You are on page 1of 8

2.1.1.Autarquias, fundaes pblicas e associaes pblicas.

Autarquias. Autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico criadas por lei especfica (Art. 37, XIX, da Constituio Federal), que dispem de p atrimnio prprio e realizam atividades tpicas de Estado de forma descentralizada.

correto dizer que as autarquias so criadas por lei e tm personalidade jurdica de direito pblico. 1[1]

errado dizer que Autarquia um servio autnomo, criado por lei, sem personalidade jurdica prpria, mas com patrimnio e receitas especialmente afetados e gesto descentralizada. 2[2]

As autarquias podem ser territoriais ou institucionais. Autarquias territoriais correspondem normalmente descentralizao administrativa realizada nos Estados unitrios por regies do pas, para execuo de diversas atividades estatais. Tal no ocorre no Brasil, onde Estados e Municpios so unidades da federao. Porm, mesmo no Brasil, existe previso constitucional para a criao de territrios, que so, justamente, as autarquias territoriais, que coexistiam antes da Constituio Federal de 1988 com os Estados e Municpios.

1[1] VUNESP - OAB/SP - 133 Exame de Ordem - 1 fase, prova tipo 1 aplicao em 19/8/2007, questo n 19, alternativa a. 2[2] Tribunal de Justia do Estado do Paran, Concurso Pblico para Juiz de Direito, Prova tipo A, aplicao em 17/06/2007, questo n 20.

Autarquias institucionais, muito comuns na atualidade, so autarquias destinadas execuo de alguma especfica atividade tpica do Estado (Ex. Instituto Nacional do Seguro Social - INSS).

Assim, A Lei que criou a Agncia Nac ional de Telecomunicaes ANATEL estabeleceu, dentre outros requisitos, que ela teria independncia administrativa, autonomia financeira e seria vinculada ao Ministrio das Comunicaes. Isso significa que a ANATEL uma autarquia. 3[3]

As autarquias podem ser federais, estaduais, distritais ou municipais, conforme tenha sido criada pela Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio. O foro das autarquias federais a Justia Federal, salvo as mesmas excees previstas para a Unio. O nascimento da personalidade jurdica da autarquia surge com a prpria lei instituidora.

As autarquias devem exercer atividade tpica de Estado e no atividade econmica em sentido estrito, no estando sujeitas falncia. O regime jurdico das autarquias um regime de direito administrativo: contrata servidores por concurso; somente pode contratar obedecendo a lei de licitaes (Lei n 8.666/93); paga seus dbitos por meio de precatrios; seus bens no so penhorveis etc. Como regra geral, a autarquia ter o mesmo regime da pessoa poltica que a tiver criado. Contudo, a lei instituidora pode estabelecer regras especficas para ela.

Portanto, como regra geral, as autarquias dispem dos privilgios da pessoa poltica que as tiverem criado (ex. cobrana de crditos por meio de execuo fiscal, impenhorabilidade dos bens, impossibilidade perder bens por usucapio etc), mas 3[3] OAB/SP - 132 Exame de Ordem - 1 fase, prova tipo 1 aplicao em 15/04/2007, questo n 4, alternativa b.

podemos assinalar ao menos uma exceo prevista no texto constitucional: a imunidade tributria recproca, isto a impossibilidade das pessoas poltic as tributarem bens e rendas umas das outras, mitigada para as autarquias, pois somente abrange patrimnio, renda e servios que forem vinculados s finalidades essenciais da autarquia ou sejam delas decorrentes.

Algumas autarquias tm um regime jurdico diferenciado: so chamadas de autarquias de regime especial. Na realidade, qualquer autarquia tem um regime prprio, decorrente da lei que as instituiu. Porm, quando se diz autarquia de regime especial pretende-se tratar de autarquias que tm um regime jurdico ainda mais diferenciado das demais autarquias tomadas em conjunto. Tradicionalmente, eram tratadas como autarquias de regime especial os conselhos profissionais (ex. CRM, CREA, OAB), que tinham muito mais autonomia do que qualquer outra autarquia.

Os conselhos profissionais tm a natureza jurdica de pessoa jurdica de direito pblico, de acordo com o entendimento do STF (ADIn n 1.717/DF). J no tocante OAB, embora j considerada autarquia de regime especial pelo STF (RE n 266.689, j. em 17/8/2004) e pelo STJ (REsp n 572.080, j. em 15/9/2005), prevaleceu o entendimento de que No procede a alegao de que a OAB sujeita -se aos ditames impostos Administrao Pblica Direta e Indireta. 4[4] errado dizer que As autarquias profissionais de r egime especial, como a Ordem dos Advogados do Brasil e as agncias reguladoras, submetem-se ao controle do Tribunal de Contas da Unio, 5[5] pois isso ocorre com as agncias reguladoras, mas no com a OAB. Recentemente, em razo do poder normativo e da maior autonomia de que dispem, passaram tambm a ostentar o qualificativo de autarquias de regime 4[4] STF, Pleno, ADIn n 3.026, Rel. Min. EROS GRAU, j. em 8/6/2006, DJ de 29/9/2006. 5[5] CESPE/UnB Tribunal de Justia do Estado do Tocantins, Concurso Pblico para Juiz de Direito, aplicao em 24/6/2007, Caderno A, questo n 16, alternativa b.

