You are on page 1of 39

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DANA ESPECIALIZAO EM ESTUDOS CONTEMPORNEOS DE DANA

NIRLYN KARINA SEIJAS CASTILLO

CURADORIA: HISTRIA E FUNO

Salvador 2010

NIRLYN KARINA SEIJAS CASTILLO

CURADORIA: HISTRIA E FUNO

Monografia apresentada para avaliao final do curso de Especializao em Estudos Contemporneos de DanaPPGDana, da Escola de Dana da Universidade Federal da Bahia. Orientadora: Robert Pires Gilsamara Moura

Salvador, Bahia, Brasil 2010

Porm, curadores so pessoas... pessoas se envolvem, se afetam com o gosto... Como escolher coisas numa posio fronteiria entre o gosto e parmetros prestabelecidos? Lria Morays, 2010.

RESUMO

A pesquisa desenvolvida nessa monografia pretende aprofundar as reflexes sobre o campo da curadoria em artes, visando compreender essa rea de conhecimento e estabelecer um primeiro marco conceitual para propiciar o avano de futuras pesquisas sobre o assunto. Para tanto, selecionaram-se algumas fontes bibliogrficas relacionadas com crtica, anlises e curadoria em artes visuais e em dana. Foram consultados, tambm, links eletrnicos em lngua portuguesa que tratassem dessa temtica. Como estudo de caso, fez-se referncia a dois eventos nos quais a pesquisadora participou, que tratavam o assunto da curadoria. Dessas fontes foram extradas informaes sobre o que se entende por curadoria, quais so as qualidades e habilidades dos curadores e qual a funo da curadoria em diferentes aspectos; realizou-se uma compilao dessas informaes para elaborar o discurso que compe a monografia. Todo o texto focou na idia da curadoria em artes como um campo geral, entendendo que cada linguagem ter sua especificidade, mas que nesse momento era preciso entend-lo de forma mais ampla. A monografia ressalta e valoriza o papel do curador dentro do sistema das artes, sendo que ele estabelece uma relao mltipla com o mercado (patrocnio, governo, mecenas), com os artistas, com o consumidor e com as questes de seu tempo. O curador tem uma posio de articulador, que se apresenta como fundamental para o desenvolvimento das diferentes iniciativas artsticas que o campo da arte promove.

Palavras-chave: Curadoria. Funo da curadoria. Curador. Artes. Indstria cultural. Sistema das artes. Instituio da arte. Crtica de arte.

SUMRIO

INTRODUO.....................................................................................................6 PREFCIO...........................................................................................................9 CAPITULO I: APROXIMAES ENTRE CRTICA E CURADORIA.................10 CAPITULO II: QUEM O CURADOR?.............................................................17 CAPITULO III: A FUNO DA CURADORIA....................................................23 CONSIDERAES FINAIS...............................................................................34 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .............................38

INTRODUO

Ao longo dessa monografia, estaremos registrando reflexes e analisando sobre o fazer da curadoria de arte, o que compreende, como se manifesta, quais as qualidades inerentes aos curadores, entre outras. Tambm colocaremos alguns questionamentos sobre a relao que estabelecem os curadores com a instituio da arte, os artistas, os espectadores e os patrocinadores. Teremos que percorrer brevemente o surgimento da curadoria e de um dos seus campos mais prximos, a crtica, a fim de podermos compreender como nasce esse ofcio e observar como tem se modificado at os dias atuais.

Ao final deste texto, explicitaremos alguns aspectos e reflexes sobre a funo da curadoria, levantaremos questes e colocaremos pensamentos que possam ajudar a pensar a curadoria em seus diferentes aspectos, que vo desde o papel educativo em relao ao pblico no especializado, como fomentadora de construo e organizao de mostras artsticas, passando tambm, pela capacidade de criar e articular discursos curatoriais e, por fim, a responsabilidade poltica frente ao seu meio local.

Estamos interessados em salientar a potncia que as escolhas realizadas pela curadoria tm para modificar ou, minimamente, refletir certas realidades e concepes culturais que rondam o meio da cultura e das artes. Por essa razo, a relao analtica com a prpria materialidade da obra, que tambm um dos aspectos vitais da prtica de um curador, no ser aprofundada nesse texto. Mas, devemos salientar que esse aspecto da prtica requer um estudo minucioso, pois vem a ser um dos pilares para a realizao de qualquer escolha curatorial.

Agora, para aproximar-se ao universo da crtica e da curadoria, necessrio (como j dissemos) compreender como esta aparece e como foi se transformando no tempo. Ao falarmos de artes em geral, mesmo as artes cnicas tendo acompanhado a evoluo da histria da humanidade, nas artes plsticas que encontramos uma maior sistematizao de conhecimentos e um acmulo de produo impressa e acadmica desta linguagem. nas artes plsticas e, posteriormente, nas artes visuais que aparece a funo de curador e do crtico de arte, e a partir dessa concepo, outras manifestaes artsticas tm comeado a dialogar com o papel do curador. Em nossa pesquisa, tem sido difcil levantar material bibliogrfico e incluso outras fontes de informao sobre o universo do curador em dana. A profisso do curador ainda muito incipiente no campo da dana, embora seja uma das atividades e tarefas que muitos produtores, programadores e diretores de espaos teatrais desenvolvem com bastante freqncia.

Mesmo nas artes plsticas, a formao do profissional e distribuio de informao sobre o ofcio do curador escassa, mas fazendo alguns cruzamentos e nos aventurando a criar trnsito e conexes, temos conseguido traar uma trajetria das artes em geral at a dana, especificamente, no intuito de compreender algumas origens, nuances e reflexes sobre a tal profisso que nosso tema principal de pesquisa. Convido o leitor, ento, a acompanhar o trnsito das artes plsticas dana, a fim de possibilitar a compreenso da curadoria como uma rea comum ao sistema das artes.

Dessa forma, importante considerar mais um assunto que tem a ver com a proximidade estabelecida desde sempre entre o curador, o crtico e o terico de arte. Essas trs profisses, muitas vezes concentradas na mesma pessoa e, portanto, muito contaminadas, esto presentes em todo nosso texto dando indicadores da proximidade e da complexidade que as envolve dentro do universo da arte e da relao entre o artista, a obra, o espectador e o sistema cultural. Nos ltimos tempos, essa profisso tem se misturado tambm com a de produtor, gestor, programador, ento importante entender que se

bem ns estamos focando na curadoria, esses pensamentos que sero expostos aqui podem bem ser aplicados a outras reas prximas e compartilhadas por algumas.

Essa qualidade transitiva da profisso uma particularidade dos profissionais das artes. Quase nunca se exerce um s ofcio nem uma s funo, estamos constantemente desenvolvendo vrios papis e nutrindo nossas prticas com o pensamento e a ao. claro, temos especialistas, e sobre a especificidade e a especialidade que ns estamos interessados em aprofundar.

