You are on page 1of 13

Redes sociais na internet: a imposio do dilogo e o horizonte da incomunicao nas organizaes educacionais1

Rosngela Florczak2, Mestre em comunicao Social / PUCRS Rede Marista

Resumo: As organizaes educacionais, concebidas como espaos de educao formal e configuradas na modernidade a partir do modelo burocrtico baseado na hierarquizao e na autoridade instituda, enfrentam, com dificuldade, as mudanas impostas pelo tempo vivido. A comunicao com os principais sujeitos que protagonizam o processo educacional uma das evidncias de impasse. A organizao desses sujeitos em redes sociais e a potencializao da expresso por meio das redes sociais na internet trazem tona o confronto entre a necessidade de dilogo e o modelo comunicacional de transmisso unilateral que prevalece em escolas de educao bsica e instituies de ensino superior. O horizonte da incomunicao (WOLTON, 2006, 2010) produz impactos que pressionam pela mudana nos parmetros comunicacionais.

Palavras-chave: comunicao; incomunicao; educao; escolas; universidades

1. PARA INTRODUZIR A DISCUSSO DO TEMA

Investigar o cotidiano de organizaes complexas, centrando o foco nas relaes entre os sujeitos que protagonizam, (des) ordenam o sistema e (re) inventam formas de coabitar desafio que requer lentes especiais. Para observar realidades em movimento, no momento em que elas so vividas e tirar delas inferncias que possam auxiliar na compreenso das transformaes, um dos caminhos possveis para o pesquisador olhar o mundo a partir das lentes do pensamento complexo.

Trabalho apresentado em mesa temtica no V Congresso Brasileiro Cientfico de Comunicao organizacional e Relaes Pblicas Abrapcorp 2011 So Paulo-SP
2

Mestre em comunicao social pela PUCRS e coordenadora de comunicao e marketing da Rede Marista. E-mail: roflorczak@gmail.com

No presente artigo, o mtodo da complexidade proposto por Morin3 que proporciona as bases para ousar enxergar nos fatos cotidianos ocorridos nas organizaes educacionais, a emergncia de novos parmetros na comunicao e, por conseqncia, na convivncia entre os sujeitos, que impactam fortemente sobre todo o sistema educacional. Consequncia de alguns anos de olhar cientificamente investigativo sobre os fenmenos da comunicao em escolas de educao bsica e instituies de ensino superior, o acmulo de reflexes aqui apresentado tem como base a pesquisa sobre a produo terica das reas em interlocuo: educao, comunicao e gesto educacional. Somada a ela, a observao da realidade na qual o pesquisador est imerso. Entrevistas em profundidade e anlise de registros do cotidiano completam os recursos que apiam a busca por compreender e contribuir. O recorte, que aqui a parte em discusso no todo, o horizonte da incomunicao (WOLTON, 2006, 2010) que vem marcando as relaes entre estudantes - professores - gestores educacionais famlias, no espao destas organizaes. Compreendida como sintoma de impasse nas negociaes da convivncia que afetam diretamente as relaes de confiana e a coabitao, a incomunicao torna-se hoje mais evidente, uma vez que os sujeitos encontram formas de assumir a palavra, impondo o dilogo, favorecidos pelos novos meios como as redes sociais na internet. A necessidade de dilogo dos interlocutores enfrenta, nas organizaes educacionais, o modelo de comunicao baseado na transmisso, que ainda prevalece. Est colocado o problema. Cabe, ento, investigar, luz de episdios recentes, da construo dos tericos e da observao cotidiana: qual o impacto deste impasse sobre o modo de comunicar de escolas e instituies de ensino superior?

2. ORGANIZAES EDUCACIONAIS, COMUNICAO E INCOMUNICAO

Concebida e configurada na modernidade, baseada no modelo burocrtico que se estabelece a partir do poder da autoridade estabelecida e sobre a rigorosa diviso de tarefas e funes, a organizao educacional encontra dificuldade de reinventar-se no cenrio contemporneo. Apesar da reflexo instalada e do desconforto evidente h dificuldade na transformao. Para Morin (2003), o impasse est em que no se pode reformar a instituio sem uma prvia reforma das mentes, mas no
3

