You are on page 1of 7

A EDUCAO EM SEUS MBITOS HISTRICOS E PEDAGGICOS Jos Carlos Lustosa Jnior1 RESUMO O objetivo deste artigo mostrar as vrias

s concepes filosficas sobre a educao e no que se constitui o processo de ensinoaprendizagem na prxis pedaggica de uma escola e da sociedade. Pretende enfatizar que a educao pode ser um instrumento de transformao social, j que ela formadora de opinio e atua nos condicionantes sociais, interferindo no mundo, na relao do homem com o prprio homem, e do homem com a natureza. Para tanto, far-se necessria uma busca histrico-social do processo de escolarizao no Brasil e discorrer-se-, posteriormente, sobre as vrias formas de se enxergar a educao nas correntes pedaggicas que norteiam o processo de emancipao social e poltica. Palavras-chave: Educao. Histrico-Sociais. Tendncias Pedaggicas. Transformao. A educao um processo natural de civilidade do homem, de torn-lo socivel dentro de seu contexto, no desenvolver de habilidades fsicas e mentais, diferentemente dos outros mamferos que j nascem capazes de superar alguns obstculos sem o acompanhamento de seus progenitores. Existe no homem uma necessidade de educao inerente sua praxe social, vindo a auxili-lo na formao da conscincia e na construo do carter, o que o torna particular em relao s demais espcies. Recebe, ao longo da vida, os costumes dos seus ancestrais, noes do certo e do errado conforme a cultura de cada povo, informaes bsicas para o convvio harmonioso em sociedade, para que as relaes do homem com o prprio homem e com a natureza ocorram de forma pacfica e harmnica.

Jos Carlos Lustosa Jnior professor de Lngua Portuguesa e pesquisador das problemticas sociais que envolvem o processo de ensino-aprendizagem. Licenciado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acara UVA, Sobral Cear.

A Companhia de Jesus2 tinha a incumbncia de educar os ndios. A sistemtica dava-se com o avano e prestgio da lngua hegemnica3 que foi oficializada, ou melhor, imposta aos nativos da poca, ou seja, foi introduzida de modo vertical, formando uma ideologia que favoreceu aos interesses dominantes4, principalmente Coroa Portuguesa. O processo de escolarizao do Brasil tornou-se obrigatrio em nossa primeira Constituio de 18245, aps a Independncia. O monoplio dos jesutas durante a tentativa de educar as pessoas da poca e a rigidez em seguir o manual de estudos, a Ratio Studiorum, repetidores da lio (GUEDES, 2006, p.15), impossibilitou a construo democrtica do conhecimento, portanto, esse fator contribuiu para a formao catedrtica dos professores de Lngua Portuguesa no que tange s competncias necessrias formao de outras habilidades como formao poltica, conceitos de tica na sociedade, conforme segue:
Humanistas por excelncia, e os maiores de seu tempo, concentraram todo o seu esforo, do ponto de vista intelectual, em desenvolver, nos seus discpulos, as atividades literrias e acadmicas que correspondiam, de resto, ao ideal de homem culto em Portugal, onde, como em toda a pennsula ibrica, se encastelara o esprito da Idade Mdia, e a educao, dominada pelo clero, no visava por essa poca seno formar letrados e eruditos. O apego ao dogma e autoridade, tradio escolstica e a literria, o desinteresse quase total pela cincia e a repugnncia pelas atividades tcnicas e artsticas tinham forosamente de caracterizar, na colnia, toda a educao modelada pela da Metrpole, que se manteve fechada e irredutvel ao esprito crtico e de anlise, pesquisa e experimentao... (AZEVEDO, 1964, p. 516 apud GUEDES, 2006, p.15).

Esse contexto histrico mostra quo influncia esse sistema de ensino colonialista exerce na educao contempornea. Os jesutas davam as suas aulas seguindo fielmente o manual de estudos, carregados do portugus de Portugal. Hoje o professor figura criada
2 3

