You are on page 1of 22

CMARA MUNICIPAL DE PARACATU - MINAS GERAIS

LEI COMPLEMENTAR N. 5 / 1991 DISPE SOBRE O ESTATUTO DOS SERVIDORES PBLICOS DO MUNICPIO DE PARACATU - MG O Prefeito Municipal de Paracatu - Estado de Minas Gerais, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 71, inciso III, da Lei Orgnica Municipal, faz saber que a Cmara Municipal aprovou, e ele em seu nome, sanciona e promulga a seguinte Lei Complementar: TTULO I Das Disposies Preliminares Art. 1. Esta Lei institui o Estatuto dos Servidores Pblicos da Administrao Direta, das autarquias, das Fundaes pblicas e do Poder Legislativo do Municpio de Paracatu, regulando-lhes os direitos, vantagens, deveres e responsabilidades, bem como as condies de provimento dos cargos pblicos que compem o Quadro de Pessoal dos rgos acima citados. Art. 2. Considera-se servidor pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico ou funo pblica. Art. 3. Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas a um servidor. Pargrafo nico. O cargo pblico deve ser criado por lei que contenha sua denominao, nvel de vencimento que lhe atribudo e requisitos para o seu provimento. Art. 4. Funo pblica o conjunto de atribuies e responsabilidades prprias de um cargo pblico e que so cometidas temporariamente a um servidor. Art. 5. Os cargos pblicos so de provimento efetivo ou de provimento em comisso. Pargrafo nico. Os cargos de provimento em comisso so de confiana, de livre nomeao e exonerao e segundo a lei de sua criao, so de recrutamento amplo ou limitado. Art. 6. Exceto nos casos de nomeao para o exerccio de cargo de provimento em comisso e de designao para o exerccio de funo pblica, o ingresso no servio pblico municipal somente pode ocorrer mediante prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. Art. 7. So requisitos bsicos para o ingresso no servio municipal, alm da aprovao em concurso pblico, quando exigido: I - nacionalidade brasileira; II - gozo dos direitos polticos; III - quitao com as obrigaes militares e eleitorais; IV - nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; V - idade mnima de dezoito anos; VI - boa sade fsica e mental. Pargrafo nico. A lei estabelecer outros requisitos a serem preenchidos, em razo da especificidade das tarefas do cargo a ser provido. Art. 8. Fica assegurado aos portadores de deficincia o direito de se inscreverem em concurso pblico para provimento de cargo cujo exerccio seja compatvel com a deficincia apresentada, reservando-se para os mesmos at vinte por cento das vagas oferecidas no concurso.

TTULO II Do Provimento e da Vacncia dos Cargos Pblicos CAPTULO I Do Provimento SEO I Das Disposies Gerais Art. 9. O provimento de cargo pblico far-se- mediante ato do Prefeito Municipal ou da autoridade competente e a investidura no mesmo ocorrer com a posse. Art. 10. O cargo pblico provido mediante: I - nomeao; II - promoo; III - readaptao; IV - reverso; V - aproveitamento; VI - reintegrao. SEO II Da Nomeao Art. 11. A nomeao para o exerccio de cargo em provimento efetivo somente pode ocorrer se precedida de aprovao do candidato em concurso pblico. Art. 12. A nomeao para o exerccio de cargo em provimento em comisso independe de aprovao em concurso, exigindo-se do candidato nomeao a titularidade de cargo efetivo se o cargo a ser provido for de recrutamento limitado. Art. 13. Na nomeao para o cargo de provimento efetivo ser obedecido o prazo de validade do concurso e observada a ordem de classificao dos candidatos aprovados. Art. 14. O ato de nomeao ser tornado sem efeito se no ocorrer a posse do nomeado no prazo estabelecido por este Estatuto. SEO III Da Promoo Art. 15. Promoo a passagem do servidor de um cargo efetivo para o cargo efetivo de nvel de vencimento imediatamente superior, na mesma carreira. Art. 16. A promoo se dar por merecimento apurado mediante avaliao dos seguintes fatores: I - assiduidade; II - disciplina; III - capacidade de iniciativa; IV - responsabilidade. Art. 17. A promoo ocorrer no ms de junho de cada ano, para o que ser mantido em permanente funcionamento o sistema de avaliao de desempenho estabelecido em lei. Art. 18. Somente ser promovido o servidor que obtiver o conceito mnimo previsto no sistema de avaliao de desempenho e houver cumprido o interstcio mnimo de trs anos entre uma promoo e outra ou entre a data da posse e a da primeira promoo. Art. 19. Perde o direito promoo o servidor que, no interstcio for punido com a pena de suspenso. Art. 20. Para apurao do interstcio previsto no artigo 17 sero adotados os mesmos critrios de apurao do tempo de servio estabelecidos no Captulo II, do Ttulo III desta lei.

SEO IV Da Readaptao Art. 21. O servidor que sofre limitao de sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica, ser readaptado, mediante investidura em cargo cujas atribuies e responsabilidades sejam compatveis com a limitao sofrida. Art. 22. Na readaptao ser respeitada a habilitao exigida para o exerccio do cargo. Pargrafo nico. O servidor readaptado, passar a perceber o vencimento em que se deu a readaptao. SEO V Da Reverso Art. 23. Se, por junta mdica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos determinantes da aposentadoria por invalidez, o servidor retornar atividade fazendo-se a reverso no mesmo cargo efetivo de que era titular ou no cargo resultante de sua transformao. Pargrafo nico. Se o cargo em que se dever dar a reverso estiver provido, o servidor retornar atividade como excedente, at que ocorra a vaga para o provimento definitivo. Art. 24. A reverso vedada se o servidor aposentado j tiver completado idade limite para a aposentadoria compulsria. SEO VI Do Aproveitamento Art. 25. Aproveitamento o retorno atividade do servidor em disponibilidade remunerada e dar-se- em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Art. 26. O aproveitamento de servidor que se encontre em disponibilidade h mais de doze meses depender de prvia comprovao de sua capacidade fsica e mental. Pargrafo nico. Se, na inspeo mdica, for verificada a incapacidade do servidor, ser o mesmo aposentado. Art. 27. O servidor dever retornar atividade no prazo de trinta dias, contados da publicao do ato de aproveitamento. SEO VII Da Reintegrao Art. 28. O servidor estvel, demitido, por efeito de processo administrativo, ser reintegrado no servio pblico municipal, se for invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial. Art. 29. A reintegrao se dar com ressarcimento dos valores correspondentes aos vencimentos e vantagens. Art. 30. No caso de haver sido extinto o cargo de que o servidor demitido era titular poca da demisso ser o mesmo reintegrado no servio pblico municipal e colocado em disponibilidade remunerada at posterior aproveitamento. Art. 31. Se estiver provido o cargo em que deva ser reintegrado o servidor, seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade remunerada. SEO VIII Da Reconduo Art. 32. O servidor estvel ser reconduzido ao cargo de que anteriormente era titular se for considerado inabilitado em estgio probatrio a outro cargo ou ocorrer reintegrao do anterior titular do cargo que vem exercendo.

