You are on page 1of 71

Aula 1 - C o n ceito s B sico s e E stru tu ras Hid ru licas O i pessoal! Com o vo os estudos?

Prontos para aprender m ais alguns conceitos de engenharia, indispensveis ao entendim ento das obras hdricas? Bom , a receptividade da prim eira aula foi m uito boa, e pretendem os continuar assim : m inistrando um curso objetivo, m as no incom pleto. Um curso na exata m edida para aqueles que desejam no fazer feio nas questes de obras hdricas do TCU 2009! E sem pre lem brando que no pretendem os esgotar todo o contedo, visto que para atender a um objetivo com o esse o acm ulo de conhecimento dem andaria vrias disciplinas do curso de engenharia civil. A aula de hoje abordar contedos bsicos para o bom entendim ento do restante do curso. Infelizm ente, esse tem a um pouco m ais conceitual e dem andar um pouco m ais de esforo dos colegas nesse incio. Vale destacar que esses conceitos no esto explicitam ente expressos no edital, m as so a base para o entendim ento do restante do curso. Palavra de quem j se deparou com esse tipo de dificuldade e quer ajudar vocs a no ter o m esm o problem a de tentar entender determ inado assunto (leia-se: quebrar a cabea!) sem antes possuir um m nim o de dom nio de conceitos bsicos. Bom , antes de tudo, querem os indicar um glossrio para term os relativos a recursos hdricos, caso vocs precisem fazer algum a consulta. Trata-se do G lossrio de Term os Hidrolgicos (GTH) da Agncia Nacional de guas (ANA): http://www.ana.gov.br/portalsnirh/Downloads/tabid/77/Default.aspx O bservao 1: Este glossrio bastante com pleto, com o significado dos m uitos term os hidrolgicos no apenas em portugus, m as tam bm em ingls (lem brando que a prova do TCU cobra conhecim entos desta lngua!), espanhol e francs. O bservao 2: O acesso ao glossrio exige a instalao de um arquivo executvel (*.exe) em seu com putador. Ser criada um a pasta denom inada G TH (tam anho inferior a 2 M B) dentro da pasta arquivos de program as de seu com putador e um atalho ficar visvel na sua rea de trabalho do W indows. A fonte nos parece confivel, na m edida em que a Agncia Nacional de guas a Agncia Reguladora responsvel pela gesto das guas de dom nio da Unio. Pessoal, gostaram os de propor a vocs um a alterao no curso. Inicialm ente estava previsto que os tem as de abastecim ento de gua e esgotos sanitrios seriam vistos em apenas um a aula. Todavia, durante a elaborao, percebem os que esses assuntos so bastante densos para serem colocados num m esm o dia 1

(fatalm ente superaria 100 pginas). Assim , as aulas 6 e 7, que tratariam sobre hidreltricas e outras form as de energia, sero concentradas num a nica aula. A aula 1 do nosso curso est estruturada da seguinte form a. Prim eiram ente, abordarem os o estudo da hidrologia, tocando nos principais pontos do assunto. Depois farem os o m esm o com os conceitos de hidrulica. No se preocupem em ficar decorando detalhes excessivos desse contedo. Devo lem br-los que esses itens no esto expressos no edital, portanto, tente guardar os principais conceitos. Na terceira parte da aula, iniciarem os o estudo sobre algum as estruturas hidrulicas (parte do item 1 do edital). Por fim , apresentarem os vrias questes com entadas sobre os tem as aqui apresentados. Algum as questes versaro sobre a aula de hoje, outras versaro sobre a aula 0 (lem bram que ficam os de trazer algum as questes rem anescentes de drenagem urbana, notadam ente aquelas que dem andariam o estudo da hidrologia?). Para quem preferir se testar antes de ver os com entrios e o gabarito, as questes esto apresentadas no final do curso. Falando em questes, querem os dizer que o nm ero de pginas dessa aula ficou alm do ideal, exatam ente devido grande quantidade de questes colocadas (todas com entadas). Ah! Depois das questes com entadas, propusem os um a discursiva para que os colegas possam treinar a redao sobre um tem a de engenharia. Acreditam os que os assuntos das discursivas no sero to especficos. Essa concluso tem por base os concursos de 2005 e 2007, cujas redaes no versavam sobre tem as tcnicos m uito especficos da rea de engenharia civil. M as, visando nos preparar para o m ais difcil, elaboram os um a questo para ser redigida aps a leitura da aula e dos com entrios sobre os exerccios. Ento, (com o perdo pelo trocadilho): M os obra!

I CO NC EITO S DE H IDR OLO G IA De form a singela podem os afirm ar que hidrologia a cincia que estuda as guas. Chow (1959) de form a m ais com pleta define: Hidrologia a cincia que trata da gua na Terra, sua ocorrncia, circulao e distribuio, suas propriedades fsicas e qum icas, e sua reao com o m eio am biente, incluindo sua relao com as form as vivas relacionada com toda a gua da Terra, sua ocorrncia, distribuio e circulao, suas propriedades fsicas e qum icas, seu efeito sobre o m eio am biente e sobre todas as form as da vida. (Definio proposta pelo US Federal Council for Sciences and Technology). 2

Com o a hidrologia interage com as obras hdricas? No m om ento do projeto e tam bm da operao de estruturas hidrulicas, tem os as principais aplicaes da hidrologia, dentre outras: 1 Calculando a vazo de enchente para o projeto de um vertedouro de um a barragem , para dim ensionar um bueiro de um a estrada, ou para conduzir guas de chuva num sistem a de drenagem pluvial de um a cidade (vazo m xim a de um corpo hdrico). 2 Avaliando se em determ inado local haver gua em quantidade disponvel para um projeto de irrigao, para abastecer um a com unidade ou para diluir um efluente (vazo m nim a de um curso dgua); 3 Analisando o efeito de um reservatrio no controle das cheias de um rio ou na gerao de energia (acm ulo de gua em um perodo de vazes elevadas para uso posterior em perodo estiagens). 1 - C iclo H id ro lgico No possvel atribuir um incio ou fim a qualquer fase do ciclo da gua (Figura 1), m as podem os, iniciando na evaporao (ponto de partida opcional), descrev-lo da seguinte form a:

PEREIRA GOMES ELCY

Figura 1 Ciclo Hidrolgico

1. O sol constitui-se na fonte de energia para a realizao do ciclo. Seu calor atua sobre a superfcie dos oceanos, rios e lagos estim ulando a converso da gua do estado lquido para gasoso. 2. Com a ascenso do vapor d gua ocorre a form ao de nuvens. Estas se deslocam para regies continentais, devido ao do vento; 3. A gua condensada nas nuvens precipita, quando pequenas partculas de gua com eam a se juntar em torno de um ncleo higroscpico (procurar por ncleo e higrm etro no glossrio da ANA) e adquirem peso suficiente para form ar o fenm eno de precipitao (chuva, neve, orvalho...); 4. Parte da gua ser retida tem porariam ente no solo prxim o de onde caiu; parte escoar superficialm ente no solo ou atravs dele para os rios; e parte penetrar no solo profundo. 5. As depresses existentes no relevo e a vegetao retero gua, que voltar para o ciclo por evaporao ou transpirao; 6. O s escoam entos superficial e subterrneo decorrem da ao da gravidade, podendo parte desta gua ser evaporada ou infiltrada antes de atingir o curso d gua. 7. Chegando superfcie de rios ou talvegues, a gua prossegue seu cam inho de volta ao oceano, com pletando o ciclo. 8. A evaporao acom panha o ciclo hidrolgico em quase todas as suas fases, seja durante a precipitao, seja durante o escoam ento superficial. Abaixo, segue um a questo de concurso sobre esse tem a. O s com entrios de todas as questes viro no fim da aula. (ANA/2006) Os com ponentes do ciclo hidrolgico incluem a precipitao, a evapotranspirao, a infiltrao e o escoam ento superficial. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA (C ou E) E DEPO IS CO NFIRA NO S COM ENTRIOS SE ACERTO U:

2 - B acia H id ro g rfica A bacia hidrogrfica pode ser definida com o a rea definida topograficam ente, geralm ente drenada por um sistem a conectado de cursos de gua, que vo desaguar em apenas um a sada (o ponto exutrio da bacia), descarregando toda a vazo afluente a este ponto/seo (gua que chega), a qual, ao passar pela seo exutria, passa a se cham ar vazo efluente (gua que sai da bacia).

Figura 2 Bacia Hidrogrfica

Para se caracterizar um a bacia deve-se delim itar seu contorno, ou seja, estabelecer um a linha (divisor de bacias, tam bm cham ada sim plesm ente de divisor de guas) que dividir o escoam ento para seu sistem a de drenagem ou o sistem a da bacia ao lado (adjacente). Em outras palavras, dentro da bacia hidrogrfica, todo escoam ento drena em direo a um a nica seo. Em cada bacia, h 3 tipos de divisor de guas (Figura 3): - geolgico: baseia-se nas form aes rochosas; - fretico: com base no nvel fretico; - topogrfico: com base nas curvas de nvel; Ressalte-se que nem sem pre esses divisores coincidem (Figura 3). Na prtica, pela sua sim plicidade, a form a utilizada de se delim itar um a bacia pelos divisores topogrficos. E a fonte desta inform ao norm alm ente a cartografia disponvel em escalas de 1:100.000, 1:250.000 ou 1:1.000.000 (dependendo do porte da bacia e do nvel de detalham ento que se deseja no estudo hidrolgico), publicada pelo IBGE ou pela Diretoria de Servio G eogrfico (DSG ) do Exrcito.

00

Figura 3 Corte transversal de um a bacia (Fonte: Villela e M atos, 1975)

Vrios fatores (clim ticos e fisiogrficos) caracterizam um a bacia hidrogrfica e podem ser considerados determ inantes no escoam ento superficial. Entre os fatores clim ticos destacam -se: (i) a precipitao (incluindo no apenas as chuvas do instante em que se deseja calcular o escoam ento superficial, m as tam bm as chuvas ocorridas em instantes anteriores, as quais se acum ulam no solo), (ii) a um idade do solo, (iii) a evaporao, (iv) a transpirao etc. Entre os fatores fisiogrficos podem ser listados: a rea de drenagem , o tipo e uso do solo, a cobertura vegetal, a form a e drenagem da bacia, a existncia de reservatrios etc. Pessoal, som os concurseiros e sabem os o que est passando na cabea de vocs: Com o um assunto desse vai cair no concurso?. Ento, vejam :

(ANA/2006) A bacia hidrogrfica pode ser definida a partir das curvas de nvel do terreno, bem com o da posio de seu exutrio. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(Petrobrs/2004) Em um a bacia hidrogrfica, rea de captao da gua de precipitao, dem arcada por divisores topogrficos, toda a gua captada converge para um nico ponto de sada, o exutrio. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(ANA/2006) As bacias de guas superficiais e subterrneas so coincidentes, um a vez que os divisores de guas da superfcie do terreno e dos aqferos so os m esm os. 6

3 P recip itao A precipitao toda gua proveniente do m eio atm osfrico que atinge a superfcie terrestre. G eralm ente associada chuva, a precipitao tam bm engloba neblina, granizo, orvalho, geada e neve. A disponibilidade de precipitao num a bacia fator determ inante para quantificar a necessidade de irrigao, por exem plo. J a determ inao da intensidade da precipitao im portante para o controle da inundao (elevao do nvel dgua que passa a ocupar reas habitadas) e da eroso do solo (que acaba carreando sedim entos para os cursos dgua e trazendo srios problem as s obras hdricas, especialm ente reservatrios e tom adas dgua, em funo do acm ulo de sedim entos, que causa o cham ado processo de assoream ento). O total precipitado s faz sentido se vier associado a um perodo de tem po. 100m m de chuva m edidos durante um m s pouco, m as m uito se ocorrer apenas durante um nico dia. Vejam esse texto jornalstico, sobre enchentes na cidade de So Jos do Rio Preto/SP (fonte: Dirio da Regio, 9 de fevereiro de 2008): Bastou um a hora de chuva forte para Rio Preto conhecer o caos: avenidas alagadas, carros arrastados, m otoristas ilhados, sem foros em pane, aeroporto fechado e buracos nas principais vias da cidade. A chuva foi to forte que um a casa foi interditada e um a fam lia inteira ficou desabrigada. Foram 52 atendim entos pelo Corpo de Bom beiros, outros 22 pela Defesa Civil, trs acidentes registrados nas rodovias da regio, seis vtim as leves e 32 veculos levados pela fora das guas. Foi o dia m ais chuvoso do ano, com precipitao superior a 100 m ilm etros de gua, segundo o Sem ae. Foi a pior chuva dos ltim os 20 anos. Choveu um m s em um a hora, disse o prefeito Edinho Arajo. Vejam agora o que essa chuva ocasionou (Figura 4):

Figura 4 Prejuzos causados por chuva intensa ocorrida em So Jos do Rio Preto

3.1 G rand ezas relacio n ad as ch u va As grandezas que caracterizam um a chuva so: - altura pluviom trica - P (m m ): a espessura m dia da lm ina de gua precipitada que recobriria a regio atingida pela precipitao, adm itindo-se que no houvesse infiltrao, evaporao etc.; - durao t (h ou m in.): o perodo de tem po durante o qual a chuva cai; - intensidade (m m /h ou m m /m in): a precipitao por unidade de tem po, obtida com o a relao i=P/t. Alm desses conceitos im portante conhecer a definio de perodo de retorno (TR). Tam bm conhecido com o tem po de recorrncia, representa o intervalo m dio de anos, dentro do qual um evento hidrolgico (nesse caso, um a chuva) igualado ou superado pelo m enos um a vez. Se P a probabilidade desse evento ocorrer ou ser superado, tem -se que TR =1/P. No vam os nos deter m ais nesse assunto, pois j vim os esse im portante conceito na aula zero e tam bm o verem os com m ais detalhes adiante. Apenas relem brando: dizer que um a determ inada chuva tem TR de 10 anos, por exem plo, no significa dizer que se um a chuva intensa aconteceu hoje um a chuva de igual intensidade s vai ocorrer precisam ente daqui a 10 anos! Lem bremos que estam os trabalhando com probabilidades. E toda probabilidade est sujeita a erro, correto? Se toda probabilidade fosse perfeita, ningum jogava na loteria, pois a probabilidade de se ganhar extrem am ente reduzida, no pessoal? M uitas vezes, o CESPE exige do candidato um a noo de valores de perodo de retorno para determ inados assuntos. No necessrio decorar, m as ter um a idia da ordem de grandeza dos perodos de recorrncia indicados pela literatura para o dim ensionam ento de obras hdricas (segundo o M anual de Drenagem Urbana da CETESB, 1980): M icrodrenagem : 2-10 anos M acrodrenagem : 10-50 anos Alm disso, para vertedouros de grandes barragens adota-se um perodo de retorno de 10.000 anos! O im portante saberm os que essa diferena decorre das im plicaes de um a cheia m aior do que a de projeto. Se houver um a cheia m aior do que a de projeto num sistem a de m icrodrenagem , o m xim o que ocorrer ser a inundao de algum as ruas. Se o m esm o ocorrer com um a barragem de grandes dim enses, esta pode vir a rom per e propagar para jusante um a enchente que m uitas vezes inundar cidades inteiras. 8 w w w .po n todo scon cu tsos.com .b r

CUR S O O N-LIN E AUD ITO R IA D E O BRAS HDRIC AS P / TCU P R O FES S O RE S: F RE DE R IC O DIAS E R AF AEL D I BE LL O

Em resum o, o TR escolhido para projeto de determ inada estrutura hdrica est diretam ente associado ao risco que seu projetista est disposto a correr caso ocorra um a cheia superior de projeto e a obra apresente falha de funcionam ento, sendo este risco um a funo direta de alguns fatos, a saber: 1) Q ualidade dos dados disponveis para os clculos hidrolgicos: por exem plo, de se esperar que um rio localizado nas regies sul ou sudeste do pas provavelm ente possua um histrico de m onitoram ento bem m ais longo e confivel do que um rio no interior da floresta am aznica, certo? Logo, quanto m enos confiveis so os dados, m aior o TR recom endado para o projeto; 2) Prejuzos potenciais que sero causados caso a estrutura falhe: conform e com entam os, h um a diferena m uito grande entre os estragos causados pela interrupo de abastecim ento de gua para irrigao ou m esm o para abastecim ento hum ano e os estragos causados pelo rom pim ento de um a barragem (podendo causar perda de vidas); logo, quanto m aior o estrago previsto, m aior o TR de projeto; 3) Custo da obra: com o bem sabem os, obras superdim ensionadas so obras caras; portanto h que se ponderar o custo dos estragos causados pelo evento superior ao TR de projeto e cotej-lo com o custo atual de se fazer um a estrutura m enos ousada, com capacidade de sobra para escoar vazes que ocorrero com um freqncia bastante pequena; logo, quanto m aior o TR escolhido, m aiores sero os custos da obra (no lim ite, a obra pode se m ostrar economicam ente invivel). Por fim , vale com entar que esses conceitos so im portantes para os estudos de chuvas intensas, que so aqueles eventos extrem os, cuja estim ativa de interesse do engenheiro no dim ensionam ento de estruturas hidrulicas. Com o instrum ento para esse estudo so utilizadas as cham adas curvas i d f. Essas curvas so obtidas de form a em prica ou por m eio de m todos estatsticos e relacionam intensidade, durao e frequncia (IDF) da chuva. As curvas so associadas a um a determ inada localidade e perm item saber a intensidade de precipitao, para um perodo de retorno e durao da chuva anteriorm ente dados. H ainda um a variante, que relaciona precipitao, durao e frequncia (curva PDF). 3.2 M ed io d a p recipitao A precipitao um fenm eno aleatrio, que no perm ite um a previso com grande antecedncia. Assim , sua estim ativa se d por m eio de tratam ento estatstico. Por isso, im portante a perm anente colheita de dados de chuva, diaa-dia, criando um histrico que deve ser consultado na execuo de projetos de obras hdricas naquela regio. 9

A m edio da chuva se realiza por m eio de pluvim etros (Figura 5a) e pluvigrafos (Figura 5b ).

aparelhos

denom inados

Figura 5 Aparelhos para m edio de chuva

O pluvim etro um aparelho totalizador que m arca a altura de chuva total acum ulada num dado perodo de tem po. Esse aparelho m ais utilizado para totalizar a precipitao diria. Portanto, norm alm ente, operado por algum que m ora nas proxim idades de sua localizao e, diariam ente, m ede e anota seus registros. O pluvigrafo um aparelho m ais sofisticado, j que registra autom aticam ente as variaes de precipitao ao longo do tem po. Pode ser grfico ou digital e visitado periodicam ente por um operador. Com o seu registro contnuo, possibilita a m edio da intensidade da chuva. Pessoal, com o vim os, esses aparelhos dependem de um operador (m uitas vezes um m orador escolhido na regio) para funcionarem , principalm ente o pluvim etro. Assim , com um a ocorrncia de falhas ou m esm o perodos inteiros sem inform ao. Com o m uitos desses aparelhos se encontram em reas rurais, difcil arrum ar bons operadores, que possuam um m nim o de instruo para a leitura e correto registro de valores (em m uitos casos, no h pessoas alfabetizadas por perto). com um , por exem plo, no Brasil, perodos de carnaval em que no haja nenhum registro na estao pluviom trica. De qualquer form a, esses dados (brutos) devem ser analisados rigorosam ente antes de sua utilizao por um profissional habilitado (hidrlogo). Na nossa experincia profissional, j nos deparam os inclusive com leituras realizadas por operadores no dia 31 de fevereiro!