especial as agncias reguladoras, que so as autarquias responsveis pela regulao e fiscalizao de servios pblicos entregues em concesso ou permisso a particulares ou mesmo de atividade econmica realizada sob autorizao e fiscalizao do Estado.

Foi correto dizer que A regulao que realizada pelas agncias reguladoras tem forte funo gerencial sobr e os entes regulados.6[6] Ao que parece, a banca examinadora teve em mente que a moderna gesto estatal, na qual as agncias reguladoras esto inseridas, contempla o chamado modelo gerencial, que se diferencia do modelo burocrtico tradicional. O que isso?

Na administrao burocrtica, h controle sobre os meios de utilizao do patrimnio, mediante adoo de procedimentos com alto grau de formalidade, de modo a se ter maior controle quanto a utilizao do patrimnio pblico e maior segurana e efetividade quanto s decises tomadas. Contudo, a administrao burocrtica revelou-se incapaz de promover com qualidade e eficincia os servios pblicos oferecidos pelo Estado. Por tal razo, no modelo de administrao gerencial a situao distinta: h nfase nos resultados que devem ser obtidos na prestao dos servios pblicos, mediante prvia definio dos objetivos que o prestador do servio dever atingir. Na administrao gerencial, h autonomia do prestador de servios (que pode ser um administrador pblico ou no) na utilizao dos recursos, que dever buscar da maneira que lhe parecer mais adequada os objetivos estabelecidos. O controle, na administrao gerencial, quanto aos resultados obtidos servios pblicos eficientes e de qualidade - e no quanto aos procedimentos burocrticos de exerccio da atividade. Nesse sentido, a administrao gerencial pode contar com maior participao de agentes privados.

6[6] CESPE/UnB Municpio de Vitria, Concurso Pblico para Procurador Municipal, aplicao em 3/6/2007, questo n 24.

errado dizer que A transferncia s agncias reguladoras da funo de executar objetivos e planos estatais demonstra a centralizao que a criao dessas estruturas gera na administrao pblica. 7[7]

Foi considerado correto dizer que As agncias reguladoras so autarquias sob regime especial, que caracterizado pela independncia administ rativa, pela autonomia financeira e pelo poder normativo atribudos a essas agncias. 8[8] Teoricamente, tudo isso verdade.

Foi considerado errado dizer que O poder normativo das agncias reguladoras encontra-se fundado em normas jurdicas lineares, as quais no revelam muito espao interpretativo para a administrao pblica. 9[9] correto dizer que Segundo a Lei n. 9.472/1997, a Agncia Nacional de Telecomunicaes ANATEL caracteriza-se por ser autarquia especial que atua como autoridade administrativa independente. A esse respeito dispem os arts. 8 e 9.da Lei n. 9.472/97.10[10]

7[7] CESPE/UnB Municpio de Vitria, Concurso Pblico para Procurador Municipal, aplicao em 3/6/2007, questo n 25. 8[8] UnB/CESPE Concurso Pblico para Juiz Federal Substituto da 5 Regio - CADERNO FREVO aplicao em 24/7/2005, questo n 36. 9[9] CESPE/UnB TRF-5 Regio, Concurso Pblico para Juiz Federal, prova objetiva, aplicao em 30/7/2006, questo n 5. 10[10] Art. 8 Fica criada a Agncia Nacional de Telecomunicaes, entidade integrante da Administrao Pblica Federal indireta, submetida a regime autrquico especial e vinculada ao Ministrio das Comunicaes, com a funo de rgo regulador das telecomunicaes, com sede no Distrito Federal, podendo estabelecer unidades regionais. (...) 2 A natureza de autarquia especial conferida Agncia caracterizada por independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes e autonomia financeira. (...) Art. 9 A Agncia atuar como autoridade administrativa independente, assegurando-se-lhe, nos termos desta Lei, as prerrogativas necessrias ao exerccio adequado de sua competncia.

Deve-se mencionar tambm as chamadas agncias executivas. A Lei n 9.649, de 27 de maio de 1998, prev que, por ato do Presidente da Repblica, possa ser qualificada como agncia executiva a autarquia ou fundao que, tendo um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento, tenha celebrado contrato de gesto com o respectivo Ministrio supervisor, de modo ampliar sua autonomia gerencial, oramentria e financeira . Veremos o que vem a ser contrato de gesto no item ___.

