvolvimento de uma sociedade e para a construo de uma ordem social harmnica. Esse pensamento polmico difundiu-se rapidamente na Europa e logo alcanou o Brasil, onde inuenciou decisivamente os pensadores republicanos.

Que ligao existe entre o microcomputador e a sex-shop? Por que a massa consumista tem no rosto um misto de fascinao e melancolia? O que ocorreu nas artes com o m das vanguardas? Por que o niilismo voltou boca dos lsofos? H qualquer coisa nova, mas indenvel, no ar. Cabeas mais sensi vas a chamam de ps-modernismo, mescla de purpurina com circuito integrado, liberao dos costumes com ps-industrialismo. Um bem? Um mal? Quem viver ver...

Paulo Ghiraldelli Jr. apresenta uma viso concisa e atual dos principais pontos da doutrina e da losoa do pragma smo, a corrente losca auten camente americana. Pincelando as relaes do pragma smo com a histria da losoa. O texto busca mostrar o pragma smo como um instrumento vivo de interveno em problemas loscos do momento, em especial os que vieram a surgir no contexto da virada lingus ca. Autores como Rorty, Putnam, Davidson e Habermas so abordados em suas ideias bsicas, dando ao leitor a necessria compreenso de uma losoa que ganha o mundo todo nos dias de hoje.

Sem tempo para parar e pensar, sem poder aproximar-se da natureza, tantas vezes sem amigos com quem desabafar, sen ndo-se s e alienado, o homem hoje, mais que nunca, v ma de distrbios emocionais. Nesta poca de rpidas transformaes e muito estresse, cabe Psicologia fornecer-lhe subsdios para que possa lidar melhor consigo mesmo e com os problemas que a vida lhe apresenta.

reas de interesse: histria, filosofia, poltica, sociologia

reas de interesse: artes, comunicao

reas de interesse: filosofia, educao, pedagofia, cultura

reas de interesse: psicologia, sociologia

|123|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que psicologia social


Silvia T. Maurer Lane
88 pgs.

O que psicoterapia de famlia


Maria Luiza Dias
80 pgs.

Daniel Martins de Barros


96 pgs.

O que psiquiatria forense

O que punk
Antonio Bivar
184 pgs.

Nosso modo de agir determinado pelo grupo social ao qual pertencemos. Como, nessa convivncia, denimos nossa iden dade e peculiaridades? A psicologia social, rea da psicologia que estuda o comportamento de indivduos enquanto seres socialmente inuenciados, mostra como se forma nossa concepo de mundo, sua vinculao linguagem que aprendemos e aos valores que assimilamos. Discu ndo o desenvolvimento da conscincia social na escola e no trabalho, a autora nos faz compreender o que transforma os indivduos em agentes da histria de sua sociedade.

Inmeras pessoas passam por momentos na vida em que o ambiente em casa est ruim e o convvio na famlia no vai bem. A terapia familiar pode auxiliar a compreender o que se passa e facilitar a resoluo dos conitos. Pode tambm atuar em sen do preven vo. Na experincia de uma gravidez, por exemplo, ou quando a me resolve sair para trabalhar, ou mesmo quando a famlia tem um lho adolescente que se torna mais independente. A nica condio necessria para que a terapia de casal/famlia ocorra que haja um par amoroso interessado em se pensar, com lhos ou no.

Quando uma pessoa se comporta prejudicando outra (ao roubar ou matar, por exemplo), viola regras estabelecidas pela sociedade e se torna passvel de punio. Mas nem sempre o infrator age com a conscincia do ato que pra ca, justamente porque lhe falha a razo. Nesse quadro, o psiquiatra forense tem o papel indispensvel de auxiliar da jus a na denio do estado mental de quem pra ca o crime, possibilitando seu julgamento de acordo com as leis existentes. A complexidade desse trabalho evidente, dadas as muitas causas de alterao da mente das pessoas, como os transtornos psic cos e o sonambulismo. Mesmo na sua brevidade, este livro de Daniel Mar ns de Barros mostra em dados essenciais a evoluo da psiquiatria, suas relaes com o direito e as perspec vas que se abrem para a sociedade s voltas com os delitos e as penas.

Dcada de 1980, quase duas aps a exploso dos Sex Pistols em Londres, Inglaterra, a milhas e milhas da Amrica do Sul. Punk, antes de ser msica, uma a tude. um modo de dizer: NS NO NOS IMPORTAMOS. Punk kamikaze. Sid Vicious foi kamikaze. Foi, em seu tempo, a encarnao do punk. Foi o prprio.

reas de interesse: psicologia, sociologia

reas de interesse: psicologia, sociologia

reas de interesse: direito, psicologia, psiquiatria, sade, medicina legal

reas de interesse: antropologia, sociologia, artes

|124|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que questo agrria


Jos Graziano da Silva
112 pgs.

O que qumica
lvaro Chrispino
88 pgs.

Joel Rufino dos Santos


88 pgs.

O que racismo

Joo-Francisco Duarte Jnior


104 pgs.

O que realidade

Com uma linguagem simples, Jos Graziano da Silva aborda aspectos gerais do desenvolvimento da agricultura brasileira recente, mostrando as principais caracters cas da questo agrria dos l mos anos e discundo a retomada da reforma agrria como possvel soluo para a crise agrcola e agrria. Apresenta, ainda, as diferentes categorias de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, suas reivindicaes e sua organizao social.

Hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio, radnio. H, Li, Na, K. Muito mais que uma mirade de nomes e smbolos, a qumica garante com seu desenvolvimento a melhoria da qualidade de vida de todos ns. Conhecer melhor essa cincia, suas atribuies, riscos e, principalmente, dela ter uma viso global (quase sempre omi da nas escolas) o convite que aqui se faz.

A raa negra tem comportamento psicolgico instvel e, por isso, no cria civilizao. Alguns tentam provar que as diferenas sociais so determinadas por fatores biolgicos. Outros explicam que o racismo surgiu da necessidade de jus car a agresso. Seria verdade? Faria o racismo parte da natureza humana? Neste livro, os primeiros passos para a compreenso desse fenmeno universal, suas modalidades e suas implicaes sociais.

