You are on page 1of 18

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.

org / familiadapaz.am@gmail.com CRONOGRAMA


DATA 03/08/10 TEMA Introduo Hbitos de um bom supervisor de grupos 1- Receber de Deus 2- Ouvem o lder de clula 3- Encorajam o lder 4- Cuidam do lder de clula (Tema Livre) 5- Desenvolvem/ treinam o lder de clula 6- Desenvolvem estratgias com o lder de clula 7- Desafiar o lder de clula 07/09/10 Hierarquia da Igreja da Paz (Manaus-Am) Hierarquia do Discipulado 14/09/10 21/09/10 22/09/10 29/09/10 Introduo O que so Grupos Familiares A importncia dos Grupos Familiares (Tema Livre) Como multiplicar grupos familiares Como ter xito nos grupos Familiares Tema Livre)

11/08/10

17/08/10 24/08/10 31/08/10

O alvo de supervisores cristos mover as pessoas na direo de Jesus Cristo. Paulo expressou seu alvo como um supervisor cristo: Ns o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Para isso eu me esforo, lutando conforme a sua fora, que atua poderosamente em mim. O supervisor cristo se esfora para levar as pessoas conformidade com Jesus Cristo, sabendo que a ltima coroa aquela que durar para sempre (1 Co 9.25). A importncia da superviso? 1. Mantm a motivao do lder de clula fortalecida 2. Pode melhorar a habilidade de liderana do lder de clula. 3. Pode prevenir desastres antes que aconteam. 4. Ajuda os lderes a trabalharem juntos como uma equipe. 5. Pode promover a descoberta e o desenvolvimento de novos lderes.

Assim como os melhores atletas do mundo precisam de tcnicos para ajud-los a jogar melhor, assim tambm precisam os lderes de clula. Nenhum lder de clula, no importa quo TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 1

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
talentoso ou bem treinado ele ou ela seja, conseguir liderar to eficientemente sozinho, como poderia com a ajuda de um supervisor de clula.

O que um supervisor de clula? O supervisor de clulas equipa os lderes de clula com ferramentas, conhecimento e oportunidades que eles precisam para se desenvolverem e se tornarem mais eficientes. Por que supervisionar? Os propsitos do corao do homem so guas profundas, mas quem tem discernimento os traz tona. Provrbios 20.5

O que um supervisor no A maioria das pessoas confunde superviso com consultoria. Consultores so pessoas experientes que do conselhos e dicas sbias em uma base de curto prazo para um cliente. Consultores tm um papel importante, mas quando supervisores adotam esse modelo, h pelo menos dois perigos.

Perigo n. 1: Criar dependncia. O lder forado a depender da pessoa experiente e raramente quebra essa dependncia. O supervisor , ao contrrio, um ouvinte e encorajador com o alvo de capacitar os lderes a serem tudo o que Deus quer que eles sejam. Perigo n. 2: Sobrecarga de informao que no funciona a longo prazo. A informao necessria para liderar e multiplicar uma clula com sucesso. O maior obstculo, no entanto, aplicar na prtica essa informao ao longo do tempo.

Os melhores supervisores esto na batalha Os melhores supervisores so aqueles que lideraram e multiplicaram um grupo com sucesso. Por qu? Porque eles sabem como experimentar a dor de dar luz, as alegrias do ministrio e as lutas do evangelismo. Eles podem oferecer uma palavra renovadora e conselhos relevantes aos lderes que esto supervisionando.
9

Os hbitos de bons supervisores de clulas Recebem de Deus Ouvem o lder de clula Encorajam o lder de clula Cuidam do lder de clula Desenvolvem/ treinam o lder de clula Desenvolvem estratgias com o lder de clula Desafiar o lder de clula

TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 2

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com

Hbitos de um bom supervisor de clulas Receber


Se o presidente pedisse para se encontrar com voc no Palcio da Alvorada, voc estaria l no horrio certo e preparado para encontr-lo? Agora considere o seguinte: O Rei dos Reis est pedindo a sua presena. Ele o est convidando para comparecer diante dele, e ele no est interessado apenas em uma foto ou um breve aperto de mo ele quer se encontrar com voc todos os dias. Renovao de Deus Os supervisores no tm nada de valor para passar aos seus lderes alm daquilo que eles receberam de Deus. Para que sua superviso seja eficaz e frutfera, eles precisam permanecer em contato com a fonte de poder. Quando um marido e sua esposa se sentam juntos para conversar, eles no tm uma lista de assuntos para discutir. Em vez disso, h um fluxo natural em sua conversa. Por qu? Porque o alvo conhecer um ao outro. Da mesma maneira, gastar tempo com Deus tem o alvo de conhecer a Deus. O propsito desenvolver um relacionamento com Jesus Cristo. O que um tempo devocional NO Ritual religioso. Em vez disso, um relacionamento com o Todo-poderoso. Apenas ler a Bblia. A Bblia oferece a sustentao espiritual do tempo devocional, mas gastar tempo com Deus mais do que ler a Bblia. Apenas orar. A orao apenas uma parte do tempo devocional. Deve incluir tambm leitura da palavra de Deus, adorao e ouvir a Deus. Ler um guia devocional. muito bom ter um plano, mas importante ir alm do plano e entrar na presena de Deus.

