You are on page 1of 70

CENTRO UNIVERSITRIO NEWTON PAIVA Ncleo de Bibliotecas

CENTRO UNIVERSITRIO NEWTON PAIVA Ncleo de Bibliotecas

MANUAL PARA ELABORAO E APRESENTAO DOS TRABALHOS ACADMICOS: padro Newton Paiva

MANUAL PARA ELABORAO E APRESENTAO DOS TRABALHOS ACADMICOS: padro Newton Paiva

Belo Horizonte 2010

BELO HORIZONTE Atualizao janeiro 2010


Este texto poder ser impresso para uso individual. Fica vetado sua reproduo e distribuio

AGRADECIMENTO

APRESENTAO

Agradecemos Pr-reitoria Acadmica que nos incentivou, ofereceu espao e estimulou o dilogo entre o Ncleo de Bibliotecas e o corpo docente, e a este que muito contribuiu pra o aprimoramento do nosso trabalho com suas crticas e sugestes.

com satisfao que oferecemos Comunidade do Centro Universitrio Newton Paiva esta reviso do Manual Normativo que regulamenta a apresentao de Trabalhos Acadmicos em nossa Instituio.

Ele o resultado de um longo trabalho, que envolveu os bibliotecrios do Ncleo de Bibliotecas e est de acordo com as verses mais recentes das Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), rgo responsvel, no Brasil, por traduzir e adaptar, para o portugus, as normas estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO).

Nos casos omissos, no relatados na ABNT, recorreu-se a outras normas consagradas pelo uso e registradas na literatura sobre o assunto.

Nossa expectativa que esta publicao seja de grande utilidade para o corpo docente e discente, a fim de auxili-los na apresentao de seus trabalhos de forma clara, concisa, precisa e padronizada, j que este Manual ser comum a todos os cursos do Centro Universitrio Newton Paiva.

SUMRIO

1 TRABALHOS ACADMICOS ________________________________________ 6 1.1 Trabalho de concluso de curso TCC graduao e ps-graduao ____ 6 1.3 Etapas para a elaborao de um trabalho acadmico, seja da graduao ou da ps-graduao __________________________________________________ 9 2 APRESENTAO GRFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO _________________________________________________________________ 11 2.1 Formatao grfica _____________________________________________ 12 3 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADMICOS ________________________ 32 3.1 Elementos Pr-Textuais __________________________________________ 37 3.1.1Elementos pr-textuais especficos para Artigos cientficos _______________ 52 3.2 Elementos textuais ______________________________________________ 53 3.2.1 Elementos textuais especficos para Projeto __________________________ 54 3.3 Elementos ps-textuais __________________________________________ 59 3.3.1 Elementos ps-textuais especficos para Artigos cientficos ______________ 61 4 CITAOES ______________________________________________________ 63 4.1 Tipos de citaes _______________________________________________ 63 4.2 Supresses ou interrupes ______________________________________ 76 4.3 Acrscimos, comentrio e interpolao_____________________________ 76 4.4 Traduo, nfase ou destaque ____________________________________ 76 4.5 Informaes verbais (palestras, debates, comunicaes etc.) __________ 77 4.6 Informaes eletrnicas _________________________________________ 78 5 NOTAS DE RODAP ______________________________________________ 80 5.1 Expresses latinas, termos e abreviaturas utilizados em notas de rodap 82 6 REFERNCIAS ___________________________________________________ 86 6.1 Regras gerais de apresentao ___________________________________ 86 6.2 Elementos que compem as referncias ____________________________ 89 6.3 Apresentao das referncias ____________________________________ 97 6.3.1 Livros ________________________________________________________ 97 6.3.2 Monografias, dissertaes, teses e trabalhos de concluso de curso TCCs 99 6.3.3 Congressos, conferncias, encontros e outros eventos cientficos. _______ 100 6.3.4 Documento jurdico ____________________________________________ 101

6.3.5 Jurisprudncia ________________________________________________ 102 6.3.6 Doutrina _____________________________________________________ 104 6.3.7 Bblia _______________________________________________________ 104 6.3.8 Escritos mimeografados ou xerocopiados ___________________________ 105 6.3.9 Entrevistas___________________________________________________ 105 6.4 Partes de publicaes avulsas ___________________________________ 106 6.4.1 Captulos de livros _____________________________________________ 106 6.4.2 Partes isoladas (pginas) _______________________________________ 107 6.4.3 Trabalhos apresentados em congressos ou outro evento _______________ 107 6.4.4 Verbetes de enciclopdias e dicionrios ____________________________ 108 6.4.5 Publicaes peridicas consideradas no todo (Revistas, Jornais, Anurio, Boletim) _________________________________________________________ 109 6.4.6 Partes de publicaes peridicas _________________________________ 110 6.4.7 Referncias de materiais especiais ________________________________ 113 6.4.8 Material cartogrfico (Atlas, globos, mapas, fotografias areas) __________ 114 6.4.9 Documento sonoro no todo (discos, CD, fita cassete, entre outros) _______ 115 6.4.10 Documento de acesso exclusivo em meio eletrnico _________________ 116 6.4.11 Documento com dados especiais ________________________________ 118 6.4.12 Materiais especiais tridimensionais _______________________________ 120 6.4.13 Materiais iconogrficos ________________________________________ 122 REFERNCIAS ___________________________________________________ 126 GLOSSRIO _____________________________________________________ 128 ANEXO _________________________________________________________ 132 NDICE __________________________________________________________ 135

1 TRABALHOS ACADMICOS

estudos ou pesquisas de forma sucinta e completa, o que viabiliza a repetio da experincia pelo leitor. Para NBR 6022, o artigo pode ser:

Trabalho acadmico de acordo com a NBR-14724 (2005, p. 3) :


o documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador. Artigo original ou divulgao: apresenta temas originais abrangendo os mais variados aspectos, podendo ser relatos de caso, comunicao ou notas prvias; Artigo de reviso: analisa e discute informaes j publicadas, revises bibliogrficas etc. apresenta argumentos favorveis ou contrrios a uma opinio.

Os trabalhos acadmicos dividem-se da seguinte forma: trabalhos relativos graduao, segundo a NBR 14724 atribui a denominao de: Trabalho de concluso de curso TCC.

Monografia: No sentido etimolgico, monografia resulta dos termos: monos (um s) e graphein (escrever), ou seja, escrever a respeito de um nico assunto.

Trabalhos relativos ps-graduao (aperfeioamento, especializao, mestrado e doutorado).

Na definio da ABNT monografia : Documento que apresenta descrio exaustiva de determinada matria, abordando aspectos cientficos, histricos, tcnicos, econmicos, artsticos, etc.

1.1 Trabalho de concluso de curso TCC graduao e ps-graduao Projeto

Artigo

De acordo com Houaiss (2001, p. 2.308), o termo projeto definido como ideia, desejo, inteno de fazer ou realizar algo no futuro.

A norma NBR 6022 define o artigo cientfico como parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento (ABNT, 2003, p.2).

Em geral, os projetos renem um conjunto de elementos para estruturar um plano de execuo e operacionalizar a aplicao de recursos de qualquer natureza para a produo de bens e servios (FRANA, 2007, p.78)

Ao submeter um artigo aprovao de uma revista, o autor deve consultar as normas editoriais adotadas pela revista, normalmente apresentados no final do peridico.

Diante disso, pode-se ento compreender um projeto, sendo um roteiro de aplicao de recursos humanos, materiais e financeiros, dentro de um perodo pr-definido de tempo, com o intuito de alcanar objetivos tangveis e nicos.

De acordo com Lakatos e Marconi (1991), os artigos cientficos so pequenos estudos publicados em peridicos especializados que apresentam resultados de

Relatrio de estgio

1.3 Etapas para a elaborao de um trabalho acadmico, seja da graduao ou da ps-graduao

o documento que visa apresentar todas as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participao em situaes reais de trabalho, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, sob responsabilidade e coordenao da instituio de ensino. Para elaborao da monografia, primeiro passo definir a ideia, um problema, uma questo, um tema ou assunto, sobre o qual ser centrada sua investigao. Para o sucesso da sua pesquisa, concorrem, o interesse, suas preferncias pessoais, sua Nele o discente deve apresentar, de forma detalhada, a descrio do local onde foi realizado o estgio, o perodo de durao e as atividades desenvolvidas. formao acadmica, seus conhecimentos prvios, bem como a originalidade e a utilidade do tema. Definio do tema

Dissertao

Levantamento bibliogrfico

A dissertao o trabalho final do curso de mestrado. Segundo a NBR-14724 (2005, p.2):


Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato, feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando a obteno do ttulo de mestre.

Tem por objetivo situ-lo quanto ao assunto escolhido atravs da reviso de literatura, momento em que voc passa a ter conhecimento de outros trabalhos j publicados na rea. Para tanto, so utilizadas obras de referncia, catlogos de bibliotecas, catlogos coletivos, ndices de peridicos, bases de dados nacionais e internacionais, redes eletrnicas de comunicao, enfim, todas as fontes disponveis para se ter acesso informao desejada.

Obteno do material Tese Aps o levantamento bibliogrfico, ser necessrio que voc obtenha o material A tese exigida como requisito para o ttulo de doutor. Seu objetivo demonstrar a capacidade do autor em colaborar com o progresso da cincia. para leitura. Esse material pode ser obtido atravs de bases de dados que possibilitam o acesso ao documento completo, bibliotecas digitais, por meio de servios de comutao bibliogrfica e na Biblioteca da sua Instituio. Segundo a NBR 14724 (2005, p.3) tese o: Leitura do material obtido
Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa a obteno do ttulo de doutor, ou similar.

A Leitura deve ser cuidadosa, anotando tudo que considerar relevante para o trabalho e sobretudo a referncia (autor, ttulo, local de publicao, editora e data em se tratando de livros e trabalhos acadmicos; autor, ttulo do artigo, ttulo do

10

11

peridico, nmero do volume e do fascculo, paginao e ano de publicao, nos casos de artigos de peridicos).

2 APRESENTAO GRFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO

A preparao de um trabalho de concluso de curso (TCC) seja ele uma pesquisa, um artigo, um relatrio cientfico ou de atividades, um projeto tcnico, uma monografia, uma dissertao ou uma tese, no pode prescindir de uma adequada apresentao grfica.

O aspecto visual dos trabalhos apresentados, a esttica e a correta utilizao de capas, papel, impresso, margens, diagramao, espacejamentos e numeraes constituem elementos importantes para a avaliao do trabalho, tanto quanto o contedo propriamente dito.

Por esses motivos, ao elaborar a apresentao escrita de qualquer tipo de trabalho, o acadmico do Centro Universitrio Newton Paiva deve-se seguir as normas apresentadas neste manual.

12

13

2.1 Formatao grfica

Margens
Exemplos:

Suporte fsico / impresso e cpia do trabalho

Formato Impresso

Tipo de cor do papel anverso da folha.

A4 (21 X 29,7), na cor branca

Encadernao

Pginas grampeadas na margem esquerda, com fixadores de pginas ou com espiral; Capa dura, na cor definida pela coordenao do curso (apenas para trabalhos de concluso de curso e monografias).

Formato Eletrnico (Este formato o padro recebido pelas bibliotecas)

CD-ROM/R Acondicionado em caixa de acrlico ou plstica

Arquivo PDF

Formulrio Exigido na entrega de trabalhos Biblioteca. Ver anexo A.

Etiqueta

Ver anexo B

Capa do trabalho, anverso da folha

Ver anexo C.

14

15

Fonte Formatao da Fonte

Espacejamento

Entrelinhas em todo o texto


Fonte Arial

Espao 1,5 entrelinhas

(inclusive capa, folha de rosto, folha de aprovao etc.).

Estilo da fonte

Normal

Usar no:

Tamanho da fonte na capa

14 para o ttulo (CAIXA ALTA e NEGRITO) 12 para as demais informaes (NEGRITO)

resumo do trabalho; nas citaes com mais de trs linhas;

Tamanho da fonte na folha de rosto

14 para o ttulo (CAIXA ALTA e NEGRITO) 14 para subttulo (Minsculo, negrito, centralizado). 12 para as demais informaes 10 para a nota de apresentao

notas de rodap; entre as linhas de uma referncia; Espao simples entrelinhas

legendas das ilustraes e tabelas;

Tamanho

da

fonte

na

Ficha

10

Catalogrfica

ficha catalogrfica; natureza do trabalho,

Tamanho da fonte no texto

12

objetivo, nome da instituio a que submetida e a rea

Tamanho da fonte em: citao, com mais de trs linhas; nota de rodap; paginao e legenda das ilustraes e/ou das tabelas

10

de concentrao.

Entre as referncias

Espao simples entre linhas e dois espaos simples para separar as referncias.

Entre os ttulos das sees


Cor da fonte (texto) Preta

Devem comear na parte superior da mancha e devem ser separados por dois espaos de 1,5 do texto que os sucede.

primrias

Cor da fonte (ilustraes)

A critrio do autor

Estilo de sublinhado

(nenhum)

Efeitos

(nenhum)

16

17

Pargrafo
Modelo:

A NBR 14724 (ABNT, 2005) apresenta duas opes de pargrafos para o trabalho, o tradicional e o moderno. Para a padronizao dos trabalhos a Newton Paiva optou pelo pargrafo moderno, onde o texto todo digitado justificado. Veja formatao a seguir.

Deve-se utilizar a mesma margem para todo o texto, sem recuo de pargrafo, de modo que o texto seja apresentado em bloco. O espacejamento entre os pargrafos so de dois espaos 1,5 entre eles. Ou seja, um espao separando e o outro iniciando o prximo pargrafo.

Modelo:

Entre ttulos das subsees

Separados do texto que os precede e sucede por dois espaos 1,5.

