You are on page 1of 14

Professores negros na Primeira Repblica

MULLER, Maria Lcia Rodrigues. UFMT mullerlu@terra.com.br GT: Afro-brasileiros e Educao / n.21 Agncia Financiadora: Fundao Ford (Penesb/UFF)

Em trabalhos anteriores investiguei a existncia de professoras negras no magistrio pblico primrio durante a Primeira Repblica, assim como os processos de branqueamento ocorridos na instruo pblica, no Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais, que terminaram por excluir e/ou impedir o acesso de mulheres negras s funes docentes. Processo esse que se iniciou na dcada de vinte do sculo passado e que teve sua concluso nos primeiros anos da dcada de trinta1. Durante a investigao dos acervos documentais encontrei algumas fotografias de professoras negras, no Estado de Mato Grosso e na cidade do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que essas fotografias mostravam professoras, ainda bastante jovens. Ou melhor, de idade semelhante a das professoras brancas do mesmo perodo. Entretanto, ainda eram poucas as fotografias. Documentos, regulamentos e normas, alm dos estudos que analisavam o pensamento social brasileiro no Imprio e nos primeiros anos do Sculo XX, me fizeram persistir no caminho que me levou a conhecer o processo de branqueamento do magistrio. Entretanto, novas pesquisas nos acervos iconogrficos e tambm um entendimento mais amplo do que fosse a presena da populao negra nos trs Estados da federao trouxe mais dados ao quebra-cabea. Ressalte-se dentre eles o esforo das elites da poca em segregar simblicamente essa populao,

contrapondo-se ao natural desejo e esforo de ascenso e mobilidade social, por parte de homens e mulheres negros. Pouco a pouco, na medida em que escarafunchava os arquivos pblicos, hemerotecas e colees particulares atrs de fotos que comprovassem essa presena, me dei conta da existncia de professores. Mas permanecendo a desigualdade de gnero. Isto , como em relao s desigualdades de gnero entre homens e mulheres brancos no magistrio, os professores negros tambm pareciam ocupar melhores posies que as professoras negras.

MULLER, Lcia (1999a); MULLER, Maria Lcia Rodrigues (1999b); MULLER, Maria Lcia Rodrigues (2003).

2 Fao a ressalva que os professores negros que apareciam nas fotos eram mais velhos. O que nos faz supor que ingressaram na docncia ainda no perodo Imperial. Esses docentes de idade madura estavam, aparentemente, em situao profissional de bom nvel. Inclusive em postos dirigentes, diretores de Escolas. Agora me refiro aos alunos. freqente que o imaginrio social brasileiro, acredite que a populao negra s tenha tido acesso escola nos idos dos anos

cinqenta, sessenta do sculo XX. Explica-se esse suposto acesso tardio, devido ao restrito desenvolvimento do ensino pblico, mas tambm a uma certa imprevidncia das famlias negras. As fotos que se apresenta a seguir demonstram que esse mito falso. Veremos vrias turmas de crianas negras, ou quase todas negras. A provar que as famlias tinham preocupao com o futuro de seus filhos. Veremos tambm fotos de alunos e professores de Escolas profissionais. A Escola profissional seria um espao mais facilmente alcanvel que a Escola secundria?
Construindo o objeto A meu ver, pesquisar a histria de grupos negros no Brasil construir a histria do excludo da histria, daquele de quem se encontram poucas marcas, talvez porque no se considerou importante guardar o registro de sua presena. O problema se agrava quando buscamos verificar a existncia de letrados negros. No Aurlio, letrado sinnimo de erudito. No essa acepo que estou empregando. Penso no letrado, ou letrada, como aquela pessoa capaz de dominar de maneira competente as informaes disponveis em sua poca, ainda que no fosse um/uma erudito. Alis, uso essa expresso por no encontrar outra que distinga as pessoas lidas a ponto de poder ministrar seu conhecimento a outros, os professores, daquelas que no sabiam ou mal sabiam ler e escrever. Devemos lembrar que o monoplio do Estado sobre o mercado de ttulos escolares inicia-se com a Revoluo de 30. Antes, havia pouco controle estatal sobre as profisses. A utilizao simultnea de fontes documentais e iconogrficas se fez necessria. O documento de arquivo, em geral, no caso da educao, um documento oficial, de Estado. Portanto, um documento que nem sempre reflete o processo histrico da forma como ocorreu ou, pelo menos, reflete apenas a inteno daqueles grupos que em um determinado momento histrico estavam no poder. Muitas vezes, a deciso de descartar ou manter no arquivo um determinado documento, pelo menos aqui no Brasil, est subordinada s conjunturas polticas especficas que nada tm a ver com a importncia do documento em si. Inicialmente pensava encontrar um conjunto relativamente homogneo de documentos, comuns a todos os acervos. Isto no aconteceu. Creio que sonhei muito alto. A heterogeneidade dos acervos diz respeito ao tipo de documento que se pode encontrar em cada um e, mesmo, continuidade cronolgica dos conjuntos de documentos. S no Rio de Janeiro encontrei

