You are on page 1of 12

1

ESTUDOS PARA EDIFICAO

Apostila n 004

Ev. Wellington Pereira da Silva

ESTUDOS PARA EDIFICAO 1 INTRODUO: 3 NOTAS: 3 UMA FIGURA CHEIA DE VERDADE 4 VEJAMOS ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE VALORES PERDIDOS 4 I.SUMIU A DRACMA DO RESPEITO: 4 II.SUMIU A DRACMA DO CARINHO: 4 III.SUMIU A DRACMA DA RELIGIOSIDADE: 5 COMO REENCONTRAR AS DRACMAS PERDIDAS 5 I.DECIDA SER O HERI DA CASA: 5 II.VALORIZE OS PEQUENOS DETALHE 6 III.NO ACEITE O CAOS COMO ALGO NATURAL: 7 IV.HUMILHE-SE PARA FAZER MUDANAS 8 V.SEJA DILIGENTE 8 VI.SOBRETUDO, ACENDA A CANDEIA 9 QUESTIONRIO 10

Assunto Geral: Texto:

A Alegria no lar. S. Lucas 15:8-10

Assunto Especfico: Em busca do que se perdeu.

INTRODUO: A famlia tem sido o alvo tanto de Deus para a edificar, como tambm do inimigo para a destruir. Um outro problema que tem feito com que as famlias percam alguns valores a correria do dia a dia, em funo do capitalismo, que tem cerceado o tempo dos pais (os conjugues) e tambm em relao aos filhos. DEFINIO DE LAR: Lugar onde se mora e se vive. Portanto, o lugar onde deveramos ver a alegria transbordando. Bem no trabalho Bem nos estudos Bem na igreja Provrbios 31:10-31

NOTAS: a) Trabalho: Trabalhamos melhor e produzimos mais quando tudo vai bem em casa. Queremos voltar para o lar o mais rpido possvel e com a satisfao. b) Estudos: Geralmente os pssimos alunos so de famlias destrudas ou em decomposio.

c)

Igreja: Muitas pessoas vo ao templo/igreja, como cacos ambulantes, na esperana de receberem uma beno para reconstruir sua famlia. Se fosse o contrrio e sassemos de casa para o culto com alegria, certamente o mesmo seria mais festivo e cheio de louvores e nos renderamos mais a Deus.

UMA FIGURA CHEIA DE VERDADE DRACMA = Moeda = valores = 10 dracmas = 10 valores A mulher tinha 10 valores, perdeu 1 valor e procurou at achar. Quais os valores que j sumiram em sua casa? Em seu casamento? O que voc tem feito para resgat-los?

VEJAMOS ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE VALORES PERDIDOS

I.

SUMIU A DRACMA DO RESPEITO:

Respeitar considerar o valor do outro. Quem respeita, ouve com ateno e participa dos sonhos do outro. I Pedro 3:1 e 7. Sumiu o dilogo e o respeito entre pais e filhos. Leia Colossenses 3:20-21. Quantos maridos desrespeitam suas esposas no relacionamento sexual. I Cor. 7:3-5 II. SUMIU A DRACMA DO CARINHO:

O carinho uma manifestao de amor, ele desemboca no beijo, no abrao gostoso. O carinho de pai e filho que andam sempre juntos, que desenvolvem um dilogo amigo. O carinho de cnjuges que ainda trocam elogios, prioriza um ao outro e transpiram prazer quando esto perto. I Pedro 3:8-9.

Nota: Destacamos 2 lindas expresses neste texto acima citado: fraternalmente amigo e bendizendo. *Voc j beijou seu conjugue hoje? J declarou amor a seu filho (a)? J abraou seus pais?

III.