PREFCIO

A arte possui o que se costuma chamar de fecundidade, ela tem a capacidade de dar origem, de propiciar algo que no previu, de instigar o outro, o futuro, alm de nos fazer rever o passado. Retomar o passado, seja por ruptura ou continuidade, se abrir para o que ainda vir, talvez uma nova tradio, para ser retomada, de um modo jamais pensado, algo prprio da arte. (ALVES, 2010, p. 53)

As obras de dana contm um universo prprio de conhecimentos que so organizados de determinada forma pelo autor, segundo a sua concepo de mundo, tendo em conta uma srie complexa de informaes conscientes e inconscientes. Desta forma, a obra vai ser o princpio de uma transmisso das idias, de um circuito comunicacional, reflexes, concepes do autor, que se efetivar no momento em que outro, neste caso o espectador, se aproxima da obra e assim se comunica com este corpo de informaes do autor que vem midiatizado pela obra de arte e pelo jeito que ela mostrada. Seguindo esse raciocnio, ver um espetculo de dana, ou uma obra de artes visuais, ou um concerto de msica, tem a potncia de constituir uma experincia que gera conhecimentos devido relao que se estabelece entre a construo que o espectador faz a partir da materialidade da obra (que j vem respectivamente processada pelo autor) e suas prprias idias de mundo. Essa relao estabelecida tem a potncia de modificar, em maior ou menor grau, os paradigmas e concepes de mundo que estavam previamente instaurados no espectador antes da experincia de assistir uma obra de arte.

Se a arte e o jeito no qual ela apresentada, pode modificar uma pessoa, pode modificar suas concepes, pode modificar pensamentos e percepes, quer dizer que provavelmente ela pode modificar decorrncias da cultura, pode modificar o curso do seu tempo e pode colaborar na construo do mundo no qual vivemos. Algumas questes se mostram inevitveis: Como a curadoria de arte se envolve nesse processo? Como pode potencializar essa j dada capacidade da arte?

CAPITULO I: APROXIMAES ENTRE CRTICA E CURADORIA.

Critica e curadoria: profisses irms

A crtica pode ser considerada um prolongamento ou um tentculo com o qual a arte tenta agarrar-se sociedade, qualificando-se como uma atividade no totalmente contrria ou dessemelhante daquelas a que a sociedade d crdito como produtoras de valores necessrios, tais como a cincia, a literatura, a poltica, etc. (ARGAN,1995,p. 130)

Se partirmos para a reflexo da citao acima e colocarmos, no mesmo patamar, a curadoria tal citao continuaria a fazer sentido. Essa premissa permite observar o quanto curadoria e crtica estiveram e esto entrelaadas na prtica da instituio da arte1. No percurso do texto, veremos como essa afirmao se estabelece e tambm comearemos a compreender o que estas duas profisses compartilham ou no.

Tal como introduz o crtico de arte Giulio Carlo Argan, autor do livro Arte e crtica de arte (1995), pode-se pensar a crtica e curadoria de arte como duas profisses onde se permite um estudo sistemtico das obras artsticas, onde se geram avaliaes de acordo com certos critrios, condies e recortes e no qual se estabelece um discurso determinado que fala das obras em relao a esse prprio estudo feito anteriormente.

A curadoria avana mais um nvel e tem a tarefa de selecionar algumas peas e organiz-las (seguindo alguns critrios dos quais versaremos em breve) num determinado espao de mostra, que poder ser nas artes plsticas uma galeria, um museu, uma feira, e nas artes cnicas, um festival, uma programao temtica, uma temporada de um espao cultural, uma mostra,

Entendemos como instituio da Arte todo aquele sistema composto por tericos, crticos, professores, artistas, curadores, publico especializado que desenvolve sua carreira profissional do lado do decorrer da Arte e que decidem de certa forma os caminho que esta ter.

dentre outras.

Essa seleo responder ao trabalho de estudo e

estabelecimento de critrios realizados anteriormente.

Essa relao de estudo e anlise da arte que rene crtica e curadoria, faz com que elas compartilhem um territrio muito semelhante entre si, pelo qual consideramos que tanto as questes da crtica, quanto as da curadoria so importantes para a construo do nosso raciocnio.

A crtica apia e acompanha o trabalho da curadoria, e ambos os papis se misturam em prol de descobrir o que h de interessante em certas obras e como elas podem construir um universo de sentidos que apontam a questes que interessam ao mundo onde sero apresentadas. Estas duas profisses aparecem juntas, com o nascimento das exposies de arte e a necessidade destes espaos de reunir pessoas estudiosas e especialistas que soubessem valorar o que deve integrar esse espao de exibio2. Estes profissionais ento, dentre outras coisas que sero colocadas subseqentemente, esto encarregados de reconhecer as obras de arte e analis-las.

A tarefa da crtica contempornea consiste, pois, substancialmente, em demonstrar que o que feito como arte verdadeiramente arte e que, sendo arte, se associa organicamente a outras atividades, no artsticas e at no estticas, inserindo-se assim no sistema geral da cultura. (ARGAN, 1995, p.130)

Alm de valorar, a crtica nos seus escritos e a curadoria com as suas selees e montagens estabelecem uma passagem entre a obra e o universo da cultura do tempo onde est sendo exposta, realizada ou revisitada. Assim tambm tero a tarefa de servir como mediadores entre os artistas e suas obras, o espao de exibio e a percepo da obra por parte do espectador,
2

Estaremos utilizando o termo espao de exibio, exposio, mostras de arte como sinnima, nos referindo a qualquer espao (festival, galeria, feira) onde posto em cena uma obra de arte. Sabemos que alguns termos so mais aplicados numas linguagens artsticas que em outras mas utilizaremos aqui os termos como iguais em funo de gerar essa transitoriedade que todo o texto prope entre a linguagem da plstica e a linguagem das artes cnicas.

tendendo a orientar o gosto e criando relaes e condies favorveis para que a experincia esttica seja frutfera e consiga os melhores resultados possveis da aproximao obra-espectador.

A crtica e a curadoria dentro da estrutura de mostra artstica estaro sempre de mos dadas, j que ambas, no seu fazer esto constantemente em consonncia com o estado das teorias de arte, tendncias e saberes especficos do momento histrico, conjugando as discusses da classe artstica com os prprios pontos de vista, ajudando a que a experincia esttica seja diferenciada de algum modo.

A crtica atua associando o que prprio de cada artista e de cada obra com a idia global da arte, colocando sua misso num lugar alm da prpria escolha, do prprio gosto. O crtico est comprometido com essa associao em prol de evitar a arbitrariedade das apreciaes. (ARGAN, 1995, p. 135)

Essa maneira de agir da crtica que tambm partilhada pela curadoria, um dos principais papis que cumprem esses profissionais da arte. Eles, compartilhando o espao com o artista e suas obras, tentam descobrir o que dessa obra pode ser enlaado com a cultura do momento. Essas personagens se perguntam o que interessante de ser explorado e explicitado da obra de arte, sempre desde seu ponto de vista, mas tentando construir vias diretas de comunicao entre a arte e a cultura contempornea.

Essa relao de afinidade que a crtica e a curadoria mantm, foi e continua sendo na maioria dos espaos culturais de muita fora e atrelamento. Com o decorrer do tempo, e com as modificaes da arte e sua estrutura, a instituio da crtica entendida como esse grupo de pessoas que agrega valor arte e assinalam o que arte e o que no , tem recebido muitos questionamentos por parte dos artistas, sobretudo por acharem que na prtica,

muitas das funes que idealmente fazem parte do papel do crtico no pertencem realidade desse grupo de pessoas; se aponta a que nos ltimos tempos os crticos tm reduzido sua funo a mera valorao embasada em velhas e desatualizadas concepes do belo, de qualidade e de arte.

