You are on page 1of 19

PORTARIA INMETRO N. 176, DE 16 DE JUNHO DE 2009.

. Alterada pela Portaria INMETRO N 212/10 . Alterada pela Portaria INMETRO N 209/09

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO, no uso de suas atribuies, conferidas no 3 do artigo 4 da Lei n. 5.966, de 11 de dezembro de 1973, no inciso I do artigo 3 da Lei n. 9.933, de 20 de dezembro de 1999, e no inciso V do artigo 18 da Estrutura Regimental da Autarquia, aprovada pelo Decreto n 6.275, de 28 de novembro de 2007; Considerando a alnea f do subitem 4.2 do Termo de Referncia do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade, aprovado pela Resoluo Conmetro n. 04, de 02 de dezembro de 2002, que atribui ao Inmetro a competncia para estabelecer as diretrizes e critrios para a atividade de avaliao da conformidade; Considerando a necessidade de atualizao do Programa de Avaliao da Conformidade para Cabos de Ao de Uso Geral, resolve baixar as seguintes disposies: Art. 1 Aprovar a reviso do Regulamento de Avaliao da Conformidade para Cabos de Ao de Uso Geral, disponibilizado no sitio www.inmetro.gov.br ou no endereo abaixo: Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Inmetro Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade Dipac Rua Santa Alexandrina n. 416 - 8 andar - Rio Comprido 20261-232 Rio de Janeiro/RJ Art. 2 Cientificar que a Consulta Pblica que originou o Regulamento ora aprovado foi divulgada pela Portaria Inmetro n. 88, de 13 de maro de 2008, publicada no Dirio Oficial da Unio DOU de 17 de maro de 2008, seo 01, pgina 64. Art. 3 Cientificar que fica mantida, no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade - SBAC, a certificao compulsria para Cabos de Ao de Uso Geral a qual dever ser realizada por Organismo de Certificao de Produto - OCP, acreditado pelo Inmetro, consoante o estabelecido no Regulamento ora aprovado. Art. 4 Determinar que, a partir de 30 de agosto de 2009, os Cabos de Ao de Uso Geral devero ser comercializados, por fabricantes e importadores, somente em conformidade com os requisitos estabelecidos no Regulamento ora aprovado.
. Artigo com redao dada pela Portaria INMETRO 209/09

Art. 5 Determinar que, a partir de 30 de agosto de 2010, os Cabos de Ao de Uso Geral devero ser comercializados, por atacadistas e varejistas, somente em conformidade com os requisitos estabelecidos no Regulamento ora aprovado.
. Artigo com redao dada pela Portaria INMETRO 209/09

Art. 6 Determinar que a fiscalizao do cumprimento das disposies contidas nesta Portaria, em todo o territrio nacional, estar a cargo do Inmetro e das entidades de direito pblico a ele vinculadas por convnio de delegao. Pargrafo nico: A fiscalizao observar os prazos estabelecidos nos artigos 4 e 5 desta Portaria.

Art. 7 Revogar a Portaria Inmetro n. 242, de 10 de julho de 2008, publicada no Dirio Oficial da Unio - DOU de 14 de julho de 2008, seo 01, pgina 68. Art. 8 Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio. JOO ALZIRO HERZ DA JORNADA REGULAMENTO DE AVALIAO DA CONFORMIDADE PARA CABOS DE AO DE USO GERAL 1 - OBJETIVO Estabelecer os critrios para o programa de avaliao da conformidade para cabos de ao de uso geral, com foco na segurana, atravs do mecanismo de certificao compulsria, atendendo aos requisitos da norma ABNT NBR ISO 2408:2008, visando segurana do consumidor. 2 - DOCUMENTOS COMPLEMENTARES ABNT NBR ISO/IEC 17000:2005 Avaliao da Conformidade Vocabulrio e Princpios Gerais. Portaria Inmetro n 73/2006 Aprova o Regulamento para Uso das Marcas, dos Smbolos de Acreditao e dos Selos de Identificao do Inmetro. Resoluo Conmetro n 04/2002 Termo de Referncia do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade e do Regimento Interno do Comit Brasileiro de Avaliao da Conformidade. ABNT NBR ISO 2408:2008 Cabos de Ao Para Uso Geral Requisitos Mnimos. ABNT NBR 5426:1985 Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeo por Atributos ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistemas de Gesto da Qualidade Requisitos. ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 Requisitos Gerais para Competncia de Laboratrios de Ensaio e Calibrao. ABNT NBR ISO/IEC 17030:2005 Avaliao da Conformidade Requisitos Gerais para Marcas de Conformidade de Terceira Parte. ABNT ISO/IEC Guia 67:2005 Avaliao da Conformidade Fundamentos de Certificao de Produto. ABNT ISO/IEC Guia 28:2005 Avaliao da Conformidade - Diretrizes Sobre Sistema de Certificao de Produtos por Terceira Parte. ABNT ISO/IEC Guia 65:1997 Requisitos Gerais para Organismos que operam Sistemas de Certificao de Produtos. Lei n 8.078/1990 Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor, seo IV Das Prticas Abusivas, Art. 39, inciso VIII (do fornecedor de produtos). 3 - SIGLAS ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. APLAC Asia-Pacific Laboratory Accreditation Cooperation.

CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica. Conmetro Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. DOU Dirio Oficial da Unio. GRU Guia de Recolhimento da Unio. IAF International Accreditation Forum. IEC International Electrotechnical Commission. ILAC International Laboratory Accreditation Cooperation. Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. ISO International Organization for Standardization. MOU Memorandum of Understanding. NBR Norma Brasileira Registrada. OAC Organismo de Avaliao da Conformidade. OCP Organismo de Certificao de Produtos. OCS Organismo de Certificao de Sistemas. RAC Regulamento de Avaliao da Conformidade. SBAC Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade. SGQ Sistema de Gesto da Qualidade. Sinmetro Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. 4 - DEFINIES Para fins deste RAC, so adotadas as definies de 4.1 a 4.16, complementadas pelas contidas na ABNT NBR ISO/IEC 17000:2005 e ABNT NBR ISO 2408:2008. 4.1 Autorizao para Uso do Selo de Identificao da Conformidade o documento emitido de acordo com os critrios estabelecidos pelo Inmetro, pelo qual um Organismo de Certificao de Produtos (OCP) outorga a uma empresa, mediante um contrato, o direito de utilizar o Selo de Identificao da Conformidade em seus produtos, de acordo com este RAC. 4.2 - Avaliado o responsvel pela fabricao/importao de cabos de ao de uso geral. 4.3 Cabos de Ao

Conjunto de pernas torcidas, de forma helicoidal, em uma ou mais camadas, ao redor de uma alma. Nota: Em cabos resistentes a rotao, as pernas externas so torcidas ao redor das pernas internas, podendo ou no serem caracterizadas como alma. 4.4 - Cabos de Ao de Uso Geral So os cabos de ao com uma ou mais camadas de pernas. So feitos de arames de ao sem acabamento (polidos), galvanizados ou revestidos com liga de zinco, com dimetros de at 60mm. Nota: No so considerados Cabos de Ao de Uso Geral, os cabos para: - minerao; - comandos de aeronaves; - indstrias de petrleo e gs natural; - telefricos e funiculares; - elevadores de passageiros ou - pesca. 4.5 - Fiscalizao a atividade que tem o objetivo de verificar o atendimento quanto aos requisitos de produtos e servios regulamentados e daqueles com conformidade compulsoriamente avaliada, disponveis no mercado nacional, aplicando as sanes previstas em lei, quando evidenciado o descumprimento aos requisitos pertinentes. 4.6 - Laboratrio Acreditado Entidade pblica, privada ou mista, de terceira parte, acreditada pela Cgcre/Inmetro, de acordo com os critrios por ela estabelecidos, com base nos princpios e polticas adotadas, no mbito do SBAC. 4.7 Lote Conjunto de modelos de Cabos de Ao de Uso Geral que sero objetos de avaliao da conformidade. 4.8 Famlia de Cabo de Ao de Uso Geral Uma famlia de cabo de ao de uso geral definido atravs da classe, do acabamento do arame , do tipo de alma e da categoria de resistncia dos arames. Nota: Quando o acabamento for indicado como galvanizado, deve-se informar a qualidade da galvanizao conforme indicado no item 4.2.7 e tabela da norma A.2 da ABNT NBR ISSO 2408:2008. 4.9 - Operao Especial de Fiscalizao a fiscalizao simultnea de um produto ou servio em todo o territrio nacional.

4.10 - Organismos de Avaliao da Conformidade So as organizaes que fornecem servios de avaliao da conformidade para ensaios, inspeo, certificao de sistemas de gesto, certificao de produtos, de pessoas e no contexto da ABNT NBR ISO/IEC 17011:2005, para calibrao. 4.11 - Organismos de Certificao de Produto So os organismos de terceira parte, acreditados pela Cgcre/Inmetro, com base nos princpios e polticas adotadas no mbito do SBAC. 4.12 - rgo Regulamentador o rgo federal que emite regulamentos tcnicos, estabelecendo caractersticas de um produto, processo ou servio, inc1uindo as disposies administrativas aplicveis, cujo cumprimento obrigatrio. 4.13 Perna Conjunto de arames torcidos no mesmo sentido, podendo ter mais de uma camada, dispostos ao redor de um arame central. 4.14 - Regulamento de Avaliao da Conformidade o documento contendo regras especficas, elaboradas e aprovadas pelo Inmetro por meio de Portaria, para o atendimento das entidades acreditadas, no perfeito cumprimento dos servios de avaliao da conformidade. 4.15 - Selo de Identificao da Conformidade a identificao aposta nos produtos regulamentados pelo Inmetro, sujeitos avaliao da conformidade, com base nos princpios e polticas no mbito do SBAC, indicando existir adequado nvel de segurana do produto em conformidade com normas nacionais ou internacionais. 4.16 - Verificao da Conformidade a verificao da permanncia ou continuidade da conformidade de um produto, processo ou servio aos requisitos especificados, com o intuito de comprovar a eficcia do programa de avaliao da conformidade, bem como o aperfeioamento constante da utilizao deste programa. 5 - MECANISMO DE AVALIAO DA CONFORMIDADE 5.1 - Descrio do Mecanismo O mecanismo de avaliao da conformidade utilizado neste RAC o da Certificao Compulsria. 5.1.1 - Este RAC estabelece a possibilidade de escolha entre dois modelos distintos de certificao para obteno e manuteno da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade, conforme descrito nos subitens 6.1 e 6.2, deste RAC. 5.1.2 - Todas as etapas do processo de certificao devem ser conduzidas pelo OCP. 6 - ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAO DA CONFORMIDADE

