You are on page 1of 14

CHEVITARESE, L. (2001): As Razes da Ps-modernidade. In: Analgos. Anais da I SAF-PUC. RJ: Booklink.

(ISBN 85-88319-07-1)

As razes da ps-modernidade
Sem os punhos de ferro da modernidade, a ps-modernidade precisa de nervos de ao1.

Apresentao Frederic Jameson considera os anos 60 como o incio da ps-modernidade, entendida por ele como lgica cultural do capitalismo tardio. Mas apenas a partir da dcada de 70 o debate em torno do tema torna-se mais inflamado. As razes da discusso encontram-se na crise cultural que se faz sentir, principalmente, a partir do ps-guerra. O desencanto que se instala na cultura acompanhado da crise de conceitos fundamentais ao pensamento moderno, tais como Verdade, Razo, Legitimidade, Universalidade, Sujeito, Progresso, etc. O efeito da desiluso dos sonhos alimentados na modernidade se faz presente nas trs esferas axiolgicas por ela mesma diferenciadas: a esttica, a tica e a cincia. Tal efeito, apresenta-se nos mais diversos campos de produo cultural, tais como a literatura, a arte, a filosofia, a arquitetura, a economia, a moral, etc. Surgem questes que se tornam alvo de intenso debate na atualidade: estaramos, nessa crise cultural, vivendo uma crise da modernidade? Seria a crise o anncio de um obiturio, que nos convidaria a falar em ps-modernidade, como superao ou ruptura com a modernidade? Poderia a noo de ps-modernidade servir para caracterizar a cultura contempornea?

BAUMAN, Zygmunt: Modernidade e Ambivalncia. RJ. Jorge Zahar Editor. 1999. Pg. 259.

Em 1979, Jean-Franois Lyotard publica La Condition Postmoderne, no qual apresenta o problema da legitimao do conhecimento na cultura contempornea. Para Lyotard, o ps-moderno, enquanto condio da cultura nesta era [ps-industrial], caracteriza-se exatamente pela incredulidade perante o metadiscurso filosficometafsico, com suas pretenses atemporais e universalizantes2. Por outro lado, Habermas prefere compreender a modernidade como um projeto inacabado, sugerindo que deveramos aprender com os desacertos que acompanham o projeto3. Ser que dizer que somos ps-modernos d um pouco a impresso de que deixamos de ser contemporneos de ns mesmos 4? Mas se ainda reivindicarmos nossa condio moderna, como tratar de todas as mudanas que marcam a cultura contempornea, e que a tornaram to estranha a certas noes fundamentais modernidade? O que pretendo, aqui, investigar brevemente a aplicao do conceito de psmodernidade cultura contempornea e as possveis razes dessa aplicao. Articula-se, logo de incio, uma problemtica: se a ps-modernidade, como o prprio termo sugere, caracteriza-se em primeira instncia como uma reao (ou rejeio) modernidade, seria ela o triunfo do irracionalismo, ou a ps-modernidade pressupe, em ltima anlise, algum conceito de razo, para alm de seu relativismo epistmico mais superficial? Caso a resposta seja positiva, quais so As razes da ps-modernidade?

A Modernidade e o Desencanto na Cultura

2 3

LYOTARD, Jean-Franois: O ps-moderno. RJ. Olympio Editora. 1986. Introduo, viii. HABERMAS, J.: Modernidade um projeto inacabado. In: ARANTES, O. & ARANTES, P.: Um ponto cego no projeto moderno de Jrgen Habermas. SP. Brasiliense. 1992. Pg. 118. 4 ROUANET, S. P.: As razes do iluminismo. SP. Companhia das Letras. 1987. Pg. 229.

termo

ps-modernidade

encontra-se

ligado

significao

de

modernidade, at por que no faria sentido ser ps alguma coisa que no se sabe o que . O ps-moderno representa alguma espcie de reao ou afastamento do moderno 5. Contudo, no basta apenas a anlise do conceito de modernidade, pois o prprio prefixo ps articula problemticas situadas em diversas reas. Krishan Kumar chama ateno que o prefixo ps, de ps-modernidade, ambguo: pode significar um novo estado de coisas, no sentido do que vem depois; ou pode ser usado como o post de post-mortem, sugerindo fim, trmino 6. Ser ento necessrio ressaltar primeiro as perspectivas fundamentais da prpria modernidade, para ento estabelecermos em que sentido podemos falar de uma posterioridade na ps-modernidade. No incio do sculo XX, Max Weber j caracterizava o advento da modernidade como um processo crescente de racionalizao intelectualista, intimamente ligado ao progresso cientfico, que leva ao desencantamento do mundo7. Vejamos o que Habermas nos diz, comentando Weber:
Max Weber caracterizou a modernidade cultural, mostrando que a razo substancial expressa em imagens de mundo religiosas e metafsicas se divide em trs momentos, os quais apenas formalmente (mediante a forma de fundamentao argumentativa) ainda podem ser mantidos juntos. Uma vez que as imagens de mundo se desagregam e os problemas legados se cindem entre os pontos de vista especficos da verdade, da justeza normativa, da autenticidade ou do belo, podendo ser tratados, respectivamente como questo de conhecimento, como questo de justia e como questo de gosto, ocorre nos tempos