SUMIU A DRACMA DA RELIGIOSIDADE:

A vida religiosa de muitas famlias tem se limitado a casar no religioso ou batizar os filhos e, nada mais. Depois, s no dia do enterro, ou numa grave enfermidade que voltam a pensar em Deus. Outros, vo um pouquinho mais adiante: ainda vo aos cultos de Domingo. Mas, em casa, no h os cultos domsticos, no h vida de orao e de leitura Bblica. Um certo homem, fez um comentrio que vale citar aqui: Hoje, quando projetamos nossas casas, comum a sala ser bem grande, para o maior dolo do lar (a televiso), aquela que dedicam mais tempo e ateno. Em muitas casas tem sala de TV, mas no tem sala de orao ou de culto domstico. CULTO DOMSTICO chega a ser uma palavra pr-histrica. Poucos na nova gerao sabem o que . J fazia seu culto domstico. Veja J 1:5 (veja o destaque no texto:- Assim fazia J continuamente. a soluo. Creio que no ser difcil voc lembrar de outras dracmas/valores, que esto desaparecidos no lar. Mas no vamos nos deter mais tempo na tragdia, vamos procurar logo

COMO REENCONTRAR AS DRACMAS PERDIDAS I. DECIDA SER O HERI DA CASA:

Muitos pais procuram o pastor e pedem para dar um jeito em seu filho e vice-versa. Veja o 1 segredo do texto: Note que os verbos esto na 1 pessoa do singular: EU PERDI, EU ACHEI. Foi tambm ela que procurou, no foram as vizinhas que vieram varrer sua casa. No foi procurar o pedreiro que havia construdo a casa.... Ela mesmo decidiu procurar.

NOTA: Voc quer que alguma rea seja restaurada em seu lar? Est procurando a dracma/valor perdido? Est varrendo a sujeira (poeira) para poder achar? Busque a Deus para Ele usar voc, para achar estes valores e diga: Eis me aqui Senhor, envia-me a mim. (Isaas 6:8) DITADO: As pessoas tentar justificar-se dizendo: Na bblia est escrito que SANTO DE CASA NO FAZ MILAGRES. Nunca vi isto na Bblia, mas li o contrrio: que os ensinos de Jesus atravs de Paulo e outros, dizem que ns podemos influenciar nosso lar. Leia: Pedro 3:1-2 No texto de II Reis 4:26 existe uma ordem nas palavras que chama nossa ateno: Vai tudo bem? Contigo, com teu marido, com o menino? Notem: Primeiro preciso estar bem comigo para depois estar bem com minha casa. I

II.

VALORIZE OS PEQUENOS DETALHE

A mulher tinha 10 dracmas/valores, perdeu apenas uma. Ficou com 9 valores (a maioria). Mas, antes de perder a segunda ou a terceira, parou para costurar a carteira. Parou para correr atrs do prejuzo. (detalhes) OBSERVAO: Museu de Manaus AM. L voc poder encontrar uma dracma (pequenina e de pouco valor). A broca (inseto) tambm pequenina, mas aos poucos corri toda a estrutura de um gigantesco armrio.

PEQUENOS DETALHES: Bom dia/boa noite Escovar os dentes Parabns no aniversrio Usar desodorante Roupas espalhadas

Estes so alguns pequenos detalhes, entre tantos, que voc poder relacionar. Pea sabedoria a Deus. Tiago 1:5

III.

NO ACEITE O CAOS COMO ALGO NATURAL:

O texto nos diz que a mulher PROCURA a moeda, isto , ela no assentou na cadeira da comodidade dizendo: a vida assim mesmo! comum perder uma moeda to pequena. Deixa pr l! No! Ela reagiu, se esquentou, foi atrs. ELA PROCUROU! OBSERVAO: Quantos em sua casa se assentam na cadeira da comodidade, sempre achando que o mundo assim mesmo, no tem jeito de melhorar, ou afirmando: todo o marido safado mesmo, ou todo adolescente tem que usar drogas..., ou ainda: toda mulher lamurienta mesmo! Deus no fez, meu querido irmo, seu lar para ser um inferno, e, se est sendo, precisamos reagir, ir luta, como o caso de ABIGAIL, relatada em I Samuel 25:1-44. A verdade que muitos no acham nada porque no esto procurando. Decida, agora, um meio de salvar seu lar. Decida, agora, investir na procura de uma restaurao da alegria em seu lar.

IV.

HUMILHE-SE PARA FAZER MUDANAS

Veja os textos: Lucas 14:11; Filipenses 2:8; Tiago 4:10; I Pedro 5:6. A mulher VARREU A CASA. Varrer incomoda quem se prontificou a assentar; varrer incomoda a poeira ou sujeiras que j se tornaram parte da moblia. Quem sabe, isto que esta faltando em sua casa: Uma varridinha em: Sua boca, para produzir novas palavras. Provrbios 18:21; 21:23; Tiago 3:10. Seu tempo, para que voc o administre melhor e tenha tempo para Deus. Eclesiastes 3:1-8 Em suas prioridades, pois poder ser que os valores que esto perdidos estejam bem relacionados a isto. Nota: Coloque-se em orao para que o Esprito Santo lhe ajude a entender quais os cantos que precisam ser varridos.