Modelo:

18

19

Modelo para configurao dos pargrafos:

Quando for necessrio enumerar os diversos assuntos de uma seo ou subseo que no possua ttulo, ela dever ser subdividida em alneas, cuja disposio grfica obedea s seguintes regras: a) o trecho final do texto correspondente, anterior s alneas, termina em dois pontos; b) as alneas so ordenadas alfabeticamente; c) as letras indicativas das alneas so reentradas, 1,25cm, em relao margem esquerda; d) o texto da alnea comea com letra minscula e termina em ponto e vrgula, exceto a ltima alnea, que termina em ponto final. Nos casos de siglas, abreviaturas e nomes prprios, deve-se usar letras maisculas; e) as alneas podem ser subdivididas em subalneas, que devem comear por um hfen ou outro padronizado no trabalho, colocado sob a primeira letra do texto da alnea correspondente, dele separadas por um espao; f) as linhas seguintes do texto comeam sob a primeira letra do prprio texto.

Paginao Formatao da alnea Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas Recuo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Modelo:

sequencialmente, mas somente a partir da primeira folha do texto, ou seja, na pgina da Introduo que a numerao apresentada.

Formatao do nmero de pgina

Algarismo

Arbico

Tamanho da fonte

10

Localizao

Canto superior direito da folha, a 2 cm da borda.

20

21

Modelo:

Canto superior direito.

ESTRUTURA

primeira diviso de um texto = seo primria = captulos. Sempre iniciam uma nova pgina a cada novo ttulo;

cada captulo pode ser dividido em sees secundrias; essas, em tercirias, e assim por diante, em sees quaternrias e quinarias.

Modelo:

Numerao progressiva

O objetivo da numerao progressiva das sees de um documento proporcionar o desenvolvimento claro e coerente do texto em uma estrutura hierrquica, facilitando tambm a localizao de cada uma de suas partes.

A numerao progressiva dever ser aplicada nas divises do texto e na representao dessas divises, no sumrio.

22

23

Ttulos sem indicativo numrico

Exemplos:

Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) Os ttulos sem indicativo numrico, como o prefcio, agradecimentos, lista de ilustraes, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos, resumo, sumrio, referncias e outros, devem ser centralizados na pgina e em negrito. no se usa plural para as formas abreviadas das palavras;
Modelo:

Ministrio de Educao (MEC)

Centralizado, caixa alta e negrito.

Exemplos:

Editores: ed.

Organizadores: org.

no se abreviam nomes geogrficos, a no ser quando se tratar de abreviaturas universalmente aceitas, como EUA ou USA (Estados Unidos);

quando em pequeno nmero, podem ser registradas no prprio texto, separadas por um hfen, da forma do extenso, e no necessria a elaborao de listas, pode-se mencionar apenas as siglas nas citaes posteriores;

Exemplos:

Abreviaturas e siglas

Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT

Quando uma sigla ou abreviatura for apresentada pela primeira vez no texto, devese escrev-la por extenso, de forma completa e, na sequncia, deve-se inserir a sigla ou abreviatura entre parnteses. Nas prximas ocorrncias, usa-se apenas a sigla.

Ministrio de Educao - MEC

havendo mais de cinco ocorrncias de siglas no texto, recomenda-se a elaborao de Lista para as mesmas, contendo as siglas e suas respectivas designaes, em ordem alfabtica.

24

25

Modelo:

As ilustraes devem ser relacionadas em lista prpria, antes do sumrio, o ttulo deve ser centralizado e a pgina deve ser contada, mas no numerada.

As ilustraes podem ser divididas em trs grupos: figura, tabelas, quadros e grficos.

Figuras

As ilustraes (fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, mapas, plantas e outros) so designadas e mencionadas no texto sempre como figuras. Podem ser citadas no texto ou no final da frase, entre parnteses.

Exemplos:

As formas abreviadas de nomes (abreviaturas e siglas) so usadas para evitar a repetio de palavras e expresses frequentemente utilizadas no texto.
FIGURA 1 Fachada da Newton Paiva Carlos Luz 800 Fonte: http://www.newtonpaiva.br/newtonParaVoce/Default.aspx?uid=11

Ilustraes

Qualquer ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas e outros) deve ser inserida o mais prximo possvel do texto a que se refere, numerada sequencialmente no texto, acompanhada de sua identificao na parte inferior, devendo conter a palavra designativa Figura, o nmero de ocorrncia no texto, seguido de hfen e do seu ttulo; na linha abaixo, deve conter a palavra Fonte, seguida da referncia.
FIGURA 2 Classificao de clientes do CRM Fonte: Peppers & Rogers Group, 2004, p. 25.

26

27

Usa-se a abreviatura FIG. sempre no singular, mesmo quando referir a mais de uma figura. Ex. FIG. 1 e 2.

a) nota de fonte: designa a origem dos dados que constam na tabela, devendo indicar a referncia abreviada do documento original; b) notas gerais: registram observaes ou comentrios para conceituar ou

Exemplo:

esclarecer o contedo das tabelas, o critrio adotado no levantamento dos dados, ou o mtodo de elaborao das estatsticas derivadas; c) notas referentes a uma parte especfica da tabela: smbolos, frmulas e outros. Sempre que possvel, a tabela deve conter a data em que foram colhidos os dados. No caso de ter ocorrido alterao dos dados da fonte original, identificar o responsvel em nota geral ou especfica.

Segue normas para formatao:


Deve ser digitado em fonte tamanho 10, em negrito, localizado acima da tabela ou quadro. Caso excedam a uma linha, elas devem seguir alinhamento da primeira palavra do ttulo. Apenas as palavras TABELA e QUADRO devem ser grafadas em caixa alta. Para as tabelas, o ttulo deve responder s perguntas o que

Ttulo

Tabelas e Quadros

(para indicar o assunto do qual a tabela trata), quem (para indicar quem elaborou a tabela) e onde (que indica o documento do qual ela foi retirada).

As tabelas so usadas para a apresentao de dados estatsticos de forma resumida, com o objetivo de demonstrar resultados numricos analisados no trabalho. Para elaborar e apresentar a tabela ou quadro seguido o padro da norma de apresentao tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 1993).

Contedo

Deve ser digitado no corpo da Tabela ou Quadro, em fonte tamanho 10. O alinhamento deve ser centralizado, caso o contedo seja numrico, e alinhado esquerda, caso seja textual.

Notas explicativas Nota de fonte

Devem ser colocadas na parte inferior da tabela ou quadro e digitadas em fonte tamanho 10. Abaixo da TABELA ou QUADRO, deve conter a palavra Fonte, seguida da referncia. Quando se tratar de uma adaptao informar a referncia seguida da expresso adaptao do autor.

tabelas informaes tratadas estatisticamente; quadros contm informaes textuais agrupadas em colunas.

Notas de rodap das tabelas e dos quadros: normalmente as tabelas e os quadros contm em sua base algumas notas que podem ser:

28

29

Tabelas e quadros devem ser numerados sequencialmente no texto, acompanhados de sua identificao. O ttulo aparece na parte superior, seguido de seu nmero em algarismo arbico.

Exemplo:
TABELA 1 - Casos registrados de intoxicao humana, segundo a causa determinante. Brasil, 1993 Causa Frequncia 29.601 2.604 7.965 3.735 1.959 1.103 45.974 Frequncia relativa 64.23 5.64 17.32 8.12 4.26 2.10 101.97

Tanto as tabelas quanto os quadros devem ser inseridos o mais prximo possvel do texto a que se referem.

Acidente Abuso Suicdio Profissional Outros Ignorada

Na construo de tabelas e quadros, usam-se as seguintes orientaes na formatao dos mesmos:

dois traos duplos horizontais, o primeiro para separar o topo e o segundo para separar o rodap; trao simples vertical, separando as colunas indicadoras das demais e essas entre si; no caso de uma linha representar uma soma ou total, dever ser destacada tipograficamente; tanto o quadro quanto a tabela no devem ser fechados lateralmente, tampouco se colocam horizontais separando os dados numricos.

Total Fonte: Vieira, 1999, p.100.

Exemplo:
TABELA 2 Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa Caf da manh Alimento Mamo formosa Mamo papaya Melo Unidade uma fatia mdia meia uma fatia um um uma fatia mdia uma fatia mdia uma colher de sopa uma colher de sopa um copo mdio uma um copo grande um copo grande um copo grande uma xcara uma xcara Peso (g) 80 130 100 60 50 25 25 25 25 200 ml 10 250 ml 250 ml 250 ml 50 ml 50 ml Calorias 54 88 30 75 135 61 81 75 45 128 31 90 152 135 33 3

As tabelas devem ser abertas lateralmente, com traos verticais separando colunas de dados, e devem conter traos horizontais separando o cabealho e rodap, sem linhas de separao de dados.

Po de queijo Po francs Queijo minas Queijo muzzarela Requeijo Requeijo light Suco de laranja Torrada Leite desnatado Leite integral Leite semidesnatado Caf com acar Caf sem acar

30

31

Fonte: Zero Hora/Agncia RBS, adaptao do autor, 2009.

Exemplos:

Exemplo:
QUADRO 1 Sistema educacional brasileiro no ano de 2003

O Sistema Educacional Brasileiro Educao infantil Destinada s crianas de 0 a 6 anos de idade. Compreende creche e pr-escola Ensino fundamental (1 grau) Abrange a faixa etria de 7 a 14 anos e com durao de 8 anos. Ensino mdio (2 grau) e mdio profissionalizante Durao varivel entre 3 e 4 anos Ensino superior Compreende a graduao e a ps-graduao. Os cursos da graduao tm durao de 4 a 6 anos. Na ps-graduao, a durao varia de 2 a 4 anos. Fonte: IBGE, 2004.
14% 5% 6% 3% 11%

GRFICO 1 Distribuio dos produtos Fonte: Dados da pesquisa realizada pelo autor, 2009.

61%

Grficos
Revista Internet Rdio Jornal Outdoor TV

Depois de sintetizados em tabelas, os dados podem ser apresentados em grficos, com a finalidade de proporcionar ao interessado uma viso rpida do comportamento do fenmeno. Serve para representar qualquer tabela de maneira simples, legvel e interessante, tornando claros os fatos que poderiam passar despercebidos em dados apenas tabulados.

GRFICO 2: Em que mdia anunciar para vender um produto. Fonte: Desenvolvido pela autora, 2008.

Orientaes:

ttulo precedido da palavra GRFICO em letras maisculas; numerados com algarismos arbicos; as orientaes relativas s figuras tambm se aplicam aos grficos.

32

33

3 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADMICOS

Monografias = TCCs

Compreende os elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos pstextuais.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS - Capa - Texto

ELEMENTOS TEXTUAIS

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS - Referncias

Os elementos apresentados abaixo, em negrito, so obrigatrios publicao; os demais so opcionais.

- Folha de rosto - Errata - Dedicatria - Agradecimentos

Introduo Desenvolvimento Consideraes finais

- Glossrio - Apndice e anexos - ndices

Artigo

- Epgrafe - Resumo na lngua do texto - Resumo em lngua

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS -Cabealho Ttulo: subttulo (se houver) - Texto

ELEMENTOS TEXTUAIS

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS - Ttulo e subttulo (se houver) em lngua estrangeira

estrangeira - Listas (ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos) - Sumrio

- Desenvolvimento - Autor(es) - Concluso - Credenciais dos autores - Resumo na lngua do texto - Palavras-chave na lngua do texto

- Resumo em lngua estrangeira - Palavras-chave em lngua estrangeira - Notas explicativas - Referncias - Glossrio - Apndice e anexos - Agradecimentos

34

35

Projetos cientficos

Relatrios

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS - Capa - Folha de rosto - Listas (ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos) - Sumrio - Texto

ELEMENTOS TEXTUAIS

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS - Referncias

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS - Capa - Folha de rosto - Prefcio ou apresentao - texto

ELEMENTOS TEXTUAIS

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS - Anexo(s) e apndice(s)

Introduo Justificativa Objetivo geral Objetivo especfico Referencial terico Metodologia Recursos Cronograma

- Glossrio - Apndice e anexos

Introduo Discusso Concluses e recomendaes

- Agradecimentos - Referncias - Glossrio - ndice - Ficha de identificao

- Resumo - Listas de: ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos - sumrio

36

37

Dissertaes e Teses

3.1 Elementos Pr-Textuais

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS - capa - lombada - folha de rosto - folha de aprovao - dedicatria - agradecimentos - epgrafe - resumo na lngua do texto - resumo em lngua estrangeira - listas (ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos) - sumrio - texto

ELEMENTOS TEXTUAIS

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS - referncias

Elementos que antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho.

Introduo Desenvolvimento Consideraes finais ou concluso

- glossrio - apndice e anexos - ndices

Capa (Obrigatrio) Trata-se da proteo externa do trabalho. Ela deve apresentar elementos indispensveis que identificam a obra.

NOME DA INSTITUIO NOME DA FACULDADE CURSO NOME DO AUTOR TTULO subttulo LOCAL (cidade) DA INSTITUIO MS / ANO DE ENTREGA

CAIXA ALTA, negrito, centralizado, tamanho 12 CAIXA ALTA, negrito, centralizado, tamanho 12 CAIXA ALTA, negrito, centralizado, tamanho 12 CAIXA ALTA, negrito, centralizado, tamanho 12 CAIXA ALTA, negrito, centralizado, tamanho 14 Sem caixa alta, negrito, centralizado, tamanho 14 CAIXA ALTA, negrito, centralizado, tamanho 12

CAIXA ALTA, negrito, centralizado, tamanho 12

38

39

Modelo capa:

Folha de rosto (obrigatrio)

Como a capa, a folha de rosto deve conter os dados necessrios identificao da obra.

Nome da Instituio Nome da Faculdade Curso Autor

Nome do autor

Iniciais em maisculas; centralizado; negrito; Tamanho 12; Espacejamento 1,5.

TTULO PRINCIPAL DO TRABALHO

Caixa alta; centralizado; negrito; Tamanho 14; Espacejamento 1,5.

