You are on page 1of 11

Reviso 2 ano 1 QUESTO

Junte as informaes abaixo em um s perodo. Faa as devidas alteraes, utilize pontuao adequada e mantenha o sentido original .

1. O edifcio da antiga boate Chanteclair vai ser um novo espao cultural. 2. A reinaugurao do edifcio est prevista para abril de 2002. 3. O prdio dever ocupar uma rea de 3.500 m . 4. O prdio ter salas de cinema e casa de espetculos.

2 QUESTO
Reescreva a srie de informaes abaixo, de modo a obter um perodo simples. 1) A Declarao Universal dos Direitos do Homem foi promulgada em 1948. 2) Constitui o documento mais relevante desse sculo. 3) Objetiva o respeito aos princpios universais de igualdade, justia e civilidade. 4) Esse objetivo foi elaborado em nome da paz. 3 QUESTO

Os dois enunciados abaixo tm justificativa para sua resposta.

mesmo

sentido?

Elabore

uma

a) O adolescente dos anos 90 que no consegue entender a conversa de contemporneos tem o consolo de no pertencer aos grupos

acusados de promoverem a chamada eroso da linguagem. b) O adolescente dos anos 90, que no consegue entender a conversa de contemporneos, tem o consolo de no pertencer aos grupos acusados de promoverem a chamada eroso da linguagem.

4 QUESTO
Rena, em um nico perodo, as informaes expressas nos segmentos abaixo. Estabelea entre os segmentos A e D uma relao explcita de concesso.

A) A leitura virou uma espcie de mito da sociedade moderna. B) Pela atividade da leitura, ampliamos nosso repertrio de informaes. C) possvel, pela leitura, conhecer melhor as particularidades da escrita. D) A leitura continua sendo um hbito raro e restrito a poucos.

5 QUESTO Indique os termos antecedentes pronomes sublinhados remetem. a que os

O Imperador D. Pedro II sempre se empenhou em mudar a imagem externa do Brasil e em transmitir seu (1) verdadeiro aspecto civilizado. Ele visitou pessoalmente a Exposio Universal da Filadlfia (1876). L teria conhecido Alexander Graham Bell, que lhe (2) apresentou sua (3) mais nova inveno, o telefone. Ao test-lo, (4) o imperador teria dito ao inventor americano que, estando disponvel no mercado, o Brasil seria o seu (5) primeiro comprador.

( Folha de So Paulo , Mais, 19/11/2000)

6 questo O uso descuidado dos anafricos pode produzir ambiguidades que nos impedem de saber qual foi a inteno do redator ao escrever seu texto. o que se d com a passagem que vem a seguir: Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequenta a mesma escola que ele. a) A quem se refere o pronome relativo que?

b) A quem se refere o pronome pessoal ele?

c) Imagine que o pronome relativo esteja referindo a colega. Reescreva o trecho, usando um pronome demonstrativo para indicar que o colega frequenta a mesma escola do primo.

d) Imagine que o pronome relativo esteja se referindo a primo. Reescreva o trecho, usando um sinnimo de colega para indicar que o primo frequenta a mesma escola do colega. 7 questo s vezes, quando um texto ambguo, o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretao adequada do que l. Um bom exemplo o trecho que se segue, no qual h duas ambigidades, uma

decorrente da ordem das palavras, e a outra, de uma elipse de sujeito. O presidente americano (...) produziu um espetculo cinematogrfico em novembro passado na Arbia saudita, onde comeu peru fantasiado de marine no mesmo bandejo em que era servido aos soldados americanos. Veja, 9 jan. 1991 a) Quais as ambguas? interpretaes possveis das construes

b) Reescreva o trecho de modo a impedir interpretaes inadequadas. c) Que tipo de informao o leitor leva em conta para interpretar adequadamente esse trecho?

8 questo

Explique de que forma o conhecimento de mundo contribui decisivamente para a construo do sentido do cartoon abaixo. ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ ........................................................................................... Questo 9 Leia o texto.

Fui gua Doce Cachaaria e tomei uma cachaa da boa, mas to boa que resolvi levar dez garrafas para casa, mas Dona Patroa me obrigou a jogar tudo fora. Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia. Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia. Peguei a terceira garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia. Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo. Peguei o quinto copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa. Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto. A stima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia. Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa. Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto. O dcimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia. No me lembro do que fiz com a patroa!

At a quinta linha do texto, a leitura progride sem estranhamento. Da sexta linha em diante, chamam-nos ateno algumas construes sinttico-semanticamente comprometidas. Esses enunciados contribuem para a produo de sentido do texto ou tornam-no incoerente? Explique. ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ ............................................................................................ .............................