5 6

Cf. HARVEY, David: Condio ps-moderna. SP. Edies Loyola. 1992. Pg. 19. Cf. KUMAR, Krishan: Da sociedade ps-industrial ps-moderna. RJ. Jorge Zahar Editor. 1997. Pg. 79. 7 Cf., p.ex., WEBER, Cincia e Poltica. Duas vocaes. SP. Cultrix, 1968. Pgs. 30 / 31.

modernos uma diferenciao de esferas de valor: cincia, moral e arte.8

O conjunto de idias e perspectivas que caracterizam a modernidade parece constituir um grande sonho que a humanidade elaborou para si mesma 9, ou ainda um audacioso projeto da Razo como libertadora. O Discurso iluminista de emancipao pela revoluo, ou pelo saber, sustenta essa confiana na capacidade da Razo10. Habermas chama a ateno para o que ele denomina projeto da modernidade, e que tem sido amplamente discutido na atualidade, como demonstra David Harvey:
Embora o termo moderno tenha uma histria bem mais antiga, o que Habermas chama de projeto da modernidade entrou em foco durante o sculo XVIII. Esse projeto equivalia a um extraordinrio esforo intelectual dos pensadores iluministas para desenvolver a cincia objetiva, a moralidade e a lei universais e a arte autnoma nos termos da prpria lgica interna destas. A idia era usar o acmulo de conhecimento gerado por muitas pessoas trabalhando livre e criativamente em busca da emancipao humana e do enriquecimento da vida diria.11

A aplicao ampla da racionalidade na organizao social prometia a segurana de uma sociedade estvel, democrtica, igualitria (incluindo o fim de estados teocrticos, de perseguies sociais produzidas pela superstio, de abusos de poder por parte dos governantes, etc). A possibilidade de domnio cientfico representava o aceno de uma ambicionada segurana, que nos afastaria dos infortnios ligados a imprevisibilidade do mundo natural (desde condies climticas e de relevo, a doenas fsicas e mentais): a natureza deveria submeter-se ao poder da Razo humana.

HABERMAS, J.: Modernidade um projeto inacabado. In: ARANTES, O. & ARANTES, P., op. cit., 1992. Pgs. 109 / 110. 9 Bauman, p.ex., denominou sonho da razo legislativa. Cf. BAUMAN, op.cit., 1999. Pg. 29. 10 Cf. CASSIRER, Ernest: A Filosofia do Iluminismo. SP. Editora da Unicamp. 1994. Pg. 21. 11 HARVEY, op.cit., 1992. Pg. 23, meu grifo.

Estes foram sonhos demasiadamente caros para a humanidade, pelos quais se permitiu a hipervalorizao do conhecimento objetivo e cientfico. O que Ken Wilber, p.ex., prefere chamar de desastre da modernidade: uma patologia, que logo permitiu que uma poderosa cincia monolgica colonizasse e dominasse as outras esferas (a esttico-expressiva e a religiosa-moral)12. Naturalmente, o investimento cultural na racionalidade universal e na cincia (que nos protegeriam do caos e da aleatoriedade) exigiu uma restrio da liberdade individual. Harvey observa que h a suspeita de que o projeto do Iluminismo estava fadado a voltar-se contra si mesmo e transformar a busca de emancipao humana num sistema de opresso universal em nome da libertao humana13. A expectativa quanto aos frutos da cincia foi dolorosamente interrompida por eventos que marcaram profundamente a sociedade atual. O principal deles foi, sem dvida, a catstrofe da Segunda Guerra Mundial e a insuportvel lembrana de acontecimentos como Auschwitz e Hiroshima: cortada ao meio pela guerra fria, ctica em relao construo comunitria que lhe propem tecnocratas e polticos, a Europa dos anos 50 deixou de acreditar no futuro14.
A cincia perdeu boa parte da aura de autoridade que um dia possuiu. De certa forma, isso provavelmente resultado da desiluso com os benefcios que, associados tecnologia, ela alega ter trazido para a humanidade. Duas guerras mundiais, a inveno de armas de guerra terrivelmente destrutivas, a crise ecolgica global e outros desenvolvimentos do presente sculo poderiam esfriar o ardor at dos mais otimistas defensores do progresso por meio da investigao cientfica desenfreada15.