Subttulo

(se

houver)

deve

ser

Iniciais em maisculas; centralizado; negrito; Tamanho 14; Espacejamento 1,5. Sem caixa alta; justificado; sem negrito; Tamanho 10; Espacejamento simples; Recuo esquerdo de aproximadamente 8 cm; Destaque ao orientador.

precedido de dois-pontos, evidenciando a sua subordinao ao ttulo principal; Nota de apresentao

Ttulo: subttulo

- natureza (relatrio, tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros); - nome do curso, faculdade e instituio a que submetido; - objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); - rea de concentrao; - nome do orientador e do co-orientador (se houver);

Local Ano de depsito

Local (cidade) da instituio

Caixa alta; centralizado; negrito; Tamanho 12; Espacejamento 1,5.

Ms/Ano de entrega

Caixa alta; centralizado; negrito; Tamanho 12; Espacejamento 1,5.

40

41

Modelo folha de rosto:

Verso da folha de rosto (obrigatrio apenas para dissertaes e teses)

Autor

Deve conter a ficha catalogrfica, conforme o Cdigo de Catalogao Anglo Americano AACR2 vigente. Em caso de dvida na elaborao da ficha catalogrfica, procure o Bibliotecrio de sua Unidade.

Ttulo: subttulo

Modelo verso folha de rosto:

Nota de dissertaes ou tese

Local Ano de depsito

42

43

Folha de aprovao Dedicatria (opcional) Folha que contm os elementos essenciais aprovao do trabalho, deve conter: a) nome do autor; b) ttulo principal do trabalho; c) subttulo (se houver), deve ser precedido de dois-pontos, evidenciando a sua subordinao ao ttulo principal; d) nota de apresentao: - natureza (relatrio, tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros); - nome do curso, faculdade e instituio a que submetido; - objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); - nome do orientador e do co-orientador (se houver); e) local (cidade) da instituio; ms/ano de entrega; f) rea de concentrao;
Modelo dedicatria:

Texto, de at 5 linhas, em que o autor dedica ou presta homenagem a algum, devendo ser inserido no canto inferior direito. No colocado ttulo DEDICATRIA na pgina.

g) data da aprovao, nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituies a que pertencem (inseridos aps a aprovao do trabalho).
Modelo folha de aprovao:

Dica: Arial, tamanho 12, itlico, recuo esquerdo 8 cm.

44

45

Agradecimentos (opcional) Texto, sem limite de linhas, com a mesma formatao dos elementos textuais, em que o autor expressa sua gratido a quem colaborou para a elaborao do trabalho, sendo este pessoa ou instituio, devendo ser mencionados hierarquicamente. Na pgina colocado o ttulo AGRADECIMENTO, centralizado, em negrito, caixa alta.

Epgrafe (opcional) Citao de uma frase ou pensamento, de at 5 linhas, relacionado com o tema do trabalho, devendo conter a indicao de autoria, e ser inserido no canto inferior direito. No colocado o ttulo EPGRAFE na pgina.

Modelo epgrafe: Modelo agradecimento:

Ttulo

Texto

Dica: Arial, tamanho 12, itlico, recuo esquerdo 8 cm.

46

47

Resumo na lngua do texto (obrigatrio) Constitudo de uma sequncia de frases concisas e objetivas, em que sero apresentados sucintamente o objetivo, mtodo, resultado e concluso do trabalho. Deve conter at 500 palavras, ser digitado com espacejamento simples e ser seguido da expresso: Palavras-chave, separadas por ponto.

Importante: Quando o trabalho trouxer um pequeno nmero de ilustraes de tipos variados (tabelas, figuras e quadros) voc pode reuni-las numa lista nica. Segue modelo da lista de ilustraes de forma genrica.

Modelo lista de ilustraes:

O resumo no deve conter citaes, enumerao de tpicos, abreviaturas, smbolos, frmulas, equaes e diagramas, comentrios, crticas e julgamentos pessoais do autor. Ttulo

Listas

Cada tipo de lista (ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas etc.) deve ser inserida em uma pgina, individualmente. Elas relacionam os elementos ilustrativos ou explicativos, contidos no trabalho. Dependendo da caracterstica do documento, podem ser includas as seguintes listas:
Ilustraes de diferentes tipos.

lista de ilustraes; lista de tabelas; lista de abreviaturas e siglas.

Lista de ilustraes

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu tipo e com a indicao da pgina onde esto localizadas. Essa lista contm a relao de grficos, quadros, frmulas, lminas ou figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias).

48

49

Lista de tabelas

Lista de abreviaturas e siglas

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero de pgina.

Consiste em uma relao, organizada alfabeticamente, das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguida das palavras ou expresses correspondentes, grafadas por extenso. Recomenda-se a elaborao de listas separadas para abreviaturas e

Modelo lista de tabelas:

siglas.

Lista de smbolos

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

Sumrio (obrigatrio)

Enumerao das divises, sees e outras partes de uma publicao, na mesma ordem e grafia em que se apresentam no corpo do trabalho, acompanhado do respectivo nmero de pginas. A seo ou subseo que estiver grafada em negrito no texto dever tambm ser grafada em negrito no sumrio (toda a linha correspondente, inclusive os pontinhos e o nmero da pgina). Usa-se o termo sumrio (e no a palavra ndice ou lista) para designar essa parte.

50

51

Formatao das sees:

Modelo sumrio:

52

53

Palavras-chave na lngua do texto: devem ser apresentadas logo aps o resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto. Devem ser usados palavras ou termos que representem o contedo do artigo.

3.2 Elementos textuais

Parte do trabalho em que exposta a matria. Deve obedecer a seguinte ordem: Introduo, Desenvolvimento e Concluso, dividindo-se em sees e subsees conforme a natureza do assunto tratado na publicao. Utiliza-se a numerao progressiva estabelecido pela Norma. Este o padro para todos os trabalhos 3.1.1Elementos pr-textuais especficos para Artigos cientficos acadmicos. Introduo Parte inicial do texto, na qual devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do Ttulo e subttulo (se houver): devem ser impressos no alto da pgina, centralizados, o ttulo deve ser separado do subttulo por dois pontos ou diferenciado tipograficamente e na lngua do texto. trabalho. Desenvolvimento Parte principal do texto em que o tema do trabalho ser exposto. Divide-se em sees/captulos e subsees/subttulos que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo.

Os elementos pr-textuais devem ser apresentados na primeira folha do artigo seguindo a disposio abaixo.

Autoria: nome completo do(s) autor(es) na forma direta logo abaixo do ttulo. Em nota de rodap indicada por asterisco na pgina principal devem ser indicadas as credenciais, nome da instituio a que pertence, endereo de contato e endereo eletrnico.

Resumo: apresenta de forma concisa os objetivos, a metodologia, os resultados e concluses do trabalho com redao entre 100 e 250 palavras. A norma NBR 6028 recomenda a redao usando o verbo na terceira pessoa do singular na voz ativa, pargrafo nico, digitado em espao simples ou 1,5 entrelinhas (seguir orientaes do editor).

54

55

Concluso Parte final do texto, na qual se apresentam dedues correspondentes aos objetivos ou hipteses apresentados na introduo. No se permite a incluso de dados novos nesse captulo, somente a sntese final do trabalho.

Objetivos (para qu?) Nesta parte o autor do projeto informa as suas pretenses com a pesquisa. aqui que ele define, esclarece e informa os focos de interesse. Os objetivos dividem-se em geral e especficos. Objetivo geral

3.2.1 Elementos textuais especficos para Projeto O objetivo geral determina o que o pesquisador quer atingir com a realizao do A introduo (o qu?) Os elementos textuais devem ser constitudos de uma parte introdutria, na qual se expe o contedo, o problema a ser abordado, bem como a(s) hipteses, quando couberem. Os objetivos especficos indicam quais os resultados esperados que podem contribuir para a resoluo do problema proposto. na introduo que se apresenta o tema. Ele pode surgir de uma curiosidade cientfica, de uma dificuldade prtica ou at mesmo em desafios encontrados na leitura de trabalhos desenvolvidos por outros autores. Uma sugesto para se definir os objetivos especficos coloc-los comeando com o verbo no infinitivo: esclarecer; definir; procurar; permitir, demonstrar etc. Referencial terico ou reviso de literatura O tema tambm pode surgir da necessidade de solucionar problemas, inclusive so neles que surgem grandes projetos. Justificativa (porqu?) A justificativa de um projeto dever apresentar as razes por que se busca realizar tal pesquisa, sendo complementada pelo problema, que uma pergunta ainda sem resposta. A Justificativa exalta a importncia do tema a ser estudado, ou ainda a necessidade de se levar a efeito tal estudo. Nesta etapa, muito importante informar, por meio das citaes, os princpios conceituais por parte dos autores, teorias ou proposies sobre as quais recai o estudo indicado pelo projeto, ou seja, a parte conceitual que fundamenta o trabalho a ser desenvolvido. A principal funo do referencial terico desenvolver um quadro terico abrangente, com todos os detalhes e possibilidades presentes no tema. trabalho de pesquisa. Objetivo sinnimo de meta, fim. Objetivos especficos

56

57

Metodologia (como?)

Modelos recursos: a)

Mtodo o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigao dos fatos ou na procura da verdade (RUIZ, 1985, p. 131). Micro computador Impressora jato de tinta O papel da metodologia no projeto o de informar sobre como o trabalho ser desenvolvido. A metodologia a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida durante o trabalho de pesquisa. Scanner Mesa para o computador Cadeira para a mesa TOTAL:
aqui que se traa o delineamento da pesquisa que pode ser: descritiva (descoberta e observao de fenmenos procurando descrev-los, classific-los e observ-los), experimental (descoberta do modo e das causas que levam o fenmeno a ser produzido) (FRANA, 2009 p. 83).

ITEM

CUSTO (R$) 1.700,00 500,00 400,00 300,00 200,00 3.100,00

b)

ITEM 10 caixas de CD Rom A pesquisa poder ser abordada de forma qualitativa (interpretao de fenmenos e a atribuio de significados) ou quantitativa (traduzir em nmeros, opinies e informaes). 10 resmas de papel tipo A4 10 cartuchos de tinta para impressora TOTAL:

CUSTO (R$) 100,00 200,00 650,00 950,00

Tambm devem ser indicados as amostragens (tipo de populao a ser pesquisada), o local, os fatos e elementos relevantes, o planejamento, os materiais a serem utilizados, a anlise dos dados, enfim, o detalhamento completo do caminho traado para realizar a pesquisa Recursos (quanto?) Os recursos podem estar divididos em: material permanente, material de consumo e pessoal, sendo que, essa diviso vai ser definida a partir dos critrios de organizao de cada um, ou, das exigncias da instituio onde est sendo apresentado o Projeto. Todos os recursos devem apresentar previso financeira de gastos.

c)

ITEM

CUSTO MENSAL (R$) 2.000,00 1.000,00 1.000,00

CUSTO TOTAL (R$) (10 meses) 20.000,00 10.000,00 10.000,00 4.000,00

1 bibliotecrio 1 digitador 1 revisor Impostos incidentes (hipottico) TOTAL:

4.000,00

44.000,00

58

59

Cronograma (quando?)

3.3 Elementos ps-textuais

O cronograma a previso de tempo que ser gasto para a realizao do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os perodos sero definidos a partir das caractersticas de cada pesquisa e dos critrios determinados pelo autor do trabalho.

Elementos

intimamente

relacionados

com

texto,

que

complementam

argumentao do autor. Referncias (Obrigatrio) Conjunto de elementos que permite a identificao de publicaes, no todo ou em parte, utilizadas para confeco do trabalho. Todas as referncias dos documentos consultados para a elaborao do trabalho devero ser apresentadas

Os perodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc. Esses so determinados a partir dos critrios de tempo adotados por cada pesquisador.

obrigatoriamente. Nela, normalmente, constam os documentos e qualquer fonte de informao consultada em todo o corpo do trabalho. As referncias podem ser
Modelo cronograma:

ordenadas pelo sistema alfabtico ou numrico.

No confundir o conceito de referncia com o de bibliografia, que uma relao de todos os documentos pesquisados sobre um determinado tema, possibilitando ao leitor um acesso amplo ao objeto de pesquisa. Glossrio (Opcional) Relao de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies.

No um item obrigatrio, sua incluso fica a critrio do autor da pesquisa, caso haja necessidade de explicar termos que possam gerar equvocos de interpretao por parte do leitor. Apndice (Opcional) Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho.

60

61

Anexo (Opcional) 3.3.1 Elementos ps-textuais especficos para Artigos cientficos No caso de haver necessidade de serem acrescentados documentos Os elementos ps-textuais completam o trabalho e so apresentados na seguinte ordem:
Modelo anexo:

complementares, que servem de fundamentao, comprovao e ilustrao que possam enriquecer o contedo do trabalho, esses devero ser apresentados sob forma de Anexo(s) ou Apndice(s). Apndice elaborado pelo prprio autor e anexo de autoria diferente.

Ttulo e subttulo: recomendado pela NBR 6022 em lngua estrangeira; Resumo em lngua estrangeira: traduo literal do resumo em portugus; Palavras-chave em lngua estrangeira: citar palavras-chave identificadoras do(s) assunto(s) abordados no artigo;

Notas explicativas: devem ser reduzidas ao mnimo e colocadas em rodap. A numerao feita em algarismos arbicos em ordem seqencial; Referncias: lista ordenada alfabeticamente dos documentos consultados e/ou citados pelo autor. Deve ser alinhada esquerda com espao simples e separadas por espao duplo entre elas. Para a normalizao das referncias, consultar o captulo 5 do Manual para elaborao e apresentao dos trabalhos acadmicos: padro Newton Paiva;

Glossrio: relao alfabtica da terminologia tcnica e de palavras estrangeiras usadas no artigo com suas respectivas definies e/ou traduo; Apndices: texto ou documento elaborado pelo autor a fim de completar o texto principal. (NBR 14724, 2002, p.2). So identificados por letras maisculas sequenciais, travesso e o ttulo do documento;

Anexos: texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. (NBR 14724, 2002, p.2). So tambm identificados por letras maisculas sequenciais, travesso e o ttulo

ndice (Opcional) Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio (ordem alfabtica ou numrica), que localiza e remete para as informaes contidas no texto.

do documento; Agradecimentos: elemento opcional.