A partir da lente do Paradigma da Complexidade proposto por Edgar Morin, Martinazzo (2004, p.22) afirma que "o conhecimento sempre algo aberto, em construo e recorrente, sem nunca permitir uma leitura completa que possa esgotar a totalidade do real complexo. da natureza do conhecimento, portanto, ser fugaz e inconcluso". A inconcluso est diretamente ligada s incertezas que caracterizam relaes, processos e sistemas complexos, como a comunicao e a educao. Morin (2000, p.16) alerta: " preciso aprender a navegar em um oceano de incertezas em meio a um arquiplago de certeza".

se pode reformar as mentes sem uma prvia reforma das instituies. Para ele, essa impossibilidade lgica produz o bloqueio. A imensa mquina da educao rgida, inflexvel, fechada e burocratizada. Muitos professores esto instalados em seus hbitos e autonomias disciplinares. Estes, como dizia Curien, so como os lobos que urinam para marcar seu territrio e mordem os que nele penetram. H uma resistncia obtusa, inclusive entre os espritos refinados. Para eles, o desafio invisvel. (MORIN, 2003, p.99). Hutmacher (1982) destaca que na gnese da organizao escolar encontra-se o surgimento da ordem racionalizadora de controle. Ele sustenta que a organizao da atividade surgiu claramente sob o modelo de organizao burocrtica com a ntida noo de autoridade e da regulamentao das atividades de professores e alunos. Hutmacher alerta: [...] a histria da escola revela uma tenso estrutural permanente entre a vontade de controle racionalizador das prticas de ensino e o carter relativamente incerto e imprevisvel dos acontecimentos educativos (HUTMACHER, 1992, p.61). Apesar disso, o modelo burocrtico prevaleceu e ainda marca, fortemente, a cultura de organizaes como escolas e universidades. Diversos movimentos se impem entre os desafios enfrentados pela organizao educacional contempornea. Especialmente nas dimenses polticas e culturais, o confronto com as caractersticas da Sociedade da Informao-comunicao-conhecimento evidenciam as limitaes do modelo baseado na autoridade e na fragmentao. Mais do que socializar e reproduzir modelos socialmente hegemnicos, em um tempo marcado pela superao de verdades, a organizao educacional desafiada a ampliar seu lugar. Para Morin (2003), no cenrio complexo da era planetria as cinco finalidades educativas que desenvolvem aptides esto ligadas entre si e se retroalimentam. So elas: organizar o conhecimento, ensinar a condio humana, a aprendizagem do viver, a aprendizagem da incerteza e a educao cidad. O conflito inevitvel. Enquanto abriga o dilema da urgncia em mudar e da dificuldade em realizar os movimentos necessrios para superar o modelo fundacional, escolas e instituies de ensino superior enfrentam as exigncias de uma sociedade que no mais aceita estruturas excessivamente hierarquizadas e autoritrias na qual coibida a expresso. A apropriao da palavra que se produziu h mais de meio sculo, irreversvel (WOLTON, 2006, p. 101). na sociedade aberta, caracterstica da configurao contempornea do social, que se ampliam os espaos da comunicao fazendo com que haja avanos tambm no sentido de promover religaes e contextualizaes.

A dificuldade em lidar com o dilogo e com a abertura reflete um contexto mais amplo e desafiador vivido no cenrio das organizaes educacionais:
[...] enfrentam uma realidade educativa imersa em perplexidades, incertezas, presses sociais e econmicas, relativismo moral, dissolues de crenas e utopias (LIBNEO, 2005, p.20).

Nas iniciativas consistentes de mudana e na viabilidade de projetos e experincias pedaggicas inovadoras, o conhecimento e a prxis do universo da gesto, advindo das cincias administrativas, encontram, complementarmente, o conhecimento de educao. Nvoa (1982) argumenta que preciso tratar a instituio de educao como organizao e, portanto, inclu-la no universo da gesto para evitar que a inovao pedaggica seja destruda por argumentos burocrticos e permitir que os educadores participem e protagonizem as dinmicas da mudana. Na abordagem que visualiza o espao de aprendizagem formal como uma organizao, Nvoa (Ibiden) vai alm e aponta a necessidade de incluir novos saberes, alm do pedaggico. neste espao que percebemos a oportunidade para que o saber das cincias da comunicao e, mais especificamente, o saber da comunicao organizacional sejam includos como possibilidade de efetiva contribuio, como rea de conhecimento que integra a gesto educacional. A comunicao poder contribuir para o que Nvoa sugere como sendo uma das necessidades prementes da organizao educacional: desenvolver outros modos de pensar e fazer o cotidiano.