6.1 - Modelo com Ensaios Iniciais, Avaliao Inicial do Sistema de Gesto da Qualidade de Fabricao e Acompanhamento 6.1.1 - Avaliao Inicial 6.1.1.1 - Solicitao do Incio do Processo de Certificao Na solicitao de certificao deve constar a denominao do produto e a documentao do Sistema de Gesto da Qualidade do fabricante do mesmo. Nota: A apresentao do Certificado do Sistema de Gesto da Qualidade, emitido no mbito do SBAC, tendo como referncia a norma ABNT NBR ISO 9001, e sendo esta certificao vlida para a linha de produo do produto, isentar o detentor deste certificado das avaliaes do Sistema de Gesto da Qualidade previstas neste RAC, enquanto o mesmo tiver validade, desde que todos os itens do Anexo A sejam acompanhados em cada auditoria peridica. Neste caso, o OCP verificar os relatrios emitidos pelo Organismo de Sistema de Gesto da Qualidade, os registros de controle de processo, ensaios e inspees do produto. 6.1.1.2 - Anlise da Solicitao e da Documentao O OCP deve analisar a documentao do Sistema de Gesto da Qualidade, priorizando os controles referentes s etapas de fabricao dos produtos que sero certificados. 6.1.1.3 - Ensaios Iniciais Os ensaios iniciais devem ser realizados e registrados, atendendo as etapas a seguir descritas. 6.1.1.3.1 Definio dos Ensaios a serem realizados 6.1.1.3.1.1 - Os ensaios iniciais a serem realizados so: - Medio do dimetro do cabo de ao, conforme item 4.4.4 da ABNT NBR ISO 2408:2008; - Ensaio de tores do arame, conforme item 4.1.1 da ABNT NBR ISO 2408:2008; - Ensaio de camada de zinco do arame para cabos de ao galvanizados, conforme anexo E.3.6 da ABNT NBR ISO 2408/2008; - Ensaio de carga de ruptura, conforme item 5.4 (mtodos 1, 2 ou 3) da ABNT NBR ISSO 2408/2008 ou conforme mtodos 4 e 5, descritos logo abaixo. Nota: A amostragem para os ensaios de toro do arame e camada de zinco, deve ser realizada conforme anexo C. Nota: Mtodo 4 mtodo de ensaio para obteno de carga de ruptura do cabo atravs do ensaio por pernas: A metade da quantidade de pernas que compem o cabo deve ser ensaiada at a ruptura. As cargas de ruptura obtidas devem ser somadas e o resultado, multiplicado pelos coeficientes a seguir: a) 1,90 (para cabos com alma de fibra); b) 2,05 (para cabos com alma de ao).

A distncia entre garras deve ser a estabelecida na tabela abaixo:

Mtodo 5 mtodo de ensaio para obteno de carga de ruptura do cabo atravs do ensaio de arames: Este mtodo consiste em compor uma perna a partir de arames escolhidos aleatoriamente de todas as pernas que compem o cabo. Os arames devem ser ensaiados individualmente e o somatrio das cargas de ruptura dos arames deve ser multiplicado pelo nmero de pernas do cabo. O resultado obtido deve ser multiplicado pelos coeficientes da tabela abaixo:

6.1.1.3.1.2 - Alm dos ensaios mencionados no item anterior, o laboratrio deve verificar: - A identificao da forma de rastreabilidade de produo/importao dos cabos de ao de uso geral: todo cabo de ao de uso geral, com dimetro igual ou maior do que 6,4mm, deve estar identificado internamente por um fitilho, posicionado junto alma do cabo de ao, trazendo impresso a identificao do fornecedor, em espaamentos mximos de 1,0 m; - A classe e a respectiva construo do cabo de ao de uso geral; - O tipo de alma, conforme o item 4.1.2 da ABNT NBR ISO 2408:2008; - O tipo e sentido da toro do cabo de ao de uso geral, conforme o item 4.2.8 da ABNT NBR ISSO 2408:2008. Nota: Excepcionalmente, os estoques remanescentes de produtos adquiridos anteriormente a publicao deste regulamento, ficam isentos da aposio do fitilho para fins de certificao. 6.1.1.3.1.3 - Os ensaios no devem apresentar no conformidades. No caso de ocorrncia de no conformidades, o avaliado pode solicitar ensaios de contraprova e testemunha, que consistem em nova amostragem, e devero ser feitas no mesmo modelo que apresentou no conformidades. Ocorrendo no conformidades nos ensaios de contraprova e testemunha, todo lote dever ser reprovado. No caso de aprovao dos ensaios de contraprova e testemunha, o lote considerado aprovado. Nota: A ocorrncia de ruptura do Cabo de Ao de Uso Geral no ensaio de trao abaixo da Carga de Ruptura Mnima (CRM) pode ser causada por caractersticas tpicas do ensaio de trao em cabos de ao e no pela falha de qualidade intrnseca do produto. Ocorrendo a ruptura abaixo da