62

63

4 CITAOES
Modelo artigo cientfico

Conforme a NBR 10520 (ABNT, 2002, p. 1), citao a meno de uma informao extrada de outra fonte, que tem por finalidade [...] exemplificar, esclarecer, confirmar ou documentar a interpretao de ideias contidas no texto [...].
REFERNCIAS

(ANDRADE, 2001, p. 104).


3 CONCLUSO

2 DESENVOLVIMENTO

Parte final do artigo apresenta as concluses do trabalho.

As citaes podem ser apresentadas de forma direta textual (curtas ou longas), indireta (livre) ou citao de citao apresentadas no texto ou em alguns casos em notas de rodap. Para resguardar os direitos autorais e tambm facilitar o trabalho de outros pesquisadores, todas as fontes utilizadas devem ser mencionadas com a

Reviso de literatura, metodologia e exposio da pesquisa...

Ttulo do artigo: subttulo Autoria* Orientador** RESUMO O texto deve ser digitado justificado em espao simples seguindo orientao descrita acima. Palavras-chave: Obrigatrio. Descrita abaixo do resumo. Citar de 3 a 5 palavras.

Abstract Considering the Access to information...

indicao da autoria alm de mencionadas na referncia.

Keywords: Information science. Research.

As citaes devem ser representadas por chamadas de autor, instituio, entidade, ttulo, grafadas com as letras iniciais maisculas e o restante minsculas, quando fizerem parte integrante do texto, e em letras maisculas quando vierem entre parnteses. (FRANA, 2007, p. 130)

4.1 Tipos de citaes


1 INTRODUO

Incio do trabalho.

a) Citao direta ou textual

__________
*Aluno do curso X E-mail:xxxxxx@xxxx.br **Professor do curso X E-mail: xxxxx@newtonpaiva.br

Consiste na transcrio literal de trechos da obra do autor consultado e deve-se indicar as informaes da fonte consultada.

Forma obrigatria: Autor, data, pgina.

Citao curta = at 3 linhas

At trs linhas inseridas no texto. Representadas entre aspas duplas. Obrigatria a indicao de autoria. Indicao da data, volume e pginas entre parnteses.

64

65

Citao curta

Citao longa

Exemplos:

Forma obrigatria: Autor, data, pgina.

Ao finalizar um curso exige-se a elaborao do trabalho de concluso de curso, segundo Oliveira (1997, p. 236), monografia significa a abordagem de um assunto, ou problema, sob tratamento metodolgico de investigao. Assim, faz-se necessrio realizar vrias etapas para elaborao da mesma.

Citao longa = acima de 3 linhas

Pargrafo independente, recuado 4 cm da margem esquerda.

No so grafadas com aspas. Espao simples entrelinhas. Mesma fonte tamanho 10. Espao 1,5 entre o pargrafo superior e inferior.

A situao econmica do Brasil, em fins de 1986, estava extremamente semelhante quela do ano de 1963. (FONTES, 1987, p.53).

Obrigatria indicao de autoria. Indicao da data, volume e pginas entre parnteses.

Representamos a supresso de um texto com o uso de colchetes com reticncias.

Exemplos:

Segundo Andrade (2001, p. 39) os trabalhos de concluso de curso so elaborados a partir de vrias etapas:

Conforme Schultz (1975, p. 32), [...] o Positivismo refere-se a um sistema exclusivamente baseado em fatos que so imediatamente observveis e indiscutveis.

ATENO: A pontuao final da transcrio literal

A pesquisa bibliogrfica habilidade fundamental nos cursos de graduao, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadmicas. Uma pesquisa de laboratrio ou de campo implica, necessariamente, a pesquisa bibliogrfica preliminar. Seminrios, painis, debates, resumos crticos, monografias no dispensam a pesquisa bibliogrfica. Ela obrigatria nas pesquisas exploratrias, na delimitao do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citaes, na apresentao das concluses.

ou

66

67

Os trabalhos de concluso de curso so elaborados a partir de vrias etapas:


A pesquisa bibliogrfica habilidade fundamental nos cursos de graduao, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadmicas. Uma pesquisa de laboratrio ou de campo implica, necessariamente, a pesquisa bibliogrfica preliminar. Seminrios, painis, debates, resumos crticos, monografias no dispensam a pesquisa bibliogrfica. Ela obrigatria nas pesquisas exploratrias, na delimitao do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citaes, na apresentao das concluses. (ANDRADE, 2001, p. 39).

Um autor:

Exemplo:

Segundo Fontes (1987), a situao econmica do Brasil, em fins de 1986, estava extremamente semelhante quela do ano de 1963.

Dica: Sempre devemos indicar as citaes nas referncias do trabalho.

Dois autores:

b) Citao indireta ou livre

Exemplo:

Consiste em uma interpretao de um trecho de uma determinada obra. Pode constituir-se de resumo (condensao), comentrio de uma ideia ou, simplesmente, reproduzir uma ideia de um autor, sem transcrever literalmente suas palavras, mas mantendo a ideia principal.

Viana e Nadal (2007), a autonomia de qualquer ramo do Direito ser determinada ao identificar-se que ele possui princpios e institutos prprios que no so encontrados em outros ramos do Direito.

Trs autores: Forma obrigatria: Autor, data.


Neste caso a pgina opcional. Exemplo:

Citao indireta ou livre

Obrigatria a indicao de autoria dentro do texto.

Dinh, Daillier e Pellet (1999), a China apesar da raridade dos documentos pode estar seguros da existncia de relaes internacionais fora do mundo mediterrneo que, contudo, no pesavam no curso da evoluo geral.

Indicao de data entre parnteses. No deve figurar entre aspas duplas.

Mais de trs autores:

Seguem as vrias ocorrncias de citaes: Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) integra(m) o texto, digitado apenas com a inicial maiscula.

Exemplo:

Lopes et al. (1996), do ponto de vista da produo da sobrevivncia humana, atravs das instituies sociais que determinada relao social de produo contretizada.

68

69

Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) sucedem a ideia e, para que no haja interrupo na sequncia do texto, devem ser digitados em CAIXA ALTA e entre parnteses.
Exemplo: Citao de citao

REGRAS

Usar apenas em caso de impossibilidade de acesso ao texto original.

Citar no texto o sobrenome do autor do trabalho no consultado seguido de: apud, citado por, conforme ou segundo e o autor efetivamente consultado.

A situao econmica do Brasil, em fins de 1986, estava extremamente semelhante quela do ano de 1963. (FONTES, 1987).

Obrigatria

indicao

da

data

entre

parnteses e da pgina quando for citao

Havendo mais de uma fonte a ser citada, estas devem ser ordenadas alfabeticamente e separadas por ponto e vrgula.

direta. Indicar a referncia do material original no consultado em nota de rodap ou na lista de

Exemplo:

referncia do trabalho.

O grande caminho para a integrao dos marginalizados a criao de novos empregos. A maior porcentagem da populao em estado de pobreza no possui renda. (GUSMO, 2008; JUSTEN FILHO, 2008; MONTORO, 2000; VIANA, 2007). a) no texto: citar o sobrenome do autor do trabalho no consultado seguido de: citado por, apud, conforme ou segundo e o sobrenome do autor efetivamente c) Citao de citao consultado; Quando o trabalho adota nota de rodap:

Constitui-se de referncia a um texto de um documento ou obra ao qual no se teve acesso diretamente, mas por intermdio de terceiros.

Exemplo:

Segundo Hense1 (1987, apud CARRARO, 2001, p. 3) h casos em que o paciente sabe pouco sobre sua situao e sobre o que ocorrer com ele.

ATENO: Apud = citado por

Alguns chegam ao hospital sem ao menos saber do que sero operados.

70

71

Exemplo:

b) em rodap: citar a referncia do documento no consultado com os dados de que se dispe; Segundo Hense1 (1987, apud CARRARO, 2001, p. 3) h casos em que o paciente sabe pouco sobre sua situao e sobre o que ocorrer com ele. Alguns chegam ao hospital sem ao menos saber do que sero operados.
A nota de rodap deve ser separada do texto por um trao contnuo de 3 cm, digitado em espao simples e fonte tamanho 10.

Exemplo:

b) na lista de referncias devem-se incluir duas entradas: uma relacionando o documento no consultado, seguido da expresso apud (citado por) e os dados do documento efetivamente consultado.

_____________
1

HENSE, D. S. S. Tendo que operar-se: a experincia do paciente cirrgico e sua espiritualidade. Florianpolis, 1987. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) Curso de Ps-Graduao em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, 1987.

Exemplo:

Observao: Quando ocorrer mais de uma referncia em nota de rodap no ocorrer espao entre elas.

HENSE, D. S. S. Tendo que operar-se: a experincia do paciente cirrgico e sua espiritualidade. Florianpolis, 1987. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) Curso de Ps-Graduao em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, 1987. apud CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e assistncia: resgatando Florence Nightingale. 2. ed. ver. Goinia: AB, 2001. 118 p.

c) na lista de referncias: citar a referncia do documento efetivamente consultado; outra entrada ser feita relacionando apenas os dados da fonte
Exemplo:

consultada.

CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e assistncia: resgatando Florence Nightingale. 2. ed. Ver Goinia: AB, 2001. 118 p. Quando o trabalho no adota nota de rodap:

Exemplo:

CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e assistncia: resgatando Florence Nightingale. 2. ed. Ver Goinia: AB, 2001. 118 p.

a) no texto: citar o sobrenome do autor do trabalho no consultado seguido de: citado por, apud, conforme ou segundo e o sobrenome do autor efetivamente consultado;

72

73

DICAS

Exemplo:

Apenas uma das formas acima deve ser utilizada mantendo o mesmo padro em todo o trabalho. Padronizar o uso das expresses - apud, citado por, conforme ou segundo, selecionando somente uma das expresses em todo o trabalho.

Silva, Lima. (2008)

Silva, Lino (2006)

c) Quando forem citados vrios trabalhos de um mesmo autor:


Exemplo:

se forem escritos em datas diferentes,

OUTRAS OPES: aplicam-se s citaes diretas (textuais) e indiretas (livres):

Kotler (1997, 2002, 2008)


Exemplo: Exemplos: Kotler (1997 a) Kotler (1997 b) ou Kotler (1997 a, b)

a) Citar tambm volume e pgina (apesar de no ser obrigatrio para a citao livre):

se forem citados vrios trabalhos com a mesma data;

Dornellas (2006, p.27) define virtude como... d) Chiavenato e Kotler (2001, v. 1, p.50) o marketing ... quando a citao for de um trabalho escrito por mais de 3 autores:

citar o primeiro seguido de et al. e a data ou Indic-los na ordem que aparecem na referncia, separados por ; (ponto e vrgula).

b) Coincidncia de sobrenomes quando houver coincidncia de sobrenomes de autores, acrescentar as iniciais de seus prenomes;

Exemplo:

A anlise SWOT um modelo simples e direto que fornece direo


Exemplo:

e serve como um catalisador. (Ferrell et al., 2000) Silva, M. (2008) e) quando a citao for de vrios documentos, escritos por vrios autores:

Silva, A. (2008)

Se persistir a coincidncia, acrescentam-se os prenomes por extenso; Indic-los em ordem alfabtica, seguidos de suas respectivas datas.

74

75

Exemplo:

Nas citaes subseqentes, deve-se usar apenas a sigla: SUS (2009) ou (SUS, 2009).

Responsabilidade social um conceito amplo que se relaciona obrigao de uma organizao maximizar seus impactos (Ferrell; Hartline, 2000; Lucas, 2001; Luck, 1999). i) Em se tratando de entidades coletivas cuja denominao no inclui sigla, deve-se citar o nome por extenso na primeira citao e nas seguintes usar apenas a primeira palavra do nome seguida de reticncias: f) Quando se tratar de documentos sem data, registrar uma data aproximada, entre colchetes (ver item Data, p.92):
Exemplo: Exemplo:

O International Bulletin (2009) se no Brasil sade direito de todos e dever do Estado, no se pode abrir mo de intervenes teraputicas necessrias. [...] Para o melhor prognstico dos pacientes cujos sintomas, quando no

Guimares [1950?]

g)

Quando se tratar de documentos de autoria de rgo da administrao direta do governo, cuja referncia se inicia pelo nome geogrfico do pas, estado ou municpio, deve-se citar o nome geogrfico seguido da data do documento: j)

tratados, impossibilitam o convvio social. (INTERNATIONAL..., 2009)

Quando se tratar de documento sem autoria conhecida, de publicao peridica referenciada no todo ou dos casos em que a norma recomenda a entrada da referncia pelo ttulo, a citao feita usando-se

Exemplo:

Brasil compra 83 milhes de doses de vacina contra gripe A, total ser disponibilizado por trs fornecedores distintos. Mais recente acordo fechado pelo ministrio prev aquisio de 10 milhes de doses. (BRASIL, 2009). h) Em se tratando de entidades coletivas conhecidas por sigla, deve-se citar o nome por extenso acompanhado da sigla na primeira citao e, a partir da, usar apenas a sigla:
Exemplo:

a primeira palavra do ttulo, em letras maisculas, seguida de reticncias e data entre parnteses.
Exemplos:

Segundo o Bulletin... (2009) o levantamento das doenas... OU

O levantamento das doenas [...] (BULLETIN..., 2009).

O sistema nico de Sade (SUS, 2009) um dos maiores sistemas pblicos de sade do mundo.

76

77

4.2 Supresses ou interrupes

Exemplos:

Comunicaes pessoais (inclusive e-mails) no fazem parte da lista de Sendo necessrio fazer supresses na citao, devero ser utilizadas reticncias entre colchetes [...] antes, entre e/ou depois dos trechos citados. referncias, sendo colocadas apenas em nota de rodap [...] (FRANA, 2007, p. 152, grifo nosso).

Exemplo:

[...] hoje a funo de datilgrafo no um problema de sade no mercado de trabalho. (MENDES; LEITE, 2005, p. 21).