O Esprito de Deus o maior supervisor de todos, aquele que vai gui-lo em toda a verdade. A Bblia diz: ... Quando o Esprito da verdade vier, ele os guiar a toda a verdade. No falar de si mesmo; falar apenas o que ouvir, e lhes anunciar o que est por vir (Joo 16.13).

Proteo de orao Os lderes de clula so guerreiros na linha de frente, e por essa razo, o diabo aponta para eles sua artilharia pesada. Os supervisores precisam proteger seus lderes, cobrindo-os com um escudo de orao que pode resistir mesmo ao ataque mais feroz. Passos da orao intercessora Discernir adequadamente as necessidades da pessoa. Entrar na arena de orao em defesa da pessoa. Orar com persistncia e fervor por suas necessidades.

TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 3

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Alegrar-se quando Deus responder suas oraes.

Cristo orou pela proteo dos seus discpulos em Joo 17.15: No rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do maligno. O supervisor oferece proteo sobrenatural por meio de orao intercessora. medida que o supervisor eleva seus lderes de clula a Deus em orao diria, esses lderes vo sentir isso e receber a transformao de Cristo.

Ouvir
Ditado Cherokee (Tribo indgena norte-americana) Oua os sussurros, assim voc no precisar ouvir os gritos.

Benefcios do ouvir Aumenta a credibilidade. Aumenta o crdito emocional do lder. Promove confiana e bem-estar, assim como amizade. Permite ao supervisor coletar informaes corretas.

Obstculos para o ouvir Preparo inadequado para o encontro de superviso. Falta de orao sobre as questes que precisam ser abordadas. Linguagem corporal desfavorvel (ex: no olhar o lder nos olhos). Questes pessoais no resolvidas (ex: o supervisor precisa ser ouvido).

O nico modo de se preparar para ouvir, desligando-se inteiramente de voc mesmo para focalizar no lder, por meio de orao e meditao.

Ouvir com foco Evite atropelar o lder. Evite contar histrias de sua prpria experincia. Evite responder suas prprias perguntas. Guarde seus conselhos para quando o lder tiver compartilhado todos os seus pensamentos. Se o lder no entender, voc pode mudar para o nvel de ensino, mas lembre-se de pedir permisso antes de compartilhar suas idias.

Confiabilidade J que o lder est se abrindo em parte para o supervisor, este deve guardar e proteger essa confiana. Como o supervisor normalmente tem mais de um lder de clula sob seu cuidado, ele precisa proteger a privacidade de cada um. O medo de que um supervisor revele reas confidenciais para o resto do mundo impede que muitos lderes se abram completamente. TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 4

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com

Encorajar
Como que voc mantm o lder de clula vivo, bem disposto, e pronto para seguir a Deus? A resposta

encorajamento. O supervisor que encoraja pode fazer a diferena entre o sucesso e o fracasso, fazer com que o lder continue ou desista. Esse ministrio de encorajamento tem uma importncia adicional, porque tem o potencial de difundir o impacto em muitas pessoas a longo prazo, e no apenas em um lder de clula individualmente. Encontre aquilo que voc acredita ser a maior virtude do lder potencial, e ento d 100% de encorajamento naquela rea. John Maxwell
1

Elogios so como oxignio para a alma O desnimo vem naturalmente para todo mundo. A introspeco assombra as pessoas; elas se comparam com outras e sentem que no atingem o mesmo nvel. Uma palavra de encorajamento pode, com freqncia, fazer uma grande diferena. Como encorajar os lderes de clula Elogie diante do grupo. Ao encontrar uma pessoa fazendo algo certo, diga isso a ela. Expresse confiana: Verbalmente: Voc consegue fazer isso!. Na prtica: pelo modo como voc permite que eles liderem. Mostre que voc se preocupa pessoalmente com seus lderes: Saiba o que acontece na vida deles. Esteja l quando eles enfrentarem dificuldades. O supervisor Barnab Existia uma razo para que os apstolos dessem o nome Barnab (que significa filho do encorajamento) a Jos, um levita de Chipre (Atos 4.36). Barnab preencheu as expectativas dos apstolos ao apresentar Saulo aos discpulos em Jerusalm quando estes estavam morrendo de medo dele (Atos 9.26, 27). Ento os apstolos enviaram Barnab para uma nova e dinmica igreja em Antioquia. A Bblia diz: Este, ali chegando e vendo a graa de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiis ao Senhor, de todo corao (Atos 11.23). Seu zelo pelo encorajamento o levou a pedir ao apstolo Paulo para unir-se a ele na tarefa de encorajamento da igreja de Antioquia.
2

Cuidar
A maioria das pessoas gosta de realizar tarefas. Elas so boas nisso. Muitos supervisores, na verdade, entendem superviso como um modo de realizar mais. O supervisor precisa lembrar, no entanto, que os lderes so seres humanos, e no fazeres humanos.

