You are on page 1of 6

Ol,

pessoal!

Neste

ponto, trago

uma

pequena

noo

sobre alguns

conceitos

importantes para um melhor entendimento de temas futuros, ok!

1.4.5. CONCEITOS IMPORTANTES

1. FATO GERADOR/ HIPTESE DE INCIDNCIA

Hiptese de Incidncia a situao abstrata, prescrita em lei, a qual, uma vez ocorrida em concreto (fato gerador) enseja o nascimento da obrigao tributria. A expresso fato gerador, principalmente em concursos pblicos, pode ser entendida em dois planos: plano abstrato da norma prescrita do ato ou do fato e no plano da concretizao daquele ato ou fato prescrito1. Podemos, ainda, conceituar o fato gerador como: aquele que rene as condies necessrias e suficientes para determinar os efeitos que lhe so prprios (quer se trate de situao de fato, ou de situao jurdica), melhor dizendo, aquele evento previsto na lei instituidora e que, uma vez ocorrido no mundo concreto, fenomnico, gera, em regra, para o sujeito passivo o dever de pagar o tributo devido.

2. CLASSIFICAO DOS FATOS GERADORES (FATOS IMPONVEIS)

Instantneos: so aqueles que se completam numa s unidade de tempo, ou em curto intervalo de tempo (o fato imponvel se constitui de um s fato). Ex.: ICMS ISS. Complexo: aquele cuja formao se completa durante determinado perodo de tempo. o fato cuja realizao no se d em um s momento (ao contrrio do instantneo), mas, se prolonga durante determinado perodo. Ex.: IR.
Na expresso fato gerador a doutrina vinha se referindo a duas realidades distintas: a descrio legal e hipottica do fato (hiptese de incidncia) que geraria a obrigao de pagar o tributo e a ocorrncia concreta desse fato, do que evidentemente redundava confuso terminolgica. No direito positivo brasileiro, entre os doutrinadores, e na jurisprudncia, vemos reiteradamente empregado fato gerador, quer para mencionar-se a previso legal do fato, elaborao tipicamente abstrata, que se situa no mbito das idias, no altiplano das construes normativas gerais e abstratas; quer os fatos jurdicos, enquanto enunciados denotativos que ocupam a posio sinttica de antecedente das normas individuais e concretas. ... Geraldo Ataliba props a adoo de hiptese de incidncia para denominar a descrio abstrata, contida na lei, e fato imponvel para representar a ocorrncia no mundo dos fenmenos fsicos, que satisfaz os antesupostos requeridos pela norma jurdica (Paulo de Barros Carvalho, in ).
1

Continuados: so fatos que se repetem a determinados intervalos de tempo, ou em datas fixadas em lei (so impostos que se renovam a cada exerccio. Ex.: IPTU, IPVA e ITR).

3. BASE DE CLCULO (BC)

a grandeza numrica, trazida pela lei, que serve para dimensionar o respectivo fato gerador (hiptese tributria), possibilitando a quantificao do dever tributrio e a definio da espcie tributria. A BC um estado ou modo de ser prprio da hiptese ou um atributo seu. Portanto, ela que d a exata dimenso da hiptese tributria, estabelecendo a correlao necessria entre o fato descrito na norma como pressuposto e a prestao tributria. Assim, a base de clculo, juntamente com o fato gerador, so os elementos identificadores das espcies tributrias.Tanto assim que, nos impostos, as bases de clculos so grandezas que medem riquezas, ao passo que nas taxas, servem para medir o grau de atividade estatal que est sendo absorvido pelo sujeito passivo.

4. NOMEN IURIS E VINCULAO DOS TRIBUTOS (Art 4 do CTN)

Consoante o Art.4 do CTN, para a correta identificao das espcies tributrias como impostos, taxas e contribuies de melhoria, fundamental a anlise do fato gerador, sendo irrelevante para qualific-los o nome dado pelo legislador e o destino do produto de sua arrecadao. Portanto, o nome que o legislador ordinrio der ao tributo secundrio, e no prejudicar a sua legalidade se, pelo fato gerador, ele se insere razoavelmente na competncia da pessoa que decretou a novel espcie tributria com o nomen iuris imprprio. Observe que a destinao da receita ser efetivamente, irrelevante, para distino entre certas espcies (impostos, taxas e contribuio de melhoria), mas importante no que tange configurao das contribuies (Art. 149 da CF) e dos emprstimos compulsrios (Art.148 da CF), pois estes dois ltimos so tributos finalisticamente afetados, haja vista, determinar a Constituio, ser requisito necessrio validade, a vinculao de suas receitas a certas despesas. 2