3. REDES SOCIAIS E REDES SOCIAIS NA INTERNET

Enquanto a organizao educacional resiste s mudanas necessrias, os sujeitos que fazem parte de seu cotidiano passam a organizar-se e, consequentemente, a comunicar-se em novos formatos. Ganha espao um tema recorrente das pesquisas sociolgicas: as redes sociais, que assumem notoriedade em diversos campos do conhecimento neste incio de sculo 21, especialmente nas pesquisas que buscam compreender a complexidade da vida social. Aqui recortamos algumas abordagens tericas que tratam das redes, especialmente aquelas que as percebem como recursos decisivos de mobilizao na atuao que promove o avano e a descentralizao (MARTINS, 2004). na ao das redes que os movimentos sociais tem se reorganizado no cenrio contemporneo. Melucci (1994) afirma que so das redes e no mais de atores individuais as estratgias dos movimentos. Essas redes so formadas por pequenos grupos imersos no cotidiano da vida que contribuem para formar e fortalecer as redes sociais, a partir de interesses compartilhados.

Citada por Recuero, Watts define que uma rede social constituda de ns (indivduos) conectados por laos sociais (WATTS, 2003, p.75 apud RECUERO, 2004). O que mantm a rede em funcionamento a interao, tanto no mundo concreto como no virtual, entre os ns.
[...] Em uma rede social, as pessoas so os ns e as arestas so constitudas pelos laos gerados atravs da interao social (RECUERO, 2004, p.3).

importante visualizar as redes como relaes entre sujeitos que se aproximam por interesses em comum ou afinidades e que atuam coletivamente em causas que lhes so prprias, em defesa de outros sujeitos ou situaes e at em nome de organizaes. Aguiar (2007) afirma que so mtodos de interao que sempre visam algum tipo de mudana concreta na vida das pessoas, no coletivo e/ou nas organizaes participantes. Mesmo com essa possibilidade apontada por Aguiar, no se pode esquecer que as redes sociais so instncias do mbito informal. Nas redes sociais h valorizao dos elos informais e das relaes, em detrimento das estruturas hierrquicas (MARTELETO, 2001, p.72). importante destacar ainda que as redes sociais obedecem tempos e espaos caractersticos da contemporaneidade, ou seja, podem ter curta ou longa durao, existir no espao concreto ou apenas no virtual assumem lugar na interlocuo entre os sujeitos e a organizao educacional. Diferentemente de relaes, parentescos, parcerias e noes similares que ressaltam o engajamento mtuo ao mesmo tempo em que silenciosamente excluem ou omitem o seu oposto, a falta de compromisso , uma rede serve de matriz tanto para conectar quanto para desconectar; no possvel imagin-la sem as duas possibilidades. Na rede, elas so escolhas igualmente legtimas, gozam do mesmo status e tm importncia idntica. No faz sentido perguntar qual dessas atividades complementares constitui sua essncia! A palavra rede sugere momentos nos quais se est em contato intercalados por perodos de movimentao a esmo. Nela as conexes so estabelecidas e cortadas por escolha. A hiptese de um relacionamento indesejvel, mas impossvel de romper o que torna relacionar-se a coisa mais traioeira que se possa imaginar. Mas uma conexo indesejvel um paradoxo. As conexes podem ser rompidas, e o so, muito antes que se comece a detest-las. (BAUMAN, 2004, p.12) Mesmo nascendo nas esferas informais, o efeito das redes pode ser percebido fora de seus espaos nas relaes com instituies. Potencializada pelos recursos tecnolgicos, a organizao de redes sociais se viu fortalecida com as possibilidades de comunicao mediadas por computador. Surgem, ento, as redes sociais na internet. Topologias diversas e arquiteturas que vm sendo estudadas com profundidade por tericos de diversas reas do conhecimento, essa modalidade de rede social ganha relevncia nas relaes comunicacionais dos sujeitos com as instituies.

