You are on page 1of 14

INCLUSO ESCOLAR DE UMA CRIANA COM SNDROME DE DOWN

SILVA, Brgida Karina Liechocki Nogueira PUCPR brigidakarina@yahoo.com.br rea Temtica: Diversidade e Incluso Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo O tema sobre incluso tem suscitado muita polmica no sistema educacional brasileiro devido complexidade de fatores a serem revistos para sua implantao. Buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuao profissional, no qual apresenta uma aluna com Sndrome de Down (SD), este estudo procurou responder o seguinte problema de pesquisa: Como ocorre o processo de incluso de uma criana com Sndrome de Down em uma escola de ensino regular da rede privada do municpio de Curitiba-PR? Esta pesquisa busca analisar a incluso escolar de uma criana com Sndrome de Down no ensino regular, sendo delimitado como foco de investigao o ambiente de sala de aula do 1 ano do ensino fundamental. Para a coleta de dados foram utilizadas estratgias da metodologia de abordagem qualitativa, sendo que, para a obteno de dados, a investigao recorreu s tcnicas de observao, entrevista e anlise documental. Neste contexto e com base nos objetivos especficos, optou-se por descrever a proposta de incluso no Projeto Poltico Pedaggico da escola campo de pesquisa; relatar a concepo de incluso dos profissionais diretamente envolvidos com a aluna Sndrome de Down; investigar a atuao docente no trabalho de incluso desta criana com Sndrome de Down na rede regular de ensino. A anlise dos dados foi apoiada em autores como Voivodic (2004), Carvalho (2003), Correia (1999), Schn (2000), Facion (2005), entre outros. Tais contribuies foram relevantes para uma reflexo sobre o processo inclusivo, considerando suas limitaes e possibilidades. Os resultados apontaram que a incluso desta criana idealizada pela escola, mas sua realizao depende de uma ressignificao do sistema escolar e principalmente da concepo de incluso escolar concebida pelos profissionais da educao. A inteno desta pesquisa no somente apresentar uma crtica ao modelo de incluso estudado, mas oferecer subsdios que contribuam para sua efetivao. Palavras-chave: Incluso. Sndrome de Down. Educao inclusiva.

10576

Introduo Diante do novo paradigma social, a idia de incluso fruto de um momento histrico em transformao envolvendo aspectos polticos, culturais, sociais e filosficos. A incluso de pessoas com deficincia em diversos mbitos da sociedade, tem suscitado muita polmica, principalmente no sistema educacional brasileiro, devido complexidade de fatores a serem revistos para sua implantao. A educao, como parte integrante do mecanismo social, tambm busca de maneira gradativa privilegiar uma educao inclusiva favorecendo o movimento com base no princpio legal da educao de qualidade para todos e trazendo novos rumos para a sociedade. Buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuao profissional no contexto escolar, este estudo procura analisar como ocorre o processo de incluso de uma criana com Sndrome de Down (SD) em uma escola de ensino regular da rede privada do municpio de Curitiba-PR. Mediante este caso de incluso na vivncia profissional e considerando o ingresso cada vez maior de crianas com necessidades especiais nas escolas regulares (BRASIL, 2006), surge a preocupao e o interesse em aprofundar as questes relevantes que envolvem as intervenes educacionais neste processo de incluso. A pesquisa procurou atender ao objetivo por meio da descrio da proposta de incluso no Projeto Poltico Pedaggico da escola campo de pesquisa; da descrio do perfil da aluna SD; do relato da concepo dos profissionais envolvidos com a incluso desta aluna SD; da investigao da formao da professora que trabalha com a incluso da aluna SD; da descrio de como ocorre o processo de ensino em uma sala de aula que inclui uma aluna com Sndrome de Down; e da investigao da atuao docente no trabalho de incluso de uma aluna com Sndrome de Down na rede regular de ensino de uma escola privada de Curitiba PR. Nesta perspectiva de proposies a serem alcanadas, a contribuio dos estudos realizados nesta rea favorece a reflexo e abre caminhos para uma nova forma de entender e praticar a incluso.