Focalizar apenas nos resultados vai transformar seus lderes de clula em engrenagens de uma mquina. Eles vo comear a sentir que esto sendo usados pela igreja para produzir TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 5

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
convertidos ou fazer a igreja crescer. O supervisor a pessoa que caminha com os lderes por meio desse processo por um perodo de tempo e no apenas alguns dias. As pessoas desejam ateno e cuidado. Mas normalmente os lderes de clula tm dificuldade em dizer: Eu preciso de ateno. Por favor, ajude-me.. Na verdade, na maior parte do tempo eles no pedem ajuda, pois no querem desapontar seu supervisor. responsabilidade do supervisor ler nas entrelinhas.

Conte a sua histria primeiro Conte a sua histria primeiro. Com freqncia cometemos o erro de fazer uma pergunta outra pessoa, colocando-a em uma situao constrangedora. Ao abrir algo pessoal sobre si mesmo, voc d o passo inicial para o desenvolvimento de confiana. Shirley Peddy
5

Torne-se amigo de seus lderes de clula Jesus, o supervisor por excelncia, revelou esse princpio simples em Joo 15.15, quando disse aos seus discpulos: J no os chamo servos, porque o servo no sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Resultados de pesquisa Uma pesquisa entre empregadores perguntava quais as trs caractersticas mais desejadas em seus empregados. A principal habilidade era relacionar-se com outras pessoas: 84% responderam que buscavam boas habilidades interpessoais. Somente 40% incluram formao ou experincia entre as trs caractersticas mais desejadas.
7

Sugestes prticas para desenvolver amizade Convide os lderes sua casa para uma refeio. Deixe-os verem sua famlia, seu cachorro, sua vida. Envie para seus lderes cartes de aniversrio, bilhetes de melhoras ou e-mails engraados. Conhea as histrias de seus lderes. Saia para tomar caf com eles. Convide-os para praticar esportes com voc, ou alguma outra atividade normal da vida. Ore diariamente pelos seus lderes (o que vai fortalecer a sua amizade espiritual).

O supervisor servo

TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 6

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Supervisores no precisam ser perfeitos. Eles existem para fazer os lderes brilharem. Isso significa desistir da necessidade de aparecer ou de estar certo todo o tempo. Supervisores com egos muito grandes, que exigem o centro do palco, no sero bons supervisores.

Desenvolver/ Treinar
Descubra a viso que seu facilitador j tem e molde-a. Embora voc queira expandir a viso, voc precisa primeiro descobrir com o que o seu facilitador j est sonhando. Ento agite essa viso, encoraje-a e faa-a crescer. Fertilize a grama As pessoas no podem fazer a grama crescer. Podem, no entanto, fertiliz-la e reg-la para que ela cresa sozinha. O melhor lder quer treinar as pessoas e desenvolv-las at o ponto em que elas venham a super-lo em conhecimento ou habilidade. Fred A. Manske, Jr.
5

Aborde seu trabalho de supervisor como um jardineiro que no tenta motivar suas plantas a crescer, mas que busca a combinao certa de luz, nutrientes e gua para liberar o crescimento natural da planta. Desenvolvimento natural As melhores p e enxada do mundo no podem garantir uma boa colheita. Elas s fazem com que seja mais provvel que o crescimento no ser impedido. O mistrio do amadurecimento est no corao da semente e o resultado da plantao depende grandemente das mudanas do clima. Ainda assim, as ferramentas so importantes para ajudar a garantir que as sementes plantadas daro fruto. Marjorie J. Thompson
7

Permanea na superviso por um longo perodo Caractersticas de um pai O supervisor desempenha alguns dos mesmos papis de um pai: ele precisa deixlos [os lderes] crescer, tomar suas prprias decises, tentar coisas novas, e at mesmo falhar em algumas reas. [O supervisor] no deve fazer tudo pelos lderes, mas deve ser um recurso, guiando-os e confortando-os. Carl Douthit, Foothills Christian Church
8

Repita as mesmas jogadas Bons supervisores sabem que a prtica leva perfeio. Eles no hesitam em repetir as mesmas jogadas de novo, de novo e de novo. Bons supervisores, na verdade, so implacveis em prtica, prtica e mais prtica. TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 7

