You are on page 1of 15

Notandum Libro 13

2009

CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto

Teixeira de Pascoaes: entre Luz e Sombra


Betina dos Santos Ruiz1
RESUMO: Este artigo procurar verificar como tem sido recebida a obra do escritor portugus Teixeira de Pascoaes. So analisadas obras tericas sobre ele e parte da sua obra, quase toda ela recentemente reeditada em Portugal. A resistncia aos valores do escritor e o reconhecimento das grandes qualidades da sua escrita so aqui colocados em confronto. PALAVRAS-CHAVE: Teixeira de Pascoaes, literatura, recepo, resistncia, assimilao. ABSTRACT: This article tries to verify how the work of Teixeira de Pascoaes, a Portuguese writer, has been received by the critical and the academic readers. It analyses theoretical essays on it and part of his own work, recently reprinted in Portugal. The resistance against his values as well as the recognition of the outstanding qualities of his writing are here in confront. KEY-WORDS: Teixeira de Pascoaes, literature, reception, resistance, assimilation.

ser quase invisvel ser presente Cnticos Qual a regularidade com que vem sendo editado material sobre Teixeira de Pascoaes (1877-1952)? Qual a tnica dos textos produzidos recentemente em Portugal com essa finalidade? A fortuna crtica proporciona a cristalizao de que valores dentre os contemplados pela obra de Pascoaes? Est a ser privilegiado o conhecimento daquilo que Fernando Pessoa chamou de a poesia lrica de Pascoaes, em detrimento dos textos narrativos, dramticos e didcticos2? Em que medida a montagem da biografia tem mobilizado estudiosos ou contribudo para aprofundar o conhecimento do elenco de ttulos ficcionais e formativos? O presente artigo procura avanar basicamente nas respostas a estas cinco questes, a fim de refletir sobre a importncia da actual recepo da obra de Teixeira de Pascoaes e a profundidade com que os textos poticos (e no s) so recebidos pelos leitores. A escolha do material examinado foi motivada pela acessibilidade e pela actualidade. H muitos volumes concernentes a Pascoaes nas livrarias e nas bibliotecas pblicas de Portugal, tanto quanto artigos digitalizados. Uma parte demasiado antiga para despertar interesse, outra recente e, como esteve ao alcance desta investigadora, pode, em princpio, influenciar qualquer leitor, portugus ou estrangeiro. Esta apreciao - que no pretende ser um levantamento exaustivo da biobliografia do autor nem esgotar a problemtica da assimilao de uma obra associada ao orgulho de intelectuais portugueses pela Renascena Portuguesa e pela revista A guia foi possvel a partir da leitura dos livros referidos na bibliografia, do conhecimento de manifestaes oficiais da cidade em que o artista nasceu e tambm do questionamento (breve, ainda que o desejssemos rigoroso) a que a investigadora se dedicou. Pretende sobretudo levantar pistas de compreenso.
1 2

Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutoranda pela FFLCHUSP Cf. Salvato Trigo, Pessoa e Pascoaes: o hfen do Norte, Amarante Municipal, n. 7, outubro de 2003. Alm disso, interessante ter em mente a leitura de alguns artigos publicados na revista A guia, pois eles fazem entender que Teixeira de Pascoaes considerava a poesia como guardi da alma do povo, no que ele tem de mais profundo e misterioso, talvez um motivo, portanto, para fundamentar o enfoque de Pessoa.

63

Apenas para apresentar a principal bibliografia do escritor, eis alguns ttulos, por ordem cronolgica3, que demonstram a regularidade, a quantidade e a abrangncia das publicaes: A) Em verso: Embryes (1895); Belo (1897); Sempre (1898); minha Alma (1898); Terra Prohibida 4 (1899); Cantigas para o Fado e para as Fogueiras do San Joo (1899); Profecia (1901?)5; Ventura (1901); Jesus e P (1903); Para a Luz (1904); Vida Etherea (1906); As Sombras6 (1907); Senhora da Noite (1909); Marnus (1911); Regresso ao Paraso7 (1912); Elegias (1912); O Doido e a Morte (1913)8; Miss Cavell (1915); Elegia da Solido (1920); Cantos Indecisos (1921); Elegia do Amor (1924); Sonetos (1925); Londres (1925); D. Carlos (1925); Cnticos (1925); O Pobre Tolo (s/d); Painel (1935); Versos Pobres (1949); ltimos Versos (1953). B) Em prosa: O Esprito Lusitano ou o Saudosismo9 (conferncia de 1912); O Gnio Portugus na sua Expresso Filosfica, Potica e Religiosa (conferncia de 1913); A Era Lusada (duas conferncias de 1914); Verbo Escuro (1914); Arte de Ser Portugus (1915); A Beira - num relmpago (1916); Os Poetas Lusadas10 (conferncias de 1918); O Bailado (1921); A Caridade11 (1922); A Nossa Fome (1923); O Pobre Tolo (1924); Jesus Cristo em Lisboa (1927)12; Livro de Memrias (1928); So Paulo (1934); So Jernimo e a Trovoada (1936); O Homem Universal (1937); Napoleo (1940); Duplo Passeio (1942); O Penitente (1942); Duplo Passeio (1942); Santo Agostinho (1945); O Empecido (1950); Guerra Junqueiro (1950); Drama Junqueiriano (1950); Pro Paz (1950); Apresentao do Teatro dos Estudantes de Coimbra no Cine-Teatro Amarantino (1951); Dois Jornalistas (1951); Aos Estudantes de Coimbra (1951); Antnio Carneiro (conferncia de 1950, publicada em 1952); A Minha Cartilha (1954); A Velhice do Poeta (1973); Da Saudade (1973); Joo Lcio (1953 e 1973); Uma Fbula O Advogado e o Poeta (1978); A Saudade e o Saudosismo (1988). Alguns dos ttulos so, como se v, pstumos. Ainda existem textos dispersos, alguns dos quais publicados parcialmente em peridicos. Como as datas encontradas aps pesquisa correspondiam ou primeira publicao parcial ou meno/registro da existncia do texto, no sero mencionadas datas para no remeter a explicaes demasiado particulares. Mas devem-se ainda referir os ttulos de textos como Cartas a uma Poetisa; Cartas a um Poeta; D. Quixote e a Saudade; Cames nunca existiu; Versos Brancos; O Senhor Fulano; Ferno Lopes; O Bem e o Mal; O Anjo e a Bruxa;; Cantos Empedernidos; Jesus.
3

Alguns livros consultados omitem determinados ttulos de Teixeira de Pascoaes, bem como apresentam datas diferentes quanto ao ano de publicao de um mesmo livro do autor. Existe controvrsia, inclusive, quanto primeira publicao do autor, conforme admite o organizador de A literatura de Teixeira de Pascoaes, Antnio Cndido Franco. 4 Belo, minha alma, Sempre e Terra proibida foram reunidos num nico volume (1997), pela Assrio & Alvim, com introduo de A. Cndido Franco. 5 Teixeira de Pascoaes escreveu este texto em parceria com Afonso Lopes Vieira. A publicao ocorreu apenas em 1937, sem constar o nome dos autores. 6 As sombras, ventura e Jesus e P foram reunidos em volume pela editora Assrio & Alvim (1996). 7 Inserido no volume Poesia de Teixeira de Pascoaes, tambm pela Assrio & Alvim (2002). 8 Para a luz, Vida etrea, Elegias e O doido e a morte foram reunidos em um nico volume, pela mesma Assrio & Alvim (1988). 9 Inserido em A saudade e o saudosismo (dispersos e opsculos), pela Assrio & Alvim (1988). O mesmo se passou com O Gnio portugus e A Era Lusada. 10 Inserido em Poesia de Teixeira de Pascoaes, antologia organizada por Mrio Cesariny para uma edio de Antnio Cndido Franco. 11 Inserido em O Homem Universal e Outros Escritos, pela Assrio & Alvim, com prefcio de Pinharanda Gomes (1993). 12 A pea teatral foi escrita em parceria com Raul Brando.

