You are on page 1of 3

O que preciso e quais os documentos necessrios?

Para a realizao do Divrcio so necessrios os seguintes requisitos:


a) mtuo consentimento dos cnjuges b) ausncia de filhos menores no emancipados ou incapazes do casal c) presena de advogado

Documentos necessrios: Via original ou cpia autenticada, salvo os documentos de identidade das partes que devem sempre ser apresentados em sua via original e informaes:

a) RG e CPF, comprovante de endereo e informao sobre profisso e endereo dos cnjuges b) RG e CPF, comprovante de endereo e informao sobre profisso e endereo dos filhos maiores (se houver) certido de casamento (se casados); c) certido de casamento (atualizada - prazo mximo de 90 dias 2 Via) d) escritura de pacto antenupcial (se houver); e) descrio dos bens (se houver);

- imveis urbanos: via original da certido negativa de nus expedida pelo Cartrio de Registro de Imveis atualizada (30 dias), carn de IPTU, certido de tributos municipais incidentes sobre imveis, declarao de quitao de dbitos condominiais; - imveis rurais: via original certido negativa de nus expedida pelo Cartrio de Registro de Imveis atualizada (30 dias), declarao de ITR dos ltimos 5 (cinco) anos ou Certido Negativa de Dbitos de Imvel Rural emitida pela Secretaria da Receita Federal, CCIR - Certificado de Cadastro de Imvel Rural expedido pelo INCRA; - bens mveis: documento de veculos, extratos de aes, notas fiscais de bens e jias, etc.

g) descrio da partilha dos bens f) definio sobre a retomada do nome de solteiro ou manuteno do nome de casado i) definio do valor da penso alimentcia (caso o casal deseje estipular); j) definio de valor de contribuio para criar e educar os filhos maiores (caso o casal deseje estipular) k) pagamento de eventuais impostos devidos em decorrncia da partilha de bens

- ITBI: quando houver transmisso de bem imvel de um cnjuge para outro, a ttulo oneroso, sobre a parte excedente meao - ITCMD: quando houver transmisso de bem mvel ou imvel de um cnjuge para outro, a ttulo gratuito, sobre a parte excedente meao l) RG e CPF, informao sobre profisso e endereo das testemunhas (quando aplicvel)

Separao e Divrcio
Definio: a dissoluo do vnculo matrimonial. Requisitos: No haver filhos menores ou incapazes do casal. Nenhum dos cnjuges ser incapaz. Observar os requisitos legais quanto aos prazos: a) SEPARAO: haver pelo menos 01 ano de casados. b) CONVERSO DE SEPARAO EM DIVRICO: haver pelo menos 01 ano de separado judicialmente. c) DIVRCIO DIRETO: haver pelo menos 02 anos de separados de fato.

Documentos Necessrios: a) Petio dirigida ao Ilmo. Sr. Oficial do 3 Ofcio de notas desta Capital CARTRIO PERGENTINO MAIA, contendo a qualificao dos cnjuges e do(a) advogado(a) [nome, nacionalidade, estado civil, profisso, residncia, identidade, e CPF], bem como:

Lista resumida dos bens com seus respectivos valores, ou sua inexistncia. Bens recebidos por cada um dos cnjuges, em virtude da partilha. A existncia de filhos. Estipulao da penso alimentcia. Um dos cnjuges voltar a usar o nome de solteiro(a).

b) Dos Cnjuges:

RG e CPF (cpia autenticada) Certido de Casamento (cpia autenticada)

c) Do Advogado:

Identidade (OAB) e CPF

d) Dos Bens:

Imvel: Registro Atualizado (Matrcula/Transcrio) Mveis: Registro de Propriedade

e) Do Imposto (No caso da partilha ser desigual):


A Ttulo gratuito: ITCD (2% a 8%) A Ttulo oneroso: ITBI (2%)

OBSERVAES:

- Em caso de Divrcio Direto, necessrio a existncia de duas testemunhas, conforme previso legal, devidamente qualificadas e identificadas. - Em caso de Converso de Separao em Divrcio, necessrio a apresentao da Certido de Casamento com a respectiva averbao da Separao.

You might also like