CONEXO SINTTICO - SEMNTICA:


Valores semnticos dos conectivos

A coeso pela conexo se efetua por meio de conjunes, preposies e locues conjuntivas e preposicionais, bem como por meio de alguns advrbios e locues adverbiais. E ao unir segmentos do texto, ocorrem determinadas relaes semnticas. Os conectores desempenham uma funo muito importante, pois indicam a relao semntica que pretendemos estabelecer entre aqueles segmentos: oraes, perodos, pargrafos. So relaes de causalidade, de temporalidade, de oposio, de finalidade, de adio, entre outras, as quais vo indicar a direo argumentativa de nosso texto, alm de funcionarem como elos com que se conectam as vrias partes de um texto. Muitos problemas de coerncia derivam do mau emprego desses conectores. A conexo se efetua por meio de conjunes, preposies e locues conjuntivas e preposicionais, bem como por meio de alguns advrbios e locues adverbiais. Vejamos:

A relao de condicionalidade se estabelece quando um segmento expressa a


condio para o contedo de um outro, de forma que se um verdadeiro o outro tambm ser. Esse tipo de relao implica sempre um valor de causa, embora de causa hipottica. Por isso, a aproximao que existe entre a relao condicional e a causal, pois, na verdade, a condicionalidade implica sempre a admisso de uma possvel causa para uma consequncia identificada. Essa relao sinalizada linguisticamente pelos conectores: se, caso, desde que, contanto que, a menos que, sem que, salvo se, exceto se. Por exemplo: A) Acho que as escolas tero realizado sua misso se forem capazes de desenvolver nos alunos o prazer da leitura. (Rubem Alves, Folha de S. Paulo, 24/3/1999) B) Se no houvesse pesquisa, todas as grandes invenes e descobertas cientficas no teriam acontecido. (Marcos Bagno, 1998, p. 19) C) Sem uma polcia limpa, o crime vencer sempre.
(Veja. 13/04/05, p. 98)

A relao de temporalidade expressa o tempo, a partir do qual so localizados


as aes ou os eventos em foco. Essa relao pode envolver: tempo anterior, tempo posterior, tempo simultneo, tempo habitual, tempo proporcional. Os segmentos que sinalizam essa relao so iniciados pelos conectores quando, enquanto, apenas, mal, antes que, depois que, logo que, assim que, sempre que, at que, desde que, todas as vezes que, cada vez que. Por exemplo: A) Muito nunca demais quando o preo de menos.(Anncio publicitrio) B) Neste momento, em vrias partes do mundo, algum pesquisador est tentando descobrir um detalhe no funcionamento do msculo cardaco ainda no percebido pela cincia, en-quanto outro se esfora para aprimorar um tratamento j reconhecido. (Isto, 16/3/2005, p. 45) C) Desde que foi escolhido para substituir o italiano Albino Luciani, em outubro de 1978, Joo Paulo II foi assunto de capa de Veja treze vezes. (Veja. 13/04/05, p. 9) D) Um projeto educativo comprometido com a democratizao social atribui escola a funo de contribuir para garantir a todos os alunos o acesso aos saberes lingsticos neces-srios para o exerccio da cidadania. Essa responsabilidade tanto maior quanto menor for o grau de letramento das comunidades em que vivem os alunos. (Parmetros Curriculares Nacionais)

E) Cada vez que um brasileiro sai do campo para a cidade, o Brasil perde alimentos e ganha fome. (Anncio da Fundao Banco do Brasil)

Relao de finalidade se manifesta quando um dos segmentos explicita o


propsito, ou o objetivo pretendido e expresso pelo outro. Essa relao sinalizada pelos conectores: para que, a fim de que. Por exemplo: A) Estes cartes abrem portas para voc fechar negcios.
(Anncio publicitrio)

B) A matana criminosa de focas conhecida no mundo inteiro. Atualmente, j existem certas medidas de proteo fauna, para que tais caadas no se repitam. (Conhecer nosso tempo, 1974)

