You are on page 1of 8

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.

com

Captulo XVII O Alcance do Pecado e a sua Mortificao


Alejandro G. Frank

Introduo
No ltimo estudo analisamos a primeira acusao do Senhor Jesus doutrina ensinada pelos fariseus e escribas. O Senhor disse: se a vossa justia no exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos cus (Mateus 5.20). Havia neles um falso conceito de justia prpria e o Senhor enfatizou aqui a importncia de vivermos de uma maneira diferente. A mesma frase poderia ser reescrevida com uma sintaxe positiva, o que ficaria da seguinte maneira: se a vossa justia de fato exceder em muito a dos escribas e fariseus, ento entrareis no reino dos cus. O Senhor no estava pregando salvao atravs de boas obras. O que Ele estava fazendo ensinar como seus discpulos, j salvos pela f, deveriam viver a correta justia de Deus. Se formos salvos pela graa de Deus, ento isso se manifestar atravs de uma forma correta de justia em nossas vidas. Uma das falsas noes de justia mostrada pelos fariseus e escribas era a questo do homicdio. Eles acreditavam que o fato de no cometer um homicdio, no sentido literal da palavra, j os tornava justos diante do Senhor. Mas o Senhor disse: eu porm vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmo estar sujeito a julgamento... (Mateus 5.22). O Senhor estava trazendo a Lei ao lugar que lhe corresponde. Ele estava mostrando que a Lei ensina acerca das intenes que nascem no corao do homem. Todas as ms obras dos homens so apenas o reflexo daquilo que est no corao. Se observarmos detidamente, poderemos identificar neste ensinamento dois dos princpios gerais das bem-aventuranas: a mansido e a busca pela paz. Se temos bem claro estes dois princpios, no precisaramos ter problemas com a questo do homicdio. assim que ensinou o Senhor. Seguindo este mesmo pensamento, o Senhor Jesus prosseguiu afirmando o seguinte:
Ouvistes que foi dito: No adulterars. Eu, porm, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura, no corao, j adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no seja todo o teu corpo lanado no inferno. E, se a tua mo direita te faz tropear, cortaa e lana-a de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no v todo o teu corpo para o inferno. (Mateus 5.27-30)

Novamente o Senhor colocou um contraste entre a doutrina dEle e a dos mestres da poca. Igual que no caso do homicdio, eles estavam tomando a questo do adultrio apenas no seu sentido literal. O interesse deles era em no consumar o adultrio no ato sexual. Os fariseus e escribas acreditavam ser justos por no cometerem estes atos. Temos aqui retratado o pensamento legalista que diz: eu no fao isto nem aquilo, portanto mereo estar no cu. At hoje ouvimos dizer isto por muitas pessoas. Por exemplo, se dizermos para uma pessoa incrdula que ela precisa se arrepender de seus pecados e crer em Cristo como salvador, comum ela nos responder: do que tenho que me arrepender se eu no roubo, no mato e nunca trai minha esposa?. Tambm, por exemplo, se perguntamos a um crente nominal por que ele acha que salvo, muitas vezes escutamos eu sou salvo porque estou na igreja,

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

trabalho na obra da igreja, venho a todos os cultos, etc., etc.. Um pensa de forma negativa (no fao) e o outro pensa de forma positiva (eu fao), porm nenhum deles est olhando para a essncia do corao do homem. A hipocrisia do ser humano to grande que acredita que o se os outros no vm seu pecado ele se torna livre de culpa. Parece que no interessa qual a inteno do corao do ser humano, o importante a prtica, o que fazemos e deixamos de fazer, sem interessar qual a nossa verdadeira inteno, dizem essas pessoas. Parece ser que o ser humano esquece que diante de Deus qualquer pensamento nosso como um ato, pois ele sonda todos os coraes e perscruta at o mais ntimo do nosso ser. Diante de Deus no existe privacidade. Assim como disse o salmista: Ainda a palavra me no chegou lngua, e tu, SENHOR, j a conheces toda (Salmo 139.4). Este texto afirma que somos culpados de um ato de maldade antes que a palavra chegue a nossa lngua, pois Deus conhece todo nosso ser. este o princpio que o Senhor Jesus est ensinando no texto em considerao. Neste captulo vamos aprofundar um pouco nesta questo.