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Werner Kniesel, pastor de uma igreja de 3000 membros em Zurique, Sua, levou 15 anos para desenvolver clulas eficazes. Durante esse tempo, ele repetiu as mesmas jogadas em uma variedade de contextos e com uma variedade de pessoas at que eles comeassem a aprender. Ele continuou treinando seus lderes-chave repetidamente sobre os valores do ministrio de clulas at que estes se tornassem hbitos para os seus lderes.
9

Oito hbitos que lderes de clula devem ter Sonhar liderar uma clula saudvel que cresce e se multiplica. Orar pelos membros da clula diariamente. Convidar semanalmente pessoas novas para visitar a clula. Contatar regularmente os membros da clula. Preparar-se para o encontro da clula. Mentorear um auxiliar de lder de clula. Ter comunho com os membros da clula por meio de atividades planejadas. Crescer como lder por meio de desenvolvimento pessoal. O modelo de treinamento de Jesus Eu fao voc observa Eu fao voc ajuda Voc faz eu ajudo Voc faz eu observo

10

Sugestes de desenvolvimento Divida a experincia de aprendizagem em espaos de tempo. No tente fazer tudo de uma vez. D s pessoas a chance de caminhar em seu prprio ritmo. Novos comportamentos e novas formas de pensar so mais bem assimiladas quando so espaadas. Promova experincias ativas. D ao lder oportunidades especficas para trabalhar com a informao. O lder que est aprendendo sobre multiplicao da clula deve praticar um passo de cada vez na clula dele. medida que ele pratica e v isso em ao, ele vai internalizando os passos. Eleve o nvel. O desenvolvimento ocorre quando o supervisor tira os lderes de sua zona de conforto para aprender. Elevar o nvel gradativamente encoraja o progresso contnuo. Aumente passo a passo o desenvolvimento, para que voc consiga coloc-los no ponto de desconforto que no ultrapasse os limites deles. Elevando o nvel Se voc s faz coisas que sabe fazer bem e as faz confortavelmente, voc nunca ir alcanar alvos mais elevados. Tire vantagem de momentos supervisionveis Depois de anos de tentativas e erros infrutferos, Thomas Edison estava chegando perto da descoberta do filamento apropriado para a lmpada de luz eltrica. Produzir cada novo filamento e testar cada lmpada levava horas de intenso esforo. Momentos antes de um teste crucial, Edison e seus colegas observavam enquanto um jovem ajudante, carregando a mais nova lmpada, tropeou TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 8 Linda Tsao Yang

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
nos degraus e espatifou a lmpada no cho. O ar estava pesado com o desapontamento de toda a equipe. No dia seguinte, depois de outro esforo concentrado, Edison mostrou sua boa vontade em tolerar erros ao pedir ao mesmo jovem ajudante para carregar a nova lmpada rea do teste. Aquele esprito era um ingrediente essencial do gnio inovador de Edison.
17 13

Como os lderes se desenvolveram Dons naturais......................... Resultado de crises................ Influncia de outro lder........ 10% 5% 85%

Desenvolver uma estratgia


Encoraje seus lderes de clula a sonhar sobre seus grupos, a perguntar a Deus sobre a direo que ele deseja para a clula. Ajude seus lderes a desenvolver uma viso do crescimento espiritual dos membros da clula, os possveis novos lderes e a multiplicao do grupo. Estratgia-chave: Desenvolvimento de liderana O crescimento das clulas baseia-se em formar lderes de dentro da prpria clula. A prioridade mais alta do lder identificar futuros auxiliares e comear o processo de mentoreamento.
4

Cuidado na multiplicao Certifique-se de que os futuros lderes da multiplicao estejam preparados para evangelizar seus amigos e comunidades. possvel que os lderes encham suas clulas com pessoas que freqentam as celebraes de domingo e nunca busquem pessoas de fora. Para evitar isso, encoraje os lderes a trazer para as suas clulas pessoas que freqentem a celebrao (talvez 7 pessoas), mas com o objetivo de mobilizar esses membros para continuamente exercitarem os seus msculos de evangelismo.

Multiplicao = Sade Schwarz disse: Se fossemos identificar um princpio como o mais importante, ento seria sem dvida a multiplicao dos grupos pequenos.

Preste ateno aos detalhes Um dos detalhes mais importantes encontrar um auxiliar. O supervisor deve trabalhar com o lder de clula para identificar um auxiliar potencial, que tenha fome por Deus e fidelidade na freqncia e participao na clula. Ento o supervisor deve ajudar o lder a se aproximar e desenvolver o auxiliar. O conceito PCDE
7

Procure por lderes emergentes Convide-os para dividir tarefas de liderana

Discipule-os at que eles possam substitu-lo TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 9

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Envie-os para o ministrio

Dicas para desenvolver e liberar novos lderes Lance a viso desde o primeiro dia. Relembre e reveja a viso regularmente. Ore sobre quem liberar e quando. Delegue responsabilidades. Focalize no equilbrio e a multiplicao vir. Evite terminologia negativa (por exemplo, dividir, quebrar, separar).

