You are on page 1of 4

A DISCIPLINA NO LAR

I Co 15:58 ...Sede firmes e inabalveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho no vo no Senhor. Se h algo que tem sido mal interpretado e que precisa ser revisto por todos ns hoje a questo de FALTA DE DISCIPLINA. E o resultado desta maneira inadequada de corrigir filhos tem sido uma gerao fora dos padres de Deus. Dizem que esta gerao de filhos uma gerao de ditadores e inconseqentes. O que precisamos discernir a respeito desta questo ? O QUE DISCIPLINA? A disciplina abrange treinamento mediante todo tipo de comunicao: Orientao pelo exemplo (o que falamos e fazemos) Modelos Instruo verbal e escrita Pedidos escritos Ensino Castigo (este em ltimo caso)

A criana s pode aprender (treinar) bem se estiver feliz, sentir-se segura, contente, confiante, protegida, acerta e amada. A- Os Obstculos da Disciplina preconceito: 1- O Pensamento Humanista- A Psicologia e a Pedagogia moderna ensinam que As crianas so seres basicamente bons, e se forem deixados a vontade, crescero felizes e sero pessoas realizadas. Em nome dos traumas esto formando filhos sem limites e rebeldes. O que a bblia diz: Pv 29:15 / 22:15. 2- Falsa noo do amor Eis um grande obstculo: Amo meu filho e no gosto de bater nele. A bblia diz que Aquele que ama disciplina. Veja Pv 13:24 / Hb12:5-6. O certo : Amo meu filho, por isso disciplino 3- Medo de ser cruel com as crianas- Ns cristos rejeitamos toda e qualquer violncia contra as crianas mas mesmo rejeitando a ideia de crueldade com os filhos, devemos ter o cuidado de no rejeitar o mtodo de exercer a disciplina com amor, atravs da vara. Deixar de disciplinar o filho tambm uma forma de crueldade com ele. Pv23:13-14. A experincia da vara no boa nem para o filho nem para o pai, mas produz resultados. Hb 12:11 4- Preguia de disciplinar - Corrigir filhos da trabalho... No tenho pacincia. Disciplinar no questo de opo, mas algo de que o amor no pode abrir no. Pv13:24

5- O que os nossos pais fizeram conosco (como eles me disciplinaram)Fao hoje tambm (modelo forte).

B- A Disciplina na Hora Errada: 1- Em momentos de criancices - H coisas prprias da idade. No cobre maturidade de um adulto a uma criana. 2- Falta de habilidade que outras crianas tem No compare seus filhos com outros. Cada cabea uma sentena. 3- Acidentes Quando o acidente no envolveu a desobedincia, a criana no deve apanhar. Ex: leite derramado na mesa / deixou algum objeto cair / etc. 4- Informao incompleta- verifique os fatos antes de disciplinar. Muitas vezes os pais so injustos com os filhos, e os disciplinam sem os ouvir. 5- Por raiva Sua raiva no pode ser motivo de disciplina. Quem deve motivar a disciplina o amor. No descarregue sua ansiedade, preocupao ou frustrao em cima do seu filho, usando para isto qualquer pretexto que ele der. 6- Para os outros verem que voc disciplina, corrige.

C- Duas reas a Disciplinar: 1- Obedincia- Para que tambm ele obedea a Cristo. Cl3:20 / Ef 6:1 Sem suborno / chantagens. No premie a teimosia, nem acostume seu filho a obedec-lo quando quer receber algo em troca. Deve ser total e imediata. Demorar a obedecer o mesmo que desobedecer. A obedincia que Deus quer no requer gritos. Cuidado com as ameaas. Se prometer, cumpra! Do contrrio, o efeito sempre contrrio. Na deixe o filho te questionar. Nem tente persuadi-lo a obedecer. Ele deve desde cedo aprender a obedecer com alegria (Sl 100:2). Sem choro, murmuraes, birra, manha, chantagem, troca. 2- Atitudes: Lute contra: Mentira, cola, furto, briga, palavres, pirraa, egosmo, respeito, comportamento.

D- Como Disciplinar: 1- Utilize o instrumento certo A vara (Pv29: 15 / 13:24 / 22:15 / 23:13-14) o nico instrumento correto. Deus instruiu os pais que a usassem, e no as mos. Nunca use objetos: chinelos, cintos, paus. Deus no orienta tapas, to pouco tapas no rosto.

2- Esclarea bem os fatos Antes de bater faa a criana entender claramente a razo disto. Ela deve saber o porqu da disciplina. Por isso, evite demorar, principalmente com os menores, visto que se esquecem rapidamente. 3- Leve-o ao choro certo H dois tipos de choro: o de raiva ou protesto e o choro de arrependimento, quebrantamento. Este ltimo o ideal. Efsios 6:4 4- Tenha um momento de reconciliao Lc 3:8

Livros indicados: - Disciplina, um ato de amor Lessin Roy Ed. Betnia - Meu filho, meu discpulo Kemp Judith Ed. Sepal

You might also like