A origem do pecado
Consideremos o inicio do texto em anlise: Ouvistes que foi dito: No adulterars. Eu, porm, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura, no corao, j adulterou com ela. Podemos notar aqui que os fariseus e escribas estavam muito preocupados com a prtica do adultrio explcito, consumado. Contudo, eles esqueceram que aquilo que leva consumao do adultrio condenado no dcimo mandamento das tablas da lei: No cobiars a casa do teu prximo. No cobiars a mulher do teu prximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertena ao teu prximo (xodo 20.17). Observe que neste texto muito claro que o simples fato de olhar mulher do prximo com desejo se constitui em pecado diante de Deus. a cobia a raiz do problema. Mas eles tinham deixado de considerar isto. Precisamos deixar claro que o Senhor no estava tratando aqui acerca do simples fato de olhar algum. No se trata aqui de andarmos com os olhos vendados pelas ruas. Todos ns enxergamos e olhamos constantemente e isto no se constitui em pecado por si mesmo. No sobre o primeiro olhar que Jesus est falando, mas acerca do segundo olhar, daquele que fixa a ateno em outra pessoa e alimenta o desejo do corao. por isso que o Senhor disse com inteno impura, no corao.... Trata-se aqui sobre a inteno do nosso olhar, trata-se daquilo que desejamos no nosso interior quando observarmos algum. nesse ponto que comea o pecado. Observe que, desta maneira, o Senhor Jesus apresenta aqui uma nova aplicao dos princpios gerais retratados nas bem-aventuranas. O Senhor tinha dito pouco antes que so bemaventurados os de limpo corao (Mateus 5.8) e agora estamos observando o contraste, o corao impuro, o corao que tem uma intenso impura. Onde nasce o pecado? No adultrio, por exemplo? No, disse Jesus, mas no prprio corao do ser humano. Enganoso o corao, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecer? (Jeremias 17.9). Este texto nos lembra a nossa essncia, o ser humano por nascimento corrupto. dele que surgem todos os pecados visveis: Porque do corao procedem maus desgnios, homicdios, adultrios, prostituio, furtos, falsos testemunhos, blasfmias (Mateus 15.19). Jesus est apresentando o verdadeiro sentido do pecado, a doutrina acerca do pecado, e a sua origem no intimo do ser humano. Como disse Lloyd-Jones: o pecado no tanto que

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

eu faa alguma coisa, mas aquilo que me impulsiona a faz-la, aquilo que me desperta a vontade de faz-la. Por este motivo que tambm a verdadeira santidade comea no corao do crente e no nas boas obras. a fome e a sede pela justia de Deus no corao de um homem regenerado qual impele a agir conforme a vontade de Deus. Assim como o pecado nasce do corao, a santidade na vida do crente tambm. Por isso, de nada adianta pregarmos apenas regras de condutas para as pessoas. O mundo precisa do Evangelho para ser regenerado, a prpria Igreja tambm precisa constantemente da mensagem do Evangelho para ser renovada. o Evangelho que nos torna aptos para toda boa obra e no um certo conjunto de normas de boas condutas. Esta mensagem do Evangelho precisa comear pela santidade de Deus e pelo pecado que h no corao do homem. isso o que o Senhor Jesus est fazendo neste ensinamento. Ele primeiro eleva o padro de santidade no nvel de Deus se a vossa justia no exceder em muito a dos escribas e fariseus... (Mateus 5.20) e depois aponta para o pecado que h no corao do homem: qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura, no corao... (Mateus 5.28).

