You are on page 1of 4

PLANO DE AULA

Tema: Deus se revela no amor Objetivos: Ajudar o educando a descobrir em sua vida os gestos de amor, traduzidos em gestos concretos de bondade. Tempo previsto: 6 aulas Recursos: Textos trabalhados em sala Atividades sobre os textos Recortes de revistas ou jornais Contedo: Amor e bondade. Desenvolvimento: Reconhecendo a presena do Transcendente (Deus) na natureza, nas pessoas, o ser humano identifica-se com a bondade que vem do Criador e passa a agir assumindo essa atitude. Com o momento a seguir pretende-se colaborar para que o educando descubra em sua vida os gestos de amor, traduzidos em gestos concretos de bondade. Pode-se iniciar essa aula com a dinmica dos valores. Primeiro, pede-se aos educandos que colem nas costas, com fita adesiva, meia folha de papel A4. Depois pede-se que escrevam uma qualidade do colega. Passa-se um tempo de 5 minutos para que possam escrever para vrios, havendo o auxlio do educador para que nenhum educando fique com a sua folha em branco. Realizada essa parte, faz-se uma partilha, cada um lendo o que est escrito na sua folha de papel e o que mais gostou. Em seguida sero trabalhados os seguintes textos: O valor da bondade e O amor smbolo de Deus. O valor da bondade Nosso mundo repleto de muitas coisas maravilhosas e, entre essas maravilhas, est o ser humano. Porm, muitas pessoas se esquecem de realizar gestos que so essenciais para se viver bem. Acabam esquecendo que existe um gesto que pode gerar vida e unio. Esse gesto a bondade, um valor que no pode ser esquecido, pois ele aproxima as pessoas.

A bondade um gesto praticado somente pelas pessoas boas, e ser bom ser algum que se preocupa com o outro. Nas religies, a bondade considerada muito importante. importante lembrar que a bondade acontece quando oferecemos ao outro, aquilo que ele est precisando, sem esperar nada em troca. Agir com bondade agir com amor, dar aquilo que tem e no o que est sobrando, ajudar o prximo, cultivar bons pensamentos e praticar boas aes, contribuindo para que as pessoas sejam mais felizes. O amor smbolo de Deus Uma das atitudes que nos ajudam a identificar quem Deus certamente a atitude do amor, mesmo porque Deus a manifestao do amor verdadeiro. Que maravilha seria se todas as pessoas levassem a srio as atitudes de amor. No haveria nenhuma espcie de maldade neste mundo e as pessoas viveriam em paz umas com as outras. Todas as religies procuram mostrar a importncia do amor na vida das pessoas, oferecendo a elas muitas orientaes a respeito disso. No Islamismo, a festa em que as pessoas se unem e deixam de lado tudo aquilo que as entristeceu chamada de Ad-el-Seghir, que uma refeio familiar. Isto mostra o amor Presente naquela famlia. O cristianismo ensina que, para amar a Deus, preciso primeiramente amar ao prximo. Um exemplo disto a ajuda nas horas de dificuldade. Para o Budismo, um grande sinal de amor praticar o respeito e levar uma vida honesta. As religies tm muito a ensinar s pessoas a respeito do amor. As pessoas precisam pensar mais nos outros e no apenas em si. Cada vez que praticamos boas aes, estamos sendo sinal do amor verdadeiro a todas as pessoas com quem nos relacionamos e isto nos ajuda a estar mais prximos de Deus tambm. Atividades: 1.Escreva um fato que voc conhece sobre a prtica da bondade, que contado em sua comunidade religiosa. 2. Desenhe uma cena de algum que voc conhece que pratica a bondade. 3. Crie uma histria em quadrinhos mostrando o que acontece quando algum abandona a bondade. 4. Construa um livro com o nome Momento da Bondade. Pesquise em jornais ou revistas sobre pessoas que praticam a bondade em sua comunidade religiosa e construa o livro. 5. Complete a frase: Meu compromisso com a bondade ___________________________________________.

6. Para que possamos praticar o amor verdadeiro, precisamos abrir o nosso corao e deixar de lado o orgulho, a inveja e todo tipo de atitude que nos afasta das pessoas e de Deus. S estou agindo com amor quando: ( ) No dou importncia para as pessoas. ( ) Ajudo o prximo em suas dificuldades. ( ) Dou sem esperar receber algo em troca. ( ) Sou egosta. ( ) Fao aos outros aquilo que gostaria que fizessem a mim. 7. Pesquise sobre o que algumas religies ensinam sobre o amor e coloque no quadro abaixo. Religio O que ensina sobre o amor

8. Recorte de revistas figuras que representem atitudes de amor que as pessoas praticam, faa um corao em seu caderno e cole as figuras dentro dele. Depois escreva uma frase que represente o amor de Deus. 9. No quadro a seguir voc encontrar algumas palavras. Observe-as e escreva abaixo somente aquelas palavras que levam as pessoas a viverem no amor por meio de prticas de boas aes.

Vingana guerra fraternidade carinho solidariedade ternura amizade caridade bondade mentir trapacear

Referncia: SILVA, Isaas. Redescobrindo o universo religioso: Ensino fundamental, v.2. Petrpolis: Vozes, 2001. 120p.

You might also like