You are on page 1of 50

TICA PROFISSIONAL

PROF.(A) DBORA BARNI DE CAMPOS AULAS DE 23 AT 33

TICA PROFISSIONAL
Muitos autores definem a tica profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que devero ser postas em prtica no exerccio de qualquer profisso. Seria a ao "reguladora" da tica agindo no desempenho das profisses, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exerccio da sua profisso.

TICA PROFISSIONAL
Ela atinge todas as profisses e quando falamos de tica profissional estamos nos referindo ao carter normativo e at jurdico que regulamenta determinada profisso a partir de estatutos e cdigos especficos. Assim temos a tica mdica, do advogado, do bilogo, etc. Acontece que, em geral, as profisses apresentam a tica firmada em questes muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si.

TICA PROFISSIONAL
Questes como o aborto, pena de morte, seqestros, eutansia, AIDS, por exemplo, so questes morais que se apresentam como problemas ticos - porque pedem uma reflexo profunda - e, um profissional, ao se debruar sobre elas, no o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filsofo da cincia", ou seja, da profisso que exerce. Desta forma, a reflexo tica entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana. Sendo a tica inerente vida humana, sua importncia bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

TICA PROFISSIONAL
A tica ainda indispensvel ao profissional, porque na ao humana "o fazer" e "o agir" esto interligados. O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir se refere conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profisso. A tica baseia-se em uma filosofia de valores compatveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana est condicionado a duas premissas consideradas bsicas pela tica: "o que " o homem e "para que vive", logo toda capacitao cientfica ou tcnica precisa estar em conexo com os princpios essenciais da tica. (MOTTA, 1984, p. 69)

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


Parece ser uma tendncia do ser humano, como tem sido objeto de referncias de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses prprios e, quando esses interesses so de natureza pouco recomendvel, ocorrem serssimos problemas.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


O valor tico do esforo humano varivel em funo de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado s para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado, nos servios realizados com amor, visando ao benefcio de terceiros, dentro de vasto raio de ao, com conscincia do bem comum, passa a existir a expresso social do mesmo. Aquele que s se preocupa com os lucros, geralmente, tende a ter menor conscincia de grupo. Fascinado pela preocupao monetria, a ele pouco importa o que ocorre com a sua comunidade e muito menos com a sociedade.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


Para ilustrar essa questo, citaremos um caso, muito conhecido, porm de autor annimo. Dizem que um sbio procurava encontrar um ser integral, em relao a seu trabalho. Entrou, ento, em uma obra e comeou a indagar. Ao primeiro operrio perguntou o que fazia e este respondeu que procurava ganhar seu salrio; ao segundo repetiu a pergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo; finalmente, sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse: "Estou construindo uma catedral para a minha cidade".

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


A este ltimo, o sbio teria atribudo a qualidade de ser integral em face do trabalho, como instrumento do bem comum.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


Como o nmero dos que trabalham, todavia, visando primordialmente ao rendimento, grande, as classes procuram defender-se contra a dilapidao de seus conceitos, tutelando o trabalho e zelando para que uma luta encarniada no ocorra na disputa dos servios. Isto porque ficam vulnerveis ao individualismo.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


A conscincia de grupo tem surgido, ento, quase sempre, mais por interesse de defesa do que por altrusmo. Isto porque, garantida a liberdade de trabalho, se no se regular e tutelar a conduta, o individualismo pode transformar a vida dos profissionais em reciprocidade de agresso.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


Tal luta quase sempre se processa atravs de aviltamento de preos, propaganda enganosa, calnias, difamaes, tramas, tudo na nsia de ganhar mercado e subtrair clientela e oportunidades do colega, reduzindo a concorrncia. Igualmente, para maiores lucros, pode estar o indivduo tentado a prticas viciosas, mas rentveis.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


