You are on page 1of 8

efagundes com

GOVERNANA DE TIC
Eduardo Mayer Fagundes

Aula 1/4

efagundes com

Imagem comum da TI nas empresas


Existem dvidas se a empresa extra algo de valor da TI; A TI sempre o gargalo para os novos projetos; A TI tem mecanismos lentos de tomada de deciso; Os projetos de TI atrasam e excedem o oramento; A alta gerncia v a terceirizao como soluo; Atender a um novo requisito regulatrio ou de relatrio requerer um grande esforo da TI; A TI no tem senso de urgncia para os negcios; A alta administrao receia discutir itens da agenda de TI.

efagundes com

Curva de Credibilidade da TIC

efagundes com

Governana de TI
Um conjunto de polticas, princpios, normas e processos orientados para a eficincia das organizaes de TI. um subconjunto da governana corporativa voltada ao desempenho e gesto dos riscos da TI.
4

efagundes com

Questes Gerenciais sobre Planejamento


A rea de TI e as reas de negcios tm estratgias alinhadas?
A empresa atinge um nvel timo de uso dos recursos de TI? Todos os empregados da empresa conhecem e entendem os objetivos de TI? Os riscos de TI so entendidos e gerenciados? A qualidade dos servios de TI apropriada para as necessidades da empresa?

Questes Gerenciais sobre Implantao


Os novos projetos de TI oferecem solues que atendem as necessidades dos negcios?

Os novos projetos de TI so entregues dentro dos prazos e oramentos?


Os novos sistemas funcionam corretamente quando so implantados? As mudanas realizadas no ambiente de TI no causam impacto negativo nos negcios correntes?
5

efagundes com

Questes Gerenciais sobre Operao


Os servios de TI so entregues alinhados com as prioridade do negcio?
Os custos de TI so otimizados? As pessoas esto aptas a usar os recursos de TI de forma produtiva e segura? Os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados esto implementados de forma segura?

Questes Gerenciais sobre Controles


As medies de desempenho de TI detectam problemas antes que seja tarde demais?

O gerenciamento de TI assegura que os controles internos sejam efetivos e eficazes?


possvel associar o desempenho de TI s metas de negcios definidas anteriormente?
6

efagundes com

Modelo de Governana
Alinhamento estratgico Princpios de TI Plano de tecnologia da informao Portflio de TI Operao de processos e sistemas Relacionamento com usurios e clientes Relacionamento com fornecedores Gesto de desempenho de TI

efagundes com

efagundes.com
Eduardo Fagundes acumula uma grande experincia acadmica como professor e tem uma reconhecida carreira como executivo internacional, consultor e palestrante com vrios prmios nacionais e reconhecimento do mercado. Conhecido por sua capacidade de estabelecer planos estratgicos, consistentemente identifica, explica as tendncias do mercado e define estratgias para novos negcios. Suas palestras e cursos apresentam roteiros de desenvolvimento de projetos de governana e planos de negcios sustentveis, incluindo projetos de comrcio eletrnico.

You might also like