Nessas circunstncias, o territrio da crtica tem passado da mo dos crticos s mos dos prprios artistas, recaindo sobre a curadoria a acusao do poder, deslocando, assim, o conhecido embate, que desde o surgimento da crtica de arte como atividade, no sculo XVIII, contrape os artistas suposta independncia dos crticos. (FERREIRA, 2010, p.147)

Esse lugar de poder que agora parece recair mais sobre a curadoria, pode ser ao mesmo tempo um poder transformador, onde o poder utilizado para aportar de maneira prtica e concreta ao desenvolvimento de um pensamento-conhecimento cultural em determinada regio onde age, ou (claro!) pode continuar com o caminho que a crtica tomou segundo os artistas. De qualquer forma, a natureza da curadoria pode permitir uma transformao tanto da atividade da prpria crtica, quanto da prtica artstica e da relao com os espectadores, pois ela estabelece outros nexos com as materialidades das obras, suas apreciaes, avaliaes e localizaes. (FERREIRA, 2010, p. 47)

Estas primeiras reflexes sobre o fazer da critica e curadoria, sero aprofundadas no decorrer do texto, salientando sempre que a relao de proximidade entre estas duas reas faz que muitas vezes essas profisses sejam desenvolvidas pela mesma pessoa. Algumas competncias so partilhadas e muitos territrios mutuamente percorridos. s vezes parecer que as duas figuras cumprem o mesmo papel frente instituio de arte, desenvolvendo ofcios diferentes.

A Crtica e a curadoria na histria

No sculo XVII, quando iniciaram os sales parisienses que eram realizados ao ar livre e em hotis at a apario do Louvre, quem cuidava das colees privadas e quem fazia a montagem do salo era considerado como curador. Nesse mesmo contexto, mas desenvolvendo outro ofcio se deram os primeiros passos para a apario da crtica de arte. Esses sales de arte se constituam como espaos para a mostra de peas artsticas (geralmente artes plsticas), onde os espectadores conseguiam as primeiras experincias estticas derivada da observao de uma quantidade considervel de obras. Nessas salas o visitante percorria obra por obra, admirando-as e usualmente gerando opinio sobre elas.

Como ainda no se usavam os termos crticos e curadores, essa nova prtica de exibio gerava a necessidade de ter pessoas dedicadas a uma e outra atividade. Nesse tempo o ofcio do curador estava relacionado pessoa que cuidava do acervo e organizava as obras no salo. Em Paris, as exposies tinham a herana das mostras de curiosidades e acervos pessoais, onde todas as coisas eram colocadas umas ao lado das outras, quase ignorando o espao entre elas. Para o momento o quadro era considerado uma janela para outro mundo, considerando-se obra s dentro do seu marco, pelo qual pouco importava como estavam acompanhadas e em que ordem. As obras eram dispostas em todas as paredes e no teto criando um verdadeiro acmulo de imagens.

Neste contexto, comea a se realizar, de maneira muito incipiente, a reflexo esttica sobre as obras, se comeam a levantar questes, parmetros e critrios sobre a arte, inaugurando a prtica crtica e posteriormente publicao de textos e apreciaes que eram amplamente difundidas e que constituiro posteriormente a literatura sobre arte. claro nesse contexto que as figuras do crtico e do curador virassem uma necessidade (mesmo que

ainda no tivessem esses nomes) para a realizao dessas mostras de arte, estabelecendo sempre uma funo de mediao na relao artista/obra/pblico ao ser promotor das discusses que da experincia da sala de arte vo derivar.

Esta forma de exibio da arte fomenta a publicao e difuso de documentos onde se partilham valoraes, anlises, apreciaes das obras expostas, semeando o antecedente da atual crtica de arte e fomentando a discusso sobre o que dizer sobre uma obra.

El gnero adquiere una definicin que nunca le abandonara: la crtica se propone como una consideracin personal que valora las obras y las compara, pero que tambin informa sobre sus contenidos. (BOZAL, 1996, p.20).3

Quanto aos curadores, a evoluo do ofcio e suas necessidades se deram sem pressa. A forma de organizao (que dependia dessa figura que hoje chamamos curador) atolada das obras dentro da sala foi mantida por sculos, at a realizao dos primeiros sales alemes e a chegada da modernidade que revolucionaram nesse sentido da organizao do espao e onde podemos dizer se comea a especializar o ofcio curatorial.

Ampliou-se ento a reflexo a respeito do modo de pendurar os quadros, de ilumin-los, de fazer o pblico circular da melhor maneira no espao da exposio...De modo que, entre 1890 e 1930, com a crescente valorizao de cada agente em seu ofcio, o mercado de arte j poderia ser considerado bastante profissionalizado. (RAMOS, 2010, p. 10)

Foram os curadores alemes quem comearam a pensar que cada obra devia estar num contexto parecido de sua criao inicial e para levar cabalmente essa idia, criaram salas especiais para colocar as obras de acordo com tema, origem, perodo, luminosidade, etc. Isso demonstra um
3

O gnero adquire uma definio que nunca abandonaria: a crtica se prope como uma considerao pessoal que valoriza as obras e as compara, mais tambm informa sobre seus contedos . Traduo nossa.

primeiro intuito de considerar que sala e obra pertenciam ao mesmo espao, evadindo a antiga crena de que a obra estava contida apenas dentro do seu quadro. Dessa maneira, e tendo salas especiais para cada seo da exposio, eles comearam a pendurar as obras de forma cartesiana, umas ao lado das outras na linha visual do espectador e mantendo uma distncia considervel entre elas.

Foi tambm na Alemanha que apareceram chamados catlogos, que eram guias impressos para que o espectador pudesse ter algumas referncias sobre a obra e o artista que estava visitando assim como o roteiro da exposio, e s vezes algum artigo crtico e valorativo do que era mostrado. Uma vez mais a conjuno entre a literatura crtica de arte e o ofcio do curador se v atrelado na histria.

Este pensamento sobre o local de exposio teve sua aproximao maior ao sistema atual durante o principio do sculo XIX nos Estados Unidos, onde alguns arquitetos e artistas europeus e americanos pensaram na criao dos museus, galerias e teatros, praticamente como outras obras de arte. Sendo que na pratica, s vezes podiam estabelecer-se com maior importncia o espao de exposio que as prprias obras expostas. Uma das ultimas inovaes nesse sentido, foi a incluso de painis especiais para servirem como paredes, localizados no meio das salas, permitindo um percurso mais dinmico pela exposio. (CINTRO, 2010, p. 41)

CAPITULO II: QUEM O CURADOR?

Para responder a pergunta quem o curador, ou quem pode ser curador, ou quem potencialmente viraria curador, ou o que um curador, temos decidido trazer vrios comentrios que consideramos valiosos para pensarmos na figura do curador com certa clareza. Devemos pensar quais so as qualidades que essa pessoa deve ter, quais ferramentas deve adquirir e quais so as tarefas primrias da sua rea.

