You are on page 1of 8

INSTRUES DE OPERAO 1.

Procedimentos de Entrada no Sistema


Para inicializar o Sistema de Gesto Escolar - SIGEAM, o usurio deve proceder da seguinte forma: Ligar o microcomputador e entrar no ambiente Windows. Na tela de trabalho existiro vrios aplicativos disponveis e entre estes estar o SIGEAM. Escolha o cone pressionando-o duas vezes.

Informa a APLICAO

Na tela PRODAM informe a letra indicada no canto superior direito correspondente a "CICS PRODAM". Pressione ENTER.

Aps escolher a aplicao, a tela abaixo ser exibida.


Informa ra MATRICULA Para desistir, TECLAR

Se desejar continuar: Digite sua identificao de Usurio e sua Senha. IDENT: Cdigo do cadastrado na PRODAM. usurio do

SENHA: Senha individual usurio; no exibida na tela. Pressione a tecla ENTER.


Para alterar senha, TECLAR

Informa ra SENHA

Se desejar desistir: Pressione a tecla PA2 - ENCERRA.


Informa a SENHA

verso 1.1- maro/2006

INSTRUES DE OPERAO
PA2 ENCERRA - Encerra o procedimento de identificao do usurio e retorna a tela PRODAM. Use-a apenas em caso de desistncia da entrada no sistema. Controle de Senha Na primeira vez que se acessa um aplicativo e sempre que expira o perodo vlido para uma senha, automaticamente ser solicitada uma nova senha. Informe a nova senha no campo Nova Senha e confirme informando novamente no segundo campo Nova Senha. Pressione a tecla Enter. PF7 TROCA SENHA - Aciona a troca de senha voluntria. Use-a aps digitar a identificao do usurio e a senha atual. Em seguida identificao do usurio, ser exibida a tela de "Controle de Entrada e Utilizao de Sistemas" com os sistemas permitidos para o usurio.

Informe a opo (nmero ou mnemnico) que corresponde ao sistema GESC SISTEMA DE GESTO ESCOLAR. Para encerrar pressione a tecla PF1 - ENCERRA.

2. Organizao do Sistema
O sistema SIGEAM organizado em menu. Selecionado o aplicativo, um menu geral ser apresentado. Ao pressionar qualquer item de menu um novo menu pode ser exibido ou a tela de servio. Menu - So agrupamentos com os nomes das tarefas ou servios executados pelo sistema. importante lembrar que as opes do menu que surgem na tela so variveis e esto de acordo com o perfil de acesso definido previamente para cada usurio, e, podem ser alteradas.

verso 1.1- maro/2006

INSTRUES DE OPERAO 3. Restries de Acesso s Opes


Por medida de segurana, nem todas as opes esto disponveis para todos os usurios. Por exemplo, s tm acesso funo x os tcnicos do setor x. Quando o usurio no tiver acesso a uma opo, este item do menu no ser exibido. Os usurios so agrupados pela atividade que executam, criando-se uma figura chamada perfil. Cada usurio est associado somente a um perfil.

4. Restries de Acesso aos Dados


Complementando as medidas de segurana, os usurios podem ter acesso execuo de determinadas atividades, porm com restrio em relao aos dados que so manipulados. Por exemplo, um usurio tem acesso opo de manuteno de localizao do aluno na rede de ensino, mas s poder realizar se for para uma determinada escola. Os usurios so agrupados pela atividade que executam, criando-se uma figura chamada perfil de dados. Cada usurio est associado somente a um perfil de dados.

5. Descrio da Navegao
Aps pressionar no item de menu, ser exibida uma tela contendo as informaes relativas ao servio acionado e as operaes que o usurio pode realizar. Uma operao uma instruo que diz ao sistema para realizar alguma ao. Algumas operaes executam uma ao imediatamente; outros exibem uma nova tela solicitando mais informaes. No menu, a apresentao das opes feita da seguinte maneira:
Nmero da opo Mnemnico Nome da Opo

01 02

INFOACA ADMESC

Informaes Acadmicas Administrao Escolar

Alm dos menus que permitem o acesso opo escolhida, a movimentao no sistema pode ser feita diretamente atravs da digitao do mnemnico na linha de comando. Para acessar a tela Administrao Escolar, digite na linha de comando o mnemnico correspondente (ADMESC) e tecle ENTER. Comando==> ADMESC <ENTER>

verso 1.1- maro/2006

INSTRUES DE OPERAO
De qualquer ponto do sistema pode-se digitar o MNEMNICO na linha de comando e ir automaticamente tela chamada. No necessrio estar na tela onde a opo faz parte do menu. Importante observar que a navegao considera as restries de acesso s opes e aos dados.

6. Padres
Tela Padro Qualquer opo do SIGEAM ser apresentada no mesmo formato.
Ttulo da Tarefa

Sistema/ Mnemnic o

Data Corrent e

PFs
Linha de comando

Configurao das Teclas As teclas mantm a mesma configurao em todos os servios.


Tecla Nome Ao

PA2 PF1 PF2 PF3 PF4 PF5 PF6 PF7

Encerra Help Menu Sistemas Retorna

Finaliza a sesso de trabalho. Exibe tela de ajuda ao usurio, com explicaes sobre servio da tela em questo. Chama o menu geral do sistema. Chama o menu de sistemas disponvel para o usurio. Retorna s telas j exibidas ao usurio, na seqncia inversa apresentada. A operao efetivada depende do aplicativo. Em geral utilizada para a operao de atualizar.

