You are on page 1of 130

NOES BSICAS DE JARDINAGEM

Fernanda Cristiane Simes1 Patrcia Duarte de Oliveira Paiva2 Guilherme Jos Oliveira Neri3 Renato Paiva4

1 INTRODUO
A horticultura a parte da Agricultura dedicada cincia (ou arte) de cultivar o hortus, expresso latina que significa jardim. A formao da palavra Horticultura reflete sua origem. O horto ou jardim era o espao de terreno fechado junto residncia destinado ao cultivo de frutas, legumes, temperos, ervas medicinais e tambm de flores. Assim, antes de chegar a sua funo, o jardim teve primeiro uma utilidade prtica. Com o avano do conhecimento e o interesse em aumentar a produtividade dos cultivos, o antigo horto foi dividido em trs reas especficas, surgindo o pomar, a horta e o jardim propriamente dito. Assim sendo, nesse jardim cada planta tem um valor esttico a ser destacado. O carter ornamental pode estar nas flores, como nas rosas, na disposio matemtica das folhas, como na echeveria no caule escultural do
______________________ 1. Engenheira Agrnoma, Mestre em Floricultura e Paisagismo, Doutoranda em Fitotecnia DAG/UFLA. 2. Professora Adjunta, Floricultura e Paisagismo, Departamento de Agricultura/UFLA. 3. Engenheiro Agrnomo, Mestre em Fitotecnia 4. Professor Adjunto, Fisiologia Vegetal, Departamento Biologia/UFLA.

umbu ou at mesmo no perfume agradvel das inflorescncias do capimlimo nos campos de pastagem. A caracterstica mais importante para que uma planta cumpra a sua funo ornamental seu aspecto saudvel, atestando estar bem nutrida e hidratada, sem doenas ou pragas. Este boletim vem, ento, suprir a necessidade de informaes bsicas sobre a jardinagem caseira ou profissional, para se obter um jardim saudvel e bem cuidado.

2 O SOLO
a parte superficial da crosta terrestre e tem sua origem na decomposio de rochas e minerais. Em relao s plantas, tem como funo primordial fornecer nutrientes e servir de suporte s razes.

2.1 Textura
Diz respeito distribuio das partculas que formam um solo (areia, silte e argila). De acordo com os percentuais de cada uma delas, tem-se:

Solo de textura arenosa: menos de 15% de argila, Solo de textura mdia: de 15 a 35% de argila, Solo de textura argilosa: mais de 35% de argila.

Como determinar a textura do solo: - Solo argiloso: liso e pegajoso. O solo argiloso formado de partculas minsculas que absorvem umidade, tornando-o pesado e pegajoso. Embora difceis de serem trabalhados, costumam ser bastante frteis. - Solo arenoso: seco e solto. O solo arenoso seca rapidamente e no retm bem os nutrientes. Precisa de maior manuteno do que o argiloso, mas, inicialmente, mais fcil de ser trabalhado.

2.2 Nutrientes
So os elementos de que as plantas necessitam nos seus processos vitais. So divididos em macronutrientes e micronutrientes.

2.2.1 Macronutrientes
So aqueles requeridos em grandes quantidades: C- carbono, Hhidrognio, O-oxignio; N-nitrognio; P-fsforo; K-potssio; Ca-clcio; Mg-magnsio e S-enxofre.

2.2.2 Micronutrientes
So aqueles requeridos em pequenas quantidades: Cl-cloro; Fe-ferro; Cu-cobre; Zn-zinco; Mn-mangans; B-boro; Mo-molibdnio e Co-cobalto.

2.3 pH do solo
Est relacionado com o ndice de acidez, variando segundo a escala abaixo: 0-------------------------------7----------------------------------14 pH cido pH neutro pH bsico

Cada espcie vegetal tem uma faixa de pH do solo na qual seu desenvolvimento timo. De maneira geral, pode-se dizer que a maioria das plantas prefere solos com pH na faixa de 4,0 a 7,5.

2.4 Calagem
uma prtica de manejo da fertilidade do solo que consiste na aplicao de calcrio, com o objetivo de eliminar ou minimizar os efeitos prejudiciais da acidez e fornecer clcio e magnsio para as plantas. Tipos calcrio: - Calcticos: possuem clcio, - Magnesianos: possuem magnsio, - Dolomticos: possuem clcio e magnsio. poca de calagem: A calagem deve ser feita de 60 a 90 dias antes do plantio. Esse perodo necessrio para que a acidez do solo seja corrigida, deixando o solo adequado para o desenvolvimento das plantas.

A dosagem a ser aplicada depende do tipo de solo e da anlise qumica do mesmo, feitas em laboratrio. Aplicao de calcrio: dependendo da rea, pode-se fazer a aplicao do calcrio manual ou mecnica. A distribuio manual feita a lano e deve-se procurar espalhar o mais uniformemente possvel. A distribuio mecnica feita por distribuidora centrfuga trao mecnica. Incorporao do calcrio: o calcrio deve ser incorporado a uma profundidade de 15 a 20 centmetros. A incorporao deve ser uniforme para permitir boa eficincia do calcrio. A incorporao pode ser feita por gradagem ou manualmente utilizando enxadas.

2.5 Adubao
Consiste na incorporao de nutrientes ao solo com o objetivo de melhorar sua qualidade. Existem diferentes tipos de fertilizantes fornecedores de nutrientes: a) Fertilizantes ou adubos minerais simples: podem ser classificados em : Nitrogenados: contm nitrognio(N), que atua no crescimento das plantas. Ex.: sulfato de amnio, uria, salitre do Chile e nitratos em geral. Fosfatados: contm fsforo(P), que atua no crescimento das razes, crescimento das plantas, florao e frutificao. Ex.: superfosfato simples e superfosfato triplo. Potssicos: contm potssio(K), que atua na produo de flores, bem como na resistncia da planta ao aparecimento de doenas. Ex.: cloreto de potssio, sulfato de potssio.

10

b) Fertilizantes ou adubos mistos: so aqueles resultantes da mistura de dois ou mais fertilizantes simples (nitrogenado, fosfatado e potssio). So representados pela letra smbolo de cada elemento, sendo o mais comum o NPK (nitrognio, fsforo e potssio), nas formulaes percentuais: 4-14-8; 20-5-20 e 10-10-10. Obs.: Existem no mercado alguns fertilizantes comercializados na forma lquida. c) Fertilizantes ou adubos orgnicos: podem ser de origem vegetal ou animal, contendo um ou mais nutrientes. Ex.: farinha de ossos, farinha de sangue, tortas vegetais (soja, algodo, mamona, girassol ou amendoim), esterco de bovino, esterco de galinha e hmus de minhoca. d) Composto orgnico: formado pela decomposio de material vegetal como mato, palhas, folhas, restos de roa, restos de gramado, restos de cozinha, estercos diversos e at mesmo cinza. Preparo do composto orgnico

1. Amontoar o material vegetal em pilhas de seo trapezoidal, intercalando uma camada de restos vegetais com uma fina camada de material inoculante (esterco), tendo-se o cuidado de molhar cada camada. A pilha deve apresentar cerca de 3,0 m largura na base inferior, 1,5 m de altura e comprimento varivel, de acordo com a disponibilidade de material. 2. Manter o material sempre mido, molhando-o pelo menos uma vez por semana. 3. A cada 15-20 dias, picar e revolver o material formando uma nova pilha.

11

4. Aos noventa dias aproximadamente, o material estar curtido e transformado em matria orgnica. O produto final deve ter a cor escura, ser rico em hmus, moldvel quando apertado entre as mos, cheiro de terra e temperatura baixa no interior do monte.

3 PREPARO DO SOLO 3.1 Limpeza


Realizar a capina, tomando-se o cuidado de eliminar radicalmente as espcies invasoras, principalmente a tiririca, tomando-se o cuidado de no cortar apenas, mas tambm eliminar as razes. Retirar restos de construo, entulhos, pedras, etc.

3.2 Formigas
Verificar a existncia de formigueiros na rea a ser ajardinada. Se forem encontrados, devem ser extintos. O uso de produtos qumicos deve ser realizado por um profissional especializado.

3.3 Escarificao
Consiste em revolver o solo em toda a sua superfcie, a uma profundidade de 20-30 cm, com o cuidado de desfazer bem os torres e deixar o solo bem solto.

12

3.4 Nivelamento
O nvel da superfcie do terreno deve ser acertado e corrigido de acordo com os nveis das construes e caminhos existentes ou projetados. Considerar a necessidade de escoamento das guas de chuva, evitando, assim, a formao de poas ou mesmo o alagamento de algumas reas do terreno.

3.5 Canteiros/Covas
No preparo do solo para plantio, pode-se fazer covas, canteiros ou sulcos, dependendo da espcie e da finalidade. Para o plantio de rvores e palmeiras, recomenda-se abertura de covas de dimenses 60x60x60 cm, ao passo que para o plantio de arbustos, arbustivas e trepadeiras, as covas devero ter dimenses 40x40x40 cm. Para o plantio de forraes e espcies herbceas, geralmente se faz o preparo de canteiros e, nesses, ento, so abertas pequenas covas com auxlio de sacho ou pazinha de jardim. Para a formao de cercas-vivas, recomenda-se a abertura de sulcos, pois o espaamento de plantio bastante reduzido. terra retirada das covas deve-se misturar o calcrio, esterco e adubo (superfosfato simples). Essa mistura deve ser recolocada na cova ou sulco e deixar por 10 a 15 dias. S ento proceder ao plantio.

13

4 ADUBAO 4.1 Recomendao de adubao para plantio de covas e canteiros


a) Plantas ornamentais arbreas e arbustivas a.1) Covas nas dimenses de 60x60x60 cm: - Calcrio: de acordo com a anlise do solo. - Matria orgnica: composto ou esterco de curral: 20 litros/cova; esterco de galinha: 5 litros/cova - Adubao fosfatada: 1500 g/cova de fosfato natural ou farinha de ossos. - Adubao mineral: aps o pegamento das mudas, aplicar 200 g/cova da mistura NPK (4-14-8+Zn). a.2) Covas nas dimenses de 40x40x40 cm: - Calcrio: de acordo com a anlise do solo. - Matria orgnica: composto ou esterco de curral: 12 litros/cova; esterco de galinha: 3 litros/cova - Adubao fosfatada: 900 g/cova de fosfato natural ou farinha de ossos. - Adubao mineral: aps o pegamento das mudas, aplicar 120 g/cova da mistura NPK (4-14-8+Zn). b) Canteiros ornamentais - Calcrio: de acordo com a anlise do solo. - Matria orgnica: composto ou esterco de curral 200 g/m2, esterco de galinha 60 g/m2 .

14

- Adubao fosfatada: superfosfato simples: 50 g/m2 - Adubao mineral: mistura NPK (4-14-8+Zn): 50 g/m2 Durante o perodo chuvoso, aplicar 10 g de uria dissolvidas em 20 litros de gua, por m2 de canteiro.

4.2 Adubao de reposio (manuteno)


Recomendaes: rvores e arbustos bem desenvolvidos: 300 g/planta de uma mistura NPK (10:10:10, 4;14:8, etc.) na poca das chuvas. Aplicar o adubo em toda a rea de projeo da copa, se possvel, incorporado e irrigando. Gramados: 50 g/m2 da mesma mistura anterior (NPK), por duas vezes, durante a primavera/vero. Canteiro de flores: 50 g/m2 de uma das formulaes, por duas vezes, durante a primavera/vero. Aplicar a lano, incorporar e irrigar.

5 PLANTIO 5.1 rvores, arbustos e palmeiras


Para o plantio de rvores, arbustos e palmeiras, e mesmo de algumas plantas ornamentais de porte maior, proceder da seguinte maneira:

Na cova j preparada, abrir um buraco do tamanho da muda;

15

Retirar a muda da embalagem (lata, balaio, saco plstico), aparando razes quando necessrio; Colocar a muda com o torro na cova; Chegar terra em volta do torro, socando-a para que a muda fique firme e para que haja um contato maior entre a terra do torro e a terra da cova;

O limite entre as razes e o tronco da muda (colo) deve ser observado, nunca enterrando demais, nem deixando as razes aparecerem. No apertar o colo da muda;

Regar bem as mudas recm-plantadas; Obs.: no plantio, formar uma espcie de bacia ao redor das mudas

para facilitar as irrigaes.

Colocar um tutor (madeira ou bambu) prximo muda e providenciar o amarrio dessa com tiras de borracha na forma de oito deitado;

Se for possvel, colocar palha ou capim seco na superfcie da cova, ao redor da muda, para manter a umidade; Quando se fizer o plantio em pocas secas, molhar o fundo da cova antes de colocar a muda.

5.2 Plantio em canteiros Aps o preparo correto dos canteiros, distribuir as mudas sobre suas
superfcies, obedecendo ao espaamento adequado a cada espcie;

Abrir pequenas covas (proporcionais aos torres);

16

Retirar as embalagens das mudas e plant-las nas covas abertas,


completando com terra ao redor e fazendo a necessria presso para que a muda fique firme;

Tomar o cuidado de deixar o colo da planta no nvel do solo; Regar convenientemente o canteiro recm-plantado. 5.3 Plantio em vasos e jardineiras Nas jardineiras, vasos de cimento ou de cermica, colocar uma
camada de brita fina no fundo para facilitar a drenagem. O cano ou orifcio de drenagem deve estar sempre desobstrudo;

Deve haver uma proporcionalidade de tamanho entre as espcies


ornamentais a serem utilizadas e o vaso ou jardineira.

O substrato, para enchimento de vasos e jardineiras, tambm deve


ser de boa qualidade. Utilizar sempre uma mistura com boa proporo de matria orgnica;

No caso de jardineiras, as mudas devem ser plantadas obedecendo-se


ao espaamento adequado. No caso de vasos, abrir uma cova no meio do substrato e introduzir ali a muda.

5.4 Gramado
Um gramado uniforme, bem formado e bonito depende de um plantio correto e de manutenes freqentes. A formao de um gramado pode se dar por placas irregulares, tapetes, mudas individuais, plugs ou sementes.

17

A formao de um gramado por meio de placas ou tapetes a mais rpida em relao ao uso de mudas e sementes. O preparo do solo de fundamental importncia, devendo constar, nas grandes reas, de arao, gradagem, destorroamento, rastelamento e nivelamento. Em reas pequenas, uma escarificao do solo pode ser suficiente. O plantio de placas ou tapetes realizado pela justaposio dessas unidades, uma a uma; em seguida, deve-se socar as mesmas e fazer um recapeamento com mistura de terra + areia ou simplesmente areia. A irrigao deve ser abundante aps o plantio e nos meses subseqentes, at a completa formao do gramado.

6 GRUPO DE PLANTAS
Do ponto de vista paisagstico/ornamental, as plantas podem ser divididas nos seguintes grupos:

6.1 rvore
Constitui toda espcie vegetal lenhosa de tamanho adulto, com altura superior a 4-5 metros. Geralmente no possuem bifurcaes que se iniciem na base do caule. Principais funes:

Proteger contra ventos fortes

18

Proteger contra rudos Dar privacidade a determinado local Fornecer sombra Contribuir para aspectos estticos da paisagem.
As rvores podem ser divididas em pequeno, mdio e grande porte. Exemplos de rvores de pequeno porte Nome comum Flamboyant-mirim Ip-mirim Grevilha-an Manac-da-serra Manac-de-cheiro Nome cientfico Caesalpinia pulcherrima Grevilea banksii Tecoma stans Tibouchina mutabilis Brunfelsia uniflora

Exemplos de rvores de mdio porte Nome comum Aroeira-salsa, choro-mexicano Baunia, Unha-de-vaca Chapu-do-sol, sete-copas Choro Escova-de-garrafa Exemplos de rvores de grande porte Nome comum Araucria, Pinheiro-do-Paran Castanha-do-Par Eucalipto Sibipiruna Tipuana Nome cientfico Araucaria angustifolia Bertholletia excelsa Eucaliptus spp. Caesalpinia peltophoroides Tipuana tipu Nome cientfico Schinus molle Bauhinia variegata Terminalia catappa Salix babylonica Callistemon viminalis

19

6.2 Palmeiras
Constitui espcie cujo tronco um estipe (nico ou mltiplo), encimado por um capitel de folhas. Exemplos de palmeiras Nome comum Coco-da-baa Geriv Palmeira-imperial Palmeira-real Cariota Exemplos de palmeiras de sombra Nome comum Areca-bambu Areca-triandra Palmeira-rpis Falsa-tamareira Nome cientfico Dypsis lutescens Areca triandra Rhapis humilis Phoenix canariensis Nome cientfico Cocos nucifera Syagrus romanzoffiana Roystonea regia Roystonea oleracea Caryota mitis

6.3 Arbustos
toda espcie vegetal lenhosa ramificada desde a base, com altura mdia de at 4 m de altura. Quanto luminosidade, existem arbustos de pleno sol, meia-sombra e sombra.

20

Exemplos de arbustos Nome comum Acalifa Azalia Bico-de-papagaio Buxinho Crton Nome cientfico Acalypha wilkesiana Rhododendron indicum Euphorbia pulcherrima Buxus sempervirens Codiaeum variegatum

6.4 Trepadeira
toda espcie vegetal de caule semilenhoso ou mesmo herbceo que necessita de um suporte para se desenvolver. Como seu crescimento pode ser conduzido, as trepadeiras geralmente so utilizadas na formao de cercas-vivas, separao de ambientes, revestimento de muros ou paredes, formao de prgolas, arcos e trelias. Elas podem ser: - Volveis: quando se enrolam em aspiral no suporte, no possuindo outro tipo de fixao; portanto, no conseguem subir em paredes ou muros por si s, necessitando de suportes adequados; - Sarmentosas: Quando possuem rgos de fixao, como gavinha, espinhos curvos, razes adventcias, etc. Conseguem subir em quase todo tipo de suporte - Cips: No possuem qualquer tipo de rgo de fixao e nem so volveis. Possuem caules rgidos, que conseguem subir vrios metros sem apoio, at que se vergam pelo prprio peso sobre algum suporte. - Escandentes: So plantas mais arbustivas que em locais abertos, formam arbustos. Quando plantadas junto a um suporte, seus ramos apiamse nesse e atingem vrios metros de altura.

21

Exemplos de trepadeiras Nome comum Amor-agarradinho Buganvlia, primavera, trs-marias Brinco-de-princesa Cip-uva Unha-de-gato, herinha, falsa-hera Nome cientfico Antigonon leptopus Bougainvillea spp. Fuchsia hybrida Cissus rhombifolia Ficus pumila

6.5 Forraes
So espcies vegetais utilizadas para promover a cobertura do solo. As forraes so tambm plantas herbceas, usadas para revestir o solo, com a diferena de que no suportam o pisoteio, como os gramados. Exemplo de forraes Nome comum Amendoim-rasteiro Azulzinha, evlvulos Cacto-margarida Cinerria Grama-preta Rabo-de-gato, acalifa-rasteira Maria-sem-vergonha, beijo-turco Nome cientfico Arachis repens Evolvulus glomeratus Lampranthus productus Senecio douglasii Ophiopogon japonicus Acalypha reptans Impatiens walleriana

6.6 Gramados
Os gramados, em particular, representam quase sempre de 60 a 80% da rea ajardinada. As espcies de grama, em geral, necessitam de sol pleno ou meia-luz para se desenvolverem bem.

22

Exemplos de gramados Nome comum Grama-batatais Grama-coreana Grama-esmeralda Grama-santo-agostinho Grama-so-carlos Nome cientfico Paspalum notatum Zoysia tenuifolia Zoysia japonica Stenotaphrum secundatum Axonopus compressus

6.7 Florferas
So espcies vegetais cuja caracterstica dominante a emisso de flores vistosas, colorindo o ambiente criado pela vegetao bsica. Podem ser anuais, bianuais ou, em alguns casos, perenes. Exemplos de florferas Nome comum Amor-perfeito Calanchoe Lrio-beladona Margarida Hemerocalis, lrio-de-so-jos Nome cientfico Viola tricolor Kalancho blossfeldiana Amaryllis belladonna Chrysanthemum leucanthemum Hemerocallis flava

6.8 Folhagens
So espcies herbceas, s vezes subarbustivas ou mesmo arbustivas, formando conjuntos especficos em jardins. A caracterstica dominante nesse caso so as folhas, com seus formatos, cores e texturas.

23

Exemplos de Folhagens Nome comum Calatia-prateada Filodendro Incenso, planta-vela Jibia Maranta-cascavel Nome cientfico Calathea aegyraea Philodendron renauxii Plectranthus coleoides Scindapsus aureus Calathea insignis

6.9 Plantas entoucerantes


So espcies que, por causa do seu crescimento vigoroso, formam touceiras que podero, posteriormente, em uma fase de propagao, ser divididas e formar novas touceiras. Exemplos de plantas entoucerantes Nome comum Bambu-de-jardim, bambuzinho Estreltzia, flor-ave-do-paraso Helicnia-papagaio Moria-bicolor Papiro-do-egito Nome cientfico Bambusa gracilis Strelitzia reginae Heliconia psittacorum Dietes bicolor Cyperus papyrus

6.10 Plantas aquticas


Exemplos de plantas aquticas Nome comum Aguap, papuda Ltus, ltus-da-ndia Ninfia-azul, lrio-dgua Vitria-rgia Taboa Nome cientfico Eichhornia crassipes Nelumbo nucifera Nymphaea caerulea Victoria amazonica Typha domingensis

24

6.11 Plantas txicas


Exemplos de plantas txicas Nome comum Alamanda Batata-do-inferno Bico-de-papagaio Buxinho Comigo-ningum-pode Coroa-de-cristo Crton Espirradeira Trombeteira Nome cientfico Allamanda cathartica Jathrofa podagrica Euphorbia pulcherrima Buxus sempervirens Dieffenbachia amoena Euphorbia milii Codieaeum variegatum Nerium oleander Brugmansia arborea Parte txica Flor e folha Toda planta Ltex Folha Folha e caule Ltex Semente Toda a planta Semente

7 PROPAGAO DE PLANTAS 7.1 Multiplicao por sementes


O uso de sementes o principal mtodo para propagao das plantas anuais e bienais. As sementes so colocadas em substrato prprio, enterradas em uma profundidade correspondente a duas vezes o seu tamanho e ento irrigadas utilizando jato leve atravs de crivo fino. A germinao ocorre melhor em temperaturas entre 20-24 0C. Exemplos de algumas plantas multiplicadas por sementes: Nome comum Boca-de-leo Ardsia Margaridinha Sapatinho-de-vnus Nome cientfico Antirrhinum majus Ardisia crenata Bellis perennis Calceolaria herbeohybrida

25

Crista-de-galo Cufia, rica Ciclme

Celosia cristata Cuphea gracilis Cyclamem persicum

7.2 Multiplicao por estacas (estaquia)


A multiplicao por estacas, aquela na qual se utiliza uma poro do ramo com uma ou mais folhas ou, diretamente, por meio de uma folha. Esse um dos sistemas de propagao mais utilizados, pois as plantas obtidas por esse mtodo so idnticas planta-me. Conforme a parte da planta utilizada, pode-se diferenciar as estacas em lenhosas, semilenhosas, foliares e herbceas. Exemplos de algumas espcies multiplicadas por estacas: Nome comum Antrio Primavera, trs-marias Pingo-de-ouro Hera Calanco Azalia Violeta-africana Cinerria Nome cientfico Anthurium andraeanum Bougainvillea spectabilis Duranta repens var. aurea Hedera helix Kalancho blassfeldiana Rhododendro x simsii Saintpaulia ionantha Senecio douglasii

7.3 Multiplicao por alporquia


Alporquia um processo de multiplicao de plantas que consiste em induzir um ramo a emitir razes, quando ainda ligado planta. Para isso, so feitos alporques, onde so colocados substratos acondicionados para induo de formao de razes nessa rea. No local da alporquia, deve ser

26

retirada a casca, de maneira que fique um anel em torno do ramo. Para o enraizamento, usa-se o esfagno bem mido, que aplicado em torno do anel. Exemplos de plantas que so multiplicadas por meio de alporquia: Nome comum Congia Dracena-malaia Estrela-do-norte Trepadeira-jade Jasmim-estrela Nome cientfico Congea tomentosa Pleomele reflexa Randia formosa Strongylodon macrobotrys Trachelospermum jasminoides

7.4 Multiplicao por mergulhia


A mergulhia uma variao da alporquia. Encurva-se o ramo at o substrato onde dever enraizar. Exemplos de algumas espcies multiplicadas por mergulhia: Nome comum Amor-agarradinho Esponja Camlia Madagascar Nome cientfico Antiogonon leptopus Calliandra brevipes Camelia japonica Quisqualis indica

7.5 Multiplicao por enxertia


Trata-se de um mtodo de multiplicao que utiliza dois exemplares diferentes para formao da muda; o primeiro, que chama-se cavalo ou porta-enxerto, forma a parte radicular; o segundo, que cavaleiro ou enxerto propriamente dito, originar a parte area.

27

Exemplos de algumas plantas multiplicadas por enxertia: Nome comum Roseira Roseira-trepadeira Frsia Nome cientfico Rosa x grandiflora Rosa x wichuraiana Freesia x hybrida

7.6 Diviso de touceiras


A multiplicao pela diviso de touceiras feita fragmentando-se um nico indivduo para obter outros caractersticas, retirando-se as mudas. Exemplos de algumas plantas multiplicadas por diviso de touceiras: Nome comum Bambu-de-jardim Moria-bicolor Bola-de-neve-mexicana Grama-azul Helicnia Nome cientfico Bambusa gracilis Dietes bicolor Echeveria elegans Festuca glauca Heliconia angusta exemplares com as mesmas

7.7 Multiplicao por bulbos


As plantas providas de bulbos multiplicam-se por meio desse material e de bulbilhos que so formados lateralmente ao bulbo-me. Esses bulbilhos so retirados e plantados novamente, transformando-se em bulbos normais, destinados ao plantio definitivo.

28

Exemplos de algumas plantas multiplicadas por meio de bulbos: Nome comum Lrio-beladona, amarilis Caldio Gladolo Copo-de-leite Nome cientfico Amaryllis belladonna Caladium x hortulanum Gladiolus grandiflorus Zantedeschia aethiopica

7.8 Multiplicao por rizomas


Rizomas so caules subterrneos dotados de reservas, com ns, gemas e escamas. So mais ou menos cilndricos e crescem lateralmente formando touceira. As plantas rizomatosas podem ser perenes ou passar por um perodo de repouso. So multiplicadas arrancando-se a touceira e separando-a por partes. As de repouso so arrancadas e divididas nessa fase. Exemplos de plantas multiplicadas por rizomas: Nome comum Gloriosa ris Ltus Nome cientfico Gloriosa rothschildiana Iris germanica Nelumbo nucifera

7.9 Multiplicao por esporos


feita em espcies como samambaias, renda-portuguesa e avenca, que apresentam em seus fololos estruturas cor de ferrugem chamadas soros, os quais contm esporos. Em condies adequadas, essas estruturas germinam, permitindo a reproduo dessas plantas.

29

7.10 rebentos)

Multiplicao por brotaes laterais (filhotes,

Certas espcies emitem brotaes laterais, o que permite propag-las apenas pela separao dessas brotaes. Exemplos de plantas multiplicadas por brotaes laterais: Nome comum Margarida Antrio Bromlia Agave Nome cientfico Crysanthemum leucanthemum Anthurium andraeanum Neoregelia carolinae Agave americana

8 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS
Para que se possa manter um jardim sempre bonito, so necessrios alguns cuidados, tanto na fase de implantao quanto na fase de manuteno. Esses cuidados incluem o uso de equipamentos/ferramentas especficos para cada atividade a ser realizada.

8.1 Equipamentos necessrios:


- Enxada - Enxado - P-de-jardim - Sacho

30

- Foice - Forcado - P-direita - Escarificadores - Rastelo - Regador - Tesoura de poda - Canivete - Carrinho de mo - Colher de transplante, etc

8.2 Manuteno de equipamentos Aps o uso, lavar os equipamentos e ferramentas apenas com
gua, secando bem para no enferrujar;

Aplicar leo de mquina nos instrumentos que necessitem de


lubrificao;

Guardar o material em lugar adequado (seco, protegido de


chuvas e sol);

Ferramentas menores devero ser guardadas em caixa.

31

9 MANUTENO DE JARDINS
A manuteno consiste em todos os cuidados que devem ser dispensados s plantas e ao jardim como um todo, aps a sua execuo.

9.1 Tutoramento
De maneira geral, as plantas novas devem receber um apoio pequeno, que pode ser substitudo por outros maiores, medida que vo crescendo. Existem vrias maneiras de sustentar as plantas em um jardim, desde uma simples vareta de bambu at sofisticadas malhas feitas com trelias de madeiras ou amarraes realizadas com materiais variados. A escolha depende de criatividade e disponibilidade de material.

9.2 Desbrota
Consiste na retirada dos brotos ladres que surgem de gemas laterais existentes em mudas de rvores e arbustos e mesmo em espcies adultas, quando podadas. Tem a finalidade de conduzir com maior vitalidade haste principal.

32

9.3 Podas
As podas tm vrias funes. Pode-se us-las para fins estticos, para estimular a produo de ramos, flores, frutos e tambm como medida de controle fitossanitrio. As podas podem ser divididas em: de limpeza, de formao e de conduo. Independentemente do tipo, estimulam a produo de ramos, flores e frutos.

Poda de limpeza: consiste na retirada de galhos velhos,


quebrados e/ou doentes.

Poda de formao: tem o objetivo de dar planta, ou a um


conjunto de plantas, uma forma bsica.