O termo curador (do latim curatore) diz respeito funo de zelar pelos interesses dos que por si no o possam fazer, ento o curador, ao p da letra, seria aquela pessoa que cuida dos interesses dos artistas, que mantm a comunicao fluda entre os artistas e os consumidores (espectadores, colecionadores, fruidores), assim tambm tem o papel cuidar das obras e de dirigir e organizar as mostras destas.

Mas, o trabalho do curador no mundo contemporneo no se restringe unicamente a essas aes, esta figura muito mais complexa na prtica e se verificar por que. Pode-se iniciar explicando as principais qualidades que deve ter (bem sejam inatas ou aprendidas) um curador ou um aspirante a curador no nosso tempo. Cabe destacar, que consideramos essas qualidades tambm aplicveis aos crticos e em geral aos tericos de arte.

Os curadores tm algumas caractersticas particulares que compreendem: possuir um discurso crtico bem aguado sobre seu tempo e a arte de seu tempo, um saber slido sobre a histria da arte, uma facilidade de anlise de obras e situaes, uma ampla capacidade de negociao, e uma ampla

necessidade de conhecimento da rea que est imbricado. Segundo Cristiana Tejo4, jovem curadora pernambucana:

O curador tem algo a dizer. E para isso tem que ter um ponto de vista diferente, um posicionamento singular, um olho privilegiado, saber ouvir e saber ver. (...) cultivar uma escuta cuidadosa dos artistas, ter abertura para o mundo, curiosidade, slida formao humanstica interdisciplinar, flexibilidade para lidar com vrios tipos de situaes e grande poder de negociao. ainda importante viajar muito, para ver ao vivo as obras que estuda, falar lnguas estrangeiras e ter uma biblioteca ampla e robusta. (TEJO, 2010, p. 156)

Estas, dentre outras so caractersticas que facilitam o fazer de um curador. Quando Tejo coloca como primeiro ponto a questo do algo a dizer aponta a uma das idias mais fundamentais a essa monografia, que tem a ver com pensar a curadoria como um dizer alguma coisa, como um manifesto que no s se gera atravs de algum texto que o curador possa publicar para acompanhar sua mostra, se no que um discurso que aparece na materialidade da mostra artstica tanto na organizao das peas expostas ou apresentadas, quando na prpria escolha feita, e em cada obra em particular.

O curador deve se perguntar o que tenho para dizer e tomar as decises corretas para que esse algo a dizer se concretize, ou de maneira inversa o curador dever ver com um olho privilegiado o material que possui e se perguntar o que pode ser dito com esses materiais, essas obras, essas condies. Tentando sempre expor seu ponto de vista, seu posicionamento poltico, seu pensamento para o mundo, o curador uma figura com qualidades e ferramentas particulares que tem algo para dizer.

Cristiana Tejo coordenadora-geral de Capacitao e Difuso Cientfico-Cultural da Fundao Joaquim Nabuco. Foi

diretora do MAMAM, no Recife (2007-2008), e curadora do Rumos Artes Visuais do Ita Cultural (2005-2006). Curadora da sala especial Paulo Bruscky na Bienal de Havana (2009).Participou de diversos jris como Prmio Marcantnio Vilaa CNI-SESI (2006), Salo Arte Par (2007), Salo de Arte do MAM-BA (2007) e Salo de Gois (2006). Escreveu artigos para as revistas Artecontexto e Flash Art. mestre em comunicao pela UFPE. Vive e trabalha no Recife.

A mostra artstica feita atravs de uma curadoria, deve demonstrar o discurso do curador atravs das relaes que o curador estabeleceu entre as obras, assim como o discurso deve estar contido na prpria materialidade dos trabalhos escolhidos; essa a verdadeira lgica do dizer algo de um curador. O curador deve explicitar que tipo de relao est querendo propiciar com essa curadoria, manifestando seu ponto de vista, articulando as peas apresentadas com esse ponto de vista e garantindo que essas aproximaes sejam percebidas tambm pelo espectador.

Quanto ao curador, seu ofcio de revelar camadas de significao das obras em sua relao com outras obras e contextos particulares permanece, a meu ver, instrumento de conhecimento. (FERREIRA, 2010, p. 148)

interessante considerar que as relaes mais fecundas se do de maneiras oblquas e no bvias ou declaradas, deixando sempre um espao para a reorganizao e ressignificao por parte de quem observa e vivencia. Ser a habilidade do curador a que consiga estabelecer um equilbrio entre esses diferentes aspectos, a fim de realizar uma mostra de sucesso. por isso, que sero precisas outras caractersticas alm de ter algo a dizer, pois essa forma obliqua de estabelecer relaes, e as formas de concretizar uma mostra artstica dependero de muitos outros aspectos que demandam noes especializadas.

Deve-se pensar que um curador desenvolve uma tarefa de muita negociao, de muita anlise, de muita observao e muita escuta. Essas qualidades todas devem estar totalmente apuradas e instauradas na personalidade profissional dos curadores, pois so elas as que vo permitir levar adiante o papel de mediador (que tambm temos falado anteriormente) entre o mercado, os artistas, o mundo contemporneo e os espectadores que se espera seja realizado pelos curadores.

As mostras de arte so resultado de um trabalho extremamente coletivo, dado que envolve uma equipe de pessoas que trabalha em conjunto, sendo que o curador (como zelador da qualidade artstica e o discurso da mostra) funciona como diretor e articulador dessa orquestra que deve soar de uma determinada forma em funo de explicitar sua misso dentro do meio da arte. Nas exposies e (no caso da dana) nos festivais ou mostras, o curador tambm desenvolve o papel do produtor e do gestor cultural, tendo que ter uma incrvel capacidade gesto para negociar com as mais diversas instncias institucionais (desde patrocinadores at artistas). Estabelecendo ento uma funo mediadora entre o ofcio curatorial propriamente dito (montagem, seleo, analises) e toda a articulao e produo executiva de qualquer evento de corte cultural.

A outra qualidade que necessrio salientar a de que um curador deve ser um estudioso tanto da histria da arte e da cultura quanto da arte contempornea que se faz no seu tempo e regio. Deve ser um pensador da rea na que se envolve e no sucumbir tentao de s fazer circular aquilo que gosta; muito menos quando se trata de dinheiro pblico. Este conhecimento desenvolvido com o estudo sistemtico das obras e os artistas nos que est interessado faro que a seleo seja o resultado de uma reflexo individual ou coletiva que envolve o gosto sim, mas que leva em contas as relaes que cada obra consegue estabelecer com a vida pblica, o tempo da arte, e as prprias lgicas de cada trabalho.

O curador exerce o direito liberdade de pensamento, mas faz uso pblico da sua reflexo sendo que esta deve estar em plena relao com a histria e a vida poltica. Por isso uma ampla conscincia do tempo onde est vivendo e das nuances dessa situao com a arte, permitem que o gosto seja uma guia, mas no a nica determinante para as eleies e decises a serem tomadas pelo curador. Ele pensa alm dos cnones, do estabelecido, e est sempre atento s entrelinhas. (TEJO, 2010, p. 160)

Com toda essa complexidade concentrada na figura do curador, no por casualidade que este papel tenha sido desenvolvido em carter temporrio por artistas, crticos, jornalistas, professores, historiadores, galeristas ou, de modo mais sistemtico, por profissionais especializados em curadoria. (ALVES, 2010, p.44)

Um curador, transita e tem caractersticas compartilhadas com todos esses profissionais, pois uma atividade que envolve noes conceituais, reflexo, engajamento ideolgico, atividades que podem ser associadas atividade crtica; envolve, sobretudo nas artes visuais, a arquitetura, montagem, design de interiores, iluminao; envolve o setor educativo e didtico assim como a publicao e editorao, tarefas provenientes da rea da educao e a teoria da arte; e por ltimo tambm envolve funes de captao de recursos, platia, parceiros, contabilidade, execuo de oramentos, todas tarefas da rea de produo e gesto.