3.3 P recipitao m dia n a b acia Para a realizao dos estudos hidrolgicos, necessria a determ inao da chuva m dia na bacia. Abaixo verem os os m todos m ais conhecidos para o 10

clculo da precipitao m dia. Alertam os que discutirem os apenas os conceitos sem dar exem plo de clculos, visto que so m todos grficos e dificilm ente seria possvel cobrar seu clculo na prova, haja vista o tem po necessrio para realizlos com acurcia. Entretanto, vale a pena saber identificar as diferenas entre eles. Isso sim pode ser (e j foi) objeto de cobrana na prova! - M dia aritm tica (Figura 6a) m todo m ais sim ples, adm ite que os pluvim etros estariam uniform em ente distribudos, assim todos tm o m esm o peso; - M todo de Thiessen (Figura 6b) esse m todo considera a no-uniform idade da distribuio espacial dos postos (estaes pluviom tricas), m as no leva em conta o relevo da bacia. De acordo com os pesos de cada posto pluviom trico feita um a m dia ponderada. O s pesos so obtidos por m eio da rea representativa de cada posto: a) traa-se um a linha ligando os postos; b) traase um a reta perpendicular, passando pelo m eio dessas linhas; c) a rea de influncia de cada estao pluviom trica dada pela rea do polgono form ado em volta dela. - M todo das isoietas (Figura 6c) As isoietas so linhas de igual precipitao que podem ser traadas por toda rea (so m apas de chuvas elaborados com os dados de registro de chuvas de um a regio, devidam ente trabalhados). O traado das isoietas feito por m eio da interpolao de valores de precipitao registrados nas estaes.

PEREIRA GOMES ELCY


Figura 6 M todos para estim ativa da chuva m dia

Q uestes de prova

(TCE-TO/2008 adaptado) O pluvigrafo um aparelho que serve para m edir a intensidade e durao de chuvas. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA: 11

(CHESF/2002) Acerca da coleta de dados e dos m todos de estim ativa de precipitao m dia, julgue os itens que se seguem . O m todo m ais sim ples o da m dia aritm tica, que requer em sua aplicao um a distribuio uniform e dos aparelhos de m edio dentro da bacia em estudo. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(CHESF/2002) A fixao do perodo de retorno de um a enchente funo de critrios econm icos relativos aos custos da obra em estudo. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

4 Vaz es Denom ina-se vazo ao volum e de gua (norm alm ente m ou litros; lem brando que 1 litro = 1 dm !) que num perodo de tem po passa por determ inada seo de um curso de gua (com rea norm alm ente m edida em m ). Essa seo concentrar toda a gua que se precipitou na sua bacia hidrogrfica. Portanto, a vazo instantnea de um rio ser varivel em funo no s da chuva, m as tam bm dos dem ais elem entos do ciclo hidrolgico (gua que se arm azena no solo, gua que evapora antes m esm o de chegar ao solo, gua que transpira de plantas e anim ais etc.). A vazo pode ser estim ada pela aplicao da equao da continuidade: Q = V . A, onde: Q = vazo (m /s); V = velocidade (m /s); A = rea (m ).

4.1 M ed io d e vazes A m edio das vazes objetiva conhecer o funcionam ento do rio (qual seu perodo de cheias? Quando passa por estiagens?), por m eio de sries histricas de m edies cuidadosam ente registradas e arm azenadas em bancos de dados. Esses dados, aps tratam ento estatstico, sero utilizados para estudos hidrolgicos. A m aior fonte existente de dados dessa natureza est atualm ente sob a guarda da Agncia Nacional de guas (ANA). Vale a penas visitar o stio eletrnico do sistem a de inform aes hidrolgicas da ANA na internet 12

(http://hidroweb.ana.gov.br/). A m eno explcita ao sistem a da ANA no significa que outros rgos pblicos estaduais/m unicipais, em presas pblicas (ex.: sistem a Eletrobrs) e privadas no possam ter seus prprios Bancos de Dados. A diferena que o sistem a da ANA pblico e disponvel para a consulta por toda a sociedade. J os dados de entidades privadas, norm alm ente no esto facilm ente disponveis, pois houve investim entos na obteno dos dados. O funcionam ento de um posto fluviom trico ter incio aps a elaborao da cham ada curva-chave daquela seo do rio. A curva-chave nada m ais que um grfico que representa a relao entre vazes e cotas (nvel d gua), aps inm eras observaes e m edies de vazo. Observando este grfico podem os gerar um a equao, ou seja, um a frm ula m atem tica onde, ao inserirm os um determ inado dado de cota, obtem os autom aticam ente o valor correspondente vazo. No caso de cursos de gua naturais, utilizam -se aparelhos tais com o o denom inado m olinete (m ede pontualmente um a vazo, de acordo com a profundidade e distncia em relao s m argens). O m olinete um aparelho usado para rios de pequeno e m dio porte, pois para se determ inar a vazo m dia de um a seo (de rea X m ) devem os m edir vrios pontos. Atualm ente existem equipam entos m ais m odernos com o o ADCP Acoustic Doppler Current Profiler, em ingls um a espcie de scaner usado para m edir vazes em grandes rios onde a m edio com o m olinete teria grandes custos. Pessoal, no necessrio saber detalhes do uso desses equipam entos, ok? Para a prova, basta saber que eles existem e para que servem ! A idia da curva-chave reduzir custos das m edies, pois um a nica m edio de vazo (por m olinetes ou ADCP) bastante cara, exigindo a m obilizao de tcnicos especializados, aluguel de barcos, despesas com dirias/ alim entao/ transportes de pessoal/equipam entos etc. Estabelecida a curva-chave de um a seo, a sim ples observao do nvel d gua nos perm ite estim ar a vazo instantnea daquele rio, naquela seo. Assim , num a estao fluviom trica, os dados prim rios (de nvel dgua ou cota) so coletados diariam ente por operadores, por m eio da sim ples leitura de um a rgua, o lim nm etro (alguns autores tam bm cham am de fluvim etro). O observador da rgua pode ser o m esm o que j com entam os para o pluvim etro, ou seja, um operrio m enos qualificado do que um hidrotcnico, profissional especializado em m edir vazes. Pode-se utilizar tam bm equipam entos denom inados lim ngrafos (fluvigrafos), que realizam o registro contnuo. Pessoal, um aspecto im portante a observar em relao s curvas-chave que elas podem no ter um a nica equao para correlacionar cota e vazo. Por exem plo, podem os dividir a curva em trechos e definir equaes diferenciadas para cada um desses trechos. Por exem plo, para um trecho que vai da cota X 13

at a cota X+10, usa-se um a equao. Da cota X+10 at a cota X+20, tem os outra equao... e por a vai... Tudo depende da form a dos pontos m edidos e da a experincia do profissional hidrlogo para traar a curva (com 1 ou m ais equaes) conta bastante. Um a ltim a observao im portante sobre curvas-chave: um a curva-chave determ inada para determ inada seo de um rio no possui validade eterna pessoal!!! Ela tem , sim , um prazo de validade. E porque isso? Porque, com o vim os anteriorm ente, h inm eros fenm enos, naturais ou artificiais (com a interferncia do hom em ) que interferem na form a da seo de um rio, m odificando sua rea. E se a rea da seo m odificada, h que se traar um a nova curva-chave, pois a anteriorm ente traada pode estar com prom etida e fornecer valores errados de vazes. M as quais fenm enos seriam esses? O principal e m ais com um deles rem ete aos problem as decorrentes do assoreamento (acm ulo de sedim entos) num a seo do rio. O ra, se o fundo do rio fica assoreado, a rea disponvel para escoam ento se m odifica. Em outras palavras, o espao que existia antes para a passagem de gua no fundo do rio agora tom ado por areia, detritos etc., correto? Ento o que ocorre? A gua passa a ocupar os espaos da parte de cim a da seo, s vezes extravasando a calha principal e ocupando a calha secundria, onde, no raras vezes, se encontram populaes ribeirinhas. Resum indo: para um a m esm a vazo que sem pre passou naquele rio (Y m /s), tem os que o nvel dgua aps o assoream ento ficar m ais elevado. Percebem a diferena? Se para a m esm a vazo tem os um a nova cota, a curva-chave outra com pletam ente diferente! As alteraes no form ato e nas equaes das curvas-chave so m enos freqentes em sees de rios com o cham ado fundo fixo, ou seja, um fundo rochoso, que m uda m uito pouco com o passar dos anos. Por outro lado, em um rio com fundo em areia, por exem plo, a curva chave pode m udar bastante, pois o processo de transporte de sedim entos bastante relevante. M as porque usam os a expresso transporte de sedim entos e no apenas assoream ento? Cabe lem brar que a seo de um rio (e, consequentem ente, sua curva-chave) no afetada apenas quando a seo fica assoreada. Por exem plo, se tem os um a determ inada seo em um rio e logo a m ontante construm os um a barragem , o que ocorre? Aquela seo que era sem pre alim entada com areia que vinha de m ontante (= rio acim a) passa a no m ais receber tanta areia porque boa parte dessa areia que vinha descendo o rio acaba ficando presa na barragem construda. Apesar de no m ais receber sedim entos, a seo doa sedim entos para as sees que esto m ais a jusante dela (= rio abaixo). Ento, se tem os um a seo de rio de onde a gua que passa retira areia, m as essa areia no reposta 14

porque a barragem de cim a no deixa, o que acontece pessoal? Tem os um processo cham ado erosivo. A seo fica m ais profunda, ou seja, ganha m ais espao vazio, ganha m ais rea de escoam ento. Logo, para um a m esm a vazo que sem pre passou naquele rio (Y m /s), tem os que o nvel dgua aps o processo erosivo ficar m ais baixo do que sem pre foi. E, com o vim os no caso do assoream ento, tam bm na eroso observam os que para a m esm a vazo tem os um a nova cota, a curva-chave outra com pletam ente diferente!

Q uestes de prova (IEM A/2004) A vazo de um rio (Q ) pode ser calculada por m eio do produto da velocidade m dia do fluxo (V) pela rea (A) da seo transversal do canal, isto , Q = V A. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(IEM A/2004) Em um a seo de um canal com rea de 52 m 2 em que a velocidade da gua de 2 m /s, a vazo igual a 104 m 3/s. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(TCE-ES/2004) A curva-chave de um rio relaciona vazes com nveis de gua do rio. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

5 In filtrao Infiltrao um elem ento m uito im portante do ciclo hidrolgico. Consiste no fenm eno da penetrao da gua no solo atravs de sua superfcie (a gua sai do m eio ar e entra no m eio solo). Portanto, um processo que depende fundam entalm ente da gua disponvel para infiltrar, da natureza do solo, do estado da sua superfcie e das quantidades de gua e ar, inicialm ente presentes no seu interior. Esse conceito ser relevante tam bm quando do estudo do item de irrigao (pois a planta alim entada pelas suas razes, ou seja, pela gua que infiltra) e drenagem (pois quanto m aior a gua infiltrada, m enores so os problem as de drenagem , que trabalham essencialm ente com as guas superficiais e subsuperficiais). A infiltrao difere da percolao, pois esta representa o m ovim ento da gua atravs do solo (j dentro do m eio solo). J aquela, com o vim os, representa o 15

m ovim ento da gua da superfcie do solo (ainda em contato com o m eio ar) para seu interior (m eio solo). O utro conceito im portante o de capacidade de infiltrao: quantidade m xim a (m m ) de gua que um solo, sob um a dada condio (seco, encharcado etc.), pode absorver na unidade de tem po (h), ou seja, m m /h, dividido por unidade de rea horizontal (m ). Usualm ente, s se verifica tal capacidade de infiltrao quando o aporte superficial de chuva e escoam ento excedem a capacidade do solo em absorver gua. A capacidade de infiltrao varia no tem po durante um perodo de precipitao. O u seja, seu valor m xim o no incio da chuva. intuitivo, n pessoal? Se o solo est seco, ele pode chupar m ais gua. Com o passar do tem po, a um idade do solo aum enta e a capacidade de infiltrao decresce, tendendo a se m anter constante quando o solo com ea a ficar saturado (leia-se: o solo com ea a ficar encharcado).

Q uestes de prova (SEM AF/2004) A infiltrao das guas na prpria bacia de gerao do excedente hdrico pluvial m inim iza os riscos de enchentes urbanas. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

6 In terceptao , Evap o rao e E vap o tran spirao O utros fenm enos tam bm interferem no balano hdrico de um a bacia hidrogrfica. So exem plos a interceptao, a evaporao e a evapotranspirao. A interceptao a reteno de parte de precipitao acim a da superfcie do solo, podendo ocorrer devido vegetao ou outra form a de obstruo do escoam ento. Por exem plo, a gua que fica presa nas folhas das rvores, ou em poada nas lajes das casas. A tendncia que a interceptao reduza a variao da vazo ao longo do ano, retarde e reduza o pico das cheias. A evaporao e a evapotranspirao ocorrem quando a gua lquida convertida para vapor de gua e transferida (devolvida) para a atm osfera. A evaporao (em m eteorologia) restringe-se m udana da gua para o estado gasoso a partir de superfcies lquidas. O retorno da gua atm osfera tam bm ocorre por transpirao, em que a gua absorvida pelos vegetais evaporada a partir de suas folhas. Evapotranspirao o total de gua perdida para a atm osfera em reas onde significativas perdas de gua ocorrem atravs da transpirao das superfcies das plantas e evaporao do solo. 16

Vale destacar que a evaporao pode ser m edida por um tanque de dim enses padronizadas, de nom e tanque Classe A. J a estim ativa da evapotranspirao de grande interesse para estudos de irrigao. Sua m agnitude ir variar de acordo com a espcie cultivada, sendo padronizado, por cultura, o valor da evapotranspirao potencial (ocorreria em condies ideais). A partir da evapotranspirao potencial, estim a-se a evapotranspirao real, m enor ou (no m xim o) igual prim eira. Por fim , im portante entender com o esses trs fenm enos atuam no cham ado balano hdrico (som atrio das guas que entram e que saem de um determ inado am biente, que pode ser um a bacia hidrogrfica gua esta sob as m ais diversas form as, no apenas a lquida!). Q uanto m aiores os efeitos da evaporao, transpirao e interceptao, m enor ser o escoam ento superficial. Todavia, tm efeitos no to relevantes quando com parados com a m agnitude do escoam ento, em especial nos perodos de cheias. Em outras palavras, quando h um a precipitao torrencial no podem os contar com o efeito das folhas das rvores, da evaporao dos lagos e poas ou da transpirao das plantas e anim ais. Tem os m esm o que projetar obras hdricas para evitar os transtornos de um a enchente! Q uestes de prova (CEARPO RTOS/2004) A presena de vegetao na bacia hidrogrfica perm ite a reduo do deflvio. A influncia positiva da vegetao constatada na interceptao e posterior evaporao da gua da chuva, na evapotranspirao e no aum ento da infiltrao no solo. ESCREVA AQ UI SUA RESPOSTA:

7 E stud os H id ro lgico s Por m eio de estudos hidrolgicos podemos estim ar a vazo que escoar em um canal, verter em um extravasor de um a barragem ou transitar por um bueiro. Alm disso, a partir deles que definim os a disponibilidade hdrica de determ inado m anancial ou a capacidade de regularizao de vazes de um reservatrio, apenas para ilustrar algum as das aplicaes desta cincia. O s estudos hidrolgicos so realizados com base em dados colhidos em cam po (dados prim rios) e por m eio de fontes secundrias (estudos pr-existentes em regies prxim as). De form a sim plificada, podem os afirm ar que a partir de estudos da precipitao, da vazo e da relao entre elas que projetam os estruturas hidrulicas. A 17

que entram os conceitos de regionalizao e dos cham ados m odelos chuvavazo. Com o dito, a partir de dados existentes (de boa ou m qualidade) que so realizados os estudos hidrolgicos. Todavia, nem sem pre haver inform aes suficientes disponveis em quantidade e qualidade para todos os locais onde elas sejam necessrias. Nesse caso, realizam -se procedim entos denom inados regionalizao de dados. Definim os um procedim ento de regionalizao com o o conjunto de ferram entas que exploram ao m xim o as inform aes existentes em alguns locais bem estudados, visando estim ativa das variveis hidrolgicas em outros locais cujos dados sejam insuficientes. As regionalizaes podem ser feitas para precipitaes ou vazes m nim as, m dias ou m xim as. J os cham ados m odelos chuva-vazo consistem em um conjunto de equaes m atem ticas que se relacionam de form a a representar a resposta da bacia (gerando vazes) a partir de um a precipitao (dado bsico de entrada do m odelo). Para isso, esses m odelos descrevem a distribuio espacial da precipitao, perdas por interceptao, evaporao, depresses do solo, infiltrao, escoam ento superficial, subsuperficial, subterrneo e nos rios. Esses m odelos so m uito utilizados (m as no s) com o form a de se estim ar hidrogramas de cheias, a partir dos quais so dim ensionadas as estruturas hidrulicas responsveis por conduzi-las ou cont-las. Lem brando que o assunto estruturas hidrulicas consiste no item n 1 do nosso Edital de Auditoria de O bras Hdricas!