12

WILBER, The Marriage of Sense and Soul: integrating science and religion. New York. Random House. 1998. Pg. 55, meus grifos. 13 HARVEY, op.cit., 1992. Pg. 23. 14 DELACAMPAGNE, C.: Histria da Filosofia no Sculo XX. RJ. Jorge Zahar Editor. 1995. Pg. 233. 15 GIDDENS, A. : A vida em uma sociedade ps-industrial. In: BECK, Ulrich, GIDDENS, Anthony & LASH, Scott: Modernizao Reflexiva. SP. UNESP. 1997. Pg. 109.

J no parece claro que a investigao cientfica possa garantir o que quer que seja. Alm disso, a dvida sobre os benefcios trazidos pela tecnologia torna-se cada vez mais cotidiana, domstica, principalmente medida em que se intensifica a dependncia a esta mesma tecnologia crescente (incluindo, p.ex., a dependncia cada vez maior de aparelhos eletrodomsticos, automveis, computadores, etc sem os quais, para muitos, tornou-se impossvel viver). Na medida em que as expectativas criadas no se puderam realizar efetivamente, surgiram a frustrao, o relativismo e o niilismo 16. Mas a prpria exigncia de radicalidade crtica da modernidade j trazia consigo a armadilha da dvida:
(...) as sementes de niilismo estavam no pensamento iluminista desde o incio. Se a esfera da razo est inteiramente desagrilhoada, nenhum conhecimento pode se basear em um fundamento inquestionado, por que mesmo as noes mais firmemente apoiadas s podem ser vistas como vlidas em princpio ou at ulterior considerao. De outro modo elas reincidiriam no dogma e se separariam da prpria esfera da razo que determina qual validez est em primeiro lugar.17

Esta uma tese que considero particularmente importante: o Desencanto na Cultura, entendido como perda de horizontes, sensao de caos, incerteza e relatividade, algo que desde o incio da modernidade encontrava-se embrionrio, implcito nas prprias exigncias crticas da Razo o que gostaria de chamar de a outra face da moeda iluminista. Mas se no h mais otimismo quanto aos rumos da cultura moderna, esse desencanto vem acompanhado da rejeio a tudo que tido como opressivo, da desconfiana a todo discurso que pretenda dizer o que so as coisas, o que devemos fazer, como sentir. a dvida quanto s possibilidades de fundamentao racional, a
16

Diversos tericos demonstraram a relao entre o niilismo e a ps-modernidade. Ver, p.ex., VATTIMO, Gianni: O Fim da Modernidade: niilismo e hermenutica na cultura ps-moderna. Lisboa. Editorial Presena. 1987. 17 GIDDENS, As consequncias da modernidade. SP. Unesp. 1991. Pg. 54, meu grifo.

suspeita quanto s narrativas globalizantes, que caminha lado a lado do clamor por liberdade. A ps-modernidade configura-se como uma reao cultural, representa uma ampla perda de confiana no potencial universal do projeto iluminista18.

O Ataque Cincia e o Irracionalismo ps-moderno Lyotard inicia sua tentativa de desmascarar a pretenso de legitimidade da cincia, pela evidncia de que no se pode prescindir do recurso a outra narrativa (nocientfica) para responder a pergunta: como provar a prova? As duas principais narrativas s quais recorre a cincia moderna so as de emancipao filosfica e poltica produzidas pelo iluminismo. Elas se diferenciam das narrativas pr-modernas, que se centravam na tentativa de retornar, redescobrir e reviver uma verdade originria, pois so essencialmente teleolgicas, visam a um determinado objetivo final, e dependem de uma idia de progresso temporal. Segundo Lyotard, o descrdito em relao a tais narrativas de grande envergadura (grands rcits), de carter totalizante, e a falncia das pretenses de legitimao atravs delas esto no fundamento da condio ps-moderna: simplificando ao extremo, considera-se ps-moderna a incredulidade em relao aos metarrelatos19. Segundo Bauman, a dvida que problematiza o conhecimento, e que se torna mais evidente na condio ps-moderna, aquela que desafia o direito de a cincia validar e invalidar, legitimar e deslegitimar em suma, de traar a linha divisria entre conhecimento e ignorncia20. A condio ps-moderna nos faz encarar o demnio da improcedncia da certeza, que em sua forma mais assustadora suscita a suspeita de que
18

