You are on page 1of 10

Zonas de tenso: em busca de micro-resistncias urbanas

Paola Berenstein Jacques

Trs questes complementares me parecem fundamentais na busca de microresistncias ao processo de espetacularizao urbana: a complexa relao entre corpo e cidade, os conflitos no espao pblico e, por fim, a vitalidade e intensidade da vida pblica das reas mais populares ou informais das cidades, zonas urbanas opacas segundo Milton Santos, que diz que estas so os espaos do aproximativo e da criatividade, opostos s zonas luminosas, espaos de exatido (SANTOS, M., 1986, p.261). Estas questes ganham visibilidade por negao, exatamente por sua excluso dos holofotes do processo globalizado de pacificao dos espaos pblicos conseqncia direta do processo mais vasto de espetacularizao urbana contempornea (JACQUES, P., 2004) que um dos maiores responsveis tanto pelo empobrecimento atual das experincias corporais no espao pblico quanto pela negao dos conflitos e dissensos nestes espaos e, sobretudo, pelas tentativas de ocultamento, reduo ou eliminao da vitalidade popular dos espaos opacos das cidades, que dentro da lgica espetacular devem ser devidamente ordenados, asseptizados e gentrificados pelos projetos urbanos de revitalizao, para que estes tambm se tornem espaos luminosos, miditicos e espetaculares. Os projetos ditos de revitalizao esta denominao insinua que os espaos a serem revitalizados esto mortos, sem vida, ou que o tipo de vida existente no apropriado e deve ser substitudo so quase sempre projetos pacificadores e espetaculares. Dentro da mesma lgica espetacular, baseada na criao de imagens e construo de consensos urbanos, os espaos pblicos contemporneos, assim como a cultura, so vistos como estratgicos para a construo e a promoo de imagens de marca consensuais de cidades, ou seja, so pensados enquanto peas publicitrias, para consumo imediato. Os atuais projetos urbanos contemporneos so realizados no mundo inteiro segundo uma mesma estratgia : homogeneizadora, espetacular e consensual. Estes projetos buscam transformar os espaos pblicos em cenrios, espaos desencarnados, fachadas sem corpo: pura imagem publicitria. As cidades cenogrficas contemporneas esto cada dia mais padronizadas e uniformizadas, so espaos pacificados, aparentemente destitudos de seus conflitos inerentes, dos desacordos e dos desentendimentos, ou seja, so espaos apolticos. Talvez seja o caso de pensarmos a idia de resistncia exatamente em termos de desacordo, dissenso e desentendimento, como a noo de poltica proposta por Jacques Rancire, que diz que : O que o consenso

pressupe portanto (...), em suma, o desaparecimento da poltica (RANCIRE, J., 1995). O consenso exclui aquilo que o prprio cerne tanto da poltica quanto do espao pblico: o dissenso, a possibilidade de se opor um mundo sensvel a um outro. Este tambm produz uma homogeneizao das sensibilidades, atravs da hegemonia de uma forma, geralmente a publicitria1, de produo de subjetividades. Enquanto a pacificao a construo de consensos, que busca esconder os conflitos uma forma de despolitizao, o desentendimento a explicitao de dissensos, que torna os conflitos visveis seria uma forma ativa de resistncia, de ao poltica. Como poderamos ento pensar essas resistncias, ou desvios, ao processo de pacificao e espetacularizao urbana? Talvez seja importante comear pela compreenso no dualista entre resistncia e espetculo, buscar pensar em zonas de tenso entre essas duas esferas que no somente coexistem nas cidades como esto sempre co-implicadas, ou seja, so interdependentes. Seria importante entender que a crtica ao espetculo pacificador tambm faz parte deste processo de espetacularizao e que a resistncia a este processo lhe inerente, intrnseca, e mais, que esta crtica s pode ser de fato tensionadora ou problematizadora de dentro do prprio processo, mas em outra escala ou registro, em forma de infiltrao, de pequenos desvios, aes moleculares (GUATTARI, F. e ROLNIK, S., 1968), ou seja, enquanto micro-resistncias. Seria importante compreendermos tambm que existe sempre uma "outra cidade" escondida, ocultada, apagada ou tornada opaca por todas essas estratgias de marketing que criam imagens urbanas pacificadas e consensuais que resiste (e, assim, coexiste) por trs dos cartes postais globalizados das cidades espetaculares contemporneas. As imagens consensuais no conseguem apagar essa outra cidade opaca, intensa e viva que se insinua nas brechas, margens e desvios da cidade espetacularizada. Buscarei micro-resistncias atravs de trs pistas principais, que podem ser consideradas como possveis zonas de tenso entre esta outra cidade opaca e a cidade espetacularizada luminosa: a profanao dos espaos pblicos, a experincia corporal das cidades e a arte como construtora de dissensos.