7.1 E stu d o d e cheias vaz es m xim as O clculo das vazes m xim as de projeto realizado para o controle e atenuao de um a cheia na bacia, no dim ensionam ento de obras hidrulicas, extravasores de um a barragem etc. Para concursos pblicos, de relevo destacar o m todo racional com o form a de se estim ar um a vazo de cheia. Essa m etodologia bastante utilizada em pequenas bacias hidrogrficas (e freqentem ente cobrada em concursos). O denom inado m to d o racio n al bastante utilizado para determ inar a vazo m xim a de projeto para bacias pequenas (< 3 km 2 ). Por isso, esse m todo largam ente utilizado para estudos de drenagem urbana. Essa restrio quanto ao tam anho da bacia devido ao fato de que, em bacias m enores: (1) a chuva pode ser considerada uniform em ente distribuda no tem po e no espao e (2) o processo de am ortecim ento das vazes a m ontante de um a determ inada seo desprezvel. Essas consideraes so condies de 18

validade do m todo racional. Alm disso, tal m todo tem com o prem issas (= hipteses aceitas com o verdadeiras): - A durao da precipitao m xim a de projeto igual ao tem po de concentrao da bacia; - Adota coeficiente nico de perdas de gua; - No avalia o volum e de cheias e nem a distribuio tem poral das vazes. A vazo m xim a dada por: Q =0,278.C.I.A, onde: Q = vazo m xim a estim ada (m /s); C = coeficiente de perdas, adim ensional; I = intensidade da precipitao (m m /h); A = rea de contribuio (km ) Para se obter a intensidade da chuva, necessria a escolha (ou o levantamento) de duas variveis: o tem po de concentrao da bacia e o perodo de retorno da chuva de projeto. O tem po de concentrao o tem po m dio que um a gota d gua leva para percorrer o trajeto do ponto m ais longnquo da bacia hidrogrfica at a sua seo exutria, ou seja, o ponto de sada do escoam ento captado naquela bacia, ponto este onde todo o volum e de gua despejado em outro rio de m aior porte ou diretam ente no m ar. Existem diversas form as em pricas para o clculo do tem po de concentrao, cada um a estim ada a partir de situaes e realidades distintas. Assim , elas esto subm etidas a incertezas na sua aplicao em diversas bacias. Por exem plo, grande parte dessas form ulaes foi desenvolvida para bacias rurais, o que inviabilizaria seu uso em bacias urbanas. O Tem po (ou perodo) de Retorno (ou de recorrncia) um conceito estatstico que representa o intervalo m dio de anos, dentro do qual, um evento hidrolgico (por exem plo, um a chuva de m agnitude P0) igualado ou superado em m dia um a vez, em um ano qualquer. Se P a probabilidade desse evento ocorrer ou ser superado em um ano qualquer, tem -se a relao T = 1 / P. Vocs devem estar im aginando que estam os ficando m eio repetitivos, de tanto que falam os desse Tem po de Retorno, no? M as podem ter certeza de que um dos conceitos m ais im portantes para se com preender todo o dim ensionam ento de obras hdricas pessoal. Colocando em outros term os, pode cobrado em prova sim ! Portanto, devem os entender de um a vez por todas que quanto m enor a probabilidade de um evento ocorrer, m aior o tem po de retorno correspondente. 19

Deve-se lem brar que as estruturas hidrulicas no so dim ensionadas para resistir a qualquer evento (vazo extrem a, por exem plo), elas so projetadas para suportar um evento de determ inado tem po de retorno. Isto im plica que, eventualm ente, elas sero subm etidas a solicitaes m aiores que sua capacidade. Isso ocorre porque um a estrutura (um canal, por exem plo) capaz que conduzir qualquer vazo im aginvel teria um custo invivel de ser pago. M esm o que possussem os recursos financeiros infinitos, ainda assim poderam os ter problem as de ordem tcnica ou scio am biental para viabilizar um m ega-canal. Q uerem um exem plo? Um canal para conduzir vazes enorm es deve ter um a seo (rea, em m ) igualm ente grande, certo? E se ao longo dos vrios quilm etros de m argens do canal pr-existente (o qual pretendem os am pliar e/ou revestir em concreto) tiverm os vrias casas, com o farem os para desalojar ou m esm o rem anejar tanta gente para outras reas? Por isso, a escolha do tem po de retorno variar caso a caso, de acordo com as im plicaes envolvidas. E se no possvel term os a situao tim a (erradicar totalm ente um a inundao urbana, por exem plo), ao m enos tentarem os reduzir ao m xim o o sofrim ento daquelas pessoas que dependem da obra hdrica para no ter sua casa inundada a cada 2 anos, m as que podem eventualm ente ter um a situao desagradvel a cada 10 ou 20 anos. Por fim , deve-se ressaltar que o m todo racional, diferentem ente de outras tcnicas m ais com plexas, nos fornece apenas a vazo de pico, e no o hidrogram a de projeto. Lem brando que esse hidrogram a seria o grfico que representaria toda a variao da vazo ao longo do tem po (partindo da vazo m nim a no tem po zero, subindo gradativam ente at a vazo de pico, no tem po crtico e reduzindo o valor de vazo at retornar ao valor m nim o, no incio da cheia). Q uando a bacia apresenta reas grandes, no se aplica o m todo racional. Para esses casos, pode-se utilizar o m todo do hidrogram a unitrio. O hidrogram a unitrio a resposta da bacia a um a precipitao de volum e unitrio de durao definida (t). Assim , com o no m todo racional so feitas algum as sim plificaes. No m todo do hidrogram a unitrio, por exem plo, a chuva tam bm considerada uniform em ente distribuda no tem po e no espao. 7.2 Disp o nib ilidad e hd rica vaz es m n im as Pessoal, assim com o o excesso de gua causa inm eros transtornos, a falta dela tam bm um problem a. Assim , tam bm com pete ao hidrlogo avaliar a disponibilidade hdrica em determ inados locais para atender a determ inadas dem andas pelo recurso hdrico.

20

Exem plificando, im aginem se um a indstria decide instalar-se em determ inado local, ainda sem urbanizao. Ela estim a que sua planta industrial dem anda um a vazo de 1m /s para o processo. Antes de adquirir o local, de se esperar que ela procure saber se ali haver gua suficiente para seu em preendim ento, certo? Pois a que entram os estudos de disponibilidade hdrica! Bom , digam os que ela queira saber se o rio prxim o ao local teria essa vazo disponvel. O bserve a Figura 7.

Figura 7 Dem anda industrial

A resposta que ela provavelm ente teria do hidrlogo seria algo parecido com : Vocs tero sua dem anda suprida pelo rio durante 75% do tem po. a que entra o conceito de curva de perm anncia. A curva de perm anncia relaciona a vazo de um rio (norm almente representada pela letra Q ) a um a probabilidade (P) de ocorrerem vazes m aiores ou iguais ao valor determ inado (no nosso exem plo, Q =1m /s). Ela pode ser elaborada com base em valores dirios, sem anais ou m ensais. Veja a form a da curva de perm anncia:

21

Figura 8 Curva de Perm anncia

O lhando o grfico (e utilizando nada m ais do que a lgica) observa-se que, obviam ente, as vazes m aiores (eixo y, vertical) poucas vezes foram superadas (probabilidade m enor, no eixo x, horizontal), j as vazes m nim as foram vrias vezes superadas (probabilidade m aior). Essa curva elaborada por m eio da ordenao das vazes que com pem um histrico disponvel, por ordem decrescente (a m aior vazo at a m enor vazo m edidas). No nosso exem plo, foi constatado que, naquele rio, um a vazo de 1m /s representa a Q 75. O u seja, 75% das vazes de todo histrico eram m aiores do que 1m /s. Assim , considerando-se que o histrico seja representativo do todo, podemos afirm ar que, estatisticam ente, em 75% do tem po as dem andas de gua da indstria sero atendidas pela vazo do rio. (Pessoal, isso um exem plo hipottico, j que, na prtica, no assim que funciona, pois a indstria no poderia utilizar toda a vazo do rio, devendo deixar um m nim o rem anescente a fim de perm itir o atendim ento aos dem ais usos m ltiplos da gua. Para saber m ais, consultar a Lei 9433/1997, que institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos). Deve-se observar que, para a elaborao da curva de perm anncia, as vazes so ordenadas por sua grandeza e no de form a cronolgica. Assim , esse m todo despreza a correlao entre as vazes. O u seja, ao se traar a curva de perm anncia, no se sabe m ais de que form a a vazo de ontem interferiu na vazo de hoje ou com o a de hoje interferir na de am anh. Por fim , um teste: Analisando a curva e o que ensinam os: qual vazo tem um a m aior m agnitude? A Q 90 ou a Q 95 ? 22

Pessoal, tem os que pensar assim : A Q 90 significa a vazo que ser superada ou igualada em 90% do tem po. E a Q 95 ? Em 95% do tem po. Assim , evidentem ente, a Q 95 teria um valor m enor. Ainda ficou a dvida? Ento vam os analisar os casos extrem os. No lim ite, pensem os em um a vazo hipottica Q 100, ou seja, aquela que igualada ou superada em 100% do tem po. Afirm aram os ento que sem pre ocorrer um a vazo m aior do que a Q 100, certo? Logo, a Q 100 seria a vazo m nim a do histrico! Por outro lado, se pensarmos hipoteticam ente em um a vazo Q0 teram os um a vazo que seria igualada ou superada em 0% do tem po, ou seja, essa vazo nunca seria superada. Na prtica da hidrologia evitase afirm ar que existe um a Q 0 ou um a Q100, pois, com o sabem os, estam os trabalhando com probabilidades e, se no passado nunca existiu um a vazo m aior ou m enor do que as vazes m xim as e m nim as, respectivam ente, do histrico, nada podem os afirm ar sobre o futuro. Lem brem os sem pre: em hidrologia, estam os trabalhando sem pre com probabilidades! Um com portam ento natural que nunca foi registrado no passado pode, sim , ser visto no futuro. Vam os ver com o o CESPE cobrou isso? (TJDFT/2007) Um a form a de estim ar a disponibilidade hdrica superficial de um a bacia hidrogrfica a determ inao da curva de perm anncia das vazes. Acerca dessa curva, julgue os itens a seguir. A curva de perm anncia a form a m ais precisa de se estim ar a disponibilidade hdrica superficial de um a bacia hidrogrfica, pois, alm do valor da vazo, leva em considerao a seqncia cronolgica da m esm a.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(IEM A/2004) A curva de perm anncia a freqncia com que ocorrem vazes inferiores aos valores de um a srie tem poral.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(SEM AF/2004) A regionalizao de vazes perm ite estim ar vazes m xim as de um rio.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

23

8 R eg u larizao d e vaz es Com o vim os, um hidrogram a a representao da variao da vazo ao longo de determ inado perodo, que pode ser algum as horas, um m s ou um ano. Essa variao pode ser de grande ou pequena m agnitude, de acordo com o regim e hidrolgico do curso de gua em questo. Nesse sentido se um projeto de aproveitam ento hdrico de um rio previr um a vazo de retirada m aior que a m nim a, existir, em conseqncia, perodos em que a vazo natural ser m aior que a necessria e perodos em que ser m enor (Figura 9).

Figura 9 Hidrogram a anual

A partir da figura acim a possvel perceber que a dem anda de gua exige que o excesso seja reservado para ser utilizado no perodo de escassez. Essa a funo do reservatrio. O reservatrio funciona com o um a espcie de poupana. Voc guarda dinheiro recebido em m eses produtivos para enfrentar os m eses de altos gastos e baixa receita. Independente do tam anho do reservatrio ou a finalidade das guas acum uladas, sua principal funo a de fornecer um a vazo constante, ou pelo m enos no m uito varivel, tendo recebido do rio vazes m uito variveis no tem po: ou seja, sua funo a de regularizao da vazo do curso d'gua.

9 - R eservatrio s Na m aioria dos casos, os sistem as de abastecim ento de gua, irrigao ou energia hidreltrica, que contassem som ente com as vazes naturais dos cursos d'gua, no poderiam ser capazes de atender s suas dem andas, de form a segura, eficiente e econom icam ente vivel. 24

Durante as estiagens ou nos perodos de recesso prolongada, os cursos d'gua possuem pequena vazo. Na estao chuvosa, aps episdios im portantes de precipitao, os cursos d'gua recuperam os seus nveis e suas vazes podem aum entar a ponto de provocar enchentes e inundaes. A funo do reservatrio regularizar, ou seja, am enizar os dficits em virtude das sazonalidades da vazo de form a a reter o excesso de gua em um perodo m ido para que seja utilizado no perodo de escassez. A Figura 10 apresenta as zonas tpicas de arm azenam ento de um reservatrio:

Figura 10 Reservatrios (Naghettini, 1999)

Norm almente os nveis dgua so representados em projetos de obras hdricas por interm dio da sigla N.A. e, dessa form a, destacam os os principais NAs que se observam em um reservatrio: NA M xim o Norm al de O perao (NA m xn, ou NA nor): cota m xim a at a qual as guas se elevam , nas condies norm ais de projeto. Corresponde cota da crista vertente, no caso de extravasor no controlado ou de crista livre, ou cota da borda superior das com portas, no caso de extravasor controlado. O controle feito por um equipam ento eletrom ecnico denom inado com porta hidrulica. NA M nim o Norm al de O perao (NA m in): cota m nim a at a qual as guas abaixam , em condies norm ais de operao. Corresponde cota do conduto de sada m ais baixo da barragem ou cota m nim a capaz de perm itir as m elhores condies operacionais de equipam entos com o turbinas, de form a a evitar arrastam ento de ar ou form ao de vrtices (redem oinhos) na boca da tom ada d'gua.

