You are on page 1of 4

Mdulo 1: A Viso Sistmica do Gerenciamento de Pessoas

Mudanas nos papis de funcionrios e lderes. Atualmente o papel do Gestor de Pessoas deve ser o de gerir, atento natureza das relaes humanas em seu ambiente, proporcionando situaes que levem as pessoas a se comprometerem com os objetivos organizacionais. Objetivando alcanar as metas e proporcionar competitividade organizao. Treinar e motivar pessoas aumentando a autorealizao e a satisfao das necessidades destas no trabalho, mantendo a qualidade de vida neste ambiente. Percepo: importante por ser responsvel por fazer com que diferentes pessoas tenham diferentes interpretaes ou vises inclusive contraditrias do mesmo fato ou pessoa.Caracterstica principal de um lder: ter seguidores. Filme: Miranda apresentando caractersticas de um Lder Autoritrio.
Mdulo 2: Equipes de Trabalho

Um lder deve assumir dois tipos de responsabilidades: Gerenciar: voltado para administrar processos e recursos no alcance de objetivos. Liderar: dedicado a convergir pessoas em torno de relacionamentos e compromissos. Unindo-se estas duas lideranas, temos o Gestor de Pessoas.Grupos de trabalho bom funcionamento: 1. Metas e interesses em comum. 2. Integrao, unio da equipe. 3. Utilizao de recursos do grupo para alcanar metas. C apacidade de administrar os conflitos que ocorrerem. 4. Confiana e a troca de feedbacks na busca de identificao de aspectos que possam melhorar. fundamental para o sucesso da equipe que o lder: escolha bem as pessoas da equipe; mantenha sua equipe sempre bem informada; tenha o h bito de planejar; motive sua equipe; efetue controle; administre conflitos; tenha bom humor e acredite em si prprio. Fases de desenvolvimento de um grupo: 1. Iniciao. 2. Diferenciao. 3. Integrao e 4. Maturidade. Filme: Andra passando por todas as fases de desenvolvimento do trabalho.
Mdulo 3: O Clima Organizacional e as Tomadas de Deciso

Identidade Organizacional elementos que a compem: Misso, Viso, Valores e Princpios. Cultura Organizacional: um sistema de valores e crenas compartilhados que influenciam o comportamento do trabalhador. Tipos: Cultura do Poder, da Regra ou do Papel, da Tarefa e Cultura da Pessoa. Clima Organizacional: estudo das influncias que o ambiente interno exerce sobre o comportamento dos funcionrios.Distino entre: Dado: elemento bruto sem

significado; Informao: contextualizao do dado e Conhecimento: utilizao da informao para tomada de deciso. Diante de um problema cabe ao lder: A. buscar dados, informaes e conhecimentos de que dispem. B. analisar e identificar ou criar alternativas para soluo. C. considerar a que melhor se adequa e implement-la. D. avaliar sua eficcia e caso no tenha sido eficaz, reiniciar o processo. Filme: Cultura organizacional a Cultura do Poder, comunicao verbal e de face a face dominam. Decises que no envolviam os colaboradores, pouca abertura para autonomia e criatividade dos colaboradores. Clima Organizacional: os colaboradores no deixavam de produzir, o que no significa que estavam satisfeitos com aquele ambiente.
Mdulo 4: Os Estilos de Liderana

Autopercepo: imagem que uma pessoa tem de si. Heteropercepo: imagem que a equipe de trabalho tem do lder. Importante que o lder solicite feedbacks para verificar se a imagem que tem de si mesmo, coincide com a que a e quipe percebe dele.Trs grandes abordagens de liderana: Teoria dos Traos de Personalidade; dos Estilos de Liderana e Situacional de Liderana.O Lder como coach: prepara a pessoa, transmitindo conhecimento, habilidades e tcnicas por meio de um Plano de Desenvolvimento Individual. O Lder como Mentor: alm de orientar, praticar junto e ensinar, ele tem a funo de preparar pessoas para novas possibilidades em sua carreira. muito importante o lder saber selecionar quem participar da equ ipe. Assim, em uma entrevista baseada na competncia deve considerar o termo conhecido como CHA: conhecimento, habilidades e atitude.Avaliao de Desempenho: o desempenho o resultado final do esforo de cada membro da equipe. Permite ao lder avaliar o desempenho de um funcionrio comparando-o com os demais membros da equipe num dado perodo de tempo. Filme: Miranda, de acordo com a teoria dos Estilos: autocrtica; de acordo com o Grid de Liderana: assume posturas de comportamento de tarefa e de acordo com a Teoria Situacional, Miranda estaria para o Estilo E1 Determinar tarefa alto e apoio baixo.
Mdulo 5: Estratgias para o Aprimoramento da Comunicao na Equipe