1 Se a noo de publicidade (ffentlichkeit) um dia j foi pensada por alguns tericos (como Habermas ou Arendt) como o carter ou o sentido pblico de algo, como a condio deste algo tornar-se pblico, ou seja, se um dia esta noo j foi pensada dentro da esfera de interesses principalmente pblicos, hoje o termo publicidade est inequivocamente ligado propaganda, marketing, merchandising, a voz do mercado, com interesses prioritariamente privados. O que j foi pensado enquanto opinio pblica, debate pblico, acabou resumido a mera pesquisa de mercado, cujo principal objetivo atuar como uma eficiente fbrica de consensos.

Profanao dos espaos pblicos


Uma possibilidade de micro-resistncia espetacularizao urbana pode ser encontrada no prprio uso cotidiano da cidade, em particular na experincia no planejada ou desviatria dos espaos pblicos, ou seja, nos seus usos conflituosos e dissensuais, nos usos cotidianos da cidade que contrariam os usos que foram planejados. Se pensarmos que a separao, como dizia Guy Debord, o alfa e o mega do espetculo (DEBORD, G., 1992, p. 27), e que espetculo e consumo, que tem como exemplo mximo hoje o museu e o turismo, como diz Giorgio Agamben (AGAMBEN, G., 2007), so as duas faces de uma nica impossibilidade de usar, de fazer a experincia, de habitar, podemos pensar no uso enquanto uma forma de resistncia. Assim podemos tambm pensar que se o processo de espetacularizao urbana no somente pacifica mas tambm sacraliza os espaos pblicos, que so tornados luminosos, a idia de profanao proposta por Agamben (AGAMBEN, G., 2007) tambm poderia ser usada para problematizar a questo urbana contempornea2, em particular dos espaos pblicos sacralizados. Profanar os espaos pblicos luminosos significaria tir-los desta esfera do sagrado, do consumo e da exibio espetacular, e restitu-los ao uso comum dos habitantes, passantes ou demais usurios. Agamben diz que se consagrar era o termo que designava a sada das coisas da esfera do direito humano, profanar, por sua vez, significava restitu-las ao livre uso dos homens, ele cita o jurista Trebcio para explicar que profano em sentido prprio denomina-se aquilo que, de sagrado e religioso que era, devolvido ao uso e propriedade dos homens (AGAMBEN, G. 2007, p. 65). Essa passagem do sagrado ao profano, de devolver ao uso comum os espaos confiscados pelo espetculo, pode se dar tambm pela idia do jogo, que seria um tipo de uso incongruente do sagrado, o que quer dizer que os jogos, assim como as festas e danas, podem servir como instrumentos de profanao. Ainda segundo Agamben, fazer com que o jogo volte a sua vocao puramente profana uma tarefa poltica (AGAMBEN, G. 2007, p. 68).
2 O prprio Agamben sugere isto ao citar a questo do Museu como lugar tpico dessa impossibilidade de usar provocada pela separao do espetculo. Ele diz: A museificao do mundo um dado de fato. Uma aps outra, progressivamente, as potncias espirituais que definiam a vida dos homens a arte, a religio, a filosofia a idia de natureza, at mesmo a poltica retiram-se, uma a uma, docilmente para o Museu. Museu no designa, nesse caso, um lugar ou um espao fsico determinado, mas a dimenso separada para a qual se transfere o que h um tempo era percebido como verdadeiro e decisivo, e agora j no . O Museu pode coincidir, nesse sentido, com uma cidade inteira (vora, Veneza, declaradas por isso mesmo patrimnio da humanidade), com uma regio (declarada parque ou osis natural), e at mesmo com um grupo de indivduos (enquanto representa uma forma de vida que desapareceu) (AGAMBEN, G., 2007, p.73).