Estabelea uma data para a multiplicao O supervisor e o lder de clula devem sonhar juntos sobre uma data concreta para multiplicar a clula. A data deve ser distante o suficiente para garantir a sade da clula-me e das clulasfilhas, mas prxima o suficiente para garantir urgncia. O alvo da multiplicao comea com os membros da clula. Quanto tempo leva para multiplicar uma clula? Um ano normal. Entretanto, isso muda de pas para pas, dependendo da receptividade das pessoas. Em pases da Amrica Latina, a mdia de 9 meses, e em algumas cidades a multiplicao leva apenas 6 meses. Na Europa leva-se mais tempo para multiplicar, s vezes at 24 meses.

O papel do supervisor no nascimento Lanar a viso. Consolidar o lder e seu auxiliar. Participar no processo (ir a encontros que levem ao nascimento do novo grupo). Acompanhar de perto (estar em constante contato com o lder durante o processo). Administrar (prover recursos e treinamento para o lder).

Fases da clula Pr-natal (semanas 1, 2 e 3) Procure auxiliares e um novo anfitrio dentro da clula. Conversem sobre o futuro nascimento e porque ele importante. Divida partes do encontro entre o lder e o auxiliar. Separe o grupo para o tempo de ministrao. Leve o lder e parte do grupo a se reunirem em um ambiente da casa, e o auxiliar e a outra parte do grupo se reunirem em outro. Ministre s pessoas durante a semana. importante que ambos, lder e auxiliar, ministrem (telefonemas, visitas etc.) s pessoas que fizeram parte do seu grupo quando se reuniram em ambientes separados da casa durante o tempo de ministrao. TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 10

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Nascimento (semana 4) Encontrem-se como clulas separadas, mas na mesma casa. Ps-natal

Semanas 5, 6 e 7. Encontrem-se como duas clulas separadas em dois locais diferentes. Semana 8 (um ms depois do nascimento): Encontrem-se novamente para uma reunio todos juntos. Isso no deve ser um encontro formal, mas um tempo de comunho. Semanas 9, 10 e 11: Encontrem-se como duas clulas separadas em dois locais diferentes. Semana 12 (dois meses depois do nascimento): Encontrem-se juntos novamente para uma reunio. Geralmente, a essa altura os membros da clula gostam de estar juntos, mas fizeram bem a transio e sua nova clula realmente onde esto conectados! Multiplicao Me-Filha Metade do grupo sai sob a liderana do auxiliar, ou o atual lder assume a clula-filha, deixando a clula original com o auxiliar. Equipe de Implantao Duas pessoas saem para implantar uma nova clula. Implantao Modificada O lder de clula atual sai com um ou dois outros. Implantao Solo O auxiliar sai para encontrar um assistente para comear uma clula. Modelo Ncleo O novo grupo potencial se encontra em outra sala da casa enquanto se prepara para deixar a clula-me. Erros comuns na multiplicao Designar pessoas a uma clula. Multiplicar antes de o auxiliar estar preparado. Separar relacionamentos muito prximos. Baixa impulso no crescimento de clulas novas.

Passe o basto No final de sua vida, Paulo exortou seu prprio discpulo Timteo: E as palavras que me ouviu dizer na presena de muitas testemunhas, confie-as a homens fiis que sejam tambm capazes de ensinar outros (2 Tm 2.2). Note a palavra fiis. O trabalho de passar o basto a sucessivas geraes de lderes no pode parar devido a um elo ruim na corrente. Ao se concentrar no desenvolvimento de liderana, supervisores ajudam lderes a multiplicarem seus ministrios de novo, de novo e de novo.

Desafiar
O supervisor no um bom supervisor se ele permite que o lder permanea na mediocridade ou ande no caminho errado. Diga a verdade. Diga-a como ela ! Paulo diz em Efsios 4.15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo. O amor assegura que os supervisores sero sensveis quando ousarem dizer a verdade. Formas de ver conflitos
2

TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 11

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Fatalismo: Simplesmente no consigo me dar bem com aquela pessoa. Reao: Vou brigar com ela! Fuga: Preciso evitar conflitos porque di demais. Reao: Vou fugir. Certo ou errado: Preciso expor o seu erro. Reao: Desisto. Diferena mtua: Eu vou at certo ponto para resolver o conflito. Reao: Cedo at certo ponto. Natural, normal: Tenho diferenas genunas que podem ser resolvidas. Reao: Amo o suficiente para confrontar. A Bblia diz que Jesus era cheio de graa e de verdade (Joo 1.14). Joo 1.17 diz: Pois a Lei foi dada por intermdio de Moiss; a graa e a verdade vieram por intermdio de Jesus Cristo. Supervisores s vezes pensam que supervisionar significa balanar a cabea concordando com tudo o que o lder diz. Mas supervisionar mais que responder com um ouvir emptico. Dez princpios sobre confrontar 1. 2. 3. 4. Confronte assim que possvel. Separe a pessoa da ao errada. Confronte apenas o que a pessoa pode mudar. D pessoa o benefcio da dvida (comece com a hiptese de que a motivao dela est correta). 5. 6. 7. 8. 9. Seja especfico. No use de sarcasmo. Evite palavras como sempre e nunca. Diga pessoa como voc se sente sobre o erro cometido. D pessoa um plano para resolver o problema.

10. Afirme-a como pessoa e como amiga.


6

Cinco regras bsicas para dar feedback eficaz O feedback eficaz : Descritivo em vez de avaliativo. Especfico em vez de geral.

Dirigido a um comportamento controlvel em vez de traos ou caractersticas de personalidade. Solicitado pelo lder e no imposto a ele. Conduzido logo aps o assunto em questo em vez de vrios meses mais tarde.

Oua a Deus e aproveite a oportunidade Durante um encontro com um lder, Deus pode escolher revelar alguma coisa. O mundo chama isso de intuio, mas os cristos sabem que Deus lhes fala diretamente por meio de uma voz suave e tranqila. Aprendendo a ouvir a voz de Deus TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 12

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Conforme Deus fala e voc responde, voc vai chegar ao ponto de reconhecer a voz dele mais e mais claramente. Algumas pessoas tentam ignorar o relacionamento de amor. Alguns procuram por um sinal miraculoso ou tentam depender de uma frmula ou uma lista de passos para descobrir a vontade de Deus. No existe, no entanto, substituto para um relacionamento ntimo com Deus. Henry Blackaby
7

Voz de Deus Acompanhada de paz Sabedoria gentil Liberdade Poder para completar a tarefa

Voz de Satans Acompanhada de medo Confuso Presso Culpa porque a tarefa difcil

Pedindo permisso O supervisor deve pedir a permisso dos lderes para confront-los em um nvel mais profundo. Embora haja aquelas interrupes espontneas quando o supervisor intervm intencionalmente, melhor perguntar ao lder antes de intervir em reas privadas da vida dele. Uma forma de pedir seria: Jane, posso compartilhar algo que vejo sobre sua vida?.

Aumentando a autoridade da superviso

Com cada batalha enfrentada, cada quilmetro percorrido, cada lio aprendida, os supervisores de clula vo aumentando sua autoridade de superviso. medida que a autoridade aumenta, tambm aumenta a uno para ministrar, aumentando assim o nmero de pessoas sendo tocadas pela vida do supervisor.

Autoridade de posio A posio traz uma certa autoridade, sim. Sua posio como supervisor automaticamente d a voc certa autoridade sobre os lderes de clula. Eles olharo para voc de uma forma especial simplesmente porque voc o supervisor deles. Conselhos sobre autoridade de posio Use sua posio para beneficiar seus lderes. Use sua posio para proteger e promover seus lderes. Oua antes de falar.

Diagnostique os problemas O supervisor precisa interagir com o lder, sua famlia e a prpria clula. O supervisor precisa observar o lder em uma variedade de circunstncias para saber realmente o que est acontecendo. Nesta seo, vou falar brevemente sobre alguns dos problemas comuns e situaes nas quais os supervisores se encontram. TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 13

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Pecado escondido Quero encorajar voc a falar sobre coisas espirituais durante os encontros de superviso. Pergunte o que Jesus est fazendo na vida de seus lderes. Os lderes devem ter ampla oportunidade de falar sobre assuntos espirituais. E lembre-se de gastar tempo em orao com seus lderes. Homens se desenvolvem da mesma forma que extrado o ouro. Diversas toneladas de sujeira precisam ser retiradas para se conseguir um grama de ouro. Mas voc no entra na mina procurando por sujeira. Voc entra procurando por ouro. Dale Carnegie
5

O conselho de Paulo aos pastores de feso til para todo supervisor: Cuidem de vocs mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu prprio sangue. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetraro no meio de vocs e no pouparo o rebanho. E dentre vocs mesmos se levantaro homens que torcero a verdade, a fim de atrair os discpulos. Por isso, vigiem. Atos 20.28-31

Necessidades ministeriais problemticas de membros das clulas Os lderes precisam de um supervisor com quem compartilhar essas necessidades e orar pela pessoa. Muitos lderes erradamente pensam que ao compartilhar essas dificuldades, esto traindo a confiana do grupo, e ento carregam toda a presso dos problemas em seus ombros e tentam ministrar aos membros feridos de suas clulas sozinhos.