Poda de conduo: objetiva orientar a planta em determinado


sentido e sobre um suporte. Exemplos: Roseiras: devem ser podadas mais drasticamente no inverno, deixando-se apenas o tronco com os ramos do ano anterior, cada um com uma ou duas gemas. Na primavera/vero, importante cortar as flores/cachos que j tenham murchado, pois desgastam a planta. Azalias: a poda compromete a florao do ano seguinte, pois elas s florescem em ramos apicais, nascidos no ano. Se a poda for necessria, deve-se faz-la aps o florescimento, antes dos novos brotos se desenvolverem.

33

Trepadeiras: as podas podem ser feitas para conduzir ramos na direo desejada, transformar algumas espcies em arbustos (roseiras por exemplo), induzir o florescimento e, mesmo, diminuir o porte/volume.

9.4 Capinas/ Combate a ervas daninhas


Tem como objetivo eliminar as espcies invasoras dos canteiros ou mesmo do gramado. Podem ser feitas manualmente ou com o auxlio de ferramentas como sacho ou com o firmino (ino). Erva-daninha aquela plantinha que cresce onde normalmente no se deseja t-la. So elas que sempre competem pela luz, gua e todos os nutrientes que existem no solo, alm de serem bastante propcias ao aparecimento de doenas e pragas. Mtodos para controle 1. Em grupos de plantas cultivadas muito prximas, o melhor controle das ervas-daninhas arranc-las manualmente. 2. Ervas-daninhas anuais devem ser retiradas com auxlio de uma p, eliminando-as. 3. Em grandes reas, as ervas-daninhas podem ser eliminadas mediante uso de cultivadores de trao animal. 4. Outro mtodo de controle de ervas-daninhas o uso de herbicidas; porm esses devem ser sempre utilizados com o auxlio de um profissional especializado.

34

9.5 Escarificao do solo


Consiste em desagregar e revolver o solo, soltando-o, com o objetivo de facilitar a aerao e drenagem. Pode ser feita com o sacho, ou mesmo com pequenas ferramentas de jardim, no caso de reas pequenas.

9.6 Plantio e replantio


Consiste na introduo de novas espcies no jardim, na reposio de algumas que, por ventura, morreram, e no replantio daquelas que entouceram muito, comprometendo forma e florao.

9.7 Irrigao
O melhor critrio para a irrigao a observao. Existe uma necessidade de gua diferente para cada tipo/grupo de plantas e em relao a cada estao do ano. A gua deve ser fornecida sempre que o solo comear a secar.

10 COMBATE A PRAGAS E DOENAS


Deve-se vistoriar o jardim periodicamente, como objetivo detectar a presena de pragas e/ou doenas. necessrio esclarecer que, quando se fala em pragas, est se referindo ao inimigo da planta de origem animal (pulges, lagartas,

35

cochonilhas, etc.), e em doenas, quando o inimigo da plantas de outra origem (fungo, vrus e bactria).

10.1 Pragas
O controle das pragas pode ser tanto preventivo quanto de ao direta, pela aplicao de defensivos agrcolas. Outra possibilidade o uso de defensivos alternativos, de produo caseira, quase nada txicos e que tm se mostrado bastante eficientes no combate das pragas. a) Formigas: as espcies consideradas pragas em jardins e hortas so compostas pelas formigas cortadeiras: savas e quenquns. No existe ainda uma forma eficaz de se controlar naturalmente formigas cortadeiras. As iscas txicas (formicidas) so as mais eficientes no mercado, fceis de aplicar, pouco txicas ao homem e de preo acessvel. Sua utilizao deve ser feita seguindo-se criteriosamente as instrues contidas no rtulo. Deve-se, ainda, respeitar a indicao de iscas para jardinagem amadora e para a agricultura. Esta ltima no pode ser utilizada na rea urbana. b) Lesmas e Caracis: normalmente atacam noite, furando e devorando folhas, caules e botes florais, mas tambm podem atingir as razes subterrneas. Dicas: besouros e passarinhos so seus predadores naturais. Uma boa forma de elimin-los usar armadilhas feitas com isca de cerveja para atra-los. Como fazer: tirar a tampa de uma lata de azeite e enterr-la

36

deixando a abertura no nvel do solo. Colocar dentro um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas e os caracis caem na lata atrados pela cerveja e morrem desidratados pelo sal. c) caros: parecem pequenas aranhas vermelhas, sendo de tamanho microscpico. O sinal de que a planta est sendo atacada o aparecimento de minsculas teias prateadas na parte de baixo das folhas. Todas elas podem matar suas plantas, mas antes deixam as folhas manchadas e enroladas. d) Pulges: podem ser pretos, marrons, cinzas e at verdes. Alojamse nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e at transmitir doenas perigosas. Os pulges costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes e folhas macias. Precisam ser controlados logo que aparecem, pois multiplicam-se com grande rapidez. Dicas: as joaninhas so seus predadores naturais. Um chumao de algodo embebido em uma mistura de gua e lcool em partes iguais ajuda a retirar os pulges das folhas. Essa operao pode ser feita semanalmente. Recomenda-se tambm a aplicao de calda de fumo ou macerado de urtiga. e) Cochonilhas: so insetos minsculos, geralmente marrons ou amarelos, que alojam-se principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Alm de sugar a seiva da planta, as cochonilhas liberam uma substncia pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso.

37

Dicas: as joaninhas tambm so seus predadores naturais, alm de certos tipos de vespas. A calda de fumo e a emulso de leo so mtodos naturais bastante eficientes para combat-las. Deve-se evitar o uso de controle qumico, mas, quando necessrio, nos casos extremos, normalmente so usados leo mineral e inseticida organofosforado. f) Moscas-brancas: so insetos de colorao branca. No difcil notar a sua presena: ao esbarrar numa planta infestada por moscas-brancas, ocorre uma pequena revoada de minsculos insetos brancos. Dica: difcil elimin-las; por isso, muitas vezes, preciso aplicar insetidas especficos. Quando o ataque pequeno, o uso de plantas repelentes - como tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes sp.), hortel (Mentha sp.), calndula (Calendula officinalis), arruda (Ruta graveolens) costuma dar bons resultados. g) Lagartas: fceis de serem reconhecidas, as lagartas costumam enrolar-se nas folhas jovens e literalmente comem brotos, hastes e folhas novas, formando uma espcie de "teia" para proteger-se. Dicas: caso no apresente um ataque macio (quando indicada a aplicao de um lagarticida biolgico, facilmente encontrado no mercado), o controle das lagartas deve ser manual, ou seja, devem ser retiradas e destrudas uma a uma. A calda de angico ajuda a afastar as lagartas e no prejudica a planta. O uso de plantas repelentes, como a arruda, pode ajudar a mant-las afastadas. Aves e pequenas vespas so suas inimigas naturais. h) Percevejos: so mais conhecidos como marias-fedidas, pois exalam um odor desagradvel quando se sentem ameaados. Seu ataque

38

costuma provocar a queda de flores, folhas e frutos, prejudicando novas brotaes. Dicas: vespas so seus predadores naturais. Devem ser removidos manualmente, um a um. Se o controle manual no for eficiente, a calda de fumo pode funcionar como um repelente natural. i) Tatuzinhos: muito comuns nos jardins com umidade excessiva, so tambm conhecidos como tatus -bolinha, pois enrolam -se como uma bolinha quando so tocados. Vivem escondidos e alimentam-se de folhas, caules e brotos tenros, alm de transmitir doenas s plantas. Dicas: evitar a umidade excessiva em vasos e canteiros; devem ser retirados manualmente e eliminados um a um. j) Nematides: so parentes das lombrigas e atacam as plantas pelas razes. As plantas afetadas apresentam razes grossas e cheias de fendas. Num ataque intenso, provocam a morte do sistema radicular e, conseqentemente, da planta. Algumas plantas do sinais em sua parte area, mostrando sintomas do ataque de nematides: as dlias, por exemplo, podem apresentar reas mortas, de colorao marrom, nas folhas mais velhas. Dicas: o melhor repelente natural o plantio de tagetes (o popular cravo-de-defunto) na rea infestada. Se o controle ficar difcil, deve-se eliminar a planta infestada do jardim, para evitar a proliferao.

39

10.2 Doenas
a) Antracnose: provoca o aparecimento de vrias manchas brancas com anis vermelho-escuros com o tempo. As manchas tornam-se amarronzadas. Das manchas, formam-se buracos e as folhas caem. O controle qumico feito com pulverizaes base de enxofre. Durante o perodo de crescimento, pulveriza-se semanalmente com Maneb ou zineb. b) Cancro: os fungos penetram pelos cortes da poda, n de articulao do enxerto ou ferimentos causados por ferramentas. Aparecem manchas marrons grandes que circulam os caules, atingindo as folhas. O controle feito com pulverizaes base de enxofre. c) Tombamento: aparecem quando se tem excesso de umidade e temperatura baixa. Causam o apodrecimento da haste junto ao solo. O controle deve ser preventivo com a desinfeco do solo. d) Ferrugem: formam manchas pulverulentas nas partes inferiores das folhas que depois murcham e caem, e nos caules. As manchas podem ser alaranjadas, amarelas ou marrom-avermelhadas. O controle feito com pulverizaes de enxofre, Zineb ou Maneb. e) Mldio pulverulento: o ataque feito nas partes novas da planta, formando manchas marrons cobertas por um p branco ou cinza. As folhas enrolam e secam. O controle deve ser qumico, base de enxofre.

40

f) Mofo cinzento: a planta apresenta nos caules, folhas, brotos e botes florais um mofo cinza amarronzado. O controle qumico feito com pulverizaes de Zineb. g) Odio: a planta apresenta manchas claras, esbranquiadas, aspecto pulverulento (talco), mais ou menos arredondadas nos dois lados das folhas, nos brotos e botes. As manchas tornam-se amarelo-avermelhadas e as folhas acabam secando. Controle com produtos base de enxofre. h) Pinta-preta: a planta apresenta as folhas todas pintadas com manchas arredondas pretas, com contorno amarelado, causando a queda das folhas. Ocorre geralmente em tempo mido e tpica das roseiras. O controle qumico feito atravs de pulverizaes com Dithane e Fermate. i) Galha: a planta apresenta um tumor arredondado e spero que aparece no caule junto ao nvel do solo. O ataque feito quando a planta sofre ferimentos. A planta perde o vio e morre. O controle qumico feito com aplicaes de estreptomicina em p a cada duas semanas. j) Viroses: existem diversos tipos. As plantas atacadas geralmente apresentam estrias amarelas nas folhas, deformaes, envassouramentos, redues do crescimento e da produo.

41

11 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BRASIL. Servio Nacional de Formao Profissional Rural. Parques e jardins. Braslia:[S.M.], 1979. 456 p. (Coleo Bsica Rural, 14). COELHO, S. J.; COSTA, M. de Jaboticabal: Funep, 2000. 67 p. M. V. Iniciao jardinagem

GREENWOOD, P.; O livro definitivo de dicas & sugestes de jardinagem. So Paulo: Nobel, 1997. 192 p. LORENZI, H.; SOUZA, H. M. de Plantas Ornamentais no Brasil: arbustivas, herbceas e trepadeiras. Nova Odessa, SP: Plantarum, 1995. 720 p. RIBEIRO, W. L. Jardim e DF/EMBRAPA-SPI, 1994. 56 p. jardinagem. Braslia: EMATER-

WINTERS, G. Apostila: curso avanado de paisagismo. Campinas: FBN, 2000. 113 p.

Dicionrio de Jardinagem

Edio TE2 Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br


Alporquia, brctea, colmo, estolho, estiolada... o idioma "jardins" est muito complicado? Pois agora vai ficar mais fcil! Neste pequeno dicionrio de jardinagem, colocamos os termos mais utilizados, bem explicadinhos!

A calndula (Calendula officinalis) um exemplo de planta anual

A
cido: Com pH inferior a 7 (veja tambm pH). Solo cido comum em regies
chuvosas, tende a ser escuro e a formar limo. Acuminada: Folha que termina em ponta alongada. Area: que ocorre no ar ou prpria dele; parte area de uma planta , geralmente,

o conjunto de caule, ramos folhas, flores e frutos; raiz area qualquer raiz exposta ao ar, como as do filodendro e da seringueira. Alcalino: Com pH superior a 7 (veja tambm pH). Solo alcalino ocorre mais comumente em regies de pouca chuva e tende a ser esbranquiado.

Alcachofra: Uma flor na mesa


Ao saborear uma alcachofra, alm de consumir um poderoso alimento, voc estar se deliciando com uma flor extica e medicinal. Conhea aqui, as virtudes dessa delcia. Na verdade, a alcachofra (Cynara scolymus) que consumimos uma flor imatura, pertencente mesma famlia das margaridas e dos girassis - a famlia das Compostas. Conta-se que ela saiu do jardim e foi para a mesa na poca do Imprio Romano, quando suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas e a alcachofra passou a ser privilgio apenas da mesa de nobres e reis. Hoje, felizmente, no preciso ser nobre para desfrutar deste privilgio (apesar do preo ser s vezes proibitivo!). Considerada uma iguaria extica, esta hortalia parece ter sido feita para ser deliciada a cada ptala e no para ser devorada. Afinal, dela consumimos apenas a parte carnuda das "ptalas" e o "fundo" da flor, depois de retirados os espinhos. O trabalho compensador, se levarmos em conta suas excelentes propriedades nutritivas e medicinais: a cada 100g comestveis, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potssio, clcio, fsforo, iodo, sdio, magnsio e ferro. A lista de suas qualidades teraputicas tambm digna de registro. Para comear, o sabor amargo estimula as secrees digestivas. A gua do cozimento da alcachofra um verdadeiro ch de efeito diurtico, estimulante da vescula biliar e ativador da digesto. Alis, a alcachofra considerada um eficiente auxiliar da digesto e a ciarina substncia encontrada na planta pode melhorar as funes do fgado. A medicina popular j consagrou esta iguaria como um perfeito alimento-remdio, ideal para as pessoas com problemas hepticos e para os diabticos. Vrias experincias realizadas com o extrato da alcachofra atestaram sua eficincia na reduo do excesso de gordura no sangue, porm, o simples fato de consum-la j traz inmeras vantagens, entre elas, o poder de combater anemias e raquitismo, pela boa dose de ferro e vitamina C que contm. Proibida para mulheres?

Quando se fala em alcachofra preciso esclarecer alguns enganos. No incio do texto as palavras ptalas e fundo aparecem entre aspas. Isso porque o que se chama de "flor" na planta , na verdade, uma inflorescncia. A flor constituda por um captulo de grandes dimenses do qual consumimos apenas o receptculo carnudo chamado "fundo ou corao da alcachofra". As partes chamadas impropriamente de ptalas so as brcteas da planta. Feita a observao, vale a pena lembrar que as alcachofras sempre tiveram suas propriedades reconhecidas. Na Antigidade, elas j eram utilizadas pelos mdicos no preparo de medicamentos contra a febre, doenas do fgado, reumatismo e at como antidepressivo. Mas convm contar uma passagem no to gloriosa desta planta: ao que parece, por volta do sculo XVI, o consumo da alcachofra na Frana chegou a ser proibido para mulheres. que a esposa do rei Henrique II, a italiana Catarina de Mdicis, adorava alcachofras e corria a fama de que a iguaria era um poderoso afrodisaco. O comportamento da esposa do rei no devia ser muito exemplar, pois, juntando uma coisa com a outra, acharam que as damas no deviam comer alcachofras e viram por bem, proibir o consumo apenas pelas mulheres. Perfeita no prato As alcachofras foram trazidas para o Brasil pelos imigrantes europeus, h cerca de 100 anos. Nativa do sul da Europa e norte da frica uma planta de clima temperado a frio (mdia de 20 graus C) e reas midas. Em regies quentes vegeta bem, mas no forma os botes florais comestveis. De agosto a novembro, estamos em plena poca de colheita da alcachofra. quando a encontramos com tima qualidade e melhores preos. So quatro as variedades mais encontradas no mercado: Violeta de Proena, Roxa de So Roque, Verde Lion e Verde Grande da Bretanha. A maioria dos nutricionistas concorda: o ideal consumir a alcachofra no mesmo dia da compra, pois ela comea a perder suas qualidades logo depois de colhida. Na hora da compra, recomenda-se escolher as que apresentarem talo longo e inflorescncia firme e bem arroxeada. Para os apreciadores desta flor comestvel, os "espinhos" s devem ser retirados aps o cozimento - quando chegamos ao gran finale da iguaria: o famoso fundo da alcachofra. Outro detalhe: recomenda-se consumir a planta logo aps o cozimento ou preparo, para melhor aproveitamento de suas propriedades medicinais e nutricionais. Dicas para preparar a alcachofra: 1. Corte o talo perto da base e lave a alcachofra em gua corrente abrindo bem as ptalas para que a gua penetre.

2. Deixe de molho em gua com sal e algumas gotas de limo ou vinagre para no
escurecer.

3. No cozimento, use panelas esmaltadas ou em ao inoxidvel. As panelas de


alumnio escurecem a alcachofra.

4. O tempo mdio de cozimento de aproximadamente 40 minutos, dependendo


do tamanho e idade da alcachofra. Em panela de presso o tempo cai para uns 20 minutos.

5. Para saber se a alcachofra est cozida, s puxar uma folha: se ela se soltar
com facilidade porque est no ponto.

6. No cozimento, evite o excesso de gua: coloque o suficiente para cobrir metade


da alcachofra.

7. Os talos das alcachofras tambm podem e devem ser aproveitados. Para isso,
s retirar a parte fibrosa que os envolve, descascando-os com uma faca. Depois, deixe os talos mergulhados em gua com limo ou vinagre durante alguns minutos e leve para cozinhar por 30 minutos ou 15 minutos em panela de presso. Receitas: Alcachofra dos Nobres Corte as pontas das ptalas de 6 alcachofras grandes, deixando-as todas com a mesma altura. Retire as ptalas mais duras e esfregue as partes cortadas com limo. Ponha para ferver 8 xcaras (ch) de gua com sal e coloque as alcachofras, junto com metade de um limo. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Escorra e deixe esfriar. Retire, cuidadosamente com uma colherinha, a parte fibrosa central de cada alcachofra, isto , os "espinhos". Retire tambm todas as ptalas, cubra os fundos com papel alumnio e leve geladeira. Enquanto isso misture num recipiente 1/2 xcara (ch) de azeite, 2 colheres (sopa) de suco de limo, 2 colheres (sopa) de vinagre, salsa picada, 2 colheres (ch) de mostarda e sal a gosto. Retire os fundos das alcachofras da geladeira e arrume-os numa travessa, sobre as ptalas reservadas. Espalhe por cima o molho preparado e leve novamente geladeira, at a hora de servir. Alcachofras Romana Retire os talos de 4 alcachofras, limpe-as e corte a ponta das folhas. Coloque-as em uma vasilha com gua, sal e limo e reserve. Misture 1/2 pozinho amanhecido e ralado com salsa picada e sal a gosto. Escorra as alcachofras, achate-as um pouco no centro, para formar uma cavidade entre as ptalas e recheie com a mistura. Leve as alcachofras ao fogo, em uma panela com um pouco de gua e leo. Tampe e deixe cozinhar at que as ptalas se soltem facilmente.

Alpnia ou colnia (Alpinia zerumbet)


Nome cientfico: Alpinia zerumbet Famlia: Zingiberceas Nomes Populares: colnia, falso-cardamomo, helicondia, jardineira, alpnia, gengibre-concha. Outros nomes: collar de novia (em espanhol), shell ginger e pink porcelain lily (em ingls). Esta planta, parente do gengibre, uma herbcea, rizomatosa, que chega a 2 ou 3 metros de altura. Suas folhas so aromticas, longas, largas e brilhantes. As flores, que surgem no vero e outono, so rseas e brancas, agrupadas em inflorescncias semi-pendentes e apresentam aroma suave e agradvel. O fruto do tipo cpsula, de formato globoso e abriga diversas sementes. A propagao de alpnia se d por meio da diviso de rizomas. Planta de clima ameno, necessita de luz solar plena ou meia-sombra com pelo menos 4 horas de sol por dia. O solo indicado para o cultivo deve ser rico em matria orgnica e apresentar boa drenagem. A Alpinia zerumbet gosta de regas espaadas e no se d bem com solo encharcado.

Trata-se de uma espcie originria da sia (China e Japo), cultivada no Brasil principalmente como planta ornamental. A espcie apresenta propriedades medicinais, suas folhas e razes contm kavana e dehydrokavana. Estas substncias, segundo estudos realizados, do Alpinia zerumbet as mesmas atividades farmacolgicas da kawa-kawa (relaxante e anti-stress). A alpnia ou colnia tambm conhecida por sua ao anti-hipertensiva que atribuda s substncias presentes no extrato e no seu leo essencial. Outras substncias presentes na planta, como alcalides, taninos, cardamonina, isalpinina, canfeno, cnfora, clcio, ferro, magnsio, potssio, sdio e zinco contribuem para a sua aplicao na fitoterapia, dando-lhe indicaes contra a artrite e a asma, alm de propriedades anticatarral, antitrmica, antiulcerognica e estomquica. Entretanto, seu uso no indicado para gestantes e a ingesto pode causar intoxicaes leves e efeitos cardacos. O contato com a seiva pode causar irritaes na pele e nos olhos.

Alporque: Ramo ou caule circundado por terra, p de xaxim, turfa ou substrato


semelhante, para emitir razes e, mais tarde, ser destacado como muda. Alporquia: Tcnica de reproduo por alporque. Alternadas: Folhas que nascem em ns alternados em cada lado do caule ou do ramo. Amarrilho: Cordo ou fita para atar uma planta, geralmente a uma estaca que lhe serve de tutor. Antera: Parte do estame que desenvolve e contm o plen.

Anmona

(Anemone coronaria)
A anmona pertence famlia das Ranunculceas Esta flor apresenta delicadas ptalas, to finas que parecem feitas de papel, nas cores prpura, rosa, vermelho, amarelo-claro e branco, dependendo da variedade. Ideal para a criao de arranjos florais ou, simplesmente, para enfeitar um vaso de vidro. Apesar da aparncia delicada, a anmona bem resistente e, se manuseada adequadamente, pode durar cerca de uma semana. Para isso, essencial trocar a gua do vaso todos os dias, lembrando de cortar cerca de 1 cm da base do caule, sempre em diagonal, com um canivete ou tesoura bem afiados. O ideal fazer esse corte com a haste imersa em gua limpa e fresca ou sob um fio de gua corrente, para ajudar na hidratao. Antrio (Anthurium sp.)

A flor do antrio, na verdade, bem pequena, alcanando o tamanho da cabea de um alfinete. A parte colorida e extica, que normalmente achamos que a flor, na verdade uma inflorescncia, ou seja, o conjunto formado pela espdice - espiga onde brotam as minsculas flores - e espata do antrio - a brctea colorida, ou a folha modificada. As verdadeiras flores do antrio so os pontinhos amarelos que brotam na espiga. Esta peculiaridade um artifcio da natureza: quando as flores so pouco significativas, a natureza produz folhas modificadas ou brcteas coloridas para atrair insetos e outros agentes polinizadores. Isso tambm ocorre com as flores do bico-depapagaio (Euphorbia pulcherrima) e da primavera (Bougainvillea spectabilis), por exemplo. Mas o antrio no impressiona apenas pela beleza da inflorescncia. Suas folhas em formato de corao (codiformes), que variam de tamanho dependendo da espcie, so extremamente exticas. Em algumas espcies, podem ser at mais atraentes que as inflorescncias, bons exemplos disso so o Anthurium crystallium e o Anthurium magnificum que apresentam as nervuras em tons contrastantes, resultando em verdadeiros desenhos nas folhas. Pertencente famlia das Arceas - que rene cerca de 600 espcies, todas originrias da Amrica Tropical - o antrio uma das espcies mais famosas da famlia. Suas espatas podem apresentar cores que vo do mais puro branco at o vermelho intenso, incluindo vrios tons de rosa, salmo, verde e at marrom. Algumas espcies so bem populares no Brasil, como o Anthurium andreanum chamado de "paleta-de-pintor" e o Anthurium scherzeranum, conhecido como "flor-deflamingo, por apresentar a espdice recurvada, lembrando a forma do flamingo. Cultivo Quem deseja cultivar antrios, pode ficar tranqilo: uma planta de fcil cultivo, que no d trabalho e nem requer muitos cuidados. O primeiro passo escolher um local sombreado para a planta, pois o excesso de sol prejudicial ao antrio. Procure deixar a planta meia-sombra, isto em locais com boa luminosidade, mas sem que receba os raios solares diretamente. A mistura de solo indicada para o plantio a seguinte: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal 2 partes de composto orgnico Procure usar mudas bem desenvolvidas com cerca de 10 cm de altura. Se for plantar em canteiros, tente colocar as mudas sob a sombra de rvores ou arbustos grandes. Para controlar problemas com fungos nos canteiros, recomenda-se fazer pulverizaes peridicas com calda bordalesa. De resto, os cuidados so poucos: regas freqentes sem encharcar;

pulverizar as folhas com gua durante o vero mais intenso; duas vezes ao ano, adubar com um composto orgnico; garantir sombra, calor e umidade;

Super durveis Extico e duradouro, o antrio uma das plantas mais usadas na decorao de interiores e na formao de arranjos florais. Sua inflorescncia (a parte tida como flor) chega a durar at 60 dias num vaso com gua, aps ser retirada da planta. Entretanto, a beleza e durabilidade da planta na composio de arranjos e decoraes dependem de fatores importantes. Em locais onde a umidade do ar baixa, a folhagem deve ser pulverizada com gua, para manter seu frescor e brilho. Para o corte, a inflorescncia s deve ser retirada, quando estiver totalmente formada.

Anuais: Plantas obtidas a partir de semente e que completam o ciclo de vida em


uma estao. As anuais devem ser descartadas assim que completarem o ciclo. Vrias plantas perenes so tratadas como anuais, geralmente por perderem o vio nos anos seguintes. pice: Poro terminal de um rgo, como o caule e a raiz. Aqunio: Fruto seco, com uma nica semente ligada parede do fruto num s ponto, como o do girassol. Arbusto: Planta compacta, de caule lenhoso e ramificado, menor do que uma rvore, que, em geral, ramifica desde o solo. Normalmente, difcil estabelecer a diferena entre um arbusto grande e uma rvore pequena. Arola: rgo exclusivo dos cactos, composto de uma diminuta almofada ou elevao de onde nascem os espinhos, ramos e as flores. Este termo tambm designa um pequeno crculo translcido em folhas atacadas por fungos. Argila: Tipo de barro constitudo essencialmente por silicatos de alumnio, tende a reter gua. rvore: Planta de haste lenhosa com um tronco claramente perceptvel, encimado por galhos. Saiba quais so as espcies de rvores ideais para a beira de rios

Goiabeira (Psidium guajava)

Espcies para terrenos alagados Aoita-cavalo-mido (Luehea divaricata) Angico (Anadenanthera colubrina) Crista-de-galo (Erythrina crista-galli) Embabas (Cecropia hololeuca e Cecropia pachystachya) Guanandi (Calophyllum brasiliensis) Ing (Inga spp) Ip-amarelo-do-brejo (Tabebuia umbellata) Jenipapo (Genipa americana) Jeriv (Syagrus romanzoffiana) Palmito (Euterpe edulis) Pau viola (Cytharexillum myrianthum) Peito-de-pombo (Tapuira guaianensis) Peroba poca (Aspidosperma cylindrocarpon) Pindaba (Xylopia emarginata) Pinha-do-brejo (Talauma ovata) Salgueiro (Salix humboldtiana) Sangra d'gua (Croton urucurana) Suin (Erythrina falcata) Tapi (Alchornea glandulosa) Espcies tolerantes a inundao temporria Aroeira-vermelha (Schinus terebenthifolius) Cabriva (Myroxylon perniferum) Canela-batalha (Cryptocarya aschersoniana) Capixingui (Croton floribundus) Capororoca (Rapanea ferruginea) Copaba (Copaifera langsdorfii) Figueira (Ficus spp) Goiabeira (Psidium guajava) Guaiuvira (Patagomela americana) Jabuticaba (Myrciaria trunciflora) Dicas teis:

Jeriv (Syagrus romanzoffiana)

O espaamento indicado para o plantio de 3 metros entre linhas e 2 metros entre plantas.

As espcies tolerantes a alagamento constante so prprias para beiradas de rios e terrenos brejosos em geral. As que suportam inundaes apenas temporrias devem ser plantadas um pouco mais afastadas, em terra mais firme.