64

Se a leitura da bibliografia tem uma evidente unidade e continuidade, a leitura da bibliografia passiva revela um objecto dplice. A despeito da aura de excelncia que envolve o nome Teixeira de Pascoaes, ele tem sido alvo de uma expressa rejeio, nomeada e tambm ela recusada por estudiosos13. Podem ser entendidos como intrpretes menos sensveis importncia da obra de Pascoaes, crticos como Georg Rudolf Lind e scar Lopes, entre outros, sendo este ltimo co-autor de um texto da dcada de 70 do sculo passado que arrisca restringir o projeto de Pascoaes formao de um squito provinciano que no contestava o lder 14. Antnio Cndido Franco oferecia depois aos leitores argumentos contrrios a esta idia quando, em 2000, alertou para a tendncia portuguesa de chamar provincianismo o falar sobre a provncia15. Ele defendia que, desde Pessoa, assumir a condio de observador, partindo do seu prprio espao formativo, no significa limitar-se, mesmo que esse espao seja a aldeia natal. Ainda como opositor de Pascoaes numa polmica a respeito do Saudosismo, registremos o nome de Antnio Srgio. Se pensarmos um pouco mais, descontadas as questes pontuais, veremos que a prpria Renascena Portuguesa foi renegada, at o surgimento de textos de estudo pormenorizado que remontam a 1990, como explica Paulo Samuel16. O lapso ter provavelmente colaborado para relegar a literatura de Pascoaes, dada como o seu principal exemplo, a um plano inferior ao que ela merece. interessante notar que nem o cuidado editorial da revista A guia nem a incluso de material de autores estrangeiros (entre eles o brasileiro Lima Barreto e o galego Vicente Risco) influenciaram positivamente os crticos. De todo modo, as numerosas publicaes voltadas para a divulgao da obra de Pascoaes esto disposio dos leitores e cabe aos investigadores, qui aos curiosos e aos apaixonados, verificar em que medida elas so porta-vozes fidedignas. O nmero das edies de algumas das suas obras e at uma edio relativamente recente da obra completa pela editora Assrio & Alvim parecem tambm revelar esse objecto dplice, que se vai editando e se vai desprezando. A resumida histria dos estudos biogrficos sobre Teixeira de Pascoaes Saram nas dcadas de 50, 60 e 70 do sculo XX quatro obras cujos ttulos sugerem uma anlise da biografia de Teixeira de Pascoaes, a saber: O Poeta, essa Ave Metafsica, de SantAnna Dionsio; Teixeira de Pascoaes, de Alfredo Margarido; Olhando para Trs Vejo Pascoaes, de Maria da Glria Teixeira de Vasconcellos17; Teixeira de Pascoaes. Contribuio para o Estudo da sua Personalidade e para a Leitura Crtica da sua Obra, de Mrio Garcia. Mas nenhuma delas, conforme asseguram os crticos, est de fato centrada no levantamento de dados concernentes vida de Pascoaes. A obra de Alfredo Margarido comea com uma Tbua Bio13

Em O Messianismo de Teixeira de Pascoaes e a Educao dos Portugueses, a concluso da primeira parte, p. 55, reitera aos alunos (o livro foi escrito para alunos da Universidade de vora) a importncia de no ler com preconceito os textos do poeta, prosador e pensador. O livro ressalta repetidas vezes esta ideia. Depoimento informal dado pela Prof. Dr. Maria Lusa Malato Borralho, autora de um artigo referido na bibliografia da presente anlise, d mais corpo ideia da rejeio. Baseada em inquritos aos alunos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto sobre autores da historiografia literria, ela explica que o aluno de hoje, quando reconhece o nome de Teixeira de Pascoaes, tende a associ-lo a uma viso de mundo fascista, porque a mensagem de livros como A Arte de Ser Portugus foi erradamente confundida com a ideologia nacionalista praticada poca do Estado Novo em Portugal. 14 A. J. Saraiva e O. Lopes, Histria da Literatura Portuguesa, p. 1019 (1987). importante ressaltar, contudo, que a edio de 2001 tem alteraes significativas. O verbo insular, que os dois autores haviam utilizado para caracterizar o resultado de um processo vivido por Pascoaes, desapareceu nessa segunda verso, bem como a referncia ao crculo de admiradores do escritor amarantino. 15 Antnio Cndido Franco, A Literatura de Teixeira de Pascoaes (2000). 16 Paulo Samuel, Teixeira de Pascoaes na revista A guia, p. 15 (2004). 17 Olhando para Trs Vejo Pascoaes teve edio tambm no ano de 1996.

65

Bibliogrfica e, a cada novo captulo, apia-se no recorte de um determinado trecho de Pascoaes para mostrar como todos os episdios narrados pelo poeta e prosador contriburam para que ele se tornasse um grande artista18. Feitas as contas, o livro tem 315 notas de rodap, sendo cerca de 50 oriundas de citaes de um mesmo livro ficcional, Livro de Memrias. Em contrapartida, o autor do estudo recorreu s cartas trocadas por Teixeira de Pascoaes e amigos em apenas seis casos. Esteve a ler versos e reflexes como se fossem espelho da vivncia de Pascoaes ou, quando muito, esteve a dialogar com o Pascoaes dado ao leitor na forma ou de narrador ou de eu lrico. O discurso fora de Pascoaes resgatado por Alfredo Margarido o de poca, o do contexto social portugus, ainda assim ligeiramente mal desenhado porque simplesmente referido. Parece-nos que o crtico no via a obra de Teixeira de Pascoaes da mesma forma que o autor da seguinte interpretao: Nos vrios textos autobiogrficos de Pascoaes que definem um espao de reconstituio transfigurada do seu passado sentimental, encontramos naturalmente elementos19. (grifo meu). Muito antes dessas publicaes, Albert Vigoleis Thelen, alemo que traduziu Pascoaes em 1938 e em 1941, dedicara-se a escrever a biografia do artista, mas o projeto no teve continuidade e o que chegou a Portugal desta tentativa soou muito imaginativo/ romntico. Pascoaes em alguns artigos de revista, de 1994 a 2004 Distribudo em outubro de 2003, o nmero 7 da revista Amarante Municipal contempla interessantes aspectos da obra do escritor, por ocasio do cinqentenrio da sua morte. Trata-se de uma publicao com doze artigos, nove deles a respeito da literatura produzida pelo poeta; um acerca da necessidade de criar em Amarante uma Fundao Teixeira de Pascoaes; um sobre a exposio realizada no museu municipal Amadeo de Souza-Cardoso, intitulada Os Dias de Pascoaes; mais um sobre o vencedor do Prmio de Poesia Teixeira de Pascoaes do ano anterior ao da publicao, Fernando Echevarra. So seus autores alguns especialistas, alm de parentes de Pascoaes e habitantes da cidade com quem ele teve uma relao prxima. As oito pginas assinadas pelo Prof. Salvato Trigo tm o ttulo Pessoa e Pascoaes: o hfen do Norte e se articulam em torno da idia de que os dois poetas portugueses precisam ser estudados lado a lado, porque reconheceram no movimento nortenho Renascena Portuguesa uma forte possibilidade de dar unidade cultura portuguesa daquela poca, isto , ambos enxergaram no mesmo grupo artstico uma alternativa altura das expectativas estticas dos dois para a modernidade portuguesa20. O ponto em que Pessoa difere de Pascoaes, conforme a leitura de Salvato Trigo, prende-se noo pessoana de que a arte letrada portuguesa daquele perodo estava bastante desorganizada, anrquica, a no ser justamente pela direco que nomes como Guerra Junqueiro, Antnio Nobre e o prprio Teixeira de Pascoaes imprimiam ao conjunto. A postura do escritor amarantino era mais patritica e telrica, via no sentimento portugus e na ligao do homem com a sua terra o centro da imaginao criativa portuguesa.
18

