You are on page 1of 8

MINISTRIO DA EDUCAO Universidade Federal de Alfenas.

UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA ECONOMIA Dinmica Curricular - 2010 1 PERODO Unidade Curricular Introduo Economia Introduo Aturia Introduo Administrao Matemtica I Filosofia da Cincia e tica TOTAL DE CRDITOS 2 PERODO Unidade Curricular Cincias Sociais Histria Econmica Geral Matemtica II Comunicao Metodologia de Pesquisa TOTAL DE CRDITOS 3 PERODO Unidade Curricular Cincia Poltica Histria do Pens. Econmico Estatstica Teoria das Organizaes Fundamentos do Estado TOTAL DE CRDITOS 4 PERODO Unidade Curricular Matemtica Financeira Microeconomia I Fundamentos da Administrao Pblica Demografia Contabilidade Social Tpicos Especiais em Adm. Pb. I Crd 4 4 4 6 2 20 Tipo
Comum Comum Comum Comum Comum

Crd 4 4 6 4 2 20

Tipo
Comum Comum Comum Comum Comum

Crd 4 4 6 4 2 20

Tipo Comum Comum Comum Comum Comum

Crd 4 4 4 4 4 4

Tipo
Comum Comum DOB Adm. DOB C. Atuariais DOB Economia Optativa Adm.

Optativa C. Atua-

Tpicos Especiais em Cincias Atuariais I Tpicos Especiais em Economia I TOTAL DE CRDITOS OFERTADOS TOTAL DE CRDITOS OBRIGATRIOS MNIMOS 5 PERODO Unidade Curricular Introduo Contabilidade Macroeconomia I Direito Constitucional Psicologia Introduo s Finanas Microeconomia II Tpicos Especiais em Adm. Pb. II Tpicos Especiais em Cincias Atuariais II Tpicos Especiais em Economia II TOTAL DE CRDITOS OFERTADOS TOTAL DE CRDITOS OBRIGATRIOS MNIMOS

4 riais
Optativa Econo-

4 mia 32 20

Crd 4 4 2 2 4 4 4 4 4 32 20

Tipo
Comum Comum DOB Adm. DOB Adm. DOB C. Atuariais DOB Economia Optativa Adm. Optativa C. Atuariais Optativa Economia

6 PERODO Unidade Curricular Gesto de Custos Instituies de Direito Privado Anlise de Demonstraes Contbeis Sistemas de Informao Matemtica Atuarial I Macroeconomia II Tpicos Especiais em Adm. Pb. III Tpicos Especiais em Cincias Atuariais III Tpicos Especiais em Economia III TOTAL DE CRDITOS OFERTADOS TOTAL DE CRDITOS OBRIGATRIOS MNIMOS

Crd 4 2 2 4 4 4 4 4 4 32 20

Tipo
Comum Comum Comum DOB Adm. DOB C. Atuariais DOB Economia Optativa Adm. Optativa C. Atuariais Optativa Economia

CARGA HORRIA TOTAL (Em horas) Unidades Curriculares mnimas a serem cursadas PIEPEX Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extenso

2160 264

TOTAL EM HORAS

2424

As atividades de estgio so recomendadas, porm, no obrigatrias no curso; As atividades complementares esto contempladas no Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extenso.

EMENTRIO

1 PERODO

Introduo Economia
O problema econmico. Natureza e mtodo da Economia. Noces de Microeconomia: Oferta e Demanda; Elasticidades; Oferta, demanda e governo; Excedentes; Estruturas de mercado; Macroeconomia bsica: Agregados macroeconmicos; Economia real no longo prazo; Economia real no curto prazo; Introduo Teoria Monetria; Introduo Economia Internacional.

Introduo Administrao
O contexto da administrao geral e pblica. O papel social da administrao. Formao do conhecimento e tomada de deciso. Funes administrativas: planejamento; organizao, direo e controle. reas funcionais da administrao: operaes, marketing, recursos humanos e finanas.

Introduo Aturia
Histrico. Matrias de sustentao da Aturia. Aturia hoje e o papel do Aturio. Aplicaes. Seguros. Caractersticas bsicas a qualquer seguro. Tipos de seguros. Previdncia. Capitalizao. Principais tcnicas atuariais. rea financeira. Provises. Resseguro e co-seguro.

Clculo I
Funes Reais de uma varivel real. Derivao: conceito e regras. Interpretao geomtrica da derivada. Mximos e mnimos de funes. Resoluo de problemas envolvendo otimizao. Integrao: conceito e tcnicas. Integral indefinida e Integral definida como rea sob uma curva.