10577

Breve panorama histrico e poltico da incluso A concepo de incluso no decorrer da trajetria humana pode ser apresentada em quatro fases distintas. A primeira, conforme Facion (2005) aponta, a fase da excluso na qual as pessoas com deficincia eram abandonadas e at sacrificadas, sendo consideradas indignas da educao escolar. A segunda a fase de segregao, que comeou no sculo XX com o atendimento s pessoas com necessidades educativas especiais (NEE) em grandes instituies separadas das regulares, oferecendo programas prprios, tcnicos e especialistas. A terceira fase constitui a fase da integrao, concebida a partir do final da dcada de 1960 e incio de 1970. Neste momento, houve uma mudana filosfica em direo idia de educao integrada, aceitando crianas com deficincia nas escolas regulares, estando estes presentes na sala de aula comum ou em ambientes menos restritivo possvel. Os alunos so integrados classe regular adaptando-se conforme as estruturas do sistema escolar. Surge no incio da dcada de 1980 a projeo da quarta fase. A fase da incluso intensificou a ateno necessidade de educar os alunos com deficincias no ensino regular, procurando por meio do processo educacional promover o crescimento humano desenvolvendo capacidades, habilidades e diferentes possibilidades para a conquista da sua autonomia. Neste mesmo percurso histrico, os movimentos em prol da incluso surgem a partir da luta pelos direitos humanos que teve seus princpios na Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Com a repercusso desta proposta, as pessoas com deficincias passam a ser consideradas em seus direitos e deveres, com vistas ao exerccio de sua cidadania. Depois de muitos tratados, declaraes e legislaes, somente na dcada de 1990 os princpios da educao inclusiva ganharam destaque no panorama da educao com dois eventos importantes: a Conferncia Mundial de Educao para Todos (1990), na Tailndia, e a Declarao de Salamanca (1994), contribuindo para a ampliao das discusses, no avano de pesquisas e na busca de alternativas. A Declarao de Salamanca utilizada atualmente como um suporte pedaggico, pois apresenta linhas de ao que visam a garantia de igualdade de oportunidades e, assim deste modo, contribui para a efetivao do processo inclusivo (GUEBERT, 2007). A poltica educacional acompanha este processo, oferecendo subsdios para fundamentar a educao inclusiva no sistema de ensino brasileiro, considerando os documentos internacionais como base para sua implantao.

10578

O Brasil apresenta leis subsidiadas pela Constituio Federal (BRASIL, 1988), que estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais de receberem educao, preferencialmente na rede regular de ensino. Assim, a ampla legislao brasileira contempla aspectos relevantes para o processo de incluso, com legislaes especficas (BRASIL, 2008). No ideal proposto pela legislao vigente, a educao inclusiva traz consigo, inmeras polmicas em torno da adequao da sua prtica, pois implica em contrapor a organizao escolar que at ento era regida sob um paradigma tradicional. No anseio em estar acompanhando os modelos internacionais de educao inclusiva, o sistema de ensino deparase com entraves como a necessidade da prpria mudana na sua estrutura e organizao. Perspectivas inclusivas no contexto escolar O sistema educacional brasileiro est diante do desafio de alcanar a educao que contemple a diversidade da condio humana. A incluso escolar vem denunciando a distncia entre o ideal, proclamado e garantido legalmente para uma educao de qualidade para todos, e o real que so as condies atuais do sistema escolar. Porm a incluso no contexto escolar vem se efetivando na prtica mesmo com dificuldades, antes mesmo de a legislao vigente formalizar a proposta (VOIVODIC, 2004). A incluso requer muita reflexo e preparo do contexto escolar. O movimento inclusivo no contexto educacional desafiador, pois exige mudanas em vrios aspectos a fim de superar as barreiras para a educao inclusiva, conforme Carvalho (2003, p. 61) aponta:

