You are on page 1of 16

NAnSi O homem como xam de seus significados.

A inveno da cultura de Roy Wagner e o campo aberto para a reinveno da antropologia (Valria Macedo) O HOMEM COMO XAM DE SEUS SIGNIFICADOS [1]

Login

Trem Fantasma Navigation

A inveno da Cultura de Roy Wagner e o campo aberto para a reinveno da antropologia

Valria Macedo PPGAS/USP

Abaet Projeto AmaZone Textos Notas Sextas na Quinta Cdigo Aberto Domnio Pblico Cursos

Experenciar o mundo invent-lo. Tal a idia de Roy Wagner ao definir a agncia humana como uma mquina de smbolos Atividade recente no que opera por meio de uma dialtica sem sntese entre site conveno e inveno. Por sua vez, Cultura corresponderia ao modo predominante entre populaes no Ocidente moderno de Sesses de objetificao dessa experincia sob a forma de um domnio Demanda circunscrito de regras, valores e representaes artificialmente estabelecidas, contrastado com um fundo universal de comentrio de realidade, que abarcaria tudo que supostamente preexiste ao Rafael Barbi domnio cultural. As implicaes antropolgicas, sociolgicas, psicolgicas e polticas disso que o autor identifica como nossa Sextas na grande iluso so exploradas na obra A inveno da Cultura Quinta (The invention of Culture), s agora traduzida para a lngua portuguesa por Marcela Coelho de Souza a partir da edio editado por revista pelo autor de 1981, a ser publicada pela Cosac & Naify. Rogrio Brittes editado por Guilherme Heurich

1 dia para Academia e a Floresta: Rot Wagner e Davi Kopenawa

A 1a edio da obra, datada de 1975, corresponde ao perodo inaugural do que Eduardo Viveiros de Castro e Marcio Goldman vm chamando de "antropologia ps-social" [2], em que pessoas com diferentes repertrios e trajetrias passam a ser afetados pelas mesmas questes, concernentes a uma recusa do pensamento entitrio e dicotmico, que opera por meio de categorias como "indivduo e sociedade", "natureza e cultura",

NAnSi removido por Rogrio Brittes

"realidade e representao". De encontro a essas dicotomias e atravessado pelo pensamento melansio, Roy Wagner, em artigo de 1974 ("Are there social groups in the New Guinea Highlands?"), introduz a noo de socialidade, em que o plano relacional ganha proeminncia. Largamente incorporada e desenvolvida por sua interlocutora e tambm melanesista Marilyn Strathern, socialidade corresponderia matriz relacional de que se constitui a vida das pessoas, as quais a um s tempo existem atravs de suas relaes e as renovam. Nessa perspectiva, as relaes sociais so intrnsecas existncia humana, no se podendo, portanto, conceber pessoas como entidades circunscritas.

Ncleo de Antropologia Simtrica editado por Rogrio Brittes

Sextas na Quinta editado por Rogrio Brittes

Visualizar tudo

J na antropologia calibrada por entidades e categorias, argumenta Strathern (1996), sociedade corresponde a uma abstrao reificada, concebida como a soma de interaes individuais ou como uma entidade que regula a conduta dos indivduos. E, assim como a sociedade constri a ordem de relaes entre seus membros, a individualidade destes tomada como logicamente anterior. Indivduos aparecem ento como o fenmeno primrio da vida e relaes como secundrias.

Alm do acento no relacional em detrimento do substantivo, Wagner e Strathern convergem na abordagem do outro como uma experincia de pensamento, em que so concomitantes o aprendizado e a inveno, e mais: em que esto implicados aprendizado/inveno do outro e aprendizado/inveno de si. Enquanto a chamada corrente ps-moderna da disciplina esteve voltada para a desconstruo do objetivismo, apontando o carter ficcional das etnografias e a assimetria de poder entre o sujeito do conhecimento e seus objetos, a antropologia tal como pensada por Wagner e Strathern, entre outros, toma a "inveno etnogrfica" como um ponto de partida e no de chegada (ou beco sem sada). Como experincia de pensamento, a construo do outro no prescinde da existncia efetiva do outro, tampouco prescinde da (re)construo de si. A experincia mediada pelo pensamento (e seus parmetros culturais), e este atualizado pela experincia.

