You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais

Soldagem I

Normas e Qualificao em Soldagem


(Adaptado e atualizado de texto escrito pelo prof. Michael D. Hayes)

Prof. Paulo J. Modenesi

Janeiro de 2000

NORMAS E QUALIFICAO EM SOLDAGEM

Desde o incio da civilizao, tem existido uma necessidade de regras e regulamentos para controlar de uma forma ou outra as atividades humanas. Com o advento da revoluo industrial, as atividades no campo industrial comearam a exercer um importante efeito sobre os indivduos no diretamente envolvidos com os processos de fabricao, tanto os usurios diretos como os no usurios dos produtos destes processos. A falta de regulamentao nas diferentes etapas de um processo de fabricao, ou a no observncia de regulamentaes existentes, tem ocasionado em acidentes e outros problemas que podem ter srias consequncias tanto para os produtores, como para os usurios e, tambm, para a populao em geral e para o meio ambiente. Assim, um dos objetivos primrios de um cdigo a preveno de acidentes que poderiam resultar em morte de pessoa, perdas materiais e contaminao do meio ambiente. Alm disso, o uso bem sucedido de cdigos e normas pode resultar em uma produo mais uniforme, melhor controle de qualidade, maior rastreabilidade e possibilidade de correo de falhas em produtos e em um mtodo de produo mais sistemtico. Mais recentemente, a enorme ampliao das relaes econmicas entre as naes, levando tanto a uma aumento da competio como a uma maior necessidade de cooperao e padronizao entre empresas de diferentes pases, a maior nfase nas necessidades dos clientes e a maior demanda para a conservao de recursos e proteo do meio ambiente tornaram o uso de normas tcnicas e o desenvolvimento de sistemas de garantia da qualidade (e do meio ambiente) fundamentais para empresas que anteriormente no se preocupavam com estes aspectos.

Uma das caractersticas mais importantes de um cdigo a sua autoridade. Isto , um cdigo precisa ter um grau de autoridade suficiente para garantir que as suas exigncias sejam seguidas por seus usurios. Esta autoridade assegurada geralmente por organizaes reguladoras internacionais, governamentais, industriais ou de consumidores, s quais dado o poder de policiar as atividades daqueles que falham em seguir as suas regulamentaes. Algumas vezes, a autoridade associada a um cdigo pode resultar em punies tais como a excluso do mercado de um fabricante que no observou os requerimentos do cdigo. Em alguns casos, grupos de proteo consumidor podem exercer eficientemente este tipo de autoridade.

Normas e Qualificao em Soldagem - 1

Uma outra caracterstica importante a interpretabilidade do cdigo. Para ser de algum uso, tanto para o fabricante como para o comprador ou usurio, o cdigo deve ser escrito em uma terminologia clara, concisa e no ambgua. Este aspecto extremamente importante quando a obedincia de um dado cdigo se torna um assunto legal.

Um cdigo deve tambm ser prtico. Isto significa que o seu usurio deve conseguir atender s suas exigncias e ainda produzir, com lucro, um dado produto que seja til ao usurio. Esta praticabilidade no sempre fcil de ser conseguida. Ela requer discusses entre especialistas de todas as atividades envolvidas com um dado produto ou servio especfico e, tambm, requer experincia. A deciso de quanto controle necessrio muito delicada e deve ser cuidadosamente avaliada para se evitar o problema muito comum da obedincia ao cdigo se tornar o maior obstculo a uma produo eficiente e lucrativa. Por outro lado, em muitos casos, a correta adoo de cdigos e de um sistema de garantia da qualidade em uma empresa uma forma de se obter importantes ganhos de produtividade e de eficincia e de se reduzir custos.

Para que o problema anterior seja evitado, muitos cdigos so escritos por comits constitudos por grupos reguladores governamentais, produtores e representantes de consumidores. Da experincia acumulada deste grupo, espera-se que o cdigo resultante seja justo e adequado para todos os interessados. A existncia de dispositivos que possibilitem a eventual alterao do cdigo, quando isto for necessrio, tambm importante. Isto pode ocorrer quando a experincia acumulada ou o desenvolvimento de novas tcnicas de fabricao, inspeo ou controle indicarem que a alterao, substituio ou abandono de alguns requerimentos, ou a adoo de novos, sejam necessrios.