Os situacionistas, liderados por Debord, j faziam nos anos 1950 a proposta de jogos urbanos como tticas anti-espetaculares, em particular os jogos psicogeogrficos e derivas. So efetivamente bons exemplos de profanaes urbanas. No texto Contribuio para uma definio situacionista de jogo, eles deixam bem claro que a nova fase de afirmao do jogo deveria caracterizar-se pelo desaparecimento de todo elemento de competio (...) O elemento de competio deve desaparecer em favor de um conceito realmente mais coletivo de jogo: a criao comum de ambincias ldicas escolhidas (JACQUES, P., 2003, p. 60). exatamente esse carter competitivo que transforma alguns jogos, como os esportivos, em espetculos miditicos. Mas se as profanaes urbanas podem ser provocadas, criadas ou construdas, como fizeram os situacionistas, ser que elas tambm no poderiam ser simplesmente tticas de sobrevivncia ou de uso cotidiano e banal, que desviam dos usos planejados para os espaos urbanos? Michel de Certeau, em A inveno do cotidiano, prope a idia de tticas desviacionistas, que no obedecem lei do lugar e nem se definem por este, e que so contrapostas pelo autor s estratgias tecnocrticas: o que distingue estas daquelas so os tipos de operaes nesses espaos que as estratgias so capazes de produzir, mapear e impor, ao passo que as tticas s podem utiliz-los, manipular e alterar (DE CERTEAU, M., 1996, p. 92) De Certeau estuda as diferentes maneiras de utilizar, de consumir, presentes nos usos e aes cotidianas, em particular nas suas astcias, que seriam essas maneiras criativas, quase invisveis, de utilizar ou desviar aquilo que foi imposto em cada ocasio. So prticas teimosas, astuciosas, cotidianas, inverses discretas mas fundamentais e que subvertem a partir de dentro, um tipo de revanche das tticas de usos desviacionistas que muitas vezes so chamadas de vulgarizao da cultura ou de degradao da cidade. De Certeau cita Von Bllow para explicar que a ttica movimento dentro do campo do inimigo e no espao por ele controlado. E que ela opera golpe por golpe, lance por lance. Aproveita as ocasies e delas depende (...) Tem que utilizar, vigilante, as falhas que as conjunturas particulares vo abrindo na vigilncia do poder proprietrio. A vai caar. Cria ali surpresas. Consegue estar onde ningum espera. a astcia (DE CERTEAU, M., 1996, p.101). A noo de astcia de De Certeau muito prxima do que podemos encontrar no cotidiano dos habitantes das zonas mais opacas das cidades, em particular naquelas da periferia mundial, como nas tticas usadas pelos construtores informais das favelas, que criam, modificam e transformam, a cada dia, outros usos e

