You are on page 1of 22

Instituto Federal De Educao, Cincias e Tecnologia, So Luis Campos Maracan

Sumario
Introduo ...........................................................................3 Classificao quanto a botnica do milho ...........................4 Descrio botnica do milho................................................4 Classificao do milho quanto a semente ............................7 Classificao quanto a utilizao do milho .........................7 Classificao do milho quanto ao ciclo ................................7 Solo ideal para o cultivo do milho .......................................8 Preparo do solo ...................................................................8 Calagem ................................................................................9 Plantio ...............................................................................10 Tratos culturais .................................................................11 Herbicida ...........................................................................12 Pragas e doenas ...............................................................16 Comercializao .................................................................17 Colheita ..............................................................................17 Armazenamento..................................................................18 Concluso ...........................................................................22 Bibliografia.........................................................................22

Instituto Federal De Educao Cincias e Tecnologia Campos So Luis Maracan So Luis 4 de abril de 2009 Aluno: Ivandinaldo Ferreira Maranho Professora: Vilma

Pesquisa sobre o milho

Introduo
Esta pesquisa tem funo de ampliar os conhecimentos sobre a cultura do milho, fornecendo varias informaes essenciais para se obter uma boa produtividade, independente do sistema de produo a ser utilizado pelo produtor. Informaes como a classificao botnica do milho, solo ideal para seu cultivo, variaes de preparo do solo, calagem indicada para cada sistema de produo, dentre outras informaes que veremos a seguir.

Classificao quanto a botnica do milho


Dentro da classificao botnica, o milho pertence ordem Gramineae, familia Grimanaceae, sub-famflia Panicoideae, tribu Maydeae, gnero Zea, espcie Zea may. O Gnero Zea considerado monotpico e constitudo por uma nica espcie, ou seja, Zea mays L.

Descrio botnica do milho


Semente: A semente lanada ao solo, havendo condies favorveis de unidade e temperat ura, germina aps 5 ou 6 dias. A semente do milho um tipo especial de fruto, botanicamente classificado como cariopse. Apresenta basicamente trs partes: o pericarpo, endosperma e o embrio. O pericarpo a camada mais externa, fina resistente, constituindo a parede externa da semente. O endosperma a parte mais volumosa da semente, envolvida pelo pericarpo e constituda de substncias de reserva principalmente o amido e outros carboidratos. A parte mais externa do endosperma e em contato com o pericarpo denomina -se camada de aleurona, rica em protenas e enzimas, que desempenham papel importante no processo de germinao. O embrio encontra -se ao lado do endosperma e parcialmente envolvido por file. O embrio nada mais do que a planta em miniatura, pois j possui primrdios de todos os rgos da planta desenvolvida. Sistema radicular: No inicio da germinao, a parte do embrio correspondente radcula desenvolve -se em uma raiz, rompendo as camadas externas da semente, aprofunda -se no solo, em sentido vertical. Logo em seguida surgem as razes secundrias que se ramificam intensamente e a raiz primria se desintegra. Posteriormente, h o aparecimento das razes adventcias que partindo dos primeiros ns do colmo orientam-se no sentido de atingir o solo. Essas quando chegam a alcanar o solo, ramificam intensamente contribuindo par melhor fixao da planta. As razes secundrias e adventcias intensamente ramificadas num sistema radicular denominado fasciculado, esse sistema raramente penetram mais que 40 cm no solo e plenamente desenvolvido atinge um raio de cerca de 50 cm em torno da planta.

arte area da pla ta Na planta de milho, rec m germinada, quando apresenta cerca de 15 cm de altura, o caule j se encontra completamente formado, possuindo todas as folhas, os primrdios da feminina que se infloresc ncia constituir na espiga, localizada na axila das folhas e tamb m primrdios da infloresc ncia masculina (flecha ou pendo), situada no pice do caule. Desse ponto em diante, o crescimento da planta resultante do aumento das clulas em nmero e volume. parte area da planta atinge a altura em torno de 2 metros, podendo variar em funo da variedade ou hbrido, condies climticas, fertilidade do solo, etc. constituda pelo colmo que ereto, via de regra, no ramificado, apresentando ns e inter-ns tambm denominados meritalos, de natureza esponjosa, relativamente ricos em acares o que lhes confere sabor adocicado. s folhas dispem-se alternadamente e inserem-se nos ns. So constitudas de uma bainha invaginante, pilosa de cor verde clara e limbo-verde escuro, estreito e de forma lanceolada, possuindo bordos serrilhados com uma nervura central vigorosa e em forma de canaleta. Entre a bainha e o existe a lgula que estr eita e de natureza membranosa. planta do milho monica, isto , possui os dois sexos na mesma planta, separados em infloresc ncias diferentes. ssim que possui as flores masculinas numa pancula terminal, conhecida pelo nome de flecha ou pendo e as femininas em espigas axilares. pancula, que contm as flores masculinas, formada por um central que termina num ramo principal, abaixo do qual partem lateralmente ramificaes secundrias, que podem ramificar-se dando as tercirias. regio de ligao da pancula com o caule constitui o pednculo. Essa infloresc ncia pode atingir de 5 a 6 cm de comprimento possuindo colorao varivel podendo ser esverdeada, marrom ou vermelho escuro. s flores masculinas dispem-se ao longo do ramo principal e das ramificaes. Cada flor constituda de 3 estames protegidos por duas formaes membranosas chamadas lema e palea. Dois desses conjuntos