5. FUNO DOS TRIBUTOS

Os signos fiscalidade, extrafiscalidade e parafiscalidade so termos usualmente empregados no discurso da cincia do Direito, para representar valores finalsticos que o legislador imprime na lei tributria. Ento, podemos dizer que um tributo : Fiscal: quando seu principal objetivo, finalidade, a arrecadao de recursos financeiros para o Estado; Extrafiscal: quando seu objetivo principal a interferncia do domnio econmico, buscando um efeito diverso da simples arrecadao de recursos financeiros, como a de incentivar ou desestimular determinadas atividades, onerando ou desonerando a importao de

determinados bens, por exemplo, ou tributando de forma mais gravosa produtos nocivos sade, como os cigarros; Parafiscal: quando seu objetivo a arrecadao de recursos para o custeio de atividades que, em princpio, no integram funes prprias do Estado, mas este as desenvolve atravs de entidades especficas, como as que cuidam da previdncia social (INSS) e da fiscalizao de profisses regulamentadas (CREA, OAB, etc.).

6. TRIBUTO VINCULADO X NO-VINCULADO

Esta

classificao,

adotada

por

Geraldo

Ataliba,

tem

como

fonte

inspiradora

circunstncia de existir ou no, na hiptese normativa, um vnculo entre o fato descrito e uma atuao do Poder Pblico. Assim, tributo vinculado aquele cujo fato gerador est vinculado, relacionado, a alguma atividade estatal em prol do contribuinte (temos as taxas e as contribuies de melhoria), ao passo que tributo no-vinculado aquele cujo fato gerador em nada se relaciona com alguma atividade estatal em prol do contribuinte (so os impostos). Destaca-se, pois, que a anlise de suas bases de clculo dever exibir (vinculado) ou no (novinculado), forosamente, a medida da intensidade da participao do Estado.

7. CLASSIFICAO DOS IMPOSTOS

Os impostos podem ser classificados como:

Impostos reais: so aqueles cujo aspecto material da hiptese de incidncia limita-se a descrever um fato, ou estado de fato, independentemente do aspecto pessoal, ou seja, indiferente ao eventual sujeito passivo e suas qualidades. A hiptese de incidncia um fato objetivamente considerado, com abstrao feita das condies jurdicas do eventual sujeito passivo; estas condies so desprezadas, no so consideradas na descrio do aspecto material da hiptese de incidncia 2.

Impostos pessoais: so aqueles cujo aspecto material da hiptese de incidncia leva em considerao certas qualidades, juridicamente qualificadas, dos possveis sujeitos passivos. Em outras palavras: estas qualidades jurdicas influem, para estabelecer diferenciaes de

tratamento legislativo, inclusive do aspecto material da hiptese de incidncia. Vale dizer: o legislador, ao descrever a hiptese de incidncia, faz refletirem-se decisivamente, no trato do aspecto material, certas qualidades jurdicas do sujeito passivo. A lei, nestes casos, associa to

Geraldo Ataliba, in Hiptese de incidncia tributria, 5 Edio, Malheiros, So Paulo, 1.997, pgina 125.

intimamente os aspectos pessoal e material da hiptese de incidncia, que no se pode conhecer este sem considerar aquele 3.

Impostos diretos: so assim considerados aqueles em que o contribuinte de direito (aquele que tem a obrigao legal de recolher o tributo aos cofres pblicos) idntico ao contribuinte de fato (aquele que efetivamente desembolsa). Ex: IPTU, ITR, IPVA. Neste caso no h transferncia de nus financeiro a terceiros. D-se o fenmeno de percusso. A exao fiscal suportada estritamente pelo sujeito passivo, sem possibilidade de transferncia do nus econmico a outrem.

Impostos indiretos: nestes, admite-se a existncia de duas figuras de contribuinte, o direito e o de fato. Assim, a lei determina que o contribuinte de direito pague o imposto, mas este poder repassar o encargo para o contribuinte de fato. Neste diapaso a lei desconhece a figura do contribuinte de fato, na medida em que o atribui o encargo tributrio sempre pessoa que pratica o fato gerador. o caso do ICMS e do IPI, por exemplo, em que o contribuinte de fato, ou seja, quem suporta o encargo financeiro o consumidor, enquanto o contribuinte de direito o comerciante ou o industrial (a rigor, no existe a figura do contribuinte de fato, j que todo contribuinte de direito, pela prpria natureza legal do tributo). Tem-se aqui o fenmeno da repercusso tributria ou translao.

Impostos fixos: so aqueles em que o quantum estabelecido em valores fixos e determinados. Em outras palavras, consiste numa cota determinada estabelecida em lei e que, portanto, no so sujeitos aplicao de alquotas, o seja, o quantum previamente estabelecido pela autoridade tributria.

Impostos progressivos: a alquota cresce medida que aumenta a respectiva base de clculo. Sobre bases de clculos menores incidem alquotas menores.

Impostos regressivos: a alquota diminui medida que aumentasse a base de clculo.

Geraldo Ataliba, in Hiptese de incidncia tributria, 5 Edio, Malheiros, So Paulo, 1.997, pgina 125.

Alberto Alves www.editoraferreira.com.br

You might also like