No texto Os resultados sugerem que as mudanas avaliadas nos parmetros antropomtricos poderiam ter sido mais evidenciadas se o estudo durasse mais tempo. (BOUCHE, 2002, traduo nossa)1

4.3 Acrscimos, comentrio e interpolao No rodap Os acrscimos, comentrios ou interpolaes em uma citao devem ser apresentados entre colchetes.
Exemplo:

____________
1

Texto original em ingls.

A criana agora comea a andar [mais confiante], segurando-se na moblia ou segura por uma ou ambas as mos. (BOBATH, 1989, p. 43).

4.5 Informaes verbais (palestras, debates, comunicaes etc.)

Aps a citao, obtida por meio de informao verbal, deve-se inserir entre parnteses a expresso informao verbal. 4.4 Traduo, nfase ou destaque Os dados da fonte ou forma de obteno da informao citada devem ser mencionados em nota de rodap. Quando for necessrio fazer a traduo, dar nfase ou destacar alguma passagem do texto, deve-se informar sobre a alterao dentro dos parnteses, na indicao da fonte, aps a especificao da pgina, com as expresses: traduo nossa, traduo do autor, grifo nosso, grifo do autor. No texto O novo medicamento estar disponvel at o final deste semestre (informao verbal).1
Exemplo:

Para dar nfase ou destaque ao trecho desejado, utilize a fonte em negrito. Caso esse trecho j esteja em negrito, utilize o sublinhado.

78

79

No rodap
____________________ 1

No rodap ____________
2

Notcia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Gentica, em

htth://eca.usp.br/eca/prof/Sueli/intro

Londres, outubro de 2001.

4.6 Informaes eletrnicas


IMPORTANTE:

Para que qualquer pessoa possa percorrer o mesmo caminho, torna-se necessrio citar a fonte, ou seja, o endereo eletrnico de onde se extraiu o texto citado.
Se o documento eletrnico no for paginado, cita-se apenas autor e data. A referncia dos documentos eletrnicos, que deram origem citao, deve constar da listagem de referncias ao final do trabalho.

No texto

Exemplos:

Atravs da lista de discusso do COMUT on-line1, soube-se que a mesma j conta com mais de 200 inscritos [...].

No rodap ____________
1

listserv@ibict.br

No texto Segundo Ferreira (1998, p.3)2 as informaes contidas em uma referncia devem ser extradas do prprio documento eletrnico ou da documentao que o acompanha. Em nenhum caso a referncia deve incluir informao no disponvel na fonte consultada.

80

81

5 NOTAS DE RODAP

Caso o texto da nota tenha mais de uma linha, o texto das linhas seguintes deve iniciar abaixo do texto da linha anterior, deixando o expoente numrico em

As notas de rodap podem ser explicativas ou de referncias. So utilizadas para esclarecer ou tecer consideraes indispensveis para a compreenso do texto, que no poderiam ser nele inseridos para no prejudicar a sua sequncia e compreenso. Recomenda-se limitar o uso das notas de rodap.

evidncia. Havendo mais de uma nota na pgina, elas devem ser inseridas uma abaixo da outra.

Exemplo:

REGRAS

______________
4 5

Notas de rodap

Devem ser inseridas na pgina em que ocorreu a sua chamada numrica, na margem inferior esquerda.

listserv@ibict.br Notcia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Gentica, em Londres, outubro de 2001.

Separada do texto por um trao contnuo de 3 cm. Usar fonte tamanho 10. Espacejamento simples Usar algarismo arbico para fazer a chamada da nota.

a) notas explicativas: devem ser utilizadas para apresentar observaes, comentrios ou explicaes do autor, para indicar dados das fontes no publicadas que foram utilizadas (comunicao pessoal, acervos especiais, trabalhos no publicados ou em fase de publicao, manuscritos e outros), possibilitando sua localizao.

Numerao consecutiva para cada captulo ou parte. Quando houver poucas notas, recomenda-se o uso da sequncia numrica em todo trabalho. Exemplo:

Dica
_________________

Para inserir notas de rodap, clicar no texto aps a palavra onde a nota ser inserida e seguir orientao abaixo:

Sobre a questo agrria ver tambm GUIMARES (1979, p. 41)

b) notas de referncia: devem ser utilizadas para apresentar textos que remetam o leitor a outras partes do texto ou outros textos, permitindo a comparao de resultados, para apresentar a traduo da citao feita em lngua estrangeira ou indicar a lngua original de citaes traduzidas.

Exemplo:
_________________
7

Texto original em francs.

82

83

5.1 Expresses latinas, termos e abreviaturas utilizados em notas de rodap

Exemplo:

A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa. As citaes subsequentes de mesma obra ou autoria podem ser referenciadas, em nota de rodap, de forma abreviada, utilizando expresses, termos e abreviaturas em latim, devendo essas ser grafadas em itlico.

O paciente sabe pouco sobre sua situao e sobre o que ocorrer com ele. Alguns chegam ao hospital sem ao menos saber do que sero operados. (HENSE, 1987 apud CARRARO 2001, p. 3).

Em rodap

Exemplo:

_____________
1

HENSE, 1987 apud CARRARO 2001, p. 3.

Ibidem ou Ibid. (na mesma obra) Usada quando ocorrer vrias citaes de um mesmo texto ou obra, de pginas diferentes e subsequentes. Apud (citado por, conforme, segundo) Usada para indicar uma citao de citao, pode, tambm, ser usada no texto, ou referncia, no se limitando nota de rodap.

Exemplo:

_______________
1 2 3

MAY, 1993, p. 25. Ibid., p. 31. Ibid., p. 42.

No texto

Exemplo:

Idem ou Id. (o mesmo autor) Segundo Hense (1987, apud CARRARO, 2001, p. 3) h casos em que o paciente sabe pouco sobre sua situao e sobre o que ocorrer com ele. Alguns chegam ao hospital sem ao menos saber do que sero operados. Usada em substituio ao nome do autor, quando ocorrer citaes de obras diferentes com mesma autoria.

84

85

Exemplo:

Sequentia ou Et seq. (seguinte ou que se segue) Usada quando no se quer indicar as pginas da obra citada, deve-se indicar

____________
1 2

apenas a pgina inicial.

MAY, 1993, p. 29. Id., 1975, p. 43.

Exemplo:

Opus citatum ou Op. Cit (obra citada) Usada quando houver intercalao de outras notas, na mesma pgina, para referirse a uma obra anteriormente citada.

_______________
1

MAY, 1993, p. 29 et seq.

Loc. Cit. (no lugar citado) Usada para referenciar a pgina de uma obra j citada.

Exemplo:

_______________
1

Exemplo:

MAY, 1993, p. 45. 2 SCHEEFFER, 1987, p. 152. 3 MAY, op. Cit., p. 52.

_______________
1 2

MAY, 1993, p. 281. MAY, loc. cit.

Passim (aqui e ali) Usada para no mencionar todas as pginas do texto, de onde as informaes foram extradas, deve-se indicar apenas as pginas inicial e final.
Exemplo: Exemplo:

Cf. (confira ou confronte) Usada para referenciar trabalhos de outros autores ou notas do mesmo autor.

_______________ _______________
1 1 2

MAY, 1993, p. 281. Cf. SCHEEFFER, 1987, p. 152. Cf. nota 5 do captulo anterior.

MAY, 1975, p. 45-52 passim.

86

87

6 REFERNCIAS

c) travesso para: facultativo, para substituir nomes de autores, quando se tratar de vrias

Referncia um conjunto de elementos essenciais e complementares apresentados em uma sequncia padronizada, que permite a identificao de um documento (livros, peridicos, artigos, mapas, fitas de vdeo, publicaes eletrnicas etc.) citado ou consultado para a elaborao de um trabalho.

obras do mesmo autor, apresentadas sequencialmente na lista de referncias, dentro da mesma pgina. Possui a extenso de seis espaos seguidos de ponto. d) formatao e outras regras:

Referncia elemento de apresentao obrigatria. Devem ser referenciadas todas as obras ou documentos que fundamentaram a elaborao do trabalho. A NBR 6023 (ABNT, 2002) adota o termo Referncia de forma genrica, j que h na atualidade uma grande diversidade de fontes de informao, bibliogrficas e no bibliogrficas. 6.1 Regras gerais de apresentao a) letras maisculas (caixa alta) para: sobrenome(s) principal(is) do(s) autor(es); nomes de entidades coletivas, quando a entrada direta; primeira palavra da referncia, quando a entrada por ttulo; entradas de eventos (Congressos, Encontros e outros); nomes geogrficos, quando se tratar de Instituies Governamentais da administrao direta. b) negrito para destacar ttulos: das publicaes avulsas; das publicaes peridicas; dos nomes cientficos (conforme normas prprias) e expresses latinas.
Obs. Quando na obra tiver grifos feitos pelo autor devem ser mantidos.

apresentada

aps

concluso,

em

uma

listagem

organizada

alfabeticamente, independente do formato do material; alinhadas somente margem esquerda do texto; digitada em espao simples entrelinhas e separadas entre si por dois espaos simples (trs Enter, escrevendo no terceiro); quando houver subttulo, esse aparece depois do ttulo, sem ser destacado, sendo precedido de dois pontos. A letra inicial da primeira palavra do subttulo deve ser minscula (exceto nomes prprios); obra sem indicao de autoria ou de responsabilidade ter o ttulo como elemento de entrada, sendo esse destacado pelo uso de letras maisculas na primeira palavra, com excluso de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilbicas; a pontuao nas referncias segue padres internacionais e deve ser uniforme para toda a lista, lembrando que toda pontuao pede um espao posteriormente ao seu uso.

88

89

Formatao das referncias

6.2 Elementos que compem as referncias

As referncias possuem elementos essenciais e complementares, que permitem sua identificao individual.

A referncia pode ser composta por sete campos de informaes:

Modelo referncias:

Autoria

ATENO *Usa-se ponto e vrgula ( ; ) entre autores. * et al. (Itlico).

90

91

sobrenome de autor sempre em CAIXA ALTA; a pontuao usada para separar os autores (;); mais de trs autores, cita-se o primeiro seguido de et al.(em itlico), que significa e outros; mais formas de entrada: sobrenomes compostos;
Exemplo: CASTELO BRANCO, Camilo.

o ttulo deve ser reproduzido exatamente como figura no documento; a pontuao entre ttulo e subttulo (:); somente o ttulo grafado em negrito; ttulos muito longos podem ter as ltimas palavras suprimidas, usandose as reticncias; para os documentos sem ttulos, pode-se atribuir um ttulo, entre colchetes, que identifique o contedo do documento; publicaes no assinadas ou annimas tm entrada pelo ttulo da publicao, sendo a primeira palavra impressa em letras maisculas;
Exemplo: A RECONSTRUO do direito privado.

sobrenomes que indicam parentesco;


Exemplo: FERREIRA NETO, Amaurlio.

sobrenomes espanhis ou latino-hispnicos entrada pelo penltimo sobrenome seguido do ltimo, em caixa alta;
Exemplo: GARCA MARQUEZ, Gabriel.

ttulos de peridicos podem ser abreviados conforme NBR 6032; para os documentos que trazem ttulos em mais de uma lngua, a NBR 6032 recomenda que seja feito o registro do primeiro. No entanto, pode-se registrar tambm os demais, separando-os pelo sinal de igualdade.

documentos com vrios autores e com um responsvel intelectual destacado: Editores, Organizadores, Compiladores, Coordenadores entre outros. Usar as abreviaturas: Ed. Org. Comp. Coord. Aps o nome do principal responsvel;
Exemplo: MENDES, Gilmar Ferreira (Org.).

Responsabilidades secundrias

Obs. Usar as abreviaturas no singular mesmo que seja mais de um responsvel. publicaes de pseudnimo ou heternimo;
Exemplo: CAEIRO, Alberto [Fernando Pessoa].

segundo a NBR 6023 (2002, p. 14) Outros tipos de responsabilidade (tradutor, revisor, ilustrador, entre outros) podem ser acrescentados aps o ttulo, conforme aparecem no documento. Quando esse nvel de responsabilidade estiver a cargo de mais de trs pessoas, cita-se o primeiro nome seguido de et al.

Ttulo e Subttulo

* Ttulo em negrito; * Separa-se ttulo do subttulo com ( : ); * Subttulo sem negrito.

Exemplo: Adaptao de Jos da Silva et al.

Traduo Joo Fernandes.

Edio

indica-se a edio de uma publicao a partir da segunda, no idioma da publicao;


Exemplo: 2. ed. (portugus, espanhol) 2nd ed. (ingls).

92

93

para os documentos eletrnicos, a verso equivale edio e deve ser transcrita como tal;
Exemplo: verso 2.1

Exemplo: Braslia: Imprensa Oficial/UnB.

duas editoras de locais diferentes;


Exemplo: So Paulo: Atlas; Curitiba: Juru.

quando a edio for revista e aumentada, essa informao deve ser acrescentada de forma abreviada;
Exemplo: 3. ed. rev. e aum.

trs editoras ou mais, registra-se a primeira ou a que estiver com maior destaque; documentos sem editora indica-se [n.l.] = sine nomine. Data a NBR-6023 recomenda que nenhum documento seja referenciado sem data, podendo-se usar a de copyright, da impresso etc.; caso nenhuma data possa ser extrada do documento, registra-se uma data aproximada, entre colchetes;

Imprenta

Local de publicao (cidade) o local (cidade) de publicao deve ser indicado tal como figura no documento; no caso de homnimos de cidades, acrescenta-se o nome do estado, do pas etc.;
Exemplo: PEDRA BRANCA, CE

Exemplo: [200-] Dcada certa

[200-?] Dcada provvel [1997?] para data provvel [19 - - ] para sculo certo [19 - ?] para sculo provvel

Descrio fsica

quando houver mais de um local para uma s editora, indica-se o primeiro ou que aparece em maior destaque; quando a cidade no aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes; documentos sem local de publicao, indica-se [S.l.] = sine loco. Editora a descrio fsica refere-se a um nmero de pginas, folhas ou volumes o nome da editora indicado tal como figura no documento; duas editoras do mesmo local: Registram -se as duas separadas por (;);
Exemplo: So Paulo: Atlas; Cortez.

do documento, que deve ser registrado da mesma forma como aparece na obra; quando o documento tiver paginao irregular, deve-se indicar: paginao irregular; no sendo paginado, indicar: no paginado;

ou como figurar no documento;

94

95

segundo a NBR 6023, apenas a nota referente srie deve figurar entre parnteses; so exemplos de notas: srie, tradues, adaptaes, compilaes, entre outros; a pontuao usada entre o nome da srie e o nmero a vrgula; o nmero da srie sempre em algarismo arbico.