Araucria angustifolia: a rvore do pinho

Araucaria angustifolia Sendo um ms tipicamente frio, a culinria das festas do ms de junho - as festas juninas - no poderia deixar de conter bebidas e alimentos energticos e quentes: pinho, quento, batata assada, mandioca frita, pipoca, amendoim, canjica e bolo de fub so alguns exemplos dessa "quentssima" culinria. Mas aqui ns vamos falar sobre o pinho - a semente de uma rvore bem brasileira: o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia). Esta semente apresenta um valioso teor nutricional. Tanto que era a principal fonte de alimentao de algumas tribos indgenas do sul do Brasil. Sua polpa formada basicamente de amido, sendo muito rica em vitaminas do complexo B, clcio, fsforo e protenas. E antes de falarmos desta semente e sua bela rvore, vale lembrar que a melhor maneira de aproveitar todas as deliciosas potencialidades do pinho saber prepar-lo. Pelo menos um ingrediente indispensvel: a pacincia. Deixe-o cozinhar lentamente, para que a casca se abra e libere todas as suas qualidades de aroma e sabor. Comida de ndio? Os ndios paranaenses, coletores de alimentos, tinham o pinho como um alimento por excelncia e acabavam atuando como propagadores das florestas de pinheiros. Para a colheita, os ndios botucudos tinham flechas especialmente adaptadas para derrubar as pinhas ainda presas. A tal flecha chamava-se "virola". O ingls Thomas Bigg-Wither que, no sculo retrasado, passou pelos campos do Paran, registrou: "0 pinho fruta oblonga, de cerca de uma polegada e meia de comprimento, com um dimetro de meia a trs quartos de polegada na parte mais grossa, tem uma casca coricea, como a da castanha espanhola. 0 paladar , entretanto, superior ao desta ltima e, como produto alimentcio, basta dizer que os ndios muitas vezes s se alimentavam dele, durante muitas semanas. Pode ser comido cru, mas os ndios habitualmente os assam na brasa at partir, quando fica em condies. 0 sabor ainda melhora quando cozido, mas este um sistema que os ndios no praticam. 0 estgio mais delicado do pinho quando ele comea a germinar, fazendo aparecer um pequenino grelo verde numa extremidade. Nada excede a guloseima desse fruto em tal estado. Os coroados costumam guardar esse fruto para com-lo mais tarde: Isto eles fazem enchendo diversos cestos de pinho, colocados dentro da gua corrente durante quarenta e oito horas. No fim desse tempo os cestos so tirados fora e o contedo espalhado para secar ao sol. Assim conservados, os

frutos ficam secos e sem gosto, perdendo sem dvida grande parte de suas propriedades nutritivas''.

Ficha da Planta Nome cientfico: Araucaria angustifolia Nomes populares: Pinho, pinheiro-do-paran, pinheiro-brasileiro, pinheiro-caiov, pinheiro-dasmisses e pinheiro-so-jos Famlia: Araucariceas Origem: Amrica do Sul, Brasil Trata-se de uma rvore alta com copa de formato de clice. A araucria ou pinheiro brasileiro se destaca das outras espcies brasileiras principalmente por sua forma original que d s paisagens do sul uma caracterstica toda especial. No passado, antes que a lavoura de caf e cereais cobrisse as terras paranaenses e antes que os trigais cobrissem os campos gachos, sua presena era to comum que os ndios chamaram de "curitiba" (que quer dizer "imensido de pinheiros") toda uma extensa regio onde esta rvores predominava. E a palavra acabou imortalizada, denominando a capital do Paran. Presente no planeta desde a ltima glaciao - que comeou h mais de um milho e quinhentos mil anos, a araucria, segundo o engenheiro florestal Paulo Carvalho, da Embrapa de Colombo, PR, j ocupou rea equivalente a 200 mil quilmetros quadrados no Brasil, predominando nos territrios do Paran (80.000 km), Santa Catarina (62.000 km) e Rio Grande do Sul (50.000 km), com manchas esparsas em Minas Gerais, So Paulo e Rio de Janeiro, que juntas, no ultrapassam 4% da rea originalmente ocupada pela Araucaria angustifolia no pas. uma espcie resistente, tolera at incndios rasos em razo de sua casca grossa que faz papel de isolante trmico. A capacidade de germinao alta e chega a 90% em pinhes recmcolhidos. Espcie pioneira, dissemina-se facilmente em campo aberto. Esta gimnosperma uma rvore de grande porte: atinge cerca de 50 m de altura e seu tronco pode medir at 8,5 m de circunferncia. Seu fruto, a pinha, contm de 10 a 150 sementes - os famosos pinhes - que so muito nutritivas, servindo de alimento a aves, animais selvagens e ao homem. A rvore cresce em solo frtil, em altitudes superiores a 500 m e atinge bom desenvolvimento em 50 anos. Seu formato bem peculiar:o tronco ergue-se reto, sem nenhum desvio e se ramifica apenas no topo, formando a interessante copa, com os ramos desenvolvendo-se horizontalmente, as pontas curvadas para cima; superpostos uns aos outros, formando vrios andares. Logo abaixo da copa, nos pinheiros mais antigos, aparecem s vezes alguns tocos de ramo, quebrando a simetria caracterstica. planta diica, isto , suas flores - masculinas e femininas - nascem separadas, em rvores diferentes. Assim, um p de Araucria angustifolia possui inflorescncias (chamadas estrbilos) somente masculinas ou somente femininas.

Ao contrrio do que geralmente se pensa, as famosas pinhas usadas nos enfeites de Natal no provm das matas nativas de araucria, mas de espcies de introduo relativamente recente, pertencentes ao gnero Pinus. A pinha da araucria, ou estrbilo feminino, na maturidade, se desmancha soltando os pinhes e as escamas murchas. Quando chega a poca da reproduo, o vento transporta o plen das inflorescncias masculinas para as femininas. o tipo de polinizao que os botnicos denominam anemfila. A araucria , como j foi dito, uma gimnosperma (gymnos - n; sperma - semente): suas sementes no esto encerradas em ovrios. O vulo nasce na axila de um megasporfilo, que protegido por uma folha modificada - a escama de cobertura. Esta acaba envolvendo e protegendo o vulo fecundado, constituindo o que se conhece como "pinho". Uma rvore feminina produz uma mdia anual de 80 inflorescncias, cada uma com cerca de 90 pinhes. A Araucria angustifolia uma rvore til: pode-se dizer que tudo nela aproveitvel, desde a amndoa, no interior dos pinhes, at a resina que, destilada fornece alcatro, leos diversos, terebintina e breu, para variadas aplicaes industriais. As sementes so ricas em amido, protenas e gorduras, constituindo um alimento bastante nutritivo. comum ver bandos de pssaros, principalmente periquitos e papagaios, pousados nos galhos das araucrias, bicando as amndoas. tambm costume alimentar os porcos com pinhes, hbito bem comum no sul do Pas. Mas a madeira que rene maior variedade de aplicaes. Em construo, j foi usada para forros, assoalhos, e vigas. Vastas reas de pinheirais foram cultivadas exclusivamente para a confeco de caixas e palitos de fsforos. E a madeira serviu at como mastros em embarcaes. Em aplicaes rsticas, os galhos eram apenas descascados e polidos, transformando-se em cabos de ferramentas agrcolas. A aplicao do pinheiro-do-paran ou pinheiro brasileiro estende-se ao importante campo da fabricao de papel. Da sua madeira obtm-se a pasta de celulose que, aps uma srie de operaes industriais, fornece o papel. Curiosidades: A semente da araucria, o pinho, realmente muito nutritiva. Pesquisas histricas e arqueolgicas sobre as populaes indgenas que viveram no planalto sul-brasileiro, de 6000 anos at os nossos dias, registram a importncia do pinho no cotidiano desses grupos. Restos de cascas de pinhes aparecem em meio aos carves das fogueiras acesas pelos antigos habitantes das matas com araucria. Um depsito de restos de pinhes em meio a uma espessa camada de argila evidencia no apenas a existncia do pinho na dieta diria dos grupos, mas tambm uma engenhosa soluo para conserv-lo durante longos perodos, evitando o risco de deteriorao pelas aes do clima ou do ataque de animais. Sabe-se tambm que o pinho servia de alimento para inmeras espcies animais, inclusive caititus selvagens (espcie de porco), atraindo-os durante a poca de amadurecimento das pinhas. Assim, ao lado da coleta anual do pinho, os indgenas igualmente caavam esses animais. Uma enorme diversidade de animais, desde grandes mamferos at os menores invertebrados, vive na floresta de araucrias - e depende dela. Quando os pinhes amadurecem, a fartura de alimento altera toda a vida na mata. A gralha-azul, por exemplo, que utiliza a araucria para fazer seu ninho, esconde seu alimento no oco dessas rvores. J o macaco bugio e o ourio so dotados de uma curiosa habilidade: so capazes de debulhar cuidadosamente as pinhas que guardam os pinhes. O que sobra aproveitado por besouros, formigas e uma infinidade de insetos. Fonte de pesquisa: http://sites.uol.com.br/mpcatell/arauc.html Para saber como plantar uma araucria, acesse o link: http://sites.uol.com.br/mpcatell/outros/fruto.html#COMO PLANTAR

Avencas
Voc certamente j ouviu a expresso: "frgil como uma avenca". Pois , os apreciadores da arte da jardinagem certamente j ouviram e sabem porqu. Esta planta, muito admirada por sua delicadeza,

exige certos cuidados para desenvolver-se satisfatoriamente em nossa casa. Conhea agora, alguns de seus segredos. Elas carregam a fama de espantar mau-olhado: dizem que so capazes de absorver as energias negativas e murcham, dando sinal de que h algum invejoso no ambiente. Algumas variedades so usadas at na medicina popular como calmante para a tosse ou problemas no couro cabeludo. Mas principalmente como planta ornamental que as avencas so admiradas. O nome cientfico, Adiantum, deriva do grego 'adiantos' que significa 'que no se molha', pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molh-las. O gnero Adiantum rene muitas espcies e variedades. Dentre as avencas mais conhecidas e cultivadas, destacamos:

Cabelo-de-vnus (Adiantum capillusveneris) Cabelo-de-anjo (Adiantum microphyla) Avenco (Adiantum macrophylla) Avenca sua (Adiantum radianum)

Multiplicao por esporos


Na natureza, brotam espontaneamente por toda parte, desde beiras de cursos d'gua e encostas de barrancos, at no alto de palmeiras. Ao produzir e lanar ao vento

grande quantidade de esporos, a avenca pode brotar e se desenvolver em qualquer ambiente, desde que haja calor, umidade e luminosidade, com proteo contra a incidncia de raios solares diretos. E o que so os esporos? So aqueles pontinhos que se distribuem no verso das folhas e, quando maduros, escurecem e soltam-se com facilidade. Isso explica a facilidade com que as avencas se espalham na natureza. Tudo muito simples, mas quando cultivamos a avenca em casa, a histria muda de figura. Isso porque nem sempre elas so colocadas em locais que apresentam as caractersticas exigidas, ou seja, calor, umidade, luminosidade, e proteo contra o sol direto. Assim, as avencas acabam murchando, apresentam folhas amareladas e secas e podem at morrer.

Drenagem e luminosidade
Quem pretende cultivar avencas como plantas de interior, pode coloc-las em vasos (de preferncia de barro), garantindo que o recipiente tenha um bom sistema de drenagem, ou seja, o excesso de gua precisa ser eliminado com facilidade, pois quase fatal para a planta. No caso dos xaxins, importante observar sempre a quantidade de gua usada nas regas, pois eles tendem a reter muita umidade. Com o tempo, possvel determinar qual a quantidade adequada ao volume de terra, levando-se em conta a temperatura - nos dias quentes a necessidade de gua maior e nos frios bem menor. O plantio de avencas no jardim exige muito cudado na escolha do local, pois deve atender s trs principais exigncias da planta: calor, umidade e luz indireta. Outro detalhe importante: as avencas no suportam ventos diretos e excessivos. O local ideal, portanto, so os cantinhos midos e com sombra, mas com boa luminosidade.

Dicas de cultivo Mistura de solo ideal tanto para vasos como para canteiros:
1 parte de areia, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de p de xaxim. Essa mistura leve, retm umidade, mas apresenta boa drenagem.

Como fazer mudas com esporos:


Para retirar os esporos, espere que amaduream e retire-os das folhas raspando-as delicadamente com uma faca pequena ou gilete. Mantenha uma folha de papel (ou um pedao de tecido branco) embaixo, para aparar os esporos que vo caindo. Prepare uma sementeira apenas com p de xaxim, molhe-o bem e espalhe os esporos na superfcie. Cubra a sementeira com plstico transparente e mantenha sombra. Aps cerca de quatro semanas, vai surgir na sementeira uma espcie de musgo - so os brotinhos, que s devem ser transplantados quando atingirem cerca de 2 a 3 cm.

Como multiplicar por diviso de touceiras:


Um vaso de avenca bem cheio pode render vrias mudas. s separar as touceiras com muito cuidado para no prejudicar as razes, que so bem frgeis. Plante a muda imediatamente, pois a avenca perde umidade muito rpido.

Mais dicas:

Garanta uma boa umidade no solo, sem encharcar, regando sempre que o solo apresentar-se muito seco; Mantenha as avencas longe da luz solar direta, mas no as submeta sombra em demasia, pois isso facilita o surgimento de pragas e doenas; Evite o uso de inseticidas para combater pulges e cochonilhas e adote a famosa calda de fumo, procurando aplic-la sempre que suspeitar da ocorrncia; Mantenha as avencas livres de folhas velhas e secas, cortando-as na base, para facilitar o surgimento de novas brotaes; Faa adubaes peridicas com adubo orgnico ou fertilizantes lquidos, mas sempre seguindo a orientao da embalagem do produto;

Axila: O ngulo geralmente superior ou o ponto de divergncia entre um ramo e o


caule ou entre uma folha e o eixo ao qual ela se prende

Azalia

(Rhododendron indicum)
Famlia: Ericceas Origem: China e Japo Porte: Atinge at 2 m. de altura Florao: inverno e incio da primavera Propagao: estacas de galho Luminosidade: sol pleno/meia-sombra Regas: Regulares, sempre que o solo estiver seco

A azalia, um arbusto da famlia das Ericceas, tornou-se muito popular e hoje pode ser encontrada formando cercas-vivas, compondo macios em jardins, alegrando corredores e entradas mesmo plantada em um vaso. Um dos segredos do seu sucesso que a florao ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num perodo em que a maioria das plantas encontra-se em repouso. Outro segredo que a azalia uma planta relativamente rstica e resistente: suporta com bravura certas condies bem adversas e, por isso, muito usada em jardins e praas pblicas, dando um toque de "vida" at mesmo

nos canteiros das grandes avenidas de cidades como So Paulo, to castigada do ponto de vista ecolgico-paisagstico. A variedade mais popular no Brasil a Rhododendron indicum, que originalmente produz flores roxas, rosas e brancas, mas graas interveno humana, pode ser encontrada em inmeras matizes chegando at ao vermelho brilhante. Solo: Por ser um arbusto rstico, a azalia adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porm, para produza uma florada exuberante, o ideal cultiv-la usando a seguinte mistura de solo: 2 partes de terra comum de jardim 1 parte de areia 1 parte de composto orgnico Luminosidade e regas: As azalias no florescem dentro de casa e precisam de luz solar plena para crescerem bem. Para mant-las em reas internas, deixe as plantas fora de casa at que as flores se abram, a ento podem ser levadas para dentro, mas preciso que fiquem em um local bem claro, prximo janela. O cultivo pode ser feito meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de gua nas regas: o ideal fornecer gua planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar. Adubao: Floradas pouco exuberantes ou brotos que no crescem sinal que falta nutrientes para a azalia. Adube uma vez por ms com a seguinte mistura: 1 parte de farinha de ossos 1 parte de torta de mamona Se for utilizar fertilizante qumico, d preferncia para aqueles ricos em fsforo (o P da frmula NPK). Ou seja, escolha um NPK onde o P seja maior que o N e o K. Ex: um NPK de frmula 4-12-4. Podas: Depois da florao, a poda uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma prxima florada bem exuberante. Aproveite para fazer uma boa limpeza na planta, retirando as flores murchas e as folhas amarelas. Assim que terminar a florao das azalias, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos, at chegar ao formato e tamanho que voc quiser. Para aumentar a prxima florao, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano.

Controlando problemas:
Galhas - folhas e ptalas atacadas tornam-se espessas e deformadas apresentando, s vezes, manchas esbranquiadas. As extremidades dos ramos tambm podem manifestar o problema, tornando-se "esgalhadas". Controle: Elimine as partes afetadas e utilize um fungicida do tipo Calda Bordalesa. Odio - A planta apresenta manchas esbranquiadas na frente e verso das folhas e at no clice da flor. Com o tempo, as folhas apresentam colorao cinza escuro e comeam a cair prematuramente. Controle: Reduza a quantidade de gua nas regas, isole as plantas atacadas ou suspeitas e faa pulverizaes com fungicida em casos mais severos. Seca de ponteiros - Apresenta-se na forma de uma podrido marrom escura, que se inicia na ponta do ramo e se espalha para baixo, atingindo a haste principal. Pode provocar at a morte da planta. Controle: Faa a poda dos ponteiros atacados e proteja o corte com uma pasta base de oxicloreto de cobre.

Clorose - Toda a folhagem pode tornar-se amarela. Controle: Normalmente, o problema surge por deficincia nutricional. Deve-se observar a adubao correta, verificando se h carncia dos nutrientes. Ferrugem - Manchas semelhantes ferrugem nas folhas acusam a presena de fungos. Controle: Aplique Calda Bordalesa

O lrio um exemplo de planta de bulbo

B
Bculo: Broto de fronde de samambaias e outros fetos. Baga: Fruto suculento, em cuja polpa carnosa esto embutidas as sementes, quase
sempre pequenas, mas duras. A polpa geralmente de cor viva, para atrair animais, em especial as aves. Uva, laranja, tomate e melancia so bagas. Bainha: Base alargada da folha, aderida ao caule, que ela circunda toda volta ou em parte.

Bambu moss (Phyllostachys pubescens)


J pensou em cultivar bambu dentro de sua sala ou na varanda do apartamento? Parece incrvel no , mas das cerca de 1.300 espcies de bambu existe uma que no forma touceiras, pode ser cultivada como planta isolada em vasos ou jardins e, ainda, resulta num visual muito extico e interessante, obtido com tcnicas especiais de cultivo. Estamos falando do bambu-moss (Phyllostachys pubescens), que ganhou destaque nos tempos com seu caule tortuoso e curvilneo. Pertencente famlia das Gramneas, o bambu-moss originrio da sia. Aqui no Brasil, ele pode ser cultivado em qualquer regio do Brasil, pois se adapta bem a

qualquer tipo de clima. O formato tortuoso do caule deste bambu no natural, obtido com a ao da tcnica e da arte das mos humanas. Ao que parece, tudo comeou em funo do prprio porte da planta, que na natureza chega a atingir 10 metros de altura. Para obter uma planta de menor porte, foi desenvolvida uma tcnica para flexionar o caule do bambu-moss e, assim, reduzir seu tamanho. A tcnica, descrita rapidamente, a seguinte: quando a planta ainda est se desenvolvendo, retira-se as bainhas do caule (ou seja, as "cascas" que o revestem). Essa operao deixa o caule mais flexvel e malevel, permitindo que ele possa ser conduzido com facilidade. Da, possvel amarr-lo e pux-lo para a posio que desejamos, prendendo-o a algum suporte lateral. Aps surgirem as primeiras folhas, a planta mostra sinais de que est entrando em sua fase de amadurecimento. o momento em que o caule vai enrijecendo e assumindo o formato obtido com a amarrao. Depois que assume definitivamente esse formato, a planta pode ser transferida para o local definitivo. Essa tcnica que cria as apreciadas curvaturas que caracterizam os caules do bambumoss e lhe do uma aparncia de "escultura". Dicas de cultivo Luminosidade: O ideal o cultivo sob sol pleno, mas o bambumoss tambm pode ser cultivado em ambientes internos, prximo a uma grande janela ou porta de vidro da sala, por exemplo, onde receba bastante luminosidade natural. Solo: Recomenda-se solo frtil e com boa drenagem. A mistura de solo deve receber 1 parte de composto orgnico ou hmus de minhoca para aumentar a fertilidade. Plantio: No jardim, o plantio deve ser feito em covas de 40 x 40 x 40 cm. Para o plantio em vasos, recomenda-se escolher os de bom tamanho, com dimetro de 40 a 50 cm. Regas: No exagerar na quantidade nem na freqncia. Em mdia, regar uma vez por semana suficiente. Adubao: Aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientaes da embalagem, a cada 3 meses. Dica: A planta se reproduz lanando os brotos a partir de um caule subterrneo (colmo). Para evitar que o bambu-moss se alastre pelo jardim, recomenda-se separar o colmo e plant-lo, se desejar, em outro local.

Basal: Relativo base. Beliscar: Mtodo de poda, tambm conhecido como desponta, que se caracteriza
pelo picamento, com o polegar e o indicador, de brotos macios da planta, para induzir o crescimento arbustivo. Bienal: Ou bianual. Planta que requer duas estaes de crescimento para completar

o ciclo vital de semente a semente (e que, portanto, no perfaz o ciclo no mesmo ano). Bilabiada: Flor com a corola provida de dois lbios. Bissexuada: Planta que possui flores hermafroditas (providas de estames e pistilos). Borbulha: Gema que se desenvolve par enxerto em outra planta. Bordadura: Fila de herbceas, em geral florferas, usada para demarcar canteiros. Bosquete: Pequeno bosque, formado por poucas rvores, por rvores de pequeno porte ou por arbustos de porte alto.

Boca-de-leo

(Anthirrhinum majus)
Por: Rose Aielo Blanco

Famlia: Escrofulariceas Origem: Europa e Regio Mediterrnea Porte: Herbcea anual que atinge cerca de 70 cm de altura Florao: inverno e primavera Plantio: Propaga-se por meio de sementes Solo ideal: Bem drenado e rico em matria orgnica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgnico) Clima: Ameno Luminosidade: Sol pleno. Precisa de pelo menos 4 horas dirias de sol direto. Regas: Suporta solo mais seco. Pode ser regada, em mdia, 1 vez por semana e 2 vezes em perodos muito quentes. Uso paisagstico: Ideal para ser usada em bordaduras de canteiros ou como macio. A boca-de-leo uma planta anual, ou seja, completa seu ciclo no perodo de um ano e necessita replantio. Seu cultivo como bordadura em canteiros d timo resultado, principalmente porque acrescenta um colorido especial ao jardim, com flores tubulosas em diversas tonalidades, que vo do rosa ao vermelho-vivo, alm do amarelo e do branco. uma planta bem resistente e no d trabalho com ataque de pragas ou doenas, mas no suporta geadas.

Boto: Flor que ainda no desabrochou, genericamente, broto. Brctea: Folha modificada, em geral, colorida e com aspecto intermedirio entre
folha e ptala.

Bromlias

famlia das Bromeliceas abriga mais de 3000 espcies e

milhares de hbridos. Com uma nica exceo, todas so nativas das Amricas, sendo que o abacaxi a mais popular delas. S no Brasil, existem mais de 1500 espcies. As bromlias no so parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epfitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilao), terrestres ou rupcolas (espcies que crescem sobre as pedras) e compem uma das mais adaptveis famlias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistncia para sobreviver e apresentar infinitas e curiosas variedades de formas e combinaes de cores. As bromlias esto divididas em grupos chamados gneros - que hoje so mais de 50. A maioria das espcies de um mesmo gnero tem caractersticas e exigncias iguais. Gneros diferentes requerem diferentes variaes de luminosidade, rega e substrato. No cultivo, os gneros mais comuns so: AECHMEA BILLBERGIA CRYPTANTHUS DYCKIA GUZMANIA NEOREGELIA NIDULARIUM TILLANDSIA VRIESEA A maioria das bromlias podem ser plantadas em vasos, mas podemos mant-las sobre troncos ou xaxim. As Tillandsias, de folhas acinzentadas, no se adaptam ao plantio em vasos, preferindo os troncos. As bromlias crescem em quase todos os solos, levemente cidos, bem drenados, no compactados e que propiciem condies de bom desenvolvimento para o sistema radicular. O substrato deve ter partes iguais de areia grossa ou pedriscos, musgo seco (esfagno) ou xaxim e turfa, ou mesmo hmus de minhoca. O importante que a mistura possibilite uma rpida drenagem. Cryptanthus e Dyckias crescem bem no mesmo tipo de mistura, acrescentando-se, ainda, uma parte de terra ou folhas secas modas. Algumas do nas regras para o plantio correto: solo. razes.

1. No enterre demais as bromlias, mantenha a base das folhas acima 2. No use um vaso muito grande, pois h perigo de umidade excessiva 3. No permita que a planta fique "balanando", fixe-a bem, pois isto poder danificar o tenro desenvolvimento das novas razes. Estaqueie a

planta se necessrio, at que as razes estejam bem desenvolvidas. 4. Coloque sempre uma boa camada de cacos de telha ou pedriscos no vaso, que deve ser sempre furado nas laterais ou no fundo. REGAS As bromlias gostam de ter suas razes molhadas, mas sempre de forma bastante moderada, o mais importante molhar as folhas e manter sempre o tanque central com gua. Quando a temperatura ambiente estiver muito alta, borrife com gua as folhas, mas nunca sob luz solar direta e nas horas mais quentes do dia. Plantas de folhas macias apreciam ambiente mais mido do que plantas de folhas rgidas. LUMINOSIDADE Bastante claridade em luz difusa a condio preferida pela maioria das bromlias. Em geral, plantas com folhas rgidas, estreitas e espinhentas, tal como folhas de cor cinzaesverdeada, cinza, avermelhada ou prateada, gostam de maior luminosidade durante maior perodo de tempo, em alguns casos at mesmo sol pleno. Plantas de folhas macias, de cor verde ou verde-escura, apreciam locais com menor intensidade de luz, mas nunca um local escuro. As Nidulariuns requerem pouca luz, enquanto as Neoregelias se encontram no outro extremo. O intenso e atraente vermelho translcido encontrado em muitas Neoregelias desaparece quando a planta transferida para um local de menor luminosidade. Como sintomas de pouca luminosidade, as plantas apresentam folhas escuras ou pobres em cor, freqentemente macias, cadas e bem mais longas que o normal (estioladas). Como sintomas de excesso de luz, temos folhas amareladas, com manchas esbranquiadas, ressecadas e at com verdadeiras queimaduras. ADUBAO As bromlias devem ser adubadas com muito critrio. So extremamente sensveis e absorvem os nutrientes com muita facilidade pelas folhas. Use um adubo qumico de boa qualidade. Adube semanalmente durante os meses de maior intensidade de luz e calor (de agosto a abril). A relao NPK de 2-1-4 com traos de Magnsio parece ser ideal. O Boro (Bo) deve ser evitado por causar queimaduras nas pontas das folhas, o que tambm ocorre no caso do excesso de Fsforo (P). Cuidado com o Cobre (Cu) que, mesmo em muitas pequenas quantidades, mata a planta. A quantidade de adubo foliar recomendada de 0,5 g/litro de gua usada em asperso, de qualquer forma nunca supere 2 g/litro. TEMPERATURA E UMIDADE As bromlias so plantas tipicamente tropicais, portanto, a maioria aprecia temperaturas elevadas e bons ndices de umidade associados a local muito ventilado. As Guzmanias so as que menos apreciam temperaturas altas, e as Tillandsias as mais exigentes em arejamento, enquanto Vrieseas e Nidulariuns gostam de locais com bastante umidade. PRAGAS E DOENAS As bromlias, apesar de muito resistentes, so suscetveis a pragas, fungos e doenas como todas as plantas, porm so muito sensveis a fungicidas e inseticidas, pois absorvem esses produtos facilmente com seu metabolismo. Para combater cochonilhas e pulges, utilize uma soluo de fumo diluda em gua. Retire as pragas com uma escova de dentes. Para combater os fungos, utilize uma esponja macia e mida, com sabo de coco dissolvido em gua. Nunca utilize fungicidas base de Cobre, como a calda bordalesa - lembre-se que o Cobre mata as bromlias. As bromlias so, com

freqncia, atacadas por lesmas e lagartas. Tente elimina-las manualmente. Caso necessite aplicar algum inseticida, o mais tolerado o Malatol, cuja dissoluo deve ser feita pela metade do indicado na embalagem. Lembre-se que a principal causa do ataque de pragas o desequilbrio ecolgico. Convm lembrar, ainda, que as bromlias so plantas extremamente sensveis ao ar enfumaado ou poludo, pois absorvem elementos nocivos, depositados na gua do clice. FLORAO As bromlias florescem somente uma vez durante seu tempo de vida. Aps a florao, a planta geralmente desenvolve uma brotao lateral que substituir a planta que ir morrer. As bromlias atingem a maturidade e florescem em diferentes idades - de meses a dezenas de anos, dependendo da espcie e condies do ambiente, respeitando sempre uma determinada poca do ano. Muitas vezes, uma planta no floresce em razo da falta de luminosidade ou outro fator ambiental como, por exemplo, a temperatura. Por outro lado, uma brusca mudana do ambiente pode provocar a florao numa planta adulta. A planta sente-se ameaada e o instinto de preservao da espcie desencadeia a florao com a finalidade de gerar sementes e brotos laterais: tudo isso para assegurar a sua preservao. Dependendo da espcie, algumas plantas apresentam inflorescncia extremamente exuberante, podendo ser de longa durao. Algumas duram meses, como Aechmea fasciata e a Guzmania denise, outras so breves, duram dias, como muitas das Billbergias. Fonte: Sociedade Brasileira de Bromlias: http://www.bromelia.org.br

Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida)


Famlia: Onagrceas Origem: Amrica do Norte e do Sul Porte: At 1,5 metro de altura Propagao: Por estaquia de ramos Florao: Primavera Luminosidade: Sol pleno e meia-sombra (desde que haja bastante luminosidade)

Clima ideal: Ameno Uso paisagstico: Pode ser usada como planta pendente ou enrolando-se em cercas e grades Mistura de solo indicada: 1 parte de terra comum; 1 parte de terra vegetal; 2 partes de composto orgnico Regas: Gosta de solo mido, mas no encharcado. Em mdia, irrigar 2 vezes por semana Dicas: No perodo que vai do outono ao inverno, a dica fazer uma poda leve, eliminando o excesso de ramos, para uma estimular uma florao mais intensa na primavera. Caractersticas: Arbusto escandente semi-herbceo que apresenta vrios hbridos originados da Fuchsia regia, espcie de formas simples e nativa em regies de altitude do Brasil.

