You are on page 1of 3

Fabiana Vianna Sentieiro Prof: Naylane Pinto Sociologia Jurdica

Anlise do Filme 174 aliada as seguintes questes: 1) Que segurana pblica? 2) O que o autor trabalha como invisibilidade e visibilidade? 3) Como construir a identidade social entre a juventude? O que segurana publica? Para proceder verificao das questes que se propem mister se faz conceituar a segurana pblica. Nesse sentido, uma reunio de medidas que interferem na segurana da coletividade ministradas pelo Poder Pblico que concentra legitimidade para faz-lo. As regras adotadas para promover a segurana podem ser de carter efetivo, preventivo e mesmo para criar na coletividade condutas advindas de coeso social que a faam sentir parte integrante e interferente diretamente nesta realidade. A efetividade das medidas planejadas decorre de sua instaurao to logo seja oportuno e previsto. Atuam, assim, provocando seu alcance prontamente. Poderiam figurar como exemplos, aes deliberadas pelas autoridades policiais em suas sedes nas reas de suas circunscries, hbeis a coibir a prtica de determinada ao delitiva que reiteradamente ocorrem em determinados locais. A preveno, de outro modo, deve ser realizada por diversos rgos do poder pblico que manifestem arduamente a presena do Estado nas classes sociais menos abastadas promovendo a sua incluso social. Em termos prticos pode se constituir em escolas, espaos, mormente engendrados por ONGS, que promovam educao, cultura, esporte e lazer. So, destarte, medidas estruturais que garantam uma infncia saudvel a esses jovens que notoriamente so reflexos de uma coletividade que tenta afasta-los, torna-los invisveis, como ser aprofundado oportunamente o assunto. A ltima modalidade se traduz por aes de iniciativas sociais que reflitam uma conscincia comum baseadas no esprito de realizao. Acerca do tema, discorre o socilogo Luiz Eduardo Soares, que a coletividade dotada de um instinto de antecipao. Talvez, por esse motivo, no se mobilizem s realizaes sociais, porque antevem que as outras pessoas no o faro e que, por isso, tambm no devem faze-lo. Tal racionalidade inibe o esprito de que deveriam imbuir-se os brasileiros para fazerem valer seus direitos e no conformar-se com as injustias sociais e este comportamento retarda o processo de mudanas.

O que o autor trabalha como invisibilidade e visibilidade? A sociedade procura refutar a existncia de determinados grupos de indivduos por estigmatizarem suas condutas. Marginalizados, a interao com o grupo social ao seu redor precria. So parte de uma populao fantasma da cidade que clama por

ateno. Crianas, mulheres e idosos jogados s beiras das ruas sobre caixas de papelo, famintos, com vidas miserveis que, mesmo diante do rotineiro contato com os transeuntes, nenhum impacto mais provocam. Diante de tanto conformismo se perdurando ao longo do tempo essa populao se tornou invisvel. Diariamente roubam para sobreviver quase que numa tentativa desesperada pela vida, mas ainda sim so ignorados, se tornam crianas mendigas malabaristas e continuam ignoradas, se drogam pelas ruas e as autoridades policiais agem de maneira desinteressada, procurando apenas afasta-los dos locais, reforando ainda mais o comportamento de que no devem ser vistos. A invisibilidade , portanto, um padro de conduta que exclui determinados grupos de indivduos os tornando indiferentes. O estigma, de outro modo, provoca um etiquetamento, uma rotulao de um grupos de pessoas que acabam por gerar desprezo na populao ao redor. Os indivduos que convivem com essa situao acabam por mecanizar seus comportamentos num sentido de ignorar aquilo que menospreza. Portanto o estigma e a invisibilidade acabam por alimentar um ciclo vicioso que se potrai ao longo do tempo.

Como construir a identidade social entre a juventude? A pergunta sucita solues que ultrapassam o mbito da segurana pblica. Apesar de se verificar em carter preventivo, a execuo de um planejamento que promova a identidade social, deve ser parte de uma poltica que vise formar cidados inseridos no bojo social. Os comportamentos acima descritos so conseqncias de uma falta total de ingerncia do Estado e conformismo social. s crianas pertencentes a uma populao de rua nada resta se no roubarem para sobreviver enquanto no for garantido uma ao sria em vrias esferas do poder pblico. Aos jovens deve ser proporcionado um ambiente de constante estmulo que os despertem para a cultura, arte, msica e os tornem inseridos em um ambiente que os faa sentir fazer parte da sociedade.

You might also like