Mediao e criatividade

O modelo construdo por Roy Wagner em A inveno da Cultura inicia explorando essa temtica por meio das implicaes do contato com diferentes modos de vida na inveno da Cultura e das culturas - estas entendidas como manifestaes singulares daquela, tomada como fenmeno humano. preciso experenciar outras formas sociais para que o prprio modo de vida precipite como algo construdo e particular, perdendo o estatuto de dado e universal. Tal operao constitui por excelncia o mote da antropologia, sendo a Cultura seu principal idioma.

A peculiaridade da disciplina reside na ausncia de exterioridade possvel em relao ao objeto de estudo. Ao se propor estudar o homem tanto em sua singularidade ("Cultura") como em sua diversidade ("culturas"), o antroplogo no pode desvencilhar-se da perspectiva singular de sua prpria cultura. A proposta intelectual de Roy Wagner, em vista da inexistncia de uma posio analtica transcendental, combina o que chamou de objetividade relativa com relatividade cultural. Esta ltima situa o observador em posio de eqidade com os observados, j que ambos pertencem a uma cultura; enquanto aquela atenta para a mediao de sua prpria cultura na compreenso de uma outra. Assim, a experincia da alteridade s adquire sentido nos termos da prpria cultura, mas o desafio do antroplogo relativizar sua prpria cultura por meio da formulao concreta de outra. Como enfatiza Wagner, preciso ultrapassar as fronteiras das prprias convenes e investir a imaginao no mundo da experincia.

Esse investimento ocorre sobretudo no trabalho de campo, uma vez que a experincia etnogrfica impe resistncia s categorias analticas do antroplogo. Ele vai se tornando o ponto articular entre duas culturas e, medida que ambas vo sendo objetificadas (ganhando contornos), a inveno de uma concomitante reinveno de outra. Quanto mais familiar o estranho se torna, mais e mais estranho o familiar parecer ao observador. E esse estranhamento que faz precipitar a cultura, dando-lhe visibilidade. A dupla experincia de inventar culturas para os outros e, por contraste, uma cultura para si, desdobra-se na inveno da Cultura como advento universal do fenmeno humano.

Ao objetificar aquilo a que estamos nos ajustando como Cultura, a antropologia procede de modo anlogo ao xam ou ao psicanalista, que exorcizam ansiedades do paciente objetificando sua fonte. No caso dos antroplogos, aponta o autor, convertemos a discrepncia em entidade. O risco dessa empreitada predicar a cultura, circunscrevendo ordem do Ser (em que o significado reificado em um conjunto de crenas, dogmas ou certezas) o que da ordem do Devir. E aqui Wagner atenta para as armadilhas de uma antropologia que recusa a universalidade da mediao e que nega a criatividade como operao inerente da vida social. A nica sada possvel empreender uma incessante metaforizaro da vida em cultura. Interromper o processo inventivo em cristalizaes folclricas e classificatrias converter a Cultura em "museu de cera", numa sorte de expropriao da vida. Pelo que chama de uma antropologia reversa, Wagner prope a vinculao necessria da inveno da cultura com o aprendizado de como as culturas inventam a si mesmas, numa experincia aberta para a criatividade mtua, em que a "cultura" em que vivemos contra-exemplificada pelas "culturas" que criamos, e vice-versa.

E aqui talvez caiba destacar a convergncia desse procedimento com o recurso metodolgico predominante na obra de Marilyn Strathern, para quem a leitura de A inveno da Cultura foi "como uma porta se abrindo" (1999a). A autora desenvolve suas anlises por meio da confrontao explcita de diferentes modos de pensamento, conectando-os em sua diferena. Via de regra, o discurso euroamericano [3] contra-exemplificado pelo modelo melansio - ou, tal como formulado por Gell (1999), o Sistema M: uma Melansia mediada por Marilyn -, e vice-versa. Em The gender of the gift (1988), a crtica feminista tambm opera como um contra-discurso, introduzindo parcialidade nas certezas da antropologia. Portanto, assim como a experincia da alteridade na etnografia faz precipitar a Cultura - que no deve ser convertida em museu de cera, mas aprendida como incessante inveno de si a partir de convenes particulares -, a confrontao de categorias analticas pode precipit-las como categorias nativas, questionando os pressupostos da disciplina. Ou, como Wagner prope em sua antropologia reversa, reconhecendo nas categorias nativas o estatuto de categorias analticas. E sua abordagem dos cargo cults um exerccio nesse sentido.