3
documentos de identificao de professores, uma parte deles trazia a cor da professora. Nos demais estados no encontrei nenhum tipo de documento que trouxesse essa informao. Qual a Cor dos Educadores Negros? Devo esclarecer que, devido peculiar classificao racial que existe no Brasil usarei diferentes denominaes para referir-me a pessoas ou grupos, brasileiros, enfim, de ascendncia africana. Ademais, quando se trata de pesquisa histrica, a classificao racial utilizada em nossa sociedade pode induzir-nos a erro ou a no problematizar questes srias para a discusso das relaes raciais no Brasil. Fotografias de antigas professoras do Rio de Janeiro mostram mulheres de pele bastante escura. As certides de nascimento encontradas na mesma pesquisa registram a cor de algumas professoras; nenhuma delas foi apresentada como preta ou negra. As denominaes utilizadas nas certides eram parda, escura, morena. que a cor atribuda uma construo social, independente da cor da pele do ser humano especfico, concreto. Essa atribuio d-se numa relao social.

Quem so os brasileiros? No Brasil, a preocupao com a descrio anatmica dos povos inicialmente coube aos mdicos nas suas vrias especialidades. A relao entre patologias e grupos raciais foi objeto dos primeiros trabalhos que se debruaram em torno da crucial questo: quais so como so as raas que formam a nao? Essa ateno dispensada pela medicina conjuno entre patologia e clima no ofuscou toda a discusso, que se travava no interior de instituies oficiais, relacionadas poltica imigratria, expanso de fronteiras, s polticas de povoamento, trabalho e ao fim da escravido no pas. Ao abordar as discusses a respeito de definies distintas acerca da formao social brasileira, diferentes mdicos se depararam com a necessidade de enfrentar um mesmo enigma: quem eram os brasileiros? Raa foi o termo corrente para aludir-se histria, ao passado e herana tudo aquilo que deveria ser esquecido, corrigido e redimido em nome de um futuro eugnico para o pas. A Eugenia seria a concretizao redentora de um projeto contemporneo e moderno que envolveria os mdicos, os educadores e os juristas. Ora, na adaptao mdica brasileira, negros, mulatos e ndios no eram somente inferiores, mas tambm sua miscigenao com o branco contribua degenerao da raa neolatina2.

CARRARA. Srgio (op. cit.: 128). Citando declarao de um mdico paulista, Claudio de Souza Lima, em 1904.

4 A nfase no papel da educao indica que no seio do pensamento eugenista consolidava-se a posio que era possvel corrigir as raas inferiores. A metfora da nao como um corpo biolgico, cujo processo de transformao poderia no s ser observado e descrito, mas, sobretudo, ajustado e adequado aos projetos civilizatrios, perpassava o discurso das elites polticas e intelectuais no pas durante as primeiras dcadas do sculo XX. A vinculao entre a nao e o corpo se fez presente em uma srie de discursos de carter prescritivo, orientados por um poder de autoridade singular. Em comum partilharam a crena de que era possvel corporificar as imagens dos *indivduos* , do *brasileiro*, do *trabalhador*, do *doente* em inmeras representaes construdas em torno da nao e seus padres de nacionalidade. Tem sido pouco discutido como, no interior das instituies responsveis por uma interveno mais direta na populao responsabilizada pelo atraso do pas, so reconfiguradas idias que orientam tanto os discursos oficiais quanto as prticas de interveno. No que se refere ocupao e desocupao de postos no interior da carreira do magistrio, j sabemos que ocorreu um processo intencional, ainda que no explicitamente definido, de negao de espao profissional a esse grupo racial. Qual ter sido a formao estratgica (SAID: 1990)? O estabelecimento de um campo comum de observao/atuao que envolveu um modo particular de apreenso sobre um mesmo objeto, no caso a populao negra e em especial aos professores negros? Temos a hiptese que a permanncia e a consolidao dessa representao s foi possvel porque foi inventada, reiterada e aludida em experincias cotidianas. Mesmo que vagamente partilhada, porm inteligvel em todas as formas de interlocues, uma representao negativa da populao negra consolidou-se nas instituies de ensino.
As representaes do corpo De uma forma difusa, representaes negativas sobre negros e mestios esto presentes at hoje na sociedade brasileira.