Encontre solues Os remdios so para quem est doente. Os supervisores focalizam em usar tcnicas de medicina preventiva. Cresa enquanto caminha Voc pode se sentir totalmente inadequado como supervisor para diagnosticar e lidar com problemas. A boa notcia que, enquanto busca as respostas e oferece aos seus lderes o que aprendeu, voc tambm crescer em sua prpria maturidade em Cristo.

Passando pelos estgios de superviso O estgio do romance Para a maioria das atividades na vida, a grama realmente parece mais verde do outro lado. Por qu? Porque as manchas marrons s so visveis de perto.

Conselhos para o estgio do romance: Aproveite-o ao mximo possvel. No tente passar correndo por ele. Aproveite a abertura do seu lder para receber tarefas de casa; ensine o mximo possvel. TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 14

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Esclarea seu relacionamento de superviso (por exemplo, com que freqncia vocs vo se encontrar, avaliaes, confiana, expectativas).

O estgio da realidade Alguns membros da clula no so comprometidos e no a freqentam todas as semanas. O lder no imaginava que os resultados seriam to escassos ou que a liderana da clula exigiria tanto. O diabo, claro, far de tudo para frustrar um novo lder. Pedro diz: O diabo, o inimigo de vocs, anda ao redor como leo, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na f (1 Pe 5.8,9). Conselhos para o estgio da realidade: Siga na graa. Ame o lder. Escute-o com ateno. Lembre o lder de que a reao dele esperada nesse estgio de liderana da clula. Faa algo especial para o lder de clula que demonstre seu amor por ele. Gentilmente lembre o lder do compromisso estabelecido no primeiro estgio. Continue a oferecer treinamento para suas habilidades, aperfeioando as reas deficientes. Novas habilidades daro nova confiana.

O estgio da resistncia Alguns chamam esse perodo de a noite escura da alma. Este o momento em que o supervisor ter que clamar a Deus pela vida do lder de clula. A boa notcia que isso far voc se ajoelhar. Voc orar mais fervorosamente do que nunca antes. Voc entrar na guerra de orao em favor de seu lder e da clula dele. Agente firme. sexta-feira, mas o domingo est chegando. Conselhos para o estgio da resistncia: Ore fervorosamente. Ande em graa e verdade. Pea permisso para falar vida da pessoa. Aproveite as oportunidades para supervision-lo. No estgio romntico, o lder estava aberto para receber informao; agora o lder est na batalha, e pode estar mais interessado em aplicar aquela informao.

O estgio da resoluo Voc e sua equipe de lderes comearo a se comportar mais como um exrcito de veteranos, em vez de recrutas que fizeram exerccios de combate. Agora vocs j estiveram na batalha e seu companheirismo cresceu com isso. Conselhos durante o estgio de resoluo: Aproveite este tempo para aprofundar seu relacionamento com o lder confirmando lies aprendidas nas trincheiras. Prepare o lder para a hora em que ele supervisionar e discipular novos lderes de clula. Aproveite a amizade que se aprofundou por meio das difceis batalhas enfrentadas.

TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 15

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
O estgio da recompensa A recompensa ver os frutos do seu trabalho. O ganho vem depois da dor. Mas ele vem. O lder de clula passou pela noite escura da alma. Ele enfrentou as tempestades e possui agora um novo lder, que deu luz a uma nova clula com sucesso. Voc agora um supervisor com um neto, sentindo uma doce paz na sua alma. Estgio da recompensa Estratgia: faa os ltimos preparativos para um novo lder guiar a clula-filha. O lder mais velho deve permitir que o mais novo guie a clula inteira, a fim de prepar-lo para liderar o novo grupo.

Encontros de superviso Alguns tm comparado o trabalho do supervisor ao trabalho de um maestro s vezes um maestro trabalha individualmente com um dos msicos, outras vezes ele os conduz como um grupo, e em outras ocasies, ele encoraja os lderes a trabalharem sozinhos. O papel do supervisor
1

Em encontros individuais: Cuidar e desenvolver. Em grupo: Liderar e modelar. Quando visitar grupos: Afirmar e observar.

A coisa mais importante que um supervisor pode fazer manter contato regular com seus lderes de grupo, pelo telefone ou pessoalmente. Mesmo algo como uma ligao de cinco minutos pode ser muito eficaz para manter o relacionamento entre supervisor e lder de clula se a conversa incluir orao.
2

Superviso individual A superviso individual flexvel e pessoal. um ministrio em que uma pessoa investe em outra, e os participantes precisam entender isso e se sentir vontade com isso. Noventa e nove por cento do mentoreamento acontece no relacionamento um-a-um.
3

Como manter contato com seu lder de clula Quando voc encontrar o lder de clula na celebrao de domingo, tire um tempo para conversar com ele. Convide o lder periodicamente para almoarem juntos. Encontrem-se para o caf da manh, antes do trabalho. Viajem para algum evento juntos. Visitem juntos um encontro de clula. Participem de algum evento de treinamento juntos.