25

Volum e til: volum e arm azenado entre o NA m xn e o NA m in. o Volum e disponvel para o funcionam ento do reservatrio. Volum e M orto: volum e arm azenado abaixo do NA m in, norm alm ente destinado a acom odar a carga de sedim entos afluentes ao reservatrio, durante a sua vida til, evitando, dessa form a, que tais sedim entos sejam carreados para o interior da tom ada dgua, o que causaria um a srie de transtornos operao da obra hdrica. Sobrearm azenam ento devido Cheia de Projeto do Extravasor (calculada para um TR suficientem ente grande, de form a a garantir a segurana): volum e acim a do NA m xn, devido sobrelevao causada pelo am ortecim ento da cheia de projeto pelo reservatrio. Corresponde ao NA m xim o m axim orum (NA m ax, ou NA m ax M ax, em parte da literatura especializada). O sobrearm azenam ento no aproveitado, pois persiste som ente durante a cheia. Borda Livre: Diferena de cotas entre o coroam ento da barragem (topo) e o NA m xim o m axim orum , suficientem ente grande para conter a arrebentao de ondas. Assim , a borda livre prevista variar em funo da form ao de ondas na superfcie do reservatrio devido ao do vento. A borda livre um a espcie de folga na altura da barragem , de form a que a gua, sob nenhum a hiptese, passe por cim a da barragem , o que significaria o galgam ento da barragem (term o tcnico que indica que o nvel do topo da barragem foi ultrapassado pelo NA m ax m ax). Em barragens com inclinao do talude de m ontante m ais suave (norm alm ente barragens de terra), ao bater a onda na barragem a gua tende a escalar um pouco a barragem , em um efeito conhecido por run up. Para se evitar tal efeito, e proteger o param ento (talude) de m ontante da barragem , em barragens de terra se costum a prever um a cam ada de enrocam ento (blocos de pedra lanados, cham ados tam bm de rip-rap) para dissipar a energia das ondas. A vida til do reservatrio est diretam ente relacionada com o aporte de sedim entos da sua bacia de drenagem . Chega um m om ento em que a carga de sedim entos se acum ula at certo ponto em que alcana as tom adas d gua ou reduz dem ais a capacidade de arm azenam ento. Assim , de form a a se aum entar a capacidade de um reservatrio, incorpora-se barragem rgos de descarga parcial dos sedim entos depositados (por exem plo, vlvulas de fundo). Outra soluo que visa atacar as causas do problem a (e no apenas os seus efeitos) a conservao do solo na bacia de drenagem visando dim inuio dos sedim entos afluentes. Tal conservao pode ser feita por m eio de program as de conscientizao da populao a m ontante da barragem , cham ando a ateno para a im portncia de prticas agrcolas que evitem a retirada total da cobertura do solo, que causa o carream ento dos sedim entos e a lixiviao (lavagem ) de defensivos agrcolas em pocas de m uitas chuvas, levando-os diretam ente para o rio. 26

Por fim pessoal, cum pre observar que m esm o o reservatrio sendo utilizado para determ inadas dem andas, sem pre ser necessrio deixar um a vazo residual escoando a jusante do barram ento, devido a aspectos am bientais. Essa vazo possui algum as denom inaes tpicas. A m ais adequada vazo rem anescente a justante. Esta vazo leva em considerao tanto as necessidades de gua para outros usos a jusante da barragem (pois a gua um bem que possui valor econm ico e im portante para processos industriais, por exem plo), quanto as necessidades do prprio m eio am biente, a cham ada vazo ecolgica. O utros detalhes sobre esse tem a sero abordados quando do estudo das barragens. Q uestes de prova (TCE-ES/2004) O volum e m orto de um reservatrio o volum e de gua acim a do nvel norm al do reservatrio que perdido atravs do vertedor em pocas de cheias.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

II C O N CE ITO S D E HIDR ULICA O term o Hidrulica utilizado para designar o conjunto de tcnicas ligadas ao transporte de lquidos, em geral, e da gua, em particular. Essa disciplina tem sua fundam entao na cham ada m ecnica dos fluidos. 1 - C lassificao d o s esco amen to s Um a classificao im portante no universo da hidrulica diz respeito p resso reinante no conduto, podendo o escoam ento ser forado ou livre. No prim eiro caso a presso diferente da atm osfrica e, portanto o conduto fechado, com o em redes de abastecim ento de gua. No escoam ento livre a presso na superfcie do lquido igual atm osfrica podendo o conduto ser aberto ou fechado. Apenas lem brando dos conceitos de fsica que aprendem os no nvel m dio pessoal: presso a unidade de fora aplicada, dividida pela rea de aplicao dessa fora. No sistem a internacional de unidades (cham ado S.I.) a fora m edida em Newtons (N) e a rea em m , de m odo que a presso m edida em Pascal (Pa), sendo: 1 Pa = 1N/m . Q uanto variao n o tem p o, os escoam entos podem ser perm anentes ou transitrios (variveis). No regim e perm anente, as caractersticas do escoam ento (com o velocidade e presso) no variam . J no escoam ento transitrio, essas caractersticas variam lentam ente (com o num a tubulao 27

abastecida por um reservatrio de nvel varivel) ou bruscam ente (com o num fecham ento rpido de vlvula). Nesse ltim o caso, essa variao acentuada de presso d origem ao fenm eno conhecido com o golpe de arete, que gera rudos e pode afetar a rede. O G olp e d e arete a variao brusca de presso, acim a ou abaixo do valor norm al de funcionam ento, devido s m udanas bruscas da velocidade da gua. O bservam os nitidam ente os efeitos de um golpe de arete no caso de instalaes hidrulicas de banheiro que possuem vlvula de descarga em butida na parede. Ao m anterm os pressionada a vlvula da descarga a gua flui para dentro do vaso sanitrio de form a contnua. Q uando largam os o boto, a vlvula fecha bruscam ente e interrom pe o fluxo violentam ente. s vezes chegam os a ouvir o barulho da gua im pactando (golpeando) a vlvula quando esta tenta frear o fluxo... Q uanto trajet ria n o espao (ao longo do escam ento), os escoam entos podem ser classificados em uniform e e variado (ateno pessoal: variado, no espao, diferente de varivel, no tem po!). N o escoam ento uniform e o vetor velocidade no varia. O u seja, a velocidade tem apenas um a direo e um sentido, com o pode ocorrer em adutoras de grandes dim enses, em que no h alterao na altura da lm ina dgua. Q uando h variao na declividade ou no dim etro, h alterao da velocidade e o escoam ento variado. Q uanto d ireo n a trajet ria d as partcu las, o escoam ento pode ser classificado em lam inar ou turbulento (Figura 11). No escoam ento lam inar o fluido se m ove em cam adas, ou lm inas. Nesse m ovim ento observam os um a cam ada escorregando sobre a adjacente, havendo som ente a cham ada troca de quantidade de m ovim ento m olecular. O u seja, ocorrendo a interao entre partculas no nvel m olecular, im perceptvel diferenas de trajetrias significativas. Assim , a natural turbulncia am ortecida por foras viscosas que dificultam o m ovim ento relativo entre as cam adas adjacentes do fluido. No escoam ento turbulento, ao contrrio do lam inar, as partculas apresentam m ovim ento catico m acroscpico (no m ais m ovimentos m icroscpicos, ao nvel das partculas). Em outras palavras, a velocidade apresenta com ponentes transversais ao m ovim ento geral do conjunto ao fluido, o que faz com que percebam os, a olho nu, que h um a certa desordem na trajetria das partculas. M as com o podemos visualizar a trajetria das partculas de um fluido? No m uito difcil pessoal! Basta adicionarm os um corante gua, para darm os um destaque no, ? Vejam o resultado deste experim ento na figura 11.

28

Figura 11 Escoam entos lam inar e turbulento

O estabelecim ento do regim e de escoam ento depende do valor de um a expresso, sem dim enses (ou seja, sem associarm os um a unidade de m edida especfica, adim ensional), denom inado nm ero de Reynolds (Re): Re V D , onde:

V = velocidade do fluido (m /s); D = dim etro da canalizao (m ). No caso de condutos livres substitui-se o dim etro D pelo raio hidrulico R h ; = viscosidade cinem tica (m /s). Ateno, no se trata da letra v, portanto, no confundir com velocidade. O um a letra grega (ni, m insculo, que equivale letra n do nosso alfabeto, assim com o o alfa equivale ao a, o beta ao b e por a vai...). E vocs j perceberam que em engenharia adoram os usas o alfabeto grego para representar grandezas fsicas, n?
T abela 1 Regim e de escoam ento e nm ero de Reynolds Regim e Condutos livres Lam inar Faixa de transio Turbulento Re<500 500<Re<1000 Re>1000 Condutos forados Re<2000 2000<Re<4000 Re>4000

Portanto, pode-se observar que quanto m aior a velocidade de escoam ento da gua em um m esm o tubo, m aior o nm ero de Reynolds. O utra observao a de que quanto m aior o nm ero de Reynolds (Re), m ais prxim o do regim e turbulento o escoam ento estar. Pessoal, sei que m uita inform ao. Por isso, vam os fazer um a tabela-resum o com pilando tudo isso: 29

T abela 2 Classificao dos escoam entos Varivel T ipo de escoam ento Forado (sob presso diferente da Presso Livre (sob presso atm osfrica) atm osfrica) Perm anente (caractersticas no Transitrio (caractersticas variam no Tem po variam no tem po) tem po) Variado (velocidade e linha d gua Trajetria Uniform e (velocidade constante) variam ) Turbulento (m ovim ento transversal, Direo Lam inar (m ovim ento linear) catico)

Para fixar o contedo e acalm ar os nim os, faam os algum as questes. Q uestes de prova: (SG A-AC/2007) No escoam ento uniform e em tubulaes, o nm ero de Reynolds pode ser utilizado para definir a zona de escoam ento lam inar ou a de escoam ento turbulento.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(SG A/2004) O s canais de conduo de gua so sem pre considerados condutos livres, enquanto as tubulaes so denom inadas condutos forados se a presso absoluta na superfcie da gua for diferente da atm osfrica.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(SG A/2004) Em situaes prticas, raram ente ocorre escoam ento lam inar de gua em condutos fechados, pois essa um a caracterstica de tubos de pequenos dim etros e baixa velocidade de escoam ento.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

2 - E q u ao d e en ergia B ern o u lli O teorem a de Bernoulli m uito usado em hidrulica e, portanto, m uito im portante para o estudo das obras hdricas. Este teorem a afirm a que a som a das cargas ou energias (de posio, de presso ou cintica) de um escoamento constante em qualquer linha da sua trajetria, relaciona-se ao princpio da conservao de energia. 30

Assim , no m ovim ento de um a partcula do lquido, a som a das alturas representativas de sua posio (z), de sua presso (p/y) e de sua velocidade (v/2g) se m antm constante ao longo de sua trajetria:

v2 const . 2g

Entretanto, isso apenas um a form ulao terica. Na prtica, sem pre h perdas de energia, notadam ente pelo atrito do lquido com a tubulao. So denom inadas perdas de carga, as quais retiram energia do escoam ento e a transferem ao am biente, por m eio de transferncia/ dissipao de calor.

Figura 12 Teorem a de Bernoulli (G uim ares, 2005)

Deve-se destacar que a linha de energia form ada pela som a das cargas (de posio, cintica ou de presso). J a linha piezom trica (energia potencial) form ada apenas pela som a das cargas de posio e de presso. O bservando-se a Figura 12, possvel constatar que a diferena entre a linha de energia no ponto 1 e no ponto 2 exatam ente a perda de carga h p , ocorrida entre os dois pontos. z1 P1 v1 2g
2

z2

P2

v2 2g

hp

31

Q uestes de prova: (CESPE/2008) O teorem a de Bernoulli decorre diretamente da conservao de quantidade de m ovim ento para fluidos.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

3 - C aractersticas d o s esco amen to s livres Diferentem ente dos escoam entos em tubulaes, os escoam entos em canais tm a singularidade de um a grande variao de sees transversais, declividades e rugosidade dos condutos. Caso a seo, a profundidade da gua e a velocidade do escoam ento perm aneam as m esm as, podem os afirm ar que ocorre o escoam ento uniform e. Nessas condies, o fundo do canal, a linha dgua e a linha energtica total tm a m esm a declividade. Q uando o escoam ento uniform e, pode-se utilizar a denom inada Frm ula de M anning para clculos hidrulicos relativos a canais artificiais e naturais. (Pessoal, apresentarem os algum as equaes a seguir, m as no se preocupem com decor-las. O im portante entender os conceitos bsicos explicitados!) Segundo a equao da continuidade, pode-se afirm ar que Q = V . A, sendo: Q vazo (m /s); V velocidade (m /s); A rea (m ) Pessoal, a equao cham a-se da continuidade pois a idia que se no h variao de vazo em um trecho, ou seja, a vazo continua igual em qualquer seo transversal do trecho (no h despejos ou retiradas de vazo). Q ualquer m udana observada em um a das variveis (velocidade ou rea de escoam ento) necessariam ente causa alteraes na outra varivel, de form a a m anter igual (contnua) a vazo em todas as sees. Exem plificando: se a vazo de 10 m /s e a velocidade observada de 2 m /s, podem os afirm ar que a rea de escoam ento 5 m (pois 10 = 2 . 5). M as se em um a seo transversal logo a jusante do ponto onde m edim os a vazo de 10 m /s tiverm os um estrangulam ento do canal, que faz com que a rea da seo (que era 5 m ) passe a ser de 2 m , a velocidade necessariam ente aum enta para 5 m /s, pois a vazo perm anece igual a 10 m /s, certo? 32

Entretanto, a velocidade pode ser expressa com o sendo dependente da resistncia do m eio ao escoamento. Pessoal, im aginem dois canais: um natural, cujo fundo e laterais sejam form adas por vegetao, terra e pedras (bastante rugoso). Agora, im aginem um outro canal, todo concretado (m ais lisinho). Vejam am bas as situaes na figura 13 e com parem : o canal de concreto no transparece um escoam ento m ais organizado, m ais lam inar, m ais certinho, ou seja, sem grandes interferncias... Ao m esm o tem po, vejam o rio natural, com todas as suas im perfeies e faam a com parao...

Figura 13 Tipos de canais

Em qual deles lhes parece que o escoam ento da gua sofrer m ais resistncia? Em qual deles haver um m ovim ento m ais catico, m ais turbulento, com m aior interferncia do m eio (paredes e fundo)? E em qual deles a velocidade ser m enor? Provavelm ente, no canal natural, certo? Pois , o coeficiente de m anning visa dar um a m agnitude a essa resistncia ao escoam ento. Vejam abaixo a equao da velocidade de escoam ento (escoam ento uniform e): V
2 1 Rh3 I n 1 2

Portanto, segundo a equao de m anning, um a vazo pode ser representada por: Q V A


1 2 1 A Rh 3 I 2 , sendo: n

Q vazo (m /s); A rea (m ); 33

I declividade do canal (m /m ); R h raio hidrulico (m ), calculado pela diviso da rea pelo perm etro do canal; n coeficiente de rugosidade de m anning. Para a prova no necessrio decorar a equao de m anning (afinal de que iria adiantar se voc no conseguiria elevar R h a 2/3, certo?). O im portante ver que a vazo diretam ente proporcional rea e declividade do canal, m as inversam ente proporcional rugosidade. Com isso, pode-se concluir que: 1 Q uanto m aior a declividade de um canal, m aior sua capacidade de conduzir vazes; 2 - Q uanto m aior a rea de um canal, m aior sua capacidade de conduzir vazes; 3 - Q uanto m enor o coeficiente de m anning de um canal (m enor rugosidade, m enor resistncia ao escoam ento), m aior sua capacidade de conduzir vazes; Com o um engenheiro faz na prtica? A partir dos estudos hidrolgicos ele sabe a sua vazo de projeto (a vazo que um canal dever conduzir). G eralm ente, sua declividade j est dada ( a prpria declividade do curso de gua prexistente). Nesse caso, ele poder verificar quais sero a rea e o revestim ento capazes de tornar o canal suficiente para conduzir sua vazo de projeto. E onde entra o revestim ento na equao de m anning? No coeficiente de rugosidade! 3.1 E n ergia esp ecfica e n m ero d e F ro u d e Pessoal, vam os dar apenas um a aprofundadazinha aqui nessa parte visando garantir um a eventual questo sobre esse assunto. Para isso, vam os tentar ser o m ais sintticos possvel. A energia especfica pode ser definida com o a distncia entre o fundo do canal e a linha de energia. M atem aticam ente representada por: E y U2 , onde: 2g

E = energia especfica, y = profundidade; U = velocidade; g = acelerao da gravidade.

34

Para cada valor de energia, existem duas possibilidades de escoam ento: yfluvial e ytorrencial, sendo que: - y fluvial profundidade m aior, regim e tranquilo ou subcrtico - y torrencial - profunidade m enor, regim e rpido ou supercrtico O nm ero de Froude um adim ensional que caracteriza o regim e quanto energia: U , onde: gy h y h = a profundidade hidrulica, dada pela diviso da rea pela largura do canal na superfcie; Fr Vale destacar que: Escoam ento rpido: Fr > 1 (escoam ento supercrtico; regim e torrencial) Escoam ento lento: Fr < 1 (escoam ento subcrtico; escoam ento fluvial) Situao interm ediria: Fr = 1 Escoam ento Crtico (ou Regim e Crtico) Por fim , cabe o com entrio de que o nm ero de Froude relaciona a energia potencial (representada pela parcela do denom inador) e a energia cintica (representada pela velocidade no num erador). Assim , por exem plo, no regim e subcrtico, predom ina a parcela do denom inador, o que faz com que a linha d gua fique alta (energia potencial) e a velocidade baixa (energia cintica).

Q uestes de provas: (TCU/2005) possvel aum entar a capacidade de escoam ento em um canal trapezoidal sem m odificar a geom etria da seo transversal e sua declividade longitudinal.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

III TIP O S D E E STR U TU R AS HID R UL IC AS Pessoal, agora vam os para o item 1 do edital propriam ente dito: estruturas hidrulicas. Para o aproveitam ento dos recursos hdricos necessria, m uitas vezes, a im plantao de obras hidrulicas. Estas podem ser divididas em : 35

- Estruturas para transporte e conduo de gua: canais e bueiros; - Estruturas de arm azenam ento e conteno de gua: barragens; - Estruturas para controle de gua: vertedores (ou vertedouros) e dissipadores de energia. Passarem os agora a tratar dos vrios tipos de estruturas hidrulicas, sendo que esse estudo se concluir apenas na prxim a aula.