Filosofia da Cincia e tica


Discusso dos problemas e conceitos fundamentais da filosofia contempornea da cincia. Desigualdade no acesso ao conhecimento. O papel da extenso e a responsabilidade social e tica do pesquisador. Os fundamentos scio-histricos da tica. O conceito de cientificidade versus senso comum. A cincia experimental e o mtodo hipottico-dedutivo e o contraponto ao indutivismo. Explicaes causais, teleolgicas, histrico-genticas, probabilsticas, estruturais, funcionais, positivismo, materialismo histrico.

2 PERODO Cincias Sociais


Indivduo, cultura e sociedade. Diversidade cultural. Solidariedade e tolerncia entre os povos. A abordagem do trabalho pelas perspectivas tericas clssicas da sociologia. Estrutura social. Desigualdade social. Taylorismo e fordismo. Reestruturao produtiva.

Mudana social e seus impactos nas organizaes e no mundo do trabalho. Globalizao e a funo social do Estado. A sociedade brasileira no contexto contemporneo.

Histria Econmica Geral


Economias agrrias (Mesopotmia e Egito) e comerciais (Fencia, Grcia e Roma) da Antigidade; A economia na Idade Mdia; Antigo Regime e mercantilismo; A Transio para o Capitalismo; As Revolues Burguesas; As Industrializaes retardatrias; Imperialismo e capital monopolista; O Desafio Socialista; A Economia capitalista entre as guerras.

Clculo II
Funo de vrias variveis; derivadas parciais; taxa de variao e anlise marginal, aplicaes de mximos e mnimos e problemas de otimizao. Integrao de funo de vrias variveis. Equaes diferenciais Ordinrias: Introduo; Equaes Diferenciais Lineares de 1a ordem e aplicaes; Equaes Diferenciais Lineares de 2a ordem; Equaes Diferenciais Lineares de ordem n; Sistemas de Equaes Diferenciais Lineares.

Comunicao
O texto como linguagem e estrutura. Fases de elaborao do texto. Coerncia e coeso textuais. Gneros textuais. Principais problemas de linguagem na escrita acadmica.

Metodologia da Pesquisa
Texto acadmico. Construo da hiptese. Elaborao do projeto. Mtodos de pesquisas: quantitativas, qualitativas, campo, bibliogrfica, etnogrfica, participante, pesquisa-ao, estudo de caso, anlise de contedo, survey, experimental, documental, exploratria, explicativa. Tcnicas de pesquisa, aspectos ticos. Elaborao da monografia. Divulgao e utilizao dos resultados de pesquisa.

3 PERODO Cincia Poltica


Estado, capitalismo e luta de classes. Estado, liberalismo e bem-comum. Ideologia, trabalho e alienao. Formas de governo e regimes polticos: democracia, ditadura, presidencialismo, parlamentarismo, repblica e monarquia. Representao poltica: os partidos polticos, direita e esquerda. Burocracia: controle, poder e alienao. Globalizao, neoliberalismo.

Histria do Pensamento Econmico


Mercantilismo; Economia poltica clssica; Pensamento econmico socialista e Marx; Revoluo marginalista; Ortodoxia neoclssica; Schumpeter; Revoluo Keynesiana; Pensamento econmico contemporneo.

Estatstica
Estatstica descritiva. Probabilidade: Conceito, axiomas e teoremas fundamentais. Variveis aleatrias. Distribuies de probabilidade unidimensionais e bidimensionais. Introduo Teoria da Amostragem. Inferncia Estatstica: Teoria da Estimao, Processos de deciso, Testes de Hipteses.

Teoria das Organizaes


Teorias administrativas: teorias clssica e cientfica, abordagem humanstica, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria neoclssica e administrao por objetivos, teoria comportamental, teoria do desenvolvimento organizacional, teoria sistmica, teoria contingencial, novas tendncias em administrao.

Fundamentos do Estado
A separao dos poderes e as funes do Estado. Formas de Estado. Formas de governo. Sistemas de governo. Estado moderno e democracia. O Estado contemporneo.

4 PERODO Matemtica Financeira


Valor do dinheiro no tempo. Juros e desconto simples. Juros compostos. Taxas nominais, proporcionais, equivalentes e efetivas. Descontos. Equivalncia de capitais. Rendas ou sries de pagamentos. Sistemas de amortizao. Avaliaes de investimentos. Valor presente lquido. Taxa interna de retorno Payback. Matrizes de deciso. Mercado financeiro e produtos financeiros.

Microeconomia I
Teoria do Consumidor e Teoria da Firma. Escolha individual - Anlise de Esttica Comparativa: variaes dos preos relativos e da renda - Equao de Slutsky Abordagem da Preferncia revelada - Escolha Intertemporal - Teoria da Firma.

Fundamentos da Administrao Pblica


Modelos de administrao pblica, paradigmas da administrao pblica, princpios da administrao pblica, princpios fundamentais da administrao pblica brasileira, organizao poltico-administrativa do governo, agentes pblicos, perfil do administrador pblico no paradigma atual.

