You are on page 1of 2

Quatro exemplos...

O Dino arranca para a direita, com acelerao para a esquerda.... Antes de iniciar o movimento, pode definirse a posio inicial, a velocidade inicial e a acelerao, arrastando os Vectores respectivos. Nos grficos representados, o segundo grfico representa a derivada do primeiro e o terceiro grfico a derivada do segundo grfico...

Modellus 4
2008

http://modellus.fct.unl.pt

Modelao Interactiva com Matemtica


O Modellus um software que tem como objectivo permitir a alunos e professores iniciarem-se na computao cientfica, nomeadamente atravs da anlise e explorao de modelos matemticos baseados em funes, em iteraes e em equaes diferenciais. Por exemplo, permite construir e analisar modelos que ilustram o raciocnio de Newton acerca da comparao entre o movimento de um projctil e o movimento de um satlite.

Colocouse uma foto estroboscpica de uma coliso como fundo do espao de trabalho... Criaramse trs Vectores para medir, numa escala arbitrria, o momento linear de cada objecto, antes e depois da coliso... Arrastando os Vectores, fcil verificar a conservao do momento linear...

O desenvolvimento do Modellus 4 foi possvel graas ao apoio do Ministrio da Educao (DGIDC), da Fundao para a Cincia e Tecnologia (MCTES), da Unio Europeia, do Institute of Physics (UK) e da Unidade de Investigao Educao e Desenvolvimento (UIED) da Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Definiuse o lado de um quadrado... Calculouse a rea e o permetro... Representouse o quadrado, utilizando Objectos Geomtricos (Segmentos), que podem ser ligados sucessivamente... Criaramse Canetas para representar relaes entre rea e permetro, etc...

O programa de instalao do Modellus inclui dezenas de exemplos e outros so adicionados regularmente na pgina http://modellus.fct.unl.pt. Alm dos ficheiros do Modellus, encontramse igualmente na pgina documentos para professores e alunos, desde o ensino bsico ao ensino superior. Estes documentos so actualizados com regularidade. direita, um exemplo que ilustra a utilizao de funes sinusoidais num osciloscpio. Com este modelo, possvel analisar a frequncia, a amplitude e outros aspectos de sinais peridicos sinusoidais.

Modellu Modellus 4
2008

Criouse um modelo utilizando um sistema de equaes diferenciais ordinrias (representam a taxa instantnea de variao de produtos e reagentes...) O modelo assume leis de velocidade de reaces plausveis... Criaramse Indicadores de Nvel (Barras) e Canetas, para definir parmetros e valores iniciais... Play / Pause executa o modelo... Utilizando o rato, possvel alterar dinamicamente os valores das concentraes e observar como que o sistema se comporta quando h alterao das concentraes das espcies qumicas...
http://m de http:// odellus.fct.unl.pt http://modellus.fct.unl.pt / ct t

Modelo do movimento de uma bola saltitante: a trajectria vertical da bola pode ser visualizada em simultneo com a construo de diversos grficos de quantidades fsicas em funo do tempo. tambm possvel atribuir uma certa velocidade inicial bola, bem como estudar o caso ideal em que no h dissipao de energia...

Modellu Modellus 4 1 Como construir um


2008

http://m de http:// odellus.fct.unl.pt http://modellus.fct.unl.pt / ct t

5
5 1
Uma vez definido o Vector que representa a velocidade inicial, a partir das respectivas componentes v0x e v0y, arrastase a cabea do Vector para atribuir valores adequados s componentes da velocidade inicial. Estes valores tambm podem ser atribudos directamente na janela do modelo ou no friso/menu Parmetros.

modelo?

Pode comearse por definir as funes que descrevem uma ou vrias propriedades/quantidades do fenmeno ou objecto matemtico que se pretende estudar... Por exemplo, as equaes ao lado referemse ao movimento de um projctil, quando a resistncia do ar desprezvel.

2
No espao de trabalho, podem colocarse objectos que representam as variveis do modelo, recorrendo aos cones ou utilizando o boto direito do rato. Por exemplo, pode colocarse no espao de trabalho uma Partcula que represente o projctil em movimento.

6
2 6
O boto Play / Pause permite iniciar a simulao do movimento do projctil. O domnio e o passo Dt da varivel independente t, esto definidos no friso/menu Varivel Independente: por omisso, valem [0; 50] e 0.1. Estes valores podem ser alterados. Neste exemplo, suspendeuse o movimento quando t = 7.90...

3
A cada objecto do espao de trabalho atribuemse propriedades. Por exemplo, Partcula atribuemse x e y como coordenadas.

7
No exemplo ao lado, colocouse tambm no espao de trabalho uma Caneta que traa o grfico da coordenada y em funo de t. Cada objecto do espao de trabalho pode ter a escala que se pretender, bem como outras caractersticas (cor, etc.). Pode usarse o boto Escala Automtica, que ajusta a escala em funo dos valores mximos e mnimos das grandezas que definem cada objecto.

4
4
Criando um Vector, pode representarse a velocidade inicial, uma vez que no modelo esto indicadas as respectivas componentes, v0x e v0y.

8
No espao de trabalho podem colocarse os objectos que forem adequados, para melhor visualizar o fenmeno, as quantidades fsicas envolvidas ou os respectivos objectos matemticos. No exemplo ao lado foram acrescentadas funes que descrevem a energia potencial, a energia cintica, etc., em funo do tempo, bem como a velocidade e a acelerao em cada instante.

Modellu Modellus 4
2008

http://m de http:// odellus.fct.unl.pt http://modellus.fct.unl.pt / ct t

You might also like