Art. 33. Estando provido o cargo em que se deva dar a reconduo, o servidor a ser reconduzido ser aproveitado em outro cargo, observado o disposto no artigo 25 desta lei. CAPTULO II Da Vacncia Art. 34. A vacncia de cargo pblico decorrer de: I - exonerao; II - demisso; III - promoo; IV - readaptao; V - aposentaria; VI - falecimento. Art. 35. A exonerao de cargo de provimento efetivo dar-se- a pedido do servidor ou de ofcio. Pargrafo nico. A exonerao de ofcio ocorrer quando no forem satisfeitas as condies de estgio probatrio ou no caso de o candidato aprovado em concurso, tendo tomado posse, no entrar em exerccio no prazo legalmente estabelecido. Art. 36. A exonerao do cargo de provimento em comisso dar-se- a pedido do servidor ou de ofcio, a critrio da autoridade competente. CAPTULO III Do Concurso Pblico Art. 37. O concurso pblico, obrigatrio no caso de nomeao de servidor para o exerccio de cargo de provimento efetivo, constar de prova de conhecimento ou de prova de conhecimento e de ttulos. Art. 38. de dois anos, contados de sua homologao, o prazo de validade do concurso pblico. Pargrafo nico. O prazo estabelecido neste artigo poder ser prorrogado por uma nica vez, por igual perodo, devendo a condio de prorrogabilidade constar, expressamente, do edital. Art. 39. vedada a abertura de novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior para o mesmo cargo, cujo prazo de validade ainda no se tenha expirado. Art. 40. Os critrios, data, local e demais dados sobre o concurso sero amplamente divulgados no mnimo 15 (quinze) dias antes do incio das inscries, atravs dos rgos oficiais e meios de comunicao do Municpio. (NR) CAPTULO IV Da Posse Art. 41. A posse, que se formaliza atravs de termo prprio assinado pelo empossando e pela autoridade competente, ocorrer somente nos casos de nomeao e constitui a prova de aceitao expressa, pelo servidor, das atribuies, deveres e responsabilidade inerentes ao cargo pblico. Art. 42. de trinta dias, a contar da data do ato de nomeao, o prazo para a posse, podendo ser prorrogado por igual perodo, a pedido do interessado. Art. 43. Somente se formalizar a posse aps a apresentao dos seguintes documentos pelo interessado: I - declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio; II - declarao de que no exerce outro cargo, emprego ou funo na Administrao Pblica, ressalvada a hiptese de acumulao permitida; III - atestado de que, em inspeo mdica oficial, foi considerado, fsica e mentalmente, apto para o exerccio do cargo.

CAPTULO V Do Estgio Probatrio Art. 44. O servidor nomeado para o exerccio do cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio, durante dois anos, avaliando-se neste perodo, a sua aptido e capacidade, mediante observao dos seguintes fatores: I - assiduidade; II - disciplina: III - capacidade de iniciativa; IV - produtividade. Art. 45. A avaliao do desempenho do servidor durante o estgio probatrio, ser feita pelo setor de administrao de recursos humanos, devendo ser concluda sessenta dias antes de expirao do prazo estabelecido no artigo 44. 1. O parecer final, resultante da avaliao, ser submetida homologao da autoridade competente. 2. O parecer a que se refere o pargrafo anterior no prejudica a continuidade da avaliao no prazo restante, posterior sua elaborao. Art. 46. Em regulamento prprio ser institudo o sistema de avaliao dos fatores a serem analisados durante o estgio probatrio. Art. 47. Ao servidor estagirio ser dado vista, pelo prazo de cinco dias, do parecer submetido homologao da autoridade competente, se for necessrio sua confirmao no servio pblico. Art. 48. Se a deciso da autoridade competente for favorvel permanncia do servidor no servio municipal, a confirmao no depender de qualquer outro ato. Art. 49. O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se j estvel, reconduzido ao cargo ou funo pblica que anteriormente ocupava. TTULO III Do Exerccio e do Tempo de Servio CAPTULO I Do Exerccio Art. 50. Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo no qual o servidor foi investido ou da funo pblica a que se refere a Lei Complementar n. 1, de 30 de abril de 1990. Art. 51. Contado da data da posse, de trinta dias o prazo para o servidor entrar em exerccio. Pargrafo nico. Ser exonerado o servidor que, empossado, no entrar em exerccio no prazo previsto neste artigo. Art. 52. O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. Art. 53. Estando o servidor afastado regularmente do exerccio do cargo, seu retorno ao mesmo dever ocorrer no prazo de trinta dias, contados da data da cessao do motivo de afastamento, se outro prazo no houver sido legalmente estabelecido. Art. 54. O servidor exercer o cargo de que titular obedecendo os horrios de funcionamento dos rgos da Administrao Municipal e o tempo de durao do trabalho estabelecido em lei. Art. 55. O exerccio do cargo de provimento em comisso implica, para o seu titular, em integral dedicao ao servio, podendo o mesmo ser convocado sempre que houver interesse da administrao. Art. 56. O servidor pode se ausentar do servio:

I - por um dia, para doao de sangue; II - por um dia, para se alistar como eleitor; III - por oito dias consecutivos, em razo, de falecimento de cnjuge, companheiro, pais, filhos ou menor sob sua guarda ou tutela; IV - por cinco dias por motivo de casamento. Art. 57. So considerados como de efetivo exerccio: I - os dias de ausncia ao servio a que se refere o artigo 56; II - os perodos de afastamento em virtude de: 1 - frias; 2 - participao em programas de treinamentos regularmente institudo; 3 - convocao para participar em jri e outros servios por lei definidos como obrigatrios; 4 - participao em competio esportiva, integrando equipe representativa do Municpio, a critrio da Administrao; 5 - cesso para o exerccio de cargo ou funo em rgos da Administrao Pblica Federal ou Estadual, nos casos previstos em lei; 6 - exerccio de mandato eletivo, exceto para efeito de promoo por merecimento; 7 - licena, com remunerao; 8 - frias prmio. CAPTULO II Do Tempo de Servio Art. 58. O tempo de servio apurado em dias que se convertem em anos, considerando-se o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Art. 59. vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em outros rgos ou entidades da Administrao Pblica Direta ou Indireta. Art. 60. Para todos os efeitos ser computado o tempo de servio pblico prestado ao Municpio, exceto nos casos em que a computao no possa ser feita em razo de lei. Art. 61. Apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade remunerada sero computados como tempo de servio: I - os perodos de prestao de servio pblico em rgos da Administrao Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e outros Municpios; II - os perodos correspondentes licena, com remunerao, por motivo de doena em pessoa da famlia; III - os perodos de licena, com remunerao, para atividade poltica; IV - o perodo correspondente ao afastamento para exerccio de mandato eletivo. Art. 62. Para efeito de aposentadoria sero contados em dobro os perodos prestados s Foras Armadas em operaes de guerra e os de frias prmio no gozadas e no convertidos em pecnia. TTULO IV Dos Direitos e Vantagens CAPTULO I Da Remunerao Art. 63. Remunerao a contraprestao pecuniria paga, mensalmente, ao servidor, pelo exerccio de cargo pblico ou de funo pblica. Art. 64. So parcelas integrantes da remunerao: I - o vencimento do cargo efetivo; II - o vencimento do cargo em comisso; III - o vencimento da funo pblica; IV - as vantagens.

Art. 65. Os valores de vencimentos do cargo efetivo, do cargo em comisso e da funo pblica so estabelecidos nas normas que regem o Plano de Cargos de Vencimentos. Art. 66. Consideram-se vantagens os seguintes adicionais: (NR) I - adicional por tempo de servio; II - adicional por horas extras; III - adicional por trabalho noturno; IV - adicional por insalubridade; V - adicional por periculosidade; VI - adicional de frias; VII - (Revogado). 1. Os valores e as condies de pagamento das vantagens previstas neste artigo, ressalvado o disposto nos 2 e 3, sero estabelecidos em leis especficas, reguladoras da remunerao dos servidores. (NR) 2. (Revogado). 3. (Revogado). CAPTULO II Das Frias Art. 67. O servidor gozar frias de trinta dias consecutivos, correspondendo cada perodo de frias a doze meses de exerccio. Pargrafo nico. As frias s podem ser interrompidas por motivo de comoo interna, de calamidade pblica ou de superior interesse do servio pblico. Art. 68. A critrio da Administrao, poder o servidor converter um tero das frias em abono pecunirio. Pargrafo nico. No clculo do abono pecunirio a que este artigo se refere tomar-se- por base a remunerao normal do servidor acrescida do valor correspondente ao adicional de frias. Art. 69. Fica assegurado ao servidor o recebimento do adicional de frias equivalente a um tero da remunerao normal. Art. 70. A remunerao de frias, que corresponde remunerao normal acrescida do adicional de frias ser paga ao servidor at dois dias antes do incio do respectivo perodo. Pargrafo nico. Para os servidores que recebem remunerao varivel, a qualquer ttulo, as frias sero calculadas razo de 1/12 (um doze avos) da soma das importncias variveis, devidas no perodo aquisitivo, que se somar remunerao fixa. (AC) Art. 71. Os dias de falta ao servio no podem ser levados conta de frias. Art. 72. As frias sero gozadas de acordo com a escala organizada pelo setor de administrao de pessoal que, na sua elaborao, compatibilizar o afastamento dos servidores com o normal funcionamento da Administrao. Pargrafo nico. As frias s podem ser acumuladas, no mximo, por dois perodos, no caso de necessidade dos servios. CAPTULO III Das Licenas e Frias Prmio SEO I Das Disposies Gerais Art. 73. Ao servidor ser concedida:

I - licena para tratamento de sade; II - licena gestante; III - licena adotante; IV - licena por paternidade ou adoo; V - licena por motivo de doena em pessoa da famlia; VI - licena por acidente em servio; VII - licena por afastamento do cnjuge; VIII - licena para o servio militar; IX - licena para atividade poltica; X - licena para tratar de interesses particulares; XI - licena para o desempenho de mandato classita. (AC) Art. 74. O servidor no poder permanecer em licena por prazo superior a vinte e quatro meses, exceto nos casos dos incisos VII, VIII e IX do artigo 72. Pargrafo nico. No caso de licena para tratamento de sade, poder a mesma ser prorrogada por trs perodos de doze meses cada um, se o servidor licenciado for portador de tuberculose, lebra ou pnfigo folicio, desde que, em exames peridicos anuais no se tinha verificado a cura. Art. 75. O servidor licenciado para tratamento de sade ou por motivo de doena em pessoa da famlia no poder se dedicar a qualquer atividade remunerada. SEO II Da Licena para Tratamento de Sade Art. 76. A licena para tratamento de sade ser concedida ao servidor a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica. 1. Para licena por prazo superior a trinta dias, a percia dever ser realizada por junta mdica oficial. 2. Sempre que necessrio, a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde o mesmo estiver internado. Art. 77. Durante a licena o servidor est obrigado a seguir rigorosamente o tratamento mdico adequado, sob pena de lhe ser suspenso o pagamento da remunerao. Art. 78. O servidor obrigado a retornar ao trabalho quando considerado apto em inspeo mdica. Art. 79. Decorrido o prazo da licena, o servidor ser submetido a inspeo mdica e aposentado se for considerado invlido para o servio pblico. SEO III Da Licena Gestante Art. 80. Mediante inspeo mdica, ser concedida servidora gestante licena por cento e vinte dias, cujo incio dever coincidir com o primeiro dia do nono ms de gestao, ressalvada a hiptese de antecipao por prescrio mdica. Pargrafo nico. Ocorrendo nascimento pr-maturo, a licena ter incio na data do parto. Art. 81. Ocorrendo nascimento de natimorto, a servidora ser submetida a exame, aps trinta dias do evento e, se julgada apta, reassumir o exerccio. Art. 82. Ocorrendo aborto, atestado por mdico oficial, a licena ser de trinta dias a contar da data do evento. SEO IV Da Licena Adotante Art. 83. A servidora que adotar ou obtiver a guarda de criana com at um ano de idade, por deciso judicial, ser concedida licena de noventa dias.