Demografia
Dados demogrficos: censo, registro civil e outras fontes de dados. Taxas demogrficas. Tbuas de mortalidade: conceito, construo das tbuas; principais funes das tbuas; taxa central de mortalidade; fora de mortalidade ou taxa de mortalidade instantnea; ajustamento de taxas de mortalidade (conceitos e evoluo histrica, ajustamento de Gompertz e Makaham, e outra forma de ajustamento).

Contabilidade Social
Conceitos bsicos e introdutrios; Sistema de Contas Nmeros ndices; Balano de Pagamentos; Indicadores Sociais. Nacionais;

5 Perodo Introduo Contabilidade


Conceitos bsicos de Contabilidade. Princpios Fundamentais de Contabilidade, Situao Econmica e Situao Financeira. Regime de Caixa e Regime de Competncia. Escriturao Contbil. Elaborao dos Relatrios Contbeis: Balano Patrimonial BP, Demonstrao do Resultado do Exerccio DRE, Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido DMPL e Demonstrao do Fluxo de Caixa DFC. Leitura e interpretao das Demonstraes Contbeis.

Macroeconomia I
Modelo Clssico, Modelo Keynesiano Simplificado, Mercado de Bens, Mercado Monetrio, Modelo IS-LM, Consumo e Investimento.

Direito Constitucional
Introduo ao direito constitucional. Poder constituinte. Dos direitos e garantias fundamentais. Da Organizao do Estado. Da Organizao dos Poderes. Do processo legislativo. Noes de controle de constitucionalidade.

Psicologia
A Psicologia como cincia e seu objeto de estudo. Principais correntes tericas da Psicologia, seus pressupostos e contribuies. Personalidade e Subjetividade. Psicologia no trabalho e nas organizaes. Aspectos psicossociais envolvidos nas relaes de trabalho.

Introduo s Finanas
Administrao financeira de curto prazo. Administrao de capital de giro. Fluxo de caixa. Oramento. Anlise de ponto de equilbrio e alavancagem. Administrao financeira de longo prazo. Valor e maximizao de riqueza. Decises de investimentos. Estrutura de capital. Decises de financiamento.

Microeconomia II
Equilbrio Parcial em Estruturas de Mercado - Concorrncia Perfeita: avaliao de perdas e ganhos de polticas governamentais - Estruturas de mercado no competitivas: Monoplio, Concorrncia Monopolstica e Oligoplio: coluso, guerra de preos, poder de mercado - Elementos bsicos de teoria dos jogos.

6 PERODO Gesto de Custos


Custos e despesas. Custos e despesas fixas e variveis. Custos e despesas diretas e indiretas. Mtodos de custeio. Ponto de equilbrio contbil, econmico e financeiro. Formao do preo de venda.

Instituies de Direito Privado


Dicotomia entre Direito Pblico e Privado. Conceito e classificao das leis. Pessoas naturais: capacidade, personalidade e terminalidade. Pessoas jurdicas: sociedade simples, empresariais e civis. Empresrio individual. Bens e patrimnio. Fatos e atos jurdicos. Noes sobre direitos das obrigaes e contratos. Contratos mercantis em espcie: leasing, factoring, seguro e Contratos bancrios. Noes sobre Registros pblicos. Noes sobre responsabilidade civil. Noes sobre direito do consumidor. Noes sobre propriedade: material, intelectual e industrial.

Anlise de Demonstraes Contbeis


Estrutura das Demonstraes Financeiras, objetivos da Anlise das Demonstraes Financeiras, Anlise Vertical e Anlise Horizontal. Anlise atravs de ndices: ndices de Estrutura de Capital, ndices de Liquidez e ndices de Rentabilidade. Ciclo Operacional, Ciclo financeiro e Ciclo Econmico. Anlise do Capital de Giro.

Sistemas de Informao
Conceitos de sistemas de informaes e tecnologias; tecnologias bsicas e de ponta; histrico de sistemas de informaes; componentes de sistemas de informaes; aplicaes de Sistemas de Informaes nas empresas e Instituies; Aplicaes estratgicas utilizando as Tecnologias e sistemas de informaes; Aplicaes empresariais: e-commerce, e-business, erp, crm; aspectos de segurana de sistemas de informaes, crimes utilizando o computador, questes de privacidade, tecnologias de hardware, conceitos de software ; governo eletrnico, gesto da informao e conhecimento.

Matemtica Atuarial I Funes biomtricas. Probabilidades aleatrias relativas a n vidas. Seguros de: renda constante, renda varivel; capitais pagveis por morte, capitais vaiveis pagveis por morte, seguros mistos. Comutaes. Prmios: carregados, de inventrios, modificados. Macroeconomia II
Mercado de Trabalho, Modelo OA-DA, Curva de Phillips, Novos Clssicos, Novos Keynesianos, Ciclos Econmicos.

You might also like