Frequentemente ouvimos dizer caia na real; a expresso convida o interlocutor a deixar de sonhar, voltar realidade, colocar os ps no cho. Isso signica que ele estava desligado, vivendo o irreal. Se primeira vista o conceito de realidade parece bvio, o autor lembra que exatamente por isso ele mais di cil de ser percebido. Quem determina onde comea e termina o real? Como a realidade autn ca?

reas de interesse: poltica, economia, geografia

reas de interesse: qumica, cincias

reas de interesse: sociologia, poltica

rea de interesse: filosofia

|125|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que revoluo
Florestan Fernandes
128 pgs.

O que robtica
Agenor Martins
102 pgs.

O que semitica
Lcia Santaella
84 pgs.

O que servio social


Ana Maria R. Estevo
72 pgs.

Revoluo e contra-revoluo como realidades histricas. Anal, quem faz a revoluo? E como fortalecer a revoluo ou lev-la at o m? O que seria melhor: uma revoluo nacional ou uma revoluo proletria? O conceito de revoluo luz do marxismo: revoluo burguesa e revoluo proletria.

Os robs entraram em funcionamento muito recentemente, por volta de 1962. Apesar disso, incrvel a popularidade dessas criaturas entre as pessoas de culturas to diferentes e de todas as idades. Neste livro, voc descobre que rob ca no co cien ca, mas uma tecnologia de expressivas implicaes sociais e que interage com outras disciplinas, como engenharia industrial, economia, eletrnica, inteligncia ar cial

Um passeio pela mais jovem das cincias humanas: a semi ca, tendo sempre como guia seu criador Charles Sanders Peirce. O trajeto proporcionar uma viso panormica dos principais fundamentos, par cularidades e fronteiras dessa teoria geral dos signos. Convm lembrar que, apesar de o caminho ser di cil, as belezas do lugar so muitas e bom permanecer com os olhos bem abertos, pois, alm de escondidas, elas passam muito rapidamente.

Dos tempos em que a assistente social era conhecido como aquela moa boazinha que o governo paga para ter d dos pobres at hoje, muita coisa mudou no conceito de servio social. Mudaram as pessoas: no mais boas mocinhas, mas prossionais preparados. Mudaram os mtodos: j no se deve mais esperar sentado, mas sair s ruas. Ir direto nas regies carentes. O servio social, hoje em vez de jogar panos quentes nas feridas do capitalismo, deve procurar melhores condies de vida para a populao.

reas de interesse: histria, poltica, sociologia, filosofia

reas de interesse: cincias, economia, tecnologia, administrao

reas de interesse: comunicao

reas de interesse: sociologia, poltica

|126|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que sociologia
Carlos Benedito Martins
104 pgs.

O que subdesenvolvimento
Horcio Gonzlez
128 pgs.

O que tar
Paulo Urban
88 pgs.

O que taylorismo
Luzia Margareth Rago e Eduardo F. P. Moreira
110 pgs.

Para alguns, ela representa uma poderosa arma a servio dos interesses dominantes; para outros, a expresso terica dos movimentos revolucionrios. Como compreender as diferentes avaliaes que a sociologia recebe? Debatendo a dimenso pol ca dessa cincia, o autor reete em que medida as teorias sociolgicas contribuem para manter ou alterar as relaes de poder da sociedade.

Subdesenvolvimento palavra comum nos gabinetes pol cos, j foi moda e con nua a frequentar os bares nos papos informais. Mas qual seria seu signicado real? Quais seriam os critrios para classicar um pas ou um povo como subdesenvolvido? No estariam os pases ricos u lizando essa categoria como uma arma para seu prprio bene cio? Aqui, uma anlise das transformaes do capitalismo a par r da dcada de 1950 e suas implicaes no atual quadro de subdesenvolvimento.

Ao contrrio do que muitos pensam, os orculos no se prestam para ler o futuro, mas sim para lanar luz sobre os momentos mais cr cos de nosso presente. O tar um jogo de cartas que funciona segundo o sistema oracular. Por meio de uma abordagem junguiana e em linguagem clara, este livro apresenta o tar como importante instrumento para o conhecimento do psiquismo humano, mostrando como a sequncia de suas cartas se cons tui, assim como o processo psicanal co, num caminho para o autoconhecimento.

Tempo dinheiro. Essa a mxima que melhor dene o Taylorismo, um mtodo de racionalizao do trabalho criado por F. W. Taylor, no m do sculo XIX. O obje vo era sistema zar a produo, aumentar a produvidade, economizar tempo e suprimir gastos desnecessrios no interior do processo produ vo. Esse mtodo fez muito sucesso entre os padres da poca e no se restringiu ao interior das fbricas. Hoje, no existe quem no programe seu dia, seu tempo livre e no esquema ze suas a vidades.

reas de interesse: sociologia, poltica

reas de interesse: economia, poltica, sociologia

reas de interesse: psicologia, interesse geral

reas de interesse: administrao, economia

|127|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que teatro
Fernando Peixoto
96 pgs.

O que tecnologia
Jos Adelino Medeiros e Luclia Atas Medeiros
96 pgs.

O que teologia
Ivone Gebara
76 pgs.

O que teologia feminista


Ivone Gebara
64 pgs.

O teatro muitas vezes parece uma expresso em crise. Em certas pocas, quase perde o sen do; em outras, perseguido; ora se refugia em pequenas salas escuras, ora sai para as ruas... Diverso e conhecimento, prazer e denncia, emoo como denir o teatro, qual o seu signicado social, suas perspec vas e tendncias? E o que fazer teatro?

A tecnologia est incorporada ro na das pessoas. A cada dia, produtos e servios inovadores alcanam as lojas dos lugares mais distantes. No d para resis r tanta facilidade e conforto. Mas a inovao tem o seu reverso: desemprego, poluio e dependncia econmica. Como conciliar essas contradies? Que produtos oferecer, quando e para quem?