Em sntese, h que examinar todas as variveis do processo educativo escolar, envolvendo as pessoas da escola (educadores, gestores, alunos, apoio administrativo); o ambiente fsico (em termos de acessibilidade), os recursos financeiros e materiais (origens, quantidades, periodicidade de recebimento, manuteno de equipamentos e instalaes), os graus de participao da famlia e da comunidade (parcerias), a filosofia de educao adotada (se tradicional ou no), o projeto poltico pedaggico construdo pela comunidade escolar (natureza do documento, autores, destinao), a prtica pedaggica (se mais centrada no ensino ou na aprendizagem), os procedimentos de avaliao (formativa, somativa, formal, informal), dentre outros aspectos.

Os fatores mencionados pela autora interferem no processo de incluso e se este conjunto no for concretizado em aes que garantam o acesso, ingresso e permanncia dos

10579

alunos com necessidades educacionais especiais, acabam por culminar nos entraves da educao inclusiva. A perspectiva que se vislumbra a de que as lutas pelo ideal de incluso continuaro intensas, pois muito longo o caminho entre o discurso e a prtica. Porm, a educao inclusiva movimentada pela ideia do novo na entrada de um outro ciclo histrico na sociedade atual, prescrevendo valores que vem de encontro aos direitos humanos, equiparao de oportunidades, as relaes de acolhimento da diversidade humana, aceitao das diferenas individuais, integrao e incluso, enfim, a construo de uma sociedade inclusiva que traduza um verdadeiro Estado democrtico (MARTINS, 2006). O desafio do professor na educao inclusiva No contexto escolar, as perspectivas recaem na prtica inclusiva em sala de aula, sendo que est nas mos dos profissionais da educao o compromisso da sua efetivao. O professor desafiado continuamente a responder s novas e crescentes expectativas projetadas sobre ele, muito mais depois da implantao do modelo de incluso. Supe-se assim, que a pea principal para o processo da educao inclusiva seja o professor. Nem sempre as legislaes consideram esta varivel primordial no processo de incluso, que consiste na capacidade de resposta daqueles que a tem de pr em prtica (CORREIA, 1999). Pois, segundo o autor:

So grandes as responsabilidades cometidas ao professor do ensino regular: esperase que utilize estratgias e desenvolva atividades de ensino individualizado junto da criana com NEE, mantenha um programa eficaz para o resto do grupo e colabore na integrao social da classe. Sem a formao necessria para responder s necessidades educativas destes alunos, no conhecendo muitas vezes a natureza dos seus problemas e as implicaes que tem no seu processo educativo, os professores do ensino regular no lhes podem prestar o apoio adequado.

Considerando o trabalho pedaggico na incluso de crianas com deficincia, [...] a predisposio dos professores frente diversidade tem um papel decisivo na compreenso das diferenas individuais, em sua aceitao e respeito, criando, removendo ou intensificando os obstculos j existentes (CARVALHO, 2003, p. 59). Porm nem sempre estes profissionais esto preparados para tal desafio.