Equipe formada por jesutas no perodo pombalino. Toma-se esse termo pelo fato de ter havido a imposio da lngua portuguesa em detrimento da lngua indgena. 4 Refere-se aqui burguesia portuguesa. 5 CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fcil: leitura crtico-compreensiva: artigo a artigo. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

com o advento do mercantilismo6, por vezes, reprodutor do livro didtico, dominante de certo saber, mas um saber j manipulado anteriormente por outro, no por ele mesmo, fato que o faz ficar sem criatividade e produo cientfica, pois essa ltima est restrita aos meios acadmicos. A busca exagerada por lucro criou, assim, uma demanda de mode-obra especializada, em massa, sendo que o professor surgiu, numa primeira idia, apenas como um paliativo para resolver a escassez de mo-de-obra. O professor tornou-se um seguidor fiel do livro didtico, conscientizador moralista. O abandono da formao mais artesanal (GUEDES, 2006, p.27) do professor ao desdobramento individual acabou por criar, numa perspectiva de identidade, um professor alheio criatividade. A anlise crtica do professor, se que de fato existiu com furor, tornou-se refm dos programas didticos, e na maioria das vezes, no considerada pelas instituies escolares, pois esta ltima deve obedecer aos programas de aulas j estabelecidos. Isso acarreta e aumenta a crise de identidade do professor. A relao professor-aluno ocorria de forma hierrquica, conforme a pedagogia tradicionalista de educao:
Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicao entre eles no decorrer da sala de aula. O professor transmite o contedo na forma de verdade a ser absorvida; em conseqncia, a disciplina imposta o meio mais eficaz para assegurar a ateno e o silncio. (LUCKESI, 1994, p.57).

Para a elite7 no h o interesse em profissionais qualificados a ponto de deixar o ensino pblico em eqidade com o ensino privado, no que o ensino privado seja o ideal, mas sim pelo fato de ser privilegiado na sociedade capitalista, porque sociedade capitalista os incompetentes e alienados so mais dceis e, por isso, fceis de serem
6 7

Termo utilizado para indicar o processo capitalista. Este termo est sendo utilizado para se referir classe dominante dos bens de produo.

manipulados para interesse prprio, em detrimento do conhecimento democrtico, justo, das boas prticas educacionais8. O fato que dessa forma o grupo dominante consegue alcanar seus objetivos devido ao controle do sistema de ensino, manipulando-o para gerar resultados para uma minoria rica, ou seja, a elite. O professor tem um dos papis fundamentais e inerentes construo humana, no despertar pelo novo, conforme veremos abaixo:
preciso, sobretudo, e a j vai um destes saberes indispensveis, que o formando, desde o princpio mesmo de sua experincia formadora, assumindo-se como sujeito tambm da produo do saber, se convena definitivamente de que ensinar no transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo. (FREIRE, 1997, p.22).

Concorda-se plenamente que o professor deva estimular a criao de novos saberes, dando-lhes as possibilidades adequadas para desenvolv-las. Mas essa produo de conhecimento deve ser feita de forma crtica, bem planejada atravs da educao transformadora. A educao transformadora a que pode, de fato, melhorar as condies de vida da sociedade de forma a intermediar os meios para essa melhoria. Para que se tenha plena conscincia das tendncias pedaggicas, far-se- alguns comentrios dos conceitos de educao redentora, crtica-reprodutivista e transformadora, numa tentativa de se esclarecer a razo da defesa pela educao transformadora. O aspecto filosfico educao constitui-se quando h a

necessidade de se enxergar um sentido no ato de educar; compreender a razo pela qual se est sendo professor; encontrar valores ticos e finalidades prticas sociedade que anseia por respostas e melhorias qualitativas de vida. O aspecto poltico manifesta-se quando os homens organizam-se numa tentativa de criar um direcionamento organizado e sistemtico educao.
8

Referimos-nos formao ntegra do indivduo, privilegiando-se formao crtico-reflexiva e, tambm, poltica.