1 C an ais

Figura 14 Canal revestido escoam ento livre

Canais so estruturas hidrulicas que tm por objetivo a conduo de guas, de form a a com patibilizar as dem andas s disponibilidades. Essas dem andas podem ser para abastecim ento, irrigao, drenagem etc. Diferentem ente dos condutos sob presso, os canais operam em escoamento livre e, portanto, por gravidade. O dim ensionam ento de um canal pode ser diferente de acordo com as caractersticas da superfcie em contato com a gua (em funo de o canal ser revestido ou no). Deve-se projetar o canal segundo a hiptese de escoamento uniform e, todavia, im portante a determ inao da linha d gua em condies m ais realistas de projeto, supondo condies de escoam ento gradualm ente variado (lem brando: variado = aquele que varia ao longo de sua trajetria, ou seja, de m ontante para jusante). O s canais revestidos so m ais estveis, com o de se supor. Assim , o problem a de dim ensionam ento reduz-se otim izao da seo transversal para transportar a vazo de projeto a custos m nim os. Isso significa que, dados (i) o coeficiente de rugosidade, (ii) a declividade e (iii) a rea, deve-se buscar um a 36

seo geom trica com posta pelo m enor perm etro m olhado possvel. Assim , gasta-se m enos com revestim ento do canal. Essa denom inada a seo de m xim a eficincia. J os canais no-revestidos, ou erodveis (= que podem sofrer eroso, ou seja, podem perder m aterial slido das m argens e fundo), tm com o lim itao de projeto a sua prpria instabilidade. Essa caracterstica variar de acordo com a sua geom etria, dos m ateriais do canal e dos m ateriais conduzidos pela gua. Assim , pode-se dim ensionar esse tipo de canal pelo m todo da velocidade perm issvel ou o m todo das tenses de arraste. O prim eiro m todo (velocidade perm issvel) m ais sim ples e consiste em dim ensionar-se o canal respeitando-se as lim itaes de velocidades para que no ocorra a eroso do canal. O valor lim ite da velocidade m xim a ser funo do m aterial constituinte do canal e da carga de m aterial slido transportada pelo canal. O u seja, a presena de sedim entos na gua aum enta a ocorrncia de eroso, o que ocasiona a necessidade de que a velocidade de escoam ento seja m enor. Entretanto, esse m todo no leva em conta a geom etria da seo, apenas o tipo de m aterial. O segundo m todo (tenses de arraste) dim ensiona o canal de form a a m anter as tenses de cisalham ento (tenso de arraste) junto s paredes e ao fundo de canal inferiores a um a tenso adm issvel, valor a partir do qual ocorreriam processos erosivos. As tenses de arraste efetivas so diferentes no leito e nas paredes do canal. Se forem inferiores tenso crtica, o canal ser estvel. Q ualquer que seja o revestim ento do canal, necessrio verificar as velocidades do escoam ento, tanto para as m xim as quanto para as m nim as. No que tange as velocidades m xim as, m esm o nos canais revestidos, elas no podem ser to grandes que provoquem abraso (desgaste causado pelo fluxo da gua) na parede ou deslocam ento do revestim ento. H tam bm a verificao de velocidades m nim as de form a a se evitar a deposio de m aterial carreado e o crescim ento da vegetao nas m argens. Exige-se tam bm que crie um a distncia vertical entre o topo do canal e a superfcie da gua nas condies de projeto, denom inada borda livre. Funciona com o um a faixa de segurana, face s im precises e incertezas do dim ensionam ento. Adem ais, as bordas livres justificam -se tam bm em funo da form ao de ondas superficiais devido s im perfeies do canal, obstculos etc. Com o visto, o tipo de revestim ento de um canal interfere na sua capacidade de conduo hidrulica. Porm , h outros aspectos envolvidos. Canais em solos ou vegetao tm com o vantagens o baixo custo de im plantao e sua m elhor insero am biental. Por outro lado, as baixas velocidades adm issveis im plicam na necessidade de canais de m aior porte do 37

que aqueles correspondentes aos canais revestidos. Adem ais esses tipos de canal exigem m anuteno constante. Canais revestidos de concreto so m ais com um ente utilizados em locais em que a faixa disponvel para a im plantao da obra reduzida. O concreto perm ite um a grande flexibilidade na adoo da form a geom trica do canal, alm de perm itir m aiores velocidades de escoam ento, que possibilitam um a m aior capacidade de vazo. As sees de concreto no exigem tanta m anuteno quanto aquelas em solo ou vegetao. Com o desvantagens apontam -se o alto custo e aspectos am bientais. Em sistem as de drenagem , ocorrem im pactos hidrulicos devido antecipao dos picos de cheia. Alm desses tipos de revestim ento, destaca-se a utilizao de gabies (grades m etlicas preenchidas com pedra) e enrocam entos ou rip-raps (pedras lanadas ou arrum adas). Por fim , cabe destacar que a m edio de vazes em canais abertos pode se dar por interm dio de diversas tcnicas, tais com o: flutuadores, calhas Parshall, m olinetes ou em vertedores. Q uestes de prova (DESO/2003) Ao se provocar o alisam ento das paredes e do fundo de um canal ou de um rio, m antendo-se constantes as dem ais variveis, poder escoar m aior vazo por esse rio ou canal. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(DESO/2003) Ao se aum entar a declividade de um canal em laboratrio, e forem m antidas constantes as dem ais variveis, ento escoar m enor vazo por esse canal. ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

2 C o n d u to s so b p resso O s condutos sob presso (ou condutos forados) so aqueles que trabalham subm etidos a um a presso diferente (geralm ente m aior) da atm osfrica. Assim , sua seo deve ser sem pre fechada, e o lquido escoa em seu interior, enchendo-a totalm ente. Em geral, apresentam seo circular.

38

Figura 15 Tubulao em conduto forado

O s condutos forados podem funcionar por gravidade (declividade natural do terreno) ou por recalque (bom beam ento) vencendo desnveis entre o ponto de captao e o ponto de utilizao. A Figura 16 detalha a aplicao do teorem a de Bernoulli aos escoam entos em conduto forado. A Figura 16a apresenta um a situao sem escoam ento (v = 0 m /s). Nesse caso, a linha de presses (som a das cargas de posio e de presso) perm anece inalterada no nvel do ponto 1. Na situao em que h escoam ento (Figura 16b), a carga cintica no nula (v > 0 m /s). Portanto, com o o plano de energia (linha de presses adicionada carga de velocidade) continua no m esm o nvel, a linha de presses dim inui. Na situao da Figura 16c o dim etro do tubo dim inui. Com o a vazo perm anece a m esm a, segundo a equao da continuidade (Q = V.A) a velocidade aum enta, aum entando a carga cintica. Assim , h um a dim inuio ainda m aior da linha de presses.

39

GOMES

Figura 16 Teorem a de Bernoulli

Entretanto, na prtica, o lquido no conduto subm etido a foras de atrito (com a parede interna do tubo), que ocasionam um a perda de energia. Portanto, o plano de energia rebaixa-se proporcionalm ente perda de carga (com o visto anteriorm ente quando do estudo dos conceitos de hidrulica).

40

Pessoal, m uitas vezes, devido topografia do terreno, a tubulao poder estar totalm ente abaixo, coincidente ou acim a da linha piezom trica (de presses).

Figura 17 Tubulaes e linhas de carga

1 Tubulao totalm ente abaixo da linha piezom trica: presso superior presso atm osfrica. Portanto, o escoam ento contnuo est garantido. Apesar disso, nos pontos altos da tubulao, pode haver acum ulao de ar causando at a interrupo do escoam ento. Assim , nesses pontos, instalam -se ventosas, peas que rem ovem o ar e adm item a sua entrada no caso de esvaziam ento da tubulao. Nos pontos baixos exigem -se dispositivos de descarga, destinadas ao seu esvaziam ento para m anuteno. 2 Tubulao coincidente com a linha piezom trica (escoam ento livre): conduto livre ou canal. Deve-se destacar que em projetos de adutoras adota-se os traados 1 ou 2. 3 Tubulao corta a linha piezom trica: o trecho acim a da linha piezom trica fica sujeito a presses inferiores atm osfrica, o que aum enta o risco de contam inao da gua, com a entrada de im purezas do m eio externo para o interior da tubulao caso haja qualquer abertura (im perfeio) nas paredes do tubo. 4 Tubulao corta o plano de carga esttico: escoam ento ocorre naturalm ente apenas se a tubulao estiver cheia. 5 Tubulao corta a linha piezom trica absoluta: Nesse caso im possvel o escoam ento por gravidade. Exige-se a instalao de um a bom ba para im pulsionar o lquido at o ponto m ais alto. Por fim , vale citar que, em condutos fechados a m edio de vazes ocorre por m eio de tcnicas tais com o: tubos do tipo Venturi, tubo de Pitot etc. 41

2.1 - P erd a d e carg a Vim os que no escoam ento, o lquido transform a energia em calor no contato com a tubulao. Essa energia denom ina-se perda de carga. Essa perda de carga divide-se em contnua (ao longo do tubo) e localizada (em conexes, aparelhos etc.). A contnua deve-se, principalm ente, ao atrito interno. A razo entre a perda de carga contnua e o com prim ento do conduto (L), representa o gradiente ou a inclinao da linha de carga, e denom inada por perda de carga unitria (J):

h' L

A frm ula universal da perda de carga fornece o valor da perda de carga contnua.

h'

f .U

.L onde,

D .2 g
f = coeficiente de perda de carga; U = velocidade m dia do escoam ento (m /s); L = com prim ento do conduto (m ); D = dim etro do conduto (m ); g = acelerao da gravidade (m /s). O utra equao im portante para o clculo da perda de carga a equao de Hazen-W illiam s: J 10,64 Q1,8 5 , onde: C 1,8 5 D 4 ,8 7

J = perda de carga unitria (m /m ); C = coeficiente de perda de carga; Q = vazo (m /s); D = dim etro da tubulao (m ). Pessoal, sugerim os no se preocuparem em decorar as equaes acim a. O im portante perceber com o a perda de carga relaciona-se com o dim etro ou com a velocidade do escoam ento. 42

O coeficiente de perda de carga adim ensional e depende basicam ente do regim e de escoam ento (lam inar ou turbulento classificado em funo do Nm ero de Reynolds). Adicionalm ente s perdas contnuas, existem as localizadas, causadas por singularidades do tipo curva, juno, vlvula, m edidor, etc.

h"

K .U 2g

, onde:

K= coeficiente adim ensional; U= velocidade m dia do escoam ento (m /s) K um coeficiente adim ensional que depende da geom etria da singularidade e do Nm ero de Reynolds. Na prtica, adotam -se tabelas com valores padronizados. No custa repetir que o im portante no decorar essa equaes e sim entender, por exem plo, qual o efeito do aum ento do dim etro na perda de carga.

Q uestes de prova (TCE-TO/2008) Conduto forado aquele em que a gua escoa sem pre em sentido descendente, m antendo um a superfcie sob o efeito da presso atm osfrica.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

(PETRO BRS/2008) Em um dado ponto de um conduto forado de gua, a diferena entre a linha de carga total e a linha piezom trica resulta no valor da presso do lquido.

ESCREVA AQ UI SUA RESPO STA:

IV - Q U E S T E S D E P RO VA CO M ENTADAS Pessoal,

43

A partir de agora passarem os a com entar questes antigas de concurso. Essa parte da aula visa a reforar os conhecim entos, bem com o com plem entar alguns detalhes que foram pouco abordados. No fim da aula sero apresentadas essas questes sem o gabarito, favorecendo o treinam ento do aluno.

(AN A/2006) O s co m p o n en tes do ciclo hidro l gico in clu em a p recip itao , a evap o tran spirao , a infiltrao e o esco am en to su p erficial. G ABA: C Com o visto, esses itens so com ponentes do ciclo hidrolgico. Alguns com ponentes poderiam ser acrescentados com o, por exem plo, o escoam ento subterrneo, m as isso no torna a questo errada. (AN A/2006) A b acia hid ro g rfica p o d e ser d efinida a p artir d as cu rvas d e nvel d o terren o , b em co m o d a p o sio d e seu exu t rio . G ABA: C Correto. A bacia hidrogrfica norm alm ente estabelecida a partir do traado que abarque toda rea cujo escoam ento convirja para a sua seo de sada (ou exutrio). Esse traado pode ser feito pela topografia do terreno (a partir das curvas de nvel). (P etro b rs/2004) E m u m a b acia hid ro g rfica, rea d e cap tao d a g u a d e p recipitao , d em arcad a p o r d iviso res top o g rfico s, to d a a g u a captad a converge p ara um nico po n to d e sad a, o exutrio . G ABA: C Correto. Explicao dada no item anterior. (AN A/2006) As bacias d e g u as su p erficiais e subterrn eas so coinciden tes, u m a vez q u e o s d iviso res d e g uas d a su p erfcie d o terren o e d o s aq fero s so o s m esm o s. G ABA: E O erro est na afirm ao de que os lim ites (divisores) de bacia superficial e subterrneo so coincidentes. Um a sim ples observao da Figura 3 perm ite constatar que eles no os m esm os. (TC E-TO/2008 - ad ap tad o ) O plu vig rafo u m ap arelh o q u e serve p ara m edir a in ten sid ad e e d u rao d e ch u vas. G ABA: C

44

Correto. O pluvim etro m ede a altura de chuva entre dois perodos de observao. J o pluvigrafo registra os dados instantaneam ente, ou seja, perm ite a obteno da durao e, por conseqncia, da intensidade da chuva. (C H ES F/2002) Acerca d a coleta d e d ad o s e d o s m to d o s d e estim ativa d e p recipitao m d ia, ju lg u e os iten s q u e se seg u em . O m to d o m ais sim ples o d a m dia aritm tica, q u e req u er em su a aplicao u m a d istrib u io u nifo rm e d o s ap arelh o s d e m ed io d en tro d a b acia em estu d o . G ABA: C Correto. A m dia aritm tica o m todo m ais sim ples, exatam ente por no levar em conta a distribuio das estaes de m edio na bacia. Portanto, esse m todo perm ite obter dados bastante reais, desde que essas estaes (ou aparelhos) estejam uniform em ente distribudos na bacia. (C H ES F/2002) A fixao d o pero d o d e reto rn o d e um a en ch en te fu n o d e critrios eco n m ico s relativos ao s cu sto s d a o b ra em estud o . G ABA: C O perodo de retorno escolhido influir na dim enso da estrutura a ser projetada. Assim , para a escolha de um TR, dever ser considerado o custo que isso im plica. Estruturas m aiores perm item a passagem de vazes m aiores, associadas a TRs altos, porm so m uito m ais caras! (IE M A/2004) A vazo d e u m rio (Q ) p o d e ser calculad a p o r m eio d o p rodu to d a velo cidad e m dia d o flu xo (V ) p ela rea (A) d a seo tran sversal d o can al, isto , Q = V A. G ABA: C Com o visto, a vazo pode ser estim ada por m eio da m ultiplicao dos valores de velocidade e da rea da seo. a equao da continuidade que vim os na aula pessoal! (IE M A/2004) E m u m a seo de u m can al co m rea d e 52 m 2 em q u e a velo cid ad e d a g u a d e 2 m /s, a vazo ig u al a 104 m 3/s. G ABA: C A questo pode ser resolvida pela sim ples aplicao da equao continuidade: Q = V . A; ou 52 m . 2 m /s = 104 m /s da

(TC E-ES /2004) A curva-ch ave d e u m rio relacio n a vaz es co m nveis d e gu a d o rio . G ABA: C 45

A curva-chave de um a seo de rio ser obtida por vrios pares de valores observados de nveis d gua (cota) e vazes m edidas por m eio de equipam entos (por exem plo, m olinetes). (SE M AF /2004) A in filtrao das guas n a p r p ria b acia d e gerao d o exced en te h d rico p lu vial m in im iza o s risco s d e ench en tes u rb an as. G ABA: C Com o j visto na aula 0 e reforado nesta aula, o aum ento da infiltrao dim inuir as vazes de escoam ento superficial, reduzindo riscos de enchente. (C E AR P O R TO S/2004) A p resen a de veg etao n a b acia hid ro g rfica perm ite a reduo d o d efl vio . A in flu n cia positiva da veg etao co n statada n a intercep tao e p o sterio r evap o rao d a g u a d a chuva, na evap o tran spirao e n o au m en to d a infiltrao n o so lo . G ABA: C A vegetao aum enta a reteno de gua (nas folhas das plantas, por exem plo = interceptao), o que proporciona o aum ento da evaporao e da evapotranspirao. Alm disso, aum enta a infiltrao no solo, ao contrrio de um a regio urbanizada, im perm eabilizada. Assim , pode ser sim responsvel pela reduo do deflvio (escoam ento superficial da gua), na m edida em que fora parte da gua que precipita a no correr pela superfcie, m as sim pelo subsolo. (TJD F T/2007) U m a fo rm a d e estim ar a d isp o n ibilidad e h d rica su p erficial d e um a b acia hid ro g rfica a d eterminao d a cu rva d e perm an n cia das vazes. Acerca d essa cu rva, ju lg u e o s iten s a seguir. A cu rva d e p ermann cia a form a m ais precisa d e se estim ar a dispo n ib ilid ad e hd rica su p erficial d e um a bacia hid ro g rfica, p ois, alm d o valo r d a vazo , leva em co n siderao a seq n cia cro n o l g ica d a m esm a. G ABA: E Com o visto nesta aula, a curva de perm anncia distribui as vazes de acordo com suas m agnitudes, independentem ente da cronologia em que elas ocorrem . (IE M A/2004) A cu rva d e p erm an n cia a freq n cia com q u e oco rrem vazes in ferio res ao s valo res d e u m a srie tem po ral. G ABA: E Essa questo foi m al redigida, m as o erro est em afirm ar que a frequncia com que ocorrem vazo inferiores. Pois o correto, seria a frequncia em que ocorrem vazes iguais ou superiores a determ inado valor. Exem plo: Se a Q 90 igual a 10L/s, em 90% do tem po ocorrero vazes superiores a essa.