Pargrafo nico. No caso de adoo ou guarda de criana com mais de um ano de idade, a licena ser de trinta dias. SEO V Da Licena por Paternidade e Adoo Art. 84. Pelo nascimento ou adoo de filho, o servidor ter direito licena por paternidade de cinco dias consecutivos. SEO VI Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia Art. 85. Poder ser concedida ao servidor licena por motivo de doena do cnjuge, companheiro, pai, me e filho, se sua assistncia direta pessoa doente for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. Pargrafo nico. A indispensabilidade, da assistncia a que este artigo se refere deve ser comprovada em inspeo mdica e a impossibilidade de ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ser apurada mediante acompanhamento social. Art. 86. A licena ser concedida por at noventa dias, podendo ser prorrogada seu prazo, por perodos subseqentes de igual durao, se persistirem os motivos determinantes da concesso inicial. SEO VII Da Licena por Acidente em Servio Art. 87. Ao servidor acidentado em servio ser concedida licena, considerando-se acidente em servio o evento de que resulte dano fsico ou mental a que se relacione mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Pargrafo nico. Equipara-se ao acidente em servio: I - a agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; II - o evento causador do dano ocorrido, no percurso da residncia para o trabalho e do local deste para a residncia. Art. 88. O servidor acidentado em servio que necessite de tratamento especializado poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos municipais, se no puder o tratamento ser realizado pelo sistema previdencial a que pertencer. SEO VIII Da Licena por Afastamento do Cnjuge Art. 89. Poder ser concedida ao servidor licena para acompanhar o cnjuge ou companheiro que, sendo servidor da Administrao Pblica Direta ou Indireta, for designado para servidor fora do Municpio ou se afastar para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo ou Legislativo. Pargrafo nico. A licena prevista neste artigo ser concedida por prazo indeterminado, devendo o servidor licenciado retornar ao servio quando cessado o motivo determinante do deslocamento do cnjuge. SEO IX Da Licena para o Servio Militar Art. 90. Ao servidor que for convocado para o servio militar e outros encargos de segurana nacional ser concedida licena pelo prazo que durar a prestao do servio para a qual foi o mesmo convocado. Pargrafo nico. A licena ser concedida mediante comunicao do servidor, acompanhada de documento oficial comprobatrio da incorporao. Art. 91. Cessada a prestao do servio para a qual foi convocado, o servidor reassumir o exerccio do cargo no prazo legalmente estabelecido, que ser contado a partir da data em que ocorrer a desincorporao.

SEO X Da Licena para Atividade Poltica Art. 92. O servidor que se dedicar atividade poltica tem direito a licena: I - pelo perodo que mediar entre sua escolha como candidato, em conveno partidria, e a data do seu registro como candidato perante a Justia Eleitoral; II - pelo perodo que mediar entre a data do registro de sua candidatura at o dcimo quinto dia posterior data da realizao do pleito eleitoral, hiptese em que o perodo de licena ser considerado como de efetivo exerccio. Art. 93. Sendo o servidor titular de cargo de provimento em comisso, do exerccio do mesmo ser afastado a partir do dia seguinte ao do registro de sua candidatura at o dcimo quinto dia posterior data de realizao do pleito eleitoral. SEO XI Da Licena para Tratar de Interesses Particulares Art. 94. A critrio da administrao e atendida a convenincia do servio, poder ser concedida ao servidor licena para tratar de interesses particulares. Pargrafo nico. Ser de at dois anos, no mximo, o prazo da licena prevista neste artigo, podendo a mesma ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor licenciado ou no interesse do servio. Art. 95. vedada a concesso de nova licena antes de decorridos dois anos do trmino da anteriormente concedida. Art. 96. Ao servidor com menos de dois anos de exerccio, contados da admisso, no ser concedida a licena a que se refere esta Seo. SEO XII (AC) Da Licena para Desempenho de Mandato Classita Art. 96-A. assegurado ao servidor o direito a licena para o desempenho de mandato em sindicato representativo da categoria, sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo. (AC) 1. Somente poder ser licenciado servidor efetivo eleito para cargo de presidente da entidade referida no caput deste artigo. (AC) 2. A licena ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleio. (AC) SEO XIII (NR) Das Frias Prmio Art. 97. Cada perodo de 05 (cinco) anos efetivamente trabalhados assegura ao servidor efetivo o direito de gozar 03 (trs) meses de licena-prmio com a remunerao da poca da fruio do direito. (NR) 1. O servidor, ocupante exclusivamente de cargo em comisso que, na data da publicao desta lei, contar com tempo de efetivo exerccio superior a 2/3 (dois tero) do perodo aquisitivo exigido anteriormente (dez anos de efetivo exerccio) para a concesso de licena-prmio, ter o direito de gozar 06 (seis) meses de licena, que podero ser convertidos em pecnia, a seu pedido, tendo como base de clculo a remunerao do cargo de que seja titular. (AC) 2. O tempo de servio de que trata o 1 deste artigo ser computado a partir do ltimo perodo de licena prmio adquirido, percebido ou gozado pelo servidor. (AC) Art. 98. Completado o perodo de 05 (cinco) anos de efetivo exerccio, o servidor formular o requerimento de licena-prmio, no prazo mnimo de 90 (noventa) dias, anteriores ao perodo a que pretender usufruir do referido direito. (NR)

