You are on page 1of 4

IR, 1953

A introduo do Assassino Econmico comeou mesmo, no comeo dos anos 50, quando o Dr. Mohammad Mossadegh, escolhido democraticamente, foi eleito no Ir. Ele era considerado A esperana da Democracia no Oriente Mdio ou no mundo. Ele foi o Homem do Ano da Revista Time. Porm... Uma das questes que ele trazia e queria implementar era a ideia de que as petroleiras internacionais deveriam pagar muito mais ao povo iraniano pelo petrleo que estavam retirando do Ir e de que o povo iraniano deve se beneficiar de seu ria prprio petrleo. Poltica estranha ? Claro que no gostaramos disso, mas tivemos medo de fazer o que estvamos fazendo, que era enviar os militares... Em vez disso enviamos um agente da CIA, Kermit Roosevelt, parente de Teddy Roosevelt, e com alguns milhes de dlares, ele mostrou-se muito eficiente e em pouco tempo Mossadegh foi deposto e foi substitudo pelo X do Ir, que sempre foi favorvel ao petrleo, e isso funcionou muito bem. (um noticirio de TV, da poca, diz): Bombas explodem por todo o Ir, um oficial do exrcito anuncia que Mossadegh se rendeu e seu regime como ditador virtual do Ir acabou. Fotos do x so exibidas pelas ruas medida que os sentimentos mudam. O x bem -vindo em seu lar. Aqui nos EUA, em Washington, as pessoas olharam aquilo e disseram uau, aquilo foi fcil e barato! . Ento se estabeleceu um modo novo de manipular pases e criar imprios. O nico problema de Kermit que ele era um agente da CIA identificado e se ele tivesse sido pego, as implicaes poderiam ter sido muito srias. Ento naquele momento tomou a deciso usar -se consultores privados para canalizar o dinheiro atravs do Banco Mundial ou uma das outras agncias que treinam pessoas como eu, que trabalham para empresas privadas. Assim se , fssemos pegos, no haveria consequncias governamentais. .

GUATEMALA, 1954
Quando Jacobo rbenz Guzmn virou presidente da Guatemala, o pas estava sob jugo da empresa United Fruit e grandes corporaes internacionais e, rbenz abraava o seguinte discurso: Queremos devolver a terra para as pessoas . E assim que assumiu o poder ele estava implementando polticas que fariam exatamente isto, devolver o direito terra ao povo. A United Fruit no gostou muito disso, e ento contratou uma empresa de rel es a pblicas para realizar uma grande campanha nos EUA, para convencer o pas, o povo, os cidados dos EUA, a imprensa e o congresso dos EUA, de que rbenz era uma marionete sovitica. Se permitissem que ele continuasse no poder, os soviticos teriam uma brecha neste hemisfrio. Naquela poca havia um grande temor na cabea de todos, do terror vermelho comunista... Para encurtar a histria, a partir dessa campanha de relaes pblicas surgiu um comprometimento da parte da CIA e dos militares, de derrubar esse homem.E de fato conseguimos! Enviamos avies, enviamos soldados, enviamos chacais, enviamos tudo o que podamos para derruba-lo. E conseguimos. Assim que ele deixou seu gabinete, o sujeito que o sucedeu basicamente devolveu tudo para as mos das corpo raes internacionais, incluindo a United Fruit. .

EQUADOR, 1981
O Equador, por muitos anos havia sido governado por ditadores a favor dos EUA, normalmente muito violentos. Decidiu-se que haveria uma eleio realmente democrtica e