A relao de oposio se manifesta pelas expresses que, na gramtica


tradicional, so conhecidas como adversativas e concessivas. Essa relao implica um contedo que se ope a algo explicitado ou implicitado em um enunciado anterior. Opera por meio de expresses como: mas, porm, contudo, entretanto, no entanto, embora, se bem que, ainda que, apesar de. Em textos de carter predominantemente argumentativo, existe uma grande possibilidade de que esse grupo de conectores venha a ocorrer com uma certa frequencia. Certamente, pode-se estranhar o fato de as concessivas estarem includas aqui, junto com as adversativas. que, ambas, expressam relaes de oposio. A diferena est na direo argumentativa que cada uma expressa: com as adversativas, a expectativa levantada no primeiro enunciado no mantida. Por exemplo: Antnio um bom funcionrio, mas costuma chegar atrasado, o que se mantm no o argumento a favor de Antnio; pelo contrrio, passa a valer o argumento contra ele. Em Antnio um bom funcionrio, embora costume chegar atrasado, prevalece o argumento a favor de Antnio. Ou seja, a oposio est explicitada tanto nas adversativas quanto nas concessivas. A diferena est na direo argumentativa que uma e outra expres-sam. Veja alguns exemplos: A) A dificuldade para escrever comum em profissionais de todas as reas. Muitas vezes, no entanto, ela agravada por causa de equvocos. (Veja, 30/03/05, p. 56) B) A educao bsica a grande prioridade nacional, mas o tema que ocupa os jornais o ensino superior. (Isto, 13/04/05, p. 47) C) As pesquisas com clulas-tronco embrionrias, ainda que de forma bastante limitada, foram aprovadas. (Veja, 13/04/05) D) Na verdade, todo bicho desempenha uma funo til no ambiente em que convive com outros seres vivos e, por mais desagradveis que possam ser os hbitos de uma espcie, ela representa um elo na delicada cadeia ecolgica. (Carlos
Eduardo Novais, 16974)

Cumprindo uma funo de indicar oposio ou contraste, comum tambm o uso de expresses como por um lado (...) por outro lado, as quais, alm de expressarem uma oposio, desempenham claramente esse papel articulador de trechos em sequncias. O encadeamento que essas expresses promovem na organizao espacial do texto fundamental para a interpretao global do que dito.

Lembrete:

O assunto da prova parcial I do 2 ano s vai at aqui. A relao de causalidade estabelecida sempre que, em um segmento
(orao, perodo), se expressa a causa da conseqncia indicada em um outro. Essa relao se manifesta linguisticamente pelas expresses: porque, uma vez que, visto que, j que, dado que, como (por vezes, se d mais salincia sinttica expresso da consequncia do que da causa propriamente). Por exemplo: A) Como o Sol no costuma dar trgua, as praias so sempre uma tima opo.
(Anncio de uma agncia de viagens)

B) A lingustica no sensvel s preocupaes com o suposto risco de descaracterizao do idioma, visto que, por sua natureza, a lngua s assimila as transformaes que lhe so teis e necessrias. (Folha de So Paulo)

A relao de alternncia pode ocorrer de duas maneiras: em primeiro lugar,


sendo sinalizada pelo ou exclusivo, implica que os elementos em alternncia se excluem mutuamente, ou seja, no admitem que ambas as alternativas sejam verdadeiras, como se pode ver nos exemplos a seguir.
A) Todo escritor til ou nocivo, um dos dois. (Yoourcenar, 1983) B) De acordo com a utilizao, os meios de informao de massa podem promover o desenvolvimento do indivduo, a coeso e o progresso dos pases (...) ou ento tornar-se o novo pio das massas. (Conhecer nosso tempo, 1974) C) No Brasil de hoje, embriagado com tantos problemas sociais, o nico velho reconhecido o escocs de 12 anos. Os outros, ah, os outros. Ou jazem mortos, ou aguardam a sua vez.
(Josias de Souza, Folha de S. Paulo, 1996)

Em segundo lugar, a alternncia pode ser inclusiva, ou seja, por ela os elementos envolvidos no se excluem; pelo contrrio, se somam. Ocorre se o contedo de um dos segmentos ou de ambos for verdadeiro, diferentemente da alternncia exclusiva, como vimos, aplicada aos casos em que somente o contedo de um dos segmentos verdadeiro, nunca o de ambos. Exemplos da alternncia inclusiva so: A) A gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou algum a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia. (Rubem Braga) B) Sejam palavras bonitas ou sejam palavras feias; sejam mentira ou verdade, ou sejam verdades meias; so sempre muito importantes as coisas que a gente fala.
(Ruth Rocha)

C) Mesmo os animais cuja sobrevivncia no parea to essencial humanidade ou natureza devem ser preservados de extino. (Conhecer nosso tempo, 19674)

A relao de conformidade se estabelece quando um segmento expressa que


algo foi realizado de acordo com o que foi pontuado em um outro. Os conectores que sinalizam essa relao so: conforme,consoante, segundo, como. Por exemplo: A) O brasileiro mesmo que lentamente d sinais de reao. Cansado e mais alerta, j no engole sapos to facilmente. Procura se informar e tem ousado

contra-atacar, conforme mostram as queixas registradas nos Procons.