Os livros aproveitados so: I Infncia e Entrada no Mundo, II A Natureza, III O Plano Poltico, IV A Teoria da Raa, V O Retrato de Leonor-Eleanor, VI A Palavra, VII O Enigma de Deus e do Destino, VIII A Antropologia e a Etnografia, IX A Colaborao com Raul Brando, X O Medo, XI A Histria nas suas Implicaes Poticas, XII A Criao Potica, XIII O Sentimento da Humanidade, XIV A Saudade e o Saudosismo, XV A guia. 19 Antnio Cndido Franco, Transformaes da Saudade em Teixeira de Pascoaes, pp. 20-21 (1994). 20 Jacinto do Prado Coelho, em 1964, j se tinha pronunciado relativamente a esta proximidade. Pareceme, contudo, que a cada vez que um crtico atento e penetrante descobre uma ponte para a leitura de Pascoaes, est a renovar essa vertente e, assim, esta linha persiste no estudo do artista.

66

J com as vinte e duas pginas do Prof. Isaac Estraviz, da Universidade de Ourense (Espanha), ficamos a saber que Teixeira de Pascoaes influenciou poetas galegos por ser o artista de Portugal que eles mais admiram. Igualmente descobrimos que o estudo da obra do autor portugus sofreu uma interrupo considervel, apesar de a imprensa galega dar espao divulgao dos laos que unem galegos a este cone portugus e colaborao produzida pelo prprio Teixeira de Pascoaes. Faz-se aluso a pargrafos de cartas, recenses de livros, caricaturas que desenhistas da Galiza esboaram da figura franzina de Pascoaes etc. Um dos elementos mais comentados e queridos dos artistas galegos o que chamam de Saudade criadora. Com recurso ao texto de Pascoaes, cidados da Galiza e de Portugal exprimiram um estar no mundo muito prximo. Vicente Risco chegou a afirmar que a leitura deste irmo portugus fazia com que ele se sentisse mais pertencente ao solo galego, porque descobria a alma galega dita por um estrangeiro. curioso que ele projecte sobre um territrio a sombra do territrio vizinho: na liberdade do escritor nascido em Amarante, ele constata a necessidade de agir e de ser dos seus. E at a invocao potica de um Xavier Bveda tem ecos de Pascoaes: Graziela: recurdame em alguno de tus fados dulces. Yo rezar tu nombre com versos de Teixeira de Pascoaes (p. 33). Na formulao de outro galego, Noriega Varela, est a palavra formidable (p. 34), para caracterizar o autor de Marnus. Testemunhos de um entrosamento e de um acolhimento verdadeiros/ sinceros, a serem investigados. O ltimo artigo desta publicao de 2.500 exemplares que cumpre comentar chama-se Pascoaes e Camilo: duas sombras e de Antnio Mega Ferreira. Fala de Camilo Castelo Branco, que teria constitudo para Pascoaes sobretudo memria de infncia. Ele o associaria paisagem da serra do Maro e por isso o colocava no centro da tragicomdia do desassossego portugus (p. 48). Para ambos a vida seria expiao, desgosto, insubordinao. Uma inspirao para a poesia de Pascoaes, Camilo foi igualmente personificao do sujeito marcado pelo inconformismo e pela desgraa, como O Penitente mostra, salientando o que h de Camilo em Pascoaes. Em outra revista, mais precisamente no n 132/133 da Colquio/Letras, da Fundao Calouste Gulbenkian, ano de 1994, aparece um texto de Armando Nascimento Rosa a enfatizar o tema dos parentescos literrios. Se j houve quem visse paralelismo entre Pessoa e Pascoaes, ou entre Pascoaes e os galegos ou entre Pascoaes e Camilo Castelo Branco, encontramos agora uma nova sugesto de comparao dentro da obra de Teixeira de Pascoaes. Trata-se de uma sucinta apreciao da edio do livro So Jernimo e a Trovoada, pela Assrio & Alvim no ano de 1992. Partindo do pressuposto de que o escritor amarantino sabia reconhecer o indivduo de gnio (p. 252), Armando Nascimento ressalta que na biografia do religioso o bigrafo evocava traos encontrados por ele em outros indivduos de gnio, como se ao dissec-los se tornasse capaz de conhecer melhor a sintonia entre a alma e o mundo. Pascoaes pretendia, portanto, conhecer melhor o carter de S. Jernimo, homem j desenhado pela literatura, usando da sua intuio para desvelar o intuitivo, o potico, o transcendente. No n 135/136 da Colquio/Letras do ano de 1995, o livro de Teixeira de Pascoaes em foco O Homem Universal. De novo a edio pertence Assrio & Alvim que, de forma sistemtica, se estava a encarregar de pr no mercado os ttulos do autor. Quem assina a coluna Livros sobre a Mesa, Mrio Garcia, comunga das idias de Pascoaes, pois chega a citar, num texto de poucas linhas, outros crticos que, tanta a empatia, foram por Pascoaes elogiados. Mrio Garcia, ao construir o seu texto sobre as referncias de Pascoaes, d-nos acesso a uma linha de leitura da obra de Pascoaes, sem mensagens dissonantes e/ou difceis de decifrar.
67