Imprime - Pagina

Ativa impresso de relatrio ou do contedo da consulta exibida na tela. Pgina anterior.

verso 1.1- maro/2006

INSTRUES DE OPERAO
Tecla Nome Ao

PF8 PF9 PF10 PF11 PF12 ENTER

+ Pagina

Prxima pgina. A operao efetivada depende do aplicativo. Em geral utilizada para a operao de Incluir.

Seleo

Apresenta detalhes sobre a tela em exibio. A operao efetivada depende do aplicativo. Em geral utilizada para a operao de Excluir. A operao efetivada depende do aplicativo. Em geral utilizada para a operao de Desativar. Continua processo normal do sistema. Aps a digitao das informaes, ao se pressionar Enter o sistema realiza uma consistncia para verificar se os dados digitados esto corretos. Exibe tela de ajuda ao usurio apresentando as opes permitidas para o preenchimento do campo. Quando o preenchimento obrigatrio, a ajuda exibida automaticamente ao se pressionar Enter. Quando o preenchimento opcional, necessrio digitar ? e pressionar Enter para a exibio da ajuda.

7. Mensagens de Erro
As mensagens de erro so exibidas na parte superior da tela, no canto esquerdo. O sistema no sair da tela enquanto o dado incorreto no for corrigido ou se retorne a tela anterior (uso da tecla PF4). Algumas vezes a mensagem de erro pode ser uma janela exibida no meio da tela. Nestes casos pressione <Enter> para continuar.

8. Impresso de Documentos usando Macro


Para a impresso de documentos com formatos definidos necessrio uma macro de impresso. Carrega-se a macro na impressora. O sistema envia os dados e aciona a macro, fazendo com que as duas coisas sejam impressas ao mesmo tempo. Carregar a Macro de acordo com o Formulrio

1- Com um clique duplo no cone da Macro, a configurao da


macro realizada automaticamente. 2- Para formulrios utilizados diariamente a macro deve ser carregada sempre que iniciar o expediente e toda vez que a impressora for inicializada. Para formulrios impressos eventualmente a macro deve ser carregada antes de solicitar a impresso do documento.
verso 1.1- maro/2006 5

INSTRUES DE OPERAO
Ativar a sesso de comunicao com o mainframe

1- Com um clique duplo no cone de Identificao da Impressora, a mesma


conectada. 2- A sesso de comunicao com o mainframe deve ser ativada sempre que inicializar a mquina servidora de impresso ou a qualquer momento, quando identificado que a mesma foi desconectada.

9. Situaes Anormais
Podero ocorrer falhas no aplicativo. Neste caso uma tela ser exibida com a mensagem corresponde ao erro ocorrido, o qual ser registrado para posterior anlise e soluo. Na impossibilidade de dar continuidade ao servio, solicite ajuda na seguinte ordem:
Setor Contato Telefone Situao

Servio de Apoio ao cliente SEDUC

Tcnicos de Apoio

2121-6400 2121-6463 2633-3971

Problema com comunicao de dados em terminais, impressoras, linhas, modens etc. Sistema exibe erro no uso do servio. Sistema apresenta resultado diferente do esperado. Dvidas sobre a utilizao do servio. Acertos de dados de forma geral. Ausncia de macros ou problemas no seu uso. Problema com comunicao de dados em terminais, impressoras, linhas, modens etc. Reclamaes sobre o atendimento da empresa. Atendimento a problemas de ordem geral. Reclamaes sobre o atendimento da empresa. Atendimento a problemas de ordem geral. Solicitao de treinamento. Sugestes sobre o sistema. Atendimento de ordem geral.

SACP Servio de Atendimento ao Cliente PRODAM

Tcnicos Prodam

2121-6452 2121-6490 2121-6478

Gerencia Carlinhos PRODAM do Atendimento ao Cliente SEDUC Gerencia do Sistema SIGEAM Tiago

2121-6505

3614-2282

10. Procedimentos de Encerramento


Use um dos comandos abaixo, de acordo com a necessidade:

verso 1.1- maro/2006

INSTRUES DE OPERAO
Tecla Ao

PA2 PF1 PF3

Para encerrar a sesso de trabalho. Para encerrar o sistema SIGEAM e retornar a tela de sistemas. Para encerrar a tela de sistemas.

Encerrado o sistema, em Sesso, escolha "Desconectar" para encerrar a sesso de trabalho.

Escolher DESCONECTAR

Confirme, selecionando "Sim".

Escolher SIM

verso 1.1- maro/2006

CENTRAL DE MATRCULA

1. PROCEDIMENTOS DE ENTRADA NO SISTEMA..........................................1 2. ORGANIZAO DO SISTEMA.......................................................................2 3. RESTRIES DE ACESSO S OPES......................................................3 4. RESTRIES DE ACESSO AOS DADOS.....................................................3 5. DESCRIO DA NAVEGAO......................................................................3 6. PADRES........................................................................................................4 7. MENSAGENS DE ERRO.................................................................................5 8. IMPRESSO DE DOCUMENTOS USANDO MACRO....................................5 9. SITUAES ANORMAIS................................................................................6 10. PROCEDIMENTOS DE ENCERRAMENTO..................................................6

You might also like