Broto: Caule, ramo, folha, flor ou outra estrutura nas primeiras fases de
junto a rizomas, razes e bulbos e da qual pode desenvolver-se uma planta adulta, cada dente de alho, por exemplo, um bulbilho. Bulbo: Tipo de caule, em geral subterrneo, dotado de escamas carnosas e provido de uma ou mais gemas, cada uma das quais pode desenvolver-se numa planta adulta. Cebola e lrio, por exemplo, so plantas de bulbo.

Bulbilho: Gema area ou subterrnea que nasce nas axilas das folhas, em frutos ou

desenvolvimento a partir de uma gema.

O girassol (Helianthus annus) uma planta da Famlia das Compostas

C
Cacto: Planta carnosa, quase sempre originria das Amricas, comum em desertos,
(embora no restrita a eles) e que, com bem poucas excees, tem as folhas substitudas por espinhos, escamas ou cerdas que emergem de aurolas.

Cactos

Opuntia bigelowii. Eng. Animais e plantas so adaptados aos locais onde vivem pois, de outra maneira, no resistiriam. Os cientistas acreditam que por um processo chamado evoluo, os seres vivos se diversificaram e, assim, puderam ocupar os mais diferentes ambientes. Alguns grupos de plantas se tornaram especialistas em viver nas regies secas, entre os quais esto os cactos plantas da Famlia das Cactceas. Mesmo atravessando longos perodos sem chuvas, eles conseguem permanecer verdes e vigorosos. Suas formas so variadas, a maioria tem espinhos e alguns do flores muito vistosas, atraindo insetos, pssaros e at morcegos! Quanto aos tamanhos, podem ser pequenos (com dois centmetros de altura, por exemplo) ou ter at dez metros de altura. Embora sejam adaptados vida em reas secas, no Brasil, podemos encontrar cactos em diversos tipos de ambientes. No Nordeste temos o mandacaru, uma espcie que simboliza a regio. Ao longo do litoral, nas restingas, os cactos fazem parte da paisagem, j que resistem ao sol forte e ao calor excessivo das areias nos meses de vero. H, tambm, os cactos chamados 'flores-de-maio', que so cactos ornamentais encontrados facilmente em floriculturas e que, na natureza, ocorrem em florestas que vo do estado de Santa Catarina at o estado do Esprito Santo. J o 'coroa-de-frade' (Melocactus macrodiscus) ocorre do Mxico at o Peru e, tambm, no Brasil. Seu nome foi inspirado no fato de apresentar uma estrutura rosada, formada por pequenas cerdas e minsculos espinhos, no alto da planta, como se fosse uma coroa. De dentro dessa estrutura que saem as flores. No Rio de Janeiro, o 'coroa-de-frade' quase no existe mais por causa da destruio dos ambientes onde ele costuma ocorrer, como as restingas. Nas Amricas, os cactos podem ser encontrados desde o Canad (norte da Amrica do Norte) at a Patagnia (no extremo sul da Amrica do Sul). Ao todo, so aproximadamente duas mil espcies, vivendo desde o nvel do mar at em montanhas de 4.500 metros de altitude. Enfim, h cactos em lugares onde cai neve, como no Canad e nos Andes, e sobre troncos de rvores de florestas, como na Mata Atlntica. interessante destacar que os locais muito frios apresentam tambm clima seco e a gua disponvel na forma de gelo ou neve no est no estado que a planta necessita. Logo, nesses locais o cacto tambm precisa ser um especialista em driblar a sede para resistir. No caso das espcies de cactos que vivem nas florestas, vale a pena lembrar aquela velha histria de que em toda regra h exceo. Isso quer dizer que, embora a famlia das Cactceas seja melhor adaptada a ambientes ridos, existem espcies que no resistem muita seca e por isso so mais adaptadas a ambientes florestais. Mas, no caso dos cactos que vivem no alto das rvores, existe tambm a exposio ao sol e ao vento, o que tambm torna o ambiente hostil.

Os cactos so mais adaptados a ambientes muito secos, em geral, em solos formados por cascalho e areia, onde a gua escoa muito rapidamente. Alm disso, preferem ambientes abertos e com muita insolao, em regies tambm de clima seco. Uma das adaptaes do cacto para viver nesta situao apresentar razes superficiais, muito longas e ramificadas, permitindo o aproveitamento de uma grande rea de solo que permanece mida por pouco tempo quando chove. H espcies que tm uma raiz principal muito grossa para acumular um bom volume de gua e substncias nutritivas. Muitas vezes, essas razes so mais grossas que a parte area da planta. Os cactos podem ter forma globosa, que so os redondos; colunar, que so os compridos; ou achatadas, como as palmas - cujo nome cientfico Opuntia - que costumam servir de alimento para o gado no Nordeste. Essas palmas em especial no tm espinhos, assim no machucam o gado ao serem mastigadas. Porm, os parentes selvagens dessa espcie apresentam muitos espinhos para se protegerem. E como se d o acmulo de gua no corpo que faz a planta resistir a longos perodos de seca? A pele, ou cutcula, dos cactos espessa e apresenta uma cera que ajuda a evitar a perda de gua por transpirao. A planta tem tambm estmatos - estruturas semelhantes aos nossos poros -, que durante o dia, sob sol forte, permanecem fechados para evitar a perda da gua na forma de vapor. Os espinhos so uma caracterstica marcante dos cactos. Na verdade, eles representam folhas que se reduziram no processo de evoluo dessa planta. Essa uma outra maneira de reduzir a perda de gua, porque sem as folhas eles evitam ainda mais a transpirao. Os espinhos tambm protegem o cacto contra predadores e podem, ainda, ser importantes na disperso da plantas. Alguns animais podem ter partes de cactos, como as palmas, ou mesmo plantas inteiras aderidas a seus plos e, assim, transport-las para outros locais, onde podero brotar.

Como cultivar cactos

Pilosocereus palmieri (Rose) EM VASOS Os cactos necessitam de sol, ventilao e no suportam excesso de umidade. Isso o bsico para quem deseja cultivar cactos. A exceo fica por conta dos minicactos (aqueles que encontramos at em supermercados, em pequenos vasinhos) que, em geral, tm menos de trs anos. Como ainda so bem jovens, os minicactos apresentam menor resistncia exposio direta dos raios solares. Neste caso, melhor coloc-los em reas claras e arejadas, mas longe da luz solar direta.

gua Este talvez o fator mais importante para o sucesso no cultivo de cactos. A quantidade de gua necessria para a manuteno destas plantas depende de outros fatores (terra, drenagem, temperatura, etc.), sendo difcil determinar uma periodicidade exata para as regas. Mas, d para chegar numa mdia, de acordo com os perodos do ano. No vero, as espcies com mais de trs anos devem ser regadas a cada 5 ou 6 dias; j os minicactos a cada 4 dias. No inverno, os cactos mais velhos devem receber gua a cada 12 dias e os jovens a cada 8 dias. Toda a terra ao redor dever ser molhada, mas no encharcada. Deixe que a gua seja absorvida antes de colocar mais gua. Terra e fertilizante A mistura de terra indicada para o cultivo de cactos pode ser obtida misturando partes iguais de areia e de uma boa terra para plantas caseiras. Para fertilizar, recomenda-se, uma vez por ms, substituir a gua da rega por um fertilizante lquido bsico para plantas verdes diludo na proporo indicada pelo fabricante. Replantio Uma questo que sempre se levanta o replantio dos cactos: geralmente, o cacto deve ser replantado quando o vaso estiver pequeno demais para a planta, lembrando que a mistura de terra do novo vaso deve conter terra vegetal e areia (dessas usadas em construo), para garantir a boa drenagem. Alm disso, para retirar o cacto do antigo vaso preciso muito cuidado, pois os espinhos podem machucar. Uma boa dica usar folhas de jornal dobradas vrias vezes, em forma de tira, para envolver o cacto e desprender suas razes com a outra mo (basta torcer levemente o vaso), sem forar muito, para no quebrar a planta. Depois de solto, s encaixar o cacto no novo recipiente. Com uma ferramenta de jardinagem pequena, pressione a terra do vaso, para firmar bem a planta. EM JARDINS O plantio de cactos em jardins pede outros cuidados. O principal deles escolher o local adequado para evitar acmulo de umidade. No se deve escolher um local baixo ou em desnvel, para evitar que a gua das chuvas forme poas ou fique parada. Como j foi explicado, a gua em excesso causa o apodrecimento dos cactos e pode at mat-los. O ideal escolher um local mais alto ou at fazer um morrinho, amontoando terra e apoiando com pedras. O aspecto visual fica bem interessante. Prepare as covas: para espcies que chegam a mais de dois metros de altura, faa covas com cerca de 40 centmetros de profundidade; para espcies menores (as mais comuns) faa covas rasas, com cerca de 15 centmetros. Coloque no fundo das covas, uma camada de pedrinhas (tipo brita) e, por cima, coloque a mistura de terra (pode-se usar a terra retirada do buraco, misturada areia de construo e terra vegetal, tudo em partes iguais). Plante os cactos usando a dica de segur-los com a faixa de jornal. Em volta dele, por cima da terra, espalhe outra camada de pedrinhas, para auxiliar na drenagem. Para fertilizar cactos de jardim, siga a mesma periodicidade indicada para os cactos de vasos.

importante lembrar que para conseguir um bonito efeito com cactos em jardins necessrio saber escolher bem as espcies, que devem ter a resistncia necessria exposio direta aos raios solares, chuva e ao vento constante. Uma boa idia consultar um produtor ou especialista na hora da compra, para ter certeza de escolher os tipos de cactos adequados ao seu jardim. CURIOSIDADES SOBRE OS CACTOS A origem do nome: o termo 'cactos' foi usado h cerca de 300 anos antes de Cristo pelo grego Teofrastus. Em seu trabalho chamado Historia Plantarum, ele associa o nome cacto plantas com fortes espinhos. Embora os cactos possam ter formas diversas, ainda hoje associamos a idia de que so plantas com muitos espinhos. Nem todas as plantas que mantm gua dentro da sua estrutura so cactos. Essa caracterstica tambm comum s plantas suculentas. A diferena que os cactos tm apenas caule e espinhos e as suculentos tambm tm folhas e nem sempre espinhos. Todos os cactos florescem, porm algumas espcies s do flores aps os 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros. Depois da primeira florao, todo ano, na mesma poca, as flores voltam a aparecer. Algumas espcies do frutos comestveis. o caso do cacto mexicano Opuntia Ficus-indica, que produz o conhecido figo-da-ndia. Cactos podem viver at 200 anos e alcanar 20 metros de altura (como o Cornegia gigantea, originrio dos EUA e Mxico). Mas tambm existem espcies minsculas. A menor conhecida o Blosfeldia liliputana, dos Andes bolivianos, com apenas 0,5 centmetros de dimetro. Apesar de 92% de sua estrutura ser composta por gua, a presena do cacto indica sempre um solo pobre e seco. No mundo, existem mais de duas mil espcies de cactos catalogadas. S no Brasil, so mais de 300 tipos. Os cactos reproduzem-se tanto por sementes quanto por estacas.

Fontes de pesquisa: Rev. Cincia Hoje e Suplementos Agrcola e Feminino do Estado (www.estadao.com.br)

Cacho: Conjunto de flores ou frutos providos de pedicelos que os unem a um eixo


comum; sinnimo de racemo. (Veja tambm inflorescncia) Calagem: Adio de calcrio ou outra substncia alcalina, para corrigir acidez excessiva de um solo.

Calcrio: P de rochas, predominantemente formadas por carbonato de clcio, e


usado na calagem.

Calceolria

(Calceolaria herbeohybrida)

Famlia: Escrofulariceas Origem: Amrica do Sul, Chile e Peru Porte: Herbcea anual que atinge cerca de 30 cm de altura Plantio: Propaga-se por meio de sementes ou estacas Solo ideal: Rico em matria orgnica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgnico) Clima: Ameno Luminosidade: Pode ser cultivada sombra, pois no suporta sol direto, mas necessrio que receba luz solar indireta por pelo menos 3 horas dirias. Regas: uma planta que gosta de gua, mas no de solo encharcado. Pode ser regada, em mdia, 2 vezes por semana. Recomenda-se tomar bastante cuidado na hora da rega, para no molhar as flores e a base das folhas. Adubao recomendada: Farinha de osso, de 4 em 4 meses. Uso paisagstico: ideal para ser usada como macio. Em funo do formato de suas flores, esta planta recebeu nomes populares bem interessantes como sapatinho-de-vnus, tamanquinho e chinelinho-de-madame. Comea a florescer no fim do inverno e durante a primavera, possvel encontrar venda vasinhos de calceolrias em cores que vo do amarelo-creme ao vermelho intenso ou mesclando vrias cores, com manchas de diversos tamanhos. A calceolria bem resistente pragas e doenas, mas como uma planta anual necessita de replantio todos os anos.

Calda de fumo e sabo


Ingredientes: 10 cm de fumo de rolo 50 g de sabo de coco ou neutro 1 litro de gua Modo de fazer: Pique o fumo e o sabo em pedaos, junte a gua e misture bem. Deixe curtir por cerca de 24 horas. Coe e pulverize as plantas atacadas. (Fonte: Coordenadoria de Assistncia Tcnica - CATI)

Clice: Estrutura em forma de taa, constituda por spalas separadas ou soldadas, geralmente verdes (mas s vezes da mesma cor das ptalas) e que circunda a parte inferior da corola. Capilar, ao: Absoro de gua por um filamento ou plo, tambm conhecida como atrao capilar. Este termo ainda usado para descrever o modo como a

mistura de solo absorve gua quando se coloca o vaso em contato direto com um prato com gua. Captulo: Tipo de espiga com eixo largo e curto, as flores ficam quase no mesmo plano. um tipo de inflorescncia caracterstico das Compostas, como a margarida e o girassol.

Camlia
A camlia uma planta bonita por vrias razes: um arbusto formado por uma folhagem brilhante que se mantm firme o ano todo e, nos meses que correspondem ao outono e inverno, cobre-se de uma florao espetacular. As flores, exuberantes, at serviram de inspirao para a criao de A Dama das Camlias, livro de Alexandre Dumas Filho que foi reproduzido no cinema. Dependendo da variedade, as flores da camlia podem ser brancas, rosadas ou vermelhas e servem tanto para enfeitar o jardim como decorar ambientes internos. Dentro de casa, as flores colhidas podem durar vrios dias, desde que no se toque nas ptalas. Quando tocadas, as ptalas da camlia cobrem-se de manchas amarronzadas que comprometem o visual. As folhas, resistentes e brilhantes, so tambm muito decorativas e excelente acompanhamento at para outras flores, funcionando como uma bonita folhagem em arranjos florais. Para que durem bastante, uma boa dica deixar os galhos com as folhas imersos profundamente em gua, durante poucos minutos. Mas ateno: faa isso apenas com as folhas e nunca com as flores. A arte de criar arranjos florais associados filosofia e tradio japonesa - conhecida como Ikebana - faz muito uso das folhas e flores da camlia.

Nome cientfico: Camellia japonica Famlia: Teceas Origem: Asitica, principalmente das regies do Japo e Coria Caractersticas: Arbusto que conserva sua folhagem sempre-verde durante o ano todo. Produz flores isoladas, de incrvel beleza nas cores branca, rosa e vermelha. poca de florao: outono e inverno Reproduo: A camlia reproduz-se por sementes, estacas retiradas das pontas dos

ramos de plantas adultas e sadias e, tambm, por alporquia (este mtodo o mais complicado e exige muito conhecimento). Em viveiros, possvel adquirir mudas de camlia j crescidas, o que facilita bastante o cultivo. Solo: Rico em matria orgnica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgnico (pode-se tambm usar hmus de minhoca). Cultivo: O clima ideal para o cultivo o ameno, pois a planta no adapta-se bem a temperaturas elevadas. Por outro lado, a camlia bem resistente ao frio, inclusive s geadas. Pode ser cultivada meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas devem ser freqentes nos primeiros meses aps o plantio da muda e, depois, podem ser espaadas, evitando o encharcamento do solo. Adubao: Para estimular a florao, pode-se incorporar terra uma mistura de 100g de farinha de osso com 50g de torta de mamona ( venda em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers). Podas: Para manter um visual equilibrado, principalmente na camlia cultivada em um jardim, recomenda-se uma poda de formao, aps o trmino da florao. Pragas e doenas: As camlias em geral; so bem rsticas e resistentes, mas em condies adversas podem ser atacadas por pulges, cochonilhas e at por formigas que costumam atacar as folhas novas. Quanto s doenas, quando h excesso de gua das regas, podem surgir doenas causadas por fungos, que aparecem na forma de manchas semelhantes ferrugem nas folhas. Dicas: Para afastar pulges, ferver algumas folhas de arruda, coar e diluir em um pouco de gua. Borrifar nas folhas e brotos atacados. O ch feito com folhas de losna combate pulges e tambm cochonilhas.

Caramancho: Construo rstica e vazada coberta por palha ou por trepadeiras Caule: Haste geralmente area que d continuao razes e que tem por funo
produzir e sustentar as demais partes areas; pelos caules circulam substncias diludas na seiva, nos dois sentidos. Cavalo: Planta na qual se enxerta outra. Cerca-viva: Fila cerrada de arbustos usada para delimitar um terreno ou parte dele. que tambm podem recobr-la dos lados.

Ciclame (Cyclamen persicum)


No finalzinho do outono, j possvel ver essa planta nas lojas de flores. No inverno, ela est em plena florao, expondo seus pendes florais nas cores branca, rosa, vermelha ou roxa; dependendo da variedade. Tambm conhecido como ciclame-daprsia e violeta-dos-alpes, o ciclame pertence famlia das Primulcas e originrio da Europa - Ilhas gregas e Mediterrneas. As flores do ciclame apresentam um formato bem original: as ptalas se distribuem nas pontas das hastes de forma que lembram as asas acetinadas das borboletas. Quando fechadas em

boto, a flor, em conjunto com a haste, forma o desenho caracterstico de um cisne, com um longo pescoo e o bico voltado para baixo. A folhagem tambm muito ornamental e continua bonita mesmo depois que as flores acabam. As folhas, num tom verde intenso, apresentam manchas esbranquiadas, resultando num efeito marmorizado. Recebendo os cuidados adequados, o ciclame pode durar muito tempo: Coloque o vaso num local ventilado, mas sem ventos fortes, onde possa receber a luz solar da manh; Ciclames no suportam umidade e calor excessivo; Nos meses frios, irrigue a cada 3 dias ou quando estiver excessivamente seco; Assim que as flores murcharem e carem, retire as hastes, puxando-as para cima. Recomenda-se no deixar as hastes apodrecerem, pois podem prejudicar a folhagem; Para estimular novas floraes, aplique a cada 3 meses um fertilizante lquido, seguindo as orientaes da embalagem.

Ch de angico
Ingredientes: 100 g de folhas de angico 1 litro de gua Modo de fazer: Coloque as folhas de angico de molho na gua por cerca de 10 dias, misturando diariamente. Coe o ch e guarde em uma garrafa tampada. Quando for utilizar em pulverizaes, dilua uma parte do extrato em 10 partes de gua.

Clorofila: Pigmento verde encontrado nos caules e folhas das plantas. Colmo: Caule de ns bem demarcados como o do bambu e de outras gramneas. Colo: Parte basal da planta, onde a haste principal encontra-se com as razes. Composta: Subdividida em segmentos (a folha); qualquer planta da famlia das Composto: matria orgnica resultante da decomposio de restos vegetais, s
Compostas. vezes de mistura com outras substncias de origem animal ou vegetal, inclusive esterco, restos de alimentos, trapos e papis velhos. De modo geral, tudo que j viveu pode fazer parte do Composto, mas em certos casos prefervel usar composto exclusivamente vegetal. Copa: Conjunto de ramos superiores de uma rvore, com forma tendente convexa.

Conferas: charmosas rvores-de-natal!

O plantio de conferas no jardim pode garantir um charme todo especial, um ar de bosque perfumado pelo aroma caracterstico de sua folhagem e uma certeza: verde durante o ano todo, pois elas no perdem as folhas nos meses do inverno. Apesar de no serem originrias do Brasil (com exceo da Araucaria angustifolia), as conferas adaptaram-se perfeitamente ao solo do pas e normalmente desenvolvem-se bem nas condies oferecidas por aqui. As conferas podem ser encontradas em seis diferentes famlias vegetais compreendem quase 50 gneros, resultando em 500 espcies mais ou menos. justamente este fato que explica a existncia de conferas com caractersticas to diferentes: rvores praticamente gigantes ou at plantas rasteiras. Em comum, as conferas apresentam, pelo menos, dois pontos: Folhas em formato de escama, estreitas, duras e pontiagudas. So plantas conhecidas como "gimnospermas". No produzem flores verdadeiras, mas sim espigas (estrbilos). As espigas-macho abrigam os gros de plen, enquanto que as espigas-fmea contm os vulos. Da fertilizao dos vulos pelo plen, surgem os frutos - mais conhecidos como "pinhas" - de formato cnico, apresentando sementes em espiral, abertas e desprotegidas. Foi justamente a forma cnica das pinhas que inspirou o nome conferas. Apesar dos pontos em comum, as conferas apresentam caractersticas diferentes entre si, que se revelam na conduo de seu cultivo. Algumas se do bem meiasombra, outras exigem sol pleno para se desenvolverem bem. O espaamento para o plantio tambm deve ser adequado de acordo com a espcie. (Veja tabela abaixo).

Cultivo
De forma geral, recomenda-se o plantio em covas grandes (40 x 40 x 40 cm) e a adio de 2 litros de esterco de curral bem curtido em cada uma, incorporando bem terra. At que as mudas mostrem sinais de desenvolvimento, o ideal garantir regas freqentes, especialmente nos perodos secos. Pragas e doenas no costumam dar preocupaes durante o cultivo, principalmente quando as mudas so sadias e de boa procedncia. Normalmente, as conferas so bem resistentes.

Tuias, ciprestes, junperos, pinheiros...


As tuias - que se tornam muito populares na poca do Natal - pertencem famlia botnica das Cupressceas, juntamente com os ciprestes, junperos e falsos-ciprestes.

Algumas espcies de tuias chegam a apresentar tons dourados em sua folhagem durante o vero, dando um efeito decorativo especial na composio de um jardim. As tuias so indicadas para a formao de cercas-vivas. Os ciprestes, tambm muito decorativos, so bem resistentes s podas, sendo ideais para a realizao da topiria (espcie de escultura com a forma das plantas). Quanto aos junperos, apresentam caractersticas diferentes quanto s cores e formatos, dependendo da espcie e variedade, podendo ser usados com muita versatilidade. O Juniperus chinensis, por exemplo, apresenta forma piramidal de grande porte, enquanto que o Juniperus horizontalis pode ser plantado at como forrao. As verdadeiras " rvores de natal" pertencem ao gnero Cryptomeria, da famlia das Taxodiceas. So rvores que podem atingir at 50 metros de altura. O pinheiro-dobrejo (Taxodium distichum) tambm pertence a esta famlia, com seu porte em torno dos 40 metros de altura, pode viver centenas de anos. Na famlia das Araucariceas, encontramos a Araucaria angustifolia, conhecida como Araucaria Brasil ou pinheiro-do-paran - a brasileira da famlia, muito famosa e bonita, com seu formato de "taa"; a Araucaria heterophyla ou Araucaria excelsa, que pode atingir at 60 metros de altura e se desenvolve melhor em regies quentes, podendo ser cultivadas at no litoral. O famoso Pinus elliottii, muito usado em reflorestamento e na indstria de papel e mveis, pertence famlia das Pinceas e, juntamente com o Pinus aristata e o Pinus canariensis, formam o gnero Pinus, que compreende rvores de porte em torno de 20 a 24 metros de altura. Ainda na famlia das Pinceas, podemos citar o Cedrus libani ou cedro-do-lbano.

Cordiforme: em forma de corao. Cormo: rgo subterrneo de armazenamento, composto de uma haste engrossada
coberta por uma casca fina de textura semelhante a papel. No topo do cormo, uma gema produz razes e brotos; tipo de caule subterrneo semelhante ao bulbo mas desprovido de escamas carnosas. Ex.: palma-de-santa-rita. Coroa: Broto ou centro de crescimento, especialmente de plantas em forma de roseta; parte area de uma herbcea; folhagem de uma rvore ou de um arbusto; parte da planta em que se situa a gema apical que a guia e estimula seu crescimento. Exemplo: violeta-africana. A coroa tambm pode ser a parte basal de uma planta herbcea onde a raiz e o caule se encontram. (Veja tambm Colo) Corola: Nome do conjunto de ptalas de uma flor. A corola pode ser formada por ptalas separadas ou ligadas umas s outras. (Veja tambm Flor, Ptala) Cultivar: Planta desenvolvida em cultivo e batizada pelo floricultor. O nome dos cultivares aparecem entre aspas, para distingi-los dos nomes cientficos. (Veja tambm Variedade) Cupuau: ser que nosso? Cupuau (Theobroma grandiflorum)

Fruta da Amaznia, o cupuau, protagoniza disputa entre Brasil e Japo.

No ano 2000, a empresa japonesa Asahi Foods fez um pedido de patente do cupuau no Japo e na Europa. E como se no bastasse, registrou a marca "cupulate" (tipo de chocolate feito com amndoas de cupuau, desenvolvido no Brasil) como sua propriedade. O fato gerou uma grande polmica. Passados quase 4 anos, o departamento do governo japons responsvel pelo registro de patentes recusou o pedido da empresa Asahi Foods para o processo de obteno do cupulate. O rgo acatou o pedido da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria) reivindicando a autoria do processo e reconheceu as provas apresentadas pelos brasileiros. O cupulate similar ao chocolate produzido com cacau e foi criado por pesquisadores da Embrapa em Belm (PA) na dcada de 1980. O primeiro pedido de patente foi feito em 1990. Mas, com a nova lei brasileira de patentes, de 1996, a Embrapa decidiu fazer um outro pedido de privilgio da inveno, concedido em maro de 2003. Segundo a Embrapa, durante todo esse tempo, foi dada a devida publicidade inveno por meio de revistas cientficas. Entretanto, em 2000, a empresa japonesa Asahi Foods fez pedido de patente do produto no Japo e na Europa. Alm disso, registrou a marca cupulate como sua propriedade. No Brasil, a coisa no ficou s na polmica. Organizaes que atuam em defesa da Amaznia lanaram at um vdeo de protesto contra a patente do cupuau. O site do Greenpeace (www.greenpeace.org.br) divulga um artigo no qual a indignao fica clara. Como diz o artigo, "a Amaznia brasileira possui uma biodiversidade to grande que muito pouco conhecida. inaceitvel que nosso patrimnio continue a ser explorado sem que os benefcios sejam revertidos para as populaes tradicionais, que mantm a integridade da floresta. realmente mais uma prova de que o Brasil precisa dar mais ateno sua biodiversidade. Se j no bastasse a biopirataria...". E agora vamos conhecer melhor o elemento principal desta polmica. Com vocs, o cupuau!

Nome popular da rvore: cupu; cupuaueiro; cupuauzeiro Nome popular do fruto: cupuau Nome cientfico: Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum Famlia botnica: Sterculiaceae Origem: Brasil - Amazonas Espcies Semelhantes: Theobroma subincanum, Theobroma spruceanum, Theobroma atrorubens, Theobroma bicolor, Theobroma obovatum. Caractersticas: A rvore alcana uma mdia de 10 a 15m de altura. H referncias de exemplares com at 20 m.

As folhas so longas, medindo at 60 cm de comprimento e apresentam uma aparncia ferruginosa na face inferior. As flores so grandes, de cor vermelho-escura e apresentam caractersticas interessantes: so as maiores do gnero, no crescem grudadas no tronco, como nas outras variedades de theobromceas, mas sim nos galhos. Os frutos apresentam forma esfrica ou ovide e medem at 25 cm de comprimento. A casca dura e lisa, de colorao castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, cida e aromtica. Os frutos surgem de janeiro a maio e so os maiores da famlia.

Cultivo Clima ideal: Temperatura mdia anual entre 22 e 27C. Solo: Solos de terra firme e profundos, com boa reteno de gua, fertilidade e com boa constituio fsica, pH entre 6,0 e 6,5. Mudas: A planta pode ser multiplicada por enxertia e por sementes. A rvore que d o cupuau nativa da parte oriental da Amaznia. A atualmente a espcie encontrada em toda a bacia amaznica do Brasil e dos pases vizinhos. Nestas regies, no importa se nas capitais, cidades ou vilarejos: quase todas as casas possuem um ou mais ps de cupuau em seu pomar. O cupuau representou, tanto para as populaes indgenas quanto para os animais, uma fonte primria de alimento na floresta Amaznica. Nas tribos indgenas, o suco de cupuau, depois de ser

abenoado por um paj, era utilizado para facilitar nascimentos difceis. As sementes do cupuau so utilizadas por indgenas at hoje para aliviar dores abdominais. A manteiga preparada a partir das sementes utilizada em queimaduras, para acalmar as dores. A casca do fruto apresenta razoveis teores de potssio ferro, mangans e outros nutrientes, e usada, em mistura com outros resduos da agroindstria de frutas, como adubo orgnico. Com a polpa do cupuau possvel preparar diversos tipos de doces: sucos, sorvetes, cremes, gelatinas, espumas, pudins, tortas, bolos, pavs, biscoitos, compotas, gelias e o agora famoso e polmico "cupulate". O cupuau um parente muito prximo do cacau (ambos pertencem ao gnero Theobroma - veja tambm Cacaueiro). Embora sejam diferentes externamente, so as ricas e gordurosas sementes do cupuau que aproximam os dois frutos: delas possvel extrair uma pasta semelhante quela com que se produz o chocolate e a manteiga de cacau. Para cada tonelada de sementes frescas obtm-se 180 kg de cupulate e 135 kg de manteiga, que usada na formulao do produto em tabletes. A gordura extrada das sementes tem larga aplicao na indstria de cosmticos. A Faculdade de Cincias Farmacuticas (FCF) da USP desenvolveu pesquisa com a fabricao do chocolate a partir do cupuau. A professora Suzana Caetano da Silva Lannes, do Departamento de Tecnologia Bioqumico-Farmacutica, responsvel pela pesquisa, trabalha com o desenvolvimento do chocolate de cupuau h seis anos. "Esse um produto com grande potencial, pois o preo da gordura do cupuau, que entra na formulao do chocolate, custa cerca de um tero da gordura do cacau", afirma. Alm da vantagem econmica, o "chocolate" de cupuau tambm mais saudvel. Segundo a pesquisadora, essa fruta tem o teor de teobromina, substncia com efeitos estimulantes como os da cafena, bem menores que os do cacau. A diferena entre os teores das duas frutas gira em torno de 85%. Mais informaes sobre o cultivo podem se obtidas nos sites http://www.bahia.ba.gov.br/seagri/Cupuacu.htm http://www.cpatu.embrapa.br/Fruteiras/Fruteiras.htm

Dlia (Dahlia sp.)

