You are on page 1of 3

PLANO DE SERMO

DADOS DE IDENTIFICAO: Pregador(a): Fernanda Ursulino Carneiro Stabenow Helker Igreja: Jardim Itlia Data: 04/06/2011 TEMA DO SERMO: Contemplando a Cruz Msica Especial (Incio): Contemple a Cruz Msica Especial (Fim): Maravilhoso Amigo OBJETIVOS: 1. Lembrar o preo que nossa vida custou; 2. Convite ao arrependimento e exame dos coraes; 3. Mostrar que Jesus espera que venamos como Ele venceu. BIBLIOGRAFIA: Livro utilizado: White, Ellen; O Desejado de Todas as Naes; Editora CPB. So Paulo, 2005. Pginas: 73, 417. Livro utilizado: Bblia Sagrada; Joo 3:14-17, Isaas 53:1-8, Isaas 1:16-20.

Contemplando a Cruz Introduo: Hoje o dia mundial do Ministrio da Mulher e nada melhor do
que o assunto de nossa meditao, no s das mulheres, mas dos homens, jovens e crianas, ser centrado nAquele que nos deu a vida. Por isso vos convido a meditar em Jesus. Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus.

Deveremos tom-la ponto por ponto, e deixar que a imaginao se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifcio por ns, nossa confiana nEle ser mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbudos de Seu esprito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender ao p da cruz a lio de arrependimento e humilhao. DTN, 83. a) Quantos dentre ns j teve seu momento com Deus hoje cedo, refletindo sobre o sacrifcio dO Senhor Jesus? c) Quantos dentre ns j pediu ao Senhor, em atitude reverente e humilde, o perdo dos pecados? d) Quantos dentre ns, hoje, j orou aO Senhor suplicando que lhe ensinasse a guardar e santificar o Seu santo dia, da maneira correta? Nesta manh, convido-os a contemplar a cruz de Cristo, convido-os a permitirem que a vossa imaginao se apodere das cenas finais da vida de Jesus ao Ele passar pela via dolorosa, a fim de que nossos coraes sejam constrangidos pelo amor de Deus revelado na Cruz. Joo 3:16 : Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unignito para que todo aquele que nEle cr no perea, mas tenha a vida eterna. Assim, importa que Cristo seja levantado para que o contemplemos e creiamos.

Abramos nossas Bblias em: Joo 3:14,15,17 : E, como Moiss levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nEle cr no perea, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, no para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Corpo: Jesus no considerou o Cu um lugar desejvel, enquanto ns nos achvamos perdidos. Abandou as cortes celestes por uma vida de ignomnia e insulto, e uma morte vergonhosa. Aquele que era rico do inaprecivel tesouro celeste, tornou-Se pobre, para que, por meio de Sua pobreza, nos pudesse enriquecer. Cumpre-nos seguir a senda por Ele trilhada. DTN, 417. Ns no temos, seno uma plida noo daquilo que Jesus se absteve no Cu, para vir a este mundo morrer por amor de ns. Ns no temos, seno uma plida noo do que Jesus padeceu neste mundo por amor de ns. Isaas 53:1-8 : Quem deu crdito nossa pregao? E a quem se manifestou o brao dO Senhor? Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz de uma terra seca; no tinha beleza nem formosura e, olhado ns para Ele, no havia boa aparncia nEle, para que o desejssemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, Homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e no fizemos dEle caso algum. Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e o reputvamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgresses, e modo por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos ns andvamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de ns todos. Ele foi oprimido e afligido, mas no abriu a Sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim Ele no abriu a Sua boca. Da opresso e do juzo foi tirado; e quem contar o tempo da Sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgresso do meu povo Ele foi atingido. Jesus deixou as cortes celestes, deixou a presena de seres santos que O amavam e obedeciam as ordens. Viveu neste mundo entre homens pecadores, desobedientes a Sua santa lei. Jesus trocou as honras dos anjos celestes para sofrer o desprezo aqui. O prprio Deus tomou a natureza do homem, enferma pelo pecado, por amor de mim, por amor de voc. E em troca recebeu desprezo e escarnio. Jesus foi ferido pelo meu pecado, Ele foi ferido pelo teu pecado. A morte que a ns estava reservada Ele a sofreu; e a paz que Ele gozava se nos ofereceu. Estvamos perdidos por toda a eternidade por causa de nossas ofensas e pecados. Porm, Deus fez cair sobre Cristo a nossa iniquidade e Ele sentiu o peso da culpa que a ns pertencia. Jesus foi oprimido e maltratado. Os lderes do Seu povo o maniataram como se Ele

fosse um criminoso pecador, com varapaus foram prender a Jesus no Getsemane e o levaram para ser julgado perante Ans, Caifs, Pilatos, Herodes, e novamente Pilatos. Jesus o nosso Juiz foi sentenciado morte. Seu prprio povo no fez dEle caso mas clamou por Seu sangue, clamaram pela morte do Imaculado Filho de Deus, pela morte do Redentor mundo. Mas tudo isso Cristo suportou, a fim de nos dar uma segunda chance e hoje nos faz um convite. Isaas 1:16-20 Lavai-vos purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de adiante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que justo; ajudai o oprimido; fazei justia ao rfo; tratai da causa das vivas. Vinde ento e argui-Me diz O Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornaro como a branca l. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados espada; porque a boca dO Senhor o disse. Apelo: Jesus venceu o mal que nos escravizava e por causa de Sua vitria temos uma nova chace de sermos livres outra vez, livres do mal que nos acerca. Temos a promessa de que se seguirmos a senda por Ele trilhada aqui nesta terra e vencermos como Ele venceu o pecado aqui. Se o buscarmos com todo o nosso corao, se nos arrependermos e confessarmos os nossos pecados, Ele prometeu que nos perdoar, e no apenas isso, mas nos conceder poder para vencer o pecado mais ntimo que s Ele e, s vezes, ns conhecemos. Se honrarmos o nome dO Pai, assim como Cristo honrou. Se levamos uma vida de obedincia cairo por terra as acusaes de Satans de que a lei de Deus injusta e no pode ser guardada. E ento, quando Ele retornar a este mundo, no como um indefeso ser humano mas como o Deus Todo Poderoso, receberemos o nosso galardo, a nossa recompensa por termos tido f no Seu nome, f no Seu poder, que transforma o corao e a vida. Por termos sido fiis at a morte, a morte do prprio eu, receberemos a vida eterna. E viveremos pra sempre com O Senhor. Amm e Amm!

You might also like