possibilidades de apropriao pelos prprios praticantes, o que chamei antes de espao em movimento (JACQUES, P., 2001, p. 149). O espao em movimento no est ligado somente ao prprio espao fsico mas sobretudo ao movimento do percurso, experincia de percorr-lo, diretamente ligado a seus atores, que so tanto aqueles que percorrem esses espaos opacos no cotidiano quanto aqueles que os constroem e os transformam continuamente. As zonas opacas das cidades perifricas, ou das periferias das grandes cidades globalizadas, so espaos em constante movimento exatamente por serem seus usurios/habitantes os verdadeiros responsveis por sua construo coletiva. Essas tticas ou astcias no se restringuem aos espaos opacos mais delimitados das cidades, como as favelas, mas infiltram tambm nos seus espaos mais luminosos, atravs de uma srie de atores: vendedores ambulantes, moradores de rua, catadores, prostitutas etc. Aqueles que, no por acaso, so os primeiros alvos da assepsia promovida pela maioria dos projetos urbanos pacificadores, ditos revitalizadores. Poderamos pensar que estas tticas desviacionistas, astcias ou usos opacos do espao, tambm podem ser considerados como profanatrios, em particular quando ocorrem nos espaos pblicos das zonas luminosas, sacralizadas e espetaculares, e que esto diretamente relacionados com a experincia corporal das cidades.

Experincia corporal das cidades


O processo mais vasto de espetacularizao est diretamente relacionado tanto atual pacificao securitria, homogeneizadora e consensual dos espaos pblicos quanto ao empobrecimento da experincia corporal das cidades enquanto prtica ordinria cotidiana. Isso me faz repensar a questo do corpo cotidiano no espao urbano, ou como dizia Milton Santos, da corporeidade dos homens lentos, que tem o corpo como uma certeza materialmente sensvel e so aqueles para quem as imagens so miragens, no podem, por muito tempo estar em fase com esse imaginrio perverso e acabam descobrindo suas fabulaes (SANTOS, M., 1996, p.261). So esses homens lentos que ainda caminham pelas ruas e que De Certeau chamou de praticantes ordinrios da cidade: embaixo, a partir dos limiares onde cessa a visibilidade, vivem os praticantes ordinrios da cidade (...) eles so os caminhantes, pedestres, Wandersmnner, cujo corpo obedece aos cheios e vazios de um texto urbano que escrevem sem poder l-lo. Esses praticantes jogam com espaos que no vem; tm dele um conhecimento to cego como no corpo-a-corpo amoroso (DE CERTEAU, M., 1996, p.171).

Os praticantes ordinrios das cidades atualizam os projetos urbanos e o prprio urbanismo, atravs da prtica, uso ou experincia cotidiana dos espaos urbanos e, assim, os reinventam, subvertem ou profanam. Os urbanistas indicam usos possveis para o espao projetado, mas so aqueles que o experimentam no cotidiano que os atualizam. So as apropriaes, escapes e improvisaes dos espaos que legitimam ou no aquilo que foi projetado, ou seja, so as experincias corporais que reinventam esses espaos urbanos no cotidiano, continuamente. So sobretudo os usos, as tticas e as aes que importam neste processo de reinveno, as apropriaes feitas a posteriori, com seus desvios, atalhos e astcias. Os praticantes ordinrios das cidades experimentam os espaos quando os praticam e, assim, lhe do outro corpo pela simples ao de pratic-los. A experincia corporal cotidiana na cidade no pode ser reduzida a um simples espetculo, imagem ou logotipo. As experincias da cidade praticada, vivida em particular as que j ocorrem em seus espaos opacos ou no uso profanatrio dos espaos luminosos que se instauram no corpo podem ser portanto uma forma molecular de resistncia ao processo molar de espetacularizao urbana contempornea, uma vez que a cidade vivida, ou seja, a experincia no espetacular da cidade que os projetos urbanos consensuais buscam esconder, resistiria a este processo no prprio corpo daquele que a experimenta. As imagens simulacros consensuais, criadas e vendidas pelo marketing urbano, no conseguem eliminar essa forma de experincia corporal cotiana da cidade, que de uma intensa complexidade nos espaos mais opacos e dissensuais. Seria interessante ento considerar que corpo e cidade se configuram mutuamente e que, alm dos corpos ficarem inscritos nas cidades, as cidades tambm ficam inscritas e configuram os nossos corpos. Chamamos de corpografia urbana (BRITTO, F. e JACQUES, P., 2008) este tipo de cartografia realizada pelo e no corpo, as diferentes memrias urbanas inscritas no corpo, o registro de experincias corporais da cidade, uma espcie de grafia da cidade vivida que fica inscrita mas ao mesmo tempo configura o corpo de quem a experimenta. A cidade experimentada percebida pelo corpo como conjunto de condies interativas e o corpo expressa a sntese dessa interao descrevendo, em sua corporalidade, corpografias urbanas. A corpografia seria ento uma espcie de cartografia corporal, que parte da hiptese de que a experincia urbana fica inscrita, em diversas escalas de temporalidade, no prprio corpo daquele que a experimenta e, dessa forma, tambm o define, mesmo involuntariamente. A idia de corpografia prope articular os aspectos processuais e