Assim, compreende-se porque a curadora Cristiana Tejo aponta tantas e to amplas qualidades em um curador. Essa a prtica da curadoria pelo menos em instituies culturais com oramentos reduzidos para a contratao de uma grande equipe de profissionais preparados para desempenhar e velar pelo desenvolvimento desse tipo de iniciativas culturais.

Existe outra caracterstica que o curador contemporneo deve possuir, e tem a ver com a capacidade de defender os verdadeiros fins da arte na frente do mercado com o qual negocia. O curador deve impedir que os contedos das obras tanto quanto o contedo da exposio sejam regidos somente pelo mercado. Uma de suas funes rever continuamente a hierarquia forjada pelo consenso do circuito e contribuir para o assentamento de valores que nem sempre coincidem com os do mercado. (ALVES, 2010, p. 45)

No deve simplesmente sucumbir lgica da instituio cultural, ele precisa ser um pesquisador de alto nvel que consiga criar um dilogo que preserve os verdadeiros contedos das mostras e continue estabelecendo um dilogo saudvel com os consumidores. Para isso, ele precisar saber negociar com a mdia e com os capitais para que a qualidade seja priorizada antes do mercado massivo ou espetacular:

O aspirante [a curador] deve ficar sempre atento para no se deixar seduzir pelos atalhos e nem ceder presso do mercado. Deve ainda ser rigoroso na obteno de conhecimento e aberto para o novo, para o que se transforma. Deve equilibrar as leituras com a experincia direta com a arte. Deve ser honesto com as questes que o move e fiel aos artistas que o inspira. Deve ser experimental sem resvalar em pirotecnias que ferem a integridade das proposies artsticas. (TEJO, 2010, p. 163)

CAPITULO III: A FUNO DA CURADORIA

Trs prticas intelectuais: a informao contrastvel, a solidariedade apoiada na compresso dos conflitos interculturais e a dvida. Canclini, 2008

A curadoria trabalha em diferentes aspectos duma mostra artstica. Dependendo dos objetivos e condies da mostra, o curador percorre varias instncias e perodos de trabalho, geralmente um primeira instancia tem a ver com o estabelecimento desses objetivos e essas condies da mostra, a escolha dos artistas (que acontece de formas muito diversas), o estudo e ordenao do material, a negociao com todos os envolvidos, e poder-se-ia dizer que tudo esse trabalho tem um eixo transversal que tem a ver com a constante implantao das relaes entre a cultura, obra, tempo, ponto de vista, aposta poltica, do qual viemos versando nos anteriores captulos. Tentaremos observar alguns aspectos de alguns desses ambientes onde o curador age, tratando no de pensar sobre as metodologias se no sobre as funes do curador em esses campos.

Sua funo frente ao espectador no especializado.

(...) Uma visita a uma exposio sempre um percurso corporal e no somente visual (...) o visitante, se deslocando no espao, experimenta uma forte experincia. Ele participa ativamente de um processo de produo de sentido. E o espao em si mesmo torna-se, ento, produtor de efeitos de sentido. (REBOLLO, 2008, P. 52)

Se a gente vive no/com o corpo, quer dizer que toda experincia na vida passa inevitavelmente pelo corpo e acomoda-se nele com arranjos dinmicos.

Assistir uma mostra de arte uma experincia de vida, em conseqncia tambm passa no/com/pelo corpo. A vida um percurso corporal, assim tambm as experincias dentro dela, e ento tambm a vivencia de se presenciar uma obra de arte.

s vezes, ainda persiste a velha idia do receptor e transmissor de informao como funes que mudam de ativo a passivo e que s podem se exercer uma das duas funes cada vez: ou somos transmissores ou somos receptores. Este tipo de pensamento h alguns anos est em discusso e esta sendo desacreditado, devido a diferentes novas descobertas na rea de cognio, comunicao, neurocincia e estudos da percepo, onde se tem determinado que no seja possvel poder exercer s uma funo cada vez. Ns somos constante e simultaneamente receptores e transmissores; a experincia uma construo, um dilogo, entre ns e o outro (textos, contextos e subtextos).

Pensando nisto, podemos pensar que quando visitamos uma exposio, uma mostra, um espetculo, estamos vivenciando universos de informao que atravessam o corpo, fazendo de esta visita uma viagem no tempo e no espao onde constantemente estamos construindo sentidos racionais e irracionais.

Transitar este espao-tempo nos faz ter uma experincia profunda que influi na percepo de maneira contundente e dialoga com nossas antigas concepes de mundo, paradigmas, idias, conhecimentos, (processo que se d com todos os tipos de experincias que temos na vida), promovendo em ns, novas construes, novos tecidos de informao que proporcionam novas lgicas de pensamento e ao para nossas vidas. Portanto, o curador deve considerar isso na hora de convocar o pblico no especializado.

Partindo da idia antes exposta, o curador deve pensar como tornar essa experincia esttica o mais contundente possvel para o espectador. o curador quem constri o espao/tempo da mostra artstica de um jeito diferenciado e fica tendo uma responsabilidade tica e esttica (vrios outros campos inclusos) na mediao entre as obras e o receptor.

O curador tem uma funo social de aproximar pblicos no especializados da arte, para isso h de criar estratgias diversas em prol de dissipar os preconceitos e esteretipos dos quais a arte vem sendo acompanhada. Um deles a idia do receptor passivo ou da arte que s age no universo da racionalidade (ou pelo contrrio s no territrio da emoo). Ele evita uma postura arrogante agindo como mediador entre as obras e o pblico no especializado ao qual se deve, suscitando diversas experincias que apontam ao entendimento do campo de conhecimento proposto pela mostra.

Dessa forma, quando pensamos a funo do curador frente ao espectador, comeamos a pensar em seu valor como educador, como facilitador, como promotor de certo ponto de vista, e mediador do conhecimento (entendido de forma integral) contido nas obras de arte e os espectadores. Assim, a mostra artstica na sua dimenso eminentemente pblica requer que na relao com o espectador a informao vise educao, porm como repasse de conhecimentos, sem desprezar jamais o encontro como experincia esttica. (FERREIRA, 2010, p. 139)

Ento, o trabalho do curador ser o de facilitar o entendimento ao espectador presente nas escolhas que as mostras artsticas, festivais, sales e feiras, apresentando-se como espaos para aproximaes da arte e seus instveis paradigmas, permitindo um espao para a interpretao da arte no seu tempo, com as suas preocupaes atuais, estando sempre em ligao com as problemticas culturais (no amplo espectro) do homem contemporneo.

