You are on page 1of 9

2.

3 - Como construir tabelas e definir faixas salariais baseadas na pesquisa e na poltica salarial definida

2.3.1 - Curva Salarial da Empresa Para elaborar a curva salarial da sua empresa voc precisa de duas variveis: x x Salrios dos cargos (eixo dos y) Avaliao dos cargos, em Pontos de Avaliao (eixo dos x)

A curva salarial uma linha de tendncia central que representa graficamente a prtica salarial da empresa. A curva salarial mostra como os salrios variam em relao importncia relativa dos cargos, expressa pelo nmero de Pontos de Avaliao dos cargos. A aparncia da curva salarial depende do mtodo utilizado para definir os Pontos de Avaliao. A curva pode ter uma forma linear, de potncia ou polinomial. O mtodo utilizado para definio dos Pontos de Avaliao contidos na Tabela-Guia produz uma curva salarial linear, isto , tem a forma de uma reta. A forma linear de curva salarial facilita a anlise do equilbrio interno dos salrios e da competitividade da empresa em relao ao mercado. Na forma linear, uma Curva Salarial tpica composta por uma ou duas linhas de tendncia (segmentos de reta). Uma linha de tendncia para os cargos at 200 ou 400 pontos e outra linha para os cargos acima desse nvel de pontos. Essas referncias de pontos de quebra da Curva Salarial so resultantes das praticas salariais da maioria das empresas. Significa que, em algum ponto da estrutura de cargos entre 200 e 400 pontos, os salrios nas empresas passam a crescer mais rapidamente. Esses pontos de quebra podem ocorrer a qualquer nvel de pontos, como tambm pode haver Curvas Salariais com mais de duas linhas de tendncia, como por exemplo, quando a empresa tem polticas diferentes para os diferentes nveis hierrquicos. Por outro lado, h empresas em que a curva salarial pode ser constituda por um nico segmento. Numa primeira viso geral, a seguinte a seqncia de passos para elaborao do grfico com a curva salarial da empresa, utilizando o Excel: 1. preparar uma planilha com os dados dos cargos, dispostos em trs colunas: cargo, pontos de avaliao e salrio, em ordem decrescente de pontos de avaliao; 2. fazer um grfico com um diagrama de disperso, relacionando salrios com pontos de avaliao; 3. analisar o diagrama de disperso, verificando em que ponto a tendncia de crescimento dos salrios muda; geralmente este ponto se situa entre 200 e 400 pontos;
Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

46

4. definir os segmentos de reta linhas de tendncia que comporo a curva salarial da empresa (por exemplo, uma linha de tendncia pode ir do incio at 300 pontos e outra de 300 pontos at o final); 5. fazer um novo grfico de diagrama de disperso, desta vez inserindo separadamente os conjuntos de dados relativos a cada segmento de reta definido no passo 4 anterior. Comear a insero pelos dados relativos aos cargos de menor nmero de pontos de avaliao. 6. inserir as respectivas linhas de tendncia para cada conjunto de dados(seqncia); 7. verificar a correlao entre salrios e pontos de avaliao, atravs do fator R2; 8. fazer os ajustes necessrios (excluso de cargos com salrios inconsistentes), para que os dados que aparecem no grfico representem bem a realidade das polticas da empresa.

2.3.2 - Elaborao da curva da empresa passo a passo, utilizando o Excel Como conveno, para indicar a seqncia de cliques no mouse em cada passo, este manual segue o seguinte padro: Selecione (ou clique em) Abc / Def / Xyz..., onde Abc o primeiro item a ser selecionado ou clicado, Def o segundo item, Xyz o terceiro item e assim sucessivamente at o OK final para fechamento da caixa de dilogo. Alternativamente, para facilitar o entendimento, ser mostrado cada clique do mouse como um passo diferente.