configurativos implicados no relacionamento do corpo com a cidade que tanto registra quanto reorganiza a sntese desse relacionamento e, assim, estabelece as novas condies para continuidade desta complexa relao. Em resumo : alm dos corpos ficarem inscritos e contriburem na formulao do traado das ruas, as memrias destas ruas tambm ficam inscritas e contribuem na configurao de nossos corpos. Buscamos, atravs da idia de corpografia, focalizar o corpo ordinrio, vivido, cotidiano, a corporalidade entendida como possibilidade de micro-resistncia espetacularizao, ou seja, buscamos um desvio do corpo entendido (e vendido) como mercadoria, imagem ou simulacro, que produto do prprio processo espetacularizao contempornea, que atinge as cidades mas tambm, e cada vez mais, as culturas e os corpos. A questo central da idia de corpografia est portanto na experincia corporal cotidiana das cidades, na sua prtica urbana ordinria, diretamente relacionada com a questo da ao e, sobretudo, do uso dos espaos. O que nos leva a pensar em uma lgica corpogrfica, como diz Fabiana Britto, que seria um tipo de desvio da lgica espetacular, da visualidade rasa da imagem de marca espetacular da cidade-cenogrfica. O urbanismo desencarnado e espetacular hoje hegemnico se baseia na j citada lgica espetacular, a lgica corpogrfica desvia a ateno para as relaes inevitveis entre corpo e cidade que se do em toda e qualquer experincia urbana com diferentes graus de complexidade e exigncia corporal a depender dos tipos de espao praticado, luminosos ou opacos e, em particular, da maneira, resistente ou espetacular, de pratic-los, de us-los sugerindo assim o que poderia ser outra forma de micro-resistncia ao processo de espetacularizao contempornea das cidades e dos corpos. Esta lgica coincide com a idia de incorporao muito citada pelo artista Hlio Oiticica, a partir da releitura da idia de antropofagia desenvolvida pelos artistas modernistas dos anos 1920 e que foi revisitada pelos artistas tropicalistas dos anos 1960 (superantropofagia). Oiticica falava na incorporao do corpo na obra e da obra no corpo3, poderamos pensar ento na ideia de incorporao urbana como uma incorporao do corpo na cidade e da cidade no corpo, o que pressupe uma co-implicao direta entre corpo e cidade, e que poderia vir a ser a base de uma prtica de urbanismo mais incorporada.

3 Fala de Hlio Oiticica no filme HO, do cineasta Ivan Cardoso. Em seus trabalhos e aes artsticas, Oiticica abre possibilidade de diversas formas de incorporao, em um de seus Parangols (P15 C 11) por exemplo ele escreveu : Incorporo a revolta (JACQUES, P., 2001).