Ela originria do Mxico, onde muito popular. Os ndios daquela regio foram os primeiros a cultivar dlias, ainda no perodo do Imprio Asteca. Por volta do final do sculo XVIII, o diretor do Jardim Botnico de Madri encantou-se com a flor, durante uma visita ao Mxico. Foi o suficiente para que a dlia atravessasse o oceano e chegasse Europa, onde se adaptou muito bem ao clima temperado. Foi o botnico sueco A. Dahl, responsvel pela expanso das dlias pela regio nrdica da Europa, que inspirou o nome da flor. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produo de inmeras espcies hbridas de dlias. Tanto que foi a imigrao holandesa que contribuiu muito para a propagao desta flor aqui no Brasil. Hoje, graas ao surgimento de vrios hbridos, podemos encontrar diversos tipos de dlias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa, etc.) e cores (branca, alaranjada, vermelha, amarela, pink). So mais de trs mil variedades resultantes de cruzamentos com outras espcies, como os crisntemos, por exemplo. A dlia (Dahlia sp) pertence famlia das Compostas. uma herbcea de porte mdio, perene, originria da Amrica do Norte (Mxico). Quando adulta, a planta chega a atingir at 1,50 m.

Reproduo: por meio de sementes, estaquia das pontas dos ramos ou diviso das razes tuberosas; sendo que esta ltima permite a propagao de um exemplar com caractersticas idnticas s da planta-me. Substrato ideal para o plantio: 2 partes de terra comum, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia Clima ideal: ameno Luminosidade: Em locais de clima frio, precisa de no mnimo 4 horas de sol pleno; j em clima quente, recomenda-se o cultivo meia-sombra Regas: manter o solo sempre mido, sem encharcar Florao: produz flores isoladas na primavera e no vero, em vrias cores Cuidados: necessita de proteo contra ventos e adubao orgnica a cada 3 meses.

Decduas: Tambm chamadas caducas, so as plantas que perdem as folhas ao


final da estao de crescimento. Deiscente: Que se abre quando maduro (o fruto seco) para liberar as sementes. Denteada: De bordas com entalhes em forma de dentes. Descanso: Perodo do ano no qual a planta permanece inativa, produzindo poucas ou

nenhuma folha. Digitada: Folha composta em que os fololos partem todos de um pecolo comum a eles, num desenho que lembra o dos dedos abertos da mo. Disco floral: Poro central de captulos de Compostas, formado pela cerrada aglomerao de floretas tubulares; o crculo amarelo no centro da margarida um disco floral. Diviso: Tcnica de reproduo vegetativa que consiste em cortar em duas ou mais partes um conjunto de razes, uma touceira, um tubrculo ou outras partes subterrneas. Como regra geral, toda planta que emite mais de um caule pode ser reproduzida por diviso (corte vertical da touceira). Drenagem: Estrutura ou operao para facilitar escoamento da gua em vasos, outros recipientes e canteiros.

E
Eixo: Haste longitudinal em que se fixam rgos vegetais: a linha central hipottica
de qualquer estrutura de planta.

Emulso de leo
2 litros de gua 1 kg de sabo comum (em pedra ou lquido) 8 litros de leo mineral Modo de fazer: Pique o sabo (se for em pedra), misture com o leo e a gua e leve ao fogo, mexendo sempre, at que levante fervura. A mistura vai adquirir a consistncia de uma pasta. Guarde em um pote bem tampado e na hora da aplicao, dissolva cerca de 50g pasta em gua morna e dilua tudo em 3 litros de gua.

Entren: Espao entre os ns do caule ou do ramo. Enxertia: Tcnica de reproduo vegetal que consiste em inserir parte de uma Enxerto: Planta inserida em outra por enxertia, a operao de enxertia ou seu
resultado. planta, geralmente ramo ou caule, no organismo de outra, que passa ento a nutri-la.

Epfita: Planta que cresce apoiada em outra planta, sem ser parasita. As epfitas

usam a planta hospedeira apenas como suporte, sem retirar alimento diretamente dela. Diversas bromlias, por exemplo, so epfitas. Escama: estrutura seca e laminar que, pelo tamanho e colorao, lembra escamas. Escandente: Planta que tende a trepar em um apoio, outra planta, no importando o meio. Esfagno: Gnero de musgo que ocorre em terras muito cidas e cujas estruturas mortas formam um tipo de turfa, usado em jardinagem por ser estril e conferir ao solo acidez, porosidade, ventilao e capacidade de reter gua. Espdice: Tipo de espiga pequena que abriga minsculas flores. Geralmente, a espdice mostra-se circundada por uma espata. Exemplos de plantas que apresentam espdice: antrio e copo-de-leite.

Espata: Folha modificada que circunda a espdice (onde ficam as verdadeiras flores). Na maioria das vezes, a espata apresenta estrutura carnosa e, em alguns casos, cores e forma extica, numa espcie de estratgia usada pela natureza para atrair os agentes polinizadores (insetos e pssaros), uma vez que as verdadeiras flores apresentam-se insignificantes, agrupadas na espdice. Exemplos de plantas: antrios e copo-de-leite. Espatulada: Em geral usa-se para designar a folha em forma de esptula. Espcie: Conjunto de plantas que apresentam semelhanas entre si. Em biologia, a espcie designada por um binmio constitudo pelo nome do gnero (em maiscula) seguido do nome da espcie (geralmente em minscula), ambos os termos sempre latinos ou latinizados. Ex.: Coleus (gnero) blumei (espcie). Ao agrupamento de espcies d-se o nome de gnero. Espiga: Tipo de inflorescncia alongada e sem ramificaes, formada por flores que se fixam num eixo nico. semelhante ao racemo; a diferena entre ambos a ausncia de pedicelo nas flores da espiga. Ex.:palma-de-santa-rita Espinho: Estrutura aguda e dura, resultante da modificao de uma folha ou alguma outra parte da planta. Esporo: Proeminncia aguda, embora no necessariamente rgida, que ocorre particularmente em flores como a capuchinha e a maria-sem-vergonha. Esporo: Minsculo corpo reprodutivo produzido por samambaias e musgos, por exemplo, e que de certo modo corresponde semente das plantas florferas. Estaca: Parte de uma planta destacada para fins de reproduo vegetativa e que, depois de enraizada, passa a ser muda, a estaca no necessariamente uma haste ou caule, pode ser uma folha, uma raiz etc. Estame: rgo masculino da flor, onde fica o plen, composto por um filete e duas teas, contendo plen (Veja tambm antera). Estaquia: Tcnica ou processo para reproduzir plantas por meio de estacas. Estigma: Ponta do pistilo (rgo reprodutor feminino), sobre a qual o plen se aloja. (Veja tambm flor, pistilo). Estilete: Poro filamentosa que sustenta o estigma, mantendo-o na posio correta para a polinizao. (Veja tambm estigma, pistilo, flor) Estolho: Caule rasteiro, superficial ou subterrneo, que emite razes e folhas a espaos relativamente regulares; muitos tipos de grama propagam-se por estolhos. Estmatos: Poros atravs dos quais os gases entram e saem da planta. Os estmatos geralmente situam-se na pgina inferior das folhas. Extica: Diz-se da planta trazida de outra regio.

O papiro um exemplo de planta que apresenta folhas compostas

F
Famlia: Diviso lgica na classificao dos seres vivos em geral, abrangendo vrios
gneros (embora, s vezes apenas um e compreendida numa ordem); termo usado para descrever um grande grupo de plantas que possuem certas caractersticas em comum. Vrios gneros constituem uma famlia, que pode ser designada pelo nome latino ou sua traduo - Compositae ou Compostas, por exemplo, o nome da famlia de todas as plantas que possuem flores semelhantes da margarida. Filete: Haste do estame que sustenta a antera. Flor: Geralmente a caracterstica mais vistosa da planta, a flor um rgo composto de partes muito especializadas, relacionadas com a reproduo sexual. Algumas plantas produzem flores que possuem apenas rgo masculino (estame) ou feminino (pistilo). Essas partes em geral so circundadas por um anel de ptalas coloridas e spalas verdes, embora haja diversas variaes desse padro. Na maioria das plantas, os rgos masculinos e femininos esto contidos na mesma flor; h algumas espcies, no entanto, que possuem flores masculinas e flores femininas. o caso, por exemplo, da begnia: as flores masculinas apresentam uma srie de ptalas de cor viva com estames repletos de plen; j as femininas possuem uma grande bolsa de sementes, alada, por trs das ptalas.

Flor-de-lis
Smbolo do escotismo, a flor-de-lis desperta muita curiosidade a respeito de sua origem e at controvrsias quanto verdadeira planta popularmente batizada com este nome. quase impossvel precisar a exata origem do smbolo. A nica certeza que seu surgimento data de pocas bem remotas. Sabe-se que a imagem da flor-de-lis foi usada nas armas da Frana em 496. O desenho da flor era colocado no manto de reis na poca pr-Cruzadas, na indumentria de luxo dos reis de armas, nos pavilhes, nas bandeiras e, ainda hoje, em vrios brases de municpios franceses. No ano de 1125, a bandeira da Frana apresentava o seu campo semeado de flores-de-lis, o mesmo acontecendo com o seu braso de armas at o reinado de Carlos V (1364), quando passaram a figurar apenas trs. Conta-se que este rei teria adotado oficialmente o smbolo como emblema para honrar a Santssima Trindade. Alguns historiadores relatam que o smbolo comeou a ser utilizado no reinado de Luiz VII, o Jovem (1147) e tambm como emblema da cidade de Florena. Este rei teria sido o primeiro dos reis da Frana a servir-se desse desenho para selar suas cartaspatentes, principalmente em aluso ao seu nome Luiz, que na poca se escrevia "Loys". Os reis que vieram a seguir conservaram a flor-de-lis como atributo real e o mesmo fizeram seus descendentes. Certos estudiosos da herldica (arte ou cincia dos brases) afirmam que a flor-de-lis teve sua origem na flor-de-ltus do Egito, outros defendem que foi inspirada na alabarda ou lrio - um ferro de trs pontas que se colocava fincado nos fossos ou covas para espetar quem ali casse. Outra possvel origem a de que seja uma cpia do

desenho estampado em antigas moedas assrias e muulmanas. A flor-de-lis smbolo de poder e soberania, assim como de pureza de corpo e alma. A verdadeira flor-de-lis uma Amarilidcea

Sprekelia formosissima Entretanto, a relao do smbolo com determinada flor encontrada em praticamente todas as referncias. Mas qual seria esta flor? Seria um lrio? Ou seria uma ris? Algumas referncias afirmam que a planta chamada ris a verdadeira flor-de-lis. Segundo o livro ilustrado dos Signos e Smbolos, de Miranda Bruce-Mitford, Lus XVII adotou a ris como seu emblema durante as Cruzadas e o nome evoluiu de "fleur-delouis" para "fleur-de-lis" (flor-de-lis), representando com as trs ptalas, a f, a sabedoria e o valor. Realmente, h uma grande semelhana entre a ris e a flor-de-lis, quando as analisamos de perfil. Outras referncias sugerem que a flor-de-lis uma espcie de lrio. Os espanhis traduzem "fleur-de-lis" como "flor del lrio" (flor-de-lrio) e, neste caso, defende-se o lrio - e no uma ris - como a verdadeira flor-de-lis. H uma lenda que ajuda a reforar esta idia, contando que um anjo teria ofertado um lrio a Clvis, rei dos Francos, em 496 d.C., quando este se converteu ao Cristianismo. A ris (ris germanica) uma planta da famlia das Iridceas, originria da Europa. J as espcies mais conhecidas de lrio (Lilium pumilum, Lilium speciosum, Lilium candidum) so plantas da famlia das Liliceas, originrias da sia. A verdadeira florde-lis no pertence famlia das Iridceas, nem das Liliceas: trata-se da Sprekelia formosissima, uma representante da famlia das Amarilidceas, originria do Mxico e da Guatemala. Conhecida em outros idiomas como lrio-asteca, lrio-de-Saint-James (St. James lily), lrio-de-saint-Jacques (Lis de Saint-Jacques) a Sprekelia formosssima a nica espcie do gnero. O nome da espcie foi dado pelo botnico Linnaeus (Lineu) quando recebeu alguns bulbos de J. H. van Sprekelsen, um advogado alemo. Os espanhis introduziram a planta na Europa, levando os bulbos do Mxico, no final do sculo XVI.

Ficha da Planta
Nome Cientfico: Sprekelia formosissima Nomes Populares: flor-de-lis, lrio-asteca, lrio de St. James, Jacobean lily, Lis de Saint-Jacques, Croix de Saint-Jacques Famlia: Amarilidceas Origem: Mxico e Guatemala Caractersticas: Planta bulbosa, produz flores de cor vermelho-brilhante e folhas laminares que aparecem depois das flores. Reproduo: Diviso de bulbos, durante o perodo de repouso Luminosidade: sol pleno Solo: Arenoso. Em vasos e canteiros, a mistura de solo ideal a arenosa - 1 parte de

terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 2 partes de areia. Regas: Espaadas no incio do perodo vegetativo, intensificando para dias alternados at depois da florao, quando deve-se voltar a espaar as regas. Recomenda-se evitar o excesso de gua, pois pode provocar o apodrecimento do bulbos e o surgimento de doenas fngicas.

Flor dobrada: Flor que possui no mnimo duas camadas de ptalas. Em geral, os estames e os pistilos no centro da flor so substitudos por mais ptalas. As flores dobradas costumam ser cultivares. Ex.: algumas variedades de rosas. (Veja tambm flor simples, flor semidobrada). Flor semidobrada: Flor com mais de uma camada de ptalas, porm com menos ptalas do que uma flor dobrada. Ex.: algumas variedades de violeta-africana. (Veja tambm flor simples, flor dobrada). Flor simples: Flor com o nmero normal de ptalas. Ex:. amor-perfeito. (Veja tambm flor dobrada, flor semidobrada). A simbologia das flores nos buqus das noivas

Gardnia Quando o assunto flores, nada acontece por acaso! At nos buqus das noivas, as flores carregam mensagens. Segundo o livro "The Bride Guide", das autoras Dinah Braun Goss e Maria Schram Schwartz, algumas flores utilizadas na montagem de buqus de noiva podem ter vrios significados, veja o que algumas delas simbolizam: Orqudeas = beleza Rosas = amor Violetas = fidelidade Cravos = distino Gardnias = juventude e jovialidade Lrios = pureza Alstroemerias = felicidade Margaridas brancas = inocncia

Flrula: Flor pequena que, juntamente com vrias outras, forma o miolo da flor. Ex.:
a maioria das margaridas so formadas por diversas flrulas Folha: rgo de produo de energia da planta. A luz, ao atingir a parte verde da folha, inicia o processo de fotossntese (spalas, ptalas, gavinhas e brcteas so folhas modificadas); estrutura que nasce de um caule ou de um ramo e que tem por funo primria a produo de alimento por fotossntese, tipicamente constituda por

limbo, pecolo, bainha e um par de estpulas, mas qualquer dessas partes pode faltar. Folha composta: Folha dividida em dois ou mais segmentos. Ex.: papiro. (Veja tambm pinada, palmada). Fololo: Parte de uma folha pinada composta, tambm chamado pina; folha secundria que faz parte de uma folha composta como a de vrios tipos de accia. (Veja tambm folha composta, pina, pinada). Fotossntese: Processo pelo qual o dixido de carbono transformado em carboidrato, dentro da folha, a partir da incidncia da luz sobre o pigmento verde clorofila - das hastes e folhas. Veja tambm clorofila, folha).

Frsia (Freesia)
Pertencente famlia das Iridceas, a frsia tambm conhecida em algumas regies do Brasil por junquilho. Trata-se de uma bela e perfumada flor originria do sul da frica. Por suas cores vivas e o marcante perfume, a frsia muito utilizada na criao de arranjos florais decorativos. Nos jardins, seu plantio recomendado em bordadura de canteiros, mas o resultado s ser compensador, se houver boa incidncia de luz no local. As espcies apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vo desde um azul puro, passam pelo prpura e chegam ao branco. Reproduz-se por meio de bulbos perenes. Floresce nas regies de clima frio a temperado, normalmente no final do inverno e prossegue na primavera. Cultivo Recomenda-se em locais ensolarados e com clima ameno, pois os bulbos precisam de temperatura fria para iniciarem o processo de germinao. No plantio, o ideal manter uma distncia mnima de 5 a 10 cm entre um bulbo e outro, que devem ser cobertos com terra solta. Solo e umidade O ideal o solo solto, leve e no saturado de gua. Regar levemente uma vez por semana durante o primeiro ms. Tempo de florescimento Com boa incidncia de luz e regas corretas, as folhas e pendes florais brotaro da metade para o final do inverno, independente da poca do ano em que o bulbo foi plantado. O florescimento se prolonga horizontalmente, em todo o pendo floral. Armazenamento dos bulbos Os bulbos, quando dormentes, devem ser armazenados em local fresco e ventilado, para que sejam plantados de maro a maio. Em cultivos do ano anterior, no necessrio extrair os bulbos do solo, pois a dormncia interrompida naturalmente, voltando a florir na mesma poca do ano, ou seja, no final do inverno.

Fronde: Termo usado para designar as "folhas" samambaias com divises bem marcadas, que possuem esporos e brotam de um rizoma; o termo tambm empregado popularmente para designar folhas de palmeiras. Fruto: Qualquer ovrio adulto contendo sementes maduras. A cobertura externa pode ser macia e carnosa como as bagas ou frutinhos da pitanga, ou seca, como a vagem da prmula-do-cabo; rgo resultante do desenvolvimento do ovrio de uma flor, em geral por efeito de fecundao, embora em alguns casos o fruto possa resultar de um desenvolvimento ovariano determinado por outro estmulo que no a fecundao. Fungo: Organismo vegetal do grupo dos cogumelos.

Existem vrias espcies de chifre-de-veado, mas todas pertencem ao gnero Platycerium

Gardnia
(Gardenia jasminoides)
Famlia: Rubiceas Origem: sia, China Porte: Arbusto que pode atingir at 2 metros de altura Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos Solo ideal: Rico em matria orgnica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgnico) Clima: Ameno Luminosidade: Precisa de muita luminosidade, de preferncia sol pleno, mas no suporta bem o sol direto nos horrios mais quentes (das 11 s 17 horas) Regas: Durante a primavera e o vero devem ser freqentes, mas recomenda-se no molhar as flores. A quantidade de gua deve ser diminuda durante o outono e inverno. Solo encharcado, nem pensar!

Uso paisagstico: ideal para ser usada como macio ou formando cerca-viva, mas d timos resultados tambm como exemplar isolado Podas: Recomenda-se para manter o formato compacto, mas devem ser feitas sempre aps a florao. No incio da primavera, a gardnia comea a se cobrir de belas e perfumadas flores brancas. Seu perfume doce e intenso j inspirou at boleros (algum a j ouviu a msica Perfume de Gardnia?) e lhe rendeu o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo no sendo uma espcie da famlia dos jasmins. O responsvel pelo nome gardnia foi o botnico americano Alexandre Garden. Existem cerca de 250 espcies conhecidas como gardnia, porm a mais cultivada e famosa a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta. Alm das flores que, sem dvida, so o verdadeiro espetculo da planta, a gardnia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe que as folhas no caem durante o inverno. Para estimular a florao, recomenda-se adubar as gardnias com hmus de minhoca. Pode-se aplicar tambm uma adubao qumica com NPK (4-14-8), de 3 em 3 meses.

Gavinha: Projeo fina do caule que se enrola em suportes, permitindo planta ascender, as gavinhas podem ser espirais, como no maracuj, ou bifurcadas; rgo pnsil originrio de modificao das folhas e pelo qual as trepadeiras se fixam outras plantas ou estruturas de apoio. Gema: Embrio de caule, folha ou flor imatura. Uma gema terminal localiza-se no pice de um caule ou ramo lateral; a gema axilar fica na axila do pecolo. As gemas de crescimento geralmente so protegidas contra danos e temperaturas baixas por escamas ou brcteas superpostas e compactas. (Veja tambm axila). Gnero: Grupo de espcies afins - geralmente um grupo de plantas de estrutura semelhante e que, provavelmente, evoluram de um mesmo ancestral. O nome do gnero inicia-se sempre com letra maiscula. Exemplo: todas as heras pertencem ao gnero "Hedera"; diviso lgica do conjunto de seres vivos e na qual se agrupam formas de vidas com determinadas caractersticas semelhantes entre si e diferenciadas das de outros grupos; gnero um conjunto de espcies e famlia um conjunto de gneros. (Veja tambm espcie, famlia).

Grbera

(Gerbera jamesonii)

Famlia: Compostas Origem: frica do Sul Porte: Herbcea que atinge cerca de 40 cm de altura Florao: Floresce o ano todo, mas o auge da florao se d no fim do inverno e incio da primavera Plantio: Propaga-se por meio de sementes ou diviso de touceiras Solo ideal: Arenoso, com boa drenagem (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia) Clima: Seco Luminosidade: Sol pleno.

Regas: Suporta solo mais seco. Pode ser regada, em mdia, 1 ou 2 vezes por semana, de preferncia apenas nos perodos secos, evitando o encharcamento do solo Adubao ideal: Orgnica ou NPK 4-10-8. Podas: Para estimular nova brotao, deve-se podar as grberas rente ao solo, no final da florao. Podas de limpeza para retirar folhas velhas ou mortas tambm so recomendadas. Uso paisagstico: Pode ser usada em canteiros, como bordadura e at como forrao, graas ao seu porte que no chega a ultrapassar 40 cm. Esta flor foi batizada com o nome de grbera em homenagem ao naturalista alemo Traug Gerber, que a descobriu na provncia do Transval, na frica do Sul. Alis, muita gente ainda a conhece como margarida-do-Transval". Parente prxima da margarida, a grbera ficou bem conhecida no Brasil como flor de corte, usada principalmente na composio de arranjos florais. No para menos - a oferta de cores tanta, que oferece um farto material para os artistas florais. Do branco ao vermelho intenso, as grberas apresentam-se em cerca de 20 tonalidades diferentes, passando por tons amarelos e alaranjados. Os paisagistas tambm conhecem suas virtudes e esto aplicando a versatilidade desta planta para dar colorido aos jardins. O cultivo da grbera no muito complicado, mas preciso ficar atento aos ataques de lagartas e caros.

Germinao: o primeiro estgio do desenvolvimento de uma semente dentro da planta. O sinal visvel de germinao o surgimento de uma plntula. A germinao pode ser rpida (4 a 6 dias) ou lenta (vrias semanas ou at meses). Trata-se de uma fase delicada, uma vez que a semente j no est protegida pelo envoltrio e as razes e folhas fortes ainda no se desenvolveram.

Glicnia
No incio da primavera, ela se "veste" de lindos cachos de flores: a glicnia, uma trepadeira verstil que pode ser cultivada at como bonsai! Pertencente famlia das Leguminosas, a glicnia uma planta trepadeira de grande valor ornamental. Por suas caractersticas, pode ser cultivada como um arbusto e at mesmo como um bonsai, dependendo das podas que forem realizadas. Planta vigorosa e lenhosa, a glicnia produz belos cachos de flores nas coloraes branca, lils ou rosadas. So trs as espcies disponveis: Wisteria sinensis, Wisteria floribunda ou multijuga e Wisteria macrostachya. A espcie Wisteria sinensis, nativa da China, apresenta cachos de flores com tamanho que no ultrapassa 30 cm. J a Wisteria floribunda ou multijuga produz cachos floridos que podem atingir at 45 cm.

A glicnia se reproduz bem e floresce mais rapidamente por meio de estacas de galho, entretanto, o plantio pode ser realizado tambm atravs de sementes, apesar da florao ser mais demorada. A planta necessita de sol direto para se desenvolver bem e florir bastante. Quanto ao clima, no muito exigente, mas o ideal para o cultivo o clima temperado. O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem. Um cuidado especial: as glicnias necessitam de boas regas, principalmente nos perodos de crescimento e florao, portanto, no descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco. As podas, que devem ser realizadas durante os meses de abril e maio, que vo determinar o formato da planta. De qualquer forma, a glicnia vai precisar ser tutorada para que seu crescimento seja ordenado. Como planta de grande valor ornamental, a glicnia pode ser cultivada isoladamente ou combinada com uma ou mais variedades, resultando em belos efeitos no revestimento de caramanches ou enroscando-se em troncos de rvores, colunas, grades e portes. Nos jardins ou varandas, pode at ser plantada em vasos grandes ou caixas que suportem bem o crescimento das razes. Sob outro aspecto, importante destacar que a glicnia muito apreciada pelas abelhas, sendo uma espcie muito valiosa para os apicultores.

Gloriosa
O formato extico e as cores vibrantes dessa flor explicam seu nome popular: gloriosa (Gloriosa rothschildiana). Pertencente Famlia das Liliceas (a mesma dos lrios), a gloriosa uma trepadeira originria da frica, muito resistente e de crescimento rpido, podendo atingir cerca de 2 metros de altura em pouqussimo tempo. A planta produz folhas verdes e lanceoladas (em formato de lana), com a extremidade recurvada formando uma pequena gavinha. As flores - o verdadeiro espetculo dessa trepadeira - surgem no final da primavera e durante todo o vero, com caractersticas bem peculiares: as spalas, em tons alaranjados e vermelhos, viram-se para trs, expondo os ovrios e estames, como se a flores estivessem viradas pelo avesso. Fcil de ser cultivada, a gloriosa se propaga por meio da diviso dos rizomas e d um timo resultado quando cresce com apoio, "escalando" uma trelia, por exemplo. A planta produz floradas sucessivas durante o vero (as flores duram cerca de uma semana) e, com a chegada da estao fria, cessa o florescimento, chegando a perder as folhas nos meses do inverno - perodo no qual concentra suas energias para voltar a brotar na primavera.

Solo ideal: Arenoso. Em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. Luminosidade: Necessita de luz solar plena. Pode desenvolver-se tambm meiasombra, desde que receba pelo menos 4 horas de sol direto. Clima ideal: Quente e mido. Usos: Pode ser usada para revestir muretas, cercas e grades. Como flor de corte, muito usada na criao de arranjos florais. Outros nomes: garras-de-tigre e lrio-trepadeira

Gloxnias
Folhas e ptalas aveludadas, cores intensas e exuberantes: assim a gloxnia, uma planta de grande valor ornamental, muito utilizada na decorao de interiores e de fcil cultivo.
Pertencente famlia das Gesnericeas, a gloxnia (Sinningia speciosa) uma planta extica que exibe em suas cores e formas toda a beleza e exuberncia das matas tropicais. Intensamente colorida em tons avermelhados, rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxnia ainda pode ser encontrada em variaes que alternam a cor vinho ou prpura, por exemplo, com as bordas das ptalas esbranquiadas. Sua origem tropical pode ser notada no tamanho e caractersticas de flores e folhas: as flores, aveludadas e gradas, podem atingir at 10 cm de dimetro e a folhagem, igualmente de tamanho considervel, apresenta folhas ovaladas e tambm aveludadas. Nativa do Brasil, uma planta tuberosa, de fcil cultivo, que floresce praticamente o ano inteiro. Apesar disso, ela passa por um perodo de dormncia, todos anos, quando parece ficar seca, sem produzir folhas ou flores. Durante esse perodo de descanso, recomenda-se diminuir as regas gradualmente, at que a planta seque por completo. Os tubrculos permanecero em dormncia pelo perodo de um a trs meses, sendo que a terra deve ficar apenas levemente umedecida. Aps esse tempo, pequenos brotos comeam a surgir, dando sinais de que o descanso acabou e a planta est pronta para retomar o seu crescimento. O processo de multiplicao das gloxnas muito fcil: por meio da diviso de tubrculos ou estaquia de folhas possvel obter novos e saudveis exemplares. Para o cultivo bem-sucedido das gloxnias, recomenda-se solo poroso, podendo-se usar como base a seguinte mistura: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgnico, 1 parte de areia grossa e 1 parte de farinha de ossos.

