You are on page 1of 13

CENTRO UNIVERSITRIO LEONARDO DA VINCI NEAD Ncleo de Educao a Distncia

Tratamento de Efluentes Lquidos em uma Residncia Modelo.

Centro Universitrio Leonardo Da Vinci


NEAD Ncleo de Ensino a Distncia

EQUIPE GAM 2011

Tratamento de Efluentes Lquidos em uma Residncia modelo

IMBITUBA 2011

Ed Carlos Sousa Joo Tom de carvalho Junior Handerson Martins domingues Lucas silvano santos

TRATAMENTO DE EFLUENTES LQUIDOS EM UMA RESIDNCIA MODELO. Projeto apresentado para integralizao da Prtica do Mdulo III do Curso de Tecnologia em Gesto Ambiental do Centro Universitrio Leonardo da Vinci. Prof Tutora Externa: Luana Piemontez Petrassem

IMBITUBA 2011

SUMRIO 1. INTRODUO................................ ................................ ................................ ......... 01 2. JUSTIFICATIVA ................................ ................................ ................................ ..... 02 3. OBJETIVO GERAL ................................ ................................ ................................ . 03 3.1 OBJETIVO ESPECFICO ................................ ................................ ........................ 03 4. METODOLOGIA ................................ ................................ ................................ ..... 04 5. CRONOGRAMA ................................ ................................ ................................ ...... 05 6. CONCLUSO ................................ ................................ ................................ ........... 06 7. REFERNCIAS ................................ ................................ ................................ ........ 07

O QUE UM EFLUENTE LQUIDO?

O tratamento de efluentes lquidos, especificamente em uma residncia efetuado em diversas cidades brasileiras sendo iniciado aps ser lanado em uma rede coletora. Aps ser captado o efluente passa por uma rede at chegar a estao de tratamento, onde receber os cuidados necessrios. Porm nem todas as residncias conectadas as estaes tomam o cuidado necessrio com os efluentes produzidos, lanando-os primeiramente em fossas que acarreta no empobrecimento dos mesmos, prejudicando assim os processos de tratamento subsequentes. Para que isto no acontea necessrio que as residncias adequem suas respectivas redes de esgoto de forma que no acarrete o empobrecimento do efluente.

VON SPERLING, M., Princpios do tratamento biolgico de guas residuariasvol.1-Introduo a qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. Departamento de engenharia sanitria e ambiental-UFMG,belo horizonte,1996.

2. JUSTIFICATIVA

O ESGOTO DOMESTICO UM PROBLEMA..... ( SE COMEA DE UM TODO PARA AS PARTES) Aderimos ao tema escolhido, porque a maioria das residncias de Imbituba no esto conectadas a rede de esgoto da estao de tratamento de esgoto existente nesta cidade localizada no bairro Paes leme: a) Por ser um problema pblico e local. b) A totalidade das residncias conectada a esse sistema adequadamente poder resolver total ou parcialmente o problema ambiental hoje enfrentado pelo corpo receptor. c) Por uma preocupao com o corpo receptor que atualmente recebe os efluentes tratados pela ETE (Estao de Tratamento de Esgoto) d) A grande possibilidade de promover a interdisciplinaridade entre as matrias at ento estudadas.

3. OBJETIVO GERAL Com este projeto pretendemos passar uma viso mais ampla para a sociedade que vivemos , atravs do fornecimento de dados coletados em campo que traduzem a realidade e o que se espera de uma sociedade ambientalmente organizada: a) Esperamos com que o contato com a realidade fora da sala de aula possamos entender melhor o problema ambiental e apontar solues para o mesmo. b) Apontar deficincias e possveis solues para eventuais problemas; c) Melhorar a viso de todos diante de problemas ambientais locais;

PROPOSTA DE OBJ GERAL: (apenas isso, s um pargrafo bem simples e objetivo) Repassar uma viso mais ampla para a sociedade em que vivemos atravs do fornecimento de dados coletados em campo e bibliogrfico que traduzem a realidade e o que se espera de uma sociedade ambientalmente organizada.

3.1 OBJETIVO ESPECFICO APRESENTAR EM FORMA DE TPICOS... a) Esperamos com que o contato com a realidade fora da sala de aula possamos entender melhor o problema ambiental e apontar solues para o mesmo. a) Esperar com que o contato com a realidade fora da sala de aula possa entender melhor o problema ambiental e apontar solues para o mesmo. b) Apontar deficincias e possveis solues para eventuais problemas; b) Identificar as deficincias e as possveis solues para eventuais problemas DE QUE ?; c) Melhorar a viso de todos diante de problemas ambientais locais; c) Instigar a curiosidade de todos diante dos problemas ambientais locais;

4. METODOLOGIA Para desenvolver o projeto, realizou-se uma visita a Estao de Tratamento de Esgoto e a Estao de Tratamento de gua de Imbituba ETA. A VISITA.... FOI MUITO.. PRODUTIVA EM QUESTO DE ....BLABLA... QUEM RECEBEU?O QUE REPASSOU?....

PARA DAR ENFASE A VISITA NA ESTAO E UMA MELHOR NOO DA FUNDAMENTAO TERICA, COMPARA-SE uma residncia que possui rede para tratamento de esgoto, com uma residncia que no possui rede de tratamento. Verificamos qual o mtodo utilizado para a quantificao do esgoto produzido em uma residncia.

5. CRONOGRAMA

DA AGENDA

6. CONCLUSO Conclumos que para a residncia ser modelo ela deve estar conectada de forma correta a Estao de Tratamento de Esgoto, para que seu esgoto possa ser tratado de forma correta, as guas pluviais devem ser direcionadas para rede coletora prpria para no haver o empobrecimento do esgoto a ser tratado, e ainda que a limpeza peridica da caixa dgua da residncia se faz necessrio para manter os padres de potabilidade da gua.
PODERIA TRABALHAR UM POUCO MAIS... COLOQUEM SUJESTES, CRTICAS NO SE ESQUEA DE COLOCAR NA METODOLOGIA CORRETA..... FONTE, .....CONFORME CADERNO DE METODOLOGIA.

7. REFERNCIAS Traz as referncias da literatura efetivamente utilizada (no precisa ultrapassar 3 autores)

Todas as fontes utilizadas durante o trabalho (citaes), devem estar contidos nas referncias bibliogrficas. As referncias devem estar ordenadas alfabeticamente e ter alinhamento justificado sem necessidade de pargrafo. Entre as linhas de uma mesma referncia, adota-se o espaamento simples. Entre duas ou mais referncias, deixa-se uma linha em branco, com espaamento entre linhas de 1,5.

Exemplo: CUNHA, M. B. Biblioteca digital: bibliografia internacional anotada. Disponvel em: <http://www.unicamp.br/bc/bibvirt/bibvirt3.htm>. Acesso em: 25 jun. 1999.
1 espao entre linhas - 1,5

OLIVEIRA, Ramon de. Informtica Educativa.12. ed. Campinas: Papirus, 1997.

Espaamento simples

You might also like