A carga da cultura e a cultura da carga

O desafio de uma antropologia reversa que a objetificao decorrente do choque de alteridade, que para ns (e aqui o autor se refere ao modo de pensamento predominante no Ocidente) ganha os contornos de "cultura", no procede da mesma maneira em outras populaes. No contexto da expanso europia no sculo XIX, muitos povos tribais procuraram dar conta do choque imposto pelo contexto colonial por meio dos cargo cults, em que manufaturas europias eram cultuadas como objetos sagrados e associadas a movimentos milenaristas. Na sntese de Wagner, cargo correspondia ento ao enigmtico e atormentador fenmeno dos bens materiais ocidentais e suas profundas implicaes para o pensamento nativo.

Na paisagem melansia, riquezas materiais - como porcos ou conchas - consistem em "indicadores" de pessoas, no sendo acumuladas e sim dispersadas. Sua propriedade vale no pelo direito de posse, mas pela possibilidade de estabelecer trocas, que encarna o significado central das relaes humanas para essas populaes. E aqui mais uma vez Marilyn Strathern pode ser invocada por ter desenvolvido esse modelo (1988; 1999b) de objetificao. Em poucas linhas, na Melansia as relaes so cifradas por aparncias, que funcionam como signosveculo (porcos, humanos, artefatos etc.) de um sistema de convenes cuja esttica genderizada. Assim como itens de riqueza objetificam relaes ao dar-lhes a forma de coisa, tambm o fazem na forma de pessoas, na medida em que definem posies pelas quais pessoas se percebem umas s outras: perspectivas. Por esses itens de riqueza, pessoas so separadas de outras (mes dos filhos, doadores de receptores), e assim relaes so criadas, pelas quais as pessoas se definem frente a outras, e tm efeito umas sobre as outras. Na troca de presentes, pessoas trocam perspectivas, no apenas como conhecimento de suas posies relativas, mas como partes do outro que cada um incorpora.

No contexto dos cargo cults, as manufaturas europias (Kago)

tinham significado equivalente s riquezas melansias mais tradicionais, s que o que estava sendo objetificado era a relao de rendio e assimetria com o Ocidente colonizador. Como destaca Wagner, o acesso ao cargo, a associao promovida pelo compartilhamento de um cargo e as condies milenares necessrias para a chegada do cargo que lhe revestem de significado.

Em contrapartida ao modelo melansio, Wagner sintetiza o conceito ocidental de cultura como a acumulao de grandes idias e feitos no campo da cincia, da arte e da tecnologia. Como produzimos "coisas", nossa nfase na preservao de coisas, produtos e tcnicas. A Cultura concebida como a soma dessas coisas: ns as mantemos e deixamos as pessoas irem. Nossos livros, museus e demais instituies esto repletos desse tipo de Cultura. Assim, vemos as cargas dos nativos, suas tcnicas e artefatos, as colocamos no museu e as chamamos "cultura". De modo anlogo, eles olham nossa cultura e a chamam de "carga", j que a riqueza material para os melansios a objetificao da vida e das relaes humanas.

Kago seria ento um correspondente da palavra cultura, ambos constituindo termos de mediao entre povos diferentes. Mas como o fazem em direes opostas, acabam resultando um na metaforizao do outro. Assim, cultura estende o significado da tcnica e do artefato para o pensamento humano e as relaes, enquanto kago estende as relaes e trocas humanas para a manufatura. Conseqentemente, para aqueles imersos na cultura da carga (matriz de pensamento predominante no chamado Ocidente), inacessvel o significado de que se revestem as manufaturas europias para aqueles que as apreendem como a carga da cultura, o que serve de pretexto para justificar a empresa colonial e ou missionria, literalizando o significado de cargo como apenas bens materiais (ou seja, a "cultura" em sentido restrito) e assim justificando sua atuao junto aos carentes, empobrecidos e desespiritualizados "primitivos". Nesse sentido, Wagner define o homem como xam de seus significados, apontando para as possibilidades de manipulao de um conceito no trnsito entre mundos. E a est o diferencial que a antropologia potencialmente tem, no reduzindo a alteridade a uma tipologia social, mas reconhecendo diferentes estilos de criatividade, que correspondem a diferentes modos de entendimento.