Tambm na seo Epistolografia da mesma Colquio/Letras, no seu nmero 147/148, do ano de 1998, Jos Carlos Seabra Pereira destaca a amizade entre Pascoaes e Anrique Pao dArcos, poeta lisboeta trinta anos mais novo que Pascoaes. Seabra Pereira pe em evidncia a afinidade esttica e a identificao pessoal, para filiar a poesia de um de outro. Mas, ao contrrio do que fizera Mrio Garcia, elegeu pontos fracos do conjunto da obra de Pascoaes. A ressalva tem que ver tambm com o tamanho do texto, alm de outros fatores. So cerca de duas pginas e meia e no mais a meia pgina ocupada pelo outro artigo. A extenso, como bvio, permite alargar o campo de viso e evidenciar conflitos dentro do conjunto em exame. Seja como for, a nota discordante tinha como objectivo valorizar o nascimento de um intercmbio humano e artstico, justamente num perodo em que o poeta de Amarante fazia obras de qualidade claudicante (p. 354). Do reconhecimento de uma debilidade e de um lao novo, o crtico passa defesa de uma epifania: o encontro entre os dois escritores portugueses foi to fecundo, que chegou ao sublime, e pode ser por isso detalhado, estudado. Segundo Seabra Pereira, o mergulho neste lado afetivo de Pascoaes traz ao leitor a possibilidade mpar de entender melhor a personalidade deste artista. Merece nota um texto de 1996 inserido na revista Diacrtica, da Universidade do Minho, com a assinatura de Manuel dos Santos Alves, docente daquela instituio. Duas caractersticas de Teixeira de Pascoaes so postas em relevo em funo do alto valor literrio e da importncia humanista que fazem adivinhar no poeta. O autor chama nossa ateno para capacidades sofisticadas e incomuns de que Pascoaes era dotado: a de ver simetricamente para uma direco e para a outra e a de conciliar. A acuidade da viso de Pascoaes est no olhar para frente e para trs, o que equivale a dizer tambm, e metaforicamente, olhar para o passado e para o futuro ou para o paganismo e para o Cristianismo. Pascoaes teria a particularidade de aproximar realidades, evitando que uma anulasse a outra ou diminusse sequer o valor da outra, e oferecendo um retrato da existncia mais pleno de sentido, pois formado a partir de conjuntos complexos que os observadores costumam dissociar. Depois de estabelecer uma linha de pensadores e artistas que lidaram com o tema da morte da tradio pag (para a sobrevalorizao da herana crist e a crescente reinsero desta cultura nas sociedades europias), ele chega ao contributo de Pascoaes, alando-o categoria de poeta metafsico, profeta, vidente21. Est neste texto reforada a leitura de Jacinto do Prado Coelho22 quanto simultnea presena de P e de Jesus nos poemas de Pascoaes. Est tambm documentado o avano pelo sincretismo, a revitalizao pelo mito, por assim dizer, em relao quela literatura praticada por Cames ou por Ea de Queiroz, ambos mais apegados questo esttico-literria dos mitos (ao introduzirem elementos pagos nas respectivas fices). Santos Alves relembra ainda que, de outros modos, Almeida Garrett e Ramalho Ortigo utilizaram os mitos como formas de obter ironia, quer dizer, fizeram com que os mitos contribussem para criar um efeito retrico (de sentido pejorativo). H outra indicao de leitura da obra de Pascoaes a apontar para o fato de o poeta ter recuperado uma antiqussima linha que j fora a de Rabelais: ambos relacionaram o Cristianismo com o anncio da morte de P. Por fim, lancemos um olhar rpido para uma contribuio mais recente. Escrito em abril de 2003 para um colquio sobre o autor, organizado pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o texto de Maria Lusa Malato Borralho identifica muito concretamente algumas
21

Manuel Ferreira Patrcio escreveu texto sobre Pascoaes, em 1984 (com edio levada a pblico um ano depois), no qual utiliza significativamente o termo vate para classificar o poeta. 22 Em nota prvia de outra obra, A literatura de Teixeira de Pascoaes, Antnio Cndido Franco aponta Jacinto do Prado Coelho como o responsvel pela nica edio crtica do legado do poeta do Maro preparada em Portugal at aquela data.

68

classificaes da obra do autor expostas de forma mais alusiva, talvez, nos demais materiais consultados para a escrita deste texto23. Ela escolheu falar sobre os rtulos da obra de Pascoaes numa ou noutra escola literria portuguesa; com isso nos levou a ver que os rtulos nunca so inocentes, servindo muitas vezes para desprezar ou marginalizar. Embora uns prefiram chamar Pascoaes de autntico representante romntico e outros critiquem o que nele h de certo tipo de Romantismo sucintamente definido por caractersticas elementares (a herana semita, o individualismo ou egotismo, o Espiritualismo, a beleza que ultrapassa a matria, o dramatismo), como se fosse trao diminuidor da obra literria deste escritor, o que importa nele so os contrastes, a tentativa de abarcar diferenas ao invs de aceitar rtulos unvocos. A inteno de Pascoaes parece ter sido negar o Romantismo e negar o Classicismo para criar um Classicismo romntico ou um Romantismo clssico. Vale a pena classific-lo por meio de uma categoria histrica politicamente construda? Complexo, autor de obra vasta, perceptvel na fuso com outros autores e discpulos, lido paradoxalmente na resistncia de leitores influentes, Pascoaes ilustra o peso morto de palavras como romntico e clssico, que no so incuas ou denotativas. E a obra resiste pseudo tenso dos rtulos. Edies e reedies que perpetuam Pascoaes Com o apoio da Delegao Regional de Cultura do Norte, foi publicado o livro Viajar com... Teixeira de Pascoaes, numa tiragem de 2.000 exemplares, pela Caixotim, editora do Porto. A edio inclui mapas desdobrveis na 3 capa para que o leitor localize pontos da regio norte de Portugal, onde Amarante se localiza; tem as pginas presas por uma espiral que d ao volume um ar mais descontrado e prtico; anexa pontualmente desenhos do poeta e muitas fotografias e no est datada. Imita graficamente um velho caderno de viagens, mais do que um impessoal guia turstico. Os captulos so O Homem, o Escritor, Espaos de Inspirao, Topografia Literria e Nas entrelinhas. O primeiro possui cronologia, precedida de comentrios sucintos e de fragmentos de poemas; o segundo prima pelas imagens do universo ntimo de Pascoaes (o exterior do Solar, a Fonte da Carranca e a do Silncio, o mirante, a biblioteca etc) e por algumas reflexes sobre a ligao do poeta com a Natureza; o terceiro associa andanas a textos verbais da autoria de Teixeira de Pascoaes; o quarto, finalmente, explica que, a despeito da sade fraca do poeta, que pouco abusava dos prazeres culinrios do norte de Portugal, vlido satisfazer a curiosidade do leitor comum a respeito dos doces, das bebidas e de outros hbitos/gostos presentes na vida de quem vivia ali naquela altura ( referido, entre outros, o encanto pelo automvel, partilhado por Pascoaes24). No feito apelo muito intelectualizado, que direcione apenas o leitor erudito para a (re)descoberta de Pascoaes. O que este livro oferece abarca quer o leitor j afeito s letras, quer o mais alheio a elas. A profundidade dos versos de Pascoaes est sugerida, claro, mas em linhas gerais o importante aparece: as fortes impresses da infncia, o desinteresse pelos estudos formais, a tentativa frustrada de exercer a profisso de advogado, a recluso, a meditao sobre o que ser portugus, sobre o que se espera de cada

23

Fixemos o caso de Antnio Cndido Franco, presente nesta investigao: de acordo com uma primeira leitura dos apontamentos do prprio crtico, possvel perceber que ele pensa Pascoaes como um escritor incompreendido, mas a profa. conseguiu recortar um outro fragmento em que o motivo da incompreenso suficientemente bem apresentado ao leitor. No fragmento, o mesmo crtico reconhece em Pascoaes uma transcendncia capaz de torn-lo difcil. Est diagnosticada a incompreenso. 24 Os aficcionados por automveis dizem que o primeiro automvel entrou em Portugal no ano de 1895, quando Teixeira de Pascoaes era estudante em Coimbra, com idade suficiente para conduzir.