Arte construtora de dissensos


Nesta busca da prtica de um urbanismo mais incorporado, atravs de microresistncias urbanas, algumas experincias artsticas contemporneas no ou sobre o espao urbano podem vir a ser bons detonadores. Mesmo se boa parte do poder simblico j foi capturado pelo capital financeiro privado nesta atual fbrica de imagens consensuais, podemos pensar em micropoderes sensveis como possibilidade de ao crtica, como micro-mquinas de guerra. Uma guerrilha do sensvel, ou seja, uma resistncia no pensada como uma simples oposio binria, mas sim como uma coexistncia no pacificada de diferenas, sobretudo de diferenas no mundo sensvel, de divises ou partilhas do sensvel , como diz Rancire, que mostra como precisamente uma configurao consensual que solicita, de diferentes maneiras, a interveno da arte (RANCIRE, J., 2005, p. 59). evidente que no se trata aqui da escultura tradicional na praa pblica, da arte pblica cenogrfica, usada para ornar ou embelezar ou ainda para tentar criar novos laos , com pseudos fins sociais ou identitrios, em espaos pblicos considerados problemticos aquilo que o Henri-Pierre Jeudy j chamou de cultura esparadrapo ao criticar os usos sociais da arte (JEUDY, H.P., 1999) , que tambm est servio do processo de espetacularizao promovendo imagens de espaos pacificados. Entretanto, ao desviar desta atual tendncia espetacular de utilizao da arte e dos artistas em geral, para pacificar os conflitos urbanos existentes o grande perigo da arte contempornea conhecida como engajada, social ou ainda relacional , poderamos pensar na experincia artstica como possibilidade questionadora dos consensos estabelecidos ou ainda como fomentadora de outras formas de dissenso, ou seja, na arte como uma forma de ao dissensual que possibilitaria a explicitao dos conflitos escondidos, do campo de foras que est por trs da cidade-logotipo-imagem espetacular. Uma ao artstica enquanto micro-resistncia, experincia sensvel questionadora de consensos estabelecidos e, sobretudo, potncia explicitadora de tenses do e no espao pblico, em particular diante da atual pacificao, despolitizao e estetizao consensual dos espaos pblicos globalizados. Pode ser de fato interessante pensar a arte como uma possvel fonte explicitadora, mantenedora ou at mesmo criadora de tenses no espao pblico espetacular. Arte como fomentadora de dissensos, ou melhor, construtora de formas de dissenso. Para Rancire o dissenso , no seu sentido estrito, uma diferena na

partilha do sensvel (RANCIRE, J., 2000), ou seja, o dissenso seria, antes de tudo, esttico, um conflito entre diferentes regimes sensveis, agenciamentos de relaes entre regimes heterogneos do sensvel. Arte e poltica tm em comum o fato de produzirem fices ou novas relaes, tenses ou dissensos, ou seja, outras formas de reconfigurao da nossa experincia sensvel. Algumas aes artsticas crticas na cidade contempornea buscam ocupar, usar, profanar, se apropriar do espao pblico para construir e propor outras experincias sensveis e, assim, perturbar essa imagem traquilizadora e pacificada do espao pblico que o espetculo do consenso tenta forjar. Nestas aes que buscam um escape da hegemonia das imagens consensuais, a questo do uso e do corpo so prioritrias, em particular, a experincia corporal urbana as relaes entre corpo e cidade, entre corpo humano e corpo urbano, e, entre corpo da arte e corpo poltico que determinante para a explicitao ou criao de tenses no espao pblico.4 O que est em jogo mais uma vez a questo do uso, em particular daquele profanatrio (AGAMBEN, G., 2007), e da experincia sensvel, corporal e dissensual, que desvia do consumo da imagem consensual. Este tipo de experincia no procura se tornar hegemnica mas sim manter uma tenso permanente no espao pblico. O importante a ressaltar aqui o potencial problematizador que este tipo de experincia sensvel sobre o espao pblico que pode ser tanto uma interveno artstica realizada no prprio espao pblico quanto no espao museal (que talvez seja hoje o espao mais pacificado e sacralizado de todos) pode nos propor enquanto material emprico e, que, ainda muito raramente, considerado em nossas anlises, crticas, teorias ou prticas urbansticas. Podemos entender que os conflitos urbanos no somente precisam ser