Em nome dessas ambies, podem ser praticadas quebras de sigilo, ameaas de revelao de segredos dos negcios, simulao de pagamentos de impostos no recolhidos, etc. Para dar espao a ambies de poder, podem ser armadas tramas contra instituies de classe, com denncias falsas pela imprensa para ganhar eleies, ataque a nomes de lderes impolutos para ganhar prestgio, etc. Os traidores e ambiciosos, quando deixados livres completamente livres, podem cometer muitos desatinos, pois muitas so as variveis que existem no caminho do prejuzo a terceiros.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


A tutela do trabalho, pois, processa-se pelo caminho da exigncia de uma tica, imposta atravs dos conselhos profissionais e de agremiaes classistas. As normas devem ser condizentes com as diversas formas de prestar o servio de organizar o profissional para esse fim.

INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL


O egosmo desenfreado de poucos pode atingir um nmero expressivo de pessoas e at, atravs delas, influenciar o destino de naes, partindo da ausncia de conduta virtuosa de minorias poderosas, preocupadas apenas com seus lucros. Sabemos que a conduta do ser humano pode tender ao egosmo, mas, para os interesses de uma classe, de toda uma sociedade, preciso que se acomode s normas, porque estas devem estar apoiadas em princpios de virtude. Como as atitudes virtuosas podem garantir o bem comum, a tica tem sido o caminho justo, adequado, para o benefcio geral.

RESPONSABILIDADE
algo que fortalece a autoestima de cada pessoa. S pessoas que tenham autoestima e um sentimento de poder prprio so capazes de assumir responsabilidade. Elas sentem um sentido na vida, alcanando metas sobre as quais concordam previamente e pelas quais assumiram responsabilidade real, de maneira consciente.

RESPONSABILIDADE
As pessoas que optam por no assumir responsabilidades podem ter dificuldades em encontrar significado em suas vidas. Seu comportamento regido pelas recompensas e sanes de outras pessoas chefes e pares [...]. Pessoas desse tipo jamais sero boas integrantes de equipes.

LEALDADE
A lealdade o segundo dos trs principais elementos que compe a empregabilidade. Um funcionrio leal se alegra quando a organizao ou seu departamento bem sucedido, defende a organizao, tomando medidas concretas quando ela ameaada, tem orgulho de fazer parte da organizao, fala positivamente sobre ela e a defende contra crticas.

LEALDADE
Lealdade no quer dizer necessariamente fazer o que a pessoa ou organizao qual voc quer ser fiel quer que voc faa. Lealdade no sinnimo de obedincia cega. Lealdade significa fazer crticas construtivas, mas as manter dentro do mbito da organizao. Significa agir com a convico de que seu comportamento vai promover os legtimos interesses da organizao. Assim, ser leal s vezes pode significar a recusa em fazer algo que voc acha que poder prejudicar a organizao, a equipe de funcionrios.

RESPONSABILIDADE E LEALDADE
As virtudes da responsabilidade e da lealdade so completadas por uma terceira, a iniciativa, capaz de coloc-las em movimento. Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organizao significa ao mesmo tempo, demonstrar lealdade pela organizao. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas no quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organizao ou da equipe, mas tambm assumir responsabilidade por sua complementao e implementao.

HONESTIDADE
Est relacionada com a confiana que nos depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manuteno de seus direitos. muito fcil encontrar a falta de honestidade quanto existe a fascinao pelos lucros, privilgios e benefcios fceis, pelo enriquecimento ilcito em cargos que outorgam autoridade e que tm a confiana coletiva de uma coletividade.

HONESTIDADE
J ARISTTELES (1992, p.75) em sua "tica a Nicmanos" analisava a questo da honestidade. Outras pessoas se excedem no sentido de obter qualquer coisa e de qualquer fonte - por exemplo os que fazem negcios srdidos, os cafetes e demais pessoas desse tipo, bem como os agiotas, que emprestam pequenas importncias a juros altos.

HONESTIDADE
Todas as pessoas desonestas obtm mais do que merecem e de fontes erradas. O que h de comum entre elas obviamente uma ganncia srdida, e todas carregam um aviltante por causa do ganho - de um pequeno ganho, alis. Com efeito, aquelas pessoas que ganham muito em fontes erradas, e cujos ganhos no so justos - por exemplo, os tiranos quando saqueiam cidades e roubam templos, no so chamados de avarentos, mas de maus, mpios e injustos.