10580

O desafio proposto ao professor na incluso do aluno com necessidades especiais tambm est, muitas vezes, relacionado sua prpria formao inicial, que necessita de atualizao frente s exigncias da perspectiva da educao inclusiva. Sua experincia no campo de atuao, por maior que seja s vezes no basta para compreender a diversidade fazendo-se necessria a formao continuada e uma postura criativa frente aos problemas. Schn (2000), partindo dos pressupostos epistemolgicos e pedaggicos de autores como John Dewey, Lev Vigotsky, Jean Piaget entre outros e, contrariado com a forma de ensinar proveniente de uma construo cientfica e usada pelo docente como algo absoluto, prope uma alternativa para a prtica docente, defendendo um tipo de ensino que valorize o saber do aluno, auxiliando-o a fazer uma juno do seu conhecimento na ao com o conhecimento sistematizado na escola. A este tipo de ensino denominou-se como uma reflexo na ao (FACION, 2005). Esta proposta visa um ensino prtico reflexivo diante de situaes imprevistas em que no h respostas prontas ou procedimentos de acordo com um padro. O autor utiliza a expresso "talento artstico profissional" para referir-se "aos tipos de competncias que os profissionais demonstram em certas situaes da prtica que so nicas, incertas e conflituosas" (SCHN, 2000, p. 29). A educao inclusiva requer profissionais com talento artstico para dar conta das singularidades em sala de aula e assim desenvolver uma prtica de reflexo na ao. Este profissional precisa exercer sua funo com competncia e interao da teoria com a prtica. Diante dos desafios da incluso, os professores evoluem na sua maneira de fazer acontecer a aprendizagem nas suas aulas, pois a presena de crianas com deficincia na sala de aula pode provocar, em seus professores, mudanas metodolgicas e organizativas, de modo a criar um ambiente de aprendizagem mais rico para todos (CARVALHO, 2003). O novo paradigma do sistema educacional requer professores com um perfil dinmico, criativo e principalmente competente, para sua efetivao. A prtica reflexiva possibilita a constituio de uma rede de interaes sendo um exerccio contnuo de reflexo crtica sobre o seu fazer.

10581

Processo de incluso da criana com Sndrome de Down Para compreender o aluno com Sndrome de Down e desenvolver uma ao pedaggica que promova a sua incluso escolar, antes de tudo preciso considerar as caractersticas especficas desta criana. A Sndrome de Down (SD) um distrbio gentico caracterizado pela presena de um cromossomo 21 adicional em todas as clulas do organismo do indivduo, levando-o a apresentar vrias caractersticas fsicas e mentais especficas. Schwartzman (2003) apresenta algumas caractersticas fundamentais das crianas com Sndrome de Down a serem consideradas no processo de aprendizagem. O desenvolvimento motor das crianas com SD apresenta um atraso significativo que, segundo o autor, vai interferir no desenvolvimento de outros aspectos, pois por meio da explorao do ambiente que a criana constri seu conhecimento do mundo, assim seu comportamento exploratrio pode apresentar comportamentos repetitivos e esteriotipados, sendo impulsivos e desorganizados, dificultando um conhecimento consistente do ambiente e durando menos tempo (SCHWARTZMAN, 2003). No que se refere ao aspecto cognitivo, a deficincia mental tem sido considerada uma das caractersticas mais constantes da SD, comprometendo todas as reas do desenvolvimento. Assim, desde o nascimento estas crianas apresentam reaes mais lentas do que outras crianas e, possivelmente, isso altere sua relao com o ambiente. O desenvolvimento cognitivo vai tambm se processando de forma diferente, sendo que a aquisio tardia de uma habilidade compromete a aquisio de outras que dependem desta. A linguagem, segundo Schwartzman (2003), a rea na qual a criana com SD demonstra, em geral, os maiores atrasos. Apesar dessas dificuldades, a maioria das pessoas com SD fazem uso funcional da linguagem e compreendem as regras utilizadas na conversao, porm as habilidades para a comunicao so bastante variveis entre elas. Outro elemento de grande importncia no desenvolvimento dos processos cognitivos a ateno. O dficit de ateno observado em pessoas com SD, pode comprometer seu envolvimento em tarefas e na sua maneira de explorar o meio. Existem fatores neurolgicos (reduo na formao de sinapses) presentes na SD que afetam esse aspecto do desenvolvimento. No crebro h uma srie de redes neurais, que se formam a partir das experincias do indivduo. Essas redes so flexveis e possvel contribuir, por meio de experincias significativas, na criao de circuitos neuronais novos. Ambientes que propiciam

