You are on page 1of 8

Motores | Energia | Automao | Tintas

Energia Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas

www.weg.net

Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas


A WEG oferece solues industriais completas, disponibilizando ao mercado produtos desenvolvidos em conjunto com consultorias internacionais especializadas. Entre os produtos destacam-se os motores e geradores pressurizados, utilizados em atmosferas potencialmente explosivas, Zonas 1 e 2 (gs), aptos a operar em locais onde produtos inflamveis so continuamente manuseados, processados ou armazenados, preservando a vida humana e garantindo a manuteno do patrimnio. Os motores e geradores pressurizados atendem s exigncias das mais rigorosas normas nacionais e internacionais, sendo testados e aprovados por rgos certificadores reconhecidos mundialmente.

Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas

www.weg.net

reas Classificadas
Uma atmosfera potencialmente explosiva ocorre quando a proporo de gs ou vapor tal que uma fasca proveniente de um circuito eltrico, ou o aquecimento de um equipamento, pode provocar uma exploso. De acordo com as normas IEC/CENELEC/ABNT, as reas de risco so classificadas em funo da probabilidade de ocorrncia de uma mistura explosiva e possuem a seguinte classificao:

Zona 2: A atmosfera explosiva no ocorre em condies normais de operao, e se ocorrer ser por pouco tempo. Zona 1: A atmosfera explosiva ocorre em condies normais de operao. Zona 0: A presena de atmosfera explosiva contnua. (no aplicvel para motores e geradores)
Zona 0

Classificao das Zonas para Atmosfera Explosiva de acordo com as normas IEC/CENELEC/ABNT

Classificao dos Grupos de Exploso


Esta classificao leva em considerao a natureza da substncia inflamvel. De acordo com as normas IEC/CENELEC/ABNT, as regies de risco so divididas nos seguintes grupos: GRUPO I: Instalaes subterrneas GRUPO II: Instalaes na superfcie. Este grupo subdividido conforme as caractersticas das substncias envolvidas: g IIA Grupo do Propano g IIB Grupo do Eteno g IIC Grupo do Hidrognio / Acetileno

Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas

www.weg.net

Classe de Temperatura
a mxima temperatura das superfcies que podem entrar em contato com a atmosfera explosiva e deve ser inferior a temperatura de ignio do gs presente. Classe de Temperatura Temperatura mxima de superfcie (oC) T1 450 T2 300 T3 200 T4 135 T5 100 T6 85

Nota: Classe de temperatura estabelecida pela norma IEC 60079-0

Proteo Ex p
Existem diferentes formas de proteo de equipamentos utilizados em atmosferas explosivas. Dentre elas, destacamos a pressurizao (Proteo Ex p). A pressurizao de invlucros uma das tcnicas de proteo que consiste em manter a atmosfera explosiva fora do invlucro da mquina. realizada atravs da injeo (no interior do equipamento) de um gs de proteo (ar limpo ou um gs inerte) proveniente de uma rea segura, mantendo-se a presso interna superior presso externa, evitando desta forma a liberao de gases inflamveis no interior do invlucro. Antes de colocar o equipamento em operao, necessrio garantir que no haja gases inflamveis em seu interior. Para se garantir esta condio, efetuada a purga do invlucro. A purga o processo de troca do ar interno da mquina com ar reconhecidamente livre de qualquer gs inflamvel, atravs da passagem de uma quantidade pr-definida de gs de proteo por um tempo determinado antes que o equipamento seja submetido a uma energizao.

As mquinas pressurizadas WEG (Ex p) possuem um Sistema Automtico de Pressurizao, que detecta as possveis variaes na presso interna do equipamento, efetuando automaticamente a sua compensao, aumentando ou diminuindo o fluxo do gs de proteo.

A proteo por pressurizao subdividida nos seguintes tipos, selecionados de acordo com a atmosfera explosiva externa ao invlucro e levando em considerao o tipo de equipamento eltrico que est sendo instalado: Pressurizao Tipo px Este tipo de pressurizao reduz a classificao da rea interna ao invlucro da Zona 1 ou Grupo I para rea segura (no classificada). Pressurizao Tipo pz Este tipo de pressurizao reduz a classificao da rea interna ao invlucro da Zona 2 para rea segura. Os equipamentos com proteo Ex p podem ser utilizados em Zona 1 ou Zona 2, e em Grupos IIA, IIB, e/ou IIC, de acordo com o projeto e as necessidades da aplicao.

Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas

www.weg.net

Caractersticas

Motores g Potncias at 50.000 kW g Tenses at 13.800 V, 50 ou 60 Hz g Grau de proteo IP 55 / IP56 / IP65 g Rotao: 300 a 3600 rpm g Sistema de refrigerao fechado com trocador de calor ar-ar ou ar-gua

Geradores Potncias: at 62.500 kVA g Tenses: at 13.800 V, 50 ou 60 Hz g Grau de Proteo: IP 55 / IP56 / IP65 g Rotao: 1800 rpm g Sistema de refrigerao fechado com trocador de calor ar-ar ou ar-gua.
g

Certificaes e Testes
Motores e geradores utilizados em atmosferas explosivas devem ser testados e certificados por entidades e/ou laboratrios de certificao, com o intuito de garantir a sua conformidade com as normas aplicveis ao tipo de proteo utilizada. Os motores e geradores WEG com proteo Ex p podem ser certificados por diferentes entidades certificadoras de acordo com a legislao e o pas onde sero instalados. Dentre elas podemos citar: TV (Brasil), TV (Alemanha), CEPEL (Brasil), PTB (Alemanha), Test Safe (Austrlia), entre outros.

Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas

www.weg.net

Aplicaes
A WEG fabrica motores e geradores pressurizados com elevado padro de qualidade, atendendo as mais diversas aplicaes em atmosferas explosivas nas indstrias qumica, petroqumica, leo e gs, entre outras.

13.500 kW, 6.600 V, 4 polos, carcaa 900 Aplicao: Compressor centrfugo

4.500 kW, 13.200 V, 2 polos, carcaa 800 Aplicao: Compressor centrfugo

Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas

www.weg.net

3.600 kW, 13.200 V, 6 polos, carcaa 900 Aplicao: Compressores recprocos

Motores e Geradores Pressurizados para reas Classificadas

WEG Equipamentos Eltricos S.A. Jaragu do Sul - SC Fone (47) 3276-4000 - Fax (47) 3276-4030 So Bernardo do Campo - SP Fone (11) 2191-6800 - Fax (11) 2191-6849 energia@weg.net www.weg.net

601.00/092009 - Sujeito a alteraes sem aviso prvio. As informaes contidas so valores de referncia.

You might also like