Segundo os dicionrios, teologia o estudo de Deus ou dos deuses. Essa , porm, uma denio por demais estreita para abarcar a riqueza de signicados do termo. Muitas vezes associada religio ins tuda e a rebuscados textos eruditos, a teologia foi se transformando ao longo da histria e hoje extrapola conceitos formais para se tornar uma resposta pessoal busca humana universal: a compreenso daquilo que move o nosso mundo. , portanto, uma teologia contextualizada, dinmica e transformadora.

Deus, o misterioso ser, o criador de tudo, o consolador, o jus ceiro, o misericordioso, a resposta nossa nitude, o totalmente outro, o transcendente, a energia csmica que nos sustenta, foi armado nas diferentes culturas e religies, e igualmente no cris anismo, como prioritariamente masculino. Por que o feminino foi tornado secundrio nessa experincia humana? Por que os smbolos de doao da vida, do herosmo, do sacri cio com reconhecimento pblico veram uma marca dis n va predominantemente masculina? Acaso essa prioridade masculina tem a ver com a dominao masculina nas culturas religiosas monotestas? Haveria caminhos alterna vos a serem buscados? Essas e outras questes ans so tratadas neste livro como convite ao pensamento contemporneo e como busca de novas relaes entre feminino e masculino.

reas de interesse: sade, sociologia, psicologia, poltica

reas de interesse: cincias, administrao, tecnologia

reas de interesse: filosofia, sociologia, religio

reas de interesse: filosofia, sociologia, religio

|128|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que teoria
Octaviano Pereira
96 pgs.

O que trabalho
Suzana Albornoz
104 pgs.

O que traduo
Geir Campos
88 pgs.

O que transexualidade
Berenice Bento
180 pgs.

Do pensamento clssico greco-romano aos dias de hoje, a teoria sempre buscou dar explicaes a tudo. Mas na hora de ser explicada... sempre gerou polmicas. Discu da apenas enquanto ato contempla vo, contrrio pr ca, ou reduzida a crculos intelectuais, parece condenada frieza. Mas a teoria muito mais quente do que isso. Dela no se podem excluir o desejo, a paixo e todas as aes do homem, um ser que busca eternamente o sen do de sua existncia. E por isso mesmo teoriza.

O trabalho est na base de toda sociedade, estabelecendo as formas de relao entre os indivduos, entre as classes sociais, criando relaes de poder e propriedade, determinando o ritmo do co diano. Neste livro esclarecedor, a professora Suzana Albornoz faz uma anlise cr ca dos diversos modos de conhecer e organizar o trabalho ao longo da histria, e discute a possibilidade de construir uma sociedade em que trabalhar rime com prazer e no com submisso.

Vivemos num mundo em traduo. Os progressos tecnolgicos no campo da comunicao viabilizaram a troca de informaes entre os pontos mais remotos da Terra com rapidez jamais vista. Sem o recurso da traduo, isso no seria possvel e dicilmente os seres humanos chegariam a compreender-se. O mundo precisa agora, mais do que nunca, do dilogo entre os povos. A traduo um dos caminhos para esse desejvel entendimento.

Em 1984, uma revista exibiu a manchete: A mulher mais bonita do Brasil um homem. Pela primeira vez na histria do pas, a sociedade comeou a se deparar com as confuses de gnero em escala midi ca. Roberta Close trouxe para a cena nacional o olhar incrdulo de pessoas que examinavam e buscavam naquele corpo exuberante sinais de masculinidade. A aproximao com a transexualidade reveladora das convenes sociais sobre a masculinidade e a feminilidade. O obje vo deste livro fornecer reexes que possibilitem problema zar os limites das ins tuies sociais ao lidar com essas demandas e a necessidade de se repensar os critrios de normalidade que so postos em cena todas s vezes que estamos diante das pessoas que vivem o gnero para alm da diferena sexual.

rea de interesse: filosofia

reas de interesse: antropologia, economia, poltica, sociologia

reas de interesse: comunicao, literatura

reas de interesse: sociologia, psicologia

|129|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que trotskismo
Jos Roberto Campos
80 pgs.

O que universidade
Luiz Eduardo W. Wanderley
84 pgs.

A. J. Gonalves Jr., Aurlio SantAnna, Frederico Carstens e Rossano Fleith


Com a ajuda de fotos, plantas e ilustraes, O que urbanismo discute as transformaes que passaram as cidades desde a Roma an ga at as metrpoles atuais. Apoiado no urbanismo mais moderno, que incorpora elementos da cincia avanada, o livro esboa tambm os contornos da cidade do futuro: uma cidade totalmente integrada natureza, sem aglomeraes, na qual o contato sico ser subs tudo pelo contato informacional.
84 pgs.

O que urbanismo

Sonia de Amorin Mascaro


96 pgs.

O que velhice

Lev Davidovich Bronstein o Leon Trotsky foi, ao lado de Lnin, o principal lder da Revoluo Sovi ca de 1917. Mas caiu em desgraa... Perseguido pelos burocratas do pardo comunista e expulso da URSS, exilou-se no Mxico, onde foi assassinado a mando de Josef Stalin em 1940. Mas suas ideias e a sua concepo do socialismo to preciosas em vida no morreram. Tanto ontem quanto hoje, milhares de adeptos em todo o mundo ainda perseguem seus ideais e louvam uma nica palavra: o trotskismo.

Muito mais do que um local criado para divulgar a cultura universal, produzir cincia e formar prossionais, a universidade , hoje, um instrumento para a transformao da sociedade. Ao garan r o pluralismo ideolgico e a liberdade de pensamento, ela cumpre o papel de cr ca s ins tuies e aos sistemas pol cos, principalmente nos pases subdesenvolvidos, onde as modicaes de cunho social so urgentes.