10582

experincias significativas podem melhorar as estruturas sinpticas. J ambientes privados destas experincias significativas podem reduzir esse tipo de estrutura. Portanto, so relevantes os estmulos adequados para o desenvolvimento deste aspecto (VOIVODIC, 2004). A criana com SD tambm apresenta dficit em relao memria, no acumulando informaes na memria auditiva imediata de forma constante e esta limitao afeta o processamento da linguagem. Apresenta ainda, segundo Voivodic (2004, p. 45), [...] dficit na memria a longo prazo, o que pode interferir na elaborao de conceitos, na generalizao e no planejamento de situaes. Diante destes fatores se faz necessrio, segundo Voivodic (2004, p. 46) romper com o determinismo gentico e considerar que o desenvolvimento da pessoa com SD resulta no s de fatores biolgicos, mas tambm das importantes interaes com o meio. Pode-se assim verificar que, embora a criana com SD apresente caractersticas determinadas pela alterao gentica, o seu desenvolvimento, o seu comportamento e sua personalidade, de acordo com os autores citados, so resultados da interao da sua carga gentica, com as importantes influncias do meio e atravs da qualidade destas interaes que o indivduo vai se construindo ao logo da vida. Alm destas caractersticas apresentadas, Masini (2000 apud VOIVODIC, 2004, p.34) ainda adverte que necessrio um preparo cuidadoso, em vrios nveis e aspectos, para que ocorra a incluso, assinalando alguns fatores importantes para isso:
- Necessidade de que cada educador conhea seus prprios limites pessoais e de formao e saiba em que medida pode contribuir para a incluso da criana deficiente. - As condies e limites de cada escola sejam examinados. - As formas possveis para que o processo de incluso se realize em benefcio da criana deficiente sejam analisadas. - Os projetos educacionais se faam numa dialtica teoria/prtica, numa constante avaliao do que ocorre com a criana deficiente.

Assim como foi difcil a luta pela integrao, quando foram criadas nas escolas salas especiais, atualmente se faz necessrio um novo passo para que a sociedade passe realmente a olhar para as pessoas com Sndrome de Down como realmente so: pessoas de certo modo diferentes, mas com muito a contribuir.

10583

O motivo que sustenta a luta pela incluso como uma nova perspectiva para as pessoas com deficincia , sem dvida, a qualidade de ensino nas escolas pblicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder s necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educao especial e suas modalidades de excluso (MANTOAN, 1997, p.21).

Complementando a idia de Mantoan (1997), o princpio democrtico da educao para todos s se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, no apenas em alguns deles, os alunos com deficincia. A incluso, como consequncia de um ensino de qualidade para todos os alunos, provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeioem as suas prticas. uma inovao que implica num esforo de atualizao e reestruturao das condies atuais da maioria de nossas escolas de nvel bsico. A pesquisa As etapas definidas para esta investigao, buscaram na metodologia de abordagem qualitativa as tcnicas de anlise documental, observao direta e entrevista como fontes de evidncias para a coleta de dados em conformidade com os objetivos especficos da pesquisa. A obteno dos dados, no contexto de uma escola da rede privada de ensino de Curitiba PR, em que ocorre a incluso de uma aluna com Sndrome de Down, vem de encontro pesquisa realizada no ambiente natural, que a fonte direta de dados sendo o pesquisador o seu principal instrumento (ANDR; LDKE, 1986). A anlise documental facilitou a coleta dos dados para descrever a proposta de incluso no Projeto Poltico Pedaggico da escola e o perfil da aluna com SD. As observaes realizadas buscaram descrever e investigar o ambiente de aprendizagem e os procedimentos de incluso em sala de aula. As entrevistas foram realizadas com as pessoas envolvidas diretamente no processo inclusivo, como a professora regente do 1 ano do Ensino Fundamental e a coordenadora da escola, a fim de relatar a concepo dos profissionais envolvidos com a incluso da aluna com Sndrome de Down e investigar a formao dos mesmos.