A gloxnia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas no tolera a exposio direta aos fortes raios de sol. Locais prximos a janelas, onde possa receber luz e calor pela manh e tarde, so ideais para esta planta. Durante as regas, recomenda-se no molhar as ptalas, que mancham facilmente, ficando sujeitas ao ataque de doenas. preciso cuidado com o excesso de gua: muita umidade contribui para a proliferao de fungos e insetos, que costumam se alojar nos brotos novos e na parte de baixo das folhas. No caso de ataques, recomenda-se lavar a parte afetada com gua morna e sabo neutro e, depois, enxaguar. Folhas e ptalas murchas ou muito atacadas devem ser removidas. Como uma planta tropical, a gloxnia prefere temperaturas entre 22 a 24 graus C e nvel mdio de umidade. Para no errar, pode-se usar um mtodo simples para irrigao: encha o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e coloque os vasos com as gloxnias sobre esta camada; em seguida ponha gua no recipiente e deixe que a terra absorva a umidade necessria. Gloxnia Nome cientfico: Sinningia speciosa Famlia: Gesnericeas Porte: Pode atingir at 30 cm Florao: O ano todo, alternando perodos de dormncia Propagao: Estacas de folhas e diviso de tubrculos Caractersticas: Planta perene, ideal para cultivo meia-sombra, com muita luz e longe do sol forte. Resulta em belos efeitos mesmo plantada isoladamente.

H
Habitat: Lugar onde naturalmente vive uma espcie animal ou vegetal. Em antigos
tratados de Histria Natural, a descrio de cada espcie comeava com a palavra 'habitat' ("habita"). Haste: rgo que sustenta a flor (pedicelo), a folha (pecolo) ou a antera (filete). (Veja tambm filete).

Hemerocallis: coloridas, prticas e versteis

Hemerocallis barbara

Ao olharmos esta flor, achamos logo que se trata de um lrio. Mas no . Embora a semelhana seja grande at inspirou os nomes populares desta planta trata-se na verdade da hemerocallis.
Versatilidade e variedade talvez sejam as palavras que melhor definam esta planta.Originrias da Europa e tambm pertencentes famlia das Liliceas, como os lrios, as hemerocallis apresentam flores de muitos tamanhos e cores, que vo desde tons prximos do branco at um tom bem escuro, quase preto, passando por todos os tons de amarelo (do plido ao dourado mais intenso) e do mais suave rosa ao vermelho mais intenso. Isso sem falar nas misturas de cores encontradas numa mesma flor, que pode apresentar um padro de cor suave e as bordas multicoloridas ou de uma s cor intensa. As formas das hemerocallis variam desde a estreita "Spider" (aranha) at tipos totalmente redondos. Popularmente conhecida como lrio-de-so-jos ou lirio-do-dia, a hemerocallis uma herbcea perene e rizomatosa, que floresce praticamente o ano todo, com maior intensidade no vero. O tamanho da haste varia de 20 cm a 130 cm, sendo mais comum encontrarmos plantas de 60 cm a 90 cm. As folhas so estreitas, lisas e longas. Cada haste floral da planta composta de muitos botes. Por ser uma planta que exige pouca manuteno e apresenta boa adaptao climticas, muito indicada na composio de jardins de condomnios, empresas, praas, parques e, claro, em residncias. As hemerocallis vo bem em bordaduras ao longo de canteiros e muros ou em grupos, formando macios e conjuntos isolados.

Dicas de cultivo

Luminosidade: As hemerocallis devem ser cultivadas sob sol pleno, embora tolerem condies de sombra parcial, desde que haja muita luminosidade. Como regra geral, recomenda-se o plantio das hemerocallis num local onde elas recebam, no mnimo, 6 horas de sol direto por dia. As variedades coloridas e mais escuras sero beneficiadas por sombra parcial, nas horrios mais quentes do dia; assim como a sombra da tarde poder ser benfica para as plantas hbridas. Solo: Esta planta vai bem em praticamente qualquer tipo de solo (do arenoso ao argiloso) mas, de preferncia, devemos cultiva-la em solo argilo-arenoso, com bom teor de matria orgnica e com pH de 5,5 a 6,0. Caso estas no sejam as condies existentes, algumas prticas podero serem adotadas, como a adio de calcrio dolomtico(100 a 300 gramas por metro quadrado), para corrigir o pH do solo e um pouco de areia mdia, nos solos argilosos, para melhorar a drenagem. Nos solos arenosos pode-se adicionar matria orgnica (estercos curtidos e/ou restos vegetais), para melhorar a fertilidade e reter um pouco a umidade. Mas importante destacar que as hemerocallis devem ser plantadas em solos bem drenados.

Espaamento: Em geral, indica-se o espaamento de 30 a 40 cm entre as plantas, dependendo do porte da variedade. As variedades de porte mini podem ser plantadas no espaamento de 15 a 20cm entre as plantas.

Como plantar

1. Prepare o solo, misturando boa terra de jardim, areia e esterco bem curtido. 2. Cave um buraco maior que a massa da raiz. 3. Plante, de forma que a coroa da planta (local onde as razes encontram as folhas), fique

abaixo da superfcie do solo. Certifique-se que a colorao mais clara na base da folhagem (ela lhe indicar a parte da planta que estava sob a terra) fique debaixo do solo. 4. Compacte levemente o solo e regue abundantemente a sua nova planta.

Cuidados principais

Regas: gua no solo essencial para o bom desenvolvimento da planta. Em quantidade suficiente, a gua ajuda a garantir que voc obtenha excelente floradas. muito importante que as hemerocallis recebam gua suficiente na primavera, quando as plantas produzem os botes florais, e no vero, durante a estao da florao. Adubao: Que tipo de fertilizante usar? Tendo em vista que cada jardim tem solos diferentes e com diferentes necessidades de nutrientes, sugere-se que se faa uma boa adubao orgnica e pode-se adicionar 30 gramas de adubo qumico frmula NPK 61212 ou 101010 por metro quadrado. Cobertura de solo: Coberturas de solo podem ajudar as hemerocallis, de diversas maneiras, pois diminuem o crescimento de ervas daninhas, evitam o aquecimento do solo, especialmente no vero (o que dificulta a absoro de nutrientes pelas plantas) e, aps se decomporem, ajudam a melhorar o solo, com a incorporao de material orgnico e conservao da umidade. Podemos usar vrios tipos de materiais para cobertura, como lascas de madeira, restos de palha, casca de arroz, etc.

Informaes sobre o cultivo fornecidas pela Agricola da Ilha Onde adquirir mudas de hemerocallis: possvel adquirir mudas desta verstil e prtica planta at pela Internet! O site www.hemerocallis.com.br, da Agricola da Ilha, comercializa 21 variedade de hemerocallis e possui uma logstica de distribuio para todo Brasil, independente do numero de plantas. A entrega feita com segurana por transportadoras ou pelo correio. A Agrcola da Ilha possui, hoje, mais de 1 milho e 500 mil mudas de hemerocallis de todas as variedades disponveis e mais de 200 novas variedades em fase de testes. Pelo SAC (Servio de Atendimento ao Consumidor) do site, possvel solicitar um catlogo com as variedades.

Herbcea: Termo geralmente utilizado para designar plantas que no possuem hastes lenhosas, como a begnia e a aucena; diz-se da planta que desenvolve pouco ou nenhum tecido lenhoso. Hermafrodita: Flor provida de estames e pistilos. Hbrida: Planta derivada de dois pais geneticamente diferentes. A polinizao cruzada comum entre as plantas de espcies diferentes dentro do mesmo gnero. As plantas originadas de tais cruzamentos so chamadas hbridas primrias e em geral possuem algumas das caractersticas de ambos os pais, mas que podem se assemelhar mais a um que a outro. A polinizao cruzada tambm possvel, embora rara, entre plantas de gneros diferentes, como o caso da Fatshedera, uma hbrida da Fatsia com a Hedera. Esses cruzamentos denominam-se hbridos bigenricos ou intergenricos. Diversas hbridas originadas naturalmente so estreis. Horticultura: Cultivo de plantas, em sentido genrico, o trato de hortas, pomares e jardins; pesquisa cultura e produo de plantas utilitrias ou ornamentais (floricultura o ramo da horticultura que se ocupa exclusivamente de plantas ornamentais florferas). Hmus: Mistura de plantas e outras partes de plantas parcialmente decompostas, usada na mistura de solo para enriquec-la com nutrientes. O hmus apresenta propriedades bactericidas e torna a mistura de solo mais porosa. Pode ser encontrado sob rvores decduas ou preparado com folhas em estado de decomposio. O termo hmus tambm usado para definir o material formado em parte pela decomposio de restos animais e vegetais, atualmente usa-se a expresso hmus de minhoca para definir a mistura resultante dos excrementos das minhocas e do substrato usado para sua criao - esta mistura extremamente rica em nutrientes que enriquece e d porosidade aos solos usados no cultivo de plantas.

I
Inflorescncia: A definio bsica para este termo : grupo de duas ou mais flores numa mesma haste ou pednculo. Uma inflorescncia pode variar consideravelmente de formato, desde as longas e semelhantes a espigas, como a palma-de-santa-rita, at as grande e arredondadas, como as hortnsias. (Veja tambm racemo, pancula, espiga, umbela). Infrutescncia: Agrupamento de frutos resultante do desenvolvimento dos ovrios das flores de uma inflorescncia, como ocorre com o abacaxi e a jaca. ntegra ou inteira: Diz-se da flor que tem margem contnua, sem recortes nem divises.

Ip-amarelo (Tabebuia chrysotricha)

Nome cientfico: Tabebuia chrysotricha Nomes populares: ip-amarelo, ip-tabaco Origem: Brasil Famlia: Bignoniceas Luminosidade: sol pleno Porte: Pode chegar a 8 metros de altura Clima: quente e mido Copa: rala, com dimetro um pouco maior que a metade da altura Propagao: Sementes Solo: frtil e bem drenado Podas: recomenda-se apenas podas de formao Originria do Brasil a espcie de ip mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ip-amarelo caem e a rvore fica completamente despida. No incio da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua florao amarela, dando origem ao famoso espetculo do ip-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior ser a intensidade da florada.

J
Jacarand-mimoso (Jacarand mimosaefolia)

Nome cientfico: Jacarand mimosaefolia Nome popular: jacarand-mimoso Origem: Argentina, Peru e sul do Brasil Famlia: Bignoniceas Luminosidade: sol pleno Porte: Pode chegar a 15 metros de altura Clima: em estado nativo encontrado nas regies de clima um pouco frio, mas adapta-se bem ao clima sub-tropical Copa: aberta e arredondada Propagao: Sementes Solo: frtil Podas: no so necessrias rvore frondosa, de folhagem delicada, pertencente Famlia das Bignoniceas. De porte mdio, esta espcie pode atingir at 15 metros de altura. As folhas, que medem 40 cm de comprimento, so compostas por fololos midos e delicados e concentramse nas pontas dos ramos. Durante o inverno, o jacarand-mimoso perde suas folhas, mas no incio da primavera ele se cobre de flores arroxeadas e perfumadas. A florao se prolonga at o comeo do vero e recobre praticamente toda a copa. Uma curiosidade sobre esta rvore: em Pretria, uma cidade na frica do Sul, as ruas so totalmente arborizadas com jacarand-mimoso levado do Brasil.

artificiais e no qual se plantam geralmente plantas que preferem solo calcrio, como os cravos. Jardineira: Recipiente para plantio; o tipo mais comum de jardineira o alongado e relativamente estreito. Mveis para ornamentao floral tambm so chamados de jardineiras.

Jardim-de-pedra: Canteiro ou jardim criado em formaes rochosas naturais ou

Jardineira na janela ou sacada: "diga-me onde ficas e te direi que flor ters"

Flores na floreira da janela ou na jardineira da sacada s tero um resultado satisfatrio se escolhermos as espcies adequadas de acordo com a incidncia de luz solar. A vo algumas dicas: Bate muito sol? Plante petnias, gernios, lanterninha-chinesa ou ixoras Fica na sombra uma parte do dia? Plante brinco-de-princesa Recebe muita luminosidade, mas nada de sol? Escolha o lrio-da-paz Venta muito? Esquea as petnias

Kalanchoe

Nome cientfico: Kalanche blossfeldiana Famlia: Crassulceas Origem: frica e Madagascar Caractersticas: Planta suculenta, tambm conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas. Planta rstica que produz abundante florao, com as pequenas flores agrupadas em buqus, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar macios e bordaduras nos jardins, mas tambm d timos resultados em vasos e floreiras. uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcana at 30 cm de altura. poca de florao: entre o final do outono e incio da primavera. Reproduo: Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, s usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas. Solo: O ideal o solo solto, poroso, drenado e rico em matria orgnica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. Cultivo: O clima adequado para o cultivo o quente e mido. Pode ser cultivada meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das razes. Para que o kalanchoe cresa forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condies de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento. Adubao: Para estimular a florao, recomenda-se uma adubao anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de frmula NPK, com porcentagem maior em P (fsforo), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers. Podas: A planta no exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes medida que as flores vo murchando. Cuidados: uma planta razoavelmente rstica e se as suas necessidades bsicas forem atendidas, dificilmente surgiro problemas como ataque de pragas ou doenas. Dicas: Mesmo no estando florido, o kalanchoe de grande valor ornamental, pois no suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras. Obs.: Plantas suculentas so aquelas que armazenam gua em suas hastes ou folhas. O formato das folhas dessas plantas variam bastante: existem suculentas com folhas grossas e carnudas (ex: Cotyledon undulata e Crassula arborescens) e tambm as de folhas finas estreitas, como as da Euphorbia milli, popularmente conhecida como coroa-de-cristo.

L
Labelo: Membrana mediana da corola de uma orqudea, diferente das duas outras
ptalas em forma e em tamanho. Lbio: Cada um dos lobos principais de uma corola bilabiada. Lanceolada: Com forma de lana. Ltex: Fluido branco, leitoso, vertido por plantas como a falsa-seringueira e a coroade-cristo, quando suas hastes so cortadas ou danificadas. (Veja tambm sangramento). Lenhosa: Terma que designa a planta com caules rijos. Ex.: primavera. (Veja tambm herbceas). Liana: Cip; trepadeira de caule lenhificado. Limbo: A lmina de uma folha; a poro terminal e larga de uma ptala, em contraste com a poro basal estreita; a poro superior de um clice ou de uma corola de certas flores, em contraste com a poro tubular inferior. Linear: Diz-se da folha estreita e com bordos paralelos.

Lrios: os smbolos da pureza "Olhai os lrios do campo; eles no trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomo, em toda sua glria, no se vestiu como um deles". (Palavras de Jesus, no Evangelho segundo So Matheus)

Lrio muscadet O lrio originrio da Europa, sia e Amrica do Norte. Algumas espcies so nativas dos trpicos, de regies com altitude elevada. Porm, todas as espcies existentes hoje so originrias de vrios cruzamentos entre si, dando origem a inmeras variedades e cores: so os chamados lrios hibridos. Os lrios pertencem famlia das Liliceas e os principais grupos so: Lrios Orientais - caracterizados pelos que apresentam mais perfume e flores grandes; Lrios Asiticos - com flores menores, quase sem perfume, mas com cores fortes e bem variadas;

Lrio longuiflorum - de flor grande, na cor branca e creme. Com exceo do Lrio longuiflorum, os outros dois grupos apresentam tanto variedades para vaso como para corte, usadas na confeco de arranjos. No grupo dos Asiticos encontramos o Orange Pixie e no grupo dos Orientais, esto o Muscadet e Mona Liza. Os lrios so plantas de bulbo, assim como a tulipa, o amaryllis e at mesmo a nossa conhecida cebola. Eles emitem um nico broto por bulbo, de onde saem as folhas e as flores. Como cuidar do seu vaso de lrio O lrio em vaso requer um local com boa iluminao, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. No deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessrio, at que gua saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a gua se acumule no pratinho. Para fazer com que o lrio em vaso floresa novamente, o procedimento complicado e no garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma srie de passos:

1. Aps a morte das flores, continue regando o lrio por mais 3 meses, depois pare de
colocar gua e espere que as hastes sequem completamente;

2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plstico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) mido. Coloque este saco plstico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde so colocadas as verduras) e deixe l por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos midos. Evite choque entre os bulbos e tambm o choque dos bulbos com outros objetos, pois h perigo de machucar os bulbos e os ferimentos so portas para a entrada de doenas. 3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos
primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescero.


O lrio no mercado de flores Algumas caractersticas do mercado de flores favorecem o comrcio de lrios em vaso no Brasil: a maior demanda por flores de vaso em geral (e conseqente queda da procura por flores de corte) por causa da dengue; a existncia de novas espcies prprias para vasos (com tamanho menor) e, finalmente, o preo mais acessvel do produto, resultado do grande volume de produo. "O aumento da procura estimula a produo", confirma Simone Schoenmaker, gerente de produo de flores de bulbos da Fazenda Terra Viva. A empresa responsvel pela produo e venda das duas espcies mais procuradas de lrios: a Orange Pixie (alaranjada) e a Muscadet (branca). Cada vaso possui trs bulbos que produzem de 5 a 15 flores, em potes de 15 cm de dimetro.A variedade Orange Pixie mais abundante. As plantas de vaso atingem cerca de 30 a 40 cm de altura.

Apesar do preo mais acessvel, o lrio ainda considerado um produto nobre e elitizado, que exige cuidados especiais de produo. A Terra Viva produz lrios em uma unidade da empresa instalada em Tapira, regio de Arax, sudoeste de Minas Gerais, com excelente qualidade, por aproveitar o clima e topografia favorveis do local. Na regio, tanto o inverno como o vero so mais amenos que no interior paulista, favorecendo uma produo contnua e melhorada. Segundo Luiz Octvio Cavicchio, gerente comercial de bulbos da Fazenda Terra Viva, cerca de 70% dos bulbos so importados da Holanda e 30% so produzidos em Arax. Para bulbos de vaso a importao corresponde a 90% do total produzido pela empresa. "So plantas especiais, de clima frio, que necessitam um perodo de dormncia. As variedades de vaso so geneticamente mais curtas, enquanto as de corte possuem maior diversidade e hastes mais longas, de at um metro de altura", esclarece Cavicchio, calculando que o mercado brasileiro atualmente consome quatro milhes de bulbos por ano. A Terra Viva entra nesse bolo com 300 mil bulbos somente para produo de vasos. Curiosidades sobre o lrio

Lrio Orange pixie O lrio sempre foi visto como o smbolo da pureza e uma das flores mais antigas do mundo. Pode ser encontrado em pinturas nas paredes dos palcios da Grcia Antiga, onde era dedicado Hera. O lrio relacionado Virgem Maria, em homenagem sua pureza e, talvez por esse motivo, seja muito usado em buqus de noiva e em festas religiosas. Na alquimia, fabricava-se um perfume mgico a partir desta flor, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam ritualsticas. Tambm existia uma crena que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedao do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relaes. Narra a mitologia, que a conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hrcules, que havia sido abandonado no campo por Alcmene, sua me. O jovem heri teria sugado o seio com tanta fora, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no cu formaram a Via Lctea e as que caram na terra transformaram-se em lrios. Outra curiosidade sobre esta flor que no sculo XVII, o lrio era usado para decorar igrejas em homenagem Virgem Maria, como smbolo de sua virgindade. Antes, porm, retiravam do lrio os rgos masculinos e femininos (estames e pistilos), pois s assim a flor seria "verdadeiramente virgem".

O lrio est includo numa antiga lista de plantas consideradas mgicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as ms vibraes, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefcios. Lrio-do-amazonas (Eucharis grandiflora)

Com suas flores brancas suavemente perfumadas e em formato de estrela, esta planta impressiona tambm pela beleza das folhas brilhantes e lustrosas. O contraste entre o intenso verde das folhas e a brancura das flores torna o conjunto realmente atraente. Planta bulbosa da famlia das Amarilidceas, o lrio-do-amazonas (Eucharis grandiflora) originrio da Amrica do Sul - encontrado no Brasil, na Colmbia e no Peru. Seu cultivo na Europa iniciou-se h tempos, por volta de 1850. Mas por l, embora seja muito utilizada como planta ornamental, o cultivo s d bons resultados mesmo em estufas. Como ela ... O lrio-do-amazonas uma planta com boas dimenses. Conhecida tambm como estrela-dalva, estrela-de-belm e estrela-da-anunciao, a Eucharis grandiflora apresenta bulbos arredondados, que podem medir at 6 cm de dimetro. As folhas so grandes (podem chegar a 40 cm de comprimento) e as flores - brancas e perfumadas surgem em racemos de 3 a 6 unidades. Cada flor mede em torno de 10 cm de dimetro com as 6 ptalas distribudas em formato de estrela. Pendentes, as flores surgem numa haste floral que alcana at 70 cm de altura. Onde ela vai bem... A planta vai bem em locais bem iluminados e com boa ventilao. Ela precisa de muita claridade, mas no gosta de luz solar direta, especialmente nos dias quentes de vero. Plantada em vasos, ela pode ser levada para ambientes internos bem iluminados. No jardim, os melhores locais so os canteiros sombreados, onde pode fazer belas combinaes com folhagens baixas e forraes. Sob a copa das rvores, o lrio-doamazonas pode formar belas bordaduras. O solo ideal ... O solo argilo-arenoso e rico em matria orgnica o mais indicado. Uma boa mistura: 2 partes de terra argilosa, 1 parte de composto orgnico e 1 parte de areia. Para estimular crescimento e florao, pode-se acrescentar farinha de ossos mistura.

E o plantio... No plantio, coloque os bulbos num espaamento de 40 a 50 cm entre eles. No se deve cobri-los demais com terra. Uma leve e fina camada de terra o suficiente. Depois, pressione o substrato delicadamente ao redor dos bulbos, para firm-lo bem. Se o plantio for feito em vasos (com pelo menos 20 cm de dimetro), d para plantar de 3 a 4 bulbos. Como cuidar... Evitar regas em demasia, pois podem provocar o apodrecimento dos bulbos. Quando surgir a haste floral, recomenda-se aplicar um fertilizante lquido at as flores iniciarem a abertura, lembrando de seguir as orientaes do fabricante quanto quantidade e diluio. Como se reproduz... O lrio-do-amazonas se propaga pela diviso dos bulbos mais velhos. O processo geralmente feito no perodo que vai do final do inverno ao incio da primavera. Primeiro retira-se as plantas dos canteiros ou dos vasos. Com muito cuidado, deve-se lavar os bulbos para remover a terra. S ento, faz-se a separao dos bulbos, evitando quebr-los, pois eles podem demorar muito tempo para se recuperarem e iniciar a brotao.

Lobo(): Cada uma das projees arredondadas da margem de certas folhas, como
as de hortnsia e da figueira.

M
Macerado de urtiga
Ingredientes: 11 litros de gua 100 g de folhas frescas de urtiga (use luvas para manusear a planta, pois ela causa irritaes na pele). Modo de fazer: Misture as folhas de urtiga em um litro de gua. Deixe a infuso agir por 3 dias, mantendo-a em um local seco e meia-sombra. Coe e dilua o extrato em 10 litros de gua. Este preparado pode ser armazenado por alguns dias (em local seco e arejado) para pulverizaes preventivas nas plantas a cada 15 dias.

Macio: Conjunto cerrado de arbustos ou herbceas de porte.

Magnlia-branca

(Magnolia grandiflora)
Famlia: Magnoliceas Porte: rvore que alcana at 25 metros de altura, com copa medindo at 12 metros de dimetro Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos Solo ideal: Argiloso, com boa drenagem e rico em matria orgnica Podas: Os exemplares adultos devem receber apenas podas de limpeza, para eliminar os galhos secos. Quando ainda em crescimento, a magnlia pode adquirir um porte mais elegante, se receber podas para eliminar os ramos muito fracos e mal formados. uma linda rvore ornamental, que da primavera at o vero cobre-se de grandes flores brancas, muito perfumadas, num formato interessante que lembra uma taa. Suas folhas so brilhantes, ovaladas e alternadas, mantendo-se firmes mesmo durante o inverno. A magnlia pertence a um gnero muito antigo de rvores. Acredita-se at que sejam cultivadas h cerca de 1.400 anos. Trata-se de uma rvore indicada para locais com bastante espao.

Margem: Borda de folha ou ptala de flor. Pode ser lobular ou denteada, e tambm Mergulhia: Tcnica de reproduo vegetativa que consiste em guiar um ramo para
o solo e enterr-lo parcialmente, exceto ou inclusive a ponta, para induzir a formao de razes em pontos da haste onde geralmente se praticam incises; depois de formadas as razes; o ramo destacado da planta-me e pode ser plantado como qualquer muda. Muda: Planta enraizada, mas ainda no plantada em lugar definitivo. de cor diferente do corpo da flor ou da folha.

N
Narciso (Narcissus) - Flores de inverno e primavera

Os narcisos formam um grupo muito grande de belas espcies bulbosas que produzem flores de inmeros formatos e combinaes de cores. Trata-se de uma planta vigorosa, rstica, de folhas lineares, que floresece normalmente no perodo do inverno e da primavera. A folhagem verde comea a despontar j no final do ms de abril. O narciso uma flor indicada tanto para corte e arranjos, como para o plantio em vasos ou jardins. Quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rgidos, os narcisos do um ar de naturalidade campestre nas composies.

Cultivo
O cultivo de narcisos no requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer poca do ano, em local definitivo ou, de preferncia, quando ele comea a emitir brotao espontnea. Isso ocorre normalmente com a aproximao do frio do inverno.

Solo, luminosidade e umidade


Aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois h o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condies climticas da regio. Recomenda-se regar com moderao no plantio e manter o solo levemente mido, sem satur-lo.

Densidade de plantio
O ideal, como referncia, que os bulbos disponveis atualmente no mercado sejam plantados com pouca profundidade e cobertos normalmente, com at 3 cm de terra. recomendvel, tambm, manter um espaamento de 10 cm entre os bulbos, j que algumas variedades tendem a formar pequenas touceiras.

Florescimento
Os narcisos compem um grupo muito extenso de variedades, acima de 500 catalogadas. Assim, o florescimento prprio de cada uma. As variedades adaptadas ao clima sub-tropical, normalmente muito perfumadas, tm florao cacheada branca e amarela pura ou, tambm, com o centro da flor em tom sempre contrastante com as ptalas. Florescem no final do inverno e, cerca de 30 dias depois, inicia o processo de dormncia que vai durar at o incio do prximo ano.

Cuidados com os bulbos


na poca da dormncia que os bulbos devem ser manipulados, nunca durante o crescimento e florao. Os bulbos podero ser retirados do solo, armazenados em local fresco e seco enquanto se aguarda que ele prprio inicie o processo de brotao.

possvel, tambm, deixar o bulbo dormente no solo, pois ele no morrer, exceto se eventualmente ocorrer ataque de lagartas, que podem destruir completamente o bulbo.

Nervura: Feixes de vasos que irrigam as folhas, com aspecto filamentoso e ramificado N: Junta de haste de onde surgem as folhas. Tambm o ponto do qual formam-se as novas razes de plantas como as heras e os filodendros.

O
Oblonga: De forma oblongada e algo retangular, mas arredondada nos cantos Olho: Gema, particularmente no tubrculo. Ondulada: Designao da margem de folha ou ptala que possui borda ondulada. O
(folha). termo no se aplica a bordas serrilhadas ou denteadas. Oposta: Que forma par (folha) com outra que nasce no mesmo n, mas no lado oposto. Oval: De contorno que lembra o corte longitudinal de um ovo. Ovrio: Parte basal da flor onde as sementes so formadas. A parede do ovrio transforma-se na parede do fruto. (Veja tambm flor, fruto).

P
Palmada: Termo empregado para designar as folhas compostas de diversos fololos que se abrem em leque a partir de um ponto comum, adquirindo o formato de uma mo espalmada. Ex.: arlia Pancula: Tipo de inflorescncia formada por um cacho grande de flores pediceladas (com haste curta); inflorescncia composta na qual do eixo principal partem outros eixos secundrios que portam flores; um cacho de cachos. Papoula, a dormideira (Papaver somniferum)

A papoula conhecida h mais de 5 mil anos - os sumrios j a utilizavam para combater problemas. Os antigos comiam a flor inteira ou a maceravam para obter o sumo. Na Mesopotmia, curavam-se doenas como insnia e constipao intestinal com infuses obtidas a partir da papoula.

A papoula foi muito conhecida nos tempos remotos, tinha muito prestgio entre os mdicos da Grcia antiga. Na mitologia grega era relacionada a Hipnos, o deus do sono, pai de Morpheu - que a tinha como planta favorita e, por isso, era representado com os frutos desta planta na mo. H tambm uma estreita relao entre a papoula e a deusa grega Nix, a Noite. Deusa das Trevas, filha do Caos, na verdade a mais antiga das divindades. Freqentemente, ela representada coroada de papoulas e envolta num grande manto negro e estrelado. Em muitas referncias ela se localiza no Trtaro, entre o Sono e a Morte, seus dois filhos. Os romanos no a representavam em um carro, mas sempre adormecida. A papoula conhecida h mais de 5 mil anos - os sumrios j a utilizavam para combater problemas. Os antigos comiam a flor inteira ou a maceravam para obter o sumo. Na Mesopotmia, curavam-se doenas como insnia e constipao intestinal com infuses obtidas a partir da papoula. Mais tarde, os assrios e depois os babilnios herdaram a arte de extrair o suco leitoso dos frutos para fazer remdios. Hipcrates foi um dos primeiros a descrever seus efeitos medicinais contra diversas enfermidades. H quem defenda que mais tarde, um mdico grego em Roma, padronizou a preparao do pio com uma frmula (o mitridato) e a receitava aos gladiadores. O uso do pio difundiu-se pela Europa no incio do sculo XVI, mas sofreu forte combate quando a Igreja Catlica comeou a controlar os remdios. Foi por essa poca que Paracelso, o famoso mdico e alquimista suo, elaborou um concentrado de suco de papoula - o ludano, que teria o poder de curar muitas doenas e at de rejuvenescer. A disseminao desta crena levou popularizao do seu uso em todo o mundo ocidental. Com o tempo e com a expanso das rotas comerciais, o pio acabou por se tornar uma droga universal. Por volta de 1803, o cientista alemo Frederick Sertuener, observando que os diferentes subprodutos da papoula produziam efeitos diversos, procurou isolar os elementos narcticos do pio. Assim, ele obteve um cristal alcalide de efeito muito intenso: era a morfina.