Inveno e conveno

Tais estilos de criatividade advm do compartilhamento de uma base relacional constituda por contextos convencionais articulados pelo trfego de smbolos que os compem. A cada ato de comunicao essa combinao de contextos atualizada, de modo que cada expresso configura um ato de inveno. A vida social opera assim por meio da dialtica entre conveno e inveno, sendo os significados criados uns a partir dos outros e uns atravs dos outros, em que a reiterao incorre em transformao, e esta precisa implicar reiterao para ser significativa.

Na articulao de dois contextos, inerente a todo ato criativo, o carter convencionalizado de um deles necessariamente mascarado, sendo percebido como algo da ordem do dado, do inato, da realidade, enfim, como algo que preexiste conveno e que Wagner chama de contexto implcito. preciso restringir o campo de conscincia a respeito da arbitrariedade do simblico para que a ao humana seja motivada, acionando o que o autor identifica como contexto controlador, ou simplesmente controle, e que constitui o campo de agncia consciente e intencional do ator.

A conveno est assim a servio de estabelecer distines coletivas entre o inato e o reino da ao humana. A inveno, por sua vez, tem o efeito de diferenciar atos e eventos do convencional, combinando contextos dspares. A inveno portanto muda as coisas, e a conveno operacionaliza essas mudanas em um mundo reconhecvel. Essa base relacional pode ser entendida, no vocabulrio de Wagner, como socialidade, mas pode tambm ser identificada como linguagem, ideologia, cosmologia e uma srie de outras configuraes que os antroplogos, ironiza o autor, se deliciam em chamar de "sistemas".

O equacionamento do que inato e do que construdo pode se

dar por meio de dois modos de simbolizao: um coletivizante, associado ao chamado Ocidente moderno, e outro diferenciante, que predomina em povos tribais, camponeses e religiosos. Em linhas gerais, o modo coletivizante seria aquele em que o ator age motivado para cumprir as expectativas coletivas da conveno, segundo uma imagem compartilhada do moral e do social. Os contextos no-convencionalizados, o que entendido como fatos e motivaes naturais, so vistos como parte de um fundo de realidade sobre o qual se constroem as representaes. Por sua vez, no modo diferenciante a ao ocorre motivada pela individuao em relao coletividade, cujas convenes so tomadas como dadas e inatas. portanto o contexto no-convencionalizado que serve como controle, em contraste com o modo coletivizante, em que as convenes so tidas como reino da ao humana.

Assim, abordagens coletivizantes ou racionalistas enfatizam a integrao e o elemento de similaridade contra um fundo de diferenas. J abordagens diferenciantes buscam a individuao por meio de uma lgica social dialtica sobre um fundo de similaridade. O autor se vale do casamento como exemplo para contrastar ambos modos de simbolizao. Na classe mdia americana, em que prevalece o modo coletivizante, a idia de indivduos (com temperamento e pulses sexuais "inatas") contra-inventada (concebida como da ordem do dado) e o esforo dos atores ocorre no sentido de converter uma interao entre indivduos em um casamento, que um ideal de vida estabelecido pela conveno. J entre povos tribais, em que predomina o modo diferenciante, o casamento tomado como da ordem do dado, portanto contra-inventado, e o esforo dos atores para diferenciar, por exemplo, o masculino do feminino, possibilitando o casamento como relao entre indivduos.

Mudanas na vida e mudanas de vida

Nas populaes cujo modo de simbolizao primordialmente diferenciante, a dialtica entre inveno e conveno explicitada na prpria dinmica social, uma vez que as sociedades se inventam por meio de uma alternncia criativa entre conjuntos bsicos. O complexo de relaes que engloba a

atividade ordinria, e que identificado com as motivaes do "eu", encontra-se numa relao contraditria e criativa com o conjunto de relaes que corresponde atividade "ritual", motivada pelos poderes e seres antropomrficos que criam a vida e o modo de ser do homem. H ento uma dialtica entre o homem e o mundo, bem como entre todas coisas, que no exemplo melansio se expressa por meio das oposies de papeis femininos e masculinos. Desse modo, atos coletivizantes da vida cerimonial criam as identidades e papeis diferenciantes da existncia ordinria, e estes, conectados em sua diferena, criam coletividade e comunidade. A sociedade assim continuamente inventada pela diferenciao de cada conjunto de oposio, criando o eu e a sociedade por meio da alternncia entre oposies relacionais contrastantes.