HONESTIDADE
So inmeros os exemplos de falta de honestidade no exerccio de uma profisso:
um psicanalista, abusando de sua profisso ao induzir um paciente a cometer adultrio, est sendo desonesto; um contabilista que, para conseguir aumentos de honorrios, retm os livros de um comerciante, est sendo desonesto;

Honestidade a primeira virtude no campo profissional. um princpio que no admite relatividade, tolerncia ou interpretaes circunstanciais.

SIGILO
O respeito aos segredos das pessoas, dos negcios, das empresas, deve ser desenvolvido na formao de futuros profissionais, pois trata-se de algo muito importante. Uma informao sigilosa algo que nos confiado e cuja preservao de silncio obrigatria.

SIGILO
Revelar detalhes ou mesmo frvolas ocorrncias dos locais de trabalho, em geral, nada interessa a terceiros e ainda existe o agravante de que planos e projetos de uma empresa ainda no colocados em prtica possam ser copiados e colocados no mercado pela concorrncia antes que a empresa que os concebeu tenha tido oportunidade de lan-los.

SIGILO
Documentos, registros contbeis, planos de marketing, pesquisas cientficas, hbitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo e sua revelao pode representar srios problemas para a empresa ou para os clientes do profissional.

COMPETNCIA
Competncia, sob o ponto de vista funcional, o exerccio do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profisso. Devemos busc-la sempre. "A funo de um citarista tocar ctara, e a de um bom citarista toc-la bem." (ARISTTELES, p.24). de extrema importncia a busca da competncia profissional em qualquer rea de atuao.

COMPETNCIA E TICA
Recursos humanos devem ser incentivados a buscar sua competncia e maestria atravs do aprimoramento contnuo de suas habilidades e conhecimentos. O conhecimento da cincia, da tecnologia, das tcnicas e prticas profissionais pr-requisito para a prestao de servios de boa qualidade. Nem sempre possvel acumular todo conhecimento exigido por determinada tarefa, mas necessrio que se tenha a postura tica de recusar servios quando no se tem a devida capacitao para execut-la.

COMPETNCIA
Pacientes que morrem ou ficam aleijados por incompetncia mdica, causas que so perdidas pela incompetncia de advogados, prdios que desabam por erros de clculo em engenharia, so apenas alguns exemplos de quanto se deve investir na busca da competncia.

PRUDNCIA
Todo trabalho, para ser executado, exige muita segurana. A prudncia, fazendo com que o profissional analise situaes complexas e difceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa, contribui para a maior segurana, principalmente das decises a serem tomadas. uma virtude indispensvel nos casos de decises srias e graves, pois evita os julgamentos apressados e as lutas ou discusses inteis.

CORAGEM
Todo profissional precisa ter coragem, pois "o homem que evita e teme a tudo, no enfrenta coisa alguma, torna-se um covarde" (ARISTTELES, p.37). A coragem nos ajuda a reagir s crticas, quando injustas, e a nos defender dignamente quando estamos cnscios de nosso dever. Nos ajuda a no ter medo de defender a verdade e a justia, principalmente quando estas forem de real interesse para outrem ou para o bem comum.

CORAGEM
Temos que ter coragem para tomar decises, indispensveis e importantes, para a eficincia do trabalho, sem levar em conta possveis atitudes ou atos de desagrado dos chefes ou colegas.

PERSEVERANA
Qualidade difcil de ser encontrada, mas necessria, pois todo trabalho est sujeito a incompreenses, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem entregar-se a decepes ou mgoas.

COMPREENSO
Qualidade que ajuda muito um profissional, porque bem aceito pelos que dele dependem, em termos de trabalho, facilitando a aproximao e o dilogo, to importante no relacionamento profissional. bom, porm, no confundir compreenso com fraqueza, para que o profissional no se deixe levar por opinies ou atitudes, nem sempre, vlidas para eficincia do seu trabalho, para que no se percam os verdadeiros objetivos a serem alcanados pela profisso.