Falar aos jovens o que velhice um desao muito es mulante. Quando se jovem, o envelhecimento e a velhice parecem realidades muito distantes, muito longnquas. Imaginamos e fantasiamos que s os outros que iro envelhecer e somente o ser ao nosso lado car velho e morrer. Em verdade, porm, o processo de envelhecimento e a fase da velhice fazem parte de nossas experincias de ser vivo. Alm disso, os idosos so personagens reais e tambm c cios em nossa vida pessoal, afe va e intelectual. Cada um deles nos transmite uma imagem pessoal e par cular do que seja envelhecer.

reas de interesse: poltica, histria, sociologia

reas de interesse: educao, sociologia

reas de interesse: poltica, sociologia, geografia

reas de interesse: sade, psicologia

|130|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que violncia
Nilo Odalia
96 pgs.

Maria Amlia de Almeida Teles e Mnica Melo


O drama da violncia contra a mulher faz parte do co diano das cidades, do pas e do mundo. um fenmeno an go, silenciado ao longo da histria. Tratado como natural, inerente condio humana, tem sido bastante banalizado e considerado algo menor, sem importncia. No entanto, a erradicao da violncia generalizada exige o m da violncia contra a mulher. Esse o primeiro po de violncia com o qual o ser humano entra em contato, desde o incio de sua infncia.
120 pgs.

O que violncia contra a mulher

Pedro Srgio dos Santos


80 pgs.

O que xadrez

O que so assentamentos rurais


Snia M. Bergamasco e Luis A. Cabello Norder
88 pgs.

Desde o momento em que um longnquo ancestral do homem fez de um osso a primeira arma, a violncia sempre caminhou lado a lado com a civilizao. E chega aos dias de hoje nas mais diversas formas: sica, racial, sexual, pol ca, econmica... Neste livro, o professor Nilo Odalia procura os porqus da violncia e reete sobre suas relaes com a sociedade e com o homem. Um animal essencialmente violento.

Este livro um convite para percorrer um cenrio picamente medieval, no qual pees, reis, damas, bispos e cavalos so personagens de um jogo milenar. Conhea a histria do xadrez e as relaes dele com a pol ca, a educao, a matem ca, a msica, a psicologia e as artes. Aceite o desao: vamos ao jogo!

Os poucos programas de democra zao do acesso terra j demonstraram sua relevncia para a gerao de empregos, melhoria da qualidade de vida e aumento da oferta de produtos agrcolas, mas encontram enorme resistncia de governantes e proprietrios. Este livro faz um balano dessas experincias e mapeia os pontos polmicos do processo.

reas de interesse: psicologia, sociologia

reas de interesse: sociologia, poltica

reas de interesse: educao, histria

reas de interesse: poltica, economia

|131|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que so direitos da pessoa


Dalmo de Abreu Dallari
88 pgs.

Joo Ricardo W. Dornelles


78 pgs.

O que so direitos humanos

O que so direitos humanos das mulheres


Maria Amlia de Almeida Teles
128 pgs.

O que so hieroglifos
Margaret Bakos
68 pgs.

Toda pessoa tem direitos. Isso acontece em qualquer parte do mundo. Assim, por exemplo, todos tm direito vida, no importando a idade, a cor, o lugar de nascimento, a preferncia pol ca, a prosso, a riqueza ou a pobreza, ou qualquer outro fator. Por que existem esses direitos? Como se jus ca a existncia de injus as apoiadas pelo direito? E se o direito l ou necessrio para os seres humanos, como se explica que os direitos no sejam respeitados por todos?

Estamos acostumados com belos documentos histricos declarando sermos todos iguais e livres. Estamos acostumados tambm ao fato de alguns serem mais iguais do que outros. Aqui, voc encontra um estudo sint co das principais lutas pol cas que nos l mos dois sculos vm garan ndo (ou no) direitos s pessoas, as diferentes concepes do que seriam direitos fundamentais e o que se pode fazer hoje para a defesa dos direitos de cada um.

Sempre houve preconceito contra a discusso das questes especcas das mulheres. No se concebia que mulheres violentadas por seus maridos/companheiros, espancadas e assassinadas sob a alegao de defesa da honra nham seus direitos humanos violados. Considera-se normal que mulheres tenham salrios mais baixos que homens, que mulheres sejam alvo das aes masculinas de assdio sexual, de estupro e demais pos de violncia do gnero. como se os direitos do homem inclussem os da mulher, ou como se esses fossem secundrios. A excluso da cidadania das mulheres est arraigada em nossa cultura.

A escrita hieroglca , sem dvida, uma das mais fascinantes de toda a histria da humanidade. Com sua mistura de sons e imagens e seu efeito decora vo, ainda hoje os hieroglifos atraem e mobilizam estudiosos e interessados, causando-lhes sensaes imediatas por suas representaes. Atualmente, estamos cercados por imagens vindas de todos os lados, de vrias formas, nas ruas, nos prdios, nos transportes e em livros, jornais, revistas, internet e celular. Desse modo, este livro traz os hieroglifos ao universo dos jovens, que passam a se interessar pela histria dos seus criadores e, consequentemente, da humanidade.

reas de interesse: direito, sociologia, poltica

reas de interesse: direito, sociologia, poltica

reas de interesse: direito, sociologia, poltica

reas de interesse: educao, histria, comunicao, letras

|132|

COLEO PRIMEIROS PASSOS

O que so intelectuais
Horcio Gonzlez
131 pgs.

O que so pessoas deficientes


Joo B. Cintra Ribas
104 pgs.

O que so recursos humanos


Flvio de Toledo
92 pgs.

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues


168 pgs.

O que so relaes internacionais

Aqui, leitor, voc poder visitar uma galeria de intelectuais tendo como guia o autor Horcio Gonzlez. Podero, juntos, observar alguns quadros: formas que os intelectuais escolhem para dar sen do sua compreenso e a seus laos com a realidade. A exposio est assim organizada: o intelectual maldito, o precursor, o revolucionrio, o populista, o cosmopolita, o orgnico e, por m, o intelectual do crculo do poder.