46

(SE M AF /2004) A regio n alizao d e vaz es p erm ite estim ar vaz es m xim as de um rio. G ABA: C Q uando no h dados disponveis sobre o local em que se realiza um estudo hidrolgico, recorre-se regionalizao de vazes: m xim as, m dias ou m nim as. As vazes desconhecidas de um a bacia podem ser estim adas por correlao (com parao) com o com portam ento das vazes em um a bacia hidrologicam ente hom ognea, ou seja, com sim ilaridade do regim e hidrolgico (chuvas, tem peraturas, um idades etc.). (TC E-ES /2004) O volum e m orto d e u m reservat rio o volum e d e g u a acim a d o n vel n o rm al d o reservat rio q u e p erd id o atravs d o verted o r em p ocas d e ch eias. G ABA: E O volum e m orto situa-se abaixo do NA m nim o do reservatrio, no sendo utilizado em sua operao. O volum e de gua acim a do NA norm al, e que levado em bora pela estrutura vertedoura cham ado de volum e vertido. (S G A-AC/2007) N o esco am ento u niform e em tu b u la es, o n m ero d e R eyno ld s p o d e ser u tilizad o p ara definir a zo n a d e esco amen to lam inar o u a d e escoam ento tu rb u len to . G ABA: C Correto. A partir do nm ero de Reynolds pode-se classificar o escoam ento em lam inar ou turbulento, com o vim os na aula. (S G A/2004) O s can ais d e co n d u o d e g u a so sem p re co n sid erados co n d u to s livres, en q u an to as tub u la es so d en o m inad as condu to s fo rad o s se a p resso ab soluta n a sup erfcie d a g u a for diferen te d a atm o sfrica. G ABA: C Canais abertos apresentaro sem pre escoam ento livre. J as tubulaes podero apresentar escoam ento livre ou forado, dependendo da presso na superfcie do lquido. Ser forado, se ela for diferente da presso atm osfrica. (S G A/2004) E m situa es p rticas, raram en te o co rre esco am ento lam in ar d e g u a em co n d u to s fech ado s, p ois essa um a caracterstica d e tu b o s de p eq u en o s d im etro s e baixa velo cidad e d e esco amento. G ABA: C Pessoal, realm ente na prtica no com um o escoam ento lam inar, havendo m ais ocorrncia do escoam ento turbulento. J a relao entre dim etros pequenos e baixa velocidades com escoam ento lam inar correta, j que essas 47

variveis im plicam num baixo valor do nm ero de Reynolds. Isso pode ser observado pela equao que traz a velocidade e o dim etro no num erador: V D Re (C E S P E /2008)O teo rem a d e B ern o u lli d eco rre d iretam en te d a co n servao de qu an tid ad e d e m o vim en to para fluidos. G ABA: E Pegadinha essa questo. Na realidade, o teorem a de Bernoulli decorre da conservao da energia, com o explicitado durante a aula. (TC U /2005) p o ssvel au m en tar a cap acid ad e d e esco am ento em u m can al trap ezoidal sem m o dificar a g eom etria d a seo tran sversal e su a declividad e lon g itu din al. G ABA: C Correto. Essa questo trata da equao de m anning. Com o visto, tam bm possvel aum entar a capacidade de vazo de um canal por m eio da alterao do coeficiente de rugosidade. (D E S O/2003) Ao se p ro vo car o alisam ento d as p ared es e d o fu n d o d e u m can al o u d e u m rio , m anten d o-se co nstan tes as d em ais variveis, p o d er esco ar m aio r vazo p o r esse rio o u can al. G ABA: C Com a dim inuio da rugosidade do escoam ento (m enor valor de n), aum entase a capacidade de conduo de vazes. Lem brando que na equao de M anning, o parm etro n est no divisor. Portanto, quanto m enor n (coeficiente de rugosidade de m anning), m aior Q (vazo). (D E S O/2003) Ao se aum en tar a d eclivid ad e d e u m can al em lab o rat rio , e fo rem m an tid as co n stantes as d em ais variveis, ento esco ar m en o r vazo p o r esse can al. G ABA: E Q uesto que aborda a interpretao da equao de M anning. Bem no estilo CESPE. Caso se aum ente a declividade de um canal, aum enta-se tam bm a vazo que pode ser escoada, pois, na equao de M anning, o parm etro I (declividade) est no num erador. Portanto, quanto m aior I, m aior Q (vazo). A assertiva est errada em afirm ar que seria m enor a vazo.

(TC E-TO/2008) C o n d u to fo rad o aq u ele em q u e a g u a escoa sem p re em sen tid o d escen den te, m an ten do u m a su p erfcie so b o efeito d a p resso atm o sfrica. 48

G ABA: E Errado. Essas caractersticas dizem respeito ao escoam ento livre (canal a cu aberto). (PE TR O B R S/2008) E m u m dad o p o n to d e u m co n d u to fo rad o d e g u a, a diferen a entre a lin h a d e carg a to tal e a lin h a p iezo m trica resulta n o valo r d a p resso d o lq uido . G ABA: E Com o visto, a linha de carga total abrange a carga cintica (velocidade), a carga de presso e a carga de posio (altura). A linha piezom trica abrange essas duas ltim as. Portanto, o que as difere a carga cintica, decorrente da velocidade do escoam ento. O utras questes sobre a aula de hoje: (D E S O-S E /2004) E n ten d e-se por b acia hid ro g rfica a regio d o len o l de g u a su b terrn eo abastecid a p o r rio s p erifrico s a essa reg io . G ABA: E A definio de bacia hidrogrfica subterrnea poderia ser a regio do lenol subterrneo que abastece os rios da regio at determ inada seo exutria. A assertiva apresentou a definio contrria. Alm disso, em em sentido am plo, pode-se relacionar a bacia com a topografia (superfcie) do terreno. (D E S O-S E /2004) O p lu vi m etro u m eq u ip am en to d estin ad o a m ed ir a q u an tid ad e d e p recipitao . G ABA: C Correto, de acordo com a definio apresentada na aula para este tipo de equipam ento. (D E S O-S E /2004) O m to d o d e Thiessen p ermite a d eterminao da p recipitao m d ia em u m a reg io . G ABA: C exatam ente essa a funo do m todo de Thiessen. Alm dele, tam bm podem determ inar a precipitao m dia da bacia os m todos da m dia aritm tica e das isoietas. (D E S O-S E /2004) O tem p o d e co n cen trao relativo a u m a seo d e u m cu rso d'g u a o tem p o n ecessrio p ara q u e, a p artir d o incio d e um a ch u va, to d a a b acia p asse a contrib u ir n a seo em estu d o . G ABA: C 49

Correto. Com o vim os, o tem po de concentrao o tem po gasto para um a gota de gua cair no ponto m ais distante da bacia e chegar at sua seo exutria. Esse tem po relevante, pois, a partir do m om ento em que a chuva que caiu no ponto m ais distante est contribuindo para o escoam ento no exutrio, todos os dem ais pontos da bacia tam bm estaro contribuindo (pois as gotas de gua chegaro em m enor tem po do que aquela gota da seo m ais longnqua). (D E S O-S E /2004) O fluvi g rafo u m ap arelh o q u e p o d e ser co rretam en te utilizad o p ara reg istrar as varia es do nvel d e g u a em u m a d eterminad a seo d e u m rio . G ABA: C Assertiva correta. Definio apresentada na aula indica total coerncia com o enunciado da questo (fluvigrafo registra os nveis dgua na seo de um rio). (P F /2004) A eq u ao Q = P - I + E , em q u e Q rep resen ta o volu m e d e gu a esco ad o an u al, P o vo lu m e d e p recip itao an u al, I o volum e d e in filtrao an u al e E o vo lu m e evap otran sp irad o an ual, p o d e q u antificar co rretam en te o efeito d o reflo restam en to so b re o vo lu m e d e g u a pro duzid a por um a bacia. G ABA:E Pessoal, verificando a equao apresentada, podem os perceber o erro no term o que representa a evapotranspirao (E). Vim os na aula que quanto m aior a evapotranspirao, m enor ser o escoam ento superficial. Assim , o sinal est trocado, sendo a equao correta: Q = P - I E (P F /2004) As m atas ciliares co ntrib u em p ara a red u o d e en ch en tes ao dim in u ir a velo cidad e d o escoam en to su p erficial antes q u e a g u a chegu e ao s can ais n atu rais. G ABA: C A m ata ciliar a vegetao que se desenvolve nas calhas dos rios. Ela dim inui a velocidade do escoam ento (com o visto na Aula 0), introduzindo um a rugosidade extra, com o vim os nesta aula 1. Por isso, o ato de retir-la e substitu-la por regies im perm eabilizadas, prom ove o aum ento das vazes de pico. (TC U /2005) A regio n alizao d e fu n es estatsticas p erm ite tran sfern cia d e in fo rma es en tre b acias p ara estu d o d e vaz es m n im as em u m rio . G ABA: C Algum as vezes no tem os inform aes sobre as vazes de determ inado local. Assim , pode-se utilizar da regionalizao, que perm itir a transferncia de inform aes de bacias com caractersticas sem elhantes para a seo em estudo. A regionalizao pode ser realizada para vazes m nim as, m dias ou m xim as. 50

(M P O G/2008) Q u an d o n o h ouver d ad o s flu vio m trico s d o m esm o lo cal o u em posto p r xim o , observad o s p o r p ero d o p elo m en o s igual ao n ecessrio p ara o s estu d o s, ser p ossvel estender o s d ados d o p ero d o o b servado, n o p osto d e interesse, p o r m eio d e co rrela es co m o u tro s p o sto s n o m esm o rio, o u d e rio s p r xim o s co m caractersticas sim ilares. G ABA: C Essa questo est correta e apresenta a m etodologia da regionalizao. (TJD F T/2007) U m a fo rm a d e estim ar a d isp o n ibilidad e h d rica su p erficial d e um a b acia hid ro g rfica a d eterminao d a cu rva d e perm an n cia das vazes. Acerca d essa cu rva, ju lg u e o s iten s a seguir. A cu rva de p erm an n cia d eve ser estim ad a a partir d e sries d e vaz es in stan tn eas o b servad as. G ABA: E A curva de perm anncia pode ser feita para vazes m dias dirias, sem anais ou m ensais. A vazo instantnea aquela escoada apenas naquele m om ento. praticam ente im possvel term os um registro histrico de vazes instantneas, pois para isso precisaram os estar registrando a vazo em todo e qualquer instante. A propsito, qual seria o instante de m edida? Um instante pode ser 1 m ilsim o de segundo! Diferencia-se portanto a vazo instantnea da vazo diria, j que essa ltim a representa a vazo m dia diria (calculada a partir de duas m edies, em dois perodos do dia). (AN A/2006) O p ero d o d e reto rn o d e u m a ch uva co m pro b ab ilid ad e d e o co rrn cia igu al a 0,05 d e 25 an o s. G ABA: E O perodo de retorno (ou de recorrncia) pode ser estim ado pelo inverso da probabilidade de ocorrncia. 1 1 TR 20anos P 0,05 Logo, a assertiva apresentou o resultado errado para este clculo extrem am ente sim ples. (AN A/2006) C o n sid ere q u e, em u m even to ch uvo so, a p recip itao m edid a acim a d as co p as d e u m a flo resta ten h a sid o d e 20 m m , a p recip itao m edid a ab aixo d essas co p as ten h a sid o d e 14 m m e o esco am ento p elo s tro n co s das rvo res ten h a sid o d e 3 m m . N essa situ ao , co rreto afirm ar q u e a in tercep tao d a ch u va p elas copas d e rvo res fo i d e 3 m m . G ABA: C

51

A questo trata de ciclo hidrolgico e balano hdrico da bacia. No caso, precipitaram 20m m e apenas 17 m m chegou ao solo (3m m pelo tronco + 14m m passou pelas folhagens). O que restou (3m m ) ficou retido nas copas das rvores (interceptao). (AN A/2006) O volum e d e esco am ento su p erficial d e u m a chuva diretam en te p ro p o rcio n al ao volum e p recipitad o e rea d a b acia d e d ren ag em , e in versam en te p ro p o rcion al ao volum e in filtrad o . G ABA: C Correto. Q uanto m aior a chuva, m aior o escoam ento superficial. Porm , ele ser m enor, quanto m aior for a infiltrao. Logo, realm ente a assertiva est correta. D u ran te u m even to ch u vo so , o vo d e um a p eq u en a p o n te fo i insu ficien te p ara acom o d ar o esco am ento d e u m rio , o q u e resu lto u n a d estru io d essa p o n te. N o lau d o d o p erito, fo i co nstatad o que a vazo d e p ro jeto foi su b d im en sio nad a, p o is o co eficien te d e escoam ento su p erficial fo ra su b estim ad o . Acerca d essa situ ao h ip ottica, ju lg u e o s seg uin tes itens. (AN A/2006) U m a o utra razo p ara esse ro m p im en to p o deria ter sid o a su p erestim ativa d o tem p o d e concentrao d a rea d e d ren agem a m o n tan te d a p o nte. G ABA: C Pessoal, questo interessante. A vazo de projeto foi subdim ensionada. Devem os saber que quanto m aior o tem po de concentrao da bacia, m enor ser a precipitao de projeto e consequentem ente a vazo de projeto. Isto ocorre porque num a bacia em que o escoam ento seja rpido (valor pequeno para o tem po de concentrao) qualquer chuva intensa, transform a-se em vazo no exutrio num curto espao de tem po. J se o tem po de concentrao for m aior, a vazo decorrente dessa chuva intensa de pequena durao, chegar em diferentes tem pos no exutrio, no havendo acm ulo dos picos ao m esm o tem po. Resum indo, a lgica da questo foi: Ao ser considerado o tem po de concentrao m aio r que o real, estim ou-se um a vazo de projeto m en o r que a real. (AN A/2006) M u d an as n o u so e n o m anejo d o solo d a rea a m o ntan te da p o n te, tais co m o u rb an izao , d esm atam en to etc., p o d em ter co n tribu d o para o au m en to d a vazo d e p ico , por m eio d a red u o d o co eficien te d e esco am ento su p erficial d essa rea. G ABA: E Vim os isso na aula de drenagem urbana. Tudo est correto, exceto dizer que h red u o do coeficiente de escoam ento superficial, pois a urbanizao e o desm atam ento causam aum ento desse escoam ento. 52

(PE TR O /2004) O s rio s so o s p rin cip ais co m p o n en tes d as b acias d e d ren ag em . A b acia d e d ren agem d e d eterm in ad o rio sep arad a d as bacias d e d ren ag em vizin h as p o r d iviso res d e g u as. G ABA: C Correto, conform e vim os na aula. O s rios so os cam inhos preferenciais das guas, ou seja, pontos m ais baixos do terreno, onde a gua chega pela fora da gravidade. Por outro lado, os divisores de guas so os topos do relevo, que so a fronteira de um a bacia hidrogrfica.