69

homem desta terra, e a transformao de cada fase em poesia, desenvolvida em conferncias, em artigos para revista. Com idntico propsito, merece comentrio uma coletnea organizada em 1979 pelo diretor do museu da cidade de Amarante, Antnio Cardoso. O nome da obra Marnus Antologia de textos sobre Amarante: a terra e as gentes, remetendo evidentemente para a obra de Pascoaes. No sucinto prefcio est explicao que certamente convm a este texto. correto dizer, aps a leitura da introduo, que tanto o prprio Teixeira de Pascoaes quanto o autor da antologia percorreram com as palavras o trajeto que vai do rido para o leve, na expectativa de que um pblico alargado conhea melhor a cidade de Amarante. Antnio Cardoso alega que fez algumas adaptaes na ortografia de determinados textos, por exemplo. Fato que as sete partes de que o volume composto tm uma reunio curiosa, motivada pelo gosto de preservar uma memria da cidade, atravs de um afeto pelo stio que, segundo o organizador, est sempre em reconstruo. As partes esto assim distribudas: 1) Arqueologia: captulo construdo com textos sobre o Paleoltico, sobre mais de um tipo de vestgios doados a um museu no Porto, etc; 2) Arte: neste caso, o organizador foi buscar material de Almada Negreiros e do prprio Teixeira de Pascoaes; 3) Etnografia: est disposto nesta altura do livro, entre outros materiais, um poema de Pascoaes intitulado Vinho Verde (Setembro da abundncia/ Velhice que parece nova infncia./ So Miguel das vindimas, sol divino,/ negros frutos do nctar purpurino./ sangue vivo, em flor,/ pintando as mangas da camisa do lavrador/ e os seus lbios que ficam a sorrir/ lagares a ferver, vermelha espuma a abrir,/ e que bom cheiro a mosto,/ luz de perfume, esprito, embriaguez,/ esparso e alado gosto/ almas de Bacanais, em sombra e palidez); 4) Histria: captulo formado por textos a respeito das invases francesas, da conservao da ponte atacada pelos invasores, do convento de Santa Clara, etc; 5) Literatura: foram postos neste bloco Vitorino Nemsio (para falar de Alfredo Brochado), Joaquim de Carvalho e Jorge de Sena (estes ltimos autores de textos que louvam Pascoaes); 6) Paisagem fsica e humana: aqui figuram Aquilino Ribeiro e Camilo Castelo Branco, em fragmentos de textos ficcionais, respectivamente A Casa Grande de Romariges, Vinte Horas de Liteira e Memrias do Crcere; 7) S. Gonalo de Amarante, Lenda e Santidade: temos, por fim, um texto apenas, da autoria de Frei Lus de Sousa. igualmente interessante a mais recente edio de Livro de Memrias, publicada em 2001, com um prefcio de 22 pginas escrito por Antnio Cndido Franco. Exactamente no sentido contrrio de Viajar com... Teixeira de Pascoaes, o que oferecido neste volume tende para a teorizao como forma de levar ao melhor de Teixeira de Pascoaes. H no incio uma comparao entre este livro e Uma Fbula, para que fique definido o gnero memorialstico e o que, no caso do escritor em questo, mais se aproxima dele. O crtico d informaes para o leitor compreender por que O Pobre Tolo (com narrador em 3 pessoa, de cariz caricatural, enigmtico e praticamente inqualificvel) tambm no exemplo de obra memorialstica. Da distingue as memrias do dirio, sublinhando o afastamento espacial e temporal daquelas; chega assim a um dado importante, discutido ao longo de todo o prefcio: o lirismo de Pascoaes - a sua imaginao evocadora (p. 13) ou elaborao potica (p. 15) - afasta este livro daquele tipo de relato documental, histrico. As opes do autor atendem ao chamado da saudade, so pessoais, mas porque so igualmente da alma portuguesa dialogam com o presente. Tambm a Saudade, para Pascoaes, era o encontro do passado e do futuro, e no uma revisitao do passado. Segue-se uma comparao extensa com Uma Fbula, incluindo datas, quantidade de captulos, diferenas na concepo de juventude, personagens etc.
70

Retomando argumento defendido em mais de um artigo de revista, a questo das parecenas com outros escritores, apontamos para o paratexto de outro ttulo relanado pela Assrio & Alvim, Senhora da Noite. Mrio Garcia alude a influncia que este poema teve sobre Fernando Pessoa. De acordo com a apreciao que ele faz, foi o heternimo lvaro de Campos quem expressou o apreo do poeta pela imagem da noite e da maternidade em Pascoaes. E como o volume contm tambm o texto de Verbo Escuro e relativamente a ele mais referncias a Fernando Pessoa, a anlise prossegue. Mrio Garcia, a fim de introduzir o leitor no universo de Verbo Escuro, menciona mais uma vez Fernando Pessoa que, tal qual Teixeira de Pascoaes nesta ltima obra e nas posteriores, teria atentado (em carta a Armando Cortes-Rodrigues), para uma noo da gravidade e do mistrio da Vida25. Se Pessoa no admirava um poeta preocupado em pasmar o leitor sem atingir o nvel da metafsica com a sua poesia, Pascoaes desejava o poeta que alcana os pncaros da Vida26. Introduo mais curta preparou Miguel Esteves Cardoso para Arte de Ser Portugus. maneira daquilo que ele louvava em Pascoaes, escreveu sobre o livro de corao aberto, lamentando o fato de a vocao do artista de Amarante para a conciliao no lhe ter permitido falar aos seus compatriotas. Segundo a interpretao de Miguel Esteves Cardoso, Pascoaes, sem o admitir, inventou Portugal com o livro Arte de Ser Portugus; deixou como legado um retrato ideal e admirvel, em que os outros portugueses no se reconheceram, no entanto. Dono de uma capacidade imensa de assimilar e devolver em linguagem refinada, no pde captar tudo o que seu pas era e queria e, por isso, permaneceria no panorama das letras nacionais como um estranho, um incompreendido ainda que lhe sejam rendidas homenagens, em especial na sua cidade natal. Para finalizar, sugiro voltarmos ao autor do artigo que comparava Pascoaes a Camilo Castelo Branco, Antnio Mega Ferreira. Responsvel desta feita pela introduo do volume da Assrio & Alvim que traz as histrias A Beira (num relmpago) e Duplo Passeio, ele ressalta basicamente paralelos, e mais uma vez, o elo que une Pascoaes a Camilo, ao referir a intertextualidade presente no texto do primeiro. Em seguida, traa outras ligaes, uma entre Pascoaes e lvaro de Campos e outra entre Pascoaes e Marinetti. Ambas encontram justificativa na ateno que o escritor de Amarante deu, no livro apresentado, ao aparecimento do automvel e da velocidade. O objectivo parece ser o de mostrar ao leitor como a perspectiva do observador mudava face velocidade, passando o apreciador a um estado de embriaguez. A histria difere muito de Duplo Passeio, muito mais representativa da angstia de Pascoaes e da busca, na Natureza, de uma resposta presena de Deus e ausncia em ns, da serenidade deste Deus. Teses dedicadas obra de Teixeira de Pascoaes Uma pesquisa por assunto base de dados eletrnica portuguesa PORBASE, Base Nacional de Dados Bibliogrficos, remete-nos apenas para um trabalho de psgraduao dedicado ao estudo de Teixeira de Pascoaes. Tem o ttulo de A concepo do absoluto em Teixeira de Pascoaes e foi realizado por Jos Carlos Captivo Frazo Teixeira Brgida, com a orientao do docente da Universidade de Lisboa, Prof. Dr. Paulo Borges. Apresentada em 2003, tem 189 pginas e fruto de um mestrado em Filosofia.

25 26

Teixeira de Pascoaes, Senhora da Noite e Verbo Escuro, p. 11 (1999). Idem, p. 43.