Sem buscar o aprofundamento da topologia das vrias redes, este artigo destaca, brevemente, a definio de Recuero (2004) para as redes de filiao ou redes associativas na internet. A pesquisadora define como aquelas cujas conexes so forjadas por mecanismos de associao ou de filiao dos sites de redes sociais. o caso, por exemplo, das listas de amigos no orkut4 ou da lista de pessoas que algum segue no twitter5. Esses espaos vm ganhando um lugar no cotidiano das relaes. Entre os sujeitos que integram as organizaes educacionais, no diferente. As redes sociais informais configuradas no espao concreto, como aquelas que so compostas por grupos de estudantes com interesses em comum migram e se fortalecem com a interao virtual. Sites de redes sociais so espaos utilizados para a expresso da rede social na internet (RECUERO, 2009). Ao observar a realidade, alguns casos chamam ateno pela materializao destas abordagens tericas na ao cotidiana. Dois episdios recentes ocorridos em escolas privadas de educao bsica foram analisados. Um deles ocorrido em uma escola6 de grande porte na capital paulistana e outro em colgio7 de mdio porte em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O primeiro ganhou repercusso nos meios de comunicao tradicionais de todo o Brasil e o segundo com repercusso local. Ambos, porm, mobilizaram comunidades inteiras, extrapolando os espaos virtuais, em torno das aes propostas por grupos de estudantes nas redes sociais na internet. Ambos os episdios envolvem a comunicao dos estudantes com a escola. Para protestar, no primeiro caso e para confraternizar, no segundo, os grupos se organizaram presencialmente, porm, contaram com a fora das redes sociais na internet para potencializar a adeso e a repercusso dos seus atos. Nos dois caos, a ao dos alunos foi desencadeada pelo no envolvimento dos mesmos em

Rede Social bastante popular no Brasil, criada por Orkut Buyukkokten, quando aluno da Universidade de Stanford e empregado do Google. Permite a criao de perfis de usurios individuais e de comunidades. www.orkut.com.
5

um site que funciona como microblog. A partir da criao de um perfil, o usurio pode seguir pessoas e ser seguido. O contedo compartilhado tem, no mximo, 140 caracteres. Foi criado por Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Willians. www.twitter.com.
6

As redes sociais foram o meio de mobilizar estudantes para uma revolta contra o aumento do preo do Po de queijo, na cantina da escola. Por meio do Twitter, um grande grupo de alunos combinou boicote a compra de lanches e um momento de protesto no intervalo do recreio. O episdio ganhou repercusso nacional, sendo notcia no Jornal Nacional, da Rede Globo.
7

Terceiranistas, em vsperas de concluir o perodo de escola combinaram presencialmente e por meio do Orkut, uma guerra de bexigas (bolas de plstico cheias de gua), em frente escola, descumprindo assim, regras acordadas com a direo da mesma. Alm da eficcia da mobilizao, que chamou ateno da cidade na qual a escola est situada, diversos estudantes utilizaram seus telefones mveis para produzir pequenos vdeos que foram, no mesmo dia, compartilhados na rede social You Tube (www.youtube.com) e distribudos por meio de outras redes como Orkut, Twitter e Facebook (fb.com)

decises que impactavam no seu cotidiano. Desafiando a estrutura hierrquica e os determinismos institucionais, a rede social de estudantes garantiu a expresso e forou o dilogo. Aqui importa ressaltar o aspecto da imposio do dilogo. Por meio das redes sociais e potencializados pelas redes sociais na internet, os interlocutores das organizaes educacionais, em especial os estudantes, exigem a palavra e impe um novo lugar de fala.

4. CHOQUE DE MODELOS E ABERTURA DE POSSIBILIDADES

A expresso potencializada pelas redes sociais na internet, a oportunidade de falar e de ter audincia e a condio favorvel para mobilizar que caracterizam a sociedade aberta e fortalecem a participao de sujeitos configurados em redes sociais entra em choque com o modelo comunicacional de transmisso que ainda predomina nas organizaes educacionais. A exigncia do dilogo tem impacto forte no modelo de comunicao predominante nas organizaes educacionais. Seja na sala de aula onde se d a relao de aprendizagem mediada pelo professor, no relacionamento entre famlia e escola ou nos espaos de gesto pedaggica e administrativa, a incomunicao ameaa prevalecer. A exigncia do dilogo entre iguais assusta e confunde a escola e a instituio de ensino superior, diante de interlocutores que se apropriaram da palavra, apropriao essa que irreversvel (WOLTON, 2006). preciso compreender que, nas organizaes educacionais, e para dar conta de um processo de aprendizagem e de formao de sujeitos, da busca pelo desenvolvimento de pessoas e de suas identidades, de grande relevncia trabalhar o tema da comunicao humana, ou seja, normativa, ou ainda relacional. Na complexidade do tempo vivido, preciso extrapolar a mera transmisso de informaes e nos situarmos no tenso espao da confiana, do vnculo e das relaes. Informar, expressar-se e transmitir no so mais suficientes para criar uma comunicao (WOLTON, 2006, p.31). de Lck (2006), a afirmao de que a interlocuo e o dilogo assumem grande relevncia na gesto educacional, pois a participao uma exigncia vinculada interao entre as dimenses poltica e pedaggica na conduo dos destinos e das aes das organizaes educacionais. O que nos remete diretamente comunicao. Freitas (2004) refora que a comunicao apontada como poder para facilitar a cooperao, a credibilidade e o comprometimento com valores, portanto, para a criao de um universo comum compartilhado, espao no qual o entendimento poder prevalecer diante dos riscos da incomunicao.