CRM no ensaio de trao, at dois novos ensaios podem ser feitos, adotando-se qualquer um dos mtodos citados no item 6.1.1.3.1. Caso, em um dos ensaios, o modelo atenda a CRM, ser considerado aprovado para o ensaio de trao, mantendo-se a no conformidade, o modelo dever ser considerado reprovado para o ensaio de trao. 6.1.1.3.2 Definio do Laboratrio 6.1.1.3.2.1 - Para a realizao dos ensaios definidos na norma ABNT NBR ISO 2408:2008, devem ser utilizados laboratrios acreditados de 3 parte. Nota: Os ensaios realizados em laboratrios no acreditados pela Cgcre/Inmetro ou em laboratrios com servios acreditados por organismos sem acordo de reconhecimento mtuo com a Cgcre/Inmetro, so aceitos se forem realizados mediante acompanhamento por OCP acreditado pela Cgcre/Inmetro, contratado pelo avaliado. O contrato dever conter clusula de exigncia do cumprimento dos Requisitos para Avaliao de Laboratrios no Acreditados por Organismos de Certificao de Produtos, constantes do Anexo Norma Inmetro NIT-DICOR-021. 6.1.1.3.3 Definio da Amostragem 6.1.1.3.3.1 - O OCP deve programar a realizao dos ensaios, acima descritos, em amostras coletadas conforme Anexo D, nas famlias de cabos de ao de uso geral. 6.1.1.3.3.2 - A coleta de amostras para os ensaios deve ser realizada pelo OCP, e devero ter um tamanho mnimo de 2 metros, podendo variar de acordo com as necessidades laboratoriais. Nota: a) No caso de amostra piloto, o fabricante pode coletar e encaminhar as amostras necessrias ao Laboratrio/OCP, mediante acordo entre estes, e sob responsabilidade do OCP; b) A aprovao da amostra piloto nos ensaios iniciais no isenta o OCP de validar os produtos aps o incio do funcionamento da linha de produo. 6.1.1.4 - Auditoria inicial 6.1.1.4.1 - Aps anlise e aprovao da solicitao e da documentao, o OCP, mediante acordo com o solicitante, programa a realizao da auditoria inicial no Sistema de Gesto da Qualidade do fabricante, tendo como referncia o Anexo A, deste RAC. 6.1.1.4.2 - A avaliao inicial do Sistema de Gesto da Qualidade de fabricao deve atender aos requisitos estabelecidos no Anexo A, deste RAC. 6.1.1.5 Emisso do Atestado de Conformidade Para a emisso do atestado de conformidade e autorizao para uso de selo de identificao da conformidade necessrio que o OCP verifique a conformidade do avaliado ao item 6.1.1. 6.1.2 - Avaliao de Manuteno 6.1.2.1 Planejamento da Avaliao de Manuteno O OCP exercer o controle exclusivo aps a concesso da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade, planejando novas auditorias peridicas e ensaios para constatar se as condies tcnico-organizacionais, que originaram a concesso inicial da autorizao, esto sendo mantidas.

Nota: A periodicidade da auditoria do Sistema de Gesto da Qualidade e dos ensaios de 8 (oito) meses. 6.1.2.2 Ensaios de Manuteno 6.1.2.2.1 Definio dos Ensaios a Serem Realizados Os ensaios de manuteno so os mesmos ensaios previstos no item 6.1.1.3.1 deste RAC. 6.1.2.2.2 Definio do Laboratrio 6.1.2.2.2.1 - Para a realizao dos ensaios definidos na norma ABNT NBR ISO 2408:2008, devem ser utilizados laboratrios acreditados de 3 parte. Nota: Os ensaios realizados em laboratrios no acreditados pela Cgcre/Inmetro ou em laboratrios com servios acreditados por organismos sem acordo de reconhecimento mtuo com a Cgcre/Inmetro, so aceitos se forem realizados mediante acompanhamento por OCP acreditado pela Cgcre/Inmetro, contratado pelo avaliado. O contrato dever conter clusula de exigncia do cumprimento dos Requisitos para Avaliao de Laboratrios no Acreditados por Organismos de Certificao de Produtos, constantes do Anexo Norma Inmetro NIT-DICOR-021. 6.1.2.2.3 Definio da Amostra de Manuteno 6.1.2.2.3.1 - Os ensaios de manuteno devem ser realizados, em amostras coletadas obrigatoriamente no comrcio, conforme Anexo D, nas famlias de cabos de ao de uso geral aps a autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade. 6.1.2.2.3.2 - A conduo dos ensaios de manuteno assim como a coleta de amostras, deve ser realizada pelo OCP. 6.1.2.2.3.3 - A coleta de amostras para os ensaios deve ser realizada pelo OCP, e devero ter um tamanho mnimo de 2 metros, podendo variar de acordo com as necessidades laboratoriais. 6.1.2.3 Auditoria de Manuteno 6.1.2.3.1 - O OCP deve programar e realizar, no mnimo, uma auditoria a cada 8 (oito) meses, do Sistema de Gesto da Qualidade do fabricante, de acordo com o Anexo A deste RAC, em cada empresa autorizada, podendo haver outras auditorias, desde que, por deliberao da Comisso de Certificao, com base em evidncias que as justifiquem. 6.1.2.3.2 - As avaliaes peridicas do sistema de controle da qualidade de fabricao devem atender aos requisitos descritos no Anexo A, deste RAC. 6.1.2.4 Emisso do Atestado de Manuteno da Conformidade Para a emisso do atestado de manuteno da conformidade necessrio que o OCP verifique a conformidade do avaliado ao item 6.1.2. 6.1.3 - Tratamento dos Desvios no Processo de Avaliao da Conformidade 6.1.3.1 - Tratamento de No Conformidades no Processo de Avaliao Inicial Os ensaios iniciais no devem apresentar no conformidades.