Os seres humanos no so sicamente iguais cada um de ns tem seu peso, sua altura, sua cor de pele. As pessoas decientes talvez sejam um pouco mais diferentes, j que podem possuir sinais ou sequelas mais notveis. Mas no podemos meramente transpor a realidade natural para a realidade social: esta por ns construda.

Quais as losoas e estratgias modernas que regem as pol cas de recursos humanos nas empresas? A par r de um enfoque abrangente sobre o comportamento organizacional dos grupos sociais, as relaes humanas so analisadas em seus temas fundamentais, enfa zando sobretudo o aspecto da postura democr ca nos sistemas de trabalho, que cons tui a principal tendncia da evoluo dos recursos humanos.

Quais so os fatos do mundo? Conitos armados, manifestaes paccas, uma nova descoberta da cincia, encontros de chefes de Estado e de governo, desintegrao ali, integrao acol... Existe alguma rea de conhecimento que se proponha a explicar as relaes entre os acontecimentos que fazem o dia a dia de nosso planeta? A disciplina relaes internacionais uma tenta va neste sen do. Seu estudo e sua pr ca podem dar pistas para compreender e atuar nas relaes que ultrapassam as fronteiras dos pases.

reas de interesse: sociologia, filosofia

reas de interesse: sade, sociologia, educao

reas de interesse: administrao, psicologia

reas de interesse: administrao, economia, histria, poltica, sociologia

|133|

AUTORES E OBRAS

Caro leitor, Conhea o elenco de autores e obras, apresentados em ordem alfab ca, da Brasiliense. A equipe comercial est sua disposio para quaisquer informaes sobre nossos livros.
AUTOR / AUTORA A. F. Chalmers A. J. Gonalves Jr. Adam Schaff Adriano Segal Adolfo Braga Neto Afrnio Mendes Catani Agenor Martins Alain Touraine Alba Zaluar (org) Alcides Pedro Sabbi Aldaza Sposati lvaro Chrispino lvaro L. M. Valls Ana Maria Alfonso Goldfarb Ana Maria R. Estevo Andr Gaiarsa Andr Orlan ngela Mendes de Almeida Anita Leocdia Prestes Anita Novinsky Antonio Augusto Arantes Antonio Bivar B. Lima Antonio Carlos Rocha Antonio da Costa Ciampa Antonio Pedro Tota Antonio R. Esteves Antonio Roberto Guglielmo Argelina Cheibub Figueiredo Arletty Pinel Armand Mattelart Aureliano Biancarelli Aurlio SantAnna Brbara Freitag Bebeti do Amaral Gurgel OBRA (S) O que cincia, afinal? O que urbanismo (com Aurlio SantAnna, Frederico Carstens e Rossano Fleith) A sociedade informtica as consequncias sociais da segunda revoluo industrial Tudo que voc precisa saber antes de reduzir seu estmago (com Marcio Mancine) guia completo da cirurgia da obesidade O que mediao de conflitos (com Lia Regina Castaldi Sampaio) O que capitalismo; O que imperialismo O que computador; O que robtica O ps-socialismo A mquina e a revolta; Drogas e cidadania O que FMI Cidade em pedaos O que qumica O que tica O que histria da cincia O que servio social O que angstia A violncia da moeda (com Michel Aglietta) A repblica de Weimar e a ascenso do nazismo; Revoluo e guerra civil na Espanha Luiz Carlos Prestes e a Aliana Nacional Libertadora A inquisio O que cultura popular James Dean (Col. Encanto Radical); Jack Kerouac O rei dos beatniks (Col. Encanto Radical); O que punk O que budismo A estria do Severino e a histria da Severina O Estado Novo A ocupao da Amaznia A pr-histria uma abordagem ecolgica O plebiscito e as formas de governo (com Marcus Figueiredo) O que aids (com Elisabete Inglesi) O carnaval das imagens (com Michle Mattelart) Cirurgia em campo aberto O que urbanismo (com A. J. Gonalves Jr., Frederico Carstens e Rossano Fleith) A teoria crtica ontem e hoje Nossas adorveis famlias (com Danda Prado)

|136|

AUTORES E OBRAS

Benedito Rodrigues de Moraes Neto Berenice Bento Bertha Solares Branca Moreira Alves Caio C. Boschi Caio Navarro de Toledo Caio Prado Jr.

Caio Tlio Costa Carlos A. C. Lemos Carlos Arthur Nascimento Carlos Benedito Martins Carlos Davidoff Carlos Garcia Cassandra Rios Celso Gitahy Ciro Flamarion S. Cardoso Claudia Lvay Clvis Moura Clvis Rossi Cristovam Buarque Dalmo de Abreu Dallari Danda Prado Daniel Aaro Reis Filho Daniel Martins de Barros Debora Diniz Dbora Messenberg Denis L. Rosenfield Dirce Guilhem Dulce Helena Penna Soares Dulce Mara Critelli E. A. Carlini Edgar de Decca Edson Passetti Eduardo Ehlers Eduardo F. P. Moreira Eduardo Hoornaert Eliana A. Cardoso Eliane Lage Elisabete Inglesi

Marx, Taylor e Ford O que transexualidade Dores, amores e pincis; Um ano, dois veres O que feminismo (com Jacqueline Pitanguy) O barroco mineiro: artes e trabalho O governo Goulart e o golpe de 64 Formao do Brasil contemporneo; Histria e desenvolvimento; Histria econmica do Brasil; Evoluo poltica do Brasil colnia e imprio; A questo agrria no Brasil; A revoluo brasileira; O que filosofia; O que liberdade capitalismo x socialismo; A cidade de So Paulo geografia e histria O que anarquismo O que arquitetura; O que patrimnio cultural O que filosofia medieval O que sociologia Bandeirantismo: verso e reverso O que nordeste brasileiro As traas; Crime de honra; Uma mulher diferente O que graffiti Escravo ou campons? O protocampesinato negro nas Amricas; Amrica pr-colombiana; A afro-Amrica; O Egito antigo O segredo de Zirzilim Os quilombos e a rebelio negra O que jornalismo; Militarismo na Amrica Latina O que educacionismo; O que apartao O que so direitos da pessoa; O que participao poltica O que aborto; Nossas adorveis famlias (com Bebeti do Amaral Gurgel); O que famlia A revoluo russa 1917-1921 O que psiquiatria forense Ensaios biotica (com Srgio Costa); O que deficincia; O que biotica; O que tica em pesquisa (ambos com Dirce Guilhem) A elite parlamentar do ps-constituinte O que democracia; A tica na poltica O que biotica, O que tica em pesquisa (ambos com Debora Diniz) O que escolha profissional Analtica do sentido 2 edio Drogas: subsdios para uma discusso (com Jandira Masur) 1930 O silncio dos vencidos; O nascimento das fbricas O que menor O que agricultura sustentvel O que taylorismo (com Luzia Margareth Rago) A igreja no Brasil colnia 1550-1800 Economia brasileira ao alcance de todos Ilhas, veredas e buritis O que aids (com Arletty Pinel)