Jaime Rolds se candidatou declarando que sua meta como presidente seria garantir que os recursos do pas fossem usados para ajudar o povo. E ele venceu com folga, com uma vantagem jamais vista no Equador, e comeou a implementar suas polticas para que os lucros do petrleo fossem para ajudar as pessoas. Bem, ns nos EUA no gostamos muito disso. Fui enviado com outros assassinos econmicos para dar um jeito em Rolds, corromp cerca-lo, lo, para dizer a ele: bem, voc sabe, voc e sua famlia podem ficar muito ricos se voc jogar nosso jogo, mas se voc continuar com essas polticas, promessas... Voc vai ter que sair . Ele no quis nos ouvir. Ele foi assassinado. Assim que o avio em que estava caiu, toda a rea foi cercada e as nicas pessoas autorizadas no local foram os m ilitares dos EUA que vieram de uma base prxima dali, e os militares do Equador. Quando comearam uma investigao, duas das testemunhas chave morreram em acidentes de carro antes de dar depoimento. Aconteceram muitas coisas estranhas em relao ao assassi ato de Jaime Rolds. Quem n investiga o caso como eu no tem dvidas de que ele foi assassinado e, claro, na minha posio de assassino econmico eu sempre imaginava que algo aconteceria com Jaime, fosse um golpe ou assassinato, mas ele seria tirado de cena porque, ele no era corrupto, ele no se deixava corromper da forma que queramos. .

PANAM, 1981
Omar Torrijos, presidente do Panam, era um dos meus favoritos, eu realmente o admirava. Ele era um homem que realmente queria ajudar seu pas. Quando eu te ntava suborn-lo, corromp-lo, ele dizia: Olha, John ele me chamava de Juanito Olha, Juanito, eu no preciso do dinheiro, o que eu preciso que o meu pas seja tratado com justia. Preciso que os EUA paguem as dvidas que possuem com meu pas, por to a destruio que vocs da causaram aqui. Preciso estar em uma posio onde eu possa ajudar outros pases latino americanos a se tornarem independentes e se libertarem desta presena terrvel do norte, com a qual vocs vm nos explorando to terrivelmente. Preciso que o Canal do Panam esteja de volta s mos do povo, disso que eu preciso . Me deixem em paz, parem de tentar me subornar . Isso foi em 1981, e em maio daquele ano Jaime Rolds foi assassinado. Omar sabia muito bem o que era isso, ento juntou sua famlia e disse: provavelmente sou o prximo, mas tudo bem, porque eu fiz o que vim fazer, renegociei o canal, agora ele estar em nossas mos . Ele tinha acabado de fazer um acordo com Jimmy Carter. Em junho de 1981, apenas dois meses depois, ele tambm morreu em um acidente areo, que certamente foi realizado por chacais apoiados pela CIA. H evidncias de que um dos agentes entregou ao presidente quando ele embarcava, um pequeno gravador que continha uma bomba. .

VENEZUELA, 2002
interessante ver como esse sistema continua, e mesmo atravs dos anos, com a diferena de que os assassinos esto ficando cada vez melhores . Temos tambm o que aconteceu recentemente na Venezuela em 1998, Hugo Chvez foi eleito presidente, depois de uma longa sequncia de presidentes muito corruptos, que haviam basicamente destrudo a economia do pas. Chvez foi eleito nessa poca. Ele enfrentou os EUA, exigindo que o petrleo venezuelano fosse usado para ajudar ao povo venezuelano. Bom, ns no gostamos muito disso nos EUA. Ento, em 2002, foi organizado um golpe e para mim e outras pessoas, no h dvida de que a CIA estava por trs desse golpe. O modo como esse golpe foi organizado era

muito parecido com o que Kermit Roosevelt tinha feito no Ir: Eles pagaram s pesso para as iram s ruas, para protestar, mostrar o governo como impopular. Se voc consegue que alguns milhares faam isso, a TV pode fazer com que isso parea acontecer no pas todo, se espalhando. Porm, no caso de Chvez, ele foi inteligente, e o povo estava to do seu lado que ele conseguiu superar o golpe. Isso foi um fenmeno na histria da Amrica Latina.