A papoula uma planta da Famlia das Papaverceas, tambm conhecida como dormideira. uma herbcea anual que apresenta propriedades alimentares, oleaginosas e medicinais. A planta apresenta um caule alto e ramificado, com folhas ssseis e ovaladas. As flores so grandes, brancas, rosas, violceas ou vermelhas, e o fruto uma cpsula. Por toda a planta circula um ltex branco. Todas as partes da papoula so consideradas venenosas, com exceo das sementes maduras. O pio retirado a partir do ltex encontrado nas cpsulas que no atingiram a maturao. Ao se fazer cortes na cpsula da papoula, quando ainda verde, obtm-se

um suco leitoso, o pio (em grego, refere-se a suco), que contm cerca de 25 alcalides - o mais importante deles a morfina, presente em at 20% no pio. Os nomes relacionados papoula so bem sugestivos O nome cientfico da planta "somniferum" (relacionado a sono) e a origem do nome "morfina" (relacionada ao deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos) nos levam a compreender os efeitos que o pio e a morfina podem produzir: so depressores do sistema nervoso central. Alm disso, o pio ainda contm outras substncias, como a codena, e dele tambm que se obtm a herona, uma substncia semi-sinttica, resultado de uma modificao qumica na frmula da morfina. Todos os alcalides do pio so narcticos. O maior problema dos opiceos o seu poder de provocar dependncia. Tanto a morfina, como o seu derivado, a herona, criam uma euforia de sonhos, seguida de uma sedao associada a uma sensao de bem estar. Entretanto, o uso constante e prolongado leva a um envenenamento crnico que pode causar deteriorao fsica e at a morte. Os perodos de abstinncia da droga so marcados por nuseas, insnia e intensas dores musculares. Em alguns lugares do mundo o cultivo da papoula permitido. o caso da Tasmnia e da Tailndia. L, os membros do grupo dos Hmong (oriundos da China) cultivam a papoula e usam uma parte da flor para suas cerimnias religiosas. O governo da Tailndia lhes deu permisso especial para cultivar esta planta. Entretanto, se algum membro da tribo encontrado fora da comunidade com a papoula, detido imediatamente, o que gera conseqncias para toda a comunidade. Ficha da Planta: Papoula Nome cientfico: Papaver somniferum Famlia: Papaverceas Origem: sia Florao: vero Propagao: por sementes Mistura de solo ideal para cultivo: rica em matria orgnica, pode-se usar uma mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgnico Luminosidade: precisa de muita luz, o ideal que receba luz solar direta apenas nos horrios mais amenos do dia (pela manh ou tarde) Clima ideal: ameno Regas: deve ser regada regularmente, mas o solo no deve nunca ficar encharcado.

Parasita: Planta que se nutre da seiva de outra. Pecolo: Haste de ligao entre o limbo da folha e o ponto em que ela se insere no
caule ou no ramo; cabo da folha. Pedicelo: Haste de sustentao da flor. Pednculo: Haste que sustenta uma inflorescncia. Peltada: Que tem o pecolo inserido fora da margem da folha. Perene: Que preserva por mais de dois anos a forma adulta. O mesmo que vivaz. Diz-se da planta que pode viver por tempo indefinido. As perenes podem ser herbceas ou lenhosas. (Veja tambm anual e bienal ou bianual). Prgula: Estrutura de jardim formada por duas filas paralelas de colunas que

suportam as traves transversais e que serve de apoio a plantas trepadeiras. Ptala: Geralmente a parte mais vistosa da flor. As ptala protegem o miolo da flor e, quando coloridas, servem para atrair insetos polinizadores para os estames e pistilos. Uma flor pode apresentar poucas ptalas (como as flores de diversas trapoerabas, com apenas 3 ptalas) ou muitas ( o caso, por exemplo, das rosas hbridas de ch). O conjunto das ptalas de uma flor chama-se corola. (Veja tambm spala, estame, pistilo, flor, corola). PH: Smbolo de convenincia para expressar grau de acidez, numa escala de vai de 0 a 14 e na qual o valor 7 representa a neutralidade (equilbrio entre cido e alcalino), valores superiores indicam alcalinidade crescente e valores menores acidez tambm progressiva. Para se ter uma noo, o vinagre tem pH por volta de 3 e o bicarbonato de sdio pH por volta de 8. Plantas ornamentais geralmente requerem solo com pH entre 6 e 7,5 (cada unidade de pH representa acidez ou alcalinidade 10 vezes superior ao da medida anterior: solo com pH 5 10 vezes mais cido do que o solo com pH 6 e solo com pH 8 10 vezes mais alcalino do que solo de pH 7). Pina: Seo individual, geralmente conhecida como fololo, de folha ou fronde bastante segmentada. Emprega-se esse termo na descrio de frondes de samambaias. (Veja tambm fronde, fololo, pinada). Pinada: Termo empregado para descrever uma folha composta que dividida em alguns ou diversos pares de pina (fololos) organizados de forma oposta. Ex.: palmeiras. Pistilo: rgo feminino da flor; compreendendo o estigma, o estilete e o ovrio. (Veja tambm estigma, estilete, ovrio, flor) Poda: Tcnica de remover por corte, ramos e outras partes de uma planta a fim de eliminar tecidos mortos ou suprfluos, controlar o tamanho e estimular certas reaes favorveis ao desenvolvimento e preservao. Plen: P produzido e contido nas anteras, constitudo por diminutos gros capazes de produzir um tubo que, a partir do estigma em que o plen adere, percorre todo o estilete e atinge o ovrio para nele fecundar um vulo e dar incio formao de um fruto.

Pragas: salve suas plantas!


A maior parte das pragas atacam geralmente na primavera, perodo de fertilidade e de grande atividade na natureza. Elas causam vrios estragos nas plantas, alm de favorecer o surgimento de doenas, principalmente fngicas. As pragas geralmente se tornam um problema mais srio quando h um desequilbrio ecolgico no sistema onde a planta est inserida. Outras situaes que podem favorecer o seu surgimento so desequilbrios trmicos, excesso ou escassez de gua e insolao inadequada. O assunto vastssimo e aqui no daria para falar profundamente sobre isso. O que preparamos foi um guia rpido para facilitar o reconhecimento das principais pragas e sugerimos algumas dicas naturais de controle: Pulges: Podem ser pretos, marrons, cinzas e at verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e at transmitir doenas perigosas. Os pulges costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes

e folhas macias. Podem aparecer em qualquer poca do ano, mas os perodos mais propcios so a primavera, o vero e o incio do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois multiplicam-se com rapidez. Dicas: As joaninhas so suas predadoras naturais; Um chumao de algodo embebido em uma mistura de gua e lcool em partes iguais ajuda a retirar os pulges das folhas e isso pode ser feito semanalmente; Aplique Calda de Fumo ou Macerado de Urtiga Cochonilhas: So insetos minsculos, geralmente marrons ou amarelos, que alojam-se principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Alm de sugar a seiva da planta, as cochonilhas liberam uma substncia pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso. D para perceber sua presena quando as folhas apresentam uma crosta com consistncia de cera. Algumas cochonilhas apresentam uma espcie de carapaa dura, que impede a ao de inseticidas em spray. Neste caso, produtos base de leo costumam dar melhores resultados, pois formam uma "capa" sobre a carapaa, impedindo a respirao do inseto. A calda de fumo costuma dar bons resultados Dicas: As joaninhas tambm so suas predadoras naturais, alm de certos naturais mais tipos eficientes de para vespas; combat-las; A Calda de Fumo e a Emulso de leo so os mtodos Deve-se evitar o controle qumico mas, quando necessrio em casos extremos, normalmente so usados leo mineral e inseticida organofosforado. Moscas-brancas: So insetos pequenos e, como diz o nome, de colorao branca. No difcil a notar a sua presena - ao esbarrar numa planta infestada por moscas brancas, d para ver uma pequena revoada de minsculos insetos brancos. Costumam localizar-se na parte inferior das folhas, onde liberam um tambm.

lquido pegajoso que deixa a folhagem viscosa e favorece o ataque de fungos. Alimentam-se da seiva da planta. As larvas deste inseto, praticamente imperceptveis, tambm alojam-se na parte inferior das folhas e, em pouco tempo, causam grande infestao. Dica: difcil elimin-las, por isso muitas vezes preciso aplicar insetidas especficos para plantas. Quando o ataque pequeno, o uso de plantas repelentes - como tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes sp.), hortel (Mentha), calndula (Calendula officinalis), arruda (Ruta graveolens) - costuma dar bons resultados. Lesmas e caracis: Normalmente atacam noite, furando e devorando folhas, caules e botes florais, mas tambm podem atingir as razes subterrneas. Dicas: Besouros e passarinhos so seus predadores naturais; Uma boa forma de elimin-los usar armadilhas, feitas com isca de cerveja para atra-los. Faa assim: tire a tampa de uma lata de azeite e enterre-a deixando a abertura no nvel do solo. Coloque dentro um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas e os caracis caem na lata atradas pela cerveja e morrem desidratados pelo sal. Lagartas: Costumam atacar mais as plantas de jardim mas, em alguns casos, tambm podem danificar as plantas de interior. Fceis de serem reconhecidas, as lagartas costumam enrolar-se nas folhas jovens e literalmente comem brotos, hastes e folhas novas, formando uma espcie de "teia" para proteger-se. Todas as plantas que apresentam folhas macias esto plos Dicas: Caso no apresente um ataque macio (quando indicada a aplicao um lagarticida biolgico, facilmente encontrado no mercado), o controle das lagartas deve ser manual, ou seja, devem ser retiradas e destrudas uma a uma, lembrando que importante usar uma proteo para a que a lagarta no toque na pele; A Calda de Angico ajuda a afastar as lagartas e no prejudica a planta; e algumas espcies podem queimar sujeitas a pele ao de seu ataque. as As toca. chamadas taturanas so lagartas com quem

O uso de plantas repelentes, como a arruda, pode ajudar a mant-las afastadas Aves e pequenas vespas so suas inimigas naturais;

Precisamos lembrar que sem as lagartas, no teramos as borboletas. Ao elimin-las completamente, estamos nos privando da beleza e da graa desses belos seres alados. Mais uma vez, o equilbrio a chave. caros: O tipo de caro mais comum conhecido como caro-vermelho (veja foto), tem a aparncia de uma aranha de cor avermelhada. Ataca flores, folhas e brotos, deixando marcas semelhantes ferrugem. O ataque de caros diminui o ritmo de crescimento, favorece a m formao de brotos e, em caso de grande infestao, pode matar a planta. Ambientes quentes e secos favorecem o desenvolvimento dessa praga. Apesar de quase "invisveis" a olho nu, sua presena denunciada pelo aparecimento Dicas: Costuma atacar mais as plantas envasadas do que as que esto em canteiros; Uma boa dica borrifar a planta com gua, regularmente, j que este inseto no gosta de umidade. Casos mais severos exigem que as partes bem atacadas sejam retiradas; A Calda de Fumo ajuda a controlar o ataque. Percevejos: So mais conhecidos como mariasfedidas, pois exalam um odor desagradvel quando se sentem ameaados. Seu ataque costuma provocar a queda de flores, Dicas: Vespas Devem ser removidos so suas predadoras um a naturais; um; manualmente, folhas e frutos, prejudicando novas brotaes. de uma teia fina.

Se o controle manual no surtir efeito, a Calda de Fumo pode funcionar como um repelente natural. Tatuzinhos: Muito comuns nos jardins com umidade excessiva, so tambm conhecidos como tatus-bolinha, pois se enrolam como uma bolinha quando so tocados. Vivem escondidos e alimentam-se de folhas, caules e brotos tenros, alm de transmitir Dicas: doenas s plantas.

Evitar

umidade

excessiva

em

vasos

canteiros;

Devem ser retirados manualmente e eliminados um a um Nematides: So parentes das lombrigas e atacam pelo solo. As plantas afetadas apresentam razes grossas e cheias de fendas. Num ataque intenso, provocam a morte do sistema radicular e, conseqentemente, da planta. Algumas plantas do sinais em sua parte area, mostrando sintomas do ataque de nematides: as dlias, por exemplo, podem apresentar reas mortas, de colorao marrom, nas folhas mais velhas. Dica: O melhor repelente natural o plantio de tagetes (o popular cravo-de-defunto) na rea infestada; Se o controle ficar difcil, indicado eliminar a planta infestada do jardim, para evitar a proliferao. Formigas: As cortadeiras so as que mais causam estragos. Elas cortam as folhas para lev-las ao formigueiro, onde servem de nutrio para os fungos, os verdadeiros Dicas: Um bom mtodo natural para espantar as formigas e espalhar sementes de gergelim em torno dos canteiros. Alm disso, o gergelim colocado sobre o formigueiro, intoxica o tal fungo e ajuda a eliminar o ninho das formigas; Em ataques macios, recomenda-se o uso de iscas formicidas, venda em casas especializadas em produtos para jardinagem. As formigas carregam a isca fatal para o formigueiro. alimentos das formigas.

Algumas plantas ajudam a manter as pragas afastadas dos canteiros. Alguns exemplos: Tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes sp.), hortel (Mentha), calndula (Calendula officinalis), arruda (Ruta graveolens).

Plantas repelentes

Primavera

Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra

De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) tambm conhecida como buganvlia, ceboleiro, trs-marias ou flor-de-papel - uma espcie rstica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francs Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso pas, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo. As belas e coloridas "flores" da primavera no so exatamente as flores da planta: so brcteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes, flores amareladas. O conjunto resulta numa aparncia extica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja. Por ser uma espcie muito hibridada, j se obteve brcteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e tambm a forma variegada. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 10 metros de comprimento. A primavera uma planta muito rstica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima; sendo, inclusive, bastante resistente a mudanas bruscas de temperatura. certo, porm, que os coloridos mais vibrantes e intensos desta planta so encontrados em locais de clima quente e mido. Reproduo, cultivo, poda e adubao

Primaveras multiplicam-se por alporquia ou por estacas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 cm. A primavera gosta de sol pleno, clima quente e mido, e suporta solos mais secos. As regas podem ser feitas aproximadamente de 15 em 15 dias. A freqncia s deve ser aumentada nos primeiros meses aps o plantio ou em pocas muito quentes. Sobre a questo do sol pleno, interessante lembrar que em seu habitat natural, a primavera cresce encostada em grandes rvores e utiliza-se dela como tutor. Isso acontece particularmente com a Bougainvillea glabra, que emite brotaes muito vigorosas na vertical, at atingir o topo da rvore. A, ento, abre-se em copa e suas folhas e flores se confundem com as da prpria rvore que serviu de apoio. Assim, podemos pensar que possvel cultivar primaveras meia-sombra, desde que haja condies da parte area receber raios solares diretos. Recomenda-se fazer uma poda de limpeza periodicamente, removendo galhos secos e doentes, para favorecer o bom desenvolvimento da primavera e estimular sua florao constante. Aps a poda aconselhvel realizar uma boa adubao, usando adubos orgnicos ricos em Fsforo (P). Em geral, as primaveras devem ser adubadas preferencialmente com material orgnico (esterco bem curtido, torta de mamona ou farinha de ossos). No caso de optar pelo adubo qumico, a recomendao aplicar uma formulao NPK 10-20-15 ou aproximada, com predominncia do P (Fsforo) da frmula.

Apesar de rstica, a primavera pode ser atacada por lagartas (que devem ser eliminadas pela catao manual) e doenas fngicas. Se o problema for muito grave, indica-se borrifar a planta com um bom fungicida, tomando sempre o cuidado de no encharcar o seu solo, para evitar o acmulo de umidade. Primaveras em vaso: possvel cultivar a primavera em vaso, desde que sejam observados alguns cuidados essenciais: * Preparar o solo para o plantio com uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de areia, para facilitar a oxigenao, impedindo que o substrato fique muito compacto. * Colocar o vaso em local ensolarado. Para florescer, a primavera precisa de pelo menos quatro horas dirias de sol. * Regar pela manh ou tarde, quando os raios solares no esto intensos. * Fazer adubaes peridicas, usando adubos orgnicos ricos em Fsforo (P).

Prmula, a primeira rosa

Foi por ser um dos primeiros sinais da primavera, que a prmula recebeu seu nome em ingls, "primrose", que significa "primeira rosa". Ela no o que se chamaria de rosa hoje em dia, mas em tempos remotos, o nome era usado para uma variedade mais ampla de flores. Em algumas partes do oeste da Inglaterra, a prmula chamada de rosa-manteiga, em razo da cor de suas flores, to parecida com um tipo de manteiga fabricada nessa regio. Em alguns locais do Brasil, a planta conhecida como "po-equeijo". Esta bela planta pertencente famlia das Primulceas. A variedade mais comum e tambm mais conhecida a Primula obconica. Suas hastes longas sustentam cachos de flores brancas, cor-de-rosa, prpura, salmo ou lils. A folhagem, tambm muito vistosa, circundando as flores, forma uma espcie de "embalagem" verde e aveludada. Trata-se de uma das mais bonitas plantas florferas que pode ser cultivada em ambientes internos, pois aprecia ambiente fresco, com luz solar filtrada. Para aproveitar bem a presena das prmulas em casa, vale a pena conhecer os principais cuidados que elas merecem: * Colocar o vaso em um local onde receba luz solar filtrada, nunca com raios solares diretos; * Manter a umidade da planta. As prmulas necessitam de solo mido, mas no encharcado. Uma boa dica manter o vaso sobre uma camada de cascalho, que ir

recolher o excesso de gua. Conforme a gua vai evaporando, o nvel de umidade ao redor da planta vai aumentando; * Durante o florescimento, recomenda-se aplicar fertilizante lquido, misturado gua das regas, a cada duas ou trs semanas, seguindo as orientaes da embalagem do produto. A grande variedade de cores e a delicadeza das prmulas a tornam uma planta verstil, muito til na combinao com outras plantas. Entretanto, se a observarmos com cuidado, podemos perceber que o conjunto formado pela folhagem e pelas hastes floridas faz com que a planta seja ideal para ser usada isoladamente, tanto nos jardins, quanto em ambientes internos. Segundo a Enciclopdia de Horticultura New York Botanical Garden, a folhagem da Primula obconica pode causar alergia em algumas pessoas mais sensveis. Mesmo que o problema ocorra com pouca freqncia, recomendvel manipular a folhagem o mnimo possvel, especialmente as pessoas que j apresentam reaes alrgicas a outros agentes.

Pseudobulbo: Poro do caule de orqudeas epfitas que assume um aspecto


bulboso no desenvolvimento. Pseudofruto: Estrutura que se desenvolve a partir de flores, mas que a rigor no provm de um ovrio. Caju, ma e marmelo so pseudofrutos porque no provm de ovrios; morango, porque provm de diversos ovrios de uma nica flor; abacaxi, amora e figo porque provm de vrias partes de diversas flores. Pubescente: Coberto de plos finos, curtos e macios.

R
Racemo ou racimo: Inflorescncia indeterminada, caracterizada por pedicelos
que saem do eixo e terminam cada um numa flor. (Veja tambm cacho e inflorescncia). Radcula: Raiz do embrio de plantas florferas. Raiz: Parte inferior de uma planta que fica geralmente dentro da terra; serve para manter a planta firme e extrai nutrientes e gua do solo. H dois tipos bsicos de raiz: as finas e fibrosas; e as grandes e pivotantes. A maioria das plantas possui um ou outro tipo de raiz; poucas apresentam ambos. Pode-se dizer tambm que a raiz o rgo de fixao e de absoro de gua e nutrientes, geralmente subterrneo. Raiz adventcia: a que no provm da radcula; raiz que nasce em partes incomuns da planta, como, por exemplo, nas folhas de algumas plantas suculentas. Raiz area: Raiz que aparece em ns. Essas razes costumam ser usadas pelas trepadeiras para subir, mas tambm absorvem umidade do ar. Muitas s se desenvolvem bem se conseguem prender-se a um meio adequado para enraizamento, como o esfagno. O filodendro, a costela-de-ado e a jibia constituem exemplos de plantas que apresentam razes areas. Ramo: Subdiviso do caule. Rebento: Tambm conhecido como filhote, uma planta nova produzida pela planta-me em sua base, ou em estolhos curtos, em geral destacvel. (Veja tambm

Rizoma: Caule rasteiro, na maioria das vezes horizontal e quase sempre


subterrneo, do qual surgem folhas, rebentos laterais e razes. Normalmente funciona como rgo de armazenamento para permitir a sobrevivncia da planta durante um perodo curto de seca. Ex.: begnia-rex. Pode-se dizer tambm que rizoma um caule modificado, subterrneo ou superficial, caracterizado pelo acmulo de reservas e pela proviso de escamas e gemas; geralmente emite escapo floral na florao.

estolho).

Rosas: As respostas para as principais perguntas sobre o seu cultivo


Por: Rose Aielo Blanco 1. Onde plantar? De preferncia, num local ensolarado e bem arejado. Para florescer bem e praticamente o ano todo, a roseira precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos de 6 a 7 horas dirias de luz solar direta. Recomenda-se um local arejado, para evitar a o surgimento de fungos nas folhas e flores, especialmente em regies chuvosas. 2. Que tipo de solo mais adequado? As roseiras podem se desenvolver bem em qualquer tipo de solo, mas prefervel garantir uma terra mais para argilosa, que tenha boa drenagem. O solo rico em hmus especialmente benfico para as rosas. Quanto ao pH, o ndice ideal situa-se entre 6,5 e 7 (neutro). Em lojas de produtos para jardinagem, possvel adquirir kits para medir o pH do solo. Se for necessrio fazer a correo, uma boa dica a seguinte: a adio de 150g de calcrio dolomtico por m2 de canteiro eleva em 1 ponto o ndice de pH; por outro lado, 150g de sulfato de ferro por m2, diminui o pH em 1 ponto. 3. Como preparar o canteiro? Cerca de uma semana antes de plantar as mudas, cave bem a terra at cerca de 40 cm de profundidade. Para cada m2 de canteiro, incorpore uma mistura de 15 Kg de esterco curtido de gado e 200g de farinha de ossos. 4. Qual o espaamento que devemos deixar entre as mudas na hora do plantio? Existem vrios tipos ou variedades de roseiras (silvestres, hbridas-de-ch, semprefloridas, miniaturas, rasteiras, arbustivas, trepadeiras e cercas-vivas) e o espaamento vai depender da variedade de rosa que estiver sendo plantada. possvel basear-se no seguinte: arbustivas: 1 metro entre as mudas trepadeiras: de 1 a 2 metros entre as mudas cercas-vivas: 50 a 80 cm entre as mudas hbridas-de-ch e sempre-floridas: 50 cm entre as mudas miniaturas: 20 a 30 cm entre as mudas rasteiras: 30 cm entre as mudas 5. Qual o perodo ideal para o plantio? Se o plantio for feito com mudas "envasadas" (normalmente vendidas em sacos plsticos), no h restrio para o plantio: pode ser feito em qualquer poca do ano, mas os especialistas recomendam evitar os meses mais quentes, sempre que possvel.

J para o plantio com mudas chamadas de "raiz nua", o perodo mais indicado vai da segunda metade do outono primeira metade da primavera. 6. Como devem ser as regas das roseiras? Logo aps o plantio das mudas e at a primeira florao, regue moderadamente, mas todos os dias. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana em poca de seca. Na temporada de chuvas possvel at suspender as regas. Uma dica: a terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra. 7. Qual a adubao indicada para fortalecer e estimular a florao das roseiras? De preferncia, deve-se fazer de 2 a 3 adubaes anuais: a primeira logo aps a poda anual (entre julho e agosto); a segunda entre novembro e dezembro e a terceira entre os meses de janeiro e fevereiro. A melhor adubao a orgnica, baseada em esterco animal, composto orgnico, farinha de ossos e torta de mamona. As quantidades, para cada metro quadrado de canteiro, so as seguintes: 20 litros de esterco curtido ou 2 Kg de composto orgnico 200g de farinha de ossos 100g de torta de mamona Espalhe a mistura em volta das plantas e incorpore-a ao solo. 8. Quando deve ser feita a poda? A primeira poda deve ser feita cerca de um ano aps o plantio e repetida todos os anos, entre os meses de julho e agosto. Saiba mais, lendo a matria "Poda das Roseiras". 9. Quais so os maiores inimigos das roseiras e como combat-los? As pragas e as doenas so grandes inimigas das roseiras. V at "Para ter rosas sempre lindas" e saiba tudo sobre elas.

Saiba mais sobre poda das roseiras ...

Os dias frios do inverno so ideais para se fazer a poda das roseiras, to importantes para incentivar o surgimento de novos brotos e aumentar a florao. Entre os meses de julho e agosto, faa a poda das roseiras sem mistrios. Veja como:

A maioria das plantas necessita de podas regulares para que seu crescimento e desenvolvimento ocorram satisfatoriamente mas, sem dvida, para as roseiras elas so indispensveis e devem ser feitas anualmente. O perodo propcio para se proceder a poda das roseiras durante o inverno, entre os meses de julho e agosto. Isto porque, as roseiras entram numa espcie de dormncia quando a temperatura cai para prximo de 10 graus C. Muito se fala, ainda, a respeito da "lua certa" para se fazer as podas. No existe nada comprovado a respeito, entretanto, no custa nada dar uma fora para a natureza e podar as roseiras sempre na lua minguante, considerada a mais adequada. Uma para cada tipo Existem vrios tipos de roseiras e, evidentemente, uma poda especial para cada tipo: Poda Baixa: Ideal para rosas-rasteiras, hbridas-de-ch , sempre-floridas, miniaturas e biscuit. considerada a poda mais drstica. Deve ser feita tambm, de tempos em tempos, nas roseiras trepadeiras, cercas-vivas e arbustivas, para rejuvenescer as hastes e favorecer uma florao abundante. Para realiz-la, comece fazendo uma limpeza, cortando todos os galhos secos, velhos, fracos e mal formados. A seguir, corte todas as ramas a uma altura de 20 a 25 cm, tendo como base o ponto de enxerto. Para favorecer a brotao, faa o corte em diagonal, sempre 1 cm acima da gema mais prxima. Poda Alta: Recomendada para cercas-vivas e roseiras arbustivas. Primeiro faa uma limpeza de todos os ramos velhos, fracos e mal-formados. Depois, tomando como base o ponto de enxerto, faa a poda na altura de 80 cm a 1 metro. Deixe as hastes mais fortes um pouco mais longas e procure manter uma altura adequada ao local onde a roseira est plantada. Este tipo de poda pode ser usado tambm para as roseiras trepadeiras e silvestres, s que um pouco mais suave. Poda Parcial: Indicada para roseiras silvestres e trepadeiras, que produzem hastes longas, com 3 a 4 metros de comprimento. Durante o primeiro ano de crescimento, estas hastes no florescem, sendo o perodo ideal para educar seu crescimento. Comece fazendo a limpeza das hastes secas, velhas e fracas. A seguir, poda-se as outras hastes, na medida de 1/3 de seu comprimento total. O restante da haste deve ficar preso ao tutor, em forma de arco, para que todas as gemas aparentes possam brotar.

Para ter rosas sempre lindas...


A beleza das rosas tem pelo menos dois inimigos certos: insetos e fungos. Para enfrent-los, preciso observar certos detalhes: * Observe sempre as roseiras: Fazendo inspees peridicas, possvel identificar qualquer problema ainda no incio e tratar logo de combat-lo; * Previna-se: Remediar bem mais difcil. Fazendo aplicaes peridicas de produtos preventivos (contra fungos, principalmente), os riscos dos ataques serem mais severos ficam reduzidos; * Garanta sempre uma boa alimentao: A nutrio fator fundamental para o bom desenvolvimento das roseiras e sua sade. Uma fertilizao orgnica, feita periodicamente, fornece planta boas quantidade de macro e micronutrientes, tornando-as mais resistentes aos ataques de insetos e doenas. * Mantenha o "exrcito natural" de defesa: A natureza sbia e, juntamente com as

pragas, criou tambm seus inimigos. As joaninhas so excelentes predadoras dos pulges, os pssaros combatem as lagartas, hortel plantada nos canteiros espanta as formigas...; * Use e abuse dos mtodos naturais: Quanto menos produtos qumicos forem utilizados, melhor. Assim, voc estar mantendo o equilbrio natural e prevenindo contra problemas que surgem com o abuso de qumica. Se os ataques forem muito intensos, procure a orientao de um tcnico especializado, antes de aplicar defensivos. Os Viles Pulges: So os mais comuns. Sugadores, causam deformaes nas partes atacadas, principalmente brotos novos e botes. Combata-os, de maneira mais natural, com calda de fumo. caros: So quase invisveis a olho n e se localizam, em colnias, na parte inferior das folhas, causando grandes prejuzos. A aplicao de enxofre solvel pode servir como preveno. Trips: Pequenos insetos voadores que deformam as flores, logo no incio da brotao. Em grandes ataques, podem destruir completamente a planta, por essa razo, necessitam de um controle qumico, sob orientao. Formigas-cortadeiras: Fazem mais estragos nas folhas e brotos. Iscas formicidas costumam ser bem eficazes. Besouros: A variedade grande, mas as vaquinhas so as que mais destroem as flores. Tambm precisam de combate qumico, quando o ataque for grande. Mofo-cinzento: Doena causada por um fungo que tem preferncia pelas flores e botes. Costuma ocorrer em pocas de chuvas prolongadas e muita umidade. Pode-se prevenir o problema com a aplicao de fungidas. Mofo-branco: o famoso odio, que no escolhe poca para atacar. Os botes e as folhas so os alvos preferidos. A preveno pode ser feita com os mesmos fungicidas usados para controlar o mofo-cinzento e o combate reforado com enxofre solvel. Mancha-preta: Ataca as folhas, amarelando-as e derrubando-as. Costuma atacar mais quando h mudanas bruscas de temperatura. Tambm pode ser prevenida com fungicidas. Mldio: Surge com mais freqncia nos perodos quentes, quando h excesso de chuvas. uma doena devastadora, capaz de destruir brotos novos e folhas e, se no for controlada, mata mesmo a planta. Qualquer suspeita de ocorrncia deve ser rapidamente combatida com produtos especficos existentes nas casas especializadas em produtos agropecurios. Lembre-se: Todo e qualquer produto qumico deve apenas ser aplicado segundo a recomendao do fabricante e s deve ser adquirido aps consulta com um tcnico especializado, que poder fazer a prescrio do receiturio agronmico.

