You are on page 1of 34

O Treinamento dos Principais Requisitos Motores

1- Treinamento

de Fora. 2- Treinamento de Resistncia. 3- Treinamento Sensriomotor. 4- Treinamento Pliomtrico.


Mauro Gomes Matos

Fisioterapia Esportiva

Treinamento de Fora
A fora muscular a quantidade mxima de fora que um msculo ou que um grupo muscular consegue exercer para vencer uma resistncia. A potncia muscular a aplicao funcional da fora e da velocidade (que inata). Assim, a potncia aumentada quase que exclusivamente atravs de ganhos de fora. o componente fundamental da maioria dos desempenhos atlticos.
Fisioterapia Esportiva 2

Fora Funcional

Habilidade do sistema neuromuscular: 1. Produzir fora. Atividade Funcional 2. Reduzir foras. (suave, coordenada) 3. Controlar foras.

Fisioterapia Esportiva

Como modificar a fora exercida por um msculo?

O SN alterar o n de unidades motoras ativas.

Variar o nvel de ativao das unidades motoras.


Seyffarth,1940; Person & Kudina,1972.

Fisioterapia Esportiva

Ganho de Fora
Somos tentados a concluir que existe uma relao de causa e efeito entre o tamanho muscular e a fora muscular. PERIMETRIA?????

Fora no necessariamente indica hipertrofia.


Fisioterapia Esportiva 5

Tamanho e fora muscular.

Fora mxima exercida por uma fibra muscular > n de sarcmeros em paralelo. Fora mxima exercida pelo msculo: > proporcional ao n de fibras musculares paralelas. > AST/ rea de seco transversa anatmica. Roy & Edgerton, 1991.
Fisioterapia Esportiva 6

Tenso especfica:F/AST.

A capacidade intrnseca das fibras musculares gerarem fora. Mecanismos responsveis:densidades dos miofilamentos na fibra muscular ou eficcia de transmisso de fora do sarcmero para o esqueleto.

Fisioterapia Esportiva

Propriedades Mecnicas do msculo


1. Relao fora-comprimento. TORQUE: Fmxima X Distncia Perpendicular. 2. Relao fora-velocidade. POTNCIA: Fora X velocidade.
3. Relao tenso-tempo de resistncia.
Fisioterapia Esportiva 8

Controle Neural
As adaptaes neurais: melhor sincronia do disparo e maior habilidade de recrutamento de unidades motoras. Um ganho de fora muscular pode ser obtido sem alteraes estruturais do msculo, mas no sem adaptaes neurais. O recrutamento de unidades motoras pode explicar todo ou a maior parte do ganho de fora que ocorre na ausncia de hipertrofia.
Fisioterapia Esportiva 9

Recrutamento de Unidades Motoras Adicionais


As unidades motoras geralmente no so recrutadas de maneira ordenada. Elas so controladas por neurnios que transmitem impulsos excitatrios ou inibitrios. A contrao depende do somatrio de impulsos recebidos pela unidade motora num determinado momento. A inibio neurognica pode ser atenuada pelo treinamento, permitindo maior produo de fora independentemente dos aumentos de Fisioterapia Esportiva 10 massa muscular.

Fisioterapia Esportiva

11

Tipos de Fibras Musculares


H um consenso sobre o fato

de que existem trs tipos de fibras musculares esquelticas. 1.Tipo I 2.Tipo IIa. 3.Tipo IIb.

Fisioterapia Esportiva

12

Fisioterapia Esportiva

13

Tipo I

Fibras de contrao lenta. Contm muitas enzimas oxidativas (mitocndrias). So envolvidas por mais capilares.Alta concentrao de mioglobina. Grande capacidade de metabolismo glicoltico aerbico. Alta resistncia a fadiga. Produo de fora baixa.
Fisioterapia Esportiva 14

Tipo II b

Ricas em enzimas glicolticas (grande capacidade anaerbica). Fibras de contrao rpida. Alta atividade da ATPase, resultando na maior V mx e maior consumo energtico. Fadigam rapidamente.

Fisioterapia Esportiva

15

Tipo II a

Fibra intermediria. Glicoltica oxidativa rpida. So extremamente adaptveis ao treinamento (endurance). So fibras rpidas.

