You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

Mestrado Edital de Seleo Turma 2012 ______________________________________

INSCRIES: As inscries devero ser feitas de 13 a 31 de outubro de 2011 na Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, das 9hs s 18hs, ou por Sedex com data de postagem at o dia 30 de outubro de 2011. Endereo postal: Comisso de Seleo de Mestrado Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social Centro de Filosofia e Cincias Humanas CFH Universidade Federal de Santa Catarina Caixa Postal 476 Campus Universitrio Trindade CEP 88040-900 Florianpolis SC Brasil

CALENDRIO: . Homologao das Inscries: 11 de novembro de 2011 . Prova Escrita de contedo: 24 de novembro . Publicao dos resultados da prova escrita e divulgao dos horrios e locais das entrevistas: at as 18hs do dia 29 de novembro de 2011 . Entrevistas: 5, 6 e 7 de dezembro de 2011.

DIVULGAO DOS RESULTADOS A lista dos candidatos aprovados ser divulgada aps homologao dos resultados da seleo pelo colegiado do PPGAS/UFSC.

REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSARIOS PARA A INSCRIO: 1. Formulrio de Inscrio disponvel no website do PPGAS (www.antropologia.ufsc.br); 2. Fotocpia autenticada de documento oficial de identificao;

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL 3. Cpia autenticada do Diploma ou Certificado de Concluso de Curso reconhecido pelo MEC (ou declarao de que est concluindo)*; 4. Cpia autenticada do Histrico Escolar do curso de graduao e, se houver, de especializao ou ps-graduao*; 5. Trs (3) cpias do Curriculum Vitae comprovado, elaborado com base no modelo da Plataforma Lattes/CNPq (http://lattes.cpq.br); 6. Duas (2) Cartas de Recomendao (formulrio disponvel no website do PPGAS: www.antropologia.ufsc.br); assinadas por professor/a ou profissional de reconhecida qualificao, sendo uma preferencialmente fornecida pelo/a orientador/a do Trabalho Final de Graduao, enviadas diretamente para a Comisso de Seleo de Mestrado/2012 e postadas para a Secretaria do PPGAS at 30 de outubro de 2011; 7. Trs (3) cpias do Projeto de Pesquisa, a ser elaborado com base no modelo disponvel no website do PPGAS ((www.antropologia.ufsc.br); 8. Trs (3) cpias da Carta de Apresentao contendo justificativa da escolha do Mestrado em Antropologia Social da UFSC; suas condies para a realizao do curso; rea de interesse e perspectivas de seu desenvolvimento; experincia prvia nesta rea ou razes que motivam o interesse nos estudos da rea; auto-avaliao referente a experincias prvias em pesquisa e ensino; disponibilidade de tempo para cursar o Mestrado (mximo de 2 pginas); 9. Fotocpia autenticada do certificado de proficincia em ingls. Sero aceitos certificados de proficincia em lngua inglesa emitidos pelas seguintes instituies: Departamento de Lnguas Estrangeiras da UFSC. Inscries e informaes diretamente no departamento de Lnguas e Literatura Estrangeira (UFSC - DLLE); . TOEFL (Test of English as a Foreign Language), teste para leitura (Reading) com o resultado mnimo de 53 pontos se executado por computador (Computer-based Test) ou de 20 pontos se em papel (Paper-Based Test); . University of Cambridge (Ingalterra) e Universidade de Michigan (EUA). A proficincia em lngua inglesa obtida em Curso de Ps-Graduao (Mestrado ou Doutorado) ser validada desde que realizada at 5 anos antes da inscrio no processo seletivo. 10. Fotocpia autenticada de certificado de Proficincia em lngua francesa (opcional). Sero aceitos certificados de proficincia em lngua francesa emitidos pelas seguintes instituies: . Departamento de Lnguas Estrangeiras da UFSC; . Aliana Francesa. A proficincia em lngua francesa obtida em Curso de Ps-Graduao (Mestrado ou Doutorado) ser validada desde que realizada at 5 anos antes da inscrio no processo seletivo. 11. Os candidatos no brasileiros devero apresentar tambm atestado de proficincia em lngua portuguesa, fornecido por instituio competente, a critrio da comisso de seleo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

*Nota: Para os candidatos estrangeiros os documentos mencionados nos quesitos 3 e 4 devero ser autenticados pela repartio consular brasileira no pais de origem.