O negro desvalorizado [no Brasil] tanto do ponto de vista fsico, intelectual, cultural, como moral; a cor negra e os traos negrides so considerados antiestticos; a cultura e os costumes africanos so reputados como primitivos; h uma depreciao da sua inteligncia e uma descrena na sua capacidade; colocando-se em dvida sua probidade moral e tica. (PINTO, 1987, p. 19)

A educao pblica adquire uma feio organizada e sistematizada na dcada de 20. A partir desse momento estabelecem-se normas que adquirem fora de lei, pois foram consignadas

5
nos regulamentos, que tambm representam formas institucionalizadas das mesmas concepes raciais vigentes. Contudo, no podemos desconhecer as representaes que nossas elites faziam da imensa maioria dos brasileiros. ramos inferiores, podamos ser educados, mas seramos educados, no caso do Distrito Federal, por aquelas professoras, fsica e psicologicamente sadias e, portanto, com um fentipo europeizado que representassem um Brasil que ainda no existia, mas que nossas elites sonhavam que existiria ao final de algumas geraes. A diversidade tnica da populao brasileira trazia consigo uma heterogeneidade cultural marcada pelas crenas e tradies das trs raas fundadoras. Nossas elites consideravam que essa heterogeneidade era contraproducente, verdadeiro obstculo ao progresso do pas
(QUEIROZ, 1988).

O Brasil atravs dos livros de leitura ou, construindo uma imagem negativa de negros e ndigenas

No final do sculo XIX e incio do sculo XX os livros de leitura traziam, em geral, textos de fcil assimilao. Apresentavam as qualidades do clima e da geografia e definiam em linguagem acessvel os mitos de origem da nacionalidade, a histria oficial. Essa histria comeou a ser construda ainda no Imprio, a partir da criao dos Institutos Histricos e Geogrficos.3 A composio social de seus associados denotava claramente as ligaes com os grupos de poder econmico e poltico da poca. Tinham como objetivo construir uma histria nacional [...] recriar um passado, solidificar mitos de fundao, ordenar fatos buscando homogeneidade em personagens e eventos at ento dispersos. (SCHWARCZ, 1993, pp. 99133).Ao comporem a histria da nao, terminaram por estabelecer a idia de uma hierarquia entre as raas: ao branco cabia representar o papel de civilizador, caberia a este aperfeioar ao ndio. O negro era o responsvel pelo atraso. Terminando por encontrar no branqueamento, a ponte entre o passado herico e as possibilidades futuras do pas. Abolida a escravido, transformados todos em cidados, a contraposio igualdade formal entre brancos e negros foi reinventada atravs da desigualdade no mbito da cultura. A distino entre um e outro grupo, uma vez que no podia ser dada a nvel jurdico, passou a ser construda em termos simblicos, visando demarcar diferenas.
Sabemos que essa resposta foi especialmente fundada numa nfase nos hbitos pessoais como os banhos, o asseio, o apuro da higiene, o modo de vestir e de calar. Desse tempo de drstico igualitarismo no plano formal e legal, diz Gilberto Freyre: *O brasileiro da poca [...] foi, nesse particular, quase um hindu (e a comparao, como se verifica, significativa) tal o seu escrpulo de asseio com relao s ceroulas, s camisas, s meias.*[...] E assim inventamos uma *teoria do corpo*, acompanhada de uma prtica cujo
3

Sobre os Institutos Histricos e Geogrficos e a construo de uma histria oficial brasileira, ver (SCHARCZ, 1993, Cap. 4, p. 99-133).

6
aprendizado , at hoje, extremamente cuidadoso. (DA MATTA, 1990, p. 162)

No Brasil o preconceito de marca. Por ser o Brasil uma sociedade multirracial, sem normas jurdicas que estabeleam linhas de estratificao racial, os mecanismos de discriminao e evitao racial so mais sutis. O fentipo (aparncia fsica mais ou menos branca): cor da pele, tipo de cabelos, formato dos lbios e do prprio corpo somados posio social e econmica ocupada, podem branquear ou escurecer uma pessoa. Ademais, no trato cotidiano onde as raas se misturam e estabelecem contatos interpessoais, evita-se nomear algum como negro ou preto, a no ser que o objetivo pretendido seja o do insulto pessoal. Por isso, as classificaes raciais cotidianas variam e freqentemente so bastante imprecisas. Moreno, caf-com-Ieite, mulato, pardo, crioulo, escuro, escurinho etc., sendo a variao nas denominaes dependente da situao de interlocuo e das posies sociais ocupadas pelos interlocutores (FRY, 1995-1996, pp. 122-135). Quando se trata da incorporao de no-brancos a profisses de maior prestgio, a distino hierrquica opera-se atravs de outros mecanismos simblicos onde a aparncia esttica e de sade fsica assumem um papel importante, mas no so os nicos. Temos que investigar quais so os processos de diferenciao e impedimento da incorporao, e mesmo da permanncia, a ocupaes de maior status social. necessrio encontrar maneiras de aferir a m vontade, o descaso, a impacincia e tantas outras atitudes que, sem fazer referncias cor da pele, so to discricionrias e to impeditivas de progresso profissional quanto as manifestaes racistas mais diretas. As imagens negativas de negros e mestios As pesquisas mais recentes sobre o perodo da escravido procuram dar maior nfase aos aspectos culturais, e tm contribudo para romper esteretipos consolidados sobre o cativeiro. Esses esteretipos contriburam, ao longo dos anos, para reforar as imagens negativas sobre os grupos negros. Um deles o de que os cativos no dariam importncia a laos familiares. Os estudos mais recentes indicam que isto no verdadeiro. Os laos familiares entre cativos foram desenvolvidos custa de inmeros sacrifcios e um sem-nmero de estratgias individuais e familiares. Outro esteretipo muito forte e que provavelmente est na base das representaes que atribuem a negros e mestios condutas irresponsveis e imprevidentes, refere-se verso que, decretado o fim do cativeiro, os ex-cativos abandonaram as fazendas e, ou ficaram andando ao lu, ou foram engrossar os grupos marginais das cidades. Pelo contrrio, era pequeno o nmero de escravos existentes no pas imediatamente antes da abolio da escravatura. Mesmo antes da abolio j tnhamos um significativo nmero de libertos. Hebe Maria Mattos (1998) registra que, em 1872,41% da populao livre das trs maiores provncias escravistas do Imprio era composta de descendentes de africanos. A mesma autora descreve a