7/2/2001)

(Isto,

B) Segundo revelou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em nenhum lugar do mundo se desmata tanto quanto na Amaznia o equivalente a um campo de futebol por segundo. (Terra, dez. 1999)

A relao de complementao ocorre sempre que um segmento funciona


como termo complementar outro, isto , quando uma orao sujeito, complemento ou aposto de outra. Essa relao vem sinalizada por conectores como que, se, como. Nos dois primeiros exemplos abaixo, o segmento em itlico funciona como complemento do verbo da orao anterior. No terceiro exemplo, o segmento em negrito constitui uma espcie de aposto em relao ao que afirmado antes. A) Depois de longo voo do pontificado de Joo Paulo II, os cardeais do conclave podem concluir que est na hora de o catolicismo sofrer uma reviso. (Veja,
13/04/05, p. 11)

B) Inmeros exemplos comprovam como a extino indiscriminada das espcies s traz prejuzos ao homem. (Conhecer Nosso Tempo, 1974) C) Durante anos, os brasileiros cresceram ouvindo trs afirmaes de que Deus nasceu por aqui: o Brasil no tem furaces ou terremotos, o brasileiro um homem cordial e nesta terra no existe racismo. (Isto, 18/09/97)

A relao de delimitao ou restrio se manifesta quando uma orao


delimita ou restringe o contedo de outra. Vejamos que, no primeiro exemplo abaixo, a liberdade a que se refere no toda e qualquer liberdade, mas apenas aquela liberdade que a maturidade concede. A mesma anlise se pode fazer em relao ao outro exemplo: o que est em referncia apenas a doena que foge ao controle. Essa relao sinalizada pelo pronome relativo. A) Aproveite a liberdade que a maturidade te d.
Maturidade. Veja, 13/04/05. p. 16) (Concurso Banco Real Talentos da

B) O saldo deixado por uma doena que foge ao controle quase sempre catastrfico. (Veja, 13/04/05, p. 123) No exemplo abaixo, pelo efeito de delimitao, pode desdobrar-se uma realidade que, objetivamente, nica. Sem ignorar os problemas, possvel identificar as lies que o Brasil que d certo pode ensinar ao outro Brasil que permanece no atraso. Esse Brasil que produz sinais positivos no fruto deste ou daquele governo. (Veja, 19/05/2002, p. 20)

A relao de adio se estabelece quando mais um item introduzido num


conjunto ou, do ponto de vista argumentativo, quando mais um argumento acrescentado a favor de uma determinada concluso. Os conectores que expressam essa relao articulam, assim, termos, oraes ou frases cujos contedos se adicionam: a verdade de um no exclui a verdade de outro. Opera por expresses como: e, ainda, tambm, no s...mas tambm, alm de, nem (a expresso alm do mais, em geral, introduz um argumento decisivo). Como se pode ver no primeiro exemplo abaixo: ao primeiro argumento a favor dos benefcios de um bom caf-da-manh se ajuntam mais dois (protege contra diabetes e evita a formao de plipos).

A) Os benefcios de um bom caf-da-manh vo alm de um corpo mais esbelto. Alimentar-se de forma saudvel nas primeiras horas do dia tambm protege contra diabetes e evita a formao de plipos intestinais. (Veja, 30/03/05, p. 65) B) As ltimas pesquisas demonstram que os homens j esto se equiparando s mulheres na freqncia aos supermercados. Revelam ainda que eles vm mostrando um talento incrvel para donas de casa.(Carlos Eduardo Novais, 1974) C) H pouco tempo, a Tchecoslovquia teve de importar 10.000 cobras: sua destruio sistemtica favorecera a multiplicao dos roedores que acabavam com as colheitas. Tambm os execrveis camundongos e ratos de esgoto auxiliam a combater a proliferao de insetos. (Carlos Eduardo Novais, 1974) D) Resta enfrentar o desafio de oferecer no apenas um lugar em sala de aula, mas garantir que as crianas absorvem o que lhes est sendo ensinado.