Art. 99. A pedido do servidor, os perodos de licena-prmio podero ser convertidos em pecnia tendo como base de clculo a remunerao da poca da fruio do direito. (NR) Pargrafo nico. A remunerao da licena-prmio para os servidores da sade que percebem gratificao de planto, gratificao de sobreaviso e hora bloco ser constituda pelo seu vencimento base, acrescido das vantagens de carter permanente e da mdia das referidas gratificaes nos doze meses que antecederem data do incio da fruio da licena. (NR) Art. 100. A converso das frias prmio a que se refere o artigo 99 s pode ocorrer a cada perodo de 5 (cinco) anos. (NR) SEO XIV (NR) Da Remunerao Durante os Perodos de Licena Art. 101. O servidor receber remunerao integral nos casos de: I - licena para tratamento de sade; II - licena gestante; III - licena adotante; IV - licena em razo de paternidade ou adoo; V - licena por motivo de doena em pessoa da famlia at o mximo de noventa dias; VI - licena por acidente em servio; VII - licena para atividade poltica a que se refere o inciso II, do artigo 92. Pargrafo nico. A remunerao das licenas de que trata este artigo, devida aos servidores da sade, que percebem gratificao de planto, gratificao de sobreaviso e hora bloco ser constituda pelo seu vencimento base, acrescido das vantagens de carter permanente e da mdia das referidas gratificaes nos doze meses que antecederem data do incio da fruio da licena. (AC) Art. 102. Nos perodos de licena no referidos no artigo 101 o servidor no receber qualquer espcie de remunerao. CAPTULO IV Dos Afastamentos SEO I Do Afastamento para Servir a Outros rgos ou Entidades Art. 103. O servidor pode ser cedido para prestar servios em outro rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios nas seguintes hipteses: I - para exerccio de cargo em comisso; II - em atendimento a requisio, nos termos da legislao especfica; III - em atendimento a obrigao assumida pelo Municpio em convnios ou contatos de interesse da Administrao Municipal. Pargrafo nico. Excepcionalmente, havendo interesse pblico, devidamente justificado, o servidor efetivo poder ser cedido para prestar servios em entidades de direito privado, sem fins lucrativos, na hiptese prevista no inciso III deste artigo. (AC) Art. 104. Sendo o afastamento decorrente de cesso referida no inciso I, do artigo 103, no haver nus para o Municpio quanto remunerao do servidor cedido. Art. 105. Nas demais hipteses de cesso no referidas no artigo 104 desta lei, o nus da remunerao poder ser assumido pelo Municpio ou se, em razo de lei, seja imposta esta condio. (NR) SEO II Do Afastamento para Exerccio de Mandato Eletivo Art. 106. O servidor ficar afastado do exerccio de seu cargo durante o perodo em que tiver que exercer:

I - mandato legislativo federal ou estadual; II - mandato de Prefeito Municipal; III - mandato de Vereador, se no houver compatibilidade de horrios. Art. 107. Quando no exerccio do mandato de Prefeito Municipal, o servidor poder optar pela remunerao referente ao exerccio do seu cargo. Art. 108. Na hiptese de exerccio de mandato de Vereador no ocorrer o afastamento se houver compatibilidade de horrio continuando o servidor a receber a remunerao pelo exerccio de seu cargo, sem prejuzo da remunerao pelo exerccio do mandato eletivo. CAPTULO V Da Aposentadoria Art. 109. A aposentadoria se dar: I - a pedido do servidor: 1 - com proventos integrais: a) aos trinta e cinco anos de efetivo exerccio, se homem e aos trinta anos, se mulher; b) aos trinta anos de efetivo exerccio de magistrio, se professor e aos vinte e cinco anos se professora; 2 - com proventos proporcionais ao tempo de servio: a) aos trinta anos de efetivo, se homem e aos vinte e cinco anos, se mulher; b) aos sessenta e cinco anos de idade se homem e aos sessenta anos, se mulher; II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III - por invalidez: 1 - com proventos integrais, quando a invalidez decorrer de: a) acidente em servio; b) molstia profissional; c) doenas graves, contagiosas ou incurveis; 2 - com proventos proporcionais ao tempo de servio, quando a invalidez decorrer de doena no enquadrada nos casos previstos no item 1, anterior. Pargrafo nico. Para efeitos de aposentadoria por invalidez a que se refere a alnea "c", do item 1, do inciso III, deste artigo, consideram-se doenas graves contagiosas ou incurveis as seguintes: tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servio pblico, cardiopatia grave, doena de Parkison, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avanado do mal de Paget (osteite deformante), sndrome de imunodeficincia adquirida - AIDS e outras que a lei indicar, com base na medicina especializada. Art. 110. A aposentadoria compulsria se automtica e declarada por ato de ofcio da Administrao, com vigncia a partir do dia imediato quele em que o servidor atingir a idade limite para a permanncia em servio. Art. 111. A aposentadoria a pedido e por invalidez vigorar a partir da data da publicao do respectivo ato. Art. 112. O provento da aposentadoria ser calculado computando-se o valor do vencimento e das vantagens percebidas em carter permanente pelo servidor e no poder ser reduzido. Art. 113. Aos servidores aposentados sero estendidos os benefcios e vantagens concedidos aos servidores da ativa, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo em que se deu a aposentadoria. Art. 114. Quando proporcional ao tempo de servio, o provento da aposentadoria no ser inferior a um tero da remunerao em atividade. Art. 115. O provento da aposentadoria ser reajustado na mesma data e na mesma proporo dos reajustes, de vencimentos do pessoal em atividade. CAPTULO VI Do Salrio Famlia Art. 116. O salrio famlia devido ao servidor em atividade ou aposentado, por dependente econmico.

Art. 117. Consideram-se dependentes econmicos para os efeitos deste artigo: I - o cnjuge ou companheiro; II - os filhos e enteados at dezesseis anos de idade; III - os filhos e enteados at dezoito anos de idade, se estudantes; IV - o filho ou o enteado de qualquer idade, se invlido; V - o menor de dezesseis anos que, mediante autorizao judicial, viver em companhia e s expensas do servidor; VI - a me e o pai sem economia prpria. Art. 118. No configura a dependncia econmica quando o beneficirio do salrio famlia perceber rendimento do trabalho ou de qualquer outra fonte, inclusive penso ou provento de aposentadoria, em valor igual ou superior, ao salrio mnimo. Art. 119. Quando pai e me forem servidores pblicos o salrio famlia ser pago: I - a um deles, se viverem em comum; II - a um e outro, de acordo com a distribuio dos dependentes, se viverem separados. Pargrafo nico. Ao pai e me equiparam-se o padrasto e a madrasta e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes. Art. 120. O salrio famlia no est sujeito a qualquer tributo, nem servir de base para qualquer contribuio inclusive para a Previdncia Social. Art. 121. O servidor admitido mediante concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade no servio pblico municipal quando completar dois anos de efetivo exerccio. Art. 122. A estabilidade no diz respeito ao cargo, podendo a Administrao readaptar o servidor estvel ou transformar o cargo de que o mesmo titular. Art. 123. O servidor estvel s pode ser exonerado ou demitido do cargo de que titular em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. CAPTULO VIII Da Disponibilidade Remunerada Art. 124. O servidor estvel ficar em disponibilidade remunerada se o cargo efetivo de que titular for extinto ou for declarada sua desnecessidade. Art. 125. O servidor permanecer em disponibilidade at seu aproveitamento em outro cargo de provimento efetivo. Art. 126. Enquanto estiver em disponibilidade o servidor perceber remunerao integral, como se em efetivo exerccio estivesse. CAPTULO IX Da Estabilidade Financeira Art. 127. Ao servidor efetivo que completar seis anos ininterruptos de exerccio de cargo em provimento em comisso fica assegurado o direito de continuar recebendo o vencimento do mesmo cargo, se for exonerado de ofcio ou se aposentar enquanto o estiver exercendo. 1. Se mais de um cargo em comisso foi exercido no perodo aquisitivo para fins de estabilidade financeira, esta estar assegurada pela mdia do somatrio dos vencimentos dos cargos exercidos no ms da concesso do apostilamento. (AC) 2. Na hiptese de o servidor efetivo vier adquirir direito a novo apostilamento este anular o anterior, se de valor superior". (AC) CAPTULO X