so protegidos por duas plumas formando uma espigueta. Essas espiguetas so inseridas nos ramos das infloresc ncias em grupo de duas, sendo uma pedunculada e outra sssil, ou seja, sem pednculo. Essas duas flores amadurecem seus gros de plem em perodos diferentes, sendo que a produo de plem dura cerca de 8 dias e cada pancula pode produzir at 5 milhes de gros de plen. infloresc ncia feminina, ou espiga, constituda por um eixo ou rquis (sabugo) ao longo do qual dispem-se as reentrncias ou alvolos. Nesses alvolos, desenvolvem-se as espiguetas aos pares como na infloresc ncia masculina. Cada espigueta formada por duas flores, sendo uma frtil e outra estril. Cada flor coberta por duas glumelas e o conjunto de duas flores recoberto por um par de glumas. Cada flor feminina constituda de um ovrio unilocular, ou seja, com uma nica loja no interior da qual existe um nico vulo. Saindo do ovrio desenvolve-se o estilo-estigma bfido, dividido em dois na sua extremidade livre. O conjunto de estilo-estigma que vem a constituir o cabelo, barba ou boneca do milho. espiga externamente protegida pelas palhas. lho A polinizao consiste na transferncia do Pol zao o gro de plen da antera da flor masculina ao estigma das flores femininas. A planta de milho, pela sua organizao morfolgica, impede que haja autofecundao, ou seja, a polinizao de uma espiga por gros de plen da mesma planta. O gro de plen de uma planta, normalmente atravs de agentes naturais1 principalmente correntes areas, atinge a barba da espiga de outras plantas. Ocorre normalmente apenas cerca de 2% de autofecundao, razo pela qual se diz que o milho tipicamente uma planta de polinizao cruzada. Para que haja polinizao, h necessidade que as flechas estejam soltando plen e a receptividade das barbas seja coincidente com essa soltura de plen. Normalmente as barbas ficam receptivas por vrios dias, assim como a flecha tambm solta plen por vrios dias. Essa situao garante a polinizao de todas as espigas e se algum fator estranho ocorrer, pode haver queda da produo devido a uma polinizao deficiente. Uma vez processada a polinizao, ocorre a fecundao propriamente dita, que um fenmeno complexo, resultando a formao do fruto comumente denominado gro.

  



Classificao do milho quanto semente


O milho tem a seguinte classificao quanto semente, hbrido simples, hbrido duplo, hbrido triplo e famlia ou variedade. y Hbrido simples: feito o cruzamento de duas plantas famlia, assim dando origem a uma planta que s ter boa produtividade no plantio da semente oriunda do cruzamento. No caso do hbrido simples a semente proveniente do plantio dele no dar uma produtiv idade uniforme, por obter caractersticas de plantas diferentes. y Hbrido duplo: feito o cruzamento de um hbrido simples + uma famlia, dando origem a um hbrido duplo, que possibilita a reutilizao da semente oriunda dele, obtendo uma produtividade no to uniforme quanta a proveniente dele. y Hbrido triplo: o cruzamento de um hbrido simples + um hbrido duplo + duas plantas famlia dando origem a um hbrido duplo, este tipo de hbrido possibilita reutilizao oriunda do mesmo at duas vezes, obtendo uma produtividade razovel.

Classificao quanto a utilizao do milho


O milho utilizado de varias maneiras, tanto o gro como a parte area vou citar algumas destas formas: y y Uso Animal Direto: Silagem; Rolo; Gros (inteiro/desintegrado para aves, sunos e bovinos. Uso Humano Direto de Preparo Caseiro: Espiga assada ou cozida; Pamonha; Curau; Pipoca; Pes; Bolos; Broas; Cuscuz; Polenta; Angus; Sopas; Farofa. Indstria de Raes: Raes para aves (corte e postura ; outras aves; Sunos; Bovinos (corte e leite ; Outros mamferos. Indstria de Alimentos: Amidos; Fubs; Farinhas comuns; Farinha pr-cozidas; Flocadas; Canjicas; leo; Creme; Pipocas; Glicose; Dextrose.

Classificao quanto ao ciclo


O milho tem as seguintes classificaes quanto ao ciclo, normal, precoce e super precoce y y y Normal: o seu ciclo em torno de 120 dias (quatro meses Precoce: o seu ciclo em torno de 70 dias Super precoce: o seu ciclo em torno de 57 dias

Solo ideal para o cultivo do milho


Solos de textura mdia, com teores de argila em torno de 30 -35% ou mesmo argilosos com boa estrutura, como os latossolos, que possibilitam drenagem adequada, apresentam boa capacidade de reteno de gua e de nutrientes disponveis para as plantas, so os mais recomendados para a cultura do milho. Profundidade efetiva - a profundidade at a qual as razes podem penetrar livremente em busca de gua e de elementos necessrios para o desenvolvimento da planta. Sendo o milho uma planta cujo sistema radicular tem grande potencial de desenvolvimento, desejvel que o solo seja profundo (mais de 1 m .