71

Catalogadas pela biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto esto as dissertaes: 1) Do Sentir e do Pensar. Para uma Antropologia Experiencial de Matriz Potica da Contemporaneidade, de Paula Cristina Moreira da Silva Pereira, concluda em 2004; 2) O Nacionalismo em Teixeira de Pascoaes, de Maria Jos Alves Pereira de Sousa, apresentada em 1998; 3) Em Torno do Pensamento de Teixeira de Pascoaes, Teresa Macedo, apresentada em 1994; 4) Memria e Desejo: uma Meditao com Teixeira de Pascoaes, de Isabel Maria Moura da Silva, apresentada em 1990 e 5) A Saudade em Teixeira de Pascoaes, de Carlos Nuno Salgado Vaz, apresentada em 1986. Alm delas h um trabalho de 2007, apresentado por ocasio das provas de Agregao da docente Maria Celeste Lopes Natrio, no por acaso natural da cidade de Amarante. A mais recente dissertao referida, de Paula Cristina Moreira da Silva Pereira, orientada pelo Prof. Dr. Adalberto Dias de Carvalho, rene 472 pginas e se divide em quatro partes, excludos os tpicos Nota prvia, Em jeito de abertura, Siglrio, Introduo, Notas para uma concluso e Bibliografia. Exceto a segunda parte, que tem trs captulos, as demais contam com dois captulos cada. A reflexo em torno de Teixeira de Pascoaes ficou mais densamente concentrada no captulo II da segunda parte, no qual h tambm dados e concluses sobre Leonardo Coimbra. Aceitando como princpio que Pensar poeticamente tentar permanecer numa relao com a origem, com o sagrado e com o mistrio27, a investigadora alarga-se sobretudo pela definio dos conceitos de sensibilidade, Sublime, racionalidade, pensamento e poesia, tendo para tanto examinado Nietzsche, Heidegger, Descartes, Derrida e Kant, sobretudo. Pascoaes surge como exemplo da possibilidade de viver o sentir, de lev-lo para a esfera do acolhimento, segundo ela um tpico processo portugus. A ligao que ele estabelece entre pensar e sentir tem em si a maneira como une Filosofia a Poesia na tradio portuguesa. Ela vai buscar em Pascoaes a noo de que o pensamento comovida vivncia (p. 41). A segunda dissertao, de 179 pginas, foi desenvolvida por Maria Jos Alves Pereira de Sousa, sob orientao do Prof. Dr. Eduardo Silvrio Abranches de Soveral. A Parte I traz Aspectos bio-bibliogrficos em dezenove pginas, mas nelas, sem interpretaes ou dedues, a investtigadora se restringe a relatar o que est posto nos livros, seguindo ordem linear, num tom que beira o ingnuo, sobretudo pelo uso que faz da adjetivao (A 31 de Maro de 1951 realizou-se a homenagem do povo de Amarante a Teixeira de Pascoaes. Inaugurou-se uma bela exposio bibliogrfica e nessa sesso solene..., p. 21). A Parte II a introduo e tem o nome de Algumas Caractersticas do Pensamento de Pascoaes. A pesquisadora alia o gnio metafsico de Pascoaes obra de Henri Bergson, de Antero de Quental, de Hebert Spencer, de Sampaio Bruno e do espanhol Unamuno logo nas primeiras pginas, afirmando-os como leituras de Teixeira de Pascoaes. Acrescenta que a onda de esoterismo do final do sculo XIX contribuiu para que Pascoaes ingressasse na Maonaria, por exemplo. Passa rapidamente para a Parte III, A Perspectiva Gnoseolgica em Pascoaes. Principia, ento, discusso sobre o suposto desejo de Pascoaes quanto dignidade da poesia, enquanto canal da descoberta de uma Suprarealidade. Pascoaes apresentado hiperbolicamente como o artista portugus que melhor reflectiu sobre a verdade, a solido e a saudade, temas caros ao povo portugus. Na Parte IV, O Nacionalismo, no existem ligaes directas viso de Pascoaes: a investigadora vai de lvaro Ribeiro a Fernando Pessoa, para situar o nacionalismo em Portugal. s na Parte V, O Nacionalismo em Teixeira de Pascoaes, que chegamos participao do artista na definio da identidade
27

p. 258

72

nacional. Fica estabelecido que Pascoaes tomava como central a idia de que cada povo tem uma misso histrica a cumprir, sendo a de Portugal a unio do Paganismo com o Cristianismo. Vem a Parte VI, Concluso, e nela a afirmao de que Pascoaes estava investido de um novo poder criador (p. 128), justamente o de colocar o pas em consonncia com a misso que a ele competia. O texto final curto, termina com fragmento de A Caridade, livro de 1922. A terceira dissertao de Mestrado da responsabilidade de Teresa Macedo, orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Silvrio Abranches de Soveral, o mesmo orientador do trabalho resumido acima. Tem uma extenso semelhante: 132 pginas. Seguindo idntico padro estrutural, este trabalho tem incio com um enquadramento biogrfico e bibliogrfico, seguido de A Problemtica da Saudade, Para uma antropologia da Saudade e Concluses. A questo da Saudade abordada desde a etimologia da palavra, apoiada em apontamentos de Carolina Michalis, atravessa a expresso potica de Cames, chegando a Pascoaes. Da vem uma subdiviso da temtica da Saudade em dois perodos e a convico de que Teixeira de Pascoaes desejava que Portugal, por ser um pas marcado pelo signo da saudade, recriasse a vida com a herana de fecunda imaginao e de sentimento de religiosidade. A aluna descreve o programa de Pascoaes para a reforma cultural (escolar, inclusive) da nao, recorrendo ao texto das conferncias que ele proferiu e a excertos de livros. Fala, tambm, dos pensamentos que ele nutria quanto reforma religiosa, os quais remetem para a liberdade e para a conquista da autonomia. H um captulo mais longo sobre os smbolos, mitos e imagens do pensamento saudosista, at a concluso da pesquisa. A quarta dissertao tambm teve orientao do Prof. Dr. Eduardo Abranches do Soveral, do Departamento de Filosofia, tendo como autora Isabel Maria Moura da Silva. Resultou em 207 pginas, separadas em Introduo, I - Memria, II Desejo, III - Saudade e Bibliografia. O primeiro recorte a que a investigadora procede o da dificuldade: Pascoaes est (e sempre esteve, de acordo com ela) fora de moda em Portugal; os estrangeiros podem quando muito aceitar bem as tradues de livros como So Paulo, por exemplo, mas dentro do pas de Teixeira de Pascoaes paira a resistncia quanto comunicabilidade da escrita de Pascoaes. Isabel Silva colher em Eduardo Loureno a afirmao de que Pascoaes, por ser intuitivo e de classificao complicada, pareceu muito antiquado. A modernidade, nele, de outra espcie e o que a investigadora pretende torn-la matria de que a sociedade portuguesa de hoje possa desfrutar, sem cair no evitamento do texto, s porque o pensamento filosfico do autor no cabe perfeitamente nos cnones clssicos do pensamento metafsico28. Para tal, busca em Todorov o melhor de trs caminhos possveis para a leitura de um poema, de modo a escolher o tipo de anlise que no empobrea Pascoaes. Ela acertadamente lembra que importante colocar o estudo da obra de Pascoaes no mesmo patamar que o pensamento do prprio autor portugus, ainda que a tarefa seja ingrata. O que encontramos em seguida, sem sair da primeira parte da dissertao, so leituras de textos de Pascoaes, nos quais esto reconhecidos pela investigadora tpicos como a relao entre o universal e o individual, a redeno, a ascenso (complemento da redeno), a vanidade etc. Como j tivemos oportunidade de ver, aqui tambm se usa o rtulo de visionrio, de enviado (p. 65),
28

A redaco deste texto, vlido registar, muitssimo mais cuidada e convidativa neste trabalho; percebemos claramente que a investigadora se interessava pelo tema, que levantava dvidas pertinentes, que relativizava as fontes encontradas (ela faz isto com o prprio Eduardo Loureno: Este o ponto de vista de Eduardo Loureno. Outros haveria a considerar; de qualquer modo, eis um exemplo que nos parece elucidativo sobre a fecundidade de uma posio crtica. No basta, decerto, afirmar a actualidade ou a modernidade do pensamento de Pascoaes. Torna-se necessrio traz-lo at ns, faz-lo ancorar nos portos onde chegam as questes que consideramos do nosso tempo, p. 5).