6.1.3.2 - Tratamento de No Conformidades no Processo de Manuteno 6.1.3.2.1 - Constatada alguma no conformidade em algum dos ensaios de manuteno, este deve ser repetido em duas novas amostras, contraprova e testemunha, para o atributo no conforme, no sendo admitida a constatao de qualquer no conformidade. Nota: Caso o OCP julgue pertinente, e em acordo com o fabricante, a no conformidade poder ser confirmada sem a realizao dos ensaios de contraprova e testemunha. 6.1.3.2.2 - Quando da confirmao da no conformidade, o OCP suspender imediatamente a autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade, solicitando ao fabricante o tratamento pertinente, com a definio das aes corretivas e dos prazos de implementao. 6.1.3.3 - Tratamento de Produtos No Conformes no Mercado 6.1.3.3.1 - Caso a no conformidade encontrada no ponha em risco a segurana do usurio, sob anlise e responsabilidade do OCP, o fabricante poder no ter suspensa sua autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade, desde que garanta ao OCP, atravs de aes corretivas, a correo da no conformidade nos produtos existentes no mercado e a implementao destas aes na linha de produo. 6.2 - Modelo com Avaliao de Lote Para o modelo com avaliao de lote, a autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade est somente vinculada ao lote de fabricao/importao avaliado. Para o modelo com avaliao de lote no so permitidos esquemas visando manuteno da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade. 6.2.1 - Avaliao Inicial 6.2.1.1 - Solicitao do Incio do Processo de Certificao 6.2.1.1.1 - O solicitante deve formalizar ao OCP, sua opo pelo modelo 7 de certificao para avaliao de um lote do produto. 6.2.1.1.2 Deve constar a identificao e a quantidade de produtos do lote, objeto da certificao, anexos solicitao. 6.2.1.2 - Anlise da Solicitao e da Documentao O OCP deve, no caso de importao, confirmar na Licena de Importao a identificao do lote (marca/modelo/quantidade). No caso de fabricante nacional, o OCP deve analisar toda a documentao citada em 6.2.1.1. 6.2.1.3 - Ensaios Iniciais para Lote 6.2.1.3.1 Definio dos Ensaios a Serem Realizados 6.2.1.3.1.1 - Os ensaios para lote so os mesmos descritos no item 6.1.1.3.1.1. 6.2.1.3.1.2 - Alm dos ensaios mencionados no item anterior, o laboratrio deve verificar a identificao da forma de rastreabilidade de produo/importao dos cabos de ao de uso geral, conforme o descrito em 6.1.1.3.1.2. Nota: Excepcionalmente, os estoques remanescentes de produtos adquiridos anteriormente a publicao deste regulamento, ficam isentos da aposio do fitilho para fins de certificao.