Preparo do solo
O milho, como todas as culturas, tem necessidade de ser semeado num terreno bem preparado, sem o que a semente no ter condies favorveis para uma boa germinao e tambm a planta ter dificuldades para desenvolver-se, acarretando queda da produo. Um bom preparo do solo visa, primordialmente, melhorar a relao solo-ar-gua, alm de eliminar as ervas daninhas que normalmente infestam as glebas, nos perodos que ficam desocupadas entre uma cultura e outra. Para que o preparo de solo seja satisfatrio e as plantas venham se beneficiar, deve-se proceder, em primeiro lugar e preferencialmente, com alguma antecedncia, a destruio dos restos da cultura que ocupou a gleba no ano anterior. Para isso o lavrador lana mo de grade de discos, roadeira de pasto ou rlo-faca. No possuindo esses implementos, deve-se fazer o enleiramento desses restos no sentido de "cortar as guas" ou seguindo as curvas de nveis, se estas j estiverem marcadas sobre a gleba. Essa medida visa proteger o solo contra a ao das enxurradas, evitando a eroso e as queimadas, que podem vir, com o correr dos anos, comprometer seriamente a fertilidade do solo. A destruio dos restos culturais facilitar a sua decomposio bem como as operaes, seqentes, principalmente, a arao, semeadura e operaes de cultivo. A arao deve ser processada a uma profundidade de 15 a 20cm, em nmero de uma ou duas conforme as condies e o tipo de solo. Se o terreno vem sendo cultivado seguidamente durante os ltimos anos, uma nica arao suficiente. Se for terreno de pastagem ou estiver em descanso, enfim, estiver mais "sujo", poder haver necessidade de duas araes, para que todos os restos fiquem bem enterrados e no venham a constituir obstculos para as operaes futuras, principalmente a semeadura que uma operao que deve ser realizada com bastante capricho e exatido. Segue a operao de gradagem que nos solos leves, arenosos, uma s, nas vsperas da semeadura, o suficiente. Nos solos mais pesados, argilosos (terra roxa , pode haver necessidade de mais de uma gradagem. Qualquer que seja o tipo de solo e as condies em que se encontra, o importante que, no final do preparo, esteja bem destorroado, para que as sementes e posteriormente as plantas encontrem as melhores condies de germinar e desenvolver-se bem.

A gradagem feita nas vsperas da semeadura serve tambm para evitar que as ervas daninhas concorram com as plantas de milho, logo no incio de seu desenvolvimento, poca essa em que so mais prejudicadas pela concorrncia de plantas invasoras. A destruio dos restos culturais pode ser iniciada desde terminada a colheita anterior, geralmente do ms de maio em diante, at fins de agosto. No incio de setembro, ou mesmo antes, havendo condies de umidade ou conforme o tipo de solo, j se inicia a arao seguida das gradagens necessrias. Essas pocas referem-se s condies do Estado de So Paulo. O importante que, no perodo compreendido entre fim de setembro e incio de outubro, o solo esteja em perfeitas condies de receber as sementes.

Calagem
O milho desenvolve-se bem em solos cujo ndice pH esteja compreendido entre 5,5 e 7,5. Para a cultura do milho, dados e xperimentais demonstram que para uma explorao econmica o pH no deve ser inferior a 5,0 e o teor de clcio inferior a 2,0 e. mg/100m de solo. Com o pH acima de 5,4 a experimentao demonstrou que no h resposta a aplicao de calcrio e entre os valor es 5,0 e 5,4 a resposta e intermediria. Desses resultados deduz -se que as recomendaes de calagem s devem ser feitas, depois de obtido, atravs da anlise da terra o ndice pH e o teor de Clcio do solo. Quando houver necessidade de aplicar o calcrio, mesmo que pelos resultados analticos haja necessidade de quantidades razoveis de corretivo, do ponto de vista prtico aconselhvel no ultrapassar a quantia de 2 toneladas/ha por ano. Quanto a poca de aplicao, o calcrio deve ser esparramado sobre o solo com bastante antecedncia, no mnimo 60 dias antes da semeadura, e igualmente distribudo sobre o terreno. A pesquisa determina que o melhor resultado se obtm quando a dose recomendada aplicada parceladamente, sendo a metade dessa dose aplicada an te da arao e a outra metade depois da arao, fazendo -se em seguida a incorporao pela gradagem. A ao benfica da calagem reflete -se s vezes, no pelo fato de se conseguir uma elevao do ndice pH do solo, mas sim, pela eliminao do Al+++ trocvel do solo (acidez nociva . A calagem corretamente recomendada aumenta a eficincia da adubao mineral, tornando -a econmica, quando no o seria, levada a efeito sem a devida correo do solo. Por essa razo a aplicao isolada do calcrio como corretivo c ontra indicada. A calagem quando praticada em excesso pode acarretar o desequilbrio catinico do solo, prejudicando a absoro pelas plantas do potssio e do magnsio. Pode tambm pela elevao a nveis superiores do pH, diminuir a disponibilidade de mic ro-nutrientes como

o mangans, ferro, boro, cobre e zinco e reduzir a solubilidade do fsforo e provocar a perda de fertilizantes nitrogenados (Na amoniacal . Por essas razes e outras j apontadas a calagem uma prtica que deve ser orientada por Tcnico s e o agricultor nunca deve process-la sem uma consulta prvia com os tcnicos. A quantidade de calcrio deve ser calculada com base na anlise de solo e de acordo com a frmula:
N.C. = T(V2 - V1 100 xf

NC = necessidade de calcrio em tom/ha; T = capacidade de troca catinica do solo ou a soma de k+Ca+Mg+H+H, em e.mg/100cm 3de terra, dados pela anlise do solo; V2 = porcentagem de saturao de bases desejada, para milho usar 60%; V1 = porcentagem de saturao de bases fornecidas pela anlise do solo; f = 100/ORTN; fator de correo considerando a qualidade do corretivo, sobretudo o grau de finura; pode -se usar f =1,5.