Fundaes pblicas.

Fundao uma pessoa jurdica dotada de patrimnio prprio para execuo de determinadas finalidades no -lucrativas (religiosas, morais, culturais ou de assistncia, a teor do pargrafo nico do art. 62 do novo Cdigo Civil) previamente estabelecidas pelo instituidor, que a pessoa que decide criar a fundao, a ela outorgando determinado patrimnio. Os arts. 62 a 69 do novo Cdigo Civil referem -se s fundaes de direito privado. 11[11] O Decreto-lei n 200/67 estabelece no seu art. 5 que fundao Pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes, sendo que elas adquirem personalidade jurdica com a inscrio da escritura pblica de sua constituio no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, no se lhes aplicando as demais disposies do Cdigo Civil concernentes s fundaes.

11[11] SILVA, Bruno Mattos e. Direito de empresa: teoria da empresa e direito societrio. So Paulo: Atlas, 2007, pp. 195-197.

errado dizer que as fundaes tm necessariamente personalidade jurdica de direito pblico, assemelhando -se s autarquias. 12[12] H fundaes de direito privado, institudas por particulares. 13[13] O entendimento dominante que as fundaes pblicas tm o mesmo regime jurdico das autarquias ou simplesmente seriam autarquias.14[14] O que se discute se o Estado poderia instituir funda es de direito privado. Na verdade, trata -se de discusso tola e incua, pois j se admite que o Estado possa, por meio de lei, criar os servios sociais autnomos, que so entidades de direito privado, mantidos com verbas pblicas (contribuies sociais a elas vinculadas ou recursos oramentrios). Tanto na doutrina15[15] como na jurisprudncia 16[16] h divergncia quanto questo da possibilidade ou necessidade de ser de direito privado a fundao criada pelo Poder Pblico . Na verdade, isso depender continua...

12[12] VUNESP - OAB/SP - 133 Exame de Ordem - 1 fase, prova tipo 1 aplicao em 19/8/2007, questo n 19. 13[13] SILVA, Bruno Mattos e. Direito de empresa: teoria da empresa e direito societrio. So Paulo: Atlas, 2007, p. 195-197. 14[14] MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 15a. ed. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 171. 15[15] CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de direito administrativo. 10. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003, p. 405-408.
16[16] ADMINISTRATIVO. TEMPO DE SERVIO PRESTADO. IBGE. FUNDAO DE DIREITO PBLICO. DECRETO-LEI N 161/67. POSSIBILIDADE. ART. 76 DA LEI ESTADUAL N 10.261/68. LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N 318/83. 1 - Sendo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, fundao de natureza pblica, instituda pelo Decreto-Lei 161/67, integrante, portanto, da Administrao Indireta, espcie do gnero autarquia, correta a determinao da contagem, no servio pblico estadual, para todos os fins, do tempo de servio prestado, nos termos do art. 76 da Lei Estadual n 10.261/68, com a redao alterada pela Lei Complementar Estadual n 318/83, e da Lei Complementar n 437/85. Precedentes. 2- Recurso no conhecido. (STJ, Sexta Turma, RESP 37355/SP, Rel. Min. FERNANDO GONALVES, j. em 19/10/1999, DJ de 16.11.1999)

RECURSO EXTRAORDINRIO. FUNDAO NACIONAL DE SADE. CONFLITO DE COMPETNCIA ENTRE A JUSTIA FEDERAL E A JUSTIA COMUM. NATUREZA JURDICA DAS FUNDAES INSTITUDAS PELO PODER PBLICO. 1. A Fundao Nacional de Sade, que mantida por recursos oramentrios oficiais da Unio e por ela instituda, entidade de direito pblico. 2. Conflito de competncia entre a Justia Comum e a Federal. Artigo 109, I da Constituio Federal. Compete Justia Federal processar e julgar ao em que figura como parte fundao pblica, tendo em vista sua situao jurdica conceitual assemelhar- se, em sua origem, s autarquias. 3. Ainda que o artigo 109, I da Constituio Federal, no se refira expressamente s fundaes, o entendimento desta Corte o de que a finalidade, a origem dos recursos e o regime administrativo de tutela absoluta a que, por lei, esto sujeitas,

Para ir ao ndice, clique neste link: www.concursos.brunosilva.adv.br/ e depois, no menu esquerda, em DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS.

17[17] Tribunal de Justia de Santa Catarina, Concurso para Juiz de Direito Prova tipo 1, aplicao em agosto de 2007, questo n 58, alternativa e.

fazem delas espcie do gnero autarquia. 4. Recurso extraordinrio conhecido e provido para declarar a competncia da Justia Federal. (STF, Segunda Turma, RE 215741/SE, Rel. Min. MAURCIO CORRA, j. em 30/03/1999, DJ de 04-06-99)

You might also like