Para que a comunicao acontea, embora se saiba que no horizonte das relaes organizacionais, permanente a presena do risco da incomunicao, parte-se da questo central que o outro. O outro que aqui assume o lugar de interlocutor. E como afirma Wolton (2010), a que tudo se complica. Ontem, a comunicao era hierrquica, quase sempre limitada transmisso, sem possibilidade de discusso de parte do receptor/ator. Hoje, quase todo mundo est em p de igualdade, negocia e responde. [...] O reconhecimento do estatuto do receptor perturba tudo, pois legitima a questo da alteridade (WOLTON, 2010, p. 59) Tendo como pressuposto um contexto democrtico, Lck (2006, p.36) defende que a gesto da escola implica na participao responsvel de todos os membros da sociedade civil e da comunidade escolar em vrios mbitos das decises necessrias e da sua efetivao. A autora afirma que a exigncia de participao na tomada de decises est vinculada interao entre as dimenses poltica e pedaggica na conduo dos destinos e das aes das organizaes educacionais. O modelo que ainda permeia o universo simblico dos sujeitos das organizaes educacionais torna raras as ocasies em que h igualdade e reciprocidade entre os interlocutores na comunicao de escolas, universidades e sistemas de ensino. A organizao educacional, ainda no lugar da autoridade, transmite informaes aos estudantes, familiares e comunidade, o professor, tambm assumindo a condio de autoridade, transmite mensagens aos estudantes, e assim sucessivamente. Dessa forma, a convivncia ou coabitao entre diferentes interesses comprometida. Para Wolton (2010), a coabitao um paradigma do sculo XXI e indissocivel de trs realidades: [...] a democracia, a abertura e a interao (Ibiden, p. 60). Compreende-se assim que preciso assumir a incomunicao como realidade presente e risco constante nas organizaes educacionais e nas relaes entre os sujeitos que protagonizam o processo e o entorno das situaes de aprendizagem. a partir da tomada de conscincia dos riscos que estabelecemos estratgias para poder avanar e descortinar as possibilidades de comunicao, muito alm daquelas que esto presentes na dimenso instrumental. Ou seja, a transmisso de mensagens, de informaes a partir de um lugar de autoridade direcionadas a pblicos de interesses hegemnicos no representa o comunicar de uma organizao educacional. Transcender e incluir novas dimenses possveis no processo de convivncia / coabitao assume o carter de condio imprescindvel para evitar que a incomunicao prevalea.