|137|

AUTORES E OBRAS

Emir Sader Eni de Mesquita Samara Eni Puccinelli Orlandi Enio Squeff Ernst W. Hamburger Evelina Dagnino (org.) Everardo Rocha Fernando Pires Fernanda Pompeu Fernando Peixoto Flvio de Toledo Florestan Fernandes Francisco Doratioto Francisco Falcon Francisco Iglesias Francisco Jos Pereira Franois Laplantine Frdrick Leboyer Frederico Carstens Geir Campos Geraldo Suzigan Grard Lebrun Gilberto Dimenstein Gilberto Marcos Antonio Rodrigues Gilles Deleuze Gilvando S Leito Rios Glaydson Jos da Silva Gudrun Fischer Hlia Sonia Raphael Hlio Daniel Cordeiro Herbert S. Klein Hilrio Franco Jr. Horcio Gonzlez Iara de Almeida Pinto Ivone Gebara J. Jota de Moraes Jacob Gorender Jacqueline Dupuy Jacqueline Pitanguy Jacques Le Goff Jair Ferreira dos Santos Jamil Almansur Haddad

Chile (1818-1990) A famlia brasileira O que lingustica Msica o nacional e o popular (com Jos Miguel Wisnik) O que fsica Anos 90 poltica e sociedade no Brasil Magia e capitalismo; O que etnocentrismo; O que mito O menino que queria abraar as baleias 64 O que teatro; Vianinha Oduvaldo Viana Filho (org.) O que so recursos humanos O que revoluo A guerra do Paraguai Mercantilismo e transio A revoluo industrial; A industrializao brasileira Apartheid O horror branco na frica do Sul Aprender antropologia; Aprender etnopsiquiatria; O que imaginrio (com Liana Trindade) Nascer sorrindo O que urbanismo (com A. J. Gonalves Jr., Aurlio SantAnna e Rossano Fleith) O que traduo O que msica brasileira O que poder A guerra dos meninos O que so relaes internacionais A imagem tempo; Foucault O que cooperativismo Teoria da histria (com Pedro Paulo A. Funari) Abrigo no Brasil Avaliao escolar em busca de sua compreenso O que judasmo Bolvia do perodo pr-incaico independncia A Idade Mdia nascimento do ocidente; As utopias medievais A comuna de Paris; O que so intelectuais; O que subdesenvolvimento; Karl Marx: o apanhador de sinais (Col. Encanto Radical); Albert Camus (Col. Encanto Radical); Evita (Col. Encanto Radical) Relmpagos 2 edio (com Osmar Pinto Jr.) As guas do meu poo; O que cristianismo; O que teologia; O que teologia feminista O que msica A burguesia brasileira Redescobrindo a sua beleza O que feminismo (com Branca Moreira Alves) A bolsa e a vida Cybersenzala; O que ps-moderno O que islamismo

|138|

AUTORES E OBRAS

Jandira Gualberto Jandira Masur Jean Baudrillard Jean M. Carvalho Frana Jean-Claude Bernardet Joo B. Cintra Ribas Joo Clodomiro do Carmo Joo da Penha Joo-Francisco Duarte Jr. Joo Frayze Pereira Joo Ribeiro Joo Ribeiro Jr. Joo Ricardo W. Dornelles Joel Arnaldo Pontin Joel Rufino dos Santos Jorge Coli Jos Adelino Medeiros Jos Augusto Drummond Jos nio Casalecchi Jos Graziano da Silva Jos Honrio Rodrigues Jos Jobson de Andrade Arruda Jos Luiz de Souza Maranho Jos Luiz dos Santos Jos Miguel Wisnik Jos Paulo Netto Jos Roberto Campos Jos Roberto do Amaral Lapa Jos S. Witter Jos Teixeira Coelho Netto Joseph M. Luyten Josu Rios Juan Alfredo Csar Mller Juan E. Diaz Bordenave Julio Travieso Julita Scarano Ktia de Queirs Mattoso Konrad Lorenz Kurt Kloetzel Ladislau Dowbor Laura de Mello e Souza La Maria Pileggi Mller Leandro Konder Leon Pomer

O vo de uma equilibrista (com Monique Derivo) Drogas: subsdios para uma discusso (com E. A. Carlini); O que alcoolismo sombra das maiorias silenciosas Imagens do negro na literatura brasileira O que cinema O que so pessoas deficientes O que candombl O que existencialismo O que beleza; O que realidade O que loucura O que positivismo O que nazismo O que so direitos humanos O que poluio qumica (com Srgio Massaro) O que racismo O que arte O que tecnologia (com Luclia Atas Medeiros) A coluna Prestes rebeldes errantes A Proclamao da Repblica O que questo agrria O continente do Rio Grande A revoluo inglesa O que morte O que cultura Msica o nacional e o popular (com Enio Squeff) O que marxismo O que trotskismo A economia cafeeira Partido republicano federal O que indstria cultural O que literatura de cordel O que defesa do consumidor (com Marilena Lazzarini e Vidal Serrano Jr.) O que astrologia (com La Maria Pileggi Mller) O que comunicao; O que participao Chuva sobre Havana Negro nas terras do ouro cotidiano e solidariedade (sc. XVIII); Uma viagem aventurosa Ser escravo no Brasil A demolio do homem O que meio ambiente; O que contracepo O que capital; O que poder local; A formao do 3 mundo Opulncia e misria das Minas Gerais O que astrologia (com Juan Alfredo Csar Mller) Baro de Itarar (Col. Encanto Radical); O que dialtica As independncias na Amrica Latina