Iraque 2003
O Iraque um exemplo perfeito de como esse sistema trabalha. Ns, assassinos econmicos somos a primeira linha, vamos primeiro e tentamos corromper o governo, fazendo com que aceitem enormes emprstimos, por meio dos quais ns os controlamos. Se falharmos, como falhei no Panam com Omar Torrijos e no Equador com Jaime Rolds, que se recusaram a ser subornados. A a segunda linha de defesa o envio dos Chacais . Eles so os que derrubam governos ou assassinam lderes. Em seguida, comea um novo governo no qual ditamos a poltica, afinal de contas, o novo presidente sabe o que acontecer se no obedecer. No caso do Iraque, ambas as estratgias falharam, os assassinos econmicos no conseguiram fazer contato com Saddam Hussein. Ns tentamos faz-lo assinar um acordo muito similar ao que temos com os sauditas na Arbia. Mas ele no aceitou. Ento mandamos os chacais para mat-lo, mas no conseguiram: a segurana dele era eficiente, alm disso, ele j havia trabalhando para a CIA, ele fora contratado para assassinar o preside3nte anterior do Iraque, mas falhara. Portanto, ele conhecia o sistema. Ento, em 1991 mandamos as tropas, e vencemos o exrcito iraquiano. A partir disso, presumimos que Saddam Hussein mudaria de ideia. Ns poderamos t-lo matado naquela poca, mas no queramos perder sua liderana. Pensamos que ele conseguiria controlar os Cordos, manter os iranianos em seu pas e continuar nos abastecendo com petrleo, e j que tnhamos derrubado seu exrcito, ele cederia. Os assassinos econmicos voltaram nos anos 90, e falharam. Se tivesse dado certo, ele ainda estaria governando seu pas. Estaramos vendendo a ele todas as armas que quisesse, mas eles no conseguiram. Os chacais no conseguiram derrub-lo de novo, ento enviamos o exrcito para terminar o trabalho dessa vez, deu certo. Ns o derrubamos e no processo se criaram, contratos de construo civil muito lucrativos para reconstruir o pas que tnhamos destrudo, o que um timo negcio se voc uma empresa do ramo de construo. Ento o Iraque ilustra as 3 etapas, os assassinos econmicos que falharam, os chacais que falharam e por fim, o exrcito foi enviado. E assim criamos um imprio mundial, mas isso foi feito muito sutilmente, clandestinamente. Todos os imprios do passado foram criados militarmente, e todos os povos sabiam que ele estava sendo criado. Os britnicos, os franceses, alemes, romanos, gregos, eles tinham orgulho disso e sempre havia alguma desculpa, como levar a civilizao ou uma religio. Mas todos sabiam que isso estava acontecendo! Ns no! A maioria do povo americano no faz ideia de que vive s custas de um imprio clandestino, que hoje em dia h mais escravido no mundo do que qualquer poca. Ento nos perguntamos: se isso um imprio, quem o imperador? Obviamente no so o presidentes dos EUA. Um s imperador no eleito, no tem tempo de mandato e no d satisfaes a ningum. No podemos classificar os presidentes assim, mas temos oque considero um equivalente, que o que eu acho de Corporatocracia .

Corporatocracy
A Corporatocracia liderada por um grupo de indivduos que gerenciam as grandes empresas, e eles realmente agem como os imperadores, desse imprio. Eles controlam a mdia, direta ou indiretamente atravs da publicidade, controlam a maioria dos polticos, pois financia suas campanhas tanto atravs das corporaes quanto por doaes pessoais. As corporaes no so eleitas, no cumprem um tempo de mandato ou do satisfaes, e no topo de corporatocracia, voc no consegue saber se os lderes trabalham para as co rporaes ou para o governo, pois eles sempre esto trocando de posio. Voc tem algum que uma hora o presidente de uma grande construtora com a Halliburton, e em seguida ele o vice-presidente dos EUA, ou um presidente que vem do ramo petroleiro. Iss vale para republicanos e o democratas, pois ambos tm lderes indo e vindo entre as reas. De certa forma, nosso governo invisvel a maior parte do tempo, mas suas polticas so aplicadas pelas corporaes, em um nvel ou outro, e novamente, as polticas do governo basicamente so criadas pela corporatocracia e a presentadas pelos lderes polticos, ciando uma relao muito profunda. Isso no uma teoria da conspirao, essas pessoas no se renem e ficam tramando. Todos eles trabalham a partir de uma premissa bsica, que a maximizao de lucros sem considerar os custos sociais e ambientais.

You might also like