You are on page 1of 4

Medicinal Legal 4 Semestre segunda-feira, 25 de julho de 2011 2 24 Aula(s): 1 Traumatologia Forense Agentes de ordem fsico qumica: Asfixia Mecnica;

; Conceito - supresso de respirao, ou seja, obstculo fsico que obstrui o trajeto respiratrio acarretando o impedimento das trocas gasosas; Sinais gerais cianose, hemorragia, congesto visceral; Classificao Enforcamento constrio do pescoo por um lao, determinado pelo peso do prprio corpo, ex. suicdio; Estrangulamento - constrio do pescoo por um lao, determinado pela fora muscular do agente, ex. homicdio; Esganadura constrio do pescoo pela mo, pelo antebrao, ou pelo p do agente, ex. homicdio; Sufocao - direta determinada pela ocluso dos orifcios os obstruo das vias areas respiratrias, ex. homicdio, ou acidente no caso em que uma pessoa cai de bruos e desmaia no crrego onde lava roupa, devido a um ataque epilptico; Sufocao - indireta resultado da compresso do trax impedindo os movimentos respiratrios, ex. acidente; Afogamento morte ocasionada por inspirao de gua ou qualquer outro lquido, ficando com cianose; o pseudo-afogamento na hiptese de que quando o cadver lanado gua, j estava morte, uma vez que no apresenta a cianose; Soterramento material slido penetra na cavidade digestiva e no trajeto respiratrio. Sufocao Direta e Indireta. Direta Sufocao: Indireta Sufocao Direta: Ocorre no caso a ocluso dos orifcios respiratrios, ou seja, o bloqueio ao fluxo de ar na vias respiratrias. Sufocao Indireta: Ocorre a compresso do trax impedindo sua expanso. O tamponamento pode ser feito manualmente, geralmente trata-se de atividade criminosa, em que, o autor do delito no caso da sufocao direta tem fora superior ao da vtima, sendo produzido tambm com travesseiros ou lenos, pode ocorrer no casa de acidente com pessoa epiltica, ou pessoas alcoolizadas, poder

tambm ser fortuitas como ocorre nos casos de crianas que colocam objeto na boca, permitindo que esses objetos alcancem a faringe ou ainda no caso dos idosos que se sufocam com a dentadura, por exemplo. 2 25 Aula(s): 1 Traumatologia Forense Agentes de ordem fsico qumica: Afogamento. Afogamento: a morte pela inundao das vias respiratrias, produzido pela penetrao de um meio lquido ou semi-lquido, impedindo a passagem do ar at os pulmes. Imerso: a simples colocao em meio lquido de uma coisa, ex: cadver. Submerso: Nesse caso, observado a sndrome pulmonar e humoral (mistura do lquido do corpo com a gua do lugar). importante diferenciar o afogado verdadeiro, ou azul do afogado falso ou branco. a) Afogado verdadeiro, azul, ou mido: Desde o instante em que o corpo submerge at o momento da ocorrncia da morte o processo asfixco, passa por cinco fases: 1 Fase: Inspirao inicial (apnia inicial) o estmulo trmico produzido pela gua provoca uma inspirao profunda, mesmo antes da introduo total do corpo no meio lquido; 2 Fase: pausa respiratria completada a submerso ocorrer a parada dos movimentos respiratrios para impedir a invaso da gua nas vias respiratrias; 3 Fase: a dispnia de submerso a pausa respiratria tem durao limitada, havendo o aumento de concentrao de gs carbnico provocando a irritao dos centros nervosos, e assim, sobrevm discretos movimentos respiratrios, cujo objetivo recuperar os movimentos normais de respirao; 4 Fase: Convulses asfxicas - dispnia da fase anterior provoca a inspirao de lquido, ocorrendo a concentrao de gs carbnico que provoca o fenmeno convulsivo.

segunda-feira, 01 de agosto de 2011 5 Fase: Paralisia tambm conhecida como pausa respiratria ou apnia mortal, ocorre uma nova parada respiratria, seguida de profunda inspirao. A boca se abre violentamente e o corpo se encolhe esse fenmeno se repete vrias vezes, at ocorrer a morte b) Afogado branco, falso ou seco: Trata-se de simples imerso, ou seja, a gua no inunda o aparelho respiratrio muito menos causou asfixia. que na verdade o afogado branco no um afogado, mas, to somente um cadver que foi mergulhado, chamado de branco pela ausncia de cianose no rosto e a palidez generalizada que apresenta Natureza jurdica do afogado: 1. Acidental Segundo a OMS, representa a mais freqente das mortes por afogamento, 8,6 % do total. 2. Suicdio No muito freqente sendo superado apenas pelo enforcamento. 3. Homicdio mais freqente no infanticdio. Momento da morte: 1. a morte cardiorespiratria de acordo com os pontos de vista mdico, sanitrio, social e jurdico, preciso estabelecer o momento da morte, sendo essa um processo como ocorre quando se verifica a parada irreversvel da circulao e da respirao. Trata-se da morte cardiorespiratria. segunda-feira, 15 de agosto de 2011 2. Morte enceflica o encfalo engloba o crebro, o tronco cerebral e o cerebelo. Assim o sujeito declarado morto devido a ausncia de atividade cerebral, tambm chamada de inatividade enceflica irreversvel. 3. Sinais comuns morte: podem ser imediato ou mediato a) Imediato a.1 perda da conscincia aqui a considerada total e irreversvel. a.2 insensibilidade a perda total da sensibilidade em carter irreversvel. a.3 Imobilidade sem vida o cadver no se move, todavia, devido aos gases de putrefao pode haver movimentao passiva.

a.4 Parada da respirao pode ser verificada atravs da inspeo torxica, palpao devendo ser observado com cautela, uma vez que nos casos de morte aparente pode haver falha na inspeo. a.5 Parada da circulao a tomada de pulso e da presso arterial tornam-se inexistente, tambm devem ser tomados com cautela, uma vez que nos casos de morte aparente poder ser imperceptvel. a.6 Conjunto de sinais para que seja afirmado o bito deve haver a presena de todos os sinais antes mencionados, de forma total e irreversvel, ainda que o bito seja declarado de forma tardia. b. Mediatos b.1 Resfriamento com a morte a atividade do organismo cessa, no conseguindo o cadver manter sua temperatura usual, havendo a adequao da temperatura do cadver ao ambiente que se deu a morte esse fenmeno comum sendo o processo influenciado pelo nvel trmico inicial, pela causa da morte e pelas condies do ambiente. b.2 Rigidez cadavrica aps a morte ocorrer o presente fenmeno atribuda acidificao de substncias celulares ou a fermentos comeando pela mandbula, tambm conhecido como segmento ceflico , segundo pelo tronco, membros superiores, abdmen e membros inferiores. b.3 Hipstase tambm e chamado pela doutrina de livor ocorre com a parada da circulao, o sangue comea a se coletar nas regies de maior declive, se apresentam de cor vinho ao exame externo. b.4 Mancha verde abdominal devido a fase de putrefao comear no abdmen, ou melhor onde existe maior concentrao de germes, no intestino, costuma aparecer a mancha verde entre 16 e 20horas aps a morte do sujeito.

You might also like