Plantio
y poca de plantio:

No Brasil, excetuando-se a regio Sul, onde as probabilidades de ocorrncia de geadas limitam o crescimento e o desenvolvimento da cultura, pode-se plantar o milho irrigado durante todo o ano. Deve -se considerar, entretanto, que o ciclo da cultura (perodo que vai do plantio colheita ser varivel durante o ano, sendo mais longo nos meses mais frios (maio ou julho . A melhor poca para se plantar o milho coincide com o incio do perodo chuvoso, que varivel com as diferentes regies brasileiras. Na regio nordeste, o plantio do milho se est ende de abril a maio. Na regio Sul, o plantio se inicia a partir de setembro e, no Brasil Central, a partir do ms de outubro. A poca de plantio do milho safrinha varia com a regio. Os plantios de menor risco climtico so aqueles realizados o mais cedo possvel, logo aps a colheita da cultura de vero, geralmente no ms de fevereiro. De um modo geral, a poca mais recomendada depende da distribuio das chuvas na regio e da probabilidade de ocorrncia de geadas nos meses frios (maio a julho . y Densidade de plantas e espaamento: A densidade de plantas depende da samente a ser usada:

10

"

"

"

 Variedades: de 40.000 a 50.000 plantas/ha  Hbridos duplos: de 45.000 a 55.000 at 65.000 plantas/ha  Hbridos triplos e simples: de 50.000 a 60.000 at 80.000 plantas/ha No espaamento tambm varia muito, estes so os mais usados:  18 cm, 24 cm, 28 cm, entre plantas e, 65 cm, 75 cm, 85 cm, entre linhas
Sementes disponveis no merca para o plantio: Cultivares lanadas (3 VAR, 5 HD, 12 HT e 26 HS). Hbridos (4 HT e 15 HS).

y y

Tratos culturais
 Adubao qumica:
A adubao da cultura de milho feita normalmente em duas fases: a adubao bsica e a adub ao nitrogenada em cobertura. A adubao bsica NPK aplicada no sulco, via de regra, concomitantemente operao de semeadur a. Nessa ocasio aplica-se a dose total recomendadas de fsforo e potssio e apenas 1/4 a 1/ 3 da dose total de Nitrognio. Deve-se tomar cautela para que os fertilizantes fiquem fora de contato com as sementes, para que no haja perigo de prejudicar a germinao. A posio ideal do fertilizante em relao s sementes no solo que fique ao lado e pouco abaixo das mesmas. A aplicao de Nitrognio em cobertura deve ser processada aos 35 dias aps a germinao e preferivelmente aps um dos cultivos, para que o fertilizante no venha a beneficiar ervas daninhas existentes no terreno, em prejuzo das plantas de milho. Um outro ponto de referncia para a aplicao do fertilizante nitrogenado em cobertura, quando as plantas estiverem com quatro folhas totalmente formadas.

 Adubao orgnica:
Os resduos de sunos, bovinos e aves podem ser utilizados como fertilizantes eficientes e seguros na produo de milho, devendo sempre obedecer s doses de reposio dos nutrientes retirados pela cultura. Nas adubaes orgnicas com resduos, deve-se sempre atentar para as doses econmicas, sendo as de sunos de 45 a 90m ha para plantio convencional e de 50 a 100m ha para plantio direto; as de cama de aves, de 5 toneladas em plantio direto, e as de bovinos, de 25 e 50m ,

11

combinados com adubao qumica e 100m ha exclusiva, em plantio convencional.

 Capina:
Consiste na retirada das ervas invasoras, que competem por nutrientes, gua e luz, prejudicando assim a cultura. Dentre as formas de capina esto manual e a qumica, muito usada hoje em dia. Indica se que a capina seja feita quando a planta atingir a alt ura do joelho ou quando tiver quatro folhas completamente formadas. y Capina manual: feita como diz o nome, manualmente sendo utilizadas enxadas. Este tipo de capina no indicado para grandes reas de cultivo por levar muito tempo para seu termino. y Capina qumica: feita utilizando herbicidas, que so produtos qumicos produzidos para matar algumas plantas, dependendo da planta que est infestando seu cultivo, recomenda -se um tipo e uma dosagem deferente deste produto.

Herbicida
Conceito: Herbicida (de acordo com a etimologia: herbi, erva, e cida matar) um produto qumico utilizado na agricultura para o controle de ervas classificadas como daninhas. Os herbicidas constituem um tipo de pesticida. As vantagens da utilizao deste produto a rapidez de ao, custo reduzido, efeito residual e no revolvimento do solo. Os problemas decorrentes da utilizao de herbicidas so a contaminao ambiental e o surgimento de ervas resistente. y Formas de classificao de herbicidas: Existem diversas formas de classificar os herbicidas, embora nenhuma delas seja completamente adequad a ou definitiva. A maioria das classificaes aborda apenas certos aspectos relacionados ao comportamento dos produtos ou s suas caractersticas. O maior problema no d esenvolvimento de um sistema de classificao adequado a grande diversidade de modos de ao e de composio qumica dos herbicidas. Para se entender o controle qumico, fundamental familiarizar -se com certos termos usados na cincia das plantas daninhas, muitos dos quais so utilizados nos sistemas de classificao dos herbicidas. As principais classificaes envolvem os seguintes aspectos:

 Classificao segundo a seletividade O conhecimento a respeito da seletividade de um herbicida um pr-requisito bsico para seu uso ou recomendao, uma vez que revela quais as plantas que ele afeta e quais so menos sensveis ao produto.