J nas sociedades coletivizantes, a dialtica mediada por uma lgica linear e causal. A compreenso do mundo busca negar ou amenizar seus aspectos contraditrios. A competio um dos exemplos do autor de como a diferenciao e a contradio so racionalizadas e sistematizadas como meio para um fim nico e monoltico: uma vida melhor, um governo mais democrtico etc. A dialtica no cessa de operar, mas mascarada nas objetificaes coletivizantes usadas para medila.

Nessa direo, Wagner se detm em refletir sobre o papel da propaganda, do jornalismo e da indstria do entretenimento na vida das populaes urbanas modernas. Particularmente no caso da propaganda, a fonte de seu poder est em dotar a tecnologia - "produtos especiais com atributos muito especiais" - de significado. A propaganda interpreta os produtos, criando para as pessoas uma vida que os inclui. Seu sucesso depende da habilidade em objetificar convincentemente desejos e uma vida nos produtos. Tal mecanismo anlogo magia entre povos tribais, que tambm revestem a atividade produtiva de sentido por meio de outras objetificaes. A propaganda inventa a vida em um mundo de "magia" tecnolgica, em que maravilhas feitas pelo homem fazem da rotina um milagre contnuo, de modo anlogo aos Daribi, povo melansio que vive em um mundo mgico em que seres humanos podem adquirir a efetividade de uma ave de rapina na roa ou fazer chover.

Contudo, pondera Wagner, como aqui a conveno serve de

controle (ou seja, vista como da ordem do construdo), vivemos os efeitos perversos da auto-criao e auto-motivao, em que as contradies precisam ser resolvidas por solues coletivizantes com um senso de urgncia cada vez maior. A sociedade desafiada por suas prprias criaes: os fatos irredutveis da histria e da cincia, as demandas urgentes das minorias tnicas e regionais, e todas as crises que se desenvolvem a partir das diferenas de pontos de vista em ltima instncia tm o efeito de desconvencionalizar nossos controles coletivizantes. Assim, elenca o autor, tentando integrar e satisfazer minorias tnicas e regionais, as criamos; tentando explicar e universalizar fatos e eventos, fragmentamos nossas teorias e categorias; aplicando teorias universais ao estudo das culturas, inventamos essas culturas como individualidades irredutveis e inviolveis. Cada fracasso motiva um esforo coletivizante ainda maior. Em contraste com a maior estabilidade de sociedades em que a dialtica opera mudanas na vida, no modelo ocidental moderno tornase imperioso uma incessante mudana de vida.

O ocidental e o incidental

Wagner aponta a distino entre Natureza e Cultura como mecanismo central de nossa socialidade. O que chama de ideologia da cultura ocidental baseada na existncia de uma ordem fenomnica e inata chamada "Natureza" que se contrape instncia artificial e aperfeiovel que chamamos "Cultura". Todas as maneiras com que lidamos com o mundo fenomnico respeitam a primazia e o carter inato da Natureza e das foras naturais. Isso confere um grande poder queles que se ocupam em determinar como a Natureza em todas as suas formas "inatas". Assim, explicita Wagner, homens da cincia e da medicina (que interpretam a natureza dentro e entorno de ns), profissionais do entretenimento (que interpretam emoes e reaes supostamente inatas), publicitrios (que interpretam impulsos e necessidades) e jornalistas (que interpretam eventos e dimensionam sua importncia) exercem o papel de rbitros da Cultura. [4]

O pressuposto de que nossa Cultura, por meio da cincia e da tecnologia, opera medindo, prevendo e utilizando um mundo de

elementos naturais, mascara o fato de que o criamos. Como nossa conveno estabelece que essa medio, previso e utilizao parte do artifcio humano, precipitamos o mundo fenomnico como parte do inato e do inevitvel. Assim, ironiza o autor, a cincia coloca o "sistema" na Natureza para depois se orgulhar de descobri-lo nela. Criamos a Natureza e depois nos empenhamos em contar histrias de como ela nos criou.