7
diversidade de ocupaes econmicas dos libertos no interior do estado do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Eram jornaleiros, camaradas, capatazes, pequenos sitiantes, costureiras. Esforavam-se para adotar as condutas simblicas dos homens livres, o casamento oficial, o registro dos filhos etc. Esses libertos teriam dado origem a uma pequena classe mdia de artesos e, mesmo, de pequenos funcionrios. Negros e mestios representavam 37,3% da populao carioca em 1890.4 Essa populao esteve nucleada espacialmente, at os primeiros anos do sculo 20, na frica Pequena.5 A maioria dos habitantes desse espao, homens e mulheres, dedicavam-se a ocupaes manuais. Contudo, havia uma parcela feminina desses grupos que se dedicou a ocupaes econmicas que lhes trazia ganhos um pouco melhores, possibilitando-lhes, pelo menos em tese, contribuir para que sua descendncia adquirisse um nvel mnimo de estudos. Joel Rufino dos Santos (1988, pp. 43-47) refere-se existncia de uma classe mdia negra no Brasil que foi sendo constituda desde a metade do sculo XVIII e era composta de artesos e produtores independentes. O desaparecimento desse esboo de burguesia negra devese, segundo o autor, abertura do pas aos investimentos estrangeiros e automatizao, em geral, da produo de mercadorias que liquidaram o produtor negro independente das cidades. Como eu havia dito antes, ainda so poucos os estudos histricos que enfoquem grupos no-brancos, no caso mulheres, em condies de incorporar-se a uma categoria profissional de maior status social. Para almejar tal incorporao, esse contingente teria que, necessariamente, ter obtido estudos ou conhecimentos que as habilitasse a ingressar no magistrio. Da mesma maneira, deveriam ter o mnimo de condies familiares, no sentido de apoio e estmulo para estar em condies de lutar para o ingresso e a permanncia numa profisso que exigia algum tipo de calculo e planejamento e que estava associada a um conjunto de smbolos que negavam, ou tiravam valor, cor de sua pele. Somando-se a esses fatores, a necessria capacidade de mobilizar redes de apoio social e poltico, tratando-se de um perodo histrico em que o concurso pblico ainda no era a norma. Os obstculos na obteno de reconhecimento intelectual A existncia histrica de negros e mestios instrudos tem sido vista comumente como a exceo que confirma a regra. Entretanto, de alguma maneira, antes e depois da Abolio da escravatura, escravos e forros, negros e mestios, encontraram maneiras de obter instruo ou, pelo menos, incentivar sua descendncia a obter instruo (QUEIROZ, 1977, p. 647-663). Temos as referncias de intelectuais negros ou mestios como Cruz Lima, Andr Rebouas, Lus Gama, Jos do Patrocnio, Machado de Assis, Lima Barreto, mas tambm annimos ou pouco conhecidos como o prprio Dom Ob II D'frica, recuperado por Eduardo Silva (1997).
4

DAMZIO, 1992, p. 34. Segundo esta autora, o censo de 1906 no comportava o item raa. SILVA (1997, p. 81-84). Eram as comunidades dos distritos de Santana, Cidade Nova, Santo Cristo, Sade e Gamboa. As ocupaes femininas registradas pelo autor so costureiras, doceiras, quitandeiras, vendedoras de tabuleiro, confeco de fantasias para o carnaval e peas de teatro etc.
5