Do Direito de Petio Art. 128. Ao servidor assegurado o direito de: I - requerer em defesa de seus direitos, e interesses legtimos; II - pedir reconsiderao de deciso proferida em pedido anteriormente feito. Art. 129. O requerimento e o pedido de reconsiderao sero dirigidos autoridade competente, por intermdio da Chefia a que o servidor estiver subordinado, devendo ser despachado em cinco dias e decididos no prazo de trinta dias. Art. 130. O pedido de reconsiderao no pode ser renovado. Art. 131. Das decises da Administrao Direta cabe recurso ao Prefeito Municipal se por este no foi proferida a deciso objeto do recurso e na Administrao Indireta autoridade competente definida em seus Estatutos. Pargrafo nico. O recurso deve ser interposto no prazo de quinze dias a contar da data de publicao do ato decisrio ou da cincia deste pelo interessado. Art. 132. O recurso poder ser recebido com efeito suspensivo, a critrio da autoridade que deva decid-lo. Art. 133. No caso de provimento de pedido de reconsiderao ou do recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Art. 134. O direito de pleitear na esfera administrativa prescreve: I - nos mesmos prazos fixados para as aes prprias cabveis no judicirio, quanto aos atos que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes da relao de trabalho; II - em cento e vinte dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Pargrafo nico. O prazo de prescrio ser contado da data de publicao do ato impugnado ou da cincia, pelo interessado, quando no houver publicao. Art. 135. O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, interrompem a prescrio. Pargrafo nico. Interrompida a prescrio, o prazo recomear a correr pelo restante no dia em que cessar a interrupo. Art. 136. Para o exerccio do direito de petio assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. TTULO V Do Regime Disciplinar CAPTULO I Dos Deveres Art. 137. So deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicao as atribuies do seu cargo; II - ser leal s atribuies a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V - atender com presteza: 1 - ao pblico em geral, prestando as informaes solicitadas, exceto as protegidas por sigilo; 2 - expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situao de interesse pessoal; 3 - s requisies para defesa da Fazenda Pblica Municipal; VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo que exerce; VII - zelar pela economia de material e pela conservao do patrimnio pblico municipal;

VIII - manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; IX - ser assduo e pontual ao servio; X - tratar com urbanidade as pessoas; XI - representar contra ilegalidade ou abuso de poder. Pargrafo nico. A representao de que trata o inciso XI deste artigo ser encaminhada atravs da Chefia a que o servidor estiver subordinado. CAPTULO II Das Proibies Art. 138. Ao servidor proibido: I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II - retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio em que trabalha; III - recusar f a documentos pblicos; IV - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI - referir-se de modo depreciativo ou desrespeitoso s autoridade pblicas ou aos atos do Poder Pblico, mediante manifestao escrita ou oral, podendo, porm, criticar ato do Poder Pblico, do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio, em trabalho assinado; VII - cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuies que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VIII - competir ou aliciar outro servidor no sentido de filiao a associao profissional ou sindical ou a partido poltico; IX - manter sob sua chefia imediata cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau; X - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; XI - atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau e de cnjuge ou companheiro; XII - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIII - aceitar comisso, emprego ou penso do Estado estrangeiro, sem licena da Autoridade Competente; XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas; XV - proceder de forma desidiosa; XVI - utilizar pessoal ou material da repartio em servios ou atividades particulares; XVII - cometer a outro servidor atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo e com o horrio do trabalho. Art. 139. Ressalvados os casos previstos nas normas constitucionais, vedada ao servidor a acumulao remunerada de cargos pblicos, estendendo-se a vedao a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedade de economia mista da Unio, Estado, Municpios e Distrito Federal. Pargrafo nico. Nos casos em que lcita a acumulao remunerada, por efeito de disposies constitucionais, fica a mesma condicionada comprovao de compatibilidade de horrios. Art. 140. O servidor no poder exercer mais de um cargo em comisso nem ser remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva. Art. 141. O servidor que acumular dois cargos efetivos, licitamente, no poder exercer cargo de provimento em comisso sem que tenha se afastado do exerccio dos cargos efetivos. Pargrafo nico. O afastamento previsto neste artigo ocorrer apenas em relao a um dos cargos, se houver compatibilidade de horrios. CAPTULO IV Das Responsabilidades Art. 142. O servidor responde civil, penal e administrativamente, pelo exerccio irregular de suas atribuies.

Art. 143. A responsabilidade civil decorre de ao ou omisso, dolosa ou culposa, de que resulte prejuzo ao Errio Pblico ou a terceiros. Art. 144. A indenizao de prejuzo causado ao Errio se far mediante desconto de parcelas mensais da remunerao ou provento do servidor, se no houver bens de sua propriedade que assegurem a execuo do dbito pela via judicial. Art. 145. No caso de dano causado a terceiro, o servidor responder perante a Fazenda Pblica em ao regressiva. Art. 146. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputados ao servidor, nessa qualidade. Art. 147. A responsabilidade administrativa resulta de ao ou omisso no desempenho do cargo. Art. 148. As sanes civil, penais e administrativas podero ser aplicadas cumulativamente, sendo independentes entre si. Art. 149. A responsabilidade civil ou administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou a sua autoria. CAPTULO V Das Penas Disciplinares Art. 150. So penas disciplinares: I - advertncia; II - suspenso; III - demisso; IV - cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituio de cargo de provimento em comisso. Art. 151. Na aplicao das penas disciplinares sero considerados a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provierem para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais do servidor. Art. 152. As penas disciplinares no artigo 150 sero aplicadas pelo Prefeito Municipal ou autoridade competente, podendo ser delegada ao titular de cargo de Secretrio Municipal ou equivalente a competncia para aplicao da pena de advertncia. Pargrafo nico. O ato de aplicao da pena disciplinar dever conter, expressamente, a meno ao fundamento legal e causa que motivou a penalizao. Art. 153. So faltas punveis com a pena de advertncia: I - as violaes das proibies contidas nos incisos I, III, V, VI, VII, e VIII do artigo 138; II - a inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamento, ou norma interna para a qual no seja prevista a cominao de pena mais grave. Art. 154. So faltas administrativas punveis com a pena de suspenso por at noventa dias: I - as violaes das proibies contidas nos incisos II, IV, IX, XIII e XVII, do artigo 138; II - as punveis com a pena de advertncia quando praticadas em reincidncia. Pargrafo nico. Ser punido com suspenso de at quinze dias o servidor que, injustificadamente, se recusar a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando-se a punio quando cumprida a determinao. Art. 155. A aplicao de pena de suspenso acarreta o cancelamento automtico da remunerao do servidor durante o perodo da suspenso.