Elaborando uma referncia, passo a passo.

Ilustrao pode-se tambm fazer referncia s ilustraes constantes da obra, bem como s suas dimenses, da seguinte forma:

Notas

trata-se de informaes especiais que podem ser acrescentadas ao final das referncias para melhor identificar a obra;

96

97

6.3 Apresentao das referncias

6.3.1 Livros Formato convencional

Modelo:

AUTOR. Ttulo: subttulo. Edio. Local: Editora, data. Descrio fsica. Notas especiais.

Apenas um autor
Exemplo:

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2006. 323 p. (Coleo temas jurdicos). Formato convencional e eletrnico Lembrete: A primeira edio no aparece nas referncias. Referencia-se a partir da O documento eletrnico referenciado seguindo-se o mesmo padro adotado para o documento impresso ou convencional, no que diz respeito apresentao dos elementos bsicos que compem a referncia, como autor, ttulo e outros. Quando o documento no tem registro das informaes importantes que possibilitem uma referncia completa, o importante registrar todas as informaes disponveis e fornecer o endereo eletrnico que foi percorrido para se chegar ao documento, lembrando de remover o hiperlink na referncia. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de marketing. 9. ed. So Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2005. 593 p. Trs autores
Exemplo: Exemplo:

segunda, s com algarismo arbico. Ex.: 2. ed.; 5. ed.; 12. ed.

Dois autores

Exemplo:

LUCK, Esther Hermes et al. A biblioteca universitria e as diretrizes curriculares do ensino de graduao. 17 p. 2000. Disponvel em: < http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t024.doc>. Acesso em: 27 ago. 2009.

ALVES FILHO, Jos Augusto; RIGOTTO, Hlio; SOUZA, Jos Maria. A psicologia moderna. 4. ed. Belo Horizonte: Educar, 1977. 200 p.

98

99

Mais de trs autores 6.3.2 Monografias, dissertaes, teses e trabalhos de concluso de curso TCCs
Exemplo:

ALVES FILHO, Jos Augusto et al. A psicologia moderna. 4. ed. Belo Horizonte: Educar, 1977. 200 p.

Formato convencional
Modelo:

Vrios autores com um responsvel intelectual


Exemplo:

AUTOR. Ttulo: Subttulo. Ano de apresentao. Nmero de folhas ou volumes. (Categoria e rea de concentrao) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa.

CASTILHO, Ataliba Teixeira et al.(Org.). Gramtica do portugus falado. 3. ed. Campinas: UNICAMP, 1996. 447 p.

Exemplos:

Documentos sem autoria


Exemplo:

OLIVEIRA, Karla Amorin. Monografia jurdica: uma abordagem terica. 2000. 205f. Monografia (Especializao em Direito Empresarial) Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas, Centro Universitrio Newton Paiva, Belo Horizonte, 2000. CARDOSO, Romlia Cunha. Modelos de ensino no processo de educao de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias. 2001. 180 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2001. DINIZ, Arthur Jos Almeida. Direito internacional pblico e o estado moderno. 1975. 196 f. Tese (Doutorado em Direito) Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1975. Formato eletrnico
Modelo:

AFINAL, o que ser mineiro?. Belo Horizonte: SESC, [19--]. 80 p.

Formato eletrnico
Modelo:

AUTOR. Ttulo: Subttulo. Edio. Local. (Cidade) de publicao. Descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CD-ROM, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia, ms e ano. (para documentos on-line).

Exemplo:

ASSIS, Machado. Memrias pstumas de Brs Cubas. Disponvel em: <http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/memorias_postumas%20de_bra scubas.htm>. Acesso em: 5 jun. 2004.

AUTOR. Ttulo: subttulo. Ano de apresentao. Total de folhas. (Categoria e rea de concentrao) Nome da Faculdade, nome da universidade, cidade, ano de defesa. Descrio fsica do meio eletrnico (CD-ROM, disquete, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para os documentos online).

100

101

Exemplos:

Exemplos:

CAMPOS, Christiane Isabelle Couve de Murville. A hora do beijo: teatro espontneo com adolescentes numa perspectiva winnicottiana. 2003. 100 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia Clnica) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003. 1 CD-ROM.

CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA E TECNOLOGIA, 16., 1998, Rio de Janeiro. Alimento, populao e desenvolvimento. Rio de Janeiro: SBCTA, 1998. 1 CD-ROM. CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais Eletrnicos... Petrolina: EMBRAPA: CPATSA, 1994. Disponvel em: <http://www.congressobrasileiro.br>. Acesso em: 2 fev. 2004. 6.3.4 Documento jurdico legislao;

SILVA, Angela Maria; SILVA, Ilmrio Reis; ARANTES, Luiz Humberto Martins. Biblioteca digital de peas teatrais. Cincia da informao, Braslia, v. 33, n. 2, 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010019652004000200020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 jan. 2010. 6.3.3 Congressos, conferncias, encontros e outros eventos cientficos.
Modelo:

constituio; emendas Constitucionais; textos legais (leis complementares e ordinrias, medidas provisrias, decretos, resolues do Senado); normas emanadas de entidades pblicas e privadas (atos normativos, portarias, resolues, ordens de servio, instrues normativas,

NOME DO EVENTO, nmero, ano, local de realizao (Cidade). Ttulo: subttulo da publicao. Local de publicao (cidade): Editora, data de publicao. Nmero de pginas ou volumes.

Exemplos:

comunicados, avisos, circulares, decises administrativas e outros). Formato convencional


Modelo:

CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 15., 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Conselho Federal de Contabilidade, 1996. 250 p.

CONGRESSO LATIN0-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAO, 1, 1980, Salvador. Anais... Salvador: FEBAB, 1980. 350 p.

JURISDIO (Nome do pas, estado ou municpio) ou NOME DA ENTIDADE (no caso de normas). Ttulo, numerao e data (dia, ms e ano). Elementos complementares para melhor identificao do documento (se necessrio). Dados da publicao que transcreveu o documento.

Formato eletrnico
Exemplos: Modelo:

NOME DO EVENTO, nmero, ano, local de realizao (cidade). Ttulo... subttulo da publicao. Local de publicao (cidade): Editora, data da publicao. Descrio fsica do meio eletrnico (CD-ROM, disquete, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para os documentos on-line).

BRASIL. Congresso. Senado. Resoluo n. 17, de 1991. autoriza o desbloqueio de Letras Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, atravs de revogao do pargrafo 2, do artigo 1 da Resoluo n 72, de 1990. coleo de Leis da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991.

102

103

SO PAULO (Estado). Decreto n 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: Coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. BRASIL. Cdigo Civil. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995. BRASIL, Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988. Braslia: Senado Federal, 1988. 292 p.

Formato convencional
Modelo:

JURISDIO (Nome do pas, estado ou municpio) e rgo judicirio competente. Ttulo (natureza da deciso ou ementa) e nmero. Partes envolvidas (se houver). Relator. Local, data (dia, ms e ano). Dados da publicao que transcreveu o documento.

Exemplos:

Formato Eletrnico
Modelo:

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Smula n 14. In: ________. Smulas. So Paulo: Associao dos Advogados do Brasil, 1994. p. 16.

JURISDIO (Nome do pas, estado ou municpio) ou NOME DA ENTIDADE (no caso de normas). Ttulo. Numerao e data (dia, ms e ano). Dados da publicao que transcreveu o documento. Descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CDROM, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line).

BRASIL. Tribunal Regional Federal (5 regio). Apelao cvel n 42.441-PE (94.05.011629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Relator: Juz Nereu Santos. Recife, 4 de maro de 1997. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais. So Paulo, v. 10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998. Formato eletrnico

Exemplo: Modelo:

BRASIL. Lei n 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera legislao tributria federal. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 8 dez. 1999. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/mo_leis/leis_texto.asp?Id=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999.

JURISDIO (Nome do pas, estado ou municpio) e rgo judicirio competente. Ttulo (natureza da deciso ou ementa) e nmero. Partes envolvidas (se houver). Relator. Local, data (dia, ms e ano). Descrio fsica do meio eletrnico (CD-ROM, disquete, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line).

6.3.5 Jurisprudncia smulas; enunciados; acrdos; sentenas e demais decises judiciais.

Exemplo:

SO PAULO (Estado). Tribunal de Alada Civil. Nula a ao de cobrana dirigida contra quem, como mandatrio, emitiu o cheque. Ao rescisria n. 186.609. Marcos Pires versus Domingos Teixeira. Relator: Machado Alvim. So Paulo, Acrdo de 27 de fev. 1974. Revista dos Tribunais, So Paulo, v. 463, p. 158-159, maio 1974. Disponvel em: <http://www.rt.com.br/juris/.htm>. Acesso em: 23 dez, 2002.

104

105

6.3.6 Doutrina

6.3.8 Escritos mimeografados ou xerocopiados


Exemplo:

Inclui toda e qualquer discusso tcnica sobre questes legais, publicadas em forma de monografias, artigos de peridicos, papers, etc., referenciada conforme o tipo de publicao. Formato convencional
Modelo:

MONKEN, Eliane Maria Freitas; FLECHA, Renata Dumont. Manual de orientaes para a apresentao grfica de projetos e outros trabalhos cientficos. Belo Horizonte: Centro Universitrio Newton Paiva. 2002. (Xerocopiado)

AUTOR. Ttulo. Dados da publicao que transcreveu o documento.

6.3.9 Entrevistas

Exemplos:

Individuais: a entrada feita pelo nome da pessoa entrevistada.


Exemplos:

COSIN, Aline. Perfil do processo trabalhista argentino. Revista Jurdica. Campinas, v. 22, n. 1, p. 5-24, 2006. BARROS, Raimundo Gomes de. Ministrio Pblico: sua legitimao frente ao cdigo do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudncia dos Estados, So Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago. 1995. Formato eletrnico
Modelo:

FIGUEIREDO, Rosana Vieira. O idoso asilado. Belo Horizonte: Centro Universitrio Newton Paiva, 2002. Entrevista concedida Luciana Figueiredo Martins.

FIGUEIREDO, Rosana Vieira. O idoso asilado. Belo Horizonte: Centro Universitrio Newton Paiva, 2002. 1 fita cassete (60 min.). Entrevista concedida Luciana Figueiredo Martins. Coletivas: a entrada feita pelo nome do entrevistador.
Exemplo:

AUTOR, Ttulo. Dados da publicao que transcreveu o documento. Descrio fsica do meio eletrnico (CD-ROM, disquete, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line). 6.3.7 Bblia
Exemplos:

AGUILAR FILHO, Jeh Pinto de. Encontro com alunos do Curso de Marketing. Belo Horizonte: Centro Universitrio Newton Paiva. 2002. Entrevista.

BBLIA SAGRADA. 34. ed. So Paulo: Ave Maria, 1982 BBLIA. Portugus. A Bblia Sagrada: contendo o velho e o novo testamento. Rio de Janeiro: Sociedade Bblica do Brasil, 1962. 1 v.

106

107

6.4 Partes de publicaes avulsas

Formato eletrnico

6.4.1 Captulos de livros Formato convencional

Modelo:

AUTOR DO CAPTULO. Ttulo do captulo. In: AUTOR DA OBRA. Ttulo: subttulo do livro. Edio. Local. (cidade) de publicao: Editora, data, volume, captulo, pginas inicial-final do captulo. Descrio fsica do meio eletrnico (CD-ROM, disquete, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line).

Modelo:

AUTOR DO CAPTULO. Ttulo do captulo. In: AUTOR DO LIVRO. Ttulo: subttulo do livro. Edio. Local (cidade) de publicao: Editora, data, volume, captulo, pginas inicial-final da parte. Autor do captulo diferente do autor do livro

Exemplo:

ALENCAR, Jos de. O guerreiro. In: ___________. Ubirajara. [s.n.t.]. cap. 3. Disponvel em: <http://www.vestibaboom.com.br>. Acesso em: 30 nov. 2003.

6.4.2 Partes isoladas (pginas)


Exemplo:

REIS, Oswaldo Dehon Roque. Unio Europia: democracia consensual? In: ESTEVES, Paulo Luiz (Org.). Instituies internacionais: comrcio, segurana e integrao. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003. cap. 9, p. 283-304.

Modelo:

AUTOR DA PUBLICAO. Ttulo. Edio. Local de publicao (cidade): Editora, data. Nmero das pginas seqenciais e isoladas.

Autor do captulo o mesmo do livro


Exemplo:
Travesso tem a extenso de seis espaos seguidos de ponto.

Exemplos:

IACOBUCCI, Dawn. Os desafios do marketing: aprendendo com os mestres da Kellogg Graduate School of Management. So Paulo: Futura, 2001. p. 245275, 353, 359. 6.4.3 Trabalhos apresentados em congressos ou outro evento

ALMEIDA, Amador Paes de. Sentena declaratria da falncia. In: ______. Curso de falncia e recuperao de empresa. 22. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. cap. XI, p. 106-114. CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Anamaria da Costa. Apresentao grfica. In: ______. Guia para apresentao de trabalhos acadmicos, dissertaes e teses. Maring: Dental Press, 2001. cap. 3, p. 67-71.

Formato convencional
Modelo:

AUTOR DO TRABALHO. Ttulo: subttulo. In: NOME DO EVENTO, nmero (se houver), ano, local (cidade) de realizao. Ttulo do documento (anais, atas, tpico temtico, etc.): subttulo (se houver). Local: Editora, data de publicao. Pginas inicial-final da parte referenciada.