8
Temos a referncia desses professores negros no Distrito Federal e em Mato Grosso que estavam em condies de submeter-se a concurso para auxiliar de ensino na dcada de dez. Parto do suposto que no eram as condies econmicas, a maior ou menor pobreza, que colocava obstculos ao ingresso a profisses de maior valor simblico, como o de professora ou a de escritor. A hierarquizao ocupacional, antes de ser reflexo de condies econmicas, era fruto do mesmo tipo de diferenciao cultural produzida com as questes do corpo. Assim como a aparncia de sade ou de doena, de beleza ou de feira, eram construes simblicas da superioridade e inferioridade tnicas. Tambm as representaes sobre a pouca inteligncia de negros e mestios, sua incapacidade para estudos mais aprofundados, etc. etc. fazem parte de um conjunto de representaes sociais, originrias da difuso das teorias racistas em voga no sculo passado. No perodo histrico abrangido por esta pesquisa, essas representaes estavam muito presentes. O que no significa que ainda no estejam. O esforo em obter e galgar as profisses de maior prestgio esbarrava quase sempre na resistncia a aceitar que o negro sasse do seu lugar. Bernd e Bakos (1991), referem-se a existncia de negros instrudos no Rio Grande do Sul no sculo passado que fundaram um peridico, O Exemplo, com o objetivo de lutar contra o preconceito racial. Esse peridico, fundado em 1892, foi publicado at 1895. Novamente voltou a circular em 1920, editado tambm por um grupo de negros que se propunha a continuar a luta contra o preconceito racial. Esteretipo muito comum no incio do sculo e que tem vigncia at hoje na sociedade brasileira: negros deviam aprender qual era seu lugar (FERNANDES, 1978, v. 1, p. 269292). Atravs de seu duplo, o escrivo Isaas Caminha Lima Barreto (1984, p. 17), reproduz o drama daqueles que aspiram a ingressar no mundo letrado e encontram toda sorte de resistncias, de m vontade velada.
Verifiquei, que, at o curso secundrio as minhas manifestaes, quaisquer; de inteligncia e trabalho, de desejos e ambies, tinham sido recebidas, seno com aplauso ou aprovao, ao menos como cousa justa e do meu direito; e que da por diante, ds que me dispus a tomar na vida o lugar que parecia ser de meu dever ocupar, no sei que hostilidade encontrei, no sei que estpida m vontade me veio ao encontro, que me fui abatendo, decaindo de mim mesmo, sentindo fugir-me toda aquela soma de idias e crenas que me alentaram na minha adolescncia e puercia. Cri-me fora de minha sociedade, fora do agrupamento a que tacitamente eu concedia alguma cousa e que em troca me dava tambm alguma cousa.

Demarcando as diferenas Os dados obtidos sobre a existncia de professores negros na Primeira Repblica, atestada pelas fotografias, autorizam a concluso que o pensamento racista, produzido em final do sculo XIX e incio do sculo vinte, no empolgou da mesma maneira e com a mesma intensidade a todas as regies do pas e a todos os setores da elite intelectual. O mesmo pode-se afirmar quanto s representaes das camadas populares.

9
Isso de cor bobagem /A cor branca vaidade/O homem s se conhece/Por sua capacidade/(...)/Nesta nossa raa preta/Nunca teve um traidor:/Judas, 6 sendo um homem branco, /Foi quem traiu Nosso Senhor [...]

De fato, a convico de que no-brancos eram inferiores e que o branqueamento da populao brasileira era algo desejvel e, mesmo, imprescindvel, freqentou o debate das elites de forma intensa. Porm, s traduziu-se em polticas na medida em que a configurao de foras no Estado brasileiro, mesmo na Primeira Repblica, deu margem a uma interveno social mais sistemtica. Na medida em que essas intervenes foram sendo racionalizadas, aumentava o nmero de seus beneficirios,7 o caso do aumento de vagas na escola pblica. Em igual medida, foi-se definindo o como, atravs de que formas, os beneficirios seriam atingidos. E, finalmente, tambm, estabeleceram-se quem seriam os agentes dessas intervenes: no caso da educao, as professoras primrias. A figura dessa agente social, a professora primria, foi construda ao longo dos anos, quase desde a proclamao da Repblica. De incio, o magistrio primrio poderia ser confiado a homens ou mulheres, indistintamente. Depois, a preferncia recaiu sobre as mulheres, tivessem ou no ter cursado a Escola Normal. Ao longo desse perodo, a procedncia tnica ou racial parece no sido um impedimento absoluto. Mais importantes eram as condutas moralmente aceitveis. Ao final do processo, j nos anos 20, os padres definidos pelas reformas educacionais para a professora primria tm uma conotao racial e tnica precisa, no s atravs da exigncia do diploma da Escola Normal, como da exigncia do mrito, e de que a professora pudesse apresentar um bitipo saudvel. Em nenhum momento as regras referem-se s moas negras. No entanto, depois desta data, quase no se encontram moas escuras nas fotos de normalistas do Instituto de Educao. De resto, esta tem sido uma caracterstica das relaes raciais no Brasil. A discriminao racial no foi institucionalizada. Manteve-se ao nvel das relaes, justificando hierarquias sociais e tnicas.
A raa se discute entre pessoas nos conflitos dirios, na clnica mdica, na personalidade das personagens dos romances cientficos da poca; a lei, entre indivduos, ou melhor, entre os reduzidos cidados dessa grande nao que participam das esferas polticas decisrias, dos debates externos e diplomticos. Assim, se as concluses sobre a singularidade das espcies humanas, no Brasil, nunca constaram das leis ou dos documentos oficiais, conforrnaram um argumento freqente nos debates que levaram elaborao dessas mesmas medidas. (SCHWARCZ, 1993, p. 247. Grifos da autora)