|139|

AUTORES E OBRAS

Lia Regina Castaldi Sampaio Liana Trindade Lcia Castello Branco Lcia Santaella Luciana Nobile Luciano Oliveira Luclia Atas Medeiros Lus A. Cabello Luiz Bernardo Perics Luiz Eduardo W. Wanderley Luiz O. Lima Camargo Luzia de Maria Rodrigues Luzia Margareth Rago Magali Engel Manoel Ernesto Campos Porto Manoel Tubino Marcelo Grondin Mrcio Bilharinho Naves Marcio Mancine Marcio Pochmann Marco Adolfs Marcos A. da Silva Marcos Antnio Lopes Marcos de Carvalho Marcos Drumond Jnior Marcos Reigota Marcus Figueiredo Margaret Bakos Maria Amlia de Almeida Teles Maria Auxiliadora Guzzo de Decca Maria Beatriz B. Florenzano Maria Clia Wider Maria Clementina Pereira Cunha Maria de Lourdes M. Janotti Maria de Lourdes Manzini Covre Maria Helena Capelato Maria Helena Martins Maria Isaura Pereira de Queiroz Maria Jos de Lima Maria Laura Silveira Maria Ligia Prado Maria Luisa Corassin Maria Luisa de Almeida Paschkes

O que mediao de conflitos (com Adolfo Braga Neto) O que imaginrio (com Franois Laplantine) O que erotismo O que semitica Sexualidade na maturidade Do nunca mais ao eterno retorno uma reflexo sobre a tortura 2 edio O que tecnologia (com Jos Adelino Medeiros) O que so assentamentos rurais (com Snia M. Bergamasco) Mystery train O que universidade O que lazer O que conto; Machado de Assis (Col. Encanto Radical) O que taylorismo (com Eduardo F. P. Moreira) Meretrizes e doutores Apontamentos para a histria da Repblica O que esporte; O que olimpismo Haiti cultura, poder e desenvolvimento Mao o processo da revoluo Tudo que voc precisa saber antes de reduzir seu estmago (com Adriano Segal) A metrpole do trabalho F e fogo Histria o prazer em ensino e pesquisa; Contra a chibata marinheiros brasileiros em 1910 O absolutismo O que natureza Vida e morte em So Paulo O que educao ambiental O plebiscito e as formas de governo (com Argelina Cheibub Figueiredo) O que so hieroglifos O que so direitos humanos das mulheres; Breve histria do feminismo no Brasil; O que violncia contra a mulher (com Mnica de Melo) Cotidiano de trabalhadores na repblica O mundo antigo: economia e sociedade Caio Prado Jr. um intelectual irresistvel; Algum viu passar uma imaginao? Cidadelas da ordem a doena mental na Repblica O coronelismo; A balaiada O que cidadania O movimento de 1932 O que leitura Carnaval brasileiro O que enfermagem Argentina: territrio e globalizao O populismo na Amrica Latina A reforma agrria na Roma antiga A ditadura salazarista

|140|

AUTORES E OBRAS

Maria Luiza Dias Maria Luiza Silveira Teles Maria Nadege de Souza Maria Odila Leite da Silva Dias Maria Stella M. Bresciani Maria Teresa Horta Maria Teresa Nidelcoff Maria Thereza Fraga Rocco Maria Victoria de Mesquita Benevides Maria Yedda Linhares Marilena Chau Marilena Lazzarini Marilia Bernardes Marques Mrio Ferreira Mario Vale Marta M. Chagas de Carvalho Mary Del Priore Mary Jane Spink (org.) Massimo Canevacci Mauro Wilton de Sousa (org.) Michel Aglietta Michel Beaud Michlle Mattelart Modesto Florenzano Mnica de Melo Monique Derivo Nacir Sales Nanci Valadares de Carvalho Nlio Marco Nilo Odalia Norberto Bobbio Octavio Ianni Olgaria C. F. Matos Osmar Pinto Jr. Osvaldo Coggiola Orlando Senna Otaviano Pereira Paulo Ghiraldelli Jr. Paulo Leminski Paulo Nakatani Paulo Nassar

Suicdio: testemunhos do adeus; O que psicoterapia de famlia Aprender psicologia; O que depresso; O que neurose; O que psicologia Orgasmo feminino: teorias e mitos Quotidiano e poder em So Paulo no sculo XIX Londres e Paris no sc. XIX o espetculo da pobreza Poemas do Brasil A escola e a compreenso da realidade; As cincias sociais na escola; Uma escola para o povo Linguagem autoritria O governo Jnio Quadros A luta contra a metrpole; O Oriente Mdio e o mundo rabe O que ideologia O que defesa do consumidor (com Josu Rios e Vidal Serrano Jr.) Sade pblica, tica e mercado no entreato de dois sculos; O que clula-tronco; Sergio Arouca um cara sedutor O que golpe de Estado (com Roberto Numeriano) A janela A escola e a Repblica Festas e utopias no Brasil O conhecimento no cotidiano Comunicao visual Sujeito, o lado oculto do receptor A violncia da moeda (com Andr Orlan) Histria do capitalismo O carnaval das imagens (com Armand Mattelart) As revolues burguesas O que violncia contra a mulher (com Maria Amlia de Almeida Teles) O vo de uma equilibrista (com Jandira Gualberto) Vencendo e convencendo o livro do advogado bem-sucedido Autogesto o nascimento das ONGs O que darwinismo O que violncia Liberalismo e democracia A ideia de Brasil moderno; Origens agrrias do Estado brasileiro; Estado e capitalismo; Raas e classes sociais Paris 1968 as barricadas do desejo; O iluminismo visionrio Relmpagos 2 edio (com Iara de Almeida Pinto) Movimento e pensamento operrios antes de Marx Santos Dumont ares nunca dantes navegados O que moral; O que teoria O que filosofia contempornea; O que pedagogia; O que pragmatismo Jesus (Coleo Encanto Radical); Cruz e Souza o negro branco O que capital fictcio (com Rosa M. Marques) O que comunicao empresarial (com Rubens Figueiredo)