12

 Herbicidas seletivos: matam ou restringem severamente o crescimento de plantas daninhas numa cultura, sem prejudicar as espcies de interesse alm de um nvel aceitvel de recuperao. Muitos herbicidas so seletivos para culturas, mas pode -se considerar tambm que alguns deles possuem eficincia apenas sobre algumas espcies de plantas daninhas. Herbicidas como trifluralin, clethodim e fluazifop so seletivos para o controle de gramneas e outros como bentazon, acifluorfen e lactofen so seletivos para o controle de folhas largas.  Herbicidas no seletivos: so aqueles de amplo espectro de ao, capazes de matar ou injuriar severamente todas as plantas, quando aplicados nas doses recomendadas. Glyphosate e sulfosate so herbicidas no seletivos registra dos para desssecao de manejo das plantas daninhas em reas de semeadura direta, enquanto paraquat, diquat e amnio-glufosinato so mais utilizados para dessecao pr colheita. Em funo do largo espectro de espcies de plantas afetadas por esses herbicidas, os mesmos so considerados no seletivos. Nenhum herbicida pertence rigidamente a nenhum dos grupos, uma vez que a seletividade funo da interao entre diferentes fatores  Classificao segundo a translocao  Herbicidas com ao de contato: No se translocam ou se translocam de forma muito limitada. S causam danos nas partes que entram em contato direto com os tecidos das plantas, necessitando, portanto, de uma boa cobertura por ocasio da aplicao. O efeito normalmente rpido e agudo, po dendo se manifestar em questo de horas. Alguns herbicidas cuja ao sobre as plantas caracteristicamente de contato so bentazon, lactofen e paraquat.  Herbicidas de ao sistmica: Normalmente so caracterizados pelo efeito mais demorado, crnico. A translocao pode ocorrer pelo xilema, pelo floema, ou atravs de ambos, dependendo do herbicida e da poca de aplicao (ver captulo 8). Em aplicaes na parte area, as condies de clima e de umidade do solo so fatores importantes que interferem no resultado final observado. Para que se manifeste o efeito desejado sobre as plantas daninhas, esses herbicidas dependem de franca atividade metablica das plantas. Produtos de absoro lenta tambm podem sofrer influncia de chuvas logo aps a aplicao. Herbicidas como fluazifop, fenoxaprop, sethoxydim e clethodim so considerados de absoro rpida, no necessitando perodo maior do que 1 hora sem chuva aps a aplicao. Por outro lado, herbicidas como o glyphosate e o 2,4-D amina

13

necessitam de um perodo mnimo sem chuvas aps a aplicao de 4 horas para que no haja prejuzo no resultado de controle.

 Classificao quanto poca de aplicao: Praticamente todos os herbicidas devem ser aplicados em um momento em particular para que o controle e a seletividade sejam maximizados. Portanto, saber quando aplic -los para obter o efeito desejado essencial para o uso adequado e racional do controle q umico. A classificao quanto poca de aplicao reflete a eficincia de absoro por diferentes estruturas das plantas. Aqueles aplicados ao solo so normalmente absorvidos pelas razes ou por estruturas subterrneas antes, durante ou imediatamente aps a emergncia. J aqueles aplicados parte area das plantas so preferencialmente absorvidos pelas folhas. Uma vez que alguns herbicidas podem ser aplicados com sucesso em diferentes pocas, este sistema, como os anteriores, embora seja de grande impor tncia prtica, no conclusivo tambm. De modo geral, as seguintes definies de pocas de aplicao so utilizadas:  Herbicidas aplicados em pr-plantio incorporado (PPI): Referese aos produtos que so aplicados ao solo e que posteriormente precisam de incorporao mecnica ou atravs de irrigao. Herbicidas que precisam ser aplicados desta forma normalmente apresentam uma ou mais das seguintes caractersticas: Mecanismo de ao que requer contato entre o herbicida e plntulas antes da emergncia; Baixa solubilidade em gua; Fotodegradao; Volatilidade (alta presso de vapor). O trifluralin considerado um herbi cida de baixa solubilidade (0,3mg L) e de alta presso de vapor (1,1 x 10 mm Hg). A alta presso de vapor faz com que a perda de produto por volatilizao seja acentuada quando o produto permanece na superfcie do solo. Este fat o, aliado baixa solubilidade e s perdas por fotodegradao, fazem com que o produto necessite de incorporao ao solo. Novas formulaes de trifluralin tem sido desenvolvidas para evitar a obrigatoriedade de incorporao, mas mesmo para estas formulaes, uma incorporao leve resulta no aumento da eficcia. J o EPTC, tendo maior solubilidade (370 mg L-1), pode ser incorporado tambm por meio de uma irrigao logo aps a aplicao. Ambos herbicidas, embora de grupos qumicos diferentes, atuam sobre o mesmo processo metablico (a diviso celular), o que faz com que ambos sejam efetivos apenas quando em contato com os tecidos em fase de diviso celular.

