You are on page 1of 3

2.

3 - Indutores
Quando uma corrente passa por um condutor, cria um campo magntico ao seu redor. Quando a corrente pra de fluir, o campo desaparece. Entretanto, tanto a criao como o colapso deste campo no so instantneos, e a sua criao "segura" a passagem da corrente assim como seu colapso "tenta manter" o fluxo de eltrons. Este fenmeno se chama indutncia, e sua unidade o henry (H). A analogia hidrulica de um indutor, mostrada na figura 2.3.2 mostra um tubo em que uma hlice absorve energia do fluxo de gua quando sua intensidade aumenta, transferindo esta energia para um volante (campo magntico). Quando o fluxo diminui, a hlice, usando a energia estocada no volante, se ope a esta reduo, tentando manter o fluxo com sua intensidade anterior. Note que estas interaes somente ocorrem quando a intensidade da corrente est variando. No modelo hidrulico, quando o fluxo constante, a hlice gira na velocidade exata que nem se ope nem empurra a gua. Quando se precisa intensificar estas propriedades do condutor, enrola-se o fio condutor em uma espiral (fig.2.3.3) de modo que os campos magntico se somem, intensificando o efeito de induo. Como o campo magntico flui com mais facilidade em materiais ferromagnticos, a proximidade destes materiais ao condutor concentra o fluxo magntico, e este pode estocar muito mais energia, aumentando a indutncia. como se o volante do nosso modelo hidrulico aumentasse de tamanho e massa. A construo usual dos indutores consiste em um fio condutor enrolado ao redor de um ncleo de material magntico (fig.2.3.4). Os ncleos mais utilizados so os de metais ferrosos, por serem muito baratos. Podem criar um campo magntico at 50.000 vezes mais intenso do que o de um ncleo de ar. Seu maior defeito fato de serem condutores de eletricidade, funcionado como o secundrio de um transformador onde criada uma corrente que fica girando e desperdiando energia. So as correntes parasitas ou correntes de eddy. Para contornar parcialmente este problema, os ncleos so construdos com diversas chapas finas isoladas por um verniz (fig.2.3.5). So os chamados ncleos de "ferro laminado". O outro grande problema dos ncleos de metais ferrosos, que a sua permeabilidade magntica depende da intensidade do campo, ou seja, depende da corrente que flui no condutor. O ncleo chega a saturar, atingindo uma permeabilidade to baixa como a do ar.
Figura 2.3.1

Figura 2.3.2 - Analogia hidrulica de um indutor.

Figura 2.3.3

Figura 2.3.4

Figura 2.3.5

Para contornar os problemas dos ncleos de ferro laminado, se utiliza um outro material chamado ferrite. Trata-se de um material cermico que pode ser fabricado com diversas especificaes e um isolante eltrico, no sofrendo as perdas devidas s correntes parasitas. Alm disso a ferrite trabalha melhor com freqncias mais altas e mais leve que os ncleos de ferro laminado. Entretanto, seu custo relativamente mais elevado faz com que no seja um substituto completo daquele material. Quando se trabalha com freqncias muito altas, comum no se utilizar nenhum tipo de ncleo. Esta configurao chamada "nucleo de r". O ar no concentra o fluxo magntico como o ferro ou a ferrite, mas permite a mudana de direo deste fluxo com mais facilidade, causando menos perdas para freqncias mais altas. O formato do ncleo tambm importante. O ncleo deve conduzir o fluxo magntico em um circuito fechado. Um ncleo com forma de barra pouco eficiente, pois o fluxo magntico faz a mair parte do percurso atravs do ar. O ncleo com formato toroidal (fig.2.3.6) o que apresenta melhores resultados, pois conduz o fluxo magntico em um crculo fechado sem interrupes. Os transformadores com ncleos toroidais possuem a melhor relao volume/potncia, mas o enrolamento do condutor complexo, dificultando sua montagem e encarecendo o produto final.

Figura 2.3.6

eltrons

+
Figura 2.3.7

Altas tenses em indutores Indutores provocam um sbito aumento de tenso em seus terminais quando o fluxo de corrente que os percorre interrompido. O equivalente hidrulico desse fenmeno seria o golpe-de-ariete, que arrebenta os encanamentos quando uma vlvula fechada muito rapidamente. como se os eltrons que fluem pelo indutor tivessem uma inrcia muito grande e se acumulassem no final do indutor quando se interrompe o circuito (fig.2.3.7). Por isso, comum se colocar um diodo em paralelo com enrolamentos controlados por circuitos eletrnicos, como a bobina de um rel, por exemplo. Quando se interrompe a corrente, esta bobina provoca um pico de alta tenso que pode danificar os componentes do circuito controlador. Quando existe o diodo, entretanto, a tenso sbita descarregada atravs dele sem provocar danos. Reatncia indutiva Os indutores, ao contrrio dos capacitores, permitem a passagem de corrente contnua e, uma vez que se ope a variaes de corrente, oferecem dificuldade passagem de corrente alternada proporcional freqncia. Esta resistncia, se chama reatncia indutiva e, assim como a reatncia capacitiva, medida em ohms, apesar de no dissipar potncia. A energia estocada em

Figura 2.3.8

uma parte do ciclo simplesmente devolvida ao circuito na parte seguinte. A reatncia de um indutor ideal sob uma tenso alternada senoidal dada pela frmula:

Reatncia indutiva=2hertzhenry
Os indutores oferecem mais resistncia s freqncias mais altas e menos s freqncias mais baixas. Um indutor colocado em srie com um alto-falante far o som sair mais grave, mais abafado.

AVISO: Este texto uma leitura proporcionada por www.centelhas.com.br. Seu contedo, assim como todo o contedo do site, propriedade intelectual do autor e no pode ser copiado ou modificado sem sua autorizao. No autorizado o uso comercial deste trabalho. Entretanto, permitido o download e a distribuio deste arquivo sem modificaes para uso pessoal. Nem o autor nem os administradores do site assumem qualquer responsabilidade sobre o uso das informaes deste texto. Muitos precedimentos aqui descritos so potencialmente perigosos. A execuo de qualquer destes procedimentos no deve ser tentada por quem no tem o conhecimento e a habilidade necessria. Este texto um trabalho em desenvolvimento e pode conter erros e lacunas. Verifique no site a existncia de verses mais atualizadas.

You might also like