Cf., p.ex., FEATHERSTONE, Cultura de consumo e Ps-modernismo. SP. Studio Nobel. SESC. 1995. Pg. 66. 19 Idem. Introduo, pg. xvi. 20 BAUMAN, op.cit., 1999. Pg. 257.

a cincia pudesse ser apenas uma forma de mitologia sofisticada, apenas uma verso dentre muitas21. Todavia, o enfrentamento da incerteza pode ser vivido como desqualificao total da cincia e sua igualao a outras formas de saber , ou como conscincia da incerteza e da ambivalncia ps-modernas, que exige uma nova relao com a questo da legitimao e da certeza do conhecimento. De qualquer modo, o Ataque Cincia pode ser compreendido como um advento da reao cultural que acompanha a perda de confiana na objetividade da Razo. A ansiedade ps-moderna pela plenificao da liberdade reflete a profunda descrena cultural em um caminho seguro para a felicidade. Por outro lado, ao mesmo tempo em que se intensifica o sentimento de liberdade (nas palavras de Dostoievsky: se Deus est morto, tudo permitido), cresce a insegurana em relao ao que fazer, i.e., a capacidade de decidir corretamente no exerccio da liberdade. A permissividade total mostra-se culturalmente to assustadora quanto uma cruel limitao: poder tudo to angustiante quanto no poder nada.
inteiramente diferente viver com a conscincia ps-moderna de que no h nenhuma sada certa para a incerteza; de que a fuga contingncia to contingente quanto a condio da qual se busca fugir. O desconforto que tal conscincia produz a fonte de mal-estares especificamente ps-modernos22.

A condio ps-moderna nos traz a conscincia da incerteza e da ambivalncia. Respostas em suspenso. Mal-estar diante de um mundo catico. A cultura j no pode mais proporcionar uma explicao adequada do mundo que nos permita construir ou ordenar nossas vidas23. por isso que Giddens afirma que no h nada de misterioso

21 22

Idem. Pg. 258. BAUMAN, op.cit., 1999. Pg. 250. 23 FEATHERSTONE, Mike: O Desmanche da Cultura. SP. Studio Nobel. SESC. 1997. Pg. 15.

no surgimento do fundamentalismo no mundo moderno tardio 24. Adotar uma nica resposta evitar a experincia angustiante da dvida radical, cujo fascnio advm da promessa de livrar os convertidos das agonias da escolha individual. uma forma de usar a liberdade para tentar fugir dela. Baudrillard, por sua vez, afirma que a nica coisa que d sentido s massas o espetculo26. O fascnio pelo espetacular torna-se cada vez mais evidente na condio ps-moderna, o que no pode ser dissociado do desenvolvimento da tecnologia de informao e de transformaes econmicas que fazem, p.ex., Jameson tomar a psmodernidade como lgica cultural do capitalismo tardio. Muitos tericos tm caracterizado a cultura atual como sociedade de consumo, o que corresponde a aceitar que o mapeamento deste mundo simulacional das mercadorias um dos eixos centrais para a compreenso da cultura. Se outrora o consumo era apenas uma conseqncia da produo de mercadorias, hoje preciso produzir os consumidores, preciso produzir a prpria demanda, e essa produo infinitamente mais custosa do que a de mercadorias27. O consumo de produtos e servios est mergulhado no sonho que envolve cada signo-mercadoria. Campbell, p.ex., desenvolve uma anlise do consumo, identificando suas relaes com o romantismo, com o sonho, com a busca imaginria de realizao: a atividade essencial do consumo no a O fundamentalismo 25, um exemplo de ausncia crtica, ou irracionalismo ps-moderno,

24

GIDDENS,: A vida em uma sociedade ps-tradicional. In: BECK, GIDDENS & LASH, op.cit., 1997. Pg. 123.
25

O fundamentalismo um remdio radical contra esse veneno da sociedade de consumo conduzida pelo mercado e ps-moderna a liberdade contaminada pelo risco (um remdio que cura a infeco amputando o orgo infeccionado abolindo a liberdade como tal, na medida em que no h liberdade livre de riscos). BAUMAN, O mal-estar da ps-modernidade. RJ. Jorge Zahar Editor. 1998. Pg. 228. 26 Cf. BAUDRILLARD, sombra das maiorias silenciosas. SP. Editora Brasiliense. 1993. Pg. 14. 27 BAUDRILLARD, op.cit., 1993. Pgs. 26/27.