Passo 1: Preparar os Dados Para a Curva Salarial (Planilha 2A Dados Minha Empresa 2) Esta planilha contm uma relao de cargos representativos da empresa. Uma seleo de aproximadamente 30 cargos suficiente para voc fazer a curva salarial de uma empresa. Ordene os cargos por ordem de Pontos de Avaliao, da seguinte forma: 1. Selecione as colunas Cargo, Pontos e Salrio. No caso da Planilha 2A Dados Minha Empresa 2, a seleo comea na clula A2 (que contm a palavra Cargo) e termina na clula C53 (que contm o nmero 260). 2. Na barra de menus, selecione Dados/ Classificar/ Classificar por/ Pontos de Avaliao (ou coluna B)/ decrescente/ Em seguida por/ Salrio (ou coluna C)/ decrescente. 3. Clique OK.
Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

47

A Planilha 2A Dados Minha Empresa 2 j est com os dados ordenados e ser utilizada no passo seguinte.

Passo 2: Verificar Visualmente a Relao Entre Avaliao e Salrios (Planilha 2B Disperso Minha Empresa 2) Esta planilha contm uma disperso de pontos relacionando Pontos de Avaliao com Salrio de cada cargo da amostra selecionada. A seguir so mostrados separadamente os comandos para o Excel 97 e o Excel 2000. Esta a seqncia de comandos para insero deste grfico (Excel 97): 1. Selecione as colunas Pontos de Avaliao e Salrio, comeando na clula que contm o nmero de Pontos de Avaliao do primeiro cargo. No caso da Planilha 2B Dados Minha Empresa2, a seleo comea na clula B3 (que contm o nmero 931) e termina na clula C53 (que contm o nmero 260). 2. Na barra de menus Selecione Inserir/ Grfico. 3. Na guia Tipo de Grfico, selecione Disperso x-y; em Subtipo de grfico, selecione a primeira opo (Disperso. Compara pares de dados), e clique avanar; 4. Ateno! Verifique nesta etapa se, na opo Seqncia em, o crculo linhas ou colunas est selecionado de acordo com a disposio dos seus dados na planilha de dados. Se no estiver, faa a correo; clique avanar; 5. Clique na guia Linhas de grade da caixa de dilogo. Em Eixo de Valores, desfaa a seleo de linhas de grade. Clique na guia Legendas e desfaa a seleo de mostrar legenda, se esta estiver selecionada. Estes procedimentos visam a criar um grfico mais limpo. Mais tarde voc poder formatar o grfico final conforme suas preferncias. Clique avanar. 6. Selecione Como nova planilha e clique concluir. Esta a seqncia de comandos para insero deste grfico (Excel 2000): 1. Selecione as colunas Pontos de Avaliao e Salrio, comeando na clula que contm o nmero de Pontos de Avaliao do primeiro cargo. No caso da Planilha 2B Dados Minha Empresa2, a seleo comea na clula B3 (que contm o nmero 931) e termina na clula C53 (que contm o nmero 260). 2. Na barra de menus Selecione Inserir/ Grfico. 3. Na caixa de dilogo que aparece, na guia Tipos padro, em tipo de grfico, selecione Disperso x-y e clique avanar.
Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

48

4. Na caixa de dilogo que aparece, na guia Intervalo de dados, em Seqncia em, selecione Colunas e clique em avanar. 5. Ateno! Verifique sempre nesta etapa se, na opo Seqncia em, se o crculo linhas ou colunas est selecionado de acordo com a disposio dos seus dados na planilha de dados. Se no estiver, faa a correo; clique avanar; 6. Na caixa de dilogo que aparece, clique na guia Linhas de grade e desmarque a seleo Linhas de grade principais. Na guia Legenda, desmarque Mostrar legenda. Estes procedimentos visam a criar um grfico mais limpo. Mais tarde voc poder formatar o grfico final conforme suas preferncias. Clique avanar. 7. Selecione Como nova planilha e clique concluir. Um grfico mostrando pontos dispersos, numa espcie de nuvem, aparecer numa nova planilha. O Excel se refere ao conjunto de pontos mostrados no grfico como uma seqncia. Na linguagem do Excel esses pontos no grfico so chamados marcadores, e podem ser formatados conforme sua preferncia, assim como qualquer outro detalhe do grfico, como rea de plotagem, contornos, fontes, nmeros, escalas etc. Este grfico serve para voc verificar quantos segmentos de reta (linhas de tendncia) podero melhor representar a curva salarial da empresa. Este julgamento baseado numa anlise visual. Voc dever fazer algumas tentativas, no prximo passo, at adquirir experincia na definio do ponto onde um a linha de tendncia termina e outra comea.