A arte apresentada, no est fora do campo de percepo do espectador no especializado, mas sim precisa (no mais complexo dos casos) de uma mediao planejada e contnua que crie uma aproximao entre as poticas da arte e as bases de conhecimento (no amplo sentido da palavra conhecimento) que cada espectador traz para a experincia esttica; fazer essa vinculao o trabalho da curadoria.

O curador sabe que a exposio, por via da interpretao do visitante, favorecer a reapropriao das obras de arte, enquanto objetos culturais, (...), o visitante poder construir uma vivncia a partir de cada obra e da exposio como um todo, criando um lugar prprio para ele na histria e na cultura (REBOLLO, 2008, p.46).

Ao pensarmos assim, o espao de mostra constitui um local/tempo para a transmisso e articulao dum corpo de informaes que ativa sempre discusses em diferentes nveis de profundidade, que transitam o campo cultural prprio do espectador frente aos campos da histria, crtica e esttica da arte, campos da poltica, ideologia, epistemologia, etc. A exposio de arte se projeta para o pblico como um teatro, oferecendo a oportunidade de vivncias e experimentaes (REBOLLO, 2008, p. 47) dos mais diversos campos de conhecimentos e das mais diversas percepes e sensaes que se derivam da experincia esttica e que levam reflexo do espectador frente s sugestes que as mostras artsticas propem.

O curador nessa relao de mediador deve evidenciar quanto h, nessa mostra, do seu prprio pensamento, fazendo que esta comunicao curadorespectador seja tambm um dilogo bem atrelado e bem sucedido, levando em conta que a realizao de um festival ou exibio, se configura tambm como uma criao do curador, onde ele conjuga as concluses de suas anlises, a natureza e materialidade prpria das obras escolhidas, e seus prprios aportes ticos, estticos, ideolgicos e compositivos.

A funo do curador na organizao da mostra

A principal misso do curador, a meu ver, criar mtodos e formas de apresentar um determinado grupo de obras (ou objetos, documentos, etc), de maneira de facilitar a compreenso do espectador, buscando acessar todo e qualquer tipo de pblico. (Cintro, 2010, p. 41)

Se pensarmos que a principal tarefa de um curador a de coordenar a organizao da mostra artstica (tanto em nvel conceitual quanto operativo), a forma como essa mostra se apresenta, a sua programao, a escolha e ordem de apresentao das obras, o diferencial para este espao potencializar outros assuntos ou no. nessa montagem da grade programtica (artes cnicas e musicais), ou na montagem da sala ou museu (plsticas e visuais) que o curador consegue expressar seu ponto de vista. Cada escolha reflete os objetivos, as condies e as ideologias da curadoria. No melhor dos casos, a organizao do espao-tempo5 faz que o espectador perceba a clareza da informao que est em jogo, tanto das obras como unidades de sentido, quanto da exposio como unidade de contedos e sentidos culturais.

Seja estabelecendo relaes formais ou conceituas entre as peas expostas, seja localizando-as de forma estratgica no espao, a disposio das obras pode resultar numa exposio eficaz, onde os dilogos propostos facilitam a compreenso dos objetos expostos, ou num labirinto de idias onde o visitante se sente perdido (CINTRO, 2010, p. 15)

Esse trabalho de elaborar a programao de uma mostra de arte demanda muita sabedoria por parte dos curadores, como j dissemos antes; a curadoria implica um forte empenho no estudo da arte e da cultura e um aguado sentido na contemporaneidade. Esse estudo gerar a necessidade de pensar detidamente nas relaes (qualidade, tipo de relao) que se estabelecem entre uma obra e outra, a ordem em que elas sero assistidas e
5

Espao no caso das artes plsticas, visuais ou exposies onde o percurso do espectador contempla deslocamento no espao como condio principal; tempo ou programao no caso das artes temporais como a msica ou as artes cnicas.

que outro tipo de atividades ou objetos podem acompanhar essa programao, para evitar interferncias desnecessrias ou inclusive contradies no premeditadas entre as obras e seus espectadores.

Por outro lado, importante que o curador seja muito cuidadoso com a negociao entre os patrocnios e os desejos pessoais, pois a boa programao no se estabelece s pela variedade e quantidade de obras expostas, se no pela qualidade do espao onde elas esto programadas, dando sempre chance s obras de se apresentarem de maneira contundente (e tambm dilatada, se for preciso) e possam, em conjunto com o pensamento curatorial, construir conhecimento. (BRAGA, 2010, p. 65)

Na promoo de questionamentos e discursos

da arte que a instituio cultural ir recolher sua inteligncia e os sentidos de sua atuao. (ALVES, 2010, p. 46)

A curadoria deve ampliar o campo de viso. Partindo das obras e sua materialidade deve sempre gerar inquietaes, leituras e sentidos, que podem ser produzidos perfeitamente pelas obras por separado, pois elas no so simplesmente parte de um todo, mas que pela juno e colocao de umas peas com outras, essa relao engrandece a possibilidade de dilogo entre as obras, os artistas e os espectadores, num espao propiciado pelo ponto de vista do curador.

Nesse contexto, importante salientar que o curador cumprindo tambm o papel do crtico, sem deixar de colocar seu ponto de vista, precisa manter o trabalho em sua condio primordial de ser tambm abertura para o mundo. (ALVES, 2010, p.47). Deve poder reconhecer no trabalho o que realmente prope e a partir disso compor e expor seu ponto de viso, deixando o trabalho

se expressar (encontrar outro verbo) e tecendo com ele um novo discurso ampliado na mostra como um todo.

Essa seleo e organizao feita para a mostra artstica tm a potncia de mobilizar o senso, e de dotar de sentido os espaos e as obras, o papel da curadoria a de potencializar essa experincia esttica para que ocupe os mais diversos campos da percepo e do conhecimento. Ela estabelece uma sintaxe6, onde a escolha e a programao determinam relaes de concordncia ou discordncia que potenciam a vivncia esttica. A curadoria pode provocar sentidos gerais que surgem dessas relaes que suscita entre as obras.

Assim tambm, a prtica curatorial tem uma natureza de laboratrio onde, alm de misturar e experimentar combinaes e mediaes da atividade artstica no sentido individual e tambm no sentido coletivo, criam-se bases para questionamentos das tendncias artsticas contemporneas, trajetrias de artistas, documentao e teorias da arte. A mostra artstica e sua curadoria tornam-se um espao para repensar o que se fez, o que est sendo feito e o que se far dentro da arte contempornea.

Guardando carter autoral exige, ao lado de enfoques tericos e pesquisas especficas, imaginao e criao, e, assim, a marca da subjetividade, como bases de seu carter ensastico, em que se explicitam conceitos articulando a construo de sentidos e discursos. Trata-se, assim, de um trabalho experimental. Uma experincia fundada em uma reflexo terica cuja hiptese se concretiza na realidade, enquanto interao com a arte, mediao entre a obra, espao expositivo e pblico. (FERREIRA, 2010, p. 139)

No dicionrio Houaiss aparece: (1) componente do sistema lingustico que determina as relaes formais que interligam os constituintes da sentena, atribuindo-lhe uma estrutura; (2) parte da gramtica que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase, as suas relaes de concordncia, de subordinao e de ordem.