V.

SEJA DILIGENTE

A expresso do texto fortssima: AT ENCONTR-LA. Seja obsecado por este propsito. Ela s parou de procurar quando encontrou a dracma/valor. H os que procuram os valores perdidos dentro de casa, como menino mal mandado: d s uma olhadinha por cima e diz que no encontrou. Procuram com tanta m vontade, com tanta preguia que, mesmo estando prximo do que procuram, no encontram. CONSELHOS: No s procurar e dizer: Eu no achei! No adianta procurar!; Coloque a restaurao do seu lar como o seu maior ideal de vida; No desista facilmente, v em frente: a) b) c) d) Procure um mtodo Procure um meio correto Procure uma beno de Deus Procure um casal amigo/ajuda.

Leia Mateus 7:7; Tiago 5:8; Ezequiel 34:4; Salmos 18:6-7; Isaias 55:6; Mateus 18:10-14

VI.

SOBRETUDO, ACENDA A CANDEIA

Comentamos por ltimo, porm: Foi a primeira coisa que ela fez; No escuro ficaria difcil procurar; Em Joo 8:12 diz para nos envolvermos de forma sria com Jesus; Ele iluminar sua histria, sua casa, sua vida, etc. Talvez voc diga: Mas eu sou religioso, eu tenho Jesus. Ter Jesus do ponto de vista humano e religioso no basta. Voc precisa nascer de novo (II Corntios 5:17). Com a uno do Esprito Santo, a possibilidade de dar certo e de se achar o que se est procurando maior. Vejam que no estou falando no sentido de se ter algum dom espiritual como: profecias, lnguas estranhas, etc., e sim, mais propriamente, dos frutos do Esprito (Glatas 5:22-26) que, com certeza, ajudaro em muito para a restaurao de muitas reas que esto deficitrias. Nota: Tem gente sofrendo porque perderam dracmas em sua casa e sofrem mais porque esto procurando e no acham. Esto cansados, desesperados e desanimados. O que falta? Acender a luz! Quanto a isto preciso sempre esclarecer uma coisa, pois alguns dizem: mas eu j sou religioso, gosto de Jesus, creio nele! A Bblia diz que at o diabo cr em Jesus e treme (Tiago 2:19). Ter Jesus mais que isto, entregar-se totalmente Ele, deixando-O dirigir a sua vida pela leitura da Bblia, procurando sempre estar em comunho com Ele pela orao. E ainda se dispor a servi-LO. QUE DEUS LHE AJUDE!

10

QUESTIONRIO
1. Nesta batalha, de Deus abenoar e do diabo destruir os lares. No seu lar, quem esta batalha? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

2. Conforme o grfico da pgina 3, voc acha que o lar influencia nas 03 reas citadas? Explique. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

3. Alm das reas citadas acima, existe alguma outra que voc perdeu os valores, em seu lar? Cite. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

11

4. O que voc e seu cnjuge tem feito para acharem estes valores perdidos que vocs citaram na questo anterior? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

5. Suponhamos que voc perdeu algum valor em seu casamento. Vocs tm sentido a falta dele? { } Sim { } No

Explique___________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

4. Voc mesmo tem tentado achar as dracmas/valores perdidos, ou tem contado para toda a vizinhana a respeito de suas privacidades? ___________________________________________________________________________ _______________________________________________ 5. Deus tem tido a liberdade de se envolver no relacionamento de vocs? ( ( ) sim. Porque?______________________________________________ ) no. Porque?______________________________________________

12

6. Vocs tm dado valor aos pequenos detalhes tais como: bom dia, escovar os dentes, etc.? ___________________________________________________________________________ _____________________________________________ 7. Cite alguma rea de sua vida em que voc tenha perdido algum valor e, com a ajuda de Deus, conseguiu recuperar. ___________________________________________________________________________ _______________________________________________

Contatos: Wellington Pereira da Silva Fone: (0 xx 43) 330-9816


Londrina Pr.

You might also like