Passo 3: Identificando os Segmentos ou quebras da Curva Salarial (Planilha 2C Curva Minha Empresa 2) Colocando uma pgina impressa contendo a Planilha 2B Disperso Minha Empresa 2 em posio inclinada diante dos olhos e olhando a partir do ponto 0 dos eixos x e y, voc notar que a disposio dos pontos no grfico tem um padro mais ou menos linear. Notar tambm que essa tendncia linear pode mudar em determinado nvel de pontos de avaliao. Ou seja, a partir de determinado momento (nmero de pontos de avaliao), os salrios passam a crescer mais rapidamente (na maioria dos casos) ou mais lentamente (quando os cargos mais altos esto relativamente mais defasados). Nosso objetivo neste passo traar uma linha de tendncia linear que represente essa tendncia de crescimento dos salrios em relao aos pontos de avaliao para um determinado conjunto de cargos. Depois de identificar os conjuntos de cargos que tenham a mesma tendncia, inicie novamente o processo para insero de um grfico de disperso (outra planilha semelhante Planilha 2B Disperso Minha Empresa 2).
Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

49

S que desta vez voc far a insero desse grfico em duas etapas. O objetivo poder inserir uma Linha de Tendncia para cada conjunto de cargos que voc identificou como tendo a mesma tendncia. Como o Excel s consegue inserir uma linha de tendncia para cada conjunto de dados Pontos de Avaliao e Salrio (que o Excel chama de Seqncia), ser preciso inserir separadamente cada conjunto de Pontos de Avaliao e Salrio que configure uma mesma tendncia. Por exemplo, na anlise visual do grfico com a disperso dos pontos da Planilha 2B Disperso Minha Empresa 2 voc notar que a curva salarial deve ter uma linha de tendncia que vai dos cargos mais baixos at os cargos de aproximadamente 300 pontos, e outra linha tendncia para os cargos com mais de 300 pontos. Para elaborar um grfico como o contido na Planilha 2C Curva Minha Empresa 2, proceda da seguinte forma:

Insero de dados em duas etapas (curva salarial com dois segmentos)

Primeira Etapa Insira um grfico de disperso para o conjunto de cargos de 286 pontos para baixo, conforme indicado no Passo 2 acima, para elaborao da Planilha 2B. Comece selecionando o conjunto de clulas que vai da clula C25 (que contm o nmero 286) at a clula C53 (que contm o nmero 260). Siga os demais passos at o OK final.

Insero da Linha de Tendncia (Excel 97) 1. Na barra de menus Selecione Inserir/ Linha de Tendncia 2. Na caixa de dilogo que aparece, selecione Linear/Opes. 3. Na prxima caixa de dilogo, selecione Exibir equao no grfico e Exibir valor de R-quadrado no grfico. 4. Clique OK. Procedimento alternativo: 1. Clique com o boto direito do mouse sobre qualquer ponto da seqncia. 2. Selecione Adicionar Linha de Tendncia. 3. Na guia Tipo, em Tendncia/tipo de regresso, selecione Linear. 4. Na guia Opes, selecione Exibir equao no grfico e Exibir R-quadrado no grfico.
Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

50

5. Clique OK.

Insero da Linha de Tendncia (Excel 2000) 1. Na barra de menus Selecione Grficos/ Adicionar Linha de Tendncia 2. Na caixa de dilogo que aparece, na guia Tipo, selecione Linear. Na guia Opes, selecione Exibir equao no grfico e Exibir valor de Rquadrado no grfico. 3. Clique OK. Voc tem agora uma linha de tendncia para os pontos plotados no grfico. O prximo passo incluir neste grfico os pontos relativos aos demais cargos.