seleo, a aquisio ou o uso real dos produtos, mas a procura imaginria do prazer a que se presta a imagem do produto28. A preocupao com o estilo de vida passa a ser um indicativo fundamental. Baudrillard ressalta que o ldico do consumo tomou progressivamente o lugar do trgico da identidade29. Esta tendncia de irracionalismo ps-moderno afirma: dizme o que consomes e dir-te-ei quem s. (E no pequeno hoje em dia o nmero de pessoas que tenta resolver ou pelo menos adiar suas crises de identidade pessoal ou social entregando-se compulsivamente ao consumo). Apreciamos a diversidade de sentidos como imagens que se deslocam numa tela de vdeo. Para Baudrillard, vivemos em uma cultura na qual a televiso o mundo: somos submetidos a uma torrente interminvel de imagens, a um bombardeamento de signos sem profundidade ou fragmentados, que constituem um convite ao fascnio esttico e recusa de juzos morais. Por toda parte j vivemos numa alucinao esttica da realidade30. Todavia, se a estetizao da realidade uma tendncia cultural dominante31, no h mais autonomia nas esferas culturais, que surgem mergulhadas num turbilho de imagens ou intensidades multifrnicas (para usar um termo de Jameson). Tem-se, ento, a colonizao pela esttica das demais esferas da cultura: as diferentes esferas culturais a esttica, a tica, a terica perdem sua autonomia, por exemplo, o reino esttico comea a colonizar as esferas terica e moral-poltica32.

28

CAMPBELL, C.: The Romantic Ethic and the Spirit of Modern Consumerism. Oxford. Blackwell. 1987. Apud FEATHERSTONE, op. cit., 1997. Pg. 45. 29 BAUDRILLARD, A Sociedade de Consumo. Lisboa. Edies 70. 1981. Pg. 240, meu grifo. 30 BAUDRILLARD, J.: Simulations. New York. Semiotext. 1983. Pg.148. Apud FEATHERSTONE, op.cit., 1995. Pg. 102. 31 Cf. JAMESON, Frederic: Espao e Imagem: teorias do ps-modernos e outros ensaios. RJ. Editora da UFRJ. 1994. Pg. 136.

As razesda ps-modernidade A ps-modernidade pode ser caracterizada como uma reao da cultura ao modo como se desenvolveram historicamente os ideais da modernidade, associada perda de otimismo e confiana no potencial universal do projeto moderno. Em especial, configura-se como uma rejeio tentativa de colonizao pela cincia das demais esferas da culturais, o que vem acompanhado do clamor pela liberdade e heterogeneidade, que haviam sido suprimidas pela esperana de objetividade da Razo. Enquanto reao cultural, a ps-modernidade traz consigo fortes tendncias ao irracionalismo, o que pode ser exemplificado, tanto pelo fundamentalismo contemporneo, como pela sociedade de consumo, que convivem em um universo cultural de colonizao pela esttica da cincia e da tica. Estaramos, ento, vivendo uma crise da modernidade, ou seria melhor concebla como uma crise na modernidade? No haveria um equvoco em rejeitar por completo o projeto moderno, em funo do que teria sido seu desastre inicial, i.e, o agigantamento dos sonhos iluministas e a tentativa de colonizao pela cincia? Tentar demitir-se da modernidade no seria, na verdade, aprofundar seus descaminhos?
No possvel lutar contra a modernidade repressiva seno usando os instrumentos de emancipao que nos foram oferecidos pela prpria modernidade (...) Demitir-se da modernidade a melhor forma de deixar intata a modernidade repressiva33.

Se aceitarmos que est interditada a possibilidade de abrir mo totalmente de certos pressupostos bsicos da modernidade, como a prpria idia de crtica, isto implica que, se h crise, na modernidade. Conforme Bauman nos indica,
32 33

KUMAR, op.cit., 1997. Pg. 128. ROUANET, op.cit., 1987. Pg. 26.

a ps-modernidade a modernidade que atinge a maioridade, a modernidade olhando-se a distncia e no de dentro, fazendo um inventrio completo de ganhos e perdas, psicanalizando-se, descobrindo as intenes que jamais explicitara, descobrindo que elas so mutuamente incongruentes e se cancelam. A ps-modernidade a modernidade chegando a um acordo com a sua prpria impossibilidade, uma modernidade que se automonitora, que conscientemente descarta o que outrora fazia inconscientemente.34