108

109

Exemplo:

Exemplo:

Formato eletrnico OLIVEIRA, A. B. Silva; PEREIRA, C. Alberto. Preo de transferncia no sistema de gesto econmica: uma aplicao do conceito de custo de oportunidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 15., 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Conselho Federal de Contabilidade, 1996. p. 43-62. Formato eletrnico
Modelo:

BIBLIOTECA. In: FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 253.

Exemplo:

AUTOR DO TRABALHO. Ttulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, nmero, ano, local de realizao. Ttulo da publicao. Local de publicao (cidade): Editora, data. Pginas inicial-final. Formato ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia, ms e ano. (para documentos on-line).

BIBLIOTECONOMIA. In: DICIONRIO Michaelis. Disponvel em: <www.uol.com.br>. Acesso em: 19 set. 2007. 6.4.5 Publicaes peridicas consideradas no todo (Revistas, Jornais, Anurio, Boletim)

Modelo: Exemplos:

OLIVEIRA, A. B. Silva; PEREIRA, C. Alberto. Preo de transferncia no sistema de gesto econmica: uma aplicao do conceito de custo de oportunidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 15., 1996, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Conselho Federal de Contabilidade, 1996. p. 43-62. Disponvel em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 17 jan. 1999.

TTULO DA PUBLICAO. Local. (cidade) de publicao: editora, datas de incio e de encerramento da publicao ou travesso indicando que a edio da revista contnua.

Importante: Os ttulos dos peridicos devem ser grafados por extenso, ou seja, sem abreviaturas.

OLIVEIRA, A. B. Silva; PEREIRA, C. Alberto. Preo de transferncia no sistema de gesto econmica: uma aplicao do conceito de custo de oportunidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 15., 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Conselho Federal de Contabilidade, 1996. p. 43-62. 1 CD-ROM. 6.4.4 Verbetes de enciclopdias e dicionrios

Formato convencional
Exemplo:

LEX: Jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. So Paulo: Lex, 1979

Formato eletrnico Formato convencional


Modelo: Modelo:

VERBETE. In: AUTOR da obra. Ttulo da obra. Local: Editora, data. Pginas.

TTULO DA PUBLICAO. Local: Editor-autor, data de publicao. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line).

110

111

Exemplos:

Formato convencional
Exemplo:

CADERNO VIRTUAL DE TURISMO. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. Disponvel em: <www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/ojs/>. Acesso em: 19 set. 2007.

REVISTA DE BIBLIOTECONOMIA DE BRASLIA. Estudo e treinamento de usurios da informao. Braslia: ABDF, v. 10, n. 2, jul./dez. 1982. 173 p. 6.4.6 Partes de publicaes peridicas Artigo de revista Fascculos
Modelo:

Formato convencional
Modelo:

AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico. Local (cidade) de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial-final, ms e ano. Com indicao de autoria
Exemplo:

TTULO DA PUBLICAO. Local (cidade) de publicao: editora, numerao do ano e/ou volume, numerao do fascculo, informaes de perodos e data de publicao.

Exemplo:

SERRA NEGRA, Elizabete Marinho; FORTES, Mauri. Anlise epistemolgica dos pareceres de auditoria no Brasil. RBC - Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, v.36, n. 168, p. 63-73, nov. 2007. Sem indicao de autoria
Modelo:

PANROTAS. So Paulo: Panrotas, v. 33, n. 402, set. 2006.

Formato eletrnico
Exemplo:

TTULO DO ARTIGO. Ttulo do Peridico, local (cidade) de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial-final, ms e ano.

PANROTAS. So Paulo: Panrotas, v. 33, n. 402, set. 2006. Disponvel em: <www.panrotas.com.br>. Acesso em: 19 set. 2007.

Se o artigo no tiver autoria prpria, a primeira palavra entra no lugar do sobrenome, toda em maiscula (caixa alta). No considerar artigos e monosslabos.

Fascculo com ttulo prprio Quando o fascculo apresentar um ttulo prprio, este deve aparecer logo aps o ttulo da publicao.

Exemplos:

TERRA de ningum. Isto , So Paulo, n. 1731, p. 12, dez. 2002. SEXUALIDADE, tecnologia e identidade na era da comunicao. Logos: comunicao e universidade, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 106-123, jul. 2003.

112

113

Formato eletrnico
Modelo:

Com indicao de autoria


Exemplo:

AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico, Local (cidade) de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial- final, ms e ano. Descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CD-Rom, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line).

MELO, Luciana; ANDRADE, Cristiana. Hipertenso fora de controle. Estado de Minas, Belo Horizonte, 24 abr. 2004. Caderno gerais, p. 19-20.

Exemplo:

Sem indicao de autoria


Modelo:

FREITAS, Maria Helena de Almeida. Consideraes acerca dos primeiros peridicos cientficos brasileiros. Cincia da Informao, Braslia, v. 35, n. 3, 2006. Disponvel em: <www.ibict.br/cienciadainformacao>. Acesso em: 19 set. 2007. Artigo de Jornal Formato convencional
Modelo:

TTULO do artigo. Ttulo do jornal, Local (cidade) de publicao, dia, ms, ano. Nmero ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pginas inicial-final.

Exemplo:

MALHA fina pega at doaes. Estado de Minas, Belo Horizonte, dez. 2008. Caderno economia, p. 13.

AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local (cidade) de publicao, dia, ms, ano. Nmero ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pginas inicial - final.

Importante: Quando no houver seo, caderno ou parte, a paginao do artigo precede a data.

Exemplo:

Formato eletrnico Modelo: AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local (cidade) de publicao, dia, ms, ano. Descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CD-Rom, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line). SILVA, Jos. A Frana no Brasil. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 18, 31, abr. 2009.

6.4.7 Referncias de materiais especiais

Filmes (VHS, Videodisco. DVD)


Exemplo: Modelo:

STANTON, Michael. Os fsicos e a excluso digital. O Estado de So Paulo, So Paulo, 27 fev. 2009. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/tecnologia>. Acesso em: 3 jun. 2004.

TTULO. Diretor. Produtor. Local (cidade): produtora, data. Especificao do suporte em unidades fsicas.

114

115

Vdeo
Exemplo:

Formato eletrnico
Modelo:

A LIBERDADE azul. Direo: Krzysztof Kieslowski. So Paulo: Look Filmes, 1994. 1 fita de vdeo (97 min.), VHS, son., color., legendado. Traduo de: Bleu. DVD

AUTOR. Ttulo do mapa. Local (cidade) de publicao: Editora, data. Designao especfica e escala. Descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CD-Rom , etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line).

Exemplo: Exemplo:

CENTRAL do Brasil. Direo: Walter Salles Jnior. Produo: Martire de Clermont- Tonnerre e Arthur Cohn. Intrpretes: Fernanda Montenegro; Marlia Pra; Vincius de Oliveira; Snia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachtergaele e outros. Roteiro: Marcos Bernstein, Joo Emanuel Carneiro e Walter Salles Jnior. [S.l.]: L Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 1 DVD.

RIO DE JANEIRO. Governo do Estado. Malha metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000. Mapa ferrovirio. Disponvel em: <www.governo.rj.gov.br/mapas.asp#ferroviario>. Acesso em: 3 dez. 2002.

6.4.9 Documento sonoro no todo (discos, CD, fita cassete, entre outros)

Disco em vinil 6.4.8 Material cartogrfico (Atlas, globos, mapas, fotografias areas)
Exemplos:

Mapas Formato Convencional


Modelo:

CERQUEIRA, Cesrio Mendes de. Alma de um povo: corporao musical NossaSenhora das Dores. So Bernardo do Campo: Bemol, 1979. 1 disco sonoro: 33 1/3rpm estereofnico vinil.

AUTOR. Ttulo do mapa. Local (cidade) de publicao. Editora, data. Designao especfica e escala.

CORAL DE TROVADORES DO VALE. Ainda bem no cheguei. Belo Horizonte: MCPJ, 1984. 1 disco sonoro: 33 1/3 rpm estereofnico vinil. Compact discs (CD)

Exemplo: Exemplos:

INSTITUTO DE GEOCINCIAS APLICADAS IGA (Belo Horizonte, MG). Jacutinga-MG. Belo Horizonte, 1981. Mapa fsico. Escala 1:50.000

BERG, Alban. Wozzeck: pera em trs atos baseada no drama de Woyzeck de Georg Bchener. So Paulo: Polygram, 1988. 2 CDs, Op. 7, digital, estreo. Acompanha livreto.

116

117

INFOPEDIA, the ultimate multimedia reference tool. Spring Valley: Future Vision Multimedia, 1994. 1 CD-ROM. (Digital Library Reference Collection).

Bases de dados
Exemplo:

CLIPARTS estudantis. So Paulo: Expert, 1998. 1 CD-ROM. Windows 95/98

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Letras. Peri. Verso 3.7. Belo Horizonte, 1999. Disponvel em: <www.letras.ufmg.br/biblioteca>. Acesso em: 3 fev. 2001.

Fita cassete
Exemplo: Exemplo:

Listas de discusso

FAGNER, R. Revelao. Rio de Janeiro: CBS, 1988. 1 fita cassete. COMUT on-line: lista de discusso. Braslia: Ibict. Secretaria Executiva do COMUT, 1998. Disponvel em: <www.ct.ibict.br:8000/listserver@ibict.br>. Acesso em: 10 dez. 2002. Sites
Exemplo:

Catlogo comercial em home-page


Exemplo:

OTP BIOMEDICA: consultas e servios. 2002. Disponvel em: <http://www.otpbiomedica.com.br>. Acesso em: 10 nov. 2002. BIBLIOTECA Newton Paiva. Desenvolvido por Ncleo de Informtica, 2001. apresenta produtos e servios oferecidos pelo Ncleo de Bibliotecas da Newton Paiva. Disponvel em: <www.newtonpaiva.br/biblioteca>. Acesso em: 26 set. 2007. Arquivos em disco rgido
Exemplos:

6.4.10 Documento de acesso exclusivo em meio eletrnico

Bases de dados, listas de discusso, sites, arquivos em disco rgido, programas de software e mensagens eletrnicas.

Modelo:

AUTORIA. Ttulo do servio ou produto. Verso (se houver). Local (cidade) de publicao. Editor, data da publicao. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia, ms e ano. (para documentos on-line).

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Letras. Biblioteca. Atualizao CCN.txt: hold-Id modificados. Belo Horizonte, 2002. 1 disquete 3 1/3 pol. Word for Windows 7.0. CAMPOS, N. M. Proposta pedaggica do Curso de Pedagogia. In: ENCONTRO DO COLEGIADO. 2000, Belo Horizonte. Resumos .... Belo Horizonte, Centro Universitrio Newton Paiva, 2000. 6 disquetes, 51/4 pol.

118

119

Programas (softwares)
Exemplo: Modelo:

Apostila

NOU-Rau: software livre. Verso beta 2. Campinas: UNICAMP, 2002. Disponvel em: <www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/>. Acesso em: 5 dez. 2002.

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo: subttulo se houver. Cidade de publicao: Instituio de ensino, ano de publicao. Nmero de folhas. Detalhes do contedo. Apostila.

Exemplo:

Mensagens eletrnicas De acordo com a NBR-6023, a incluso de mensagens eletrnicas nos trabalhos cientficos somente procede quando no existir outra fonte que aborde o assunto proposto. Informao verbal
Modelo:

DOTI, Miriam. Fontes de informao especializada: cincias da sade. Belo Horizonte: Newton Paiva, 2009. 25 f. Contm instrues para as aulas prticas. Apostila.

Exemplo:

ALMEIDA, M. P. S. Fichas para MARC. [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por mtmendes@uol.com.br em 12 jan. 2002.

SOBRENOME, Nome do informante. Ttulo ou assunto. Cidade do depoimento. Instituio onde foi proferida, dia ms abreviado. ano. Detalhes do contedo. Informao verbal.

6.4.11 Documento com dados especiais Bula de remdio


Modelo:

Exemplo:

SILVA, Knia Amaral da. Aula inaugural do ncleo de bibliotecas. Belo Horizonte. Newton Paiva, 10 ago. 2009. Apresentao da biblioteca da unidade CL-800 aos calouros do curso de Comunicao. Informao verbal. Notas de aula
Modelo:

NOME DO REMDIO: composto. Responsvel tcnico: nome do responsvel. Cidade de fabricao: Laboratrio, ano de fabricao. Bula de remdio.
Exemplo:

ENDORUS: Mentha piperita. Responsvel tcnico: Rosa Lcia Carneiro da Silva. Caruaru, PE: HEBRON, 2009. Bula de remdio.

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo: subttulo se houver. Cidade da realizao da aula: Instituio de ensino, ano. Nmero de pginas. Detalhes do contedo. Notas de aula.

120

121

Exemplo:

Exemplo:

CUNHA, Carlos. Qumica orgnica. Belo Horizonte: Newton Paiva, 2009. 3 p. Anotaes sobre aula de ligao e estrutura molecular. Notas de aula.

PEANHA, Honrio. Juscelino Kubitschek. 1985. 1, escultura em bronze, 4,50 m.

Monumento Palestras
Modelo: Modelo:

SOBRENOME, Nome do palestrante. Ttulo: subttulo se houver. Cidade de realizao da palestra: Instituio onde ocorreu, data. Palestra ministrada no(a) Nome do Evento, dia ms ano. Palestra.
Exemplo:

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou usar entre colchetes [sem ttulo]. Ano da criao. Elementos complementares para melhor identificao da obra..

Exemplos:

CAPURUO. Flvio. Preveno de acidentes. Belo Horizonte: Newton Paiva, 2009. Palestra ministrada na IV SIPAT: semana interna de preveno de acidentes de trabalho, 14 dez. 2009. Palestra. 6.4.12 Materiais especiais tridimensionais

NIEMEYER, Oscar. Memorial JK.1980-1981. Monumento fnebre e cultural, Braslia, DF, Brasil. BECHERET, Victor. Monumento s bandeiras. 1936-1953. 1 Monumento com 240 blocos de granito de 50 toneladas cada um com vrias esculturas humanas. 12X15X50 m. cor natural do granito. Propriedade da Prefeitura de So Paulo.