Roseta: Distribuio de folhas que irradiam de um mesmo centro. Ex.: violeta


africana.

S
Sagitada: Diz-se geralmente da folha com forma de seta; de ponta aguda e
base fendida, como uma ponta de lana.

Samambaias

Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)

Imagine que muito antes de existirem plantas com flores, gigantescas plantas dominavam florestas imensas e nem sequer produziam sementes. A cena existiu na verdade, h milhes de anos, quando samambaias gigantes cobriam a Terra de verde e se propagavam por meio de esporos ou pela diviso de seus rizomas. Elas so realmente muito antigas, tanto que vrias das famlias das samambaias j nem existem mais. O nome "samambaia" vem do tupi "ham bae" e significa "aquele que se torce em espiral". Seu habitat natural no so apenas bosques e florestas: algumas samambaias podem viver nas rochas, outras em penhascos beira do mar e h aquelas que vivem na gua. O certo que ao longo destes milhes de anos, as espcies foram se adaptando a todo tipo de ambiente. Entretanto, uma caracterstica em comum maioria das espcies a preferncia por locais sombreados. A dica importante para quem quer ter sucesso no cultivo destas plantas: se conseguirmos reproduzir em casa as condies naturais em que elas vivem, os resultados sero bem melhores!

"Grandes Famlias"

Paulistinha (Nephrolepsis) Das vrias famlias botnicas (que sobreviveram) das samambaias, nove so mais conhecidas e a maior parte dos gneros utilizados em paisagismo proveniente dos trpicos, com destaque para as espcies que pertencem famlia das Polipodiceas. Aqui, vamos citar os gneros mais famosos e algumas espcies que melhor exemplificam:

Famlia das Polipodiceas

Gneros mais conhecidos:


o o o o o o Asplenium (ex: asplnio ninho-de-passarinho) Adiantum ex: avencas) Davallia (ex: renda-portuguesa) Nephrolepsis (ex: paulistinha) Polypodium (ex: samambaia-de-metro, do amazonas, etc.) Pteris (samambaia-prata)

Famlia das Equisetceas

Gnero mais conhecido:


o Equisetum (ex: cavalinha)

Famlia das Equizeceas

Gnero mais conhecido:


o Lygodium (ex: samambaia-trepadeira)

Famlia das Ciateceas

Gneros mais conhecidos:


o Cyathea e Alsophila (ex: samambaias)

Famlia das Dicksoniceas

Gnero mais conhecido:


- Dicksonia (ex: Dicksonia sellowianna, usada na fabricao de xaxins)

Multiplicando as formas
As nove principais famlias botnicas renem cerca de 10 mil espcies de samambaias, oferecendo uma enorme variedade de tamanhos e formas, lembrando rendas, chifres, espinhas de peixe, etc. Multiplicar estas maravilhas da natureza pode render novos e belos exemplares. Como j foi explicado, so dois os processos de reproduo das samambaias: vegetativo e por esporos. A multiplicao por esporos bem mais complicada e exige conhecimento e tcnica. Por essa razo, vamos nos concentrar na propagao vegetativa mais simples, que pode ser feita por qualquer "aprendiz de jardineiro":

Diviso de touceiras:

Um vaso bem cheio pode render boas mudas. Comece retirando a planta do vaso, com muito cuidado para no machuc-la, soltando todo o torro. V manipulando o torro delicadamente, soltando a terra, at localizar as touceiras. A s separ-las e plantlas em seus novos recipientes. Aproveite para limpar as mudas, retirando os ramos secos e as folhas da base.

Diviso de rizomas:

o sistema usado para multiplicar espcies como renda-portuguesa (Davallia) e samambaia-amaznica (Polypodium). Quando a planta produzir aquela "rede de rizomas excedentes", retire-os cortando com um canivete ou tesoura bem afiados. Observe que os rizomas devem ter pelo menos duas gemas (so os pontos de crescimento, onde nascero as mudas). Plante os rizomas (com cerca de 10 cm) nos novos vasos, j com terra preparada, sem enterr-los, coloque-os obliquamente.

Extrao de mudas:

Este mtodo usado para as variedades conhecidas como chifre-de-veado (do gnero Platycerium). Elas geram brotaes ou filhotes, que surgem nas paredes dos vasos e nas placas de xaxim. Para retirar estes filhotes, preciso esperar que a muda comece a soltar as primeiras folhinhas compridas. Usando um canivete bem afiado, recorte o pedao de xaxim onde est a muda e plante no novo local. Para dar maior firmeza, pode-se prender a plaquinha com a muda usando um pedao de arame ou rfia.

Dicas de Cultivo
A maior parte das espcies preferem ambientes sombreados. Cantinhos midos e sombreados no jardim so timos locais. O vento um dos maiores inimigos das samambaias, causando "queima" das folhas mais jovens e perda de gua por evaporao. Samambaias no gostam de alteraes de lugar, pois elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e at morrer com as mudanas. A mistura de terra para cultivo deve ter um pouco de p de xaxim ou composto orgnico bem curtido. Para a maioria das espcies a seguinte mistura vai bem: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgnico ou p de xaxim e 1 parte de areia grossa. Recomenda-se manter o solo sempre mido, mas cuidado com os excessos: nada de encharcar. Normalmente as samambaias so cultivadas em xaxins, que retm mais a umidade e permitem que as razes respirem melhor. Atualmente, temos a opo dos vasos e placas feitos com fibra de coco que substituem o xaxim, preservando a Dicksonia sellowianna, em vias de extino. A limpeza da planta importante: aproveite para eliminar ramos secos ou doentes. Uma vez por ms, pode-se aplicar fertilizante especfico para samambaias, seguindo as orientaes do fabricante.

Sangramento: Quando a seiva escorre de um caule danificado ou cortado, diz-se


que ocorre o sangramento, ou que a planta est sorando. Isso se observa claramente em plantas como a cora-de-cristo ou a falsa-seringueira, que secretam um ltex branco-leitoso. Sarmento: Ramo longo, lenhoso, mas flexvel, em geral com ns bem pronunciados, como os da parreira; por extenso; caule prostrado, estolho. Segmento: Cada uma das partes em que se subdividem certas estruturas vegetais, particularmente clice e corola. Seiva: Lquido nutriente que circula pelas plantas. Semente: Parte fertilizada e madura de uma planta florfera, capaz de germinar e produzir uma nova planta. As sementes variam de tamanho; desde menos de 1 mm at cerca de 20 cm de dimetro. Sempre-verdes: Plantas que mantm as folhas o ano todo. (Veja tambm decduas) Spala: Parte externa da flor, geralmente verde, que protege o miolo e as ptalas mais delicadas. Algumas flores como a anmona, so na realidade compostas de spalas e no de ptalas; pode-se dizer tambm que cada uma das peas do clice. (Veja tambm clice, ptala).

Serrada: Diz-se da folha com margem finamente denteada. Sssil: Desprovida de pecolo (folha) ou de pedicelo (flor). Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)

Nome cientfico: Caesalpinia peltophoroides Nomes populares: sibipira, corao-de-negro Origem: Brasil Famlia: Leguminosas Luminosidade: Sol pleno Porte: atinge at 18 metros de altura Clima: adapta-se muito bem ao clima sub-tropical e tropical. Copa: arredondada, pode chegar a 15 metros de dimetro Propagao: Sementes Solo: no muito exigente, mas prefere o ligeiramente cido Podas: no so necessrias Originria do Brasil, especificamente da Mata Atlntica, a sibipiruna uma espcie da Famlia das Leguminosas e atinge altura mxima em torno de 18 metros. Esta espcie de rvore, que costuma viver por mais de um sculo, muito confundida com o paubrasil e o pau-ferro, pela semelhana da folhagem. A sibipiruna perde parcialmente suas folhas no inverno e a florao ocorre de setembro a novembro, com as flores amarelas dispostas em cachos cnicos e eretos. Os frutos, que surgem aps a florao, so de cor bege-claro, achatados, medem cerca de 3 cm de comprimento e permanecem na rvore at maro. A rvore muito utilizada no paisagismo urbano em geral, sendo tambm indicada para projetos de reflorestamento pelo seu rpido crescimento e grande poder germinativo. A florao da espcie ocorre geralmente 8 anos aps o plantio e cada exemplar, cultivado em condies adequadas, pode viver por mais de 100 anos.

Strelitzia reginae: a ave-do-paraso


Ela considerada a flor-smbolo de Los Angeles: a strelitzia uma flor colorida e de longa durao, cujo formato lembra uma vivaz e colorida ave.

Popularmente, ela mais conhecida como "ave-do-paraso", apesar de receber tambm outros nomes, dependendo da regio, mas seu nome botnico Strelitzia reginae. Segundo se sabe, o nome 'strelitzia' foi escolhido em homenagem rainha Charlotte Sophia, duquesa de Mecklenburg Strelitz e esposa do rei George III, da Inglaterra. Nos jardins, a strelitzia faz muito sucesso, formando vistosos macios sobre os gramados, mas na composio de arranjos e decoraes florais que ela mostra a sua maior glria: suas flores, belas e exticas, do um show de durabilidade, colorido e versatilidade. Parente prxima da helicnia e da bananeira, a strelitzia apresenta folhagem exuberante, de colorao verde-escuro, que contrasta com as nervuras centrais das folhas, de tom avermelhado. J as flores, um verdadeiro trabalho artstico da natureza, so protegidas por uma brctea, em forma de barca, com coloraes que variam do vermelho ao azul-violeta. As seis ptalas das flores formam dois grupos de trs: as externas so ligeiramente lanceoladas e de cor alaranjada e, as trs mais internas possuem o formato de uma flecha e apresentam tons de azul-metlico. O resultado um efeito extico, elegante e extremamente belo, que tem o seu objetivo: a natureza cria estas composies de formas e cores, num esforo para atrair agentes polinizadores e, neste caso, so os beija-flores os visitantes mais freqentes, em busca do nctar da strelitzia. Outras espcies O gnero Strelitzia pertence famlia das Musceas e compreende inmeras espcies, todas originrias da frica do Sul e introduzidas na Europa em 1770, de onde se disseminaram por todo o mundo. A espcie mais cultivada a Strelitzia reginae, popularmente conhecida como estrelcia, rainha-do-paraso, bico-de-tucano, flor-do-paraso, flor-da-rainha, ave-do-paraso ou bananeirinhado-jardim. Trata-se de uma planta muito decorativa e, em razo de sua grande durabilidade, bastante difundida tanto como flor de corte como para o plantio em jardins. Existem tambm outras espcies, como a Strelitzia alba, de flores brancas e a Strelitzia caudata, de colorao azulada. De um modo geral, as strelitzias so de fcil cultivo e requerem poucos cuidados, sendo de grande utilidade para a composio de arranjos florais e decorao de ambientes, pois dificilmente so atacadas por problemas que possam danificar suas ptalas e folhas. Como cultivar

A Strelitzia reginae uma planta herbcea perene que produz flores quase o ano inteiro, desde que cultivada sob sol luz solar plena. Sua propagao se d por meio de sementes ou diviso de touceiras. Cultive-a em solo argiloso (2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia. A planta gosta de gua mas no de solo encharcado. Em geral, pode-se regar

duas vezes por semana. Em poca seca, deve-se observar a superfcie e regar sempre que apresentar-se seca.

Suculenta: Planta que possui folhas ou hastes carnosas que armazenam gua; no
um termo de classificao cientfica, mas mera denominao de convenincia; pode abranger os cactos ou no, conforme o contexto, mas quase sempre designa uma xerfita.

A trepadeira-africana ou hera-alem (Senecio mikanioides) um exemplo de planta trepadeira

T
Talude: Superfcie inclinada e plana como as que ladeiam certos trechos de estrada, obtida por corte do terreno, aterro ou escavao. Tapete: Campo de herbceas florferas de pequeno corte, em formao cerrada; cobertura de plantas rasteiras; gramado. Terrrio: Recipiente de vidro fechado para estabilizar internamente a temperatura e a umidade e, desse modo, favorecer a cultura de certas plantas. Torro: Mistura de solo entremeada de razes que pode ser vista quando a planta retirada do vaso. O exame do torro possibilita verificar se a planta precisa ser reenvasada. Touceira: Conjunto de caules de uma mesma planta; moita. Transpirao: Perda natural e contnua de gua pelas folhas. Pode ser intensa ou insignificante, dependendo da hora do dia ou da poca do ano. A transpirao intensa em dias quentes faz a planta murchar, prejudicando-a. Trelia: Estrutura artificial formada por finas ripas cruzadas, geralmente em disposio diagonal, usada tradicionalmente para resguardo e sombra de varanda, em divises de espaos internos e externos, como parede de caramancho, etc. Trepadeira: Planta que tende a crescer em sentido oposto ao da gravidade, mediante enlace de gavinhas, volteios do caule, adeso ou intromisso de razes na estrutura que lhe servir de apoio, alm de outros meios.

Tubrculo: Caule ou raiz grossa e carnosa que age como rgo de armazenamento.
Algumas plantas de razes tuberosas podem perdem as folhas e o caule no outono, enquanto o tubrculo armazena alimento para o novo crescimento na primavera seguinte. Ex.: begnia tuberosa. s vezes os tubrculos so produzidos em hastes. Ex.: rosrio. Pode-se dizer tambm que o tubrculo uma formao de tendncia globular, provida de uma reserva de nutrientes; a batata um tubrculo tpico, mas nem todos os tubrculos so subterrneos. (Compare com bulbo, cormo e rizoma). Tubular: Em forma de tubo.

Tulipa (Tulipa gesneriana)


Muita gente pensa que as tulipas so originrias da Holanda, tamanha a associao existente entre elas e este pas. Entretanto, segundo a maioria das referncias, as tulipas, na verdade, so turcas e foram levadas para a Holanda por volta de 1560, depois que o botnico Conrad von Gesner as catalogou em 1559, usando bulbos originais coletados em Constantinopla, atual Istambul. O nome da flor foi inspirado na palavra "tulipan" que significa "turbante" (o formato da tulipa lembra mesmo um turbante). Outras referncias defendem que as tulipas so originrias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cucaso e Prsia. Chinesas ou turcas, o fato que elas se tornaram uma paixo para os holandeses e essa paixo pelas tulipas foi tanta que gerou at uma especulao financeira envolvendo os bulbos desta planta. No livro "Salve-se Quem Puder Uma Histria da Especulao Financeira", Edward Chancellor descreve esse curioso fato em detalhes. Na Holanda, os bulbos encontraram terras frteis e ideais para o seu cultivo, alm de um povo que simplesmente amava flores. O entusiasmo pela tulipa gerou o desenvolvimento de muitas variedades com diferentes tamanhos e cores. Por volta de 1620, algumas variedades chegavam a um grau de raridade to grande, que uma nica flor alcanava preos elevadssimos. E a especulao corria solta. No vero, poca do plantio, j se negociavam os bulbos que iam florescer na primavera seguinte cerca de um ano depois. O papel que representava a propriedade de um bulbo ainda por florir podia passar, em poucas semanas, de 20 florins para 255 florins, ou de 90 para 900 florins. A situao tornou-se to crtica, que o governo holands teve de intervir para acabar com a especulao. Planta da famlia das Liliceas, a tulipa produz folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lana). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com uma flor solitria formada por seis ptalas. Cores e formas so bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de hbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.

O mrito do cultivo da tulipa no Brasil cabe ao produtor Klass Schoenmaker (mais detalhes abaixo), estabelecido no municpio de Holambra, em So Paulo.

Comprei. E agora?

Na hora de adquirir um vaso de tulipas, prefira aquele com as flores ainda em boto. Dessa forma, voc ter as belas tulipas por mais tempo. Mantenha o vaso em local fresco, com boa luminosidade, mas longe de ventos e do sol forte. Outra dica interessante colocar 1 ou 2 pedras de gelo, pela manh e tarde, sobre o substrato (mistura de terra) do vaso, todos os dias. Assim podemos diminuir o excesso de calor. No clima brasileiro difcil conseguir que a planta floresa mais de uma vez, mas com algumas tcnicas, d para tentar faz-la dar flores pelo menos mais uma vez. O processo demorado e um tanto complicado, mas para quem gosta de jardinagem, pode ser um desafio compensador:

1. Quando as flores da primeira florao murcharem, corte-as, inclusive as folhas. Retire os


bulbos da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.

2. Passado esse perodo, plante-os num vasinho plstico com terra vegetal umedecida, sem
estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plstico e coloque-o no congelador da geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C).

3. Passado esse tempo, hora de tirar o vasinho da geladeira e lev-lo para um local fresco
e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre mida.

4. Depois disso, o vasinho deve voltar ao congelador, novamente embrulhado em plstico,


onde vai permanecer por mais 6 meses.

5. Agora hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estar
florida no perodo de trinta a cinqenta dias. Todo esse processo tem como objetivo simular as condies climticas existentes no habitat natural das tulipas e que estimulam os bulbos a rebrotarem.

Yes, ns temos tulipas...

A Fazenda Terra Viva Schoenmaker (Holambra/SP) comeou a produzir tulipas comercialmente no Brasil em 1988. Os bulbos so trazidos da Holanda e ao chegar por aqui so mantidos em cmaras, onde passam pelo tratamento adequado para controlar a temperatura, at que comecem a enraizar. A partir de maro comeam a ser retiradas as caixas da cmara para a produo propriamente dita. Inicia a fase 2, com as tulipas entrando em fase de crescimento, quando so fornecidas luz e adubao adequadas para garantir seu bom desenvolvimento. Na fase 3 as tulipas esto prontas para serem colocadas em vasos ou para o corte (no caso de flores de corte). S ento, vo para os pontos de venda. Segundo Simone Schoenmaker, gerente de produo de flores e bulbos da empresa, em 2001 foram vendidos aproximadamente 130 mil vasos de tulipas e em 2002 projetou-se a venda de 250 mil. Os vasos, oferecidos em dois tamanhos (um com 3 bulbos e o Premium, com 5 bulbos) representam 2/3 da produo. O restante de produo de tulipas de corte, utilizadas principalmente em arranjos e buqus de noivas. "Cerca de 90% das tulipas em vaso so da variedade vermelha, j na produo de corte, a maioria branca, em torno de 35%", explica Simone. As outras variedades de tulipas de corte so produzidas na seguinte proporo: 20% laranjas; 20% amarelas; 20% vermelhas; 5% outras cores, como rosa e lils. Dois novos produtos esto sendo lanados pela fazenda Terra Viva, produtora das flores de Holambra: vasos com tulipas Master e Little. Os vasos Master vm com sete hastes e um boto grande de tulipa cada, com flores brancas, amarelas, laranjas e vermelhas. Os vasos Little possuem cinco hastes principais, com mais de um boto cada, totalizando cerca de doze flores por vaso, somente na cor vermelha. O aumento da demanda por tulipas no mercado de flores creditado s novas variedades de cores diversas e melhor adaptao ao nosso clima, o que lhes garante mais beleza e durabilidade. "Testamos novas variedades que podem durar at 10 dias, dependendo da poca do ano e da regio, esclarece Simone. O calor acelera o desabrochar da flor, e quanto maior o frio, mais tempo de vida possui. Normalmente, um vaso de tulipa sobrevive de 5 dias a uma semana. ."Em maio e junho a produo e venda de tulipas maior que dos outros meses da safra", acrescenta Simone Schoenmaker. Em razo da sazonalidade, o produto oferecido no mercado brasileiro no perodo de maro a setembro. "As flores de modo geral chegam a duplicar as vendas", conclui Simone.

Tufo: Moita e outras formaes vegetais caracterizadas pela reunio de estruturas Turfa: Substncia com a consistncia de uma esponja filamentosa e resultante da decomposio de esfagno, outros musgos e vegetais semelhantes. (Veja tambm esfagno). Tutor: Haste qual se ata uma planta para prevenir a prostrao de seu caule.
longas.

A hortnsia (Hidrangea macrophilla) um exemplo de umbela

U
Umbela: Tipo de inflorescncia na qual todos os pedicelos (hastes florais) irradiam
de um ponto comum. Popularmente chamado de cacho. Ex.: gernio, hortnsia. Podese dizer tambm que a umbela um racemo cujo eixo no se alongou: as flores mais jovens situam-se no centro e as mais velhas progressivamente distantes dele. (Veja tambm racemo, inflorescncia). Unissexuada ou unissexual: Planta monica ou diica em que as flores so ou masculinas ou femininas; flor que no hermafrodita, mas ou masculina ou feminina. (Compare com hermafrodita).

O antrio (Anthurium andreanum) um exemplo de planta vivaz ou perene

V
Variegada: Com pintas ou manchas de cor contrastante com a do fundo ou tambm diversas entre si. Pode-se dizer tambm que o termo que designa a folha listrada ou manchada com outra cor. As plantas de folhas variegadas geralmente necessitam de boa iluminao para preservar a bicolorao. Estacas de certas plantas de folhas variegadas produzem plantas com folhas completamente verdes. Veia: Nervura secundria das plantas. Vivaz: Perene Violeta perfumada (Viola odorata)
Existe uma violeta to delicada quanto a violeta africana (Saintpaulia ionantha), mas que alm da beleza apresenta outros atributos: um suave perfume e propriedades medicinais. Trata-se da Viola odorata, planta da famlia das Violceas, no to conhecida no Brasil como a africana. Elas realmente se parecem muito, mas as diferenas so fundamentais: as flores da Viola odorata so perfumadas e de cor roxo intenso, as folhas so ovais, lisas e apresentam uma haste longa; enquanto que a violeta africana no exala perfume, possui folhas aveludadas, com formato redondo e as flores so de cores variadas, alm de no apresentarem nenhum valor medicinal, apenas decorativo. A medicina homeoptica comeou a aplicar os poderes curativos da Viola odorata por volta de 1829. Nessa poca, ela j mostrava sua eficincia, conhecida desde a Antigidade, contra sinusites, tosse, dores de ouvido, rouquido e reumatismo. Os povos antigos usavam a florzinha, sabiamente: em coroas contra as dores de cabea.

Mais tarde, seu uso foi estendido assim que a planta demonstrou suas virtudes como expectorante, antiespasmdica, sudorfera, diurtica e anti-inflamatria. As propriedades desta planta se estendem pela cosmtica, onde suas flores so usadas como matria-prima para colnias, talcos, desodorantes, sabonetes e, acreditem, chegam at na cozinha, pois as flores so simplesmente deliciosas, sendo empregadas na fabricao de gelias ou doces cristalizados. Em 1829, o mdico alemo M. Staptf comeou a utilizar a Viola odorata na homeopatia, visando o tratamento de dores de ouvido, sinusites e reumatismos. O resultado foi surpreendente. claro que as doses e diluio devem variar de acordo com o paciente, o que explica porque o uso deve ser feito rigorosamente sob controle mdico. A medicina popular aproveita bem as flores e razes da planta, uma vez que as folhas apresentam poucos princpios ativos. O macerado das flores e razes muito usado para limpeza dos brnquios, contra conjuntivites e inflamaes do nariz e da garganta. Entretanto, fundamental no esquecer de um detalhe: as razes da Viola odorata apresentam um alcalide - a violina cujas propriedades qumicas so razoavelmente txicas, podendo causar vmitos e diarrias. Mais uma razo para no usar a planta como remdio indiscriminadamente. A planta tambm apresenta outros componentes ativos: leo essencial, violamina, alcalides (odoratina), emetina, irona e glucosdeos. Fcil de cuidar A Viola odorata originria da Europa, mas se estende praticamente por todo o mundo. Seu habitat natural so os bosques e as zonas sombreadas e midas. Trata-se de uma planta muito fcil de ser cultivada, podendo crescer bela e saudvel at mesmo dentro de casa. O plantio por meio de sementes deve ser feito em vasos pequenos, numa mistura de 2 partes de composto orgnico, 1 de terra e 1 de areia grossa. Plante as sementinhas numa profundidade de 1 cm. O vaso precisa ser mantido sombra e a terra regada todos os dias, sem encharcar. Por ser uma planta perene, se bem cuidada, ir florescer por muitos anos e garantir flores com um delicioso perfume. As ptalas podem ser armazenadas: s colher, sec -las sombra e guardar em saquinhos plsticos pretos, para no receber luz. Curiosidades Na Inglaterra, a Viola odorata conhecida como Sweet Violet (violeta doce) e na Frana, seu nome Violette Odorante. Na tradio de vrios povos, credita-se a esta flor alguns poderes mgicos: dizem que a pessoa que colher a primeira violeta

que se abrir na primavera, atrair o verdadeiro amor; o seu perfume considerado um timo afrodisaco, alm disso, essa violeta era usada como ingrediente na preparaes de antigas "poes do amor". Dicas: Compressa com Violetas Em uma xcara de gua quente, coloque 1 colher (ch) de flores de Viola odorata. Deixe coberto por uns 15 minutos e depois coe. Usar em compressas com um chumao de algodo ou gaze sobre machucados e escoriaes, para facilitar a cicatrizao. Suavizante da pele Coloque para ferver meio litro de gua e junte 10 colheres (sopa) de folhas e 4 colheres (ch) de Viola odorata. Deixe ferver por uns 10 minutos. Coe ainda quente e v misturando amido de arroz at obter uma espcie de pasta leve. Junte uma colher (ch) de glicerina e misture bem. Use o preparado para suavizar peles irritadas.

Violeta-africana

(Saintpaulia ionantha)
Famlia: Gesnericeas Descoberta em 1892 pelo pesquisador e baro alemo Walter Von Saint Paul, nas montanhas do nordeste da Tanznia, a violeta-africana hoje uma plantinha muito popular no Brasil. No de espantar a quantidade de variedades que encontramos na hora de comprar um vasinho: os inmeros processos de hibridao, realizados ao longo dos anos, resultaram em 18 espcies com cerca de 6 mil variedades! Alm da popularidade, existem outras caractersticas interessantes: as violetasafricanas so fceis de cultivar e no ocupam muito espao, podendo colorir e enfeitar qualquer ambiente, desde que sejam atendidas suas necessidades bsicas: O vaso ideal: Embora os vasinhos de plsticos sejam mais charmosos e h quem tenha sucesso at com o cultivo em xaxins, as violetinhas vo bem mesmo em vasos de barro. Eles absorvem o excesso de umidade que pode at apodrecer as razes da planta. O plantio correto: Coloque no fundo do vaso um caco de cermica ou uma camada de pedriscos para encobrir o furo de drenagem. Encha mais da metade do vaso com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1

parte de vermiculita (vendida em lojas de produtos para jardinagem). Plante a muda centralizando a raiz e complete com a mistura. A seguir, faa uma rega generosa, at que a gua escorra para o pratinho. Aguarde alguns minutos e faa outra rega. Cuidados com a gua: O maior cuidado que se deve ter evitar molhar as folhas da violeta, pois elas podem at apodrecer com a umidade. Se optar por fazer a rega por baixo, ou seja, colocando gua apenas no pratinho, lembre-se de pelo menos uma vez por ms, fazer uma rega por cima para diminuir concentrao de sais minerais no solo. Outro cuidado: as violetas detestam gua clorada, portanto, para eliminar o cloro, ferva a gua e deixe-a esfriar bem antes de us-la na rega. Luminosidade adequada: A violeta-africana precisa de muita luminosidade, mas no suporta sol direto. A luz solar filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo, e temperaturas em torno de 25 graus C formam o ambiente ideal para a planta. Se for colocar o vaso no parapeito da janela, uma boa dica para garantir o crescimento simtrico da violeta ir virando o vaso, semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido. Adubao: Existem fertilizantes qumicos (com frmula NPK) especficos para as violetas, encontrados nas lojas especializadas em produtos para jardinagem. recomendvel, porm, variar essa adubao periodicamente, alternando com algum fertilizante orgnico, como farinha de ossos e hmus,para garantir uma florao abundante e sadia. Nota: A violeta da foto, denominada Quimera, produzida pela Terra Viva, em Holambra (SP).

Volvel: Que d voltas, especificamente caule que tende a circundar hastes que lhe sirvam de suporte.

A babosa (Aloe vera) um exemplo de planta xerfita

X
Xerfita: Planta de clima seco capaz de conservar gua por mais tempo do que as
demais, mediante adaptaes estruturais como densa pubescncia, espessamento epidrmico e revestimentos resinosos que retardam a transpirao. So tambm

xerfitas certas plantas de mangue, que tm a absoro da gua dificultada pelo excesso de sal.

Orqudea: exemplo de zigomrfica

Z
Zigomrfica: Que s pode ser dividida em duas metades iguais ao longo de determinada linha, como as orqudeas.

You might also like