COMPREENSO
V-se que a compreenso precisa ser condicionada, muitas vezes, pela prudncia. A compreenso que se traduz, principalmente em calor humano pode realizar muito em benefcio de uma atividade profissional, dependendo de ser convenientemente dosada.

HUMILDADE
Representa a auto-anlise que todo profissional deve praticar em funo de sua atividade profissional, a fim de reconhecer melhor suas limitaes, buscando a colaborao de outros profissionais mais capazes, se tiver esta necessidade, dispor-se a aprender coisas novas, numa busca constante de aperfeioamento.

O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que no o dono da verdade e que o bom senso e a inteligncia so propriedade de um grande nmero de pessoas.

HUMILDADE
Qualidade que carece de melhor interpretao, dada a sua importncia, pois muitos a confundem com subservincia, dependncia. Quase sempre lhe atribudo um sentido depreciativo. Como exemplo, ouve-se freqentemente, a respeito determinadas pessoas, frases com estas: Fulano muito humilde, coitado! Muito simples!

Humildade est significando nestas frases pessoa carente que aceita qualquer coisa, dependente e at infeliz. Conceito errneo que precisa ser superado, para que a Humildade adquira definitivamente a sua autenticidade.

IMPARCIALIDADE
uma qualidade to importante que assume as caractersticas do dever, pois se destina a se contrapor aos preconceitos, a reagir contra os mitos (em nossa poca dinheiro, tcnica, sexo...), a defender os verdadeiros valores sociais e ticos, assumindo principalmente uma posio justa nas situaes que ter que enfrentar. Para ser justo preciso ser imparcial.

OTIMISMO
Em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve ser otimista, para acreditar na capacidade de realizao da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom-humor.

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL


uma espcie de contrato de classe e os rgos de fiscalizao do exerccio da profisso passam a controlar a execuo de tal pea magna. Tudo deriva, pois, de critrios de condutas de um indivduo perante seu grupo e o todo social.

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL


Cabe sempre, quando se fala em virtudes profissionais, mencionarmos a existncia dos cdigos de tica profissional. As relaes de valor que existem entre o ideal moral traado e os diversos campos da conduta humana podem ser reunidos em um instrumento regulador.

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL


Tem como base as virtudes que devem ser exigveis e respeitadas no exerccio da profisso, abrangendo o relacionamento com usurios, colegas de profisso, classe e sociedade. O interesse no cumprimento do aludido cdigo passa, entretanto a ser de todos. O exerccio de uma virtude obrigatria torna-se exigvel de cada profissional, como se uma lei fosse, mas com proveito geral.

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL


Cria-se a necessidade de uma mentalidade tica e de uma educao pertinente que conduza vontade de agir, de acordo com o estabelecido. Essa disciplina da atividade antiga, j encontrada nas provas histricas mais remotas, e uma tendncia natural na vida das comunidades.

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL


inequvoco que o ser tenha sua individualidade, sua forma de realizar seu trabalho, mas tambm o que uma norma comportamental deva reger a prtica profissional no que concerne a sua conduta, em relao a seus semelhantes. Toda comunidade possui elementos qualificados e alguns que transgridem a prtica das virtudes; seria utpico admitir uniformidade de conduta.

DISCIPLINA
A disciplina, entretanto, atravs de um contrato de atitudes, de deveres, de estados de conscincia, e que deve formar um cdigo de tica, tem sido a soluo, notadamente nas classes profissionais que so egressas de cursos universitrios (contadores, mdicos, advogados, etc.).

DISCIPLINA
Uma ordem deve existir para que se consiga eliminar conflitos e especialmente evitar que se macule o bom nome e o conceito social de uma categoria. Se muitos exercem a mesma profisso, preciso que uma disciplina de conduta ocorra.

ASSDIO MORAL

ASSDIO MORAL

ASSDIO MORAL

You might also like