ETAPAS DA SELEO 1 Prova Escrita de Contedo - eliminatria Questes formuladas a partir da bibliografia obrigatria, a serem desenvolvidas na forma de dissertao, individual e manuscrita. A prova ser sem consulta. A prova ter no mximo quatro (4) horas de durao. A nota mnima para aprovao sete (7). Sero divulgados apenas dois conceitos: aprovado e reprovado. Para efeitos de correo, ser garantido o anonimato dos candidatos, sendo a prova identificada apenas por numerao atribuda pela secretaria do PPGAS. 2 Anlise do dossi do candidato O dossi inclui o Projeto de Pesquisa, a Carta de Apresentao; o Curriculo Lattes e as Cartas de Recomendao. Para a anlise do dossi, a Comisso poder contar com o parecer de outros membros do PPGAS. Nesta etapa o dossi ser analisado de acordo com: a) originalidade e relevncia do projeto; b) clareza do recorte, densidade e adequao da fundamentao terica; c) formao do candidato e sua adequao para o desenvolvimento do projeto apresentado. 3 Entrevista com os aprovados na Prova Escrita Questes sobre o projeto de pesquisa e a trajetria do candidato

BIBLIOGRAFIA OBRIGATRIA Clifford, James. 2002. A experincia etnogrfica: antropologia e literatura no sculo XX. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. Elias, Norbert. 2001. Observao preliminar sobre a formulao do problema; Estrutura de habitao como indicadores de estruturas sociais; Etiqueta e cerimonial: Comportamento e mentalidade dos homens como funes da estrutura de poder de sua sociedade; O rei prisioneiro da etiqueta e das chances de prestgio. In A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, pp. 61-159. Evans-Pritchard, Edward. 2004. Bruxaria, orculos e magia entre os azande. RJ: Jorge Zahar Editor. Geertz, Clifford. 1978. Uma descrio densa: por uma teoria interpretativa da cultura; Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa. In A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 13-41; 278-321.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL Latour, Bruno e Steve Woolgar. 1997. A etnografia das cincias; Visita de um antroplogo ao laboratrio; A ordem criada a partir da desordem. In Vida de laboratrio: a produo dos fatos cientficos. Rio de Janeiro: Relume Dumar, pp. 9101; 265-298. Levi-Strauss, Claude. 1996. Tristes Trpicos. SP: Companhia das Letras. Malinowski, Bronislaw. 1978. Introduo; Captulo I; Captulo II; Captulo III; Captulo XXII. In Argonautas do Pacfico Ocidental. So Paulo: Abril Cultural, pp. 17-86; 365-372. Marcus, George e Michael Fischer. 1986. Introduction; A crisis of representation in the human sciences; Ethnography and Interpretive Anthropology. In Anthropology as Cultural Critique. Chicago: University of Chicago Press. (pp. 1-44). Viveiros de Castros, Eduardo. 2002. O nativo relativo . Mana. 8 (1): 113-148. Strathern, Marilyn. 1987. Out of Context: the persuasive fictions of anthropology. Current Anthropology, 28(3): 251-281.

LOCAIS ALTERNATIVOS E SELEO Os candidatos que residem no exterior ou em outras unidades da Federao impedidos de comparecer s etapas do processo de seleo na UFSC, devem faz-lo constar em sua inscrio, bem como solicitar e indicar outro local para a realizao da prova no momento da inscrio. A seu critrio, a Comisso de Seleo poder indicar locais e meios alternativos para a aplicao das provas.

NMERO DE VAGAS: 20 O preenchimento de todas as vagas no obrigatrio.

BOLSAS: O Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social no garante bolsas de estudos aos candidatos aprovados. O PPGAS recomenda aos candidates estrangeiros que solicitem bolsas nos seus pases de origem ou do PEC-PG (CAPES), onde este convnio existir. Salvo apresentao de justificativa adequada, os candidatos que se enquadram nas normas do PEC-PG no podero pleitear bolsa da cota prpria do PPGAS.

CASOS OMISSOS Os casos omissos sero decididos pela Comisso de Seleo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

INFORMAES antropos@cfh.ufsc.br www.antropologia.ufsc.br A Secretaria do PPGAS no fornecer informaes por telefone sobre o processo seletivo. Os documentos enviados podero ser retirados na Secretaria do PPGAS nos trinta (30) dias seguintes divulgao dos resultados. Depois desta data sero destrudos.

COMISSO DE SELEO Profa. Dra. Vnia Zikn Cardoso (Presidente) Profa. Dra. Maria Regina Lisboa Profa. Dra. Edviges Marta Ioris Profa. Dra. Evelyn Martina Schuler Zea (suplente)

You might also like