Encontros em Grupo

TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 16

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
O tempo individual deve ser equilibrado com encontros em grupo. Os lderes de clula so ajudados com as experincias de outros lderes e ministram uns aos outros, assim como membros da clula ministram s necessidades de outros membros. Possveis itens de agenda para o encontro de grupo
6

Fale sobre problemas especficos que os lderes esto enfrentando. Estabelea a viso/lembre os lderes da misso das clulas. Pergunte como cada lder se sente. Ensine/relembre habilidades de liderana. Orem uns pelos outros. Desafie os lderes a crescerem espiritualmente. Troquem idias e informaes. Onde se encontrar? Encontros de grupo podem acontecer em qualquer lugar. Se todos os lderes que voc supervisiona vieram da sua clula, voc pode pedir que eles venham uma hora antes do grupo comear. Outro horrio muito bom para ter um encontro de grupo antes ou depois da celebrao da igreja. Como os lderes j estaro l no domingo de manh ou noite, mais fcil ter seu encontro antes ou depois da reunio de celebrao. Exemplos de encontros de grupos na Bblia Atos 6 Uma equipe de lderes foi formada para ministrar s pessoas. Atos 15 Lderes se renem no conclio de Jerusalm para tomar decises estratgicas. Marcos 3.7 Jesus se retirou para ficar sozinho com seus discpulos.

Visitando as clulas
O supervisor pode entender algumas coisas sobre seus lderes por meio do contato individual e dos encontros em grupo. Mas o supervisor tambm precisa ver seus lderes em ao para compreender o quadro maior. Medicina preventiva O supervisor pode ter ensinado a um lder como ouvir, para ento descobrir um pregador em ascenso durante a visita na clula. Um lder de clula pode ser treinado sobre como manter o grupo focalizado, mas uma visita revela que o encontro tende a se perder em questes secundrias. Muitos detalhes do ministrio em clulas s viro tona quando o supervisor realmente visitar as clulas. Antes da sua visita Avise seus lderes com antecedncia sobre sua visita isso dar tempo a eles para acalmarem seus medos. Quando voc falar com o lder, procure reunir o mximo de detalhes possvel (por exemplo, hora do encontro, lugar do encontro, quantas pessoas iro etc.). Durante o encontro da clula Seu objetivo principal durante o encontro encorajar. Afirme e apie o lder de clula diante dos membros do grupo. TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 17
2

IGREJA DA PAZ MINISTRIO LUZ PARA OS POVOS CURSO PARA SUPERVISORES DE GRUPOS FAMILIARES SEJA UM SUPERVISOR EFICAZ www.igrejadapaz.org / familiadapaz.am@gmail.com
Regras de visitao 1. O supervisor afirma e observa o lder. 2. O supervisor avalia mentalmente se o ambiente contribui para a transformao de vidas. 3. O supervisor se certifica de que cada lder tem um auxiliar. Quarto, o supervisor observa a dinmica do grupo.

Evite escrever comentrios enquanto o encontro est acontecendo, embora voc deva ficar prestando ateno em coisas para instruir o lder depois. Avalie todas as quatro partes do encontro da clula: Encontro: O quebra-gelo foi apropriado? Alcanou o propsito de enturmar os visitantes? Foi til para conectar os membros da clula? Exaltao: O lder de louvor providenciou a melhor oportunidade para as pessoas adorarem (letras das msicas, posio dos mveis, etc.)? Edificao: O lder de clula usou uma lio apropriada para a viso da igreja? O lder entendeu o significado da passagem discutida? O lder facilitou a discusso para que todos se envolvessem? Evangelismo: O lder compartilhou a viso da clula de alcanar no-cristos?

Depois do encontro Fale sobre suas observaes com o lder imediatamente aps a clula ou marque um encontro com ele para breve. Tente oferecer uma mdia de cinco comentrios sinceros de encorajamento para cada sugesto de algo a ser melhorado. Encontre sua prpria armadura Quase todo mundo, inclusive no-cristos, conhece a histria da luta de Davi com Golias. Davi queria testar a grandeza de Deus apesar da sua prpria fraqueza. O rei Saul tentou preparar o rei Davi para a batalha emprestando a ele sua prpria armadura. Seria natural que fosse assim. O problema era que a armadura de Saul funcionava para Saul, mas no para Davi. liderana. Receba de Deus e sirva seus lderes com o alvo de que eles continuem o processo com outros homens e mulheres fiis.

TADEL TREINAMENTO AVANADO DE EVANGLICOS EM LIDERANA 18

You might also like