Fisioterapia Esportiva

16

Fisioterapia Esportiva

17

Adaptao Muscular ao Treinamento


HIPERTROFIA: a.Transitria- aumento de lquido (originrio do plasma sangneo) nos espaos intersticiais e intracelular do msculo. transitria e o lquido retorna ao sangue. Sensao de aumento de volume.
Fisioterapia Esportiva 18

b. Crnica- aumento do tamanho muscular com o treinamento de longa durao. Mudanas estruturais reais no msculo. 1. Hipertrofia de fibras 2. Hiperplasia de fibras.

Fisioterapia Esportiva

19

Hipertrofia de Fibras

Aumento do tamanho das fibras j existentes. Mais miofibrilas. Mias filamentos de actina e miosina. Mais sarcmeros. Mais tecido conjuntivo. A testosterona a responsvel (andrognio).

Fisioterapia Esportiva

20

Hiperplasia

Aumento do nmero de fibras. Aps uma hipertrofia mxima ocorreria uma hiperplasia. Pesquisas feitas em ratos e gatos foram positivas. Ocorre com um treinamento prolongado. Ocorreria um aumento da massa com pequeno aumento da rea transversa. H controvrsias.
Fisioterapia Esportiva 21

Aumentos de fora Ganhos de fora nos decorrentes do programas de treinamento de curta treinamento durao (2 a 3 semanas) prolongado devem-se so adaptaes neurais. a um aumento no tamanho do msculo.

Fisioterapia Esportiva

22

Modalidades da Fora.

Fora mxima. Fora de exploso. Fora de resistncia. Intensidade


Volume

Carga/ resistncia
Repeties/Sries
Fisioterapia Esportiva 23

Fora Mxima:
Fora Mxima esttica: a maior fora que o sistema muscular pode realizar por contrao voluntria contra uma resistncia insupervel. B. Fora Mxima Dinmica: a maior fora que o sistema neuromuscular pode realizar por contrao voluntria no desenvolvimento do movimento (1RM).
A.

Fisioterapia Esportiva

24

Fora de exploso: A fora de exploso compreende a capacidade que o sistema neuromuscular tem de superar resistncias com a maior velocidade de contrao possvel.

Um aumento de fora isomtrica acarreta um aumento da velocidade do movimento.

Fisioterapia Esportiva

25

Fora de resistncia: a capacidade de resistncia fadiga do organismo, em caso de performance de fora de longa durao (maratona).
Contraes de baixa intensidade. Numerosas repeties. Tempo prolongado.

Sobrecarga Articular.

Adaptao mediante aumentos da capacidade oxidativa e metablica.


Fisioterapia Esportiva 26

Fatores que influenciam a gerao de tenso no msculo esqueltico

Reservas de energia. Fadiga. Recuperao do exerccio. Idade. Fatores psicolgicos.

Fisioterapia Esportiva

27

Treinamento Sensriomotor

O que Controle neuromuscular? Resposta eferente (motora) informao sensorial (aferente) de mecanorreceptores articulares e tenomusculares .

Propriocepoprocesso neuromuscular consciente (voluntria) e inconsciente (reflexa) complexo que envolve sensaes aferentes e eferentes, permitindo estabilidade e orientao durante atividades estticas e dinmicas.
Fisioterapia Esportiva 28

Fisioterapia Esportiva

29

Treinamento Sensriomotor

Fisioterapia Esportiva

30

Fisioterapia Esportiva

31

Treinamento Pliomtrico.

Consiste na estimulao dos msculos por meio de um alongamento repentino antecedendo qualquer esforo voluntrio. Ao de alongamento-encurtamento. 1.Fase de amortizao-contrao excntrica 2.Fase de retorno-contrao concntrica.

Fisioterapia Esportiva

32

Treinamento Pliomtrico

Alta intensidade e Velocidade desenvolvimento da Potncia muscular e coordenao capacidade reativa do sistema neuromuscular.
Qualquer exerccio que utilize o reflexo miottico de estiramento para produzir uma resposta mais potente do msculo em contrao.
Fisioterapia Esportiva 33

Fisioterapia Esportiva

34

You might also like