You are on page 1of 3

6 dicas para proteger seu smartphone

Quase a totalidade dos usurios de dispositivos mveis ainda no est ciente dos riscos e ameaas virtuais que afetam esses equipamentos
A segurana da informao na indstria de dispositivos mveis um tema que vem ganhando relevncia, dado o significativo crescimento deste mercado, especialmente no Brasil. Ser o primeiro ano na histria em que sero vendidos mais smartphones (previso de 10 milhes de unidades) do que notebooks no pas (8 milhes de unidades), com um crescimento projetado para esse setor da ordem de 67%, de acordo com dados da consultoria IDC.

Com essa mudana no perfil de consumo na forma como acessamos e consumimos informao, cada vez mais fazendo uso dos dispositivos mveis como meio de pagamento e tambm como plataforma profissional e de entretenimento, principalmente pelo massivo e crescente hbito de acessar a internet via celular (banda larga mvel), torna-se crucial atentar para vulnerabilidades associadas a esses equipamentos, tais como vrus, malwares, spywares, alm do prprio risco de roubo ou furto do aparelho.

Quase a totalidade dos usurios de dispositivos mveis ainda no est ciente dos riscos e ameaas virtuais que afetam esses equipamentos. Logo abaixo esto algumas dicas teis sobre como proteger os smartphones:

1. Mantenha seu sistema atualizado

Um sistema operacional atualizado permite que voc aproveite ao mximo os recursos do equipamento ao mesmo tempo em que protege

sua informao. Evite falhas de segurana ou vulnerabilidades mantendo sempre atualizado o software, tanto em seu PC quanto em seu smartphone.

2. Instale um software de segurana

Como o dispositivo mvel funciona como um computador de mo, com praticamente as mesmas funcionalidades, ele se torna cada vez mais um alvo atraente para ao de hackers, crackers ou ladres. Uma soluo de segurana confivel protege os dados contidos no equipamento contra pragas virtuais, alm de permitir a localizao de seu telefone em caso de perda ou roubo. Entre em contato com sua operadora de telefonia celular ou banda larga mvel ou visite seu website para saber se h alguma oferta deste tipo de servio.

3. Cuidado ao clicar em links desconhecidos

As ameaas digitais que mais estamos acostumados a lidar so 'scams' ou 'ataques fishing', que em geral ocorrem quando recebemos um email simulando o contato de uma fonte confivel (banco, loja, operadora de telefonia etc) e que solicita que cadastremos algum dado pessoal. Diversos mtodos so utilizados para induzir o usurio a clicar em links, que na verdade iro direcion-lo para sites maliciosos, onde os dados sero coletados para roubo de informaes de carto de crdito, por exemplo. Sempre verifique se o site comea com "https" antes de digitar informaes pessoais.

4. Evite efetuar compras ou operaes bancrias em redes pblicas

Tenha em mente que a rede Wi-Fi na qual seu celular est conectado pode no ser segura. Limite sua atividade de navegao nestas redes e evite fazer qualquer transao eletrnica que inclua informaes e senhas de sua conta bancria.

5. Baixe aplicativos de fonte segura

Parte da diverso de ter um smartphone ter uma grande quantidade de aplicativos. Existem muitos tipos de aplicativos, sendo que alguns so oferecidos de forma independente, sem mecanismos de controle dos canais de venda. Utilize lojas de aplicativos de empresas reconhecidas no mercado. Caso queira baixar um aplicativo de um terceiro, faa uma pesquisa prvia e verifique se confivel.

6. Avalie bem quais so os dados de acesso solicitados por cada aplicativo

Alguns aplicativos podem requerer acesso a seus dados ou informaes pessoais. Seja cauteloso com o acesso que est fora do escopo ou da proposta do aplicativo. Por exemplo, um game no precisa ter acesso a SMS, chamadas realizadas, agenda de contatos e arquivos do sistema. Caso um aplicativo como este solicite esse tipo de acesso, desconfie. Caso tenha alguma dvida sobre o aplicativo, no o instale.

Ascold Szymanskyj - Vice-Presidente de Vendas e Operaes da F-Secure para a Amrica Latina

You might also like