A relao de justificao ou explicao ocorre quando um segmento tem a


finalidade de justificar, explicar ou esclarecer um outro segmento anterior. Essa relao muito freqente em textos expositivos ou explicativos, sobretudo aqueles com finalidade didtica, e se expressa por meio de conectores como isto , quer dizer, ou seja, pois. Por vezes, essas expresses tambm introduzem reformulaes ou correes de algo dito anteriormente. De um jeito ou de outro, so de grande relevncia para estabelecer nexos entre partes do texto. Alguns exemplos podem ser vistos a seguir; observamos que o pronome relativo tambm pode introduzir um segmento explicativo. A) Pelas normativas 300 e 301, os professores formados em outras reas no podem lecionar nos cursos de administrao. Ou seja, no podem ensinar em nossas escolas os mais destacados pensadores, lidos por todos os alunos. (Veja,
13/04/05, p. 24)

B) No existem animais inteis. Isto , todo animal, para sobreviver, alimenta-se necessariamente de outros seres, sejam eles animais ou vegetais. (Carlos Eduardo
Novais, 1974)

C) H muito tempo, a cincia destruiu o mito da raa pura, que um conceito absurdo, sem nenhuma possibilidade de verificao na realidade de nenhum povo, por mais isolado que seja. (Marcos Bagno, 1999, p. 21)

A relao de concluso acontece sempre que, em um segmento, se expressa


uma concluso que se obteve a partir de fatos ou conceitos expressos no segmento anterior. Essa relao sinalizada pelos conectores logo, portanto, pois, por conseguinte, ento, assim. Observe alguns casos e a ligao coesiva estabelecida. A) Nossa grande vantagem: todos j sabemos portugus! No precisamos, portanto, partir do zero. (Carlos Alberto Faraco, 2003, p. 3) B) Escola pblica no tem os mesmos recursos de uma escola privada para se manter. Por isso, se voc trabalha ou estuda em uma escola pblica cuide dela como se fosse sua. (Anncio publicitrio da Agncia Criativa) C) Podemos dizer que a palavra dedo no simplesmente a designao de uma coisa porque, antes de designar essa coisa, a nossa lngua a definiu (...) de certo modo, portanto, cada lngua a expresso de uma concepo do mundo. (Mrio A.
Perini, 2004, p. 43)

O conector de concluso, como qualquer outro, pode vir subentendido e, assim, o elo entre os segmentos no aparecem na superfcie. Sua interpretao

legitimada pelos conhecimentos prvios, Nesse contexto, mais diretamente mobilizados. Veja o exemplo seguinte: Quer continuar a respirar? Comece a preservar.
(Veja, 19/05/2002, p. 20)

Na verdade, a no-explicitao do conector, de qualquer tipo, ocorre com muita freqncia em nossos textos originando o que se chama de oraes justapostas. Preencher esse vazio faz parte da competncia do usurio, que, para isso, procura apoiar-se no s em seu conhecimento da lngua, mas, sobretudo, em seu conhecimento de como as coisas acontecem no mundo da experincia. O dinheiro no tudo. Tudo a falta de dinheiro.
(Millr Fernandes)

Um outro exemplo da omisso dos conectores pode ser visto em: A misria estorva. Sobe s nossas portas como guas ameaadoras de uma enchente, nos obriga a transformar nossas casas em presdios informatizados, faz repousarem nossas jias em cofres e tinge de sangue as pginas da mdia. (Frei Beto.
O Estado de So Paulo, out., 1996)

A relao de comparao se d quando, em segmentos distintos, posto em


confronto dois ou mais elementos com a finalidade de identificar semelhanas ou diferenas entre eles O nexo coesivo criado por essa relao se expressa pelo conector como e pelas expresses correlatas mais (...) do que, menos (...) do que, tanto (...) quanto, entre outras. Alguns exemplos: A) Um time maior do que a soma de seus jogadores.
13/04/05, p. 29) (Anncio do BankBoston, Veja,

B) O pensar sobre a linguagem envolve tanto a compreenso da realidade estrutural da linguagem (isto , de sua organizao gramatical), quanto, e especialmente, a compreenso de sua realidade social e histrica. (Carlos Alberto
Faraco, 2003, p. 10)

C) Achar que a mudana da lngua um perigo como achar que o beb est em perigo de crescer. (Mrio Perini, 2004, p. 22) D) No h forma mais sublime de pertencer-se a um povo do que escrever em sua lngua, uma vez que h uma estreita relao entre lngua escrita e nacionalidade.
(Agostinho D. Carneiro, 2001, p. 10)

PORTUGUESA
13/04/05, p. 24)

A) Pelas normativas 300 e 301, os professores formados em outras reas no podem lecionar nos cursos de administrao. Ou seja, no podem ensinar em nossas escolas os mais destacados pensadores, lidos por todos os alunos. (Veja, B) No existem animais inteis. Isto , todo animal, para sobreviver, alimenta-se necessariamente de outros seres, sejam eles animais ou vegetais. (Carlos Eduardo
Novais, 1974)

C) H muito tempo, a cincia destruiu o mito da raa pura, que um conceito absurdo, sem nenhuma possibilidade de verificao na realidade de nenhum povo, por mais isolado que seja. (Marcos Bagno, 1999, p. 21)

You might also like