Evidentemente, a nfase dada aparncia do magistrio nos anos vinte, e em diante, vinha institucionalizar a aspirao de nossas elites quanto ao branqueamento da nossa populao. A citao a seguir de Fernando de Azevedo e no difere muito do pensamento social da poca.
Versos de um desafio nordestino citados por MOTA, 1925, p. 93-94 apud SILVA, 1997. Da mesma maneira, estabeleceram o como, quais serias as formas pelas quais os beneficirios receberiam a Interveno.
7 6

10

A admitir-se que continuem negros e ndios a desaparecer, tanto nas diluies sucessivas de sangue branco como pelo processo constante de seleo biolgica e social e desde que no seja estancada a imigrao, sobretudo de origem mediterrnea, o homem branco no s ter, no Brasil, o seu maior campo de experincia e de cultura nos trpicos, mas poder recolher velha Europa - cidadela da raa branca -, antes que passe a outras mos, o facho da civilizao ocidental a que os brasileiros emprestaro uma luz nova e intensa - a da atmosfera de sua prpria civilizao. (AZEVEDO, 1996)

verdade que os juzos emitidos por Fernando de Azevedo so bastante coerentes com sua poca. A diferena entre ele e muitos outros intelectuais que partilhavam as mesmas opinies que foi ele quem estabeleceu as polticas de acesso ao magistrio que restringiram as oportunidades das moas no-brancas. Certides de nascimento e registro da cor das professoras do Distrito Federal Descrevo parcialmente os requerimentos de candidatos a professores encontrados no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (ACGRJ). Quase todos os requerimentos estavam acompanhados de documentos de identificao do candidato ou candidata. Essa identificao era feita atravs de: certido de nascimento ou certido de batismo ou pblica forma ou certido de perfilhao. A partir de 1920, incluam-se tambm atestados de vacinao e re-vacinao. A partir deles, foi possvel identificar um nmero reduzido de candidatas no-brancas aos concursos. Em aproximadamente 60% dessas identificaes no est assinalada a cor. Igualmente, nem todos tm preenchida a profisso do pai no momento do registro. No obstante, possvel pensar culturalmente esse problema. No Brasil, a designao da cor da pele [...] no designava matizes de pigmentao ou nveis diferentes de mestiagem, mas buscava definir lugares sociais, nos quais etnia e condio estavam indissociavelmente ligadas. (MATTOS, 1998). No caso das certides de nascimento, possvel verificar que existe uma correspondncia entre a posio social dos pais e a cor com que a criana era registrada. Filhas de doutores, quando preenchida a rubrica cor, eram sempre brancas. O que mais podemos retirar desse conjunto de documentos? A maioria dos pais era casada. Dos documentos que trazem a nacionalidade do pai e da me podemos encontrar 75% % de pais brasileiros. Filhas de imigrantes comeavam a ingressar no magistrio: aproximadamente 13% dessas brasileiras eram filhas de pais portugueses, italianos ou espanhis. Apesar de no constar nos documentos, a profisso de 60% dos pais, as profisses, quando assinaladas, indicam que a composio social do magistrio no era das mais altas. Provavelmente essas moas pertenciam pequena classe mdia ou a estratos superiores dos trabalhadores manuais. Os percentuais so os seguintes: 8% declaram-se doutores; 3% declaram-se comerciantes; 9% so funcionrios pblicos; 7% so militares (divididos em alferes, tenentes, capites, majores, tenentes-coronis e coronis). Os demais so: empregados do comrcio, lavradores, jornalistas e topgrafos.