Segunda Etapa Insero de Novos Dados (Excel 97) Para completarmos o grfico com a curva salarial da empresa, precisamos adicionar os dados relativos aos demais cargos constantes da Planilha 2A. Para tanto, estando na planilha que voc fez no passo anterior, certifique-se de que nada esteja selecionado no grfico (dando um Esc, por exemplo) e a seguir proceda da seguinte forma: 1. Na barra de menus, Selecione Grfico/ Adicionar Dados. 2. Aparece a caixa de dilogo correspondente. No digite nada neste caixa. Selecione a planilha onde esto dos dados de pontos de avaliao e salrios (no caso a Planilha 2A, que tem o nome de Dados Minha Empresa 2), clicando na guia inferior da janela do Excel com o nome dessa planilha. A planilha 2A Dados Minha Empresa 2 aparece no fundo com a caixa de dilogo em primeiro plano. Se for necessrio, para melhor visualizao dos dados da planilha, mova a caixa de dilogo, clicando na faixa azul da parte superior e arrastando a caixa para o lado. Na planilha Dados Minha Empresa 2, selecione o conjunto de clulas que vai da clula B3 (que tem o nmero 931) at a clula C24 (que contem o nmero 1140). 3. Clique OK na caixa de dilogo. 4. Na prxima caixa de dilogo, na opo Adicionar clulas como, selecione Nova Seqncia / Valor de (Y) em / Coluna, na mesma caixa selecione tambm a opo Categorias (valores de x) na primeira coluna 5. Clique OK.

Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

51

Insero de Novos Dados (Excel 2000) Para completarmos o grfico com a curva salarial da empresa, precisamos adicionar os dados relativos aos demais cargos constantes da Planilha 2A Dados Minha Empresa 2. Para tanto, estando na planilha que voc fez no passo anterior, certifique-se de que nada esteja selecionado no grfico (dando um Esc, por exemplo) e a seguir proceda da seguinte forma: 1. Na barra de menus, Selecione Grfico / Adicionar Dados. 2. Na caixa de dilogo que aparece no digite nada. Selecione a planilha onde esto dos dados de pontos de avaliao e salrios (no caso a Planilha 2A Dados Minha Empresa 2), clicando na guia correspondente que aparece na parte inferior da janela do Excel. Aparecer a planilha 2A Dados Minha Empresa 2 no fundo, com a caixa de dilogo em primeiro plano. Se for necessrio, para melhor visualizao dos dados da planilha, mova a caixa de dilogo, clicando na faixa azul da parte superior e arrastando a caixa para o lado. Na planilha 2A Dados Minha Empresa 2, selecione o conjunto de clulas que vai da clula B3 (que tem o nmero 931) at a clula C24 (que contem o nmero 1140). Clique OK na caixa de dilogo. 3. Na prxima caixa de dilogo, na opo Adicionar clulas como, em Adicionar clulas como, selecione Nova Seqncia e, em Valores de (Y) em, selecione Colunas. Na mesma caixa de dilogo selecione tambm a opo Categorias (valores de x) na primeira coluna. Clique OK na caixa de dilogo. No grfico aparecer um segundo conjunto de pontos, com cores diferentes do primeiro conjunto. Insira uma linha de tendncia para esse segundo conjunto de pontos, seguindo os mesmos passos mostrados em Insero da Linha de Tendncia acima. Voc ter ento o grfico com a primeira verso da curva salarial da empresa. Esse grfico serve para voc analisar a correlao entre pontos de avaliao e salrios.

Passo 4: Anlise da Correlao entre Pontos de Avaliao e Salrio O nmero R2, que aparece logo abaixo das equaes das linhas de tendncia nos grficos, indica a correlao entre os pontos de avaliao e os salrios, ou seja, mostra se existe consistncia entre o nmero de pontos de avaliao e os salrios. O R2 um nmero que varia entre 0 e 1, para o tipo de linha de tendncia linear. Uma linha de tendncia salarial linear tem uma boa correlao quando
Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

52

o R2 maior do que 0,9. Quanto menor o R2, maior o desequilbrio interno dos salrios. Analisando a Planilha 2C Curva da Minha Empresa 2 (primeira verso), notamos que a correlao de 0,8759 da linha de tendncia para os cargos acima de 300 pontos fraca. O grfico mostra que os salrios de alguns cargos esto distorcendo a curva da empresa. Temos duas alternativas: se a avaliao do cargo que estiver causando a distoro est correta, se o cargo realmente semelhante aos demais cargos com mesma avaliao, ento o salrio da pessoa est fora do padro interno. Nesse caso exclumos o cargo da amostra. As alteraes feitas na Planilha 2A Dados Minha Empresa 2, se refletem automaticamente nos grficos das planilhas 2B Disperso Minha Empresa 2 e 2C Curva Minha Empresa 2.