(SE M AF /2004) D enom in a-se hid ro g ram a o g rfico q u e acu m u la o volu m e d e ch u va precip itad a em u m a b acia ao lo n g o d o tem p o . G ABA: E O hidrogram a apresenta a variao das vazes ao longo do tem po. O nom e do grfico que expressa a quantidade de precipitao em um a determ inada unidade de tem po o hietogram a. (C E AR P O R TO S/2004) A m an eira m ais sim ples e rpid a d e estim ar a p recipitao m d ia em um a bacia h id rogrfica calcular a m d ia aritm tica d as leitu ras d o s plu vi m etro s esp alhad o s n a rea. S e o s p lu vi m etro s estiverem m al distrib ud o s, a m dia n o ser rep resen tativa. G ABA: C Correto. A m dia aritm tica o m todo m ais sim ples de se estim ar a precipitao m dia. M as, para se chegar a um valor prxim o ao real, os pluvim etros devem estar bem distribudos. (SE M AF /2004) P ara ch u vas inten sas, m aiores tem p o s d e reto rn o im p licam m en o res inten sidad es. G ABA: E Pessoal, quanto m aior o tem po de retorno, m enor a probabilidade de ocorrncia, portanto, m aior a chuva intensa ou a vazo de cheia. Caso se tratasse de vazes m nim as, por exem plo, quanto m aior o TR, m enor as vazes m nim as, j que se trata de um a probabilidade m enor de ocorrncia. (H o spital d as clnicas/2004) C o n sid era-se fo rad o o co ndu to n o q u al o lq u id o esco a so b p resso diferen te d a atm o sfrica, co m a can alizao fu n cion an d o sem p re to talm en te ch eia e o co n d u to sen d o sem p re fech ad o . G ABA: C Definio apresentada durante a aula. 53

(H o sp ital d as cln icas/2004) E m u m d ad o p o n to d e u m tu b o q u e co n d u z g u a so b regim e d e flu xo lam in ar, a d istn cia, ao lo n g o d a vertical, en tre a lin h a d e carg a h id rulica to tal e a lin h a p iezo m trica fu n o d a razo entre a p resso d a gu a n aq uele p o n to e d o p eso especfico d a g u a. G ABA: E O que diferencia a linha de carga total e a linha piezom trica a carga cintica (de velocidade). Portanto, m esm o que se altere a carga de presso (razo entre a presso da gua naquele ponto e do peso especfico da gua), no haver m udana na distncia vertical entre a linha piezom trica e a linha de carga total. (B AS A/2004) O raio hid ru lico d e u m can al ig u al rea d a su a seo tran sversal m o lh ad a divid id a p ela p ro fu n didad e. G ABA: E A definio de raio hidrulico j foi apresentada na aula. a rea dividida pelo perm etro. (B AS A/2004) O m ed id o r V en tu ri p erm ite m ed ir a vazo em co n d u to s fo rad o s. G ABA: C O m edidor Venturi pode ser utilizados para m edir vazes em condutos forados. (AN TAQ/2005) Tratan d o-se d e can ais, se garan tidas to d as as d em ais con d i es, q u anto m aio r o raio h id rulico , m eno r ser o nm ero d e R eyno ld s n esse esco am ento . G ABA: E Vim os durante a aula que, no caso de canais, quanto m aior o raio hidrulico (Rh), m aior o nm ero de Reynolds, observe: Re V Rh (equao de Reynolds para canais)

(AN TAQ/2005)76 D e aco rd o co m a f rm ula d e M an nin g , a velo cidade de esco am ento em u m can al ind ep en d e d e su a ru g o sid ad e. G ABA: E Vim os exaustivam ente que a rugosidade influi na velocidade, por m eio do cham ado coeficiente de M anning (n). (P etro b rs/2007) C o m relao ao s co nceito s d e flu xo lam in ar e de fluxo tu rb u len to , co rreto afirm ar q u e

54

O flu xo turbulento p ara valores m uito baixos do n mero de Reyn o ld s e, m edid a q u e o n m ero d e R eyno ld s aum enta acim a d e d eterm in ad o valo r, o flu xo p assa a ser lam in ar. G ABA: E Pessoal, analisando a tabela 1, vim os que o escoam ento ser turbulento, caso o nm ero de Reynolds apresente valores m aiores. (S G A-AC/2007) Abaixo d o n m ero esco am ento sem pre lam in ar. G ABA: C de Reyn o ld s crtico in ferio r o

Correto, de acordo com o com entado e tam bm pela observao da tabela 1. (S G A-AC/2007) P ara efeitos p rtico s d e en g en h aria, co n sid era-se q u e o esco am ento m u d a d e lam in ar p ara turb ulento q u an d o R e fo r tal q u e 2.300 < R e < 4.000.C G ABA: C De fato, nesse intervalo o escoam ento estar na fase de transio. M as observem pessoal, essa questo m uito decoreba para o estilo de provas que o Cespe tem adotado para os concursos de obras pblicas do TCU, ok?

(TC E-PE /2004) A f rm ula d e M an n in g p o d e ser u tilizad a n o dim en sio n am en to d e calh as p ara esco am ento d e g uas p lu viais d e telh ados. G ABA: C Exato. No dim ensionam ento de calhas de telhado ou de sarjetas de rua, por exem plo, considera-se que funcionam com o canal, podendo ser utilizada a equao de m anning para seu dim ensionam ento. (TC U /2005) N o dim en sion amen to d e o b ras d e d ren ag em p ara p avim en to s, a cap acid ade d e vazo , o u d escarg a, d as sarjetas d e co rte e m eio fio d e aterro p o d e ser d eterm in ad a p ela frm u la d e M an nin g . G ABA: C Exato, com o explicado na questo anterior. (SE M AF /2004) A cap acid ad e d e vazo d as sarjetas d ep en de d a su a form a, d eclividad e e ru g o sidad e. G ABA: C De fato, com o dim ensionam-se sarjetas pela equao de m anning, essas variveis influenciaro o escoam ento. 55

(SE M AF /2004) Ao se p ro vo car o alisam en to d as p ared es e d o fun d o d e u m can al o u d e u m rio , m anten d o-se co nstan tes as d em ais variveis, p o d er esco ar m aio r vazo p o r esse rio o u can al. G ABA: C Segundo a equao de m anning, aum enta-se a capacidade de vazes com a dim inuio da rugosidade.

(SE M AF /2004) Ao se au m entar a d eclividad e d e u m can al em lab o rat rio , e fo rem m an tid as co n stantes as d em ais variveis, ento esco ar m en o r vazo p o r esse can al. G ABA: E Segundo a equao de m anning, aum enta-se a capacidade de vazes com o aum ento da declividade.

(S E S P A/2004) N o s sistem as d e ab astecim en to d e g u a, o fu n cio n am en to sem interru p o d o servio dep en d e d e alg u n s iten s d e con cep o d as ad u to ras. P ara tanto , as ad u to ras d e co n d u to fo rad o d evem possuir vlvu las de d escarga, p ara perm itir o esvaziam en to d e trech o s d o condu to para lim p eza d a linha e m anuten o e rep aros. G ABA: C Correto. Abordam os esse assunto na aula. Nos pontos baixos das tubulaes, sero previstas estruturas de descarga. (B AS A/2004) A ven to sa p erm ite a en trad a d e ar em u m co n d u to fo rad o q u an d o a p resso no in terio r d o co n d u to fica ab aixo d e u m valo r p refixad o . G ABA: C Correto. Abordam os esse assunto na aula. As ventosas perm item a troca de ar da tubulao com o am biente. No caso de a presso interior est alta, proporciona a sada de ar, no caso de estar baixa, proporciona a entrada. Ufa! Pessoal, foram m uitas questes sobre a aula de hoje. Para fechar com chave de ouro agora apresentarem os algum as questes restantes referentes ao tem a de drenagem urbana. O s g rfico s ab aixo po ssu em am b o s o s eixo s n a m esm a escala. N o m esm o m u nicp io , o s g rfico s rep resen tam eventos d e ch u va idn tico s e as co tas verificad as n o rio da localid ad e. O segu n d o evento o co rreu 20 an o s d ep ois do prim eiro.

56

C o m b ase n a an lise d o s g rfico s acim a, ju lg u e o s iten sassin ale a o p o correta. O g rfico A rep resen ta even to d e chu va e o respectivo esco am en to o co rrid o em rea co m caracterstica m ais u rb an a q u e o rep resen tad o n o grfico B . G ABA: E O grfico de vazo ser m ais acentuado na bacia urbanizada. C o rp o s d g u a q u e resp ond am s ch u vas seg u n d o o g rfico B rep resen tam m en o s risco s d e so frerem en ch en tes d o q u e o s q u e respond am com o no g rfico A. G ABA: E As vazes do grfico B so m ais acentuadas, portanto, h m aior risco de enchentes. O fato d e o rio ter sid o can alizad o p o d e ter sid o u m dos fato res q u e cau saram a m u d ana d e resposta d o esco am en to d o referid o rio , co n fo rm e rep resen tad o n o g rfico A e n o g rfico B . G ABA: C Rios canalizados escoam vazes com m aior velocidade produzindo m aiores vazes pico. O s dad o s p lu vio m trico s observados p erm item concluir que o s even to s d e ch u va foram m ais in ten so s com o p assar d o s an o s. G ABA: E Um a anlise do grfico perm ite observar que a chuva foi a m esm a, havendo alterao nas vazes apenas (essas dependem da resposta da bacia chuva).

57

Q u an to m ais im p erm eab ilizad o estiver o so lo , m aior ser a ten d n cia d e u m rio resp o n d er a u m even to d e ch u va d a m esm a m an eira que o rep resen tad o n o g rfico A. G ABA: E Pelo contrrio, a urbanizao aproxim ar o escoam ento do grfico B. (M P O G/2008) P ara cid ad es com at 50.000 h ab itan tes, d eve-se ad otar, n o pro jeto , vazo m xim a co m 10 ano s de tem p o d e retorn o , enq u anto , p ara cid ad es co m m ais d e 50.000 h abitan tes, d eve-se u sar vazo m xim a co m 15 ano s d e tem p o de reto rn o . G ABA: E A questo no citou se trata de m icro ou m acrodrenagem . De qualquer form a, a literatura preconiza que o sistem a de m icrodrenagem pode ser projetado para um perodo de retorno que varia de 2 a 10 anos. J o sistem a de m acrodrenagem , 25 a 100 anos.

(M P O G/2008) O m to d o racio n al p ara a estim ativa d o h id ro g ram a d e esco am ento su p erficial co n sid era q u e a p recipitao d e p ro jeto un iform em en te distribuda n a b acia. G ABA: E O hidrogram a um grfico que descreve a variao de vazo ao longo do tem po. H equaes e m odelos que podem calcular o hidrogram a de projeto para dim ensionam ento de estruturas hidrulicas. Entretanto, com o visto, o m todo racional nos fornece apenas a vazo de pico, a vazo m xim a, no apresentando toda sua variao ao longo do tem po. Por outro lado, correto que este m todo tem com o prem issa a distribuio uniform e da chuva na bacia. Por outro lado, h autores que consideram que h um hidrogram a (de form a triangular) com o vrtice coincidindo com a vazo de pico. (Aracaj /2003) Q u an d o se d im en sio n a o sistem a d e d ren ag em u rb an a, tem - se d e ad o tar u m valor d e p erodo d e retorno , o qu e equivale a dim ension ar o sistem a p ara u m a vazo q u e p o d e ser ultrap assad a. Isso sig nifica q u e, em assim fazen d o , se d ecid e auto m aticam en te o risco d e inun d a es a q u e a p o p ulao ain d a estar sujeita, m esm o ap s o in cio de fu n cio n am en to d o sistem a d e d ren ag em co m pleto . G ABA: C Correto. Ao escolher o TR, o engenheiro est optando pelo risco de ultrapassagem da vazo m xim a. Essa escolha depender dos custos envolvidos e problem as gerados pelas inundaes.

58

(Aracaj /2003) N o dim en sio n am en to d a red e d e d ren ag em p elo m to d o racio n al, u tiliza-se o tem po d e co n centrao n a b acia de co leta, q u e d eterm inad o , p ara u m a seo , p ela som a d o s tem po s d e con cen trao d o s diferentes trech o s a m o ntan te. Q u an d o vrio s trech o s d a red e afluem p ara um d eterm in ado trech o , existiro vrios e d iferen tes tem p o s d e co n cen trao , d even d o-se to m ar o m aior d eles. G ABA: C Correto. O tem po de concentrao refere-se ao m aior tem po de deslocam ento na bacia. Isso porque esse tem po determ ina o m om ento a partir do qual toda a bacia passa a contribuir para a seo de estudo. (Aracaj /2003) O im p acto d a u rb anizao so b re a d ren ag em u rb an a refletese in ten sam en te n o p ico d e vazo d e ch eia, d ep en d en d o d a p o rcen tagem de rea urb an izada e d a po rcen tag em d e rea servid a p o r ob ras d e d ren ag em u rb an a. G ABA: C Certo. Com o vim os o pico de vazo influenciado pelo uso de bacia e tam bm pelas obras de drenagem que ocorrem a m ontante. Na aula 0 foi com entado que a construo de obras de m icrodrenagem interferem na vazo escoada a jusante para as obras de m acrodrenagem . (S G A-AC/2007) C o m o altern ativa p ara aten u ar a freq n cia e m ag nitu d e d as en chen tes em reas u rb an as, tem sid o ad o tad o n o p as o u so d e su p erfcies e m ateriais p erm eveis (tais co m o p avim en to s p o ro so s, b lo co s vazad o s etc.) p ara a co n stru o d e ru as. E m relao ao s m ateriais u sad o s p ara a infiltrao d e g u a n o solo, assinale a o p o co rreta. A u tilizao d e blo co s vazad o s d eve ser restrita a ru as d e trn sito d e vecu lo s leves. G ABA: C Com o afirm ado na aula 0, os blocos vazados sofrem im pacto acentuado pelo trnsito de veculos pesados. O que pode com pactar a regio destinada infiltrao. A eficin cia d o s p avim en to s p erm eveis p o ten cializad a co m o au m en to d a d eclivid ad e lon g itu d in al d a ru a. G ABA: E Caso se aum ente a declividade da rua, a velocidade do escoam ento aum enta. Caso a gua ficasse parada, haveria um a m aior oportunidade de infiltrao. A u tilizao d e p avim ento s p o ro so s p ossu i a van tag em d e ap resentar eficin cia ap ro xim ad am en te co n stan te ao lon g o d o tem p o . 59

G ABA: E Foi com entado na aula 0 que com o tem po, h o risco de colm atao dos poros do pavim ento perm evel. O s b lo co s vazad o s d evem ser m o n tad o s so b re u m a b ase im p erm evel e o s esp ao s vazio s p o steriorm en te p reen ch id o s co m terra o u areia. G ABA: E Caso a base seja im perm evel no haver o favorecimento infiltrao. P ro p o sta d e q u esto discu rsiva Um auditor federal de controle externo foi escalado para auditar as obras de alargam ento da calha do principal curso de gua do m unicpio X, realizadas com recursos federais. Do processo, ele extraiu as seguintes informaes: A m otivao da obra seriam as inundaes ocorridas naquela regio. Elas haviam tornado-se m ais frequentes com o crescim ento da populao urbana da cidade que aum entara 30% nos ltim os 10 anos; A superfcie da calha do canal existente de solos e pedregulhos. Para aum entar a capacidade de vazes do canal, a soluo proposta para o problem a consistiu em alargam ento da calha do rio, preservando o m aterial de sua superfcie em solos e pedregulhos; Q uanto legalidade da docum entao, no havia problem a. Entretanto, os enorm es volum es de escavaes em rocha que seriam necessrios para o alargam ento do curso de gua, estavam encarecendo a obra a ponto de inviabiliz-la; O curso de gua em questo passaria logo a jusante no m unicpio Y, que .h anos no sofre com enchentes.

Redija um a dissertao sobre as concluses que poderiam ser tiradas pelo auditor, apresentando eventuais recom endaes que ele poderia fazer visando a econom izar os recursos pblicos. Aborde necessariam ente os seguintes pontos (20 linhas): com petente o TCU para fiscalizar essa obra, visto ela ser realizada pelo m unicpio? O que poderia ser a causa do aum ento das inundaes na cidade? A soluo proposta foi a m elhor, considerando a necessidade do aum ento da capacidade do canal? Q ue consideraes seriam pertinentes a respeito do im pacto desse aum ento da capacidade de escoam ento do canal no m unicpio Y, localizado a jusante?

At a prxim a aula. Bons estudos! 60 w w w .po n todo scon cu tsos.com .b r

R efern cias Bib lio g rficas: Baptista, M rcio e Lara, M rcia. Fundam entos de Engenharia Hidrulica. U FM G: 2002. Baptista, M rcio. Notas de Aula: Elem entos de Hidrulica Conceitos Bsicos, 2009. CHO W , Ven T. et al. Applied Hydrology. 1 ed., 1995. G uim ares, Jlio C. F. Auditoria de O bras M aterial de Apoio. Cathedra Com petncias Profissionais, 2005. Naghettini, M auro. Engenharia de Recursos Hdricos: Notas de Aula. UFM G , 1999. UFSC. Notas de aula de Hidrodinm ica Centro de C incias Agrrias Universidade Federal de Santa Catarina Studart, Ticiana e Cam pos, Nilson. Hidrologia Aplicada, 2004. Vilela, S.M . e M attos, A. Hidrologia aplicada. So Paulo: M c G raw-Hill do Brasil, 1975.