14

 Herbicidas aplicados em pr -emergncia (PR): A aplicao feita aps a semeadura ou plantio, mas antes da emergncia da cultura, das plantas daninhas ou de ambas. O herbicida depende, neste caso, da umidade do solo, da gua da chuva ou de irrigao para atuar. Normalmente estes produtos atuam sobre processos como a germinao de sementes ou o crescimento radicu lar. Ex: napropamide, alachlor diuron.  Herbicidas aplicados em ps-emergncia (PS): Em aplicaes em ps-emergncia, o produto deve ser absorvi do em maior parte via foliar, alm da cultura normalmente 10necessitar ter uma boa tolerncia exposio direta ao produto. Aplicaes normalmente so feitas em fases precoces do desenvolvimento das invasoras. Embora varivel entre plantas, este estdi o geralmente compreende a fase at 3 4 folhas para as dicotiledneas e antes ou at o incio do perfilhamento para gramneas. A idade das plantas daninhas quando da aplicao em psemergncia muito importante para a eficincia deste tipo de aplicao . Normalmente so produtos mais caros pela sua alta seletividade. Exemplos de herbicidas cuja aplicao feita caractersticamente em ps-emergncia so sethoxydim, haloxyfop-methyl, bentazon, lactofen e ioxynil. Aplicaes em ps-emergncia tardia (plantas adultas) muitas vezes so necessrias, como por exemplo na dessecao de lavouras antes da colheita ou na operao de manejo das plantas daninhas em reas de semeadura direta. Em funo do estdio de desenvolvimento avanado das plantas, doses mais ele vadas ou produtos no seletivos so usados nestas situaes.  Principais herbicidas indicados para o cultivo do milho: Acetochlor (Nomes comerciais: Kadett CE, 840 g/L e Surpass EC, 768 g/L). Alachlor (Nomes comerciais: Alaclor Nortox ou Lao CE). Ametryne (Nomes comerciais: Ametrina Agripec, Gesapax 500 SC ou Gesapax GRDA). Atrazine (Nomes comerciais: Atranex 500 SC, Atrazina Nortox 500 SC, Atrazinax, Coyote 500 SC, Gesaprim 500, Gesaprim GRDA, Herbitrin 500 BR, Siptran 800 SC ou Stauzina 500 SC). Bentazon (Nomes comerciais: Banir ou Basagran). Cyanazine (Nome comercial: Bladex 500). 2,4-D (Nomes comerciais: formulao amina: Aminol 806, Capri, DMA 806 BR, Herbi D-480, Tento 867 CS ou U 46 D Fluid 2,4-D). Dimethenamid (Nome comercial: Zeta 900). Isoxaflutole (Nome comercial: Provence 750 WG).

15

Mesotrione (Nome comercial: Callisto). Metolachlor (Nome comercial: Dual 960 CE). Nicosulfuron (Nome comercial: Sanson 40 SC).

Pragas e doenas
Existem muitas pragas ocasionam prejuzo ao cultivo d o milho, pragas estas que atacam tanto a parte area da planta quanto a parte subterrnea, vou citar algumas delas e de que forma e feito seu controle. Principais pragas do solo: Formigas: causam grandes prejuzos, principalmente, quando as plantas ainda so pequenas. As formigas devem ser combatidas antes da arao e se necessrio, far-se- um repasse depois do solo estar preparado, antes da semeadura. Quanto ao controle da formiga, deve -se consultar o Tcnico Agrcola e ele, fornecer instrues detalhadas, sobre a maneira de aplicar o veneno e quais os que devem ser usados. Cupins: so insetos subterrneos e atacam as razes das plantas e podem ocasionalmente causar srios danos cultura. Seu combate feito atravs de aplicao de inseticidas aplicados no sulco da semeadura. Percevejo Castan o: vive sob o solo e ataca as razes. O seu controle feito da mesma maneira que dos cupins; Lagarta Rosca: uma lagarta de hbitos noturnos. Durante o dia ela fica escondida debaixo da terra e noite sai, atacando o colo das plantas no incio do crescimento. Seu combate feito com inseticida s, aplicados em pulverizao; Lagarta Elasmo: Esta lagarta ataca as plantas no incio do crescimento, na parte da planta prxima ou logo abaixo do solo. Ela constri galerias no interior do colmo, prejudicando grandemente o desenvolvimento das plantas. Seu combate feito atravs de inseticidas. As aplicaes podem ser feitas tanto em polvilhamento como em pulverizao, procurando sempre atingir o colo das plantas. y Principais pragas da parte area : Lagarta dos Mil arais: ataca as folhas e posteriormente introduz-se no cartucho, alimentando -se das folhas, atrasando o crescimento das plantas, causando prejuzos considerveis. considerada como uma das pragas que mais prejuzos causam cultura; Lagarta dos Capinzais: alimenta-se das folhas e tem grande voracidade, destruindo todas as folhas, deixando somente o colmo e causando grandes danos cultura; Essas duas lagartas so combatidas com inseticidas em p ou lquido. y

16

Para a lagarta dos milharais (lagarta do cartucho) deve -se preferir a forma lquida e dirig ir o jato do pulverizador para o interior do cartucho das plantas.

Comercializao
O comercio do milho muito diversificado, sendo comercializados 68,75% da sua produo, para os seguintes compradores.

    

20,04% - comercializados para cooperativas. 13,41% - comercializados para indstrias. 31,50% - destinado ao comercio intermedirio. 3,80% - comercializado direto ao consumidor. 31,25% - ficam na propriedade para suprir as necessidades da mesma.

Colheita
A colheita pode ser executada por processos manuais ou mecanizado, atravs de colhedeiras. No processo manual, o colhedor apanha as espigas e coloca -as em jacs ou balaios, despejando-as em pequenos montes denominados balisas ou bandeiras. Depois da colheita da gleba, ou nos ltimos dias da semana, que se processa o amontoamento, agora em montes maiores, que sero transportados aos paiis ou a permanecero espera da debulhadeira. Esse o processo corrente entre eles e que apresenta uma srie de defeitos, razo pela qual deve ser abandonado. Mesmo que no adote a colheita manual pelo processo da "colheita direta", que descrevo a seguir, no se deve deixar o milho durante muito tem po amontoado em "bandeiras" ou "balisas", espalhado pela roa. Deve -se procurar amontoar o milho quando se colhe no dia, evitando assim que as espigas fiquem em contato com solo e apanhando umidade pelo sereno ou mesmo de chuvas ocasionais. Em montes maior es j se pode pensar em fazer uma proteo com os colmos das plantas, forrando bem o solo no local onde se vai iniciar o monte e depois os cobrindo, tambm com os colmos do prprio milho. Manual A colheita manual tambm pode ser executada por um outro pro cesso denominado de "colheita direta", que mais rpido e no apresenta os inconvenientes que acabamos de descrever acima. Os colhedores nesse caso conforme vo colhendo as espigas, atiram -nas em uma carroa ou carreta que os acompanha na mesma marcha que se desenvolve a colheita. A carroa ou carreta possui um anteparo de pano colocado no centro e acima da carroceria no sentido de seu comprimento, tal como um lenol no varal, permitindo que os colhedores de ambos os lados da