Entre os fenmenos supostamente naturais, Wagner destaca o tempo como nosso principal produto. Ele s ganha existncia por meio de distines convencionais como calendrios, horrios, cronogramas, expectativas sazonais e outros dispositivos que possibilitam medir, prever e precipitar o tempo, para que ento possamos nos surpreender com ele. Dessa maneira, como "fazemos" conveno conscientemente, temos que ser e sofrer as exigncias da inveno, sua anttese dialtica. Precipitamos o aspecto incidental e inventivo das coisas como nosso grande mistrio motivante.

Imprever a vida

Entre os povos que tomam invenes como o tempo, o crescimento ou a mudana como parte de seu fazer intencional, algo anlogo nossa Cultura precipitado, mas no o concebem como Cultura, como artifcio, e sim como o universo. Para essas populaes, o convencional - gramtica, relaes de parentescos e todas as demais regras sociais corresponde a uma distino dada e motivante entre o inato e o artificial que parte da essncia imanente de todas as coisas, sendo seus contornos acessveis apenas aos visionrios e xams.

Assim como os chamados ocidentais criam o mundo incidental enquanto tentam reiteradamente prediz-lo, racionaliz-lo e orden-lo, os povos tribais, religiosos e camponeses criam seu universo de conveno inata tentando mud-lo, reajust-lo e agir sobre ele. Esse universo de conveno no um cdigo para ser seguido - como a nossa Cultura - e sim uma base para a improvisao inventiva. Assim, na bela expresso do autor,

essa forma de agncia pode ser descrita como uma aventura contnua em imprever o mundo. E ela que motiva seus feitos e itinerrios, e no nutrio ou sobrevivncia, como diria uma certa antropologia ecolgica. Do mesmo modo, prossegue Wagner, a apatia que pode se encontrar em algumas escolas de misso, ou em campos de refugiados, ou em aldeias ditas "aculturadas", no so sintomas de ausncia de "Cultura", mas de sua anttese: a magia, a inveno e ousadia que faz cultura, precipitando suas regularidades ao tentar, sempre de modo incompleto, se individuar em relao a elas.

E aqui podemos acrescentar iniciativas de "resgate" ou "valorizao" cultural, cada vez mais recorrentes em polticas pblicas ou protagonizadas por ONGs, em que o investimento feito na preservao ou resgate de costumes, artefatos ou tcnicas, desconsiderando muitas vezes que tais populaes esto sendo privadas de dar curso aos modos de vida ou estilos de criatividade que resultaram nesses produtos. No dizer de Marcio Goldman, o que est faltando ali no propriamente Cultura, mas a vida.

A reinveno da antropologia

Como a antropologia parte de nossa auto-inveno, quando usamos controles coletivizantes no estudo de outros povos, tendemos a inventar esquemas conceituais anlogos aos da Cultura, como "regras", "gramticas", "tecnologias", reconhecendo a representaes de uma realidade nica, universal e natural. Ao objetificar outras culturas por meio da nossa realidade, convertemos suas prprias objetificaes em uma iluso subjetiva, um mundo de "meros smbolos", possveis metforas da realidade, como procede Lvi-Strauss ao projet-las como uma "cincia do concreto", destaca Wagner.

E aqui mais uma vez Marilyn Strathern se mostra interlocutora privilegiada de Roy Wagner ao recusar uma viso social transcendente ou a coexistncia de interpretaes suplementares. Longe de pressupor um fundo universal de

realidade sobre o qual se assenta uma gama infinita de representaes, Strathern (2005) prope um fazer antropolgico por meio de conexes parciais, que poderia ser sintetizado como um sistema de conexes heterogneas enquanto heterogneas. Nesse proceder, interpretaes e contra-interpretaes produzem a pluralidade no por adio, mas por diviso e transformao, estando conectadas na sua diferena. Para tanto, Strathern toma de emprstimo de Dona Haraway (1985; 1988) a esttica do cyborg: assim como um brao mecnico enxertado num corpo humano, por exemplo, o antroplogo deve experimentar um fosso epistmico no qual um outro modo de pensamento enxertado, resultando numa conexo de matrias heterogneas, que no configuram uma unidade, mas tampouco resultam em dois. essa matemtica que no opera por nmeros inteiros que Strathern prope para a anlise antropolgica.