Passo 5: Crtica dos Dados Que Comporo a Curva Salarial da Empresa (Planilha 2D Dados Minha Empresa 2 Cri...) Digamos que sua deciso foi a de excluir os cargos que estavam causando a baixa correlao. A Planilha 2D Dados Minha Empresa 2 Cri... mostra a relao dos cargos que tiveram suas informaes eliminadas (nas linhas em branco).

Passo 6: Definio Final da Curva Salarial da Empresa (Planilha 2E Curva Minha Empresa 2 Final) Inicie novamente o processo de insero dos grficos relativos aos dois conjuntos de dados, utilizando agora os dados da Planilha 2D Dados Minha Empresa 2 Cri.... No final, voc obter um grfico com a curva salarial da empresa ajustada, como o constante da planilha 2E Curva Minha Empresa 2 Final.

2.3.3 - Elaborao da Curva do Mercado A curva salarial do mercado pode ser elaborada com base nas mdias de cada cargo pesquisado. A curva da mdia do mercado pode ser calculada da seguinte forma: 1. Preparamos uma relao semelhante da Planilha 2A Dados Minha Empresa 2 (com as colunas Cargo, Pontos e Salrio). 2. Ordenamos os cargos por ordem de salrio, tomando a mdia do mercado pesquisado como referncia.

Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

53

3. Agrupamos os cargos assim ordenados em Classes, utilizando os critrios estabelecidos na Tabela-Guia, considerando tambm as mdias salariais da pesquisa para cada cargo. 4. Calculamos ento a curva do mercado, seguindo os procedimentos utilizados para o clculo da curva da empresa. mesmos

2.3.4 - Sobre as equaes da curva salarial Cada curva salarial possui uma equao para cada segmento de reta que a compe. A equao geral da reta : Y = aX +b, onde Y representa o salrio, e o X corresponde ao nmero de pontos da avaliao do cargo. O a representa a inclinao da curva e a constante b corresponde a ponto de interseo da curva salarial com o eixo dos Y.

2.3.5 - Elaborao da tabela ou tabelas salariais com base na poltica salarial definida Com base nas equaes do mercado, podemos construir uma tabela, com faixas salariais para cada Classe de cargos da empresa. Digamos que a empresa decidiu tomar a MEDIANA do mercado como base para estabelecer sua estrutura salarial. Decidiu, tambm, que a faixa salarial teria uma amplitude de 50% entre o incio e o fim de cada faixa. Essa faixa indica um espao para se administrar os salrios de cada cargo. Os salrios podem ser definidos livremente entre o incio e o fim da faixa, ou estabelecendo-se nveis dentro da faixa. As consideraes sobre desempenho e competncia profissional do ocupante que devero nortear o posicionamento do seu salrio na faixa. A faixa salarial poder opcionalmente ser dividida em nveis. Nesse caso, o nmero de nveis poder variar de 5 a 9 e o intervalo entre um nvel e outro deve ficar entre 5% e 10%, aproximadamente. Qualquer alterao salarial inferior a 5% geralmente percebida como irrelevante pelos funcionrios.

Construo das tabelas salariais Uma tabela salarial pode ser construda a partir de qualquer curva do mercado. As curvas mais utilizadas como referncias so a Mediana e a Mdia. A referncia de mercado pode ser utilizada para o estabelecimento do ponto central da tabela. Por exemplo, para uma tabela com 7 nveis, denominados de A a G, o nvel intermedirio da tabela seria o nvel D.
Universidade Estcio de S Apostila Bsica Plano de Cargos e Salrios

54

You might also like