61

LIS TA D AS Q UE ST ES C OM E NTADAS (AN A/2006) O s co m p o n en tes do ciclo hidro l gico in clu em a p recip itao , a evap o tran spirao , a infiltrao e o esco am en to su p erficial. (AN A/2006) A b acia hid ro g rfica p o d e ser d efinida a p artir d as cu rvas d e nvel d o terren o , b em co m o d a p o sio d e seu exu t rio . (P etro b rs/2004) E m u m a b acia hid ro g rfica, rea d e cap tao d a g u a d e p recipitao , d em arcad a p o r d iviso res top o g rfico s, to d a a g u a captad a converge p ara um nico po n to d e sad a, o exutrio . (AN A/2006) As bacias d e g u as su p erficiais e subterrn eas so coinciden tes, u m a vez q u e o s d iviso res d e g uas d a su p erfcie d o terren o e d o s aq fero s so o s m esm o s. (TC E-TO/2008 - ad ap tad o ) O plu vig rafo u m ap arelh o q u e serve p ara m edir a in ten sid ad e e d u rao d e ch u vas. (C H ES F/2002) Acerca d a coleta d e d ad o s e d o s m to d o s d e estim ativa d e p recipitao m dia, ju lg u e o s iten s q u e se seg u em . O m to d o m ais sim ples o d a m dia aritm tica, q u e req u er em su a aplicao u m a d istrib u io u nifo rm e d o s ap arelh o s d e m ed io d en tro d a b acia em estu d o . (C H ES F/2002) A fixao d o pero d o d e reto rn o d e um a en ch en te fu n o d e critrios eco n m ico s relativos ao s cu sto s d a o b ra em estud o . (IE M A/2004) A vazo d e u m rio (Q ) p o d e ser calculad a p o r m eio d o p rodu to d a velo cidad e m dia d o flu xo (V ) p ela rea (A) d a seo tran sversal d o can al, isto , Q = V A. (IE M A/2004) E m u m a seo de u m can al co m rea d e 52 m 2 em q u e a velo cid ad e d a g u a d e 2 m /s, a vazo ig u al a 104 m 3/s. (TC E-ES /2004) A curva-ch ave d e u m rio relacio n a vaz es co m nveis d e gu a d o rio . (SE M AF /2004) A in filtrao d as guas n a p r p ria b acia d e gerao d o exced en te h d rico p lu vial m in im iza o s risco s d e ench en tes u rb an as. (C E AR P O R TO S/2004) A p resen a de veg etao n a b acia hid ro g rfica perm ite a reduo d o d efl vio . A in flu n cia positiva da veg etao co n statada n a intercep tao e p o sterio r evap o rao d a g u a d a chuva, n a evap o tran spirao e n o au m en to d a infiltrao n o so lo . 62

(TJD F T/2007)U m a form a d e estim ar a d isp o n ib ilid ad e hd rica su p erficial d e um a b acia hid ro g rfica a d eterminao d a cu rva d e perm an n cia das vazes. Acerca d essa cu rva, ju lg u e o s iten s a seguir. A cu rva d e p ermann cia a form a m ais precisa d e se estim ar a dispo n ib ilid ad e hd rica su p erficial d e um a bacia hid ro g rfica, p ois, alm d o valo r d a vazo , leva em co n siderao a seq n cia cro n o l g ica d a m esm a. (IE M A/2004) A cu rva d e p erm an n cia a freq n cia com q u e oco rrem vazes in ferio res ao s valo res d e u m a srie tem po ral. (SE M AF /2004) A regio n alizao d e vaz es p erm ite estim ar vaz es m xim as de um rio. (TC E-ES /2004) O volum e m orto d e u m reservat rio o volum e d e g u a acim a d o n vel n o rm al d o reservat rio q u e p erd id o atravs d o verted o r em p ocas d e ch eias. (S G A-AC/2007) N o esco am ento u nifo rm e em tu b u la es, o n m ero d e R eyno ld s p o d e ser u tilizad o p ara d efinir a zo n a d e esco amen to lam inar o u a d e escoam ento tu rb u len to . (S G A/2004) O s can ais d e co n d u o d e g u a so sem p re co n sid erados co n d u to s livres, en q u an to as tub u la es so d en o m inad as condu to s fo rad o s se a p resso ab soluta n a sup erfcie d a g u a for diferen te d a atm o sfrica. (S G A/2004) E m situa es p rticas, raram en te o co rre esco am en to lam in ar d e g u a em co n d u to s fech ado s, p ois essa um a caracterstica d e tu b o s de p eq u en o s d im etro s e baixa velo cidad e d e esco amento. (C E S P E /2008)O teo rem a d e B ern o u lli d eco rre d iretam en te d a co n servao de qu an tid ad e d e m o vim en to para fluidos. (TC U /2005) p o ssvel au m en tar a cap acid ad e d e esco am ento em u m can al trap ezoidal sem m o dificar a g eom etria d a seo tran sversal e su a declividad e lon g itu din al. (DE S O/2003) Ao se p ro vo car o alisam ento das p ared es e d o fu n d o d e u m can al o u d e u m rio , m anten d o-se co nstan tes as d em ais variveis, p o d er esco ar m aio r vazo p o r esse rio o u can al. (D E S O/2003) Ao se aum en tar a d eclivid ad e d e u m can al em lab o rat rio , e fo rem m an tid as co n stantes as d em ais variveis, ento esco ar m en o r vazo p o r esse can al.

63

(TC E-TO/2008) C o n d u to fo rad o aq u ele em q u e a g u a escoa sem p re em sen tid o d escen den te, m an ten d o u m a su p erfcie so b o efeito d a p resso atm o sfrica. (PE TR O B R S/2008)E m u m d ad o p o n to d e u m co n d u to fo rad o d e g u a, a diferen a entre a lin h a d e carg a to tal e a lin h a p iezo m trica resulta n o valo r d a p resso d o lq uido . (D E S O-S E /2004) E n ten d e-se por b acia hid ro g rfica a regio d o len o l de g u a su b terrn eo abastecid a p o r rio s p erifrico s a essa reg io . (D E S O-S E /2004) O p lu vi m etro u m eq u ip am en to d estin ad o a m ed ir a q u an tid ad e d e p recipitao . (D E S O-S E /2004) O m to d o d e Thiessen p ermite a d eterminao da p recipitao m d ia em u m a reg io . (D E S O-S E /2004) O tem p o d e co n cen trao relativo a u m a seo d e u m cu rso d'g u a o tem p o n ecessrio p ara q u e, a p artir d o incio d e um a ch u va, to d a a b acia p asse a contrib u ir n a seo em estu d o . (D E S O-S E /2004) O fluvi g rafo u m ap arelh o q u e p o d e ser co rretam en te utilizad o p ara reg istrar as varia es do nvel d e g u a em u m a d eterminad a seo d e u m rio . (P F /2004) A eq u ao Q = P - I + E , em q u e Q rep resen ta o volu m e d e gu a esco ad o an u al, P o vo lu m e d e p recip itao an u al, I o volum e d e in filtrao an u al e E o vo lu m e evap otran sp irad o an ual, p o d e q u antificar co rretam en te o efeito d o reflo restam en to so b re o vo lu m e d e g u a pro duzid a por um a bacia. (P F /2004) As m atas ciliares co ntrib u em p ara a red u o d e en ch en tes ao dim in u ir a velo cidad e d o escoam en to su p erficial antes q u e a gu a chegu e ao s can ais n atu rais. (TC U /2005)A reg io n alizao d e fu n es estatsticas p ermite tran sfern cia d e in fo rma es en tre b acias p ara estu d o d e vaz es m n im as em u m rio . (M P O G/2008) Q u an d o n o h ouver d ad o s flu vio m trico s d o m esm o lo cal o u em posto p r xim o , observad o s p o r p ero d o p elo m en o s igual ao n ecessrio p ara o s estu d o s, ser p o ssvel estender o s d ados d o p ero d o o b servado, n o p osto d e interesse, p o r m eio d e co rrela es co m o u tro s p o sto s n o m esm o rio, o u d e rio s p r xim o s co m caractersticas sim ilares.

64

(TJD F T/2007)U m a form a d e estim ar a d isp o n ib ilid ad e hd rica su p erficial d e um a b acia hid ro g rfica a d eterminao d a cu rva d e perm an n cia das vazes. Acerca d essa cu rva, ju lg u e o s iten s a seguir. A cu rva de p erm an n cia d eve ser estim ad a a partir d e sries d e vaz es in stan tn eas o b servad as. (AN A/2006) O p ero d o de reto rn o d e u m a ch uva co m pro b ab ilid ad e d e o co rrn cia igu al a 0,05 d e 25 an o s. (AN A/2006) C o n sid ere q u e, em u m even to ch uvo so, a p recip itao m edid a acim a d as co p as d e u m a flo resta ten h a sid o d e 20 m m , a p recip itao m edid a ab aixo d essas co p as ten h a sid o d e 14 m m e o esco am en to p elo s tro n co s das rvo res ten h a sid o d e 3 m m . N essa situ ao , co rreto afirm ar q u e a in tercep tao d a ch u va p elas copas d e rvo res fo i d e 3 m m . (AN A/2006) O volum e d e esco am ento su p erficial d e u m a chuva diretam en te p ro p o rcio n al ao volum e p recipitad o e rea d a b acia d e d ren ag em , e in versam en te p ro p o rcion al ao volum e in filtrad o . D u ran te u m even to ch u vo so , o vo d e um a p eq u en a p o n te fo i insu ficien te p ara acom o d ar o esco am ento d e u m rio , o q u e resu lto u n a d estru io d essa p o n te. N o lau d o d o p erito, fo i co nstatad o que a vazo d e p ro jeto foi su b d im en sio nad a, p o is o co eficien te d e escoam ento su p erficial fo ra su b estim ad o . Acerca d essa situ ao h ip ottica, ju lg u e o s seg uin tes itens. (AN A/2006) U m a o utra razo p ara esse ro m p im en to p o deria ter sid o a su p erestim ativa d o tem p o d e concentrao d a rea d e d ren agem a m o n tan te d a p o nte. (AN A/2006) M ud an as n o u so e n o m anejo d o solo d a rea a m o ntan te da p o n te, tais co m o u rb an izao , d esm atam en to etc., p o d em ter co n tribu d o para o au m en to d a vazo d e p ico , por m eio d a red u o d o co eficien te d e esco am ento su p erficial d essa rea. (PE TR O /2004) O s rio s so o s p rin cip ais co m p o n en tes d as b acias d e d ren ag em . A b acia d e d ren agem d e d eterm in ad o rio sep arad a d as bacias d e d ren ag em vizin h as p o r d iviso res d e g u as. (SE M AF /2004) D enom in a-se hid ro g ram a o g rfico q u e acu m u la o volu m e d e ch u va p recip itad a em u m a b acia ao lo n g o d o tem p o . (CE AR P O R TO S/2004) A m an eira m ais sim ples e rpid a d e estim ar a p recipitao m d ia em um a bacia h id rogrfica calcular a m d ia aritm tica d as leitu ras d o s plu vi m etro s esp alhad o s n a rea. S e o s p lu vi m etro s estiverem m al distrib ud o s, a m dia n o ser rep resen tativa.

65

(SE M AF /2004) P ara ch u vas inten sas, m aiores tem p o s d e reto rn o im p licam m en o res inten sidad es. (H o spital d as clnicas/2004) C o n sid era-se fo rad o o co ndu to n o q u al o lq u id o esco a so b p resso diferen te d a atm o sfrica, co m a can alizao fu n cion an d o sem p re to talm en te ch eia e o co n d u to sen d o sem p re fech ad o . (H o sp ital d as cln icas/2004) E m u m d ad o p o n to d e u m tu b o q u e co n d u z g u a so b regim e d e flu xo lam in ar, a d istn cia, ao lo n g o d a vertical, en tre a lin h a d e carg a h id rulica to tal e a lin h a p iezo m trica fu n o d a razo entre a p resso d a gu a n aq uele p o n to e d o p eso especfico d a g u a. (B AS A/2004) O raio hid ru lico d e u m can al ig u al rea d a su a seo tran sversal m o lh ad a divid id a p ela p ro fu n didad e. (B AS A/2004) O m ed id o r V en tu ri p erm ite m ed ir a vazo em co n d u to s fo rad o s. (AN TAQ/2005)Tratan d o-se d e can ais, se g arantid as tod as as dem ais con d i es, q u anto m aio r o raio h id rulico , m eno r ser o nm ero d e R eyno ld s n esse esco am ento . (AN TAQ/2005)76 D e aco rd o co m a f rm ula d e M an nin g , a velo cidade de esco am ento em u m can al ind ep en d e d e su a ru g o sid ad e. (P etro b rs/2007) C o m relao ao s co nceito s d e flu xo lam in ar e de fluxo tu rb u len to , co rreto afirm ar q u e O flu xo turbulento p ara valores m uito baixos do n mero de Reyn o ld s e, m edid a que o n m ero d e Reyno ld s aum en ta acim a d e d eterm in ad o valo r, o flu xo p assa a ser lam in ar. (S G A-AC/2007) Abaixo d o n m ero esco am ento sem pre lam in ar. de Reyn o ld s crtico in ferio r o

(S G A-AC/2007) P ara efeitos p rtico s d e en g en h aria, co n sid era-se q u e o esco am ento m u d a d e lam in ar p ara tu rb ulen to q u an d o R e fo r tal q u e 2.300 < R e < 4.000.C (TC E-PE /2004) A f rm ula d e M an n in g p o d e ser u tilizad a n o dim en sio n am en to d e calh as p ara esco am ento d e g uas p lu viais d e telh ados. (TC U /2005) N o dim en sion amen to d e o b ras d e d ren ag em p ara p avim en to s, a cap acid ade d e vazo , o u d escarg a, d as sarjetas d e co rte e m eio fio d e aterro p o d e ser d eterm in ad a p ela frm u la d e M an nin g . 66

(SE M AF /2004)A cap acid ad e d e vazo d as sarjetas d ep ende d a su a fo rm a, d eclividad e e ru g o sidad e. (SE M AF /2004) Ao se p ro vo car o alisam en to d as p ared es e d o fun d o d e u m can al o u d e u m rio , m anten d o-se co nstan tes as d em ais variveis, p o d er esco ar m aio r vazo p o r esse rio o u can al. (SE M AF /2004) Ao se au m entar a d eclividad e d e u m can al em lab o rat rio , e fo rem m an tid as co n stan tes as d em ais variveis, ento esco ar m en o r vazo p o r esse can al. (SE SP A/2004) N o s sistem as d e ab astecim en to d e g u a, o fu n cio n amen to sem interru p o d o servio dep en d e d e alg u n s iten s d e con cep o d as ad u to ras. P ara tan to , as ad u to ras d e co n d u to fo rad o d evem possuir vlvu las de d escarga, p ara perm itir o esvaziam en to d e trech o s d o condu to para lim p eza d a linha e m anuten o e rep aros. (B AS A/2004) A ven to sa p erm ite a en trad a d e ar em u m co n d u to fo rad o q u an d o a p resso no in terio r d o co n d u to fica ab aixo d e u m valo r p refixado . O s g rfico s ab aixo po ssu em am b o s o s eixo s n a m esm a escala. N o m esm o m u nicp io , o s g rfico s rep resen tam eventos d e ch u va idn tico s e as co tas verificad as n o rio da localid ad e. O segu n d o evento o co rreu 20 an o s d ep ois do prim eiro.

PEREIRA GOMES ELCY


C o m b ase n a an lise d o s g rfico s acim a, ju lg u e o s iten sassin ale a o p o correta. O g rfico A rep resen ta even to d e chu va e o respectivo esco am en to o co rrid o em rea co m caracterstica m ais u rb an a q u e o rep resen tad o n o grfico B . Corp o s dgua qu e resp ond am s ch u vas seg u n d o o g rfico B rep resen tam m en o s risco s d e so frerem en ch en tes d o q u e o s q u e respond am com o no g rfico A. 67

O fato d e o rio ter sid o can alizad o p o d e ter sid o u m dos fato res q u e cau saram a m u d ana d e resposta d o esco am en to d o referid o rio , co n fo rm e rep resen tad o n o g rfico A e n o g rfico B . O s dad o s p lu vio m trico s observados p erm item concluir que o s even to s d e ch u va foram m ais in ten so s com o p assar d o s an o s. Q u an to m ais im p erm eab ilizad o estiver o so lo , m aior ser a ten d n cia d e u m rio resp o n d er a u m even to d e ch u va d a m esm a m an eira que o rep resen tad o n o g rfico A. (M P O G/2008) P ara cid ad es com at 50.000 h ab itan tes, d eve-se ad otar, n o pro jeto , vazo m xim a co m 10 ano s de tem p o d e retorn o , enq u anto , p ara cid ad es co m m ais d e 50.000 h abitan tes, d eve-se u sar vazo m xim a co m 15 an o s d e tem p o de reto rn o . (M P O G/2008) O m to d o racio n al p ara a estim ativa d o h id ro g ram a d e esco am ento su p erficial co n sid era q u e a p recipitao d e p ro jeto un iform em en te distribuda n a b acia. (Aracaj /2003) Q u an d o se d im en sio n a o sistem a d e d ren ag em u rb an a, tem - se d e ad o tar um valor d e p erodo d e retorno , o qu e equivale a dim ension ar o sistem a p ara u m a vazo q u e p o d e ser ultrap assad a. Isso sig nifica q u e, em assim fazen d o , se d ecid e auto m aticam en te o risco d e inun d a es a q u e a p o p ulao ain d a estar sujeita, m esm o ap s o in cio de fu n cio n am en to d o sistem a d e d ren ag em co m pleto . (Aracaj /2003) N o dim en sio n am en to d a red e d e d ren ag em p elo m to d o racio n al, u tiliza-se o tem po d e co n centrao n a b acia de co leta, q u e d eterm inad o , p ara u m a seo , p ela so ma d o s tem po s d e con cen trao d o s diferentes trech o s a m o ntan te. Q u an d o vrio s trech o s d a red e afluem p ara um d eterm in ado trech o , existiro vrios e d iferen tes tem p o s d e co n cen trao , d even d o-se to m ar o m aio r d eles. (Aracaj /2003) O im p acto d a u rb anizao so b re a d ren ag em u rb an a refletese in ten sam en te n o p ico d e vazo d e ch eia, d ep en d en d o d a p o rcen tagem de rea urb an izada e d a po rcen tag em d e rea servid a p o r ob ras d e d ren ag em u rb an a. (S G A-AC/2007) C o m o altern ativa p ara aten u ar a freq n cia e m ag nitu d e d as en chen tes em reas u rb an as, tem sid o ad o tad o n o p as o u so d e su p erfcies e m ateriais p erm eveis (tais co m o p avim en to s p o ro so s, b lo co s vazad o s etc.) p ara a co n stru o d e ru as. E m relao ao s m ateriais u sad o s p ara a infiltrao d e g u a n o solo, assinale a o p o co rreta. 68

A u tilizao d e blo co s vazad o s d eve ser restrita a ru as d e trn sito d e vecu lo s leves. A eficin cia d o s p avim en to s p erm eveis p o ten cializad a co m o au m en to d a d eclivid ad e lon g itu d in al d a ru a. A u tilizao d e p avim ento s p o ro so s p ossu i a van tag em d e ap resen tar eficin cia ap ro xim ad am en te co n stan te ao lon g o d o tem p o . O s b lo co s vazad o s d evem ser m o n tad o s so b re u m a b ase im p erm evel e o s esp ao s vazio s p o steriorm en te p reen ch id o s co m terra o u areia.

69

You might also like