Incluem-se, nesses materiais, esculturas, maquetes e objetos como fsseis, animais empalhados, monumentos artificiais e naturais e objetos de museus, entre outros. Informao padro para medida: altura X largura X profundidade ou extenso.
Modelo: Fsseis

Quando o objeto no possuir ttulo, a NBR 6023 recomenda a atribuio de um ttulo ou a indicao sem ttulo entre colchetes.

TTULO. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou usar entre colchetes [sem ttulo]. Nome cientfico. Idade. Descrio fsica, tamanho, dimenso, estratigrafia. Procedncia. Ano da descoberta. Propriedade.
Exemplo:

Escultura

Modelo:

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou escrever entre colchetes [sem ttulo]. Data da criao. Especificao do objeto, quantidade, material usado na confeco, dimenso.

RPTIL MESOSSAURDEO. Mesosaurus brasiliensis. Permiano Superior (aprox. 250 m.a.) 1 m comprimento, formao irati. So Mateus do Sul, Paran. Museu do IGC/USP.

122

123

Maquete

Modelo:

NIEMEYER, Oscar. Residncia de Joo Lima Pdua. 1943. Planta baixa residencial e fachadas, escala 1-100 cm, preto e branco. Propriedade de Joo Lima Pdua e Lcia Valladares Pdua.

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo: subttulo se houver. Cidade de confeco. ano da criao. Escala. Detalhes da maquete quantidade, tamanho, colorido ou preto-e-branco.
Modelo:

Folder

Exemplo:

FONSECA, Eduardo. Sede do Tribunal de Justia de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2002. 1:100 m. Maquete de arquitetura no tamanho 1,50X1,50 m. 6.4.13 Materiais iconogrficos

TTULO do folder. Cidade de publicao: Editora, ano de publicao. Descrio fsica.

Exemplo:

Os materiais ou documentos iconogrficos so compostos por desenhos, folders, fotografias, gravuras, lminas de laboratrio, placas de Petri (recipiente para cultura de micrbios), pinturas, postais, slides, cartazes, microfilmes, entre outros.

ENGENHARIA florestal: 50 anos no Brasil. Braslia, DF: Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, 2009. 1 folder, 10 x 21 cm, color. Contm informaes sobre a formao e atuao do engenheiro florestal.
Fotografia

Modelo:

Modelo:

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo (quando no existir, atribuir um ou usar entre colchetes [sem ttulo]. Data. Especificao do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificao do material.

SOBRENOME, Nome do fotgrafo. Ttulo. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou usar entre colchetes [sem ttulo]. Data. Descrio fsica (quantidade, tamanho, colorido ou preto-e-branco). Dimenso da fotografia. Outros detalhes.

Desenho Modelo:

Exemplo:

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou usar entre colchetes [sem ttulo]. Ano da criao. Descrio fsica tamanho, colorido ou preto-e-branco, dimenso. Propriedade.
Exemplos:

MENEZES, Jlio. Barra da Lagoa: Florianpolis. 2003. 1 foto, color. 15x20 cm. Vista do farol da praia, mar calmo com dia claro e um pescador sobre as pedras.

RIAN [Nair de Tef]. Afonso Celso. 1914. 1 Caricatura, preto e branco.

124

125

Lminas de laboratrio e placas de Petri Modelo:

Exemplo:

SOBRENOME, Nome do pesquisador. Ttulo: subttulo se houver. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou usar entre colchetes [sem ttulo]. ano. Descrio fsica (quantidade, dimenso, tamanho, espessura, formato). Podem-se acrescentar mais detalhes para melhor identificar o material.

VAN GOGH, Vincent. O escolar (O filho do carteiro). 1888. leo sobre tela, 63 x 54 cm. Ttulo original: The schoolboy (The mailmans son). Coleo do Postais e slides Museu de Arte de So Paulo.

Modelo:

Exemplo:

SOBRENOME, Nome. Ttulo. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou usar entre colchetes [sem ttulo]. ano de criao do material. Especificao do suporte. Descrio fsica, colorido ou preto-e-branco, dimenso ou tamanho. Detalhes do material.

MORRIS, Maringela B. Placas produzidas por poliovirus sobre clulas. 1978. 1 placa de petri em vidro fundo plano parede simples com 1,2 mm de espessura, dimenses de 150X20 mm com tampa.
Exemplo: Microformas (microfichas e microfilmes) Modelo:

PICASSO, Pablo. Vnus e o amor. In: GEISER, Bernhard. Pablo Picasso, sua obra grfica. Barcelona: Gustavo Gili, 1956. p. 148. Slide.

SOBRENOME, Nome. Ttulo: subttulo. Nmero da edio. Cidade da publicao: Editora, ano de publicao. Descrio fsica, formato, definio da cor, dimenso em mm.

Exemplo:

LEMOS, Jos do Castro. Como organizar seu arquivo. So Paulo: Polgono, 1980. Color., 35 mm. Microfilme.

Pinturas Modelo:

SOBRENOME, Nome do artista. Ttulo. Quando no houver, deve-se atribuir uma denominao ou usar entre colchetes [sem ttulo]. ano da criao. Descrio fsica, material usado, colorido ou preto-e-branco, dimenso ou tamanho. Propriedade.

126

127

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 15287: informao e documentao: projeto de pesquisa: apresentao. Rio de Janeiro, 2005.

ALVES. Maria Bernadete Martins; ARRUDA. Susana Margaret de. Como elaborar um artigo cientfico. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br/design/ArtigoCientifico.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2009.

BOENTE, Alfredo; BRAGA, Glucia. Metodologia cientfica contempornea para universitrios e pesquisadores. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. 175 p.

ANDRADE, Maria Margarida. Como preparar trabalhos para cursos de psgraduao: noes prticas. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2004. 165p.

FRANA, Jnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. 255 p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2922 p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Normas de apresentao tabular. 3.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 1991. 270 p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS. Pr-Reitoria de Graduao. Sistemas de Bibliotecas. Padro PUC Minas de normalizao: normas da ABNT para apresentao de artigos em peridicos cientficos. Belo Horizonte: PUC Minas, 2008. Disponvel em: <http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2009.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documento: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 13. ed. So Paulo: Atlas, 1985.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 10719: apresentao de relatrios tcnico-cientficos. Rio de Janeiro, 1989.

SILVA, M. C. L. da; MELO, N. H. P. L. de; SOUZA, E. T. Manual para elaborao e normalizao de trabalhos acadmicos conforme normas da ABNT. Belo Horizonte: Uni-bh, 2008. Disponvel em: <http://www.unibh.br/imgMarketing/pdf/Manual-de-Normalizacao-2008_2.ed.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2009.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2005.

128

129

GLOSSRIO

sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato. feito sob a coordenao de um

Abreviatura

Representao de uma palavra por meio de alguma(s) de suas slabas ou letras. Elementos pstextuais

orientador (doutor), visando a obteno do ttulo de mestre.

Agradecimento

Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho.

Elementos que complementam o trabalho.

Elementos prtextuais

Elementos que antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho.

Anexo

Texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Elementos textuais Parte do trabalho em que exposta a matria.

Apndice

Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho.

Epgrafe

Folha onde o autor representa uma citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho.

Capa

Proteo externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao.

Errata

Lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correes. Apresenta-se quase sempre em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso.

Citao

Meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. Folha de aprovao Folha que contm os elementos essenciais aprovao do trabalho.

Dedicatria(s)

Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Folha de rosto Folha que contm os elementos essenciais identificao do trabalho.

Dissertao

Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente Ilustrao Desenho, gravura, imagem que acompanha um Glossrio Relao de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies.

130

131

texto. Tabela ndice Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio, que localiza e remete para as informaes contidas no texto. Tese Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um Lombada Parte da capa do trabalho que rene as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, estudo cientfico de tema nico e bem Elemento demonstrativo de sntese que

constitui unidade autnoma

delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador

grampeadas, colocadas ou mantidas juntas de outra maneira.

Referncias

Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificao individual. Trabalhos acadmicos

(doutor) e visa a obteno do ttulo de doutor, ou similar.

(trabalho de concluso de curso TCC, trabalho de graduao interdisciplinar TGI, trabalho de concluso de curso de

Resumo em lngua estrangeira

Verso de resumo para idioma de divulgao internacional.

similares

especializao e/ou aperfeioamento e outros). Resumo na lngua verncula Apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho. Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que da deve ser

obrigatoriamente

emanado

disciplina,

mdulo, estudo independente, curso, programa Sigla Reunio das letras iniciais dos vocbulos fundamentais de uma denominao ou ttulo. e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador.

Smbolo

Sinal que substitui o nome de uma coisa ou de uma ao.

Sumrio

Enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele se sucede.

132

133

ANEXO

ANEXO B Modelo de etiqueta de CD

ANEXO A Formulrio de envio de trabalhos Biblioteca.

Obs. Download no site da Biblioteca.

134

135

NDICE ANEXO C Modelo de etiqueta da capa do CD ABREVIATURAS E SIGLAS, 22,23,24 AGRADECIMENTOS, 44 AUTOR(ES) ALNEA, 18 ANEXO, 60,61 APNDICE, 59 TTULO
Nota de explicao, rea de

supresses ou interrupes, 76 textuais, 63,64,65 tipos de citaes, 63 traduo, 76,77 DEDICATRIA, 43 DISSERTAO definio, 8 estrutura, 36 ELEMENTOS pr-textuais, 37,38,39, 40,41,42 43,44,45,46,47,48,49,50,51,52,53 textuais, 53,54,55,56,57,58 ps-texuais, 59,60,61,62. PIGRAFE, 45 ESPACEJAMENTO, 15,16 FIGURAS, 25 FOLHA DE APROVAO, 42 FOLHA DE ROSTO, 39,40 FONTE, 14 FORMATO ELETRNICO, 12 GLOSSRIO, 59 GRFICOS, 30,31 ILUSTRAES, 24,25 NDICE, 60 LISTAS, 46 abreviaturas e siglas, 49 ilustraes, 46,47 tabelas, 48 smbolos, 49

ARTIGOS CIENTFICOS definio, 6,7 elementos pr-textuais, 52,53 elementos ps-textuais, 61,62 estrutura, 31 CAPA, 37,38

concentrao, orientador(es) e coorientador(es).

CIDADE FACULDADE ANO

CITAES acrscimos, 76 citao de citao, 68,69,70,71 comentrio, 76 curtas, 63,64 dicas, 72 diretas, 63,64,65,66

AUTOR(ES)

nfase ou destaque, 76,77 indireta, 66,67,68 informao comunicao

TTULO
Nota de explicao, rea de

eletrnica, 78,79 informao verbal, 77,78

concentrao, orientador(es) e coorientador(es).

interpolao, 76 livre, 66,67,68 longas, 65,66 ocorrncias, 66,67,68

CIDADE FACULDADE ANO

outras opes, 72,73,74,75

136

137

MARGENS, 13 MONOGRAFIA definio, 7 estrutura, 33 NOTAS DE RODAP, 80,81,82, 83,84,85 expresses latinas, 82 Apud, 82,83 Cf., 85 Ibidem, 83 Idem, 83, 84 Loc. Cit., 85 Op cit, 84 Passim, 84 Et seq., 85 regras, 80,81 NUMERAO PROGRESSIVA, 20,21 PAGINAO, 19,20 PARGRAFO, 17 PROJETO definio, 7 elementos textuais, 53, 54, 55, 56,57,58 estrutura, 34 REFERNCIAS apostila, 119 autoria, 89 bases de dados, 117 Bblia, 104 Bula de remdio, 118 captulos de livros, 106,107 catlogo comercial, 116

compact discs (CD), 115,116 conferncias, 100,101 congressos, 100,101,106,107,108 data, 93 definio, 61 descrio fsica, 93 desenho, 122 dicionrios ver verbetes disco rgido, 117 discos vinil, 115 dissertaes e teses, 99 documentos com dados especiais, 118,119,120 documentos eletrnicos, 116,117,118 documentos jurdicos, 101,102 doutrina, 104 e-mail ver mensagens eletrnicas edio, 91,92 editora, 92,93 elementos, 89 enciclopdias ver verbetes entrevistas, 105 escritos mimeografados, 105 esculturas, 120 eventos cientficos, 107,108 filmes, 113 DVD, 114 Fitas de vdeo, 114 fitas cassetes, 116 folder, 123 formatao, 88

formatos, 96 fsseis, 121 fotografia, 123 ilustrao, 94 imprenta, 92 informao verbal, 119 jurisprudncia, 102,103 lminas de laboratrio, 124 listas de discusso, 117 livros, 97,98 maquete, 122 materiais especiais, 113,114 materiais especiais tridimensionais, 120,121,122 materiais iconogrficos, 122, 123,124,125 material cartogrfico, 114,115 mapas, 114 mensagens eletrnicas, 118 microfichas ver microformas microfilmes ver microformas microformas, 124 monografias, 98 monumento, 121 notas, 94 notas de aula, 119 palestras, 120 partes isoladas, 106 pinturas, 125,126 placas de Petri ver lminas de

laboratrio postais, 122 programas de computador ver software publicaes peridicas em partes, 110,111,112,113 artigos, 111,112,113 fascculo, 110,111 no todo, 109,110 regras, 86,87 responsabilidade secundria, 91 sites, 117 slides ver postais software, 118 tccs, 99 ttulos, 90 verbetes, 108,109 RELATRIO DE ESTGIO definio, 8 estrutura, 35 RESUMO, 46 SUBTTULO ver TTULO SUMRIO, 49,50,51 SUPORTE FSICO, 12 TABELAS E QUADROS,26, 27,28,29,30 TESES definio, 8 estrutura, 36 TTULO SEM INDICATIVO

NUMRICO, 22

138

TRABALHOS ACADMICOS definio do tema, 9 estrutura, 32,33,34,35,36 etapas, 9 graduao, 6 leitura do material, 10 levantamento bibliogrfico, 10 obteno do material, 9 ps-graduao, 6 TRABALHOS PS-GRADUAO, 6,7,8 VERSO FOLHA DE ROSTO, 41

You might also like