6.2.1.3.1.3 - Os ensaios para lote no devem apresentar no conformidades. No caso de ocorrncia de no conformidades, todo lote dever ser reprovado. 6.2.1.3.1.4 Quando do lote reprovado, toda a famlia estar reprovada. Neste caso o fabricante ou importador poder optar em sucatar toda a famlia ou realizar os ensaios em 100% dos modelos da famlia. Se a escolha for ensaios em 100%, os modelos que apresentarem conformidade sero certificados. 6.2.1.3.2 Definio do Laboratrio 6.2.1.3.2.1 - Para a realizao dos ensaios definidos na norma ABNT NBR ISO 2408:2008, devem ser utilizados laboratrios acreditados de 3 parte. Nota: Os ensaios realizados em laboratrios no acreditados pela Cgcre/Inmetro ou em laboratrios com servios acreditados por organismos sem acordo de reconhecimento mtuo com Cgcre/Inmetro, so aceitos se forem realizados mediante acompanhamento por OCP acreditado pela Cgcre/Inmetro, contratado pelo avaliado. O OCP contratado pelo avaliado para realizar o acompanhamento dos ensaios o mesmo que vai realizar a certificao. O contrato dever conter clusula de exigncia do cumprimento dos Requisitos para Avaliao de Laboratrios no Acreditados por Organismos de Certificao de Produtos, constantes do Anexo Norma Inmetro NIT-DICOR-021. 6.2.1.3.3 Definio da Amostragem 6.2.1.3.3.1 - O OCP deve programar a realizao dos ensaios, acima descritos, em amostras coletadas conforme a norma ABNT NBR 5426:1985, com plano de amostragem simples normal, nvel especial de inspeo S1 e NQA de 4,0, nos modelos de cabos de ao de uso geral no so realizados ensaios de contraprova e testemunha. 6.2.1.3.3.2 - A coleta de amostras para os ensaios deve ser realizada pelo OCP, e devero ter um tamanho mnimo de 2 metros, podendo variar de acordo com as necessidades laboratoriais. 6.2.1.3.4 Emisso do Atestado de Conformidade Para a emisso do atestado de conformidade e autorizao para uso de selo de identificao da conformidade necessrio que o OCP verifique a conformidade do avaliado ao item 6.2.1. 6.2.2 - Tratamento dos Desvios no Processo de Avaliao da Conformidade 6.2.2.1 - Tratamento de No Conformidades no Processo de Avaliao Inicial 6.2.2.1.1 - Os ensaios de tipo para lote no devem apresentar no conformidades. 6.2.2.1.2 - No caso de ocorrncia de no conformidades nos ensaios descritos no item 6.2.1.3 no permitida a retirada de novas amostras do lote. 7 - TRATAMENTO DE RECLAMAES O avaliado deve dispor de uma sistemtica para o tratamento de reclamaes de seus clientes, contemplando os seguintes requisitos: 7.1 - Uma Poltica para Tratamento das Reclamaes, assinada pelo seu executivo maior, que evidencie que a empresa: a) Valoriza e d efetivo tratamento s reclamaes apresentadas por seus clientes;

b) Conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se s penalidades previstas nas leis (Lei n 8078/1990, Lei n 9933/1999, dentre outras); c) Estimula e analisa os resultados, bem como toma as providncias devidas, em funo das estatsticas das reclamaes recebidas; d) Define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamaes; e) Compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamao que o mesmo tenha recebido e no prazo por ele estabelecido. 7.2 - Uma pessoa ou equipe formalmente designada, devidamente capacitada e com liberdade para o devido tratamento s reclamaes. 7.3 - Desenvolvimento de programa de treinamento para a pessoa ou equipe responsvel pelo tratamento das reclamaes, bem como para as demais envolvidas, contemplando pelo menos os seguintes tpicos: a) Regulamentos e normas aplicveis ao produtos, processos, servios, pessoas ou sistemas de gesto; b) Noes sobre as Leis 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias; e 9.933, de 20 de dezembro de 1999, que dispe sobre as competncias do Conmetro e do Inmetro, institui a taxa de servios metrolgicos, e d outras providncias; c) Noes de relacionamento interpessoal; d) Poltica para Tratamento das Reclamaes; e) Procedimento para Tratamento das Reclamaes. 7.4 - Quando pertinente, instalaes separadas e de fcil acesso pelos clientes que desejarem formular reclamaes, bem como com placas indicativas e cartazes afixados estimulando as reclamaes e informando sobre como e onde reclamar. 7.5 - Procedimento para Tratamento das Reclamaes, que deve contemplar um formulrio simples de registro da reclamao pelo cliente, bem como rastreamento, investigao, resposta, resoluo e fechamento da reclamao. 7.6 - Devidos registros de cada uma das reclamaes apresentadas e tratadas. 7.7 - Mapa que permita visualizar com facilidade a situao (exemplo: em anlise, progresso, situao atual, resolvida, etc.) de cada uma das reclamaes apresentadas pelos clientes nos ltimos 18 meses. 7.8 - Estatsticas que evidenciem o nmero de reclamaes formuladas nos ltimos 18 meses e o tempo mdio de resoluo. 7.9 - Realizao de anlise crtica semestral das estatsticas das reclamaes recebidas e evidncias da implementao das correspondentes aes corretivas, bem como das oportunidades de melhorias. 8 SELO DE IDENTIFICAO DA CONFORMIDADE

O Selo de Identificao da Conformidade definido pelo Inmetro em consonncia com o previsto na Portaria Inmetro n 73/2006, objetiva indicar a existncia de nvel adequado de confiana nos cabos de ao de uso geral, bem como se encontram em conformidade com a norma ABNT NBR ISSO 2408:2008. 8.1 - Especificao do Selo de Identificao da Conformidade 8.1.1 - A especificao do Selo de Identificao da Conformidade est definida no formulrio FORDQUAL- 144, anexo B deste RAC. 8.1.2 - O fabricante/importador autorizado deve apor o Selo de Identificao da Conformidade, conforme especificado no formulrio FOR-DQUAL-144, anexo a este regulamento, nas etiquetas do produto, de forma visvel, legvel, indelvel e permanente. 8.1.3 - O Selo de Identificao da Conformidade dever atender aos requisitos deste regulamento, e ser de responsabilidade do fabricante/importador autorizado, podendo o Inmetro a qualquer tempo e hora, solicitar amostra dos selos confeccionados para verificao quanto ao cumprimento dos mesmos. 8.2 - Aquisio do Selo de Identificao da Conformidade 8.2.1 - A responsabilidade pela aquisio do Selo de Identificao da Conformidade do avaliado e sua aquisio feita em grfica que demonstre competncia para confeccion-lo, de acordo com o estabelecido na Norma Inmetro NIE-DQUAL-142, disponvel no sitio do Inmetro (www.inmetro.gov.br). 8.2.2 - A escolha da grfica para confeccionar e fornecer o Selo de Identificao da Conformidade ser livre, e de responsabilidade do fabricante/importador autorizado. 8.3 - Repasse para o Inmetro 8.3.1 - Pelo uso do Selo de Identificao da Conformidade, deve ser repassado ao Inmetro, por meio de Guia de Recolhimento da Unio - GRU, com vencimento at vinte dias corridos da sua emisso, o valor de: 0,01 Ufir por kg de cabo de ao de uso geral certificado, ou 0,02 Ufir por metro de cabo de ao de uso geral certificado, objetivando, com isso, subsidiar os custos de implantao e manuteno do programa de avaliao da conformidade do produto objeto deste regulamento.
. Item com redao dada pela Portaria INMETRO 212/10