No caso especfico das operaes de soldagem, a realizao de soldas inadequadas durante a fabricao de certos tipos de estruturas ou equipamentos, tais como navios, pontes, oleodutos, componentes automotivos e vasos de presso, pode resultar em srios acidentes com grandes perdas materiais e, eventualmente, humanas e danos ao meio ambiente. Como consequncia, as operaes de soldagem para diversas aplicaes so reguladas por diferentes cdigos segundo a aplicao especfica. Como exemplo de cdigos e especificaes importantes ligados soldagem pode-se citar: ASME Boiler and Pressure Vessel Code (vasos de presso),

Normas e Qualificao em Soldagem - 2

API STD 1104, Standard for Welding Pipelines and Related Facilities (tubulaes e dutos na rea de petrleo),

AWS D1.1, Structural Welding Code (estruturas soldadas de ao carbono e de baixa liga),

DNV, Rules for Design, Construction and Inspecion of Offshore Structures (estruturas martimas de ao),

Especificaes diferentes de associaes como a International Organization for Standardization (ISO), American Welding Society (AWS), British Standard Society (BS), Deustches Institute fur Normung (DIN), Association Francaise de Normalisation (NF), Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), etc.

Estes cdigos e especificaes podem cobrir as mais diferentes etapas de soldagem incluindo, por exemplo, a especificao de material (metal de base e consumveis), projeto e preparao da junta, qualificaes de procedimento e de operador e procedimento de inspeo.

Para diversas aplicaes, as normas relevantes exigem que, antes da execuo da soldagem de produo, especificaes dos procedimentos que sero adotados para a sua execuo sejam preparadas e qualificadas. Este processo visa demonstrar que, atravs do procedimento proposto, soldas adequadas, de acordo com os requisitos colocados pela norma ou estabelecidos em contrato, possam ser obtidas. Alm disto, ele permite uniformizar e manter registro das condies especificadas de soldagem para controle do processo e eventual determinao de causas de falha. A Especificao de Procedimento de Soldagem (EPS) um documento no qual os valores permitidos de diversas variveis do processo esto registrados para serem adotados, pelo soldador ou operador de soldagem, durante a fabricao de uma dada junta soldada. Variveis importantes de um procedimento de soldagem e que, portanto, podem fazer parte de uma EPS incluem, por exemplo, a composio, classe e espessura do(s) metal(is) de base, processo(s) de soldagem, tipos de consumveis e suas caractersticas, projeto da junta, posio de soldagem, temperatura de pr-aquecimento e entre passes, corrente, tenso e velocidade de soldagem, aporte trmico, nmero aproximado de passes e tcnica operatria. Naturalmente, a forma exata de uma dada Especificao de Procedimento de Soldagem e

Normas e Qualificao em Soldagem - 3

as variveis por ela consideradas dependem da norma tcnica que est sendo aplicada. A figura 1 mostra um exemplo de formulrio para uma EPS.

Para que possa ser utilizada na produo, uma EPS deve ser antes qualificada. Para isto, amostras adequadas devem ser preparadas e soldadas de acordo com a EPS. Corpos de prova devem ser retirados destas amostras e testados ou examinados, os resultados destes devem avaliados e, com base nos requerimentos estabelecidos pela norma, projeto ou contrato, o procedimento deve ser aprovado ou rejeitado (neste caso podendo ser convenientemente modificado e testado novamente).

Os testes que sero realizados na qualificao de uma EPS, assim como o seu nmero, dimenses e posio no corpo de prova, dependem da aplicao e da norma considerada. Como testes, que podem ser requeridos, pode-se citar: Ensaio de dobramento, Ensaio de trao, Ensaio de impacto (ou outro ensaio para determinao de tenacidade), Ensaio de dureza, Macrografia, Ensaios no destrutivos (por exemplo, radiografia), e Testes de corroso.