|141|

AUTORES E OBRAS

Paulo Nogueira Paulo Roberto Raymundo Paulo Sandroni Paulo Srgio de Camargo Paulo Teixeira Iumatti Pedro Csar Dutra Fonseca Pedro Paulo Funari Pedro Puntoni Pedro Srgio dos Santos Peter Louis Eisenberg Pierre Bourdieu Plato Eugnio de Carvalho Rabah Benakouche Raimar Richers Raimundo Santos Raquel Rolnik Ral Prebisch Renata Braune Renata Pallottini Renato Ortiz Ricardo Abramovay Ricardo Maranho Rita Moreira Robert Smith Roberto Catelli Jr. Roberto Lyra Filho Roberto Muggiati Roberto Numeriano Roberto R. Martins Rodolpho Caniato Rogrio Durst de Moraes Ronaldo Wada Rosa M. Marques Roseli Bittar Gugliemelli Rosiska Darcy de Oliveira Rossano Fleith Rubens Figueiredo Ruy Moreira Samir Thomas Samuel Srgio Salinas Sandra C. A. Pelegrini

O que apocalipse O que administrao O que mais-valia O que grafologia Caio Prado Jr. uma trajetria intelectual; Dirios polticos de Caio Prado Jr. (1945) Vargas: o capitalismo em construo O que patrimnio cultural imaterial (com Sandra C. A. Pelegrini), Teoria da histria (com Glaydson Jos da Silva) Guerras do Brasil (1504-1654) O que xadrez Guerra civil americana Coisas ditas Neocolonialismo a expanso imperialista do sc. XIX O que capital internacional O que empresa; O que marketing Dissertaes sobre a revoluo brasileira O que cidade Keynes: uma introduo O que enologia (com Silvia Cintra Franco) As trs rainhas magas; Chocolate amargo; O que dramartugia A diversidade dos sotaques; A morte branca do feiticeiro negro; Cultura brasileira e identidade nacional; Cultura e modernidade; Mundializao, saberes e crenas; O prximo e o distante O que fome O governo Juscelino Kubitschek Perscrutando o papaia Propriedade da terra e transio Brasil do caf industria transio para o trabalho livre O que direito O que jazz O que golpe de Estado (com Mrio Ferreira) Segurana nacional O que astronomia Madame Sat (Col. Encanto Radical) O que estatstica (com Snia Vieira) O que capital fictcio (com Paulo Nakatani) Abaixo a lio de casa! Elogio da diferena o feminismo emergente O que urbanismo (com A. J. Gonalves Jr., Aurlio SantAnna e Frederico Carstens) O que comunicao empresarial (com Paulo Nassar) Formao do espao agrrio brasileiro; O que geografia Te espero o tempo que for Mxico dos astecas independncia Patrimnio cultural: conscincia e preservao

|142|

AUTORES E OBRAS

Sandra Jatahy Pesavento Scarlett Marton Scott Mainwaring Sebastio Squirra Srgio Costa Sergio Massaro Silvia Cintra Franco Silvia Moreira Silvia T. Maurer Lane Sonia de Amorim Mascaro Snia M. Bergamasco Snia Vieira Stella C. Ferraz Suely R. Reis de Queiroz Suzana Albornoz Tnia Navarro Swain Teixeira Coelho Umberto Cerroni Vange Leonel Vrios autores Vavy Pacheco Borges Vera Lcia Amaral Ferlini Vicente de Paula Faleiros Vidal Serrano Jr. Violette Leduc Vito Giannotti Vitor Marinho de Oliveira Vivina de Assis Viana Waldenyr Caldas Waldir Freitas Oliveira Walter Benjamin Wanderley Codo Wilhelm Reich Wilton Azevedo Wolfgang Leo Maar Zil Bernd

O que patrimnio cultural imaterial (com Pedro Paulo Funari); A revoluo farroupilha Nietzsche: uma filosofia a marteladas Igreja e poltica no Brasil (1916-1985) Aprender telejornalismo Ensaios biotica (com Dbora Diniz) O que poluio qumica (com Joel Arnaldo Pontin) O que enologia (com Renata Braune); O que gastronomia So Paulo na Primeira Repblica O que psicologia social; Novas veredas da psicologia social (com Bader Burihan Sawaia); Psicologia social o homem em movimento (com Wanderley Codo) O que velhice O que so assentamentos rurais (com Lus A. Cabello) O que estatstica (com Ronaldo Wada) A vila das meninas; Pssaro rebelde; Preciso te ver A abolio da escravido O que trabalho O que lesbianismo O que ao cultural Poltica mtodos, teorias, processos, sujeitos, instituies, categorias As sereias da Rive Gauche A dvida e a pobreza quanto custa acabar com a misria no Brasil O que histria A civilizao do acar scs. XVI a XVIII O que poltica social O que defesa do consumidor (com Josu Rios e Marilena Lazzarini) Teresa e Isabel uma paixo O que estrutura sindical; A liberdade sindical no Brasil O que educao fsica O rei dos cacos Utopia do gosto; O que msica sertaneja A caminho da Idade Mdia cristianismo, imprio romano e a presena germnica no Ocidente Obras escolhidas I (Magia e tcnica, arte e poltica); Obras escolhidas II (Rua de mo nica; Obras escolhidas III (Um lrico no auge do capitalismo) Psicologia social o homem em movimento (com Silvia T. M. Lane); O que corpo(latria) (com Wilson A. Senne) Paixo de juventude; A funo do orgasmo O que design O que poltica O que negritude

|143|

You might also like