17

carreta atirem as espigas de certa distncia aos quais batendo nesse anteparo tem sua queda amortecida, caindo dentro do veculo. Esse processo mais racional, evitando a exposio das espigas umidade e pragas, e o milho pode facilmente ser transportado a locais abrigados, sem ter necessidade de ficar amontoado na roa. Mecnica A colheita mecanizada executada por colhedeiras e seu emprego somente se justifica em reas, acima de 50 ha. A colheita mecanizada tende a expandir-se rapidamente, no s pelas facilidades de financiamento, mas tambm pela aquisio por cooperativas e alocadas a seus associados, pequenos agricultores que no tem condies de adquiri-las.

Armazenamento
Armazenamento a granel: a forma mais comum de se armazenar milho, atualmente, devido aos avanos tecnolgicos disponveis aos produtores, como colheitadeiras e estruturas de armazenamento/secagem de gros. Apropriada para armazenamento de produes em maior escala. Pode ser fei ta em silos areo ou subterrneo, e em armazns em sistema hermtico. Armazenamento em Silo: o mtodo mais seguro de armazenamento, permitindo maior controle da qualidade, devido a facilidade de associao com sistemas de secagem com ar forado. Pode ser vertical ou horizontal, de acordo com a proporo altura:largura. O silo vertical possui proporo de 2:1, podendo ser de chapa metlica ou de concreto. O silo horizontal, ou graneleiro, possui altura baixa e base maior, no sendo vedados, dificultando a fumigao. No descarregamento dos gros, o milho pode ser seco aps o enchimento completo do silo (em lotes), ou em camadas. Quando se adota a secagem em lotes (silo cheio) a secagem lenta e, portanto, a umidade do gro deve ser de, no mximo, 20%. Isto reduzir o desenvolvimento de patgenos em ps-colheita. A secagem tambm pode se realizar em camadas, de forma a se realizar a secagem numa massa de gros, interrompendo o enchimento do silo, at que esta camada esteja seca. Em seguida, descarregada no va camada de gros e realizada nova secagem. Isto se repetir at que se atinja o limite de armazenagem do silo. Na secagem em camadas recomendvel adotar -se a aerao de manuteno nos gros que aguardam a secagem. A secagem de ambos os processos poder ser com ar natural, ou melhor, em temperatura ambiente, com o ventilador sendo ligado ao mesmo tempo em que se realiza o enchimento do silo. Ao se associar um aquecedor ao ventilador, realiza-se secagem com ar aquecido, acelerando esta etapa do processo,

18

porm correndo-se o risco de secar o milho alm do recomendado. A temperatura de secagem para gros destinados a moagem no pode ultrapassar 55o C, e para os gros destinados a fabricao de rao no deve ultrapassar 82o C, de modo a no comprometer a qualidade do produto a que se destina. A secagem com ar aquecido deve ser seguida de seca-aerao para se reduzir a temperatura da massa de gros, ainda um pouco mida, mais rapidamente. Durante o armazenamento, a massa de gros tende a ter sua temperatura el evada naturalmente devido a liberao de calor proveniente do processo respiratrio. Toda vez que exista um gradiente de temperatura superior a 5o C, entre a massa de gros e a temperatura externa deve -se proceder aerao de resfriamento, no prprio silo d e armazenagem, ou transilagem, que consiste na transferncia da massa de gros para outro silo. Armazenamento em Silo subterrneo : O armazenamento em silo subterrneo est em desuso. Apesar de vivel tecnicamente e economicamente, a descarga difcil, se ndo sugerido que se construam vrios pequenos silos para que sejam descarregados totalmente, a medida que for necessrio. O silo consiste de uma vala escavada, revestida de lona plstica, firmada com barras de ferro na parte superior, para fixao. Por deb aixo da lona plstica, no fundo do silo recomendvel a colocao de uma camada de palha do prprio milho, ou outra cultura. O milho ento descarregado, com umidade entre 12 e 13%, e coberto com a lona. Acima da lona coloca -se uma camada de solo, outra de palha e outra de solo, formando uma estrutura cncava para escorrimento de gua de chuva e no empoamento. No se deve esquecer de construir canaletas para escoar gua de chuva e evitar contato quando da abertura do silo ou penetrao por alguma abertu ra acidental. Sistema ermtico em armazm ou depsito : consiste em se acondicionar gros de milho, com 12% de umidade, em tambores metlicos (200L, por exemplo), vedando -o com parafina de modo a eliminar trocas gasosas e a entrada de umidade, ou em sacos plsticos, para 40kg de gros. Os sacos plsticos cheios devem ser colocados dentro de outro saco que tambm dever ser vedado. Assim, realiza -se a modificao da atmosfera pelo consumo de oxignio pela massa de gros e acmulo de dixido de carbono. Esta modificao torna o ambiente imprprio para o desenvolvimento de fungos (fungisttico) e de insetos (inseticida). Os tambores ou os sacos devem ser previamente limpos e aps seu enchimento devem ser colocados em ambiente coberto, fresco, sem incidncia de raios solares e protegidos do ataque de ratos, pelas providncias que se pode tomar em armazns e que esto descritos no armazenamento em sacaria.