A realizao da mostra artstica se configura (como apontamos antes) como uma outra criao do curador, onde ele conjuga concluses de suas anlises, os quais estaro em relao com o objetivo da mostra e algumas outras coisas ressaltantes, a natureza e materialidade prpria das obras escolhidas, seus prprios aportes criativos, ticos, estticos, ideolgicos e compositivos, configurando um espao para a defesa de ideias e apostas polticas curatoriais que versam sobre as obras, sobre o status da arte, sobre a contemporaneidade.

Dessa maneira, a mostra artstica constitui um espao/tempo para a transmisso e articulao dum corpo de informaes que ativa sempre discusses em diferentes nveis de profundidade, que transitam tanto o campo cultural prprio do espectador versus curador quanto os campos da histria, crtica e esttica da arte.

Na idia de produzir discursos, a curadoria estabelece um objetivo, um tema, uma questo para ordenar sua informao. Na verdade, h pouco ou nenhum sentido na curadoria e na crtica que no possui embasamento histrico e terico. Apesar disso, a experincia direta com o trabalho de arte jamais pode ser desprezada ou eclipsada pela teoria. (ALVES, 2010, p. 44)

Por isso, o processo de escolher o embasamento terico, pode ser anterior ou posterior ao estudo das obras, pois essa questo pode vir do prprio conjunto de obras ou pode vir antecipadamente para a abertura de uma convocatria ou pesquisa das obras, tentando um equilbrio entre a materialidade e os objetivos das prprias obras, e o objetivo conceitual da exposio. Esse objetivo geralmente ser mediado tambm por outro tipo de condies econmicas, polticas, estruturais que do marco s escolhas. De qualquer forma, importante pensar que a curadoria estabelece um objetivo e algumas condies especficas para cada mostra, criando com isso um prdiscurso e uma finalidade daquele espao expositivo. (REBOLLO, 2008, p. 49)

Agora, falando de condies, esta forma de criar discursos e questionamentos tem tanto a ver com o sistema geral da arte como com a idia local da produo e da vida em determinado pas, cidade, bairro, etc. No o mesmo questionamento que pode ser produzido na Amrica Latina e na ndia, nem o mesmo em Belm do Par e na cidade de La Paz (Bolvia). Por exemplo, Cristiana Tejo aponta que:

Em So Paulo, ser curador de arte contempornea alimentar um sistema minimamente estruturado que anda com certa desenvoltura parte das presses polticas e ainda buscando equilbrio com a esfera econmica. No Nordeste, significa romper com estruturas arraigadas de clientelismo, paternalismo e coronelismo poltico, combater o arrefecimento da postura crtica de ponta, reverter o resultado da depauperao dos centros de pesquisa, ressignificar a relao com o passado e a tradio, fornecer novas linhas de fora da histria da arte local sem ser localista e contribuir para o suporte da criao artstica experimental e o adensamento crtico local. (TEJO, 2010, p. 162)

Seguindo essa idia das diferenas contextuais, o curador para poder se posicionar frente a isso, deve ser um estudioso da sua instituio artstica e da sua sociedade, estar sempre antenado s questes scio-polticas e sempre colocar um posicionamento com essas referncias, pois mesmo que a arte possua algo de universal, alguns de seus questionamentos perpassam por assuntos locais que s podero ser bem entendidos nesse meio.

O curador assim como o artista, no est acima da realidade poltica: a sua liberdade no de modo nenhum imunidade, antes se realiza precisamente na fora e na clareza das suas intervenes. (ARGAN, 1995, p. 45). O curador deve pensar muito bem a quem est dirigindo o seu discurso, como aporta esse discurso a determinada realidade, e em que mbito est atuando pois, por exemplo, um festival internacional reflete sobre a complexidade das relaes culturais, revelando o potencial da pluralidade, e as relaes multiaxiais, explorando uma nova idia de cultura globalizada; mas uma mostra local num bairro em situao de risco pode possibilitar discusses

sobre a violncia, a responsabilidade social, as diferenas de oportunidades, promovendo sempre o dilogo pblicos e outros. entre uns artistas e outros e entre alguns

fundamental pensar o espao da mostra de arte como um possvel espao de confronto, dilogo, confluncia e reflexo sobre onde estamos e para onde queremos ir. Nesse sentido, espera-se que o curador saiba relacionar as lgicas das obras de artes com a histria da arte e o contexto da sua realizao com outros trabalhos de arte que constituam um campo de conhecimento que esteja dentro da discusso atual.

Esta na moda (no por superficialidade, seno por necessidade) fazer arte-poltica, tendo um forte posicionamento sobre as questes de nosso tempo, assim mesmo a curadoria e a crtica devem exercer um fim poltico que ajude a construir campos de conhecimento, responsabilidades sociais, reflexes sobre as atuais estruturas e apoio aos movimentos que tentam vislumbrar novas formas de pensamento, organizao e vida. O curador escolhe, tendo em conta qual ser sua contribuio, e aposta para a arte do seu tempo:

Deste modo, o crtico aproxima-se e, freqentemente, associase aos artistas, faz parte dos seus grupos, participa da sua poltica, colabora na definio de programas e na elaborao dos manifestos, inicia e conduz polmica; e, enquanto ajuda os artistas a esclarecer e enunciar as suas poticas, incita a levar sua pesquisa at o mximo nvel intelectual. (ARGAN, 1995, p. 138)

No teremos espao nessa monografia, para aprofundar esse aspecto, mas indispensvel salientar a grande responsabilidade poltica que um curador tem com referncia arte e sociedade de seu tempo. A posio ideolgica do curador se transfere a todas suas escolhas, a todas suas organizaes, a todas suas aes. O curador tem o papel de estudar e depois

decidir o que ser mostrado em determinado espao; ele dirige a orquestra dos pensamentos que as obras comunicam.

Conhecer bem o meio onde se apresentar a exposio, ter uma posio sobre o que necessrio de ser apresentado e estabelecer o que queremos promover nesse meio, so elementos fundamentais para gerar uma mostra artstica que mobilize o senso comum dos espectadores para uma determinada direo. importante pensar no que faz falta em nosso espao e pensar como a curadoria de arte pode apontar para essas reflexes.

CONSIDERAES FINAIS

Durante o decorrer da monografia temos vislumbrado alguns pontos e concepes gerais sobre o fazer do curador. Tais idias so um ponto de partida para pensar e para refletir sobre a curadoria e os aspectos que ela envolve. Realmente so apenas aproximaes que podero nutrir e oferecer novos frutos a novos questionamentos, estudos de campo, reflexes sobre nossas prprias praticas, etc.

Por ser um campo de conhecimento to praticado, mas ao mesmo tempo to pouco sistematizado, foi impossvel no curto espao dessa monografia, aprofundar algumas reflexes e questionamentos que surgiram e promoveram a realizao dessa pesquisa. Fez-se absolutamente necessrio, estabelecer um marco terico que pudesse explicar do que queramos falar e o que abordar, quando convocamos a palavra curador de arte ou curadoria em arte.

medida que a pesquisa bibliogrfica ia avanando, algumas idias tornavam-se mais claras e, ao mesmo tempo, se complexificavam.