10584

Os resultados De acordo com os objetivos estabelecidos no projeto e conforme os dados obtidos durante o trabalho de pesquisa, a anlise foi concomitante coleta dos dados, emergindo como categorias: a proposta de incluso no projeto poltico pedaggico, a atuao docente no processo de ensino inclusivo e concepo dos profissionais envolvidos na incluso. A proposta de incluso no projeto poltico pedaggico De acordo com os dados coletados, por meio da anlise documental do Projeto Poltico Pedaggico da escola campo de pesquisa, constatou-se a intencionalidade da promoo de uma educao igualitria e democrtica, que atenda a todas as pessoas sem distino. J a anlise desses dados a partir das evidncias levantadas no campo de pesquisa mediante as observaes, demonstra um distanciamento entre a intencionalidade de uma educao inclusiva e a articulao nas aes propostas e desenvolvidas principalmente em sala de aula. Os ideais da escola esto aqum da realidade em que se encontra. No bastam apenas intenes, mas sim uma ressignificao de teorias, prticas e atitudes que fazem parte do movimento que a proposta de incluso escolar convida a realizar (CARVALHO, 2003). A atuao docente no processo de ensino inclusivo Durante as observaes no contexto de sala de aula, puderam-se constatar dificuldades e entraves no processo de ensino-aprendizagem na incluso da aluna SD. Tal afirmao pde ser confirmada mediante aspectos desde a estrutura organizacional, como planejamentos, planos de aula e currculo que visam um mesmo objetivo comum a todos os alunos, at mesmo metodologia de ensino que visa a atender o cumprimento dos contedos com prazo determinado, entre outras observaes, tais como: a disposio fsica do ambiente com carteiras enfileiradas, materiais didticos iguais para todos (inclusive para a aluna SD), atividades pedaggicas realizadas com tempos definidos, etc. Com relao atuao docente, percebe-se um esforo deste profissional em promover a incluso da aluna com SD, porm as dificuldades relatadas em entrevista vm de encontro s observaes, apontando barreiras na efetivao do processo, conforme mencionado pela professora regente, as maiores dificuldades encontradas com a aluna so: a falta de um

10585

currculo adaptado, material de apoio, livros e profissionais especializados para dar um respaldo para a incluso bem sucedida no ensino regular. Sendo assim, no h como se implementar processos de incluso que visem oferecer, de fato, uma educao de qualidade, sem efetivos servios de apoio ao trabalho docente efetuado nas escolas regulares (VOIVODIC, 2004, p.147). professora recaem todas as responsabilidades do desenvolvimento ou no da aluna SD e, embora esta profissional busque com competncia estratgias que respondam s necessidades educativas da aluna, mediante a falta de suporte sua prtica, nem sempre consegue prestar o apoio adequado. Concepo dos profissionais envolvidos na incluso Conforme a entrevista realizada com a professora envolvida na incluso da aluna com Sndrome de Down, sua concepo de incluso positiva, pois esta acredita que a diversidade em sala de aula s vem a contribuir devido s interaes que esta convivncia proporciona. A coordenao pedaggica da escola coloca-se disposio diante das dificuldades da professora, porm numa postura que, de certo modo, isenta a escola do compromisso com o desenvolvimento da prtica pedaggica, relatando em entrevista que o apoio dado aos professores a liberdade de pedir auxlio diante de qualquer dificuldade e sugerindo que este profissional busque as informaes que necessita na rede de apoio que as instituies especializadas oferecem. As evidncias levantadas nas observaes, comparadas aos relatos do professor sobre a falta de respaldo da escola diante das dificuldades, sustentam a idia de que, o apoio oferecido pela escola insuficiente para uma incluso bem sucedida. Uma observao intrigante tambm, foi na ocasio em que uma professora de aula especial, conduz a aluna SD at a sala de aula devolvendo-a para a professora regente sob o argumento de que a aluna no estava participando da sua aula e ainda, que estivesse tumultuando a aula dos colegas. Ao relacionar esta atitude da professora com a no disponibilidade desta em participar da entrevista proposta no incio da pesquisa sobre a incluso da aluna SD, levantou-se a hiptese de que nem todos os profissionais da escola esto predispostos diversidade, sendo esse fator decisivo na compreenso das diferenas individuais, em sua aceitao e respeito, criando, removendo ou intensificando os obstculos j existentes (CARVALHO, 2003).