&

19

Armazenamento em sacaria: Em armazns, o armazenamento feito em sacaria, devendo atentar para algumas exigncias da tcnica para garantir a qualidade do milho. O milho deve estar com umidade entre 12,5 e 14%, e a sacaria deve ser suspensa do piso, sobre estrados, e mantida distante das paredes de forma que possa haver circulao de carrinhos hidrulicos ou de pessoas, para movimentao da carga e facilitar inspees. As instalaes devem possuir boa ventilao. O piso deve ser concretado, impermeabilizado e estar 30cm acima do nvel do solo. Deve -se proceder o controle de ratos, com telas em todos os ralos, janelas e nos vos entre a estrutura e os telhados. Alm de consumir o milho em sua alimentao, os roedores podem transmitir doenas atravs da urina e dos plos. Os gros contaminados so imprprios para o consumo humano e animal. O expurgo peridico do s lotes deve ser realizado sempre que se identificar alta incidncia de traa e de caruncho. Os cuidados bsicos para este tipo de armazenamento so a garantia da limpeza dos gros antes de ensac-los ( remoo de restos culturais, insetos, gros quebrados ou ardidos), umidade adequada do gro, limpeza e desinfestao do armazm, eliminao de focos de ratos e de insetos, uso de sacaria limpa e empilhamento adequado, inspees permanentes de modo a se efetuar eficaz controle de ratos e de pragas. O armazenamento em sacaria requer maior mo de obra e requer maiores espaos que os silos, alm do custo da sacaria em si, como inconveniente. Porm, a deteco de poucos sacos contaminados, impede a inviabilizao de lotes inteiros, pela facilidade de remoo e de inspeo. Armazenamento de espigas: um mtodo mais empregado em pequenas propriedades, com baixo investimento tecnolgico, requerendo muita ateno durante o perodo de armazenamento, devido s maiores perdas inerentes ao sistema. O bom empalhamento das espigas favorece a boa conservao, desfavorecendo o ataque de pragas. As caractersticas gerais para estruturas para o armazenamento de espigas so baixo custo e durabilidade (aproveitando materiais da propriedade), possuir barreiras contra a penetrao de ratos mas que permita bom arejamento, facilidade para o controle de pragas e para o manejo da carga. apropriado para a alimentao de animais na propriedade (gros para sunos e aves, e sabugo e palha triturados para bovinos), ou mesmo, para estocagem seguida de comercializao. Permite ao agricultor colher o milho com umidade elevada (18%), ocorrendo continuao da secagem natural j no paiol. Em caso de colheita das espigas com umidade inferior a 16%, so mnimos os problemas com

20

fungos, desde que o paiol possua boa ventilao. Pode ser feito em paiis abertos (espigas com palha), paiis fechados (espigas sem palha) ou em armazns. Armazenamento em Paiol aberto: apropriado para armazenamento de espigas com palha, colhidas com teor de umidade de 13-14%, uma vez que a palhada promove proteo adicional aos gros, possibilitando que o produtor possa esperar melhor poca para comercializao. Os materiais utilizados para construo deste tipo de estrutura so madeira, bambu, alvenaria, etc, e depende da maior ou menor facilidade de obteno pelo armazenista. Com exceo dos paiis de alvenaria, os demais possuem frestas para circulao de ar e so construdos sobre colunas de 0,8 a 1,0m de altura do nvel do solo. Independentemente do material utilizado p ara sua construo, tais colunas devem ser fixadas em sapatas de concreto. fundamental a colocao de "chapu chins", nestas colunas para se evitar o acesso de ratos. As aberturas de acesso devem ser feitas acima do dispositivo anti ratos e as escadas de acesso somente devem permanecer no local quando estiverem em uso. Deve -se construir o paiol longe de rvores ou de construes que permitam o acesso de roedores pelo seu telhado. Os paiis de alvenaria no necessitam de vo entre seu piso e o solo, e o dispositivo anti-ratos consiste de um beiral de alvenaria ou metlico, projetado 30cm alm das paredes. A construo de paiol de alvenaria deve seguir algumas recomendaes da construo de armazns, com impermeabilizao do piso, que deve estar a 30 -40cm do nvel do solo. Suas paredes podem ser de tijolos furados ou de tijolos macios afastados de 2,0 a 3,0cm. Nas duas opes, o incio de sua colocao deve ser a partir de 80cm do nvel do solo. As portas e janelas devem ser, obviamente, acima do dispositivo anti-ratos. O bom empalhamento das espigas garante bom controle de pragas, superior at a tratamentos qumicos, devendo-se classificar as espigas quanto ao empalhamento e armazen-las separadamente. As espigas com pior empalhamento podem requerer tratame ntos peridicos. Armazenamento em Paiol fec ado: Quando se deseja armazenar espigas sem palha, o paiol no deve ter aberturas permanentes. Deve -se constru-lo com duas aberturas teladas: uma em sua parte inferior e outra em sua parte superior, com tampas removveis. Assim pode-se garantir circulao de ar e possibilitar tratamentos peridicos, para controle de pragas, garantindo maiores possibilidades de manuteno da qualidade do que paiis abertos. Nos dois tipos de paiis, recomendvel aproveitar a de clividade natural do terreno para facilitar a operao de descarga.

21

'

Concluso: conclui que para se obter uma boa produtividade essencial fazer um bom preparo do solo uma boa calagem uma boa adubao de fundao e cobertura ter bastante cuidado com as ervas invasoras, com essas pratica sendo executadas corretamente se garantem uma boa produtividade de sua lavoura. Bibliografia: http:www.embrapamilhoesorgo.com.br http:www.cultivandoaterra.com.br http:www.melhorproduo.com.br http:www.guiadoprodutor.com.br

22

You might also like