Bauman (que utiliza o termo para caracterizar a cultura contempornea) procura deixar claro que a ps-modernidade a condio atual da modernidade. Giddens, por outro lado, prefere a noo de modernidade tardia ou modernidade radicalizada, como mais adequada para referir-se cultura em que vivemos:
A ruptura com as concepes providenciais de histria, a dissoluo da aceitao de fundamentos, junto com a emergncia do pensamento contrafatual orientado para o futuro e o esvaziamento do progresso pela mudana contnua, so to diferentes das perspectivas centrais do Iluminismo que chegam a justificar a concepo de que ocorreram transies de longo alcance. Referir-se a estas, no entanto, como psmodernidade, um equvoco que impede uma compreenso mais precisa de sua natureza e implicaes. As disjunes que tomaram lugar devem, ao contrrio, ser vistas como resultantes da auto-elucidao do pensamento moderno, conforme os remanescentes da tradio e das perspectivas providenciais so descartados. Ns no nos deslocamos para alm da modernidade, porm, estamos vivendo precisamente atravs de uma fase de sua radicalizao 35

Ora, poderiam os homens modernos, na medida em que se assumem radicalmente enquanto tais, deixar de realizar uma grave crtica prpria modernidade? Segundo Bauman, os mais brilhantes e mais fiis filhos da modernidade no podiam expressar
34 35

BAUMAN, op.cit., 1999. Pg. 288, meu grifo. GIDDENS, op.cit., 1991. Pg. 56/57, meu grifo.

sua lealdade filial seno se tornando os seus coveiros36. Ou ainda: como no esperar que tentassem ser ps-modernos? Sendo assim, o ps de ps-modernidade no pode denotar, de fato, ruptura ou esgotamento da modernidade, no pode significar seu obiturio, mas, ao contrrio, revela uma crise na modernidade (portanto, jamais uma crise da modernidade), revela, digamos, um modo de experimentar a modernidade. Isto significa, por outro lado, que podemos tomar o conceito de psmodernidade, enquanto tentativa de caracterizao da cultura contempornea, como sintoma da crise na modernidade. Em outras palavras, ele seria autntico em sua inadequao 37 caracterizao de uma poca de crise, uma poca de transio. Ou simplesmente, como Jameson argumenta, no podemos no us-lo ainda que para tanto sejamos obrigados, todas as vezes, a enfrentar as contradies internas, e a inconsistncia de representao implcita ao termo 38. Sustento, portanto, que vivemos em uma cultura ps-moderna. A ps-modernidade no abandona os imperativos de racionalidade crtica, ao contrrio, leva a crtica s mais profundas conseqncias, questionando os conceitos e pressupostos da modernidade. E h boas razes39 para isso, que se revelam pela prpria crise na cultura moderna. As razes da ps-modernidade so razes para que se reavaliem os desacertos do projeto, para que sejam revistas as noes mais fundamentais da modernidade, incluindo o prprio conceito de Razo; so razes para que se mantenha a autonomia das esferas culturais, evitando reducionismos

36 37

BAUMAN, op.cit., 1998. Pg. 98. Cf. SANTOS, Boaventura de Souza: Pela Mo de Alice: O social e o poltico na ps-modernidade. SP. Cortez. 1997. Pg. 77. 38 Cf. JAMESON, op.cit., 1996. Pg. 25. 39 Entendo por razes, aqui, neste contexto, as justificativas crticas de reviso da modernidade o fundamento da reao cultural que vivemos , que se tm tornado cada vez mais evidentes a partir da crise na modernidade. Por outro lado, tambm uso razes, em razes da Ps-modernidade , no sentido mais fraco, de razes (ou justificativas), para o uso do termo ps-modernidade.

de qualquer espcie seja do cientificismo, ou, na condio ps-moderna, do esteticismo. A cultura ps-moderna no tem mais Razo, tem razes.

A sombra do irracionalismo paira na ps-modernidade, penetrando nos mais diversos aspectos do modo de vida global que a cultura. Segundo Jameson, a completa estetizao da realidade tendncia cultural dominante no universo psmoderno. Ainda que possamos delinear as razes da ps-modernidade como razes crticas para a reviso dos descaminhos da modernidade, na cultura contempornea a opo do irracionalismo permanece sempre disposio. Talvez como a tentao capital do demnio da improcedncia da certeza.

You might also like