5. CONTRIBUIES, LIMITADAS E TEMPORRIAS, SOBRE UM TEMA EM MOVIMENTO

A comunicao vem sendo assumida como uma nova rea tcnica nas organizaes educacionais em pleno momento de desconforto e de mudana de modelos e, talvez at, mudana de paradigmas. Oficialmente, j ocupa espaos junto ao poder de deciso, mas ainda no est plenamente compreendida, portanto, no includa com seu potencial de interveno e transversalidade. A emergncia da organizao dos sujeitos em redes sociais, que surgem como um novo instrumento face aos determinismos institucionais (MARTELETO, 2001) evidencia o esgotamento do modelo, a presena da incomunicao e aponta para a necessidade premente de ampliar o espao comunicacional em escolas e instituies de ensino superior. De maneira geral, prevalece, ainda, nas organizaes o vis utilitarista e instrumental (SCROFERNEKER, 2006) da comunicao, caracterstico da teoria moderna ou emprica, o qual tem seus objetivos voltados para a medio e controle. Pesquisa8 realizada no Rio Grande do Sul, em 2008, junto s organizaes educacionais privadas aponta que se incluiu apenas uma das possibilidades de comunicao: a instrumental baseada na transmisso unilateral de mensagens. Essa possibilidade que, por sinal, est em sintonia com o modelo burocrtico de organizao, alicerado na hierarquia, na centralizao e na definio clara de funes e atribuies. Situada na instncia de gesto, a comunicao como cincia / saber encontra lugar e sentido na gesto da organizao educacional. fundamental, contudo, que a comunicao transcenda o modelo instrumental, de transmisso. Supere, porm, incoporando-o, ou seja, assuma seu carter multidimensional. Para que isso acontea, preciso admitir que no espao relacional o lugar da comunicao transversal, ou seja, perpassa, impregna e se deixa impregnar pela contextualizao dos conceitos observando os diferentes e mltiplos vieses na apreenso da complexidade dos fenmenos e dos objetos observados (MARTINAZZO, 2004). A comunicao conquistar um novo lugar no contexto organizacional se for compreendida, tambm, pela possibilidade relacional. Em relao dialgica com a gesto educacional, poder contribuir na produo de sentido dos novos elementos que se incorporam ao universo educacional, no estabelecimento e na manuteno do dilogo imprescindvel entre os interlocutores internos (pedaggico, administrativo), assim como nas negociaes com os interlocutores finais (estudantes, familiares e comunidade / sociedade), buscando ampliar a negociao da convivncia por meio do
8

Ver desenvolvimento do tema na dissertao de mestrado desenvolvida pela autora do presente artigo, sob o ttulo Dimenses Complexas da Comunicao na gesto das organizaes educacionais. Encontra-se a ntegra do texto em: http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/7/TDE-2009-05-08T102557Z-1896/Publico/411997.pdf

dilogo, do compartilhamento de conhecimento e de vivncias que podero produzir o saber especfico para cada organizao educacional e promover a coabitao das diferenas de interesses. A importncia da abertura e do dilogo, portanto da comunicao, na dimenso relacional em uma organizao educacional, reafirmada por autores de diferentes reas do conhecimento. Pelas Cincias da Educao, com nfase no estudo da Gesto Educacional, Lck (2006) coloca a participao, a interlocuo, como pressupostos do comprometimento e do envolvimento de professores, funcionrios, gestores, alunos, pais, comunidades na busca de promover experincias educacionais significativas em termos de aprendizagem. J pelas Cincias da Comunicao, Wolton (2006, 2010) quando apresenta um novo modelo de comunicao baseado na convivncia das diferenas. A necessidade de configurar-se para os desafios contemporneos requer avanos urgentes, entre eles, aqueles que visualizem e minimizem os riscos da incomunicao entre os sujeitos da organizao educacional. Alm de mediar a convivncia, a comunicao relacional apresenta um ganho recursivo que permite a participao ampliada de professores, estudantes, gestores, famlias e comunidade, participao essa que se impe diante das dimenses mltiplas dos desafios:

[...] a realidade dinmica e que os desafios e dificuldades experimentados no processo educacional so globais e abrangentes, demandando ao compreensiva, perspicaz e criativa pelo empenho de pessoas organizadas em torno de um projeto comum (LCK, 206, p. 25).

Sendo o processo de comunicar cada vez menos o de transmitir e cada vez mais o de negociar e conviver (WOLTON, 2010), fica claro que preciso superar o modelo unidimensional da comunicao nas organizaes educacionais e incluir a dimenso relacional no sistema que integra, como parte, o todo da gesto da escola, da universidade, do sistema de ensino. O outro, que no processo comunicacional assume o papel de interlocutor, e nas organizaes educacionais o aluno que interage com o professor, o professor que interage com o gestor (coordenador pedaggico, diretor, entre outros), o professor que interage com a famlia do aluno ou, ainda, a liderana comunitria que interage com o gestor da escola, tem interesses distintos de quem emite a mensagem e assumiu o mesmo poder de emitir que antes era reservado a quem ocupasse um lugar de poder na estrutura hierrquica. Wolton (2010) afirma que preciso aceitar a identidade e organizar a convivncia das diferenas num espao mais amplo. Administrar a alteridade implica de resto direitos e deveres recprocos ou, ento, o modelo de convivncia desaba (WOLTON, 2010, p. 65).