A tendncia redentora enxerga a sociedade como conjunto (LUCKESI, 1994, p.38) de indivduos que convivem em sociedade que viva e harmnica, o que importa manter a sociedade, conservando os seres humanos no meio social. Essa instncia volta-se para a formao do carter dos indivduos. Na verdade, ela se pe como a nica forma de resoluo dos problemas sociais, profundamente humanista, alheia ao processo crtico, como se tudo pudesse ser resolvido pela f. Tal concepo de educao puramente ingnua (LUCKESI, 1994, p.38), porque ela relaciona, rigorosamente, educao religio: prega que os indivduos devem seguir todos os ensinamentos divinos. No se discorda em se conceber as leis crists, segui-las ou divulg-las, entretanto, deve-se levar em considerao que existe tambm a cincia como contribuinte do indivduo nas buscas por respostas. A evoluo da cincia faz com que muitos estudiosos contestem esses ensinamentos, pois apenas a redeno, alm de contrria realidade vivida pelo homem, estabelece teorias que, em muitos casos, prendem os sujeitos no tempo e no espao, tornando-os seres humanos sem condies de criticarem a sociedade na qual esto inseridos, porque sem crtica construtiva no h como melhorar aquilo que no percebido. Ainda hoje existem professores que atuam na educao e consideram, ingenuamente, suas aes no providas de comprometimento, voltadas redeno da sociedade. Na tendncia redentora observamos que os indivduos so ensinados a se redimirem sociedade dominante do saber, subservientes aos interesses impostos a eles como pretexto para integr-los, de forma harmnica aos outros indivduos. Na tendncia crtica-reprodutivista no h redeno das mazelas, j que a educao uma instncia dentro da sociedade e

exclusivamente ao seu servio (LUCKESI, 1994, p.41). Essa vertente ainda pior que a redentora. Nela os indivduos so condicionados a reproduzi-la como forma de perpetuar fortemente o sistema que est no poder, aspecto que est ligado diretamente por fatores condicionantes como os econmicosociais e polticos, servindo sociedade e a seus condicionantes. Essa se afirma como crtica, diferentemente da redentora, pois ela atua nos seus condicionantes sociais, todavia o que a torna falha para aplicaes do ensino crtico-reflexivo o fato de a crtica ser usada para reproduo exclusiva de interesses de uma minoria rica. Para se ter uma sociedade crtica preciso que se tenham estudantes e docentes reflexivos, capazes de traar o melhor perfil social, sem apenas redimir ou reproduzir a sociedade. Assim, estabelece-se que a idia de transformao seja a mais adequada e pertinente aos indivduos, porque faz o ser humano pensar na sua prtica cotidiana, agindo como mediadora para uma sociedade mais aberta sugestes, crticas sempre construtivas coletividade, conforme se percebe mais adiante:
Do ponto de vista prtico trata-se de retomar vigorosamente a luta contra a seletividade, a discriminao e o rebaixamento do ensino das camadas populares. Lutar contra a marginalidade, atravs da escola, significa engajar-se no esforo para garantir aos trabalhadores um ensino da melhor qualidade possvel nas condies histricas atuais. O papel de uma teoria crtica da educao e dar substncia concreta a essa bandeira de luta, de modo a evitar que ela seja apropriada e articulada com interesses dominantes. (SAVIANI, 1987, p.36 apud LUCKESI, 1994, p.50).

A transformao da sociedade pode ocorrer com a mediao de uma educao crtica: no redentora nem reprodutivista. A tendncia transformadora contempla a compreenso da educao dentro de todos os seus condicionantes sociais, de forma que seja tomada uma ao significativa, e no seletiva, para a sua transformao.

Investigar

utilizar-se

dos

condicionantes

sociais,

das

contradies para trabalhar em prol da realidade, da ao crticareflexiva como tentativa de se enxergar o que realmente melhor para todos, sem discriminar, iludir, constranger ou excluir qualquer indivduo dos benefcios da educao, conforme se observa a seguir:
[...] o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interao entre o meio (natural, social, cultural) e o sujeito, sendo o professor o mediador, ento a relao pedaggica consiste no provimento das condies em que professores e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas. O papel do adulto insubstituvel, mas acentua-se tambm a participao do aluno no processo (LUCKESI, 1994, p.71).

A escola soma o todo social9. Tomar atitude crtica dentro da escola agir para a transformao social. O papel da escola consiste em difundir os contedos reais e indissociveis realidade social de cada indivduo envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, servindo de auxilio aos educandos10 na caminhada pela vida turbulenta da sociedade moderna. O professor deve, ou pelo menos deveria adotar uma postura crtica sobre qualquer assunto que venha a discutir na sala de aula e ouvir a participao de todos os alunos no processo de ensinoaprendizagem. Os contedos devem ser universais, incorporados humanidade e pertinentes realidade social dos educandos, numa estreita relao de significados, num intercmbio de continuidade entre erudio e conhecimento popular.

Referimo-nos escola enquanto espao de diferenas de classes, no neutra, mas atuante nas diferenas. Este termo utilizado para enfatizar o estudante como um ser ativo e participativo nas questes polticas e sociais da sua realidade.
10

You might also like