11
Quanto cor desses (as) candidatos(as), tal como est, e quando est, registrada nos diferentes tipos de documentos de identificao, 46% so brancos(as). Em 49% deles no consta a cor; 2,5% so pardos(as) e 1,25% so morenos(as). Naqueles documentos que tinham registrados os nomes dos avs maternos e paternos. freqente encontrar-se, pelo menos, uma das avs sem o sobrenome. Seriam essas avs ex-cativas? Sabemos que o registro oficial das famlias brasileiras s comeou a ser exigido a partir da dcada de 20. No caso das camadas populares, pelas prprias condies de vida, muito precrias, no havia uma excessiva preocupao com o registro formal. E, no caso de escravos que tinham sido alforriados ou comprado sua liberdade, muitos deles adotavam o sobrenome da famlia proprietria (FREYRE,1951). No entanto, a maioria das moas no-brancas eram oriundas de famlias brasileiras. Isto , filhas de pai e me brasileiros, casados. Freqentemente, uma das avs no tinha sobrenome. Uma curiosidade? Anotaes mal feitas na certido de nascimento ou batismo? Ou herana de um passado de escravido? Outra constatao: esses pais brasileiros, de ascendncia africana, tinham profisses, ou funes, mais graduadas. Eram militares, alferes ou tenentes; empregados do comrcio ou funcionrios pblicos. Os dados sugerem a possibilidade de que haveria uma faixa de famlias entre a populao no-branca carioca que j haviam conseguido ingressar na pequena classe mdia. Esta possvel ascenso lhes daria condies de manter os estudos das filhas, ou de uma delas, e incentivar seu ingresso ao magistrio? Entretanto, quando cotejamos essas exguas informaes, trazidas pelas poucas certides que mencionam a cor, com as fotografias podemos perceber que o nmero de moas negras era muito maior do que o anunciado pelos documentos. Contudo, para um estudo deste tipo, dever-se-ia ampliar o nmero e o tipo de fontes pesquisadas. Haveria que buscar outros acervos e flexibilizar o tipo de fontes. A literatura, as biografias e as autobiografias podem trazer novos dados: em Minas Gerais, no ano de 1893 (cinco anos depois da Abolio), na cidade de Diamantino,8 moas negras estudavam na Escola Normal e eram negros tambm dois professores dessa Escola. Havia alunas pretas, apesar da m-vontade de alguns. A nossa raiva toda era por ela vir sempre mexericar e dizer a mame que no nos deixasse brincar de correr com as nossas colegas pretas. Pois se ns sentamos na aula com as pretas, por que no podamos correr na rua? Vale ressalvar que essa escola era particular. Sua diretora, tia de Helena, conforme nos informa o dirio, era protestante, filha de um mdico ingls e abominava o desprezo com que os brancos tratavam os pretos no Brasil. Esse dado pode ajudar-nos a compreender que os caminhos que levavam instruo dos no-brancos no eram to diretos. A autora do dirio
8

MORLEY, Helena [Alice Caldeira Brandt]. Minha vida de menina.

12
tambm fazia referncia a uma professora primria, mulata, que a ajudou a controlar uma turma de alunos muito rebeldes. Nesse livro no h mais comentrios sobre alunas ou professoras negras. Mas podemos inferir que as poucas moas que conseguiam estudo, e uma profisso, ainda tinham que haver-se com a m vontade adquirida devido cor de sua pele. As fontes iconogrficas foram pesquisadas nos Arquivos j referidos, na Casa da Cultura de Mato Grosso (Diviso de Museus) e no acervo do Programa de Estudos e Documentao Educao e Sociedade (PROEDES/FE/UFRJ). Mesmo no podendo recorrer a todo o material iconogrfico pesquisado para ilustrar algumas das afirmaes produzidas no corpo deste trabalho, tenho o registro descritivo dessas fotos. Durante a pesquisa de campo adotei o procedimento de elaborar fichas descritivas de todas as fotografias que me pareciam mais significativas. Dessa maneira, foi possvel perceber processos que estavam em curso e que no apareciam to claramente, nem nas fontes escritas. o caso do registro da existncia de professoras no-brancas. As fotos mostrando o que os documentos escritos silenciavam. Encontrei duas fotos de uma mesma professora, tiradas em anos diferentes e, em situaes sociais diferentes, e em cada uma a professora tinha uma cor de pele diferente. Na foto mais antiga, quando ela ainda no tinha uma certa proeminncia social, v-se uma moa de pele muito escura. Na outra, mais recente, retratada sua ascenso social, v-se a mesmssima moa com a pele bem mais clara. Seguramente, a segunda fotografia foi retocada. Era essa uma prtica comum no incio do sculo? Haveria que investigar mais amplamente. Outro processo interessante que s as fotos puderam mostrar: a estreita relao ptria/escola. Nos anos 10, as cerimnias cvicas eram realizadas na Prefeitura. As fotos nos dizem que os participantes dessas festas eram populares da cidade, homens e mulheres, negros, mestios, escuros. J no incio da dcada de 20, essas festas so transferidas para as escolas. Mudam os participantes e os atores. Alunos, professores, autoridades. Os alunos eram de diferentes cores, mas as professoras eram brancas ou muito claras. Tambm possvel encontrar foto da Bandeira Nacional ladeada por alunas muito jovens, todas elas brancas.9 Manifestao simblica e pictrica da vontade, tantas vezes manifestada pelas elites, de uma nao branca ou branqueada? Nas fotos vem-se mudanas significativas com o passar dos anos e com a instituio gradativa da modernizao no ensino. Tambm em relao s vestes e poses - as atitudes das professoras diante do fotgrafo - houve mudanas apreciveis. Foi assim que pude perceber que, paulatinamente, ia sendo delineada a figura da construtora da nao. Cada vez menos natural, cada vez mais imbuda de sua misso. Esse processo refletia-se tambm, insisto, nas poses para as fotos.
9

Essa fotografia pertence ao acervo iconogrfico do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. As demais fotos citadas neste pargrafo tambm encontram-se arquivadas no AGCRJ.

