You are on page 1of 7

INFLUNCIA DAS CONDIES TRMICAS DA ESPERA PR-ABATE NA MORTALIDADE DE FRANGOS DE CORTE

Autor1; Autora1; Autora2; Autor3 & Autor1


Grupo de Construes Rurais e Ambincia GCAMB - DEAG/UFCG. Av. Aprigio Veloso, n 882. Bodocong, Campina Grande PB. 4coneas@deag.ufcg.edu.br 2 Departamento de Engenharia Agrcola, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, deag@deag.ufcg.edu.br 3 Universidade de Braslia (UnB), gcamb@deag.ufcg.edu.br
1

Escrito para apresentao no 4 Congresso de Ensino Agrcola Superior 4 CONEAS 24 a 26 de novembro de 2009 Campina Grande/Areia - PB.

RESUMO: Objetivou-se por meio deste trabalho analisar o ambiente da climatizao na espera pr-abate, e sua influncia no nmero de aves mortas antes da chegada. O estudo foi conduzido em um abatedouro comercial no Estado de So Paulo, num galpo de espera, entre outubro de 2006 e maro de 2007. 215 caminhes foram analisados quanto aos dados de mortalidade de frangos de corte, submetidos espera climatizada. Os fatores influentes nestas etapas foram inclusos na anlise, tais como a densidade de aves por caixa, as distncias entre as granjas e o abatedouro, turnos do dia em que as aves foram transportadas, tempo de espera pr-abate e variveis climticas. Para este estudo, foi destacada a influncia da temperatura e umidade relativa no interior do galpo de espera no abatedouro. A anlise estatstica foi realizada por meio dos Modelos Lineares Generalizados Duplos. Quanto eficincia da climatizao no galpo de espera, em ambientes cuja temperatura e umidade relativa se encontram na faixa de conforto, a mortalidade foi reduzida, indicando a importncia do controle da climatizao, por meio da combinao dos principais fatores trmicos que influem na sobrevivncia dos animais nesta fase pr-abate.

PALAVRAS-CHAVE: Abatedouro, avicultura, perdas ps-porteira LAIRAGE THERMAL CONDITIONS INFLUENCE ON POULTRY MORTALITY

ABSTRACT: The aim of this work was to analyze the thermal environment on preslaughter lairage and its influence on number of deaths on arrival. The study was conducted in a commercial abattoir, in the State of So Paulo, Brazil, on lairage shed, between October of 2006 and March of 2007. 215 trucks were analyzed about poultry mortality data set, submitted to climatized lairage. The influential factors on these stages were included on analysis, such as density per cage, distance between farms and abattoir, daily periods, lairage time and climatic variables. For this study, were highlighted the influence of temperature and relative humidity on lairage shed. The statistical analysis was performed using Double Generalized Linear Models. About the climatization efficiency on lairage, in environment where temperature and relative humidity are in the comfort range, the mortality was reduced, indicating the importance