A sutileza do pecado
O pecado age em ns muitas vezes de uma maneira sutil. Isto tambm nos ensina o texto em considerao. Assim como os fariseus e escribas, muitas vezes nos sentimos alegres por acharmos que estamos muito firmes no caminho do Senhor. Eu nunca cometi um ato de adultrio, nem tenho jamais cogitado fazer coisa dessa ndole podemos pensar. Realmente, pode ser verdade esta afirmao. Porm deveramos nos perguntar algo mais para afirmarmos isto com tanta ousadia: existem atos pecaminosos de outros que me chamam a ateno particular? Deixe-me explicar melhor esta ideia que tomei emprestada de Lloyd-Jones. Porque nos chama a ateno, por exemplo, os casos apresentados na mdia de traies entre casais? Por que as notcias sobre adultrio vendem tanto? Por que gostamos de assistir filmes, novelas e ler romances com histrias de enganos e traies, casos de adultrios e fornicaes? Por que nos interessamos tanto em novelas que apresentam histrias totalmente mundanas, contrrias a todos os padres de santidade bblicas? So questes meramente informativas? Queremos estar apenas informados acerca do que acontece no mundo do espetculo? A resposta sincera, se estivermos agindo assim que, como disse Lloyd-Jones, estamos praticando adultrio por procurao, atravs de terceiros. Se h algo que nos atrai em tudo isso porque nossa paixo, nossa concupiscncia est ardendo em ns. Deveramos sentir rejeio e repulso a essas coisas e no ficarmos interessados por elas. Mas o corao enganoso e desesperadamente corrupto. Ento no nos deixemos enganar por essas sutilezas, pois estaremos sendo coparticipes das obras das trevas.

A perverso do pecado
Outro aspecto que precisamos levar em considerao acerca do pecado que ele tem efeitos pervertedores no ser humano. O Senhor trata sobre membros nobres do corpo, tais como a mo e o p que podem ser teis para tantas coisas boas, como instrumentos que foram pervertidos pelo pecado. Se o teu olho direito te faz tropear..., disse o Senhor. H muitas coisas nobres e inocentes em si mesmas que podem ser pervertidas pelo pecado que h no corao do ser humano. Todas as coisas so puras para os puros, disse Paulo em Tito 1.15, mas o problema que o pecado o perverte tudo. Para os impuros at as coisas puras se tornam instrumentos do pecado. Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas convm (1.Corntios

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

6.12a), disse Paulo. Por que no convm? Porque muitas dessas coisas se tornam uma arma mortal em nossas mos pervertidas. Por isso, Paulo acrescenta: Todas as coisas me so lcitas, mas eu no me deixarei dominar por nenhuma delas (1.Corntios 6.12b). Um exemplo disto o sexo. Deus criou ao homem e mulher para que se amassem e se alegrassem no sexo matrimonial. O sexo faz parte da intimidade do matrimonio e para a alegria e crescimento do casal1. Mas logo aparece na cena a maldade do ser humano utilizando o sexo de uma maneira pervertida, mediante fornicaes, adultrios, homossexualidade e todo tipo de impurezas. O mesmo pode acontecer com qualquer outra coisa comum da vida. Com um computador, com uma televiso, etc. o pecado em ns que faz com que essas coisas se tornem instrumentos do pecado. Quero dizer, com muita reverncia, que at a prpria Palavra de Deus distorcida nas mos pecaminosas do ser humano. Sobre isto escreve Pedro: ...o nosso amado irmo Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epstolas, nas quais h certas coisas difceis de entender, que os ignorantes e instveis deturpam, como tambm deturpam as demais Escrituras, para a prpria destruio deles (1 Pedro 3.15b-16). Mas no esqueamos a ltima frase deste texto. Quem faz estas coisas est se destruindo a si mesmo, pois a Palavra de Deus permanecer para sempre imutvel, quem fizer isto perecer e ela permanecer. Por este motivo, precisamos cuidar nossas vidas. Precisamos vigiar e distinguir que coisas da nossa vida podem ser mais facilmente pervertidas para nossa prpria destruio. Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti. Se identificarmos alguma coisa boa, mas que nos perverte facilmente, melhor arrancar ela, elimin-la de nossas vidas, para que nada atrapalhe a nossa alma e a nossa comunho com o Senhor.

