You are on page 1of 18

RUGOSIDADE DE SUPERFCIES E ACABAMENTO SUPERFICIAL INDICAO NOS DESENHOS: NBR 8404: 1984

DESENHO MECNICO

SMBOLO BSICO
Constitudo por duas linhas de comprimento desigual, e inclinadas 60 com relao ao trao que representa a superfcie considerada Este smbolo no significa nada isoladamente.

SMBOLO BSICO
Se for necessria a indicao de caractersticas especiais do estado de superfcie, linha mais comprida do smbolo bsico deve ser acrescentado um trao horizontal na extremidade superior:

SMBOLO BSICO
Quando a remoo de material exigida, adicionar ao smbolo bsico um trao: Quando a remoo de material no permitida adicionar ao smbolo bsico um crculo:

Este smbolo pode tambm ser utilizado na indicao do estado de um grau de fabricao para mostrar que uma superfcie deve permanecer como foi obtida no estgio precedente de fabricao, independente do fato de que esta superfcie tenha sido obtida por remoo de material ou no. 4

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


O valor ou os valores definindo a caracterstica principal da rugosidade devem estar colocados sobre os smbolos das superfcies:

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


Se somente um valor de rugosidade for indicado, este representa o valor mximo admitido (a2). Se for necessrio estabelecer os limites mximos e mnimos da caracterstica principal da rugosidade, esses valores devem ser colocados um sobre o outro, sendo o limite mximo a1, acima:

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


A caracterstica principal da rugosidade Ra pode ser indicada pelos nmeros da classe de rugosidade correspondente:

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


Se um processo especfico de fabricao exigido para o estado final de superfcie, este deve ser indicado em linguagem no abreviada sobre o trao horizontal complementar do smbolo:

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


Sobre o trao horizontal devem figurar tambm indicaes relativas ao tratamento ou ao revestimento. Salvo indicao em contrrio o valor numrico da rugosidade se aplica ao estado de superfcie aps tratamento ou revestimento. Se for necessrio indicar o estado das superfcies antes e aps o tratamento, isto deve ser indicado por uma nota:
9

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


Se for necessrio indicar o comprimento de amostragem, este deve ser escolhido na srie contida na NBR 6405, e indicado no smbolo

10

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


A direo das estrias a direo predominante das irregularidades da superfcie, geralmente resultante do processo de fabricao utilizado. Se for necessrio defini-la, isto deve ser feito por um smbolo adicional ao smbolo do estado de superfcie:

11

DIREO DAS ESTRIAS


Se for necessrio definir uma direo, no claramente definida por esses smbolos, ela deve estar descrita no desenho por uma nota adicional.

12

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


Se for necessrio indicar o valor do sobremetal para usinagem, este deve ser escrito esquerda do smbolo. Este valor deve estar em consonncia com o sistema de medidas utilizado para a cotagem do desenho.

13

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


Assim, cada uma das indicaes pode se dispor em relao ao smbolo:
a = valor da rugosidade Ra [m] ou classe de rugosidade N1 at N12 b = mtodo de fabricao, tratamento ou revestimento c = comprimento de amostra [mm] d = direo de estrias e = sobre-metal para usinagem [mm] f = outros parmetros de rugosidade

14

INDICAO DE RUGOSIDADE DE SUPERFCIE


Os algarismos e letras usados para indicaes adicionais do estado de superfcie nos campos a1, a2 c(f), e devem ser inscritos com a mesma largura de linha (d). altura (h)
Como a escrita no campo b pode ser maiscula, minscula, ou ambas, a altura neste campo pode ser maior que h devido existncia de pernas em algumas letras minsculas, como g, j, p. q, y. A inscrio do valor da rugosidade (a2) deve estar aproximadamente, na mesma 15 direo do campo c

INDICAO NOS DESENHOS


Os smbolos e inscries devem estar orientados de maneira que possam ser lidos tanto com o desenho na posio a normal, como pelo lado direito:

16

INDICAO NOS DESENHOS


Se necessrio o smbolo pode ser interligado com a superfcie por meio de uma linha de indicao:
A linha de indicao deve ser provida com uma seta na extremidade junto superfcie 0 vrtice do smbolo ou da seta devem tocar pelo lado externo o contorno da pea ou uma linha de extenso como prolongamento do 17 contorno

INDICAO NOS DESENHOS


Segundo a regra geral de cotagem, o smbolo deve ser indicado uma vez para cada superfcie, e se possvel sobre a vista que leva a cota ou representa a superfcie:

18

INDICAO NOS DESENHOS


Quando as indicaes requeridas para todas as superfcies de uma pea forem as mesmas, a indicao deve constar:
junto vista da pea, prximo legenda do desenho ou no lugar previsto dentro da mesma para os dados gerais; atrs do nmero da posio da pea.

19

INDICAO NOS DESENHOS


Quando o mesmo estado de superfcie exigido pela maioria das superfcies de uma pea elas devem ser indicadas com os seguintes acrscimos: o estado das outras um smbolo bsico entre superfcies entre parnteses parnteses sem outras indicaes

20

INDICAO NOS DESENHOS


Smbolos definidos para estados que representam excesso em relao ao estado geral de superfcie devem ser indicados nas respectivas superfcies. A fim de evitar repeties de uma indicao complexa ou onde o espao for limitado, uma representao simplificada pode ser usada. Neste caso dever constar o significado da representao prximo pea ou dentro da legenda

21

INDICAO NOS DESENHOS


Se um mesmo dado de superfcie for exigido para superfcies da pea um dos smbolos:

pode ser indicado nestas superfcies e seu significado explicado em outro local do desenho:

22

EXIGNCIAS GERAIS
Os smbolos de acabamento superficial e os smbolos para a direo das estrias devem ser indicados com uma linha de largura igual a 1/10 da altura (h) das letras e algarismos utilizados na cotagem dos desenhos em questo

23

EXIGNCIAS GERAIS
Os algarismos e letras usados para indicaes adicionais do dado de superfcie nos campos a1, a2, b, c, (f), e devem ser inscritos com a mesma largura de linha (d), altura (h) e tipo de escrita utilizada para a cotagem dos desenhos em questo (NBR 8402) A diferena entre a largura da linha da escrita (d) e a do smbolo (d) pode ser utilizada com uma forma de distinguir mais claramente, as duas espcies de inscrio.
24

EXIGNCIAS GERAIS
0 espaamento mnimo entre smbolos e indicaes no deve ser menor do que duas vezes a largura da linha mais larga. Recomenda-se que este espaamento no seja menor do que 0,7 mm.

25

PROPORES
0 smbolo bsico e seus complementos devem ser desenhados...

26

PROPORES
Os smbolos para indicao da direo das estrias devem ser desenhados...

A forma dos smbolos a mesma das letras correspondentes da NBR 8402 (escrita B vertical). 27

PROPORES
As outras indicaes adicionais ao smbolo devem ser colocadas...

28

DIMENSES
A srie de tamanhos a ser utilizada para os smbolos e indicaes adicionais ...

(A) A largura da linha (d) deve estar de acordo com a forma escrita utilizada para a cotagem dos desenhos em questo, a saber d=(1/14) h para escrita da forma 29 A, ou d= (1/10) h para escrita da forma B (NBR8402)

FORMAS DISTINTAS DE INDICAO NO DESENHO

30

CONVERSO APROXIMADA DE ESCALAS DE RUGOSIDADE

31

PROCESSOS DE FABRICAO

32

PROCESSOS DE FABRICAO

33

PROCESSOS DE FABRICAO

34

APLICAES TPICAS x RUGOSIDADE (Ra)

35

RUGOSIDADE (Ra) X TOLERNCIAS ISO

36

You might also like