Pargrafo nico. Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa de cinqenta por cento da remunerao do servidor, que ficar obrigado a permanecer em servio. Art. 156. As penas de advertncia e suspenso tero seus registros cancelados aps trs e cinco anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver praticado nesse perodo, nova infrao disciplinar. Pargrafo nico. O cancelamento dos registros no produzir efeitos retroativos. Art. 157. So faltas administrativas punveis com a pena de demisso: I - a prtica de crime contra a Administrao Pblica; II - a violao das proibies nos incisos X, XI, XII, XIII, XVII e XIX do artigo 138; III - a incontinncia pblica e a conduta escandalosa; IV - a improbidade administrativa; V - a insubordinao grave em servio; VI - a revelao de segredo de que teve conhecimento o servidor em razo do cargo ou funo; VII - a ofensa fsica, em servio, a outro servidor ou a particulares, salvo se praticada em legtima defesa prpria ou de outrem; VIII - a aplicao irregular do dinheiro pblico; IX - a leso aos cofres pblicos, em qualquer de suas modalidades; X - o abandono do cargo ou funo; XI - a inassiduidade habitual; XII - o procedimento desidioso; XIII - a acumulao ilegal de cargos. Pargrafo nico. Para os efeitos deste artigo, caracteriza-se: I - o abandono de cargo ou funo, pela ausncia do servio, sem causa justificada, por mais de trinta dias consecutivos; II - a inassiduidade habitual, pela falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias durante o perodo de doze meses; III - o procedimento desidioso, pela falta ao dever de diligncia no cumprimento das atribuies do cargo ou funo. Art. 158. A pena de cassao da aposentadoria ou disponibilidade remunerada ser aplicada no caso de haver o servidor, quando na atividade, praticado falta punvel com a pena de demisso. Art. 159. A pena de destituio de cargo de provimento em comisso ser aplicada ao servidor que exercendo cargo dessa espcie sem ser titular de cargo efetivo ou funo pblica, cometer falta disciplinar punvel com a pena de suspenso ou demisso, nos termos dos artigos 154 e 157. Art. 160. Se da falta decorrer dano ou prejuzo ao Errio, o servidor que a houver cometido fica obrigado ao ressarcimento, sem prejuzo de ao penal cabvel e seus bens sero considerados indisponveis at que ocorra o ressarcimento. Art. 161. A demisso ou a destituio de cargo em comisso incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo ou funo do servio pblico municipal, pelo prazo de quinze anos. Pargrafo nico. Ainda que haja transcorrido o prazo a que se refere este artigo, a nova investidura somente poder se dar aps o ressarcimento, com valor atualizado, dos danos ou prejuzos decorrentes das faltas em razo das quais foram as penas aplicadas. Art. 162. No caso de acumulao proibida, o servidor poder optar por um dos cargos, se verificada a sua boa f. Pargrafo nico. Provada a m f do servidor, alm de demitido, restituir o que houver recebido indevidamente. Art. 163. A ao disciplinar prescrever: I - em cinco anos, nos casos de infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso; II - de dois anos, nos casos de infrao punvel com suspenso;

III - em cento e oitenta dias, nos casos de infrao punvel com a advertncia. 1. O prazo da prescrio contado a partir da data em que o fato punvel se tornou conhecido. 2. Os prazos de prescrio previstos em lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm, como crimes. 3. A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio at a deciso final proferida pela autoridade competente. 4. Interrompido o curso da prescrio este recomear a correr, pelo prazo restante, a partir do dia em que cessar a interrupo. TTULO VI Do Processo Administrativo Disciplinar CAPTULO I Das Disposies Gerais Art. 164. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico municipal obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Art. 165. As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. Pargrafo nico. Quando o fato for narrado sem configurao evidente de infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada, por falta de objeto. Art. 166. Da sindicncia poder resultar: I - arquivamento do processo; II - aplicao de penalidades de advertncia ou suspenso de at trinta dias; III - instaurao de processo disciplinar. Art. 167. Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade competente poder ordenar seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at sessenta dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico. O afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo. CAPTULO II Do Processo Disciplinar Art. 168. O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontra investido. Art. 169. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de trs servidores designados pelo Prefeito Municipal ou autoridade competente que indicar, dentre eles, o seu Presidente. 1. A comisso ter como secretrio servidor designado pelo seu Presidente, podendo a designao recair em um de seus membros. 2. No poder participar da comisso de sindicncia ou do inqurito cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral at o terceiro grau. Art. 170. A comisso de inqurito exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da administrao. Art. 171. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II - inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; III - julgamento. Art. 172. O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder de sessenta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando a circunstncia o exigirem. 1. Sempre que necessrio, a comisso dedicar tempo integral aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, at entrega do relatrio final. 2. As reunies da comisso sero registrados em atas que devero detalhar as deliberaes adotadas. SEO I Do Inqurito Art. 173. O inqurito administrativo ser contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao dos meios e recursos admitidos em direito. Art. 174. Os autos da sindicncia integraro processo disciplinar, com pea informativa da instruo. Pargrafo nico. Na hiptese de o relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, o Prefeito Municipal encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente de imediata instaurao do processo disciplinar. Art. 175. Na fase do inqurito, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de provas, recorrendo, quando necessrio, a tcnica e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Art. 176. assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo, pessoalmente ou por intermdio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contra-provas e formular quesitos quando se tratar de prova pericial. 1. O Presidente da comisso poder, denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. 2. Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial de perito. Art. 177. As testemunhas sero intimadas a depor mediante mandato expedido pelo Presidente da comisso, devendo a segunda via, com o ciente do interessado, ser anexada aos autos. Pargrafo nico. Se a testemunha for servidor pblico, a expedio do mandato ser imediatamente comunicada ao chefe da repartio onde serve, com indicao do dia e hora marcados para a inquirio. Art. 178. O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito. 1. As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2. Na hiptese de depoimentos contraditrios ou que se infirmem, proceder-se- a acareao entre os depoentes. Art. 179. Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos nos artigos 177 e 178. 1. No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente e sempre que divergirem em suas declaraes sobre fatos ou circunstncias, ser promovida a acareao entre eles.