73

por fora dos desejos que ele captava de uma memria colectiva diluda e transmutava, corporificava e devolvia com a palavra adequada. A segunda parte do trabalho comea por situar as questes filosficas contidas em Marnus. Passa em revista a noo de corpo, a de limitao desse corpo, a de tentao e, finalmente, o desejo. A investigadora reconhece em mais dois textos de Pascoaes paralelos que denunciam profundidade: em So Paulo e em So Jernimo ele associara misticismo a prostituio e a sensualidade (p. 90). Tudo atrelado tambm ao riso, pois na perspectiva de Pascoaes a todo o riso (incluindo, portanto, o do erotismo) est subjacente uma vontade de resgatar o primeiro riso, aquele da criao do universo, aquela manifestao de plenitude. Da que o exame dos textos de Pascoaes leve aos seguintes temas: o amor, a alma, o tempo, os sentimentos, o bem e o mal, o esprito, a alteridade e a errncia, para culminar nas leituras que definem o homem peculiar e o homem universal, entendido como o prprio Pascoaes e as figuras por ele criadas. A quinta e mais antiga dissertao, de 1986, fruto do trabalho de pesquisa de Carlos Nuno Salgado Vaz. Tem 238 pginas e se insere no departamento de Literaturas Romnicas Modernas e Contemporneas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Nas Preliminares29, ficamos a saber que, altura da redao do texto acadmico, era difcil encontrar livros de Pascoaes nas livrarias portuguesas. Havia, outrossim, abundncia de informao anedtica sobre o autor. Na mesma subdiviso, o investigador refere dois crticos que considerou mais abertos leitura de Pascoaes: Santana Dionsio e Joo Mendes. Ambos publicaram material sobre o autor amarantino nas dcadas de 40 e 50 do sculo passado, mas em formatos diferentes; o primeiro preparou um livro que este artigo j referiu, O Poeta, essa Ave Metafsica, e o segundo, artigos para a revista Brotria. A interferir com a leitura praticada pelo leitor comum estaria a terminologia de Pascoaes, segundo Carlos Nuno. Para ele, a exuberncia da imaginao, a emotividade, o exagero das frmulas e alguma confuso relativamente ao uso de alguns termos exigiriam do leitor uma espcie de traduo mental. Apenas a ttulo de registro, informo que houve, de 2005 a 2008, uma aluna do mestrado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto envolvida no projeto de pesquisa intitulado O mundo simblico de Teixeira de Pascoaes, sob orientao da Profa. Dra. Maria Joo Reynaud. No entanto, a aluna no concluiu o trabalho. Concluso Voluntariamente entregue aos seus sob a forma de um eu lrico cuja alma fora dramatizada desde cedo (basta, para constatar-lhe a condio, ler ou o trecho final de Verbo Escuro, em que aparece textualmente o termo dramatizou, ou a epgrafe de Arte de Ser Portugus), Teixeira de Pascoaes ressurge no imaginrio colectivo portugus de quando em quando. Todavia, a terra em que ele viveu e qual dedicou ateno e palavras, parece no o ter interiorizado a ponto de, impregnada da sua poesia, olhar o mundo com mais humanidade e com estofo para sondar o mistrio da vida. No se vem sinais de aceitao talvez da figura abstrata, sim, mas no do que ela prezava e de certa forma propunha em verso e prosa. caso para nos

29

O texto tem tambm um fragmento que se chama Prtico, subttulos to expressivos quanto Ningum profeta na sua terra, anlise substancial de quatro poemas de Teixeira de Pascoaes (Os meus Versos, L, As minhas Sombras e ltimo Canto), parte terica dedicada, entre outras coisas, s rupturas que o texto do autor representa, aproximaes (entre Poesia e Teologia, entre Poesia e Filosofia) etc.

74

perguntarmos, portanto, como que se acende ocasionalmente a chama de outro mundo, com outras criaturas30. Como leitora e investigadora procurei, por meio dos livros, sentir o desvelo dos crticos para compreender, divulgar e reverenciar Pascoaes, acreditando na importncia e originalidade da obra dele. Alguns conseguem at enxergar pontos cruciais que ainda esto por valorizar, o que confisso de admirao e de respeito. Mas perturba, depois de lhe lermos a obra, a recepo do autor dominada por rtulos e lugares-comuns. Tambm Antnio Cndido Franco confirma esta concluso em Transformaes da Saudade em Teixeira de Pascoaes, ao afirmar que poucas pessoas compreendem o que a Saudade na obra do poeta amarantino. Como estrangeira residente na cidade de Amarante, e portanto observadora privilegiada, no consigo descortinar nas solenidades e pontuais citaes e/ou menes registadas aqui e ali por escrito, a mesma identificao com o artista da terra. Pergunto-me, para mais: haver, em outras terras, espelhamento tal que resulte em reproduo comovida e genuna da herana de um artista? H algo de paradoxal nas antonomsias que circunscrevem Teixeira de Pascoaes como o autor de A Arte de Ser Portugus ou o poeta de Amarante. Da simplicidade de colocar-se ao p da serra, como espectador rendido, da graa de transformar-se (seja em anjo, seja em rvore) por obra da chegada do outono, como Pascoaes sugere, que resta? Ora comentrios ligeiros, como os de Viajar com Teixeira de Pascoaes, ora discursos oriundos do arrebatamento que a elevada qualidade dos escritos de Pascoaes produz, como no prefcio de A Beira (num relmpago). Ter a semente do autor gerado uma tradio ainda velada? Ter algum trao desta numerosa e profunda produo permanecido na viso das pessoas do lugar? O intervalo de tempo que separa de ns o artista provavelmente no nos d clareza suficiente para responder de maneira assertiva a estas indagaes. O que nos dado fazer acompanhar os processos de acomodao do artista e de seus valores no cenrio nacional portugus, lendo nas entrelinhas, para se possvel produzir conhecimento renovado em torno do que ele legou como nos props a Profa. Maria Lusa Malato Borralho. Pode estar a cargo de quem estuda Teixeira de Pascoaes o reconhecimento de uma dose de marginalidade no poeta. Os crticos aplaudem o trabalho do escritor, associam-no ao vidente, ao pastor, ao guia, ao enviado por causa da duplamente referida vocao para a conciliao de realidades, contudo a verdade que ele descobriu e apontou nos tipos desviantes, como o tolo, o doido, o penitente, o mstico etc, no o credencia para receber dos leitores uma ateno medida desta revelao. Vale lembrar que muitos dos livros consultados para este trabalho foram emprestados pela Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, de Amarante, criada em 1947, onde se encontram atualmente diversos volumes dos ttulos de Pascoaes. Aqueles que no fazem parte do acervo desta instituio vieram da biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e de emprstimos da senhora Maria Salom, professora aposentada e ela mesma poeta, moradora da cidade de Amarante h cerca de quarenta anos. O museu da cidade, referido na pgina 4, vende exemplares de um livro com desenhos de Pascoaes. A Fundao Calouste Gulbenkian disponibiliza atravs da web material sobre o autor. A editora Assrio & Alvim destaca-se no mercado editorial portugus, tambm ao seguir uma poltica de relanamento das obras de Teixeira de
30

Teixeira de Pascoaes, Senhora da noite e Verbo Escuro, p. 46 (1999).