13
O confronto da palavra oficial, o texto escrito, com o depoimento biogrfico explicita bem o limite dos sistemas normativos. De alguma maneira, os indivduos encontram espaos de liberdade, mesmo quando submetidos a regras rigorosas. Como veremos mais adiante, as professoras obtiveram espaos de negociao, manipulao e at de recriao dos modelos culturais que queriam lhes impor, apesar de todos os cerceamentos culturais. O modelo ideal da construtora da nao nem sempre foi seguido ao p da letra. A utilizao de diferentes tipos de fontes comeou a mostrar um personagem que estava encoberto: a professora negra. Esse recurso metodolgico tambm foi responsvel pela constatao de que, quanto maior foi a racionalizao do aparelho do Estado, menor foi a participao dessas professoras. Foram poucas as inovaes educacionais em Mato Grosso. As poucas medidas de racionalizao do ensino que foram empreendidas no peneiraram o magistrio. Talvez ali, no fosse to necessrio a ocorrncia de um branqueamento do magistrio. Mais uma vez fao a ressalva de que as concluses aqui apresentadas so provisrias. Faz-se necessrio o investimento no tema: a histria da educao dos negros, em especial dos intelectuais ou letrados negros. Referncias Bibliogrficas ARAUJO, Emanoel (org.). A Mo Afro-Brasileira: significado da contribuio artstica e histrica. So Paulo: Tenenge, 1988. AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introduo ao estudo da cultura no Brasil. 6. ed., Rio de Janeiro: Ed. d UFRJ; Braslia, DF: Ed. da UnB, 1996. BARRETO, Lima. Recordaes do Escrivo Isaas Caminha. So Paulo: tica, 1984. BERND, Zil, BAKOS, Margaret M. O negro, conscincia e trabalho. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1991. BOMFIM, Manuel. O Brasil Nao: realidade da soberania brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996. CARNEIRO, Sueli. Gnero, raa e ascenso social. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 544-552, 1995. CARRARA, Srgio. Tributo a Venus: a luta contra a sfilis no Brasil, da passagem do sculo aos anos 40. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1996. CARVALHO, Jos Murilo. Brasil: naes imaginadas. Antropoltica: revista contempornea de Antropologia e Cincia Poltica, Niteri v. 1, n. 1, jun. 1995. DAMZIO, Silvia F. Retrato social do Rio de Janeiro na virada do sculo. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1992. FERNANDES, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: tica, 1978. v. 1: Os padres tradicionais de relaes raciais. FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1951. FRY, Peter. O que a cinderela negra tem a dizer sobre a poltica racial no Brasil. Revista USP, So Paulo, n. 28, p. 122-135, dez./jan./fev. 1995-1996. LUIZ EDMUNDO. O Rio de Janeiro do Meu Tempo. 2ed. Rio de Janeiro, Conquista: 1957. MATTOS, Hebe Maria. Das cores do silncio: os significados da liberdade no sudeste escravista. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. MULLER, Lcia(a). As Construtoras da Nao: professoras primrias na Primeira Repblica. Niteri: Intertexto, 1999.

14
MULLER, Maria Lcia Rodrigues(b). Professoras negras na Primeira Repblica (21-67) In OLIVEIRA, Iolanda (coord.). Relaes Raciais e Educao: alguns determinantes. Niteri, Intertexto, 1999. MULLER, Maria Lcia Rodrigues. Professoras negras no Rio de Janeiro: histria de um branqueamento. In OLIVEIRA, Iolanda (org.) Relaes Raciais e Educao novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A (Coleo Polticas da Cor), 2003. PINTO, Regina Pahin. Educao do negro: uma reviso da bibliografia. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 62, p. 3-34, ago.1987. PROENA, Manoel Cavalcante. Explicao de Hemeterio dos Santos (:2) In Jornal de Letras, Ano VII, Rio de Janeiro, novembro de 1956. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Coletividades negras: ascenso socioeconmica dos negros no Brasil e em So Paulo, Cincia e Cultura, So Paulo, v. 29, n. 6, p. 647-663, jun. 1977. ____. Identidade nacional, religio, expresses culturais: a criao religiosa no Brasil. In: SACHS, Viola et aI. Brasil & EUA: religio e identidade nacional. Rio de Janeiro: Graal, 1988. SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. SANTOS, Hemeterio Jos. Grammatica Elementar da Lngua Portuguesa, extrahida dos melhores autores. Rio de Janeiro, 1879. _________ Frutos Cativos. poesia. Rio de Janeiro, 1919. SANTOS, Joel Rufino dos. O negro no Rio aps-abolio: marginalizao e patrimnio cultural. In: SEMINRIO: O NEGRO NO RIO DE JANEIRO, 1988, Rio de Janeiro. Estudos afro-asiticos... Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afro-Asiticos, 1988. p. 43-47. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. Cap. 4: Os institutos histricos e geogrficos: guardies da histria oficial, p. 99-133. SILVA, Eduardo. Dom Ob II d'Africa, o Prncipe do Povo: vida, tempo e pensamento de um homem livre de cor. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. TORRES, Alberto. O Problema Nacional Brasileiro: introduo a um programa de organizao nacional. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Nacional, 1938. VERSSIMO, Jos. A Educao Nacional. 3ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

You might also like