Os resultados dos testes devem ser colocados em um Registro de Qualificao de Procedimento (RQP) o qual deve ser referido pela EPS, servindo como um atestado de sua adequao aos critrios de aceitao estabelecidos. Enquanto os originais da EPS e RQP devem permanecer guardados, cpias da EPS j qualificada devem ser encaminhadas para o setor de produo e colocadas prximas das juntas que sero fabricadas de acordo com a EPS. Durante a fabricao, os valores indicados na EPS devero ser seguidos. Inspees peridicas so realizadas para verificar que o mesmo est ocorrendo.

Dependendo do servio a ser executado, um grande nmero de juntas soldadas pode vir a exigir qualificao. Nestas condies, o processo de qualificao poder Ter um custo

Normas e Qualificao em Soldagem - 4

relativamente elevado e demandar um longo tempo para a sua execuo. Assim, a utilizao, quando possvel, de procedimentos de soldagem previamente qualificados, juntamente com a facilidade de acessar estes procedimentos (em um banco de dados) e selecion-los de acordo com os critrios dos cdigos que esto sendo usados, uma importante estratgia para manter a prpria competitividade da empresa. Existem disponveis atualmente programas de computador especficos para o armazenamento e seleo de procedimento de soldagem.

Para diversas aplicaes, o soldador (ou operador) precisa demonstrar, antes de poder realizar um dado tipo de soldagem na produo, que possui a habilidade necessria para executar aquele servio, isto , ele precisa ser qualificado de acordo com os requisitos de um dado cdigo. Para isto, ele dever soldar corpos de prova especficos, sob condies preestabelecidas e baseadas em uma EPS qualificada ou em dados de produo. Estes corpos de prova sero examinados para se determinar sua integridade e, desta forma, a habilidade de quem o soldou. Como impossvel avaliar o soldador em todas as situaes possveis de serem encontradas na produo, o exame de qualificao geralmente engloba uma determinada condio de soldagem e no uma situao especfica (tal como a qualificao para a soldagem em uma determinada posio com um dado processo). Segundo o cdigo ASME, as variveis que determinam a qualificao de um soldador so: Processo de soldagem, Tipo de junta, Posio de soldagem, Tipo de eletrodo, Espessura da junta, e Situao da raiz.

Ensaios comumente usados na qualificao de soldador (ou operador) incluem, por exemplo, a inspeo visual da junta, ensaio de dobramento, macrografia, radiografia e ensaios prticos de fratura. Os resultados dos testes de qualificao so colocados em um documento chamado Registro de Teste de Qualificao de Soldador, figura 2.

Normas e Qualificao em Soldagem - 5

Como no caso de procedimentos de soldagem, a manuteno de uma equipe de soldadores devidamente qualificada para os tipos de servios que a empresa realiza, um importante fator para manter a competitividade desta. Portanto, o desenvolvimento de programas para o treinamento e aperfeioamento constante da equipe de forma a atender as demandas dos diferentes cdigos e clientes no deve relegado a um segundo plano de prioridades.

As qualificaes de procedimento de soldagem e de soldador (ou operador) fazem parte do sistema de garantia da qualidade em soldagem. Este controle engloba diversas outras atividades apresentando uma maior ou menor complexidade em funo de cada empresa, seus objetivos e clientes e do servio particular. Em geral, trs etapas podem ser consideradas: 1. Controle antes da soldagem, que abrange, por exemplo, a anlise do projeto, credenciamento de fornecedores ou controle da recepo de material (metal de base e consumveis), qualificao de procedimento e de soldadores, calibrao e manuteno de equipamentos de soldagem e auxiliares. 2. Controle durante a soldagem, que inclui o controle dos materiais usados (ex.: controle da armazenagem e utilizao de eletrodos bsicos), da preparao, montagem e ponteamento das juntas e da execuo da soldagem. 3. Controle aps soldagem, que pode ser realizado atravs de inspees no destrutivas e de ensaios destrutivos de componentes selecionados por amostragem ou de corpos de prova soldados juntamente com a pea.