9 - AUTORIZAO PARA USO DO SELO DE IDENTIFICAO DA CONFORMIDADE 9.1 - Concesso da Autorizao 9.1.1 - Para concesso da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade devem ser observadas as orientaes descritas nos itens 6.1.1.5 e 6.2.1.3.4, deste regulamento, respeitando-se o modelo utilizado para obteno do mesmo. 9.2 - Manuteno da Autorizao 9.2.1 - Para manuteno da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade devem ser observadas as orientaes descritas no item 6.1.2.4, deste regulamento, respeitando-se o modelo utilizado para obteno do mesmo. 9.3 Suspenso ou Cancelamento da Autorizao

9.3.1 A suspenso ou cancelamento ocorre quando no for atendido qualquer dos requisitos descritos nos subitens deste RAC. 10 - RESPONSABILIDADES E OBRIGAES 10.1 - Obrigaes da Empresa Autorizada 10.1.1 - Acatar todas as condies estabelecidas nos respectivos documentos relacionados no item 2 deste RAC, nas disposies legais e nas disposies contratuais referentes ao licenciamento, independente de sua transcrio. 10.1.2 - Aplicar o Selo de Identificao da Conformidade em todos os cabos de ao de uso geral, certificados de acordo com a norma ABNT NBR ISO 2408:2008, conforme critrios estabelecidos neste RAC. 10.1.3 - Para permitir a rastreabilidade, o produto deve estar identificado por um fitilho, trazendo impresso a identificao do fornecedor, em espaamentos mximos de 1,0 m. Nota: Excepcionalmente, os estoques remanescentes de produtos adquiridos anteriormente a publicao deste regulamento, ficam isentos da aposio do fitilho para fins de certificao. 10.1.4 - Acatar as decises pertinentes certificao tomadas pelo OCP, recorrendo em ltima instncia ao Inmetro, nos casos de reclamaes e apelaes. 10.1.5 - Facilitar o OCP ou o seu contratado, mediante comprovao desta condio, os trabalhos de auditoria e acompanhamento, assim como a realizao de ensaios e outras atividades de certificao previstas neste RAC. 10.1.6 - Manter as condies tcnico-organizacionais que serviram de base para a obteno da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade, informando previamente ao OCP qualquer modificao que pretenda fazer no produto ou em seus componentes, incluindo matrias-primas, pelas quais foi concedida autorizao, para a realizao de eventuais auditorias e ensaios complementares pertinentes s caractersticas modificadas. 10.1.7 - Comunicar imediatamente ao OCP no caso de cessar definitivamente a fabricao ou importao dos cabos de ao de uso geral, certificados. 10.1.8 - Submeter previamente ao OCP todos os materiais de divulgao onde figuram o Selo de Identificao da Conformidade. 10.1.9 - A empresa autorizada tem responsabilidade tcnica, civil e penal referente aos produtos por ele fabricados ou importados, bem como a todos os documentos referentes certificao, no havendo hiptese de transferncia desta responsabilidade. 10.2 - Obrigaes do OCP 10.2.1 - Implementar o programa de avaliao da conformidade, previsto neste RAC, conforme os requisitos aqui estabelecidos, dirimindo obrigatoriamente as dvidas com o Inmetro. 10.2.2 - Utilizar o sistema de banco de dados fornecidos pelo Inmetro para manter atualizadas as informaes acerca dos produtos certificados. 10.2.3 - Notificar imediatamente ao Inmetro, no caso de suspenso, extenso, reduo e cancelamento da certificao.