O inicio de um ato pecaminoso


Temos visto que o pecado nasce no corao do homem. Mas como ele comea? Para sermos mais especficos no nosso caso em considerao: como inicia o adultrio no corao? Como ele despertado? Notem que o Senhor disse: qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura (Mateus 5.28) e depois Jesus afirma Se teu olho direito.... O Senhor d uma nfase especial aqui questo do olhar. atravs do olhar com desejo que comeam grande parte dos pecados. O prprio pecado original, de Eva, comeou por um olhar. por isso que o Senhor est dando uma nfase particular ao olhar. Observe que diz em Gneses: Vendo a mulher que a rvore era boa para se comer, agradvel aos olhos e rvore desejvel para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu tambm ao marido, e ele comeu (Gneses 3.6). A mulher viu e desejou. At esse momento ela no tinha dado importncia rvore, mas ouve uma primeira incitao por parte de Satans para que ela olhasse ao desejvel e proibido: assim que Deus disse: No comereis de toda rvore do jardim? (Gneses 3.1b). A este ponto, Satans j tinha comeado o engano, falando sobre o geral, levou a mulher para olhar o alvo especfico do pecado: Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das rvores do jardim podemos comer, mas do fruto da rvore que est no meio do jardim, disse Deus: Dele no comereis, nem tocareis nele, para que no morrais (Gneses 3.2-3). Ento veio o engano e o questionamento aos mandamentos de Deus: Ento, a serpente disse mulher: certo que no morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abriro os olhos e,

Para os que tiverem dvidas sobre isto, basta ler o livro de Cnticos de Salomo.

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (Gneses 3.4-5). Satans usou uma meia verdade para enganar a mulher. Com esta seduo, a mulher ficou fascinada, ela olhou, viu e desejou. O pecado j estava dentro dela naquele desejo. Ento, vendo a mulher que a rvore era boa para se comer, agradvel aos olhos e rvore desejvel para dar entendimento, tomoulhe do fruto e comeu e deu tambm ao marido, e ele comeu. Foi deter o olhar sobre algo proibido, considerar a possiblidade acerca disso, relativizar os mandamentos e advertncias de Deus e, pronto, j estava consumado! dessa forma que tambm acontecem os atos de adultrio. Uma mulher bonita (ou um homem atraente) que passa na nossa frente, uma primeira olhada dela, outro olhar nosso, um pensamento nosso sobre a nossa situao insatisfao no casamento, uma autocomiserao e, portanto, uma boa justificativa para pensar que mereceramos algo melhor e... Pronto! J est foi consumado o adultrio no corao. Falta apenas um pouco mais de coragem para que tambm a prtica do mesmo se consume. assim que o pecado comea. por isso que a Palavra nos exorta: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o corao, porque dele procedem as fontes da vida (Provrbios 4.23) e se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti (Mateus 5.29).

A mortificao do pecado
O que devemos fazer ento para evitar o pecado? O Senhor Jesus claro e enftico: Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no seja todo o teu corpo lanado no inferno. E, se a tua mo direita te faz tropear, corta-a e lana-a de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no v todo o teu corpo para o inferno (Mateus 5.29-30). O Senhor esta destacando nesse texto a importncia de tratarmos o pecado de forma radical. Isto no significa que devamos arrancar literalmente um de nossos membros do corpo. No contexto da poca o p direito e a mo direita eram considerados mais importantes do que o olho esquerdo e mo esquerda. Portanto, o senhor se valeu da crena popular para ensinar que diante da possibilidade de pecarmos contra Deus, at as coisas mais importantes em nossa vida precisam ser eliminadas para no nos causarem tropeo. Isto significa que a questo do pecado to sria que devemos evitar qualquer coisa que possa ser ocasio para nossa queda. Quando o Senhor Jesus disse arrancar Ele no est dizendo que devemos eliminar as coisas naturais da vida, como por exemplo, o tm feito os que inventaram o celibato. Ou tampouco est dizendo que devemos praticar a autoflagelao, como o tm feito alguns. Essas pessoas no entenderam o que a Bblia se refere quando usa a expresso mortificao da carne. Paulo usa este conceito, por exemplo, em 1 Corntios 9.27: Mas esmurro o meu corpo e o reduzo escravido, para que, tendo pregado a outros, no venha eu mesmo a ser desqualificado ou em Romanos 8.13: Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Esprito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Significa isto que devemos nos aoitar, cortar um dos nossos membros, ou nos trancarmos em um monastrio? Certamente no significa isso. Note que no texto de Romanos Paulo diz: os feitos do corpo e no o corpo em si mesmo. o que fazemos com o corpo, isto , os atos pecaminosos, o que devemos fazer morrer em ns. Como disse Lloyd-Jones, qualquer ensino que nos obrigue a viver uma vida desnatural, no corresponde santidade retratada no Novo Testamento, no corresponde ao retratado aqui pelo Senhor Jesus. Aqui se trata de manter o