75

Pascoaes. Na produo escrita docente, como se nota a partir dos exemplos distribudos ao longo do trabalho, a sofisticao e a densidade de Pascoaes fazem algum eco e procura-se garantir que a palavra dele ainda reverbere. Todavia, isto no corresponde a dizer que o leitor comum faa jus ao empenho e sensibilidade de Pascoaes nem que seja atingido pelo discurso dele ou sobre ele. Tampouco o estudante universitrio recm sado da graduao elege Pascoaes como objeto de estudo. Ser que o conhece? E quando o conhece, ser que o leu? Em vinte e dois anos (de 1986 a 2008), a Faculdade de Letras da Universidade do Porto teve o nmero pouco expressivo de seis estudos de Mestrado sobre Teixeira de Pascoaes, um deles abandonado. Proponho duas reflexes. Que se pense na possibilidade de os momentos de adeso complexidade da literatura de Teixeira de Pascoaes estarem isentos do receio de ele vir de um meio pequeno, de um Portugal profundo. Pascoaes no soa estranho, se o leitor para quem ele queria falar no se furta tarefa de penetrar na alma deste povo e o perspectivar inserido num universo maior. No se provinciano porque se vive na provncia... E ultrapassar a barreira do prprio complexo, das auto-imposies, exige flego, ateno ao presente (que s aquela ambivalncia e aquela vocao para a unio de contrrios, em Pascoaes, permite, pela justaposio de passado e futuro). Quem, hoje, assume a tarefa, d cultura portuguesa a solidez desejada por Pascoaes. Indico um elemento lido em Pascoaes que a crtica tem sabido difundir, sustentar, mas no integrar no valor da recepo literria. Ao insistirem nas relaes intertextuais entre ele e determinados artistas da palavra, esto a reiterar o intercmbio idealizado por ele. O sentido de colaborao que ele queria para Portugal est presente na exposio de uma interlocuo Pascoaes-Pessoa, Pascoaes-Camilo, Pascoaes-galegos. Pascoaes era receptivo, captava as diferenas, devolvia um produto, o fato de o reconhecerem fora da poesia dele acreditarem no dilogo que a essncia de um mantm com a de outro. Como postulou um dos crticos lidos para este trabalho, a epifania, a desconcertante descoberta que inaugura a diferena, veio, em Teixeira de Pascoaes, de uma amizade, de uma troca. Talvez nesta direco, alis, pudesse ser conduzida uma pesquisa de diferente natureza biogrfica sobre ele, at porque a dinmica da relao entre os membros do grupo a que Teixeira de Pascoaes estava filiado incomodou outros crticos, como tivemos chance de observar. Para alm disto, finalmente, e consoante o corpus levado em conta nesta pesquisa, acrescento apenas que no prevalece mais a leitura do acervo lrico de Teixeira de Pascoaes; foi superada a tendncia que Fernando Pessoa notou. H estudos do conjunto da obra, h estudos de textos narrativos e estudos de textos poticos, tudo mais ou menos equilibrado. Tambm no se coloca hoje com muita gravidade a indagao sobre a regularidade dos estudos da obra de Pascoaes: os crticos tm lanado idias, a obra foi reeditada com critrio. O que no se configura uma campanha, por assim dizer, pela perda do estigma de nacionalista puro atribudo a Pascoaes. uma mcula que continua a impedir a leitura da sua obra. A batalha teria que ser to esperanosa quanto a do artista, isto , uma batalha para valorizar o homem de viso, o gnio. E sobretudo o destacado marginal que Pascoaes foi. BIBLIOGRAFIA LIDA E CONSULTADA
BORRALHO, Maria Lusa Malato. Teixeira de Pascoaes: um clssico romntico?, Revista da Faculdade de Letras Filosofia, Univ. do Porto, II, Volume XXI, Porto, 2004, pp. 81-102 BRGIDA. Jos Carlos Captivo Frazo Teixeira, A concepo do absoluto em Teixeira de Pascoaes. Dissertao (Mestrado em Filosofia) Universidade de Lisboa. Lisboa, 2003 76

COELHO, Jacinto do Prado. A Poesia de Teixeira de Pascoaes (seguido de) A educao do sentimento potico. Porto, Lello Editores, 1999 ESTRAVIZ, Isaac. Reflexes de Teixeira de Pascoaes e escritores e intelectuais galegos, Amarante Municipal, Amarante, n. 7, out. 2003, pp. 24-44 FERREIRA, Antnio Mega. Pascoaes e Camilo: duas sombras, Amarante Municipal, Amarante, n.7, out. 2003, pp. 46-51 FRANCO, Antnio Cndido. A Literatura de Teixeira de Pascoaes. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000 _______________________. Transformao da Saudade em Teixeira de Pascoaes. Amarante, Edies do Tmega, 1994 GARCIA, Mrio. Pascoaes: uma raridade em nova edio, Colquio/Letras, n.135/136, 1995, p. 226 LOPES, scar e SARAIVA, Antnio Jos. Histria da Literatura Portuguesa. Porto, Porto Editora, 1987 ______________________. Histria da Literatura Portuguesa. Porto, Porto Editora, 2001 MACEDO, Teresa, Em Torno do Pensamento de Teixeira de Pascoaes. Dissertao (Mestrado em Filosofia do Conhecimento). Porto, Universidade do Porto, 1994 Marnus. Antologia de textos sobre Amarante: a terra e as gentes. Antnio Cardoso (org.). Amarante, Cmara Municipal de Amarante, 1979 MARGARIDO, Alfredo. Teixeira de Pascoaes. Lisboa, Arcdia, 1961 MOISS, Massaud. A literatura portuguesa atravs dos textos. 23 ed. So Paulo, Cultrix, 1997 PASCOAES, Teixeira de. A Beira (num relmpago) e Duplo Passeio. Lisboa, Assrio & Alvim, 1994 ____________________. Arte de ser portugus. Lisboa, Assrio & Alvim, 1998 ____________________. Livro de Memrias. Lisboa, Assrio & Alvim, 2001 ____________________. Senhora da Noite e Verbo Escuro. Lisboa, Assrio & Alvim, 1999 PATRCIO, Manuel Ferreira. O Messianismo de Teixeira de Pascoaes e a Educao dos Portugueses. Lisboa, Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1995 PEREIRA, Jos Carlos Seabra. Uma amizade, cartas de Pascoaes a Anrique Pao DArcos, Colquio/Letras, n.147/148, jan. 1998, pp. 353-356 PEREIRA, Paula Cristina Moreira da Silva, Do Sentir e do Pensar. Para uma Antropologia Experiencial de Matriz Potica da Contemporaneidade. Dissertao (Mestrado em Filosofia do Conhecimento), Porto, Universidade do Porto, 2004 ROSA, Armando Nascimento. Teixeira de Pascoaes S. Jernimo e a Trovoada, Colquio/Letras, n.132/133, jan. 1994, pp. 252-253 SAMUEL, Paulo. Teixeira de Pascoaes na Revista A guia. Edies Caixotim, Porto, 2004 SILVA, Isabel Maria Moura da, Memria e Desejo: uma Meditao com Teixeira de Pascoaes. Dissertao (Mestrado em Filosofia do Conhecimento), Porto, Universidade do Porto, 1990 SOUSA, Maria Jos Alves Pereira de, O Nacionalismo em Teixeira de Pascoaes. Dissertao (Mestrado em Filosofia do Conhecimento), Porto, Universidade do Porto, 1998 TRIGO, Salvato. Pessoa e Pascoaes: o hfen do Norte, Amarante Municipal, Amarante, n.7, out. 2003, pp. 08-15 Viajar com... Teixeira de Pascoaes. Porto, Edies Caixotim, s/d

Recebido para publicao em 12-11-09; aceito em 20-11-09

77

You might also like