10.2.4 - Submeter ao Inmetro para anlise e aprovao, os Memorandos de Entendimento, no escopo deste RAC, estabelecidos com outros Organismos de Certificao. 10.2.5 - O OCP responsvel pela implementao do programa de avaliao da conformidade definido neste regulamento. 11 - PENALIDADES A inobservncia das prescries compreendidas neste regulamento acarretar a aplicao das penalidades previstas no artigo 8 da Lei n 9933, de 20 de dezembro de 1999. 12 - USO DE LABORATRIO DE ENSAIO Os ensaios previstos nos esquemas de certificao e definidos no Anexo A deste RAC devem ser realizados em laboratrios de 3 parte, acreditados pela Cgcre/Inmetro. Nota: Os ensaios realizados em laboratrios no acreditados pela Cgcre/Inmetro ou em laboratrios com servios acreditados por organismos sem acordo de reconhecimento mtuo com a Cgcre/Inmetro, so aceitos se forem realizados mediante acompanhamento por OCP acreditado pela Cgcre/Inmetro, contratado pelo avaliado. O contrato dever conter clusula de exigncia do cumprimento dos Requisitos para Avaliao de Laboratrios no Acreditados por Organismos de Certificao de Produtos, constantes do Anexo Norma Inmetro NIT-DICOR-021. 12.1 - Aceitao de resultados dos laboratrios de ensaio acreditados por organismos de acreditao estrangeiros 12.1.1 - O laboratrio deve ser acreditado por um organismo de acreditao signatrio de acordo multilateral de reconhecimento mtuo, estabelecido por uma das cooperaes relacionadas abaixo. O escopo do acordo assinado deve incluir a acreditao de laboratrios de ensaio. Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC); European co-operation for Accreditation (EA); International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC). Nota: A relao dos laboratrios acreditados pode ser obtida, consultando os stios do Inmetro, das cooperaes e dos organismos signatrios dos referidos acordos. 12.1.2 - O escopo da acreditao do laboratrio deve incluir o mtodo de ensaio aplicado no mbito deste RAC. 12.1.3 - Os relatrios de ensaios emitidos pelo laboratrio devero conter identificao clara e inequvoca de sua condio de laboratrio acreditado. 13 - ATIVIDADES EXECUTADAS POR OCP ESTRANGEIROS Para o reconhecimento e aceitao das atividades da certificao estabelecidas neste RAC, mas implementadas por um organismo de certificao que opera no exterior, o OCP deve atender ao descrito abaixo: a) Qualquer acordo de reconhecimento de atividades necessrias certificao compulsria, no mbito do SBAC, tais como resultados de ensaios ou relatrios de inspeo, com organismos de certificao operando no exterior, somente sero aceitos se tais atividades, alm de serem

reconhecidas reciprocamente, forem realizadas por organismos que atendam s mesmas regras internacionais de acreditao adotadas pelo Organismo de Acreditao (Cgcre/Inmetro); b) Em qualquer situao, o OCP integrante do SBAC o responsvel pela certificao compulsria no mbito do Sistema. ANEXO A AVALIAO DO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE A.1 A avaliao, inicial e peridica, do sistema de controle da qualidade de fabricao, deve ser realizada pelo OCP. A.2 A avaliao, inicial e peridica, do sistema de controle da qualidade de fabricao deve verificar o atendimento aos requisitos relacionados abaixo, quando aplicvel no escopo do Sistema de Gesto da Qualidade do Fabricante:

Nota: (*) Para esta avaliao, deve ser usado, como referncia, o contedo apresentado na ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistemas de Gesto da Qualidade - Requisitos. A.3 Na avaliao, inicial e peridica, do sistema de controle da qualidade de fabricao deve ser verificada a realizao, pelo fabricante, dos ensaios de rotina previstos na ABNT NBR ISO 2408:2008 e seus resultados. A.4 Caso o fabricante possua Sistema de Gesto da Qualidade certificado por um OCS acreditado pela Cgcre/Inmetro, o OCP deve analisar a documentao pertinente certificao do Sistema de Gesto da Qualidade, garantindo que os requisitos descritos acima foram avaliados com foco no produto a ser certificado. Caso contrrio, o OCP deve verificar o atendimento aos requisitos descritos nos itens A.2 e A.3. A.5 A avaliao peridica do sistema de controle da qualidade de fabricao deve ser realizada, no mnimo, uma vez a cada 8 (oito) meses aps a concesso da autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade.

ANEXO C Amostragem para arames aps a fabricao, para ensaios de toro e camada de zinco C.1 A amostragem para ensaio de toro e camada de zinco devem seguir a Tabela de nmero de corpos de prova a seguir. C.2 A amostragem apresentada na tabela deve ser composta por todos os dimetros de arames existentes na perna, caso a quantidade de dimetros de arames encontrados na perna seja menor que a quantidade de corpos de prova solicitados na tabela, o inspetor deve escolher aleatoriamente quais dimetros devem ser ensaiados para atender o nmero de corpos de prova indicados.

ANEXO D Amostragem de famlias para ensaios D.1 A amostragem para ensaios de famlias deve considerar: a classe, o acabamento do arame, o tipo de alma e a categoria de resistncia dos arames. D.2 Para avaliao inicial, devem ser considerados 03 (trs) dimetros por famlia, sendo os dimetros: menor, intermedirio e maior, que compem o lote ou a faixa de dimetro de fabricao. D.3 Para avaliao de manuteno, devem ser considerados 02 (dois) dimetros por famlia, sendo os dimetros, se possvel, diferentes dos analisados na amostragem para avaliao inicial, que compe o lote ou a faixa de dimetro de fabricao. 17.6.09

You might also like