2. O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, bem como inquirio das testemunhas sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porm, reinquiri-las, por intermdio do presidente da comisso. Art. 180. Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos um mdico psiquiatra. Pargrafo nico. O incidente de sanidade mental, ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal aps a expedio do laudo pericial. Art. 181. Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indicao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. 1. O indiciado ser citado por mandato expedido pelo presidente em comisso, para apresentar defesa escrita, no prazo de dez dias, ficando-lhe assegurada vista do processo na repartio. 2. Havendo dois ou mais indiciados, o prazo ser comum e de vinte dias. 3. O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncia reputadas indispensveis. 4. No caso de recusa do indiciado em apr o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa contar-se- da data declarada, em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao, com a assinatura de duas testemunhas. Art. 182. O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado. Art. 183. Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital regularmente publicado em jornal oficial e outro de grande circulao no Municpio, para apresentar defesa. Pargrafo nico. Na hiptese deste artigo, o prazo para a defesa ser de quinze dias, a contar da ltima publicao do edital. Art. 184. Considerar-se- revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal. Pargrafo nico. A revelia ser declarado por termo nos autos do processo e devolver o prazo para a defesa, para a qual a autoridade competente nomear um servidor como defensor dativo que dever ser ocupante de cargo de nvel igual ou superior ao do indiciado. Art. 185. Apreciada a defesa, a comisso elaborar relatrio minucioso, em que resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. 1. O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. 2. Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamento transgredido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes. Art. 186. O processo disciplinar, com o relatrio da comisso, ser encaminhado ao Prefeito Municipal para julgamento. SEO II Do Julgamento Art. 187. No prazo de sessenta dias, contados do recebimento do processo, o Prefeito Municipal ou a autoridade competente proferir a sua deciso. Art. 188. No julgamento ser acatado o relatrio da comisso, salvo quando contrrio s provas dos autos. Pargrafo nico. Quando o relatrio da comisso contrariar a prova dos autos, o Prefeito Municipal ou a autoridade competente poder, motivamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

Art. 189. Verificada a inexistncia de vcio insanvel, o Prefeito Municipal ou a autoridade competente declarar a nulidade total ou parcial do processo e ordenar a constituio de outra comisso para instaurao de outro processo. Pargrafo nico. O julgamento fora do prazo legal no implica em nulidade do processo. Art. 190. Extinta a punibilidade pela prescrio, o Prefeito Municipal ou a autoridade competente determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor. Art. 191. Quando a infrao estiver capitulada como crime, o processo disciplinar ser remetido ao Ministrio Pblico para instaurao de ao penal, ficando transladado na repartio. Art. 192. O servidor que responder a processo disciplinar somente poder ser exonerado a pedido ou aposentado voluntariamente aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade acaso aplicado. Pargrafo nico. Ocorrido a exonerao "ex-officio" em razo do no cumprimento das condies do estgio probatrio, o ato ser convertido em demisso, se for o caso. CAPTULO III Da Reviso do Processo Disciplinar Art. 193. O processo disciplinar poder ser revisto a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do servidor punido ou a inadequao da pena aplicada. 1. Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. 2. No caso de incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo seu curador. Art. 194. A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos ainda no apreciados no processo originrio. Art. 195. O requerimento da reviso ser dirigido ao Prefeito Municipal ou autoridade competente, que constituir uma comisso para realiz-la. Pargrafo nico. A comisso ser constituda na forma prevista do artigo 169 e seus pargrafos. Art. 196. A reviso correr em apenso ao processo originrio. Art. 197. Na petio inicial da reviso o requerente pedir dia e hora para produo de provas e inquirio de testemunhas que arrolar. Art. 198. A comisso revisora ter o prazo de sessenta dias para concluso dos trabalhos, prorrogveis por igual prazo quando as circunstncias o exigirem. Art. 199. Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e procedimentos prprios da comisso de processo disciplinar. Art. 200. O julgamento caber ao Prefeito Municipal ou autoridade competente e dever ocorrer no prazo de sessenta dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual podero ser determinadas diligncias. Art. 201. Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relao destituio do cargo de provimento em comisso, que ser convertida em exonerao Art. 202. Da reviso do processo disciplinar no poder resultar agravamento da pena j aplicada. TTULO VII Das Disposies Gerais e Finais

Art. 203. Os prazo previstos nesta Lei sero contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindose o do vencimento. Pargrafo nico. Fica prorrogado para o dia til seguinte o prazo vencido em dia no qual no haja expediente. Art. 204. Podero ser institudos, ao mbito da Administrao Municipal, os seguintes incentivos funcionais. I - prmios pela apresentao de idias, inventos ou trabalhos que favoream o aumento da produtividade e a reduo dos custos operacionais; II - concesso de medalhas, diploma de honra ao mrito, condecorao e elogio. Art. 205. Ao servidor assegurado nos termos da Constituio Federal, o direito livre associao sindical e os direitos dela decorrentes. Art. 206. Consideram-se da famlia do servidor, alm do cnjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivem s suas expensas e constem de seu assentamento individual. Pargrafo nico. Equipara-se ao cnjuge a companheira ou companheiro que comprove unio estvel como entidade familiar. Art. 207. Por motivos de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, o servidor no poder ser privado de qualquer de seus direitos, sofrer discriminao, em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres. Art. 208. Esta Lei se aplica, no que couber, aos titulares da funo pblica criada pela Lei Complementar n. 2, de 23 de maio de 1990. Art. 209. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogadas a Lei n. 364 de 20 de fevereiro de 1957 e demais disposies em contrrio. Paracatu (MG), 25 de junho de 1991 Antnio Arquimedes Borges de Oliveira Prefeito Municipal

You might also like