10

Fica ento, mais claro, que para bem gerenciar a incomunicao presente, preciso incluir a dimenso relacional nos sistemas de comunicao das organizaes educacionais, compreendendo que necessrio ter como pressuposto a sociedade aberta, na qual a troca de mensagens se d entre interlocutores com o mesmo direito palavra. O lugar de autoridade da escola, da universidade, do sistema de ensino deve ser (re) legitimado sobre pressupostos do tempo vivido: o respeito s identidades e a organizao da convivncia entre as diferenas. Recuperando Wolton (2010), na sociedade aberta, a palavra tem grande valor. E uma vez que o sujeito assuma o seu lugar de fala na interlocuo, no mais abrir mo de manifestar-se. Os movimentos organizados em redes sociais na internet envolvendo estudantes apontam para o inadivel reconhecimento por parte das organizaes educacionais de que a forma de conviver / coabitar / comunicar precisa transcender o modelo burocrtico de transmisso. Como afirma Marteleto: Indivduos dotados de recursos e capacidades propositivas, organizam suas aes nos prprios espaos polticos em funo de socializaes e mobilizaes suscitadas pelo prprio desenvolvimento das redes (MARTELETO, 2001, p. 72) Assumindo que vivemos em um espao-tempo complexo caracterizado por uma realidade vital mutante, marcado pelas incertezas, pelo fim das verdades absolutas e verdadeiras mudanas paradigmticas, entendemos que o tema proposto para o presente artigo no se esgota, nem sequer proporciona o conforto das concluses definitivas. Tecemos aqui, alguns comentrios com a inteno de sntese. A relao educao / organizao educacional e comunicao , por demais, recente e requer uma longa trajetria de estudos, pesquisas e produo cientfica para que possa ser descortinada em suas mais variadas dimenses.

11

REFERNCIAS

AGUIAR, S. Redes sociais na internet: desafios pesquisa. . In: Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 30. 2007. Santos. Anais. So Paulo: Intercom, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Amor lquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

HUTMACHER, W. A escola em todos os seus estados: das polticas de sistemas s estratgias de estabelecimento. In A. Nvoa, As Organizaes Escolares em Anlise. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1982.

LIBNEO, J. C.; SANTOS, A. As teorias pedaggicas modernas revisitadas pelo debate contemporneo. In: Educao na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Alnea, 2005.

LCK, H. Gesto educacional: uma questo paradigmtica. Petrpolis: Vozes, 2006. MARTELETO, R.M. Anlise de redes sociais aplicao nos estudos de transferncia da informao. In: Revista Cincias da Informao, vol. 30, n. 1, jan-abril 2001. Braslia: 2001.

MARTINAZZO, C. J. A utopia de Edgar Morin: da complexidade concidadania planetria. Iju: Uniju, 2004, 2 ed.

MARTINS, P. H. As redes sociais, o sistema da ddiva e o paradoxo sociolgico. In: Martins, P. H.; Fontes, B. (orgs.). Redes sociais e sade: novas possibilidades tericas. Recife: Ed. Univ. da UFPE, 2004.

MELUCCI, A . Movimentos sociais, inovao cultural e o papel do conhecimento. In: Novos Estudos. So Paulo: CEBRAP, 1994.

12

MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M. e SILVA, J. M. da. Para navegar no sculo XXI: tecnologias do imaginrio e cibercultura. Porto Alegre: Sulina/EDIPUCRS, 1991.

______, E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez; Braslia: Unesco, 2000.

_____, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetria: o pensamento complexo como mtodo de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Traduo de Sandra Trabucco Valenzuela; So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2003.

NVOA, A. (Coord.). As organizaes escolares em anlise. Lisboa: Publicaes Dom Quixote/Instituto de Inovao Educacional, 1982.

RECUERO,R.C. Teoria das redes e as redes sociais na internet: Consideraes sobre o Orkut, os Weblogs e os Fotologs. In: Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 27. 2004. Porto Alegre. Anais. So Paulo: Intercom, 2004.

_________, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

SCROFERNEKER, C. M. A. Trajetrias terico-conceituais da Comunicao Organizacional. In Revista Famecos - mdia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: dezembro 2006.

WOLTON, D. preciso salvar a comunicao. So Paulo: Paulus, 2006.

_________, D. Informar no comunicar. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.

13

You might also like