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

nosso ser, nosso corpo e pensamentos em sujeio ao Senhor. a natureza terrena a que devemos mortificar: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituio, impureza, paixo lasciva, desejo maligno e a avareza, que idolatria (Colossenses 3.5). O princpio que est sendo ensinado este: cuidar os nossos olhos, fazer morrer em ns tudo o que alimentar os desejos pecaminosos em ns. Considere J e siga seu exemplo:
Fiz aliana com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? Que poro, pois, teria eu do Deus l de cima e que herana, do Todo-Poderoso desde as alturas? Acaso, no a perdio para o inquo, e o infortnio, para os que praticam a maldade? Ou no v Deus os meus caminhos e no conta todos os meus passos? (J 31.1-4)

J fez aliana com seus olhos. Ele se comprometeu a cuidar seus olhos. J agiu precisamente como o Senhor ensinou. Isto mortificar o pecado, colocando nosso ser em sujeio a Cristo. J fez essa aliana pelo temor que ele tinha do Senhor. Jos outro bom exemplo. A mulher de Potifar o seducia constantemente e buscava adulterar com ele. Qual foi a resposta de Jos? como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? (Gneses 39.9). Jos respondeu assim e fugiu! Devemos fugir quando formos tentados dessa maneira. Tem crentes que ficam caminhando sobre a medianeira e ficam especulando at onde algo ou no pecado. Ao invs de fugir do pecado, eles ficam muito prximo dele. Isto no mortificar o pecado, mas ficar brincando com ele, como algum que brinca com o rabo de um leo dormido. O risco que ele acorde muito grande e a as consequncias podem ser mortais. Alm disso, considere tambm a exortao de Paulo: ...levando cativo todo pensamento obedincia de Cristo (2 Corntios 10.5). Paulo estava exortando a sujeitar os pensamentos a Cristo. Alm de fazermos aliana com nossos olhos, precisamos faz-lo com nossos pensamentos. Facilmente podemos deixar viajar nossa imaginao pecaminosa sem precisarmos olhar alguma coisa especfica. Por exemplo, talvez uma mulher pode no se sentir to tentada a olhar outros homens com desejo sexual, mas ela pode criar nos seus pensamentos um ideal de homem e se sentir insatisfeita com seu marido. Isso tambm leva facilmente ao adultrio. Basta com encontrar algum que se adeque melhor aos moldes imaginados. Claro que isto tambm vlido para os homens. Nessas horas devemos levar cativo todo pensamento obedincia em Cristo. Precisamos lembrar da cruz, da obra do Senhor, precisamos pensar nEle e fugir desses pensamentos. Deixe-me perguntar-lhe, voc entende este princpio que est sendo ensinado por Jesus? Voc ciente da importncia da questo? Ento porque seguir assistindo aqueles filmes, novelas, seriados e similares que contem mensagens e imagens imorais? Porque seguir acessando a sites que o levam a olhar o proibido? Porque ler romances e livros com pensamentos e padres completamente mundanos? Todas essas coisas podem nos fazer cair seriamente e devemos cort-las de nossas vidas. Isto um aspecto que me gera muita preocupao. surpreendente como os cristos tem sido irreflexivos acerca da televiso e dos filmes. Frequentemente escuto crentes falando de filmes completamente mundanos como algo natural. Eles acham que nada disso vai lhes afetar, que somente um filme. Mas deixe-me lhe perguntar: se isso no o afeta, qual o motivo que voc fica cativado olhando essas imagens e se interessando por essa trama cheia de histrias pecaminosas? Se isso no o afeta, elimine-as mais facilmente ainda. O problema que achamos que no nos afeta pelo fato de no