Estendendo o Sistema WM [5] para o universo amerndio, tambm podemos tomar de emprstimo de Viveiros de Castro (1986:25-6) a esttica dos selvagens na reinveno da antropologia. Em contraste com a identidade talhada no mrmore dos euroamericanos, ali a verdade nmade e a alma existe sob o signo da inconstncia, em que o outro no um espelho para o eu, mas um destino.

Bibliografia Citada

GELL, Alfred. 1999. "Strathernograms: or the Semiotics of Mixed Metaphors". In: The art of anthropology. Essays and diagrams. London/New Brunswick: The Athlone Press.

HARAWAY, Donna.

1988. "Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of parcial perspective". Feminist studies 14: 575-99. 1985. "A manifesto for cyborgs: science, technology and socialist feminism in the 1980s". Socialist review 80: 65-107.

LATOUR, Bruno. 1991. Jamais fomos modernos. Ensaios de antropologia simtrica. So Paulo: 34 Editora.

STRATHERN, Marilyn. 2005 [1991]. Partial Connections. Lanham: AltaMira Press. 1999a. "Entrevista. No Limite de uma Certa Linguagem". Mana. Estudos de Antropologia Social 5 (2):157-175, 1999. 1999b. Property, substance and effect. Antropological essays on persons and things. London and New Brunswick: The Athlone Press. 1996. "The concept of society is theoretically obsolete". In: Ingold, T. (ed.). Key debates in anthropology. London: Routledge. 1988. The gender of the gift. Berkeley & Los Angeles: University of California Press.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1986. Arawet:os deuses canibais. Rio de Janeiro: Zahar.

WAGNER, Roy. 2006. A inveno da Cultura. So Paulo: Cosac & Naify. Traduo: Marcela Coelho de Souza [no prelo]. 1981. The invention of culture. Chicago and London: The

University of Chicago Press. 1974. "Are there social groups in the New Guinea Highlands?". In: LEAF, M.J. (ed.). Frontiers of anthropology: an introduction to anthropological thinking. New York : D. Van Nostrand Company.

NOTAS [1] Ao centrar foco em The invention of Culture, de Roy Wagner, por vezes pontuando-o com idias presentes na obra de Marilyn Strathern, este trabalho constitui um esforo de sntese de parte do contedo do curso "Simetria, Reflexividade e Reversibilidade na Antropologia Contempornea", ministrado por Mrcio Goldman no Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da USP, durante o primeiro semestre de 2006. [2] Expresso cunhada por Eduardo Viveiros de Castro e Mrcio Goldman, antroplogos moderadores da pgina "Abaet" [1], cujo repertrio de idias e autores (entre os quais Roy Wagner, Marilyn Strathern, Bruno Latour, Isabelle Stengers, Gilles Deleuze, Felix Guatarri, Jeanne Fravet-Saada, Gabriel Tarde etc.) vem sendo construdo e articulado por meio de textos de autoria coletiva ou abertos a inseres e/ou comentrios dos participantes da pgina. Um curso de psgraduao no Museu Nacional intitulado "Antropologia PsSocial" foi ministrado por ambos em 2006, cuja verso sintetizada corresponde ao curso ministrado concomitantemente por Goldman no PPGAS/USP. [3] Tal discurso, enfatiza a autora, no se refere a um povo especificamente, mas a modos dominantes de pensamento no Ocidente (1999: 270). [4] Impossvel no mencionar aqui a convergncia com o que Bruno Latour (1994) chamou de Constituio Moderna, cuja engrenagem se moveria por meio de um mecanismo de purificao, separando o que seria parte do domnio cultural e o que seria parte do domnio da natureza. Mas, ao faz-lo, promoveria a concomitante produo de hbridos de natureza/sociedade, que vm se proliferando de modo cada vez mais acelerado nos ltimos anos. Nesse sentido, o autor aponta 1989 como divisor de guas na Constituio Moderna, ano em que no s caiu o muro de Berlim, mas quando comeou a ruir o muro que supostamente separava a natureza e a sociedade. Nessa data, questes relativas ao aquecimento global e outros

desdobramentos ecolgicos da produo industrial em grande escala entraram na pauta de fruns internacionais, dificultando o projeto de purificao e pondo em cheque o edifcio moderno. [5] De Wagner e Marilyn.

You might also like