Normas e Qualificao em Soldagem - 6

ESPECIFICAO DE PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM (EPS) Nome da Companhia: ........................................................................................................................... EPS No: ...................... Data: ...../...../...... RQP correspondente(s): ..................................................... Processo(s) de soldagem: ..................................................... Tipo: ...................................................... (manual, semi-, automtico)

JUNTAS: Projeto da Junta: Cobre Junta (Sim/No): Material (tipo): Outro:

TRAT. TRMICO APS SOLDAGEM: Faixa de Temperatura: Tempo de permanncia: Outro:

METAIS DE BASE: Tipo: Anlise qumica: Faixa de espessura: Outro:

CARACTERSTICAS ELTRICAS: Corrente (CC/CA): Polaridade: Faixa de corrente: Tenso: Outro:

METAIS DE ADIO E FLUXOS: Classif. AWS: Marca comercial: Dimenses: Outro:

GS: Gs(es) de proteo: Composio (misturas): Vazo: Outro:

TCNICA: Dimenso do bocal: Dist. Bico de contato-pea: Limpeza inicial ou entre passes (escovamento, esmerilhamento, ...): Cordo (reto/tranado): Oscilao: Mtodo de goivagem: Nmero de passes (por lado):

Eletrodo (simples ou mltiplo): Velocidade de soldagem (faixa): Posio: Outro:

PR-AQUECIMENTO: Temperatura: Temp. entre passes: Outro:

Figura 1 Formulrio para Especificao de Procedimento de Soldagem, baseado parcialmente no Cdigo ASME, Seo IX. Este formulrio uma adaptao simplificada de uso apenas didtico. (Ver na prxima pgina o verso do formulrio)

Normas e Qualificao em Soldagem - 7

ESPECIFICAO DE PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM (verso)

DETALHES DA JUNTA:

Passe No

Processo

Metal de adio Classe Dimetro

Pol.

Corrente Faixa (A)

Faixa de Tenso (V)

Velocidade de Soldagem (mm/s)

Fig. 1 (Cont.) Face oposta de uma EPS.

Normas e Qualificao em Soldagem - 8

Registro de Teste de Qualificao de Soldador (Operador de Soldagem) Nome: ............................................................................... Identificao: ............................................. Processo de soldagem: ..................................................... Tipo: ........................................................... (manual, semi-auto., mecanizado) Posio: .......................................................... (plana, horizontal, vertical up ou down, sobre-cabea) De acordo com EPS No: ........................................................................................................................ Tipo de material: .................................................................................................................................... Dimetro e espessura (tubo) ou espessura da junta: .............................................................................. Faixa de espessuras qualificada: ............................................................................................................ METAL DE ADIO Especificao: ...................................... Classificao: ..................................... F no: .......................... Descrio (se no for coberto por norma): ............................................................................................ ................................................................................................................................................................ Nome(s) comercial(is): .......................................................................................................................... Cobre-Junta (Sim/No): ........................................................................................................................ Tipo Resultado de Teste de Dobramento Guiado Resultado Tipo Resultado

Laboratrio: ............................................................. Teste no: .............................................................. Responsvel: .......................................................................................................................................... Resultados de Teste de Solda de Filete Aparncia: ............................................................... Tamanho do filete: .............................................. Macrografia: .......................................................................................................................................... Laboratrio: ............................................................. Teste no: .............................................................. Responsvel: .......................................................................................................................................... Filme Ident. Resultados Resultados de Teste Radiogrfico Observaes Filme Resultados Ident. Observaes

Teste acompanhado por: ......................................... Teste no: ............................................................... Fabricante ou contratante: .................................................................................. Autorizado por: ...................................................................... em: ....../....../...... Figura 2 Exemplo (simplificado) de um formulrio para qualificao de soldador.
Normas e Qualificao em Soldagem - 9

You might also like