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

praticarmos as coisas que se passam nesses programas, porm no estamos considerando os desejos que despertam no corao. No estamos considerando o interesse que desperta em ns saber a respeito do que acontecer nesse filme. Pior ainda, no estamos considerando se esse filme, se essa novela, se esses livros agradam a Deus! Paulo disse que devemos viver provando sempre o que agradvel ao Senhor (Efsios 5.10). Pense desta maneira: se fssemos parte dos doze discpulos de Jesus, se ele estaria hoje aqui, ser que nos sentiramos envergonhados de assistir na presena dele o que assistimos? Portanto, se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti, diz o Senhor! Com estas questes voc j deve ter uma ideia de como deveria comear a mortificao do pecado em nossas vidas. Precisamos odiar o pecado como Deus odeia, identifica-lo em nossas vidas, dar-lhe nomes especficos, ver as coisas que despertam em ns maus desejos e eliminlas de nossas vidas. Os puritanos eram experts em isto. Eles estudavam sistematicamente todas as influncias do pecado na vida e trabalhavam contra elas. Temos muito para aprender deles neste aspecto. Mas gostaria de deixar mais alguns princpios que nos devem fazer refletir na hora de mortificarmos o pecado. Um aspecto que precisamos ser proativos. Orar j antes que venha a tentao. Vigiai e orai, disse o Senhor. Ele tambm ensinou a orar: no nos deixes cair na tentao. Isto significa se antecipar ao pecado, antes que ele surja, quando ele apenas uma tentao. Na verdade, j antes que comecem as tentaes. Diante da mortificao do pecado, precisamos tambm seguir o princpio da substituio. Substituir o que nos prejudica pelo que nos edifica. No apenas deixar isto ou aquilo, pois assim ficaremos vazios e seremos alvos perfeitos das tentaes do inimigo. Nos casos dos pensamentos, alm de sujeita-los obedincia em Cristo, precisamos tambm nos encher de bons pensamentos, como disse Paulo as filipenses:
Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4.8)

Alm disso precisamos lembrar do preo do pecado. Quando tem custado os meus pecados? Eles tm custado o preo do Filho de Deus encravado na cruz. Foi por minha culpa, por meus pecados que Ele morreu. Se voc considerar isto, provavelmente voc entender mais facilmente que pouco que ns devemos sacrificar de ns mesmos para evitar o pecado. Se Cristo deu a sua vida por nossos pecados, o que custa simplesmente deixar de olhar que desejamos? por amor a Ele que devemos arrancar de ns tudo o que nos for ocasio de cair. Para no desprezar o sacrifcio que Ele fez por ns na cruz.

Consideraes Finais
Finalmente, precisamos lembrar-nos das consequncias do pecado. No podemos esquecer que o Senhor disse: pois te convm que se perca um dos teus membros, e no v todo o teu corpo para o inferno (Mateus 5.30). Se ns olharmos desde a perspectiva eterna veremos como mais simples a mortificao do pecado. O que custa eliminar algo hoje da minha vida, se h consequncias eternas para tanto? Como disse Matthew Henry: Quando somos tentados a

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

pensar que muito difcil negar a ns mesmos e crucificar os desejos carnais, devemos considerar quo mais difcil estar para sempre no lago que arde com fogo e enxofre. Mas seremos mrbidos para ganharmos a eternidade? Nada disso! Como disse Lloyd-Jones, a mortificao verdadeira sempre visa agradar a Deus, glorificando a Jesus Cristo em nossas vidas. A nossa mortificao deve ser com alegria, por estarmos agradando a Deus, por estarmos vivendo conforme a sua vontade. Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2.9). Que privilgio este! Que grande alegria de podermos ser santos do Senhor! Que grande consolo tambm sabermos que contamos com o auxlio do Esprito Santo para essas batalhas espirituais na mortificao do nosso pecado. Ele quem nos fortalece para vencermos o pecado e nEle que confiamos para viver dessa maneira. Mantenhamos ento a vista nEle, como diz o autor aos Hebreus:
Portanto, tambm ns, visto que temos a rodear-nos to grande nuvem de testemunhas, desembaraando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverana, a carreira que nos est proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da f, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, no fazendo caso da ignomnia, e est assentado destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposio dos pecadores contra si mesmo, para que no vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. (Hebreus 12.13)

Oh, que exortao! Nunca cansarei de relembrar este texto! Que o Senhor nos conceda a sua graa para sempre olharmos para Cristo, para lembrarmos dos seus sofrimentos por ns, para lembrarmos do combate que Ele tambm teve contra o pecado, para seguirmos suas pisadas! Que a nossa alma no desmaie, mas que persevere at o fim da carreira com os olhos fixos no galardo. esse o meu desejo e a minha orao.

You might also like