considerados como legtimos e necessrios, mas que exatamente da permanncia da tenso instaurada por eles que depende a construo de uma cidade menos espetacular, que mistura permanentemente, embaralha e tensiona as fronteiras entre espaos opacos e luminosos, incorporados e cenogrficos, resistentes e espetaculares - mantendo entre eles o que chamei aqui de zonas de tenso seja atravs de usos ou jogos profanatrios, de experincias corporais ordinrias ou
4 Um bom exemplo dessas prticas artsticas, que podem ser vistas como micro-resistncias urbanas, ocorreu durante o encontro CORPOCIDADE (outubro/2008) e, em particular nas diversas intervenes urbanas realizadas por artistas nesta ocasio nos espaos pblicos de Salvador. O que importa salientar que todas as propostas de intervenes urbanas enviadas pelos artistas e selecionadas (pelo comit artstico do encontro), direta ou indiretamente, exploravam, explicitavam ou criavam essas tenses no/do espao pblico contemporneo e isso no prprio espao pblico, no caso, o soteropolitano. Os debates sobre as intervenes artsticas/tenses urbanas nos mostrou outras possibilidades de problematizar as questes urbanas contemporneas.

aes artsticas. Ns, urbanistas, precisamos aprender a trabalhar com os conflitos e a manter essas tenses no espao pblico, aprender a melhor agenci-los, atualiz-los e incorpor-los nas teorias e prticas urbansticas. A arte como construtora de dissensos a experincia sensvel enquanto micro-resistncias sobre ou no espao pblico pode vir a ser, efetivamente, uma grande aliada. Talvez os artistas, que j trabalham criticamente e mais livremente com diferentes zonas de tenso - entre pblico e privado, informalidade e formalidade, gambiarra e regulamentao, transgresso e institucionalizao, experimental e oficial, precrio e tecnolgico, etc - possam efetivamente nos mostrar possibilidades alternativas de ao nestas zonas de tenso , em particular entre projeto e uso, entre luminoso e opaco, entre cenografia e corpografia, entre espetacularizao e resistncia e, assim, nos ajudar a inventar recuperando as trs questes-pontos de partida deste texto uma prtica do urbanismo mais incorporada, dissensual e vivaz.

Referncias Bibliogrficas: AGAMBEN, G. Profanaes. So Paulo: Boitempo, 2007. BRITTO, F. D. e JACQUES, P.B. Cenografias e Corpografias Urbanas. In Paisagens do Corpo, nmero especial dos Cadernos do PPG-AU//FAUFBA, Salvador: PPG-AU/FAUFBA, 2008. DEBORD, G. La socit du spectacle. Paris: Gallimard, 1992. DE CERTEAU, M. A inveno do cotidiano, 1.artes de fazer. Petrpolis: Vozes, 1996. GUATTARI, F. e ROLNIK, S. Micropoltica, cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes, 1986. JACQUES, P.B. Esttica da ginga, a arquitetura das favelas atravs da obra de Hlio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001. JACQUES, P.B. (org), I.S. Apologia da deriva, escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. JACQUES, P.B., Espetacularizao Urbana Contempornea. In Territrios Urbanos e Polticas Culturais, Nmero especial dos Cadernos do PPGAU//FAUFBA, Salvador: PPG-AU/FAUFBA, 2004 JEUDY, H.P. Les usages sociaux de lart. Paris, Circ, 1999. RANCIRE, J. La msentente, politique et philosophie. Paris: Galile, 1995. RANCIRE, J. Le partage du sensible, esthtique e politique. Paris: La fabrique, 2000. RANCIRE, J. Sobre polticas estticas. Barcelona: MACBA/UAB, 2005. SANTOS, M. A natureza do espao, tcnica e tempo, razo e emoo So Paulo: Hucitec, 1996.

You might also like