10586

Assim, numa viso geral da concepo de incluso dos profissionais envolvidos com esta aluna com SD, admite-se a idia de que o processo de incluso compreende uma mudana no s estrutural como tambm conceitual. Aos profissionais da educao primordial o conhecimento acerca das implicaes do processo educativo inclusivo, para viabilizar de fato uma concepo inclusiva transformadora dentro dos princpios democrticos da construo de uma sociedade mais justa. Consideraes Finais A contribuio que este estudo traz garante que no se pode atestar o fim da pesquisa dada amplitude do tema. Nesta proposta de anlise do processo de incluso, acredita-se que apenas foi concluda uma etapa na busca por respostas, sendo possvel ainda levantar hipteses que merecem maior aprofundamento. Diante desta perspectiva, destacam-se alguns pontos a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, assim como outros a serem abordados em estudos posteriores. O conjunto de evidncias levantado no campo de pesquisa apontou a necessidade de uma ressignificao da prtica e da intencionalidade da escola, embora seja importante considerar a complexidade que envolve a mudana de paradigma. Ainda importante salientar outro fator relevante a ser considerado e explorado que a questo dos comprometimentos relacionados Sndrome de Down para fins educacionais. Sugere-se para esta aluna SD, uma pesquisa de metodologias de ensino compatveis ao seu desenvolvimento cognitivo, pois conforme os dados obtidos por meio da anlise dos seus pareceres descritivos, esta criana no tem demonstrado avanos significativos na aprendizagem. Conforme pontuado no referencial terico e comprovado na investigao neste contexto pesquisado, a pea chave para o sucesso ou no da incluso est no professor. Nesta perspectiva se d a nfase na prtica reflexiva do professor, baseado nos estudos de Schn (2000) explicitando a importncia da dialtica entre teoria e prtica, to necessria diante dos imprevistos apresentados no cotidiano de uma sala de aula inclusiva. Confrontando todas as evidncias com a teoria foi possvel responder os objetivos propostos no incio da pesquisa, permitindo a compreenso de que, num contexto maior, o processo de incluso tenta acompanhar as posturas internacionais por meio de leis que postulam determinadas aes, mas cuja implementao complexa e requer planejamento e

10587

avaliao contnua, assim como profissionais que acreditem numa educao de qualidade para todos. REFERNCIAS ANDR, Marli E. D. A; LDKE, Menga. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 23 maio 2008. BRASIL. Declarao de Salamanca. Braslia: Corde, 1994. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 20 set. 2008. BRASIL. Secretaria de Educao Especial. Evoluo da Educao Especial no Brasil. Dados do Censo Escolar 2006 (MEC/INEP). Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dadosed.pdf>. Acesso em: 23 maio 2008.

BRASIL. Secretaria de Educao Especial. Legislao Especfica / Documentos Internacionais. 2008. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/index.php?option=content&task=view&id=159&Itemid=311> . Acesso em: 12 jul. 2008 CARVALHO, R.E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Educao inclusiva. 3 ed. Porto Alegre: Mediao, 2003. CORREIA, Lus de Miranda. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto Codex, Portugal: Porto Editora, 1999. (Coleco Educao Especial, 1). FACION, J. R. Incluso Escolar e as suas Implicaes. Curitiba: IBPEX, 2005. GUEBERT, Mirian C. C. Incluso: uma realidade em discusso. 2 ed. Curitiba: IBPEX, 2007. MANTOAN, M. T. E. Contribuies da pesquisa e desenvolvimento de aplicaes para o ensino inclusivo de deficientes mentais. In: ID. (org.). A integrao de pessoas com deficincia. So Paulo: Memnon, 1997.

10588

MARTINS, Lcia A. R. Incluso: compartilhando saberes. Petrpolis: Vozes, 2006. SCHN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. SCHWARTZMAN, J.S. Sndrome de Down. 2. ed. So Paulo: Memnon, 2003. VOIVODIC, Maria Antonieta. Incluso Escolar de Crianas com Sndrome de Down. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004.

You might also like