A comunicao fundamental para eficcia de qualquer equipe de trabalho. Para se comunicar de forma assertiva preciso saber negociar com o outro buscando sempre solues adequadas aos problemas, que seja interessante

para o lder e para o funcionrio. fundamental para o lder organizar os trabalhos em sua rea a distribuio de tarefas que pode ser dividida para diversas pessoas e cada uma realiza uma parte do trabalho global. J delegar tarefas atribuir a seus funcionrios algumas tarefas que voc L der desempenha, investindo-os de autoridade necessria para execuo. Tanto em uma quanto em outra preciso acompanhar o progresso do funcionrio, reconhecendo os resultados e incentivando seus esforos. Filme: Comunicao, Miranda no se preocupa com r udos, nem com a coerncia entre a mensagem e como ela transmitida. Feedback inexistente, cada tinha que se esforar para compreender corretamente. Trabalho era distribudo, mas sem maiores preocupao por parte da Miranda, como exemplo: sobrecarga. A motivao vinha de cada um, talvez pelo status e estima dado ao sucesso da revista.
Mdulo 6: O Planejamento com Ferramenta de Gesto

Cinco principais funes ou recursos de que dispe o lder: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Estes con tribuem para a adequada gesto do tempo do lder. Um princpio bsico na gesto do tempo administrar as prioridades. Duas maneiras para se estabelecer prioridades: com base na urgncia e com base na importncia. A atividade de controle tem papel fundamental na gesto do tempo. Reunies produtivas devem ser preparadas, com objetivos definidos, seleo de tpicos a serem tratados, escolha correta dos participantes, divulgao da agenda, preparo pessoal e do local. O Ps reunio muito importante, tanto no que se refere a avaliao, confeco da ata e followup. Filme: Planejamento do ponto de vista da Miranda com sua metas, mas no entre ela e sua equipe. Ocorreram muito mais ordens do que delegao. Administrao do tempo ineficaz. Conduo das reunies insatisfatria, pois alm da Miranda criticar muito, ela no permitia a participao da equipe.
Mdulo 7: A Administrao das Mudanas

Gesto da qualidade de vida no trabalho competncia do Lder, que pode ser definida como a capacidade do lder em administrar o conjunto das aes, incluindo diagnstico, implantao de melhorias e inovaes gerenciais, tecnolgicas e estruturais no ambiente de trabalho alinhadas e construdas na cultura organizacional, com prioridade absolut a para o bem-estar das pessoas

da organizao. .O poder pode ser dividido em cinco bases: Legtimo (baseado na posio); De recompensa; De correo (baseado na punio); De expertise (de especialista) e De referncia (carismtico ou pessoal) Um lder deve preocupar-se com a tica, com os princpios morais, respeito as diferenas, lidar assertivamente com as emoes e com as necessidades de mudanas nos 4 nveis de efetividade organizacional: pessoal; interpessoal; gerencial e organizacional. Filme: Miranda poder legtimo e tambm de coero.
Desenvolvimento Profissional : Deixei para o final de maneira a no ficar

repetitiva durante os mdulos, uma vez que todos os assuntos abordados foram de grande valia para o meu desenvolvimento profissional. Atingi meu objetivo com o curso, a partir do momento em que pude perceber os conceitos estudados surgindo no dia a dia do meu trabalho dentro das organizaes. Fiquei muito satisfeita com o desenvolvimento dos trabalhos e com a atualizao que me proporcionou.

You might also like