Entendimentos deste campo de estudo demandam um estudo minucioso sobre o saber curatorial (pelo menos a arte que se faz dentro de instituio de arte e que depende dos espaos de exibio organizados pelo curadores). Tal complexidade aponta para a dificuldade em tornar-se um curador e poder exercer este papel, levando em considerao todas essas questes que foram colocadas como premissas dentro da monografia.

No momento que comeamos a pensar que a curadoria faz parte do processo de criao de conhecimento dentro do sistema artstico e com isso pode contribuir com a construo e desenvolvimento da cultura, comeamos a pensar na importncia de chamar a ateno a essa profisso, pois no adianta

apenas apresentar boas estruturas de exposio, bons recursos econmicos para investimento cultural (este muito longe da realidade latino-americana, em muitos casos), bons discursos artsticos e materialidades nas obras, se no temos um sistema de distribuio, difuso e mediao destes e dos campos da recepo, percepo, consumo.

fundamental levar em considerao que a curadoria, como parte do sistema, indispensvel para garantir uma boa comunicao entre as diferentes esferas que transitam pela Cultura e pela Arte. O papel do curador central, nodal, vital, pois garante a qualidade e profundidade das trocas entre as obras que se mostram e seus consumidores, cuidando dos interesses dos artistas e negociando com os interesses do mercado.

O curador (idealmente) organiza, rene e salienta as preocupaes artsticas do seu tempo e com essa atitude se mantm dentro do mbito da contemporaneidade; um estudioso que cutuca as questes dos artistas e coloca as questes que so importantes de ser pensadas luz. Ele olha o escuro e leva luz o que tem ficado na escurido. 7

Mas, este curador do qual temos versado durante toda a monografia existe de fato? As dificuldades curatoriais em nossos pases so infinitas, inclusive porque extremamente difcil ter um sistema artstico bem estruturado que permita aprofundar os estudos de cada campo e que permita um nvel de dilogo relevante entre os diferentes atores para conseguir os melhores resultados. No deve ser por casualidade que, durante quase dois sculos, a prtica da curadoria se manteve sem muitas mudanas e sem muitas inovaes. A curadoria parece estar no ltimo estgio de importncia dentro da cadeia produtiva, pois um trabalho conceitual, ideolgico e operativo complexo que exige, de um bom profissional, todo seu tempo. Na dana comum ver esse trabalho feito pelos produtores e promotores dos
7

Usando o pensamento do Giorgio Agamben.

espaos, que, sem ferramentas especficas, para exercer a curadoria, esto presos s diretrizes do mercado, da moda e da produo.

Quantos profissionais dedicados curadoria possuem todas essas caractersticas necessrias para o bom desenvolvimento da prtica curatorial? Um curador necessita ter um discurso crtico de seu tempo, conhecimento de Histria da Arte, capacidade analtica apurada, reconhecer tendncias e linguagens artsticas que estuda; deve possuir ainda, habilidade para a negociao com os artistas, pblico e patrocnios; deve ter algo a dizer, um objetivo, uma misso para aquilo a que se prope; saber ouvir e ver; ter uma formao interdisciplinar; uma biblioteca generosa; manejar vrias lnguas; poder exercer os papis de gestor, produtor, educador, criador; no embasar suas escolhas no mero gosto pessoal, entre outras caractersticas que conseguimos levantar com a bibliografia utilizada neste trabalho e com a experincia. No so poucas as qualidades. Como podem os curadores se aproximar deste ideal, ser que dedicando sua especialidade a este campo de conhecimento? Como fazer curadoria dessa forma, sem oramentos

adequados? Como atrair, nos nossos pases (com tantos problemas de acesso cultura), os pblicos no especializados?

Estes e outros questionamentos aparecem quando lemos essa monografia e refletimos sobre o assunto. Podemos aqui, encontrar os marcos conceituais, alguns ideais e caminhos, que nos ajudam a estabelecer um prisma de viso crtica acerca do tema.

Neste final de texto, apontamos o que seria uma futura discusso: a impossibilidade de se fazer curadoria sem um posicionamento poltico frente ao nosso meio local. Qualquer ao na curadoria compreende um agir poltico. A escolha e a organizao conformam um discurso. o curador que deve estabelecer os objetivos, a misso e inclusive o meio social aonde vai se inserir determinada mostra (quer dizer, ele escolhe o pblico alvo), a fim de poder ser

claro no seu posicionamento e sua contribuio por pequena que parea ao campo da cultura e das artes.

Enfim, conclumos convocando uma frase da curadora Cristiana Tejo que diz respeito dificuldade, mas tambm possibilidade desse campo ainda to inspito:

Como fazer tudo isso, depende de cada um. Agora o que talvez sirva para todos pode ser resumido numa corruptela do dito bblico: tempo de plantar, tempo de colher. Tempo, tempo, tempo. (TEJO, 2010, p. 163)

REFERNCIAS Bibliografia

AGAMBEN, Giorgo. O que o contemporneo? E outros ensaios. Chapec, Editora Argos, 2009. ALVES, Cau. A curadoria como historicidade viva. In: RAMOS, Alexandre (org.) Sobre o ofcio do curador. Porto Alegre, Zouk Editora, 2010, p. 43-58. ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crtica de arte. Lisboa. Editorial Estampa, 1995. BANES, Sally. Writing Dancing: in the age of postmodernism. Hanover. University Press of New England, 1994. BRANT, Leonardo. Mercado cultural. So Paulo, Editorial Escrituras, 2001 CANCLINI, Nstor. Latino-americanos procura de um lugar neste sculo. So Paulo. Editorial Iluminuras, 2008. CINTRO, Rejane. As montagens de exposies de arte: dos Sales de Paris ao MOMA. In: RAMOS, Alexandre (org.) Sobre o ofcio do curador. Porto Alegre, Zouk Editora, 2010, p. 15-41. FERREIRA, Glria. Escolhas e experincias. In: RAMOS, Alexandre (org.) Sobre o ofcio do curador. Porto Alegre, Zouk Editora, 2010, p. 137-147. REBOLLO GONALVES, Lisbeth. Exposio e crtica - Um enfoque em duas direes. Dentro de Arte, Critica e Mundializao. So Paulo. Imprensaoficial/ABCA, 2008. TEJO, Cristiana. No se nasce curador, torna-se curador. In: RAMOS, Alexandre (org.) Sobre o ofcio do curador. Porto Alegre, Zouk Editora, 2010, p. 149-163.

Artigo em meio eletrnico

MORAYS, Liria. Sem Ttulo. curadoriaPID.

Jornadas de discusso e reflexo sobre 2010. Disponvel em:

Salvador-BA,

http://www.pidbahia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=86 %3Ajornada-de-discussao-e-reflexao-sobre-curadoria-pid&lang=pt em: 28 out 2010. . Acesso

Links eletrnicos

http://www.mundoanuncio.com/anuncio/especializacao_em_arte_critica_e_cura doria_sao_paulo_capital_sao_paulo_1176011975.html http://www.gridccsp.org/blog/2009/12/18/entrevista-com-alexandra-itacarambicuradora-de-danca-do-ccsp/ http://www.pidbahia.com.br/index.php?option=com_content&view=category&lay out=blog&id=46&Itemid=64&lang=pt http://idanca.net/lang/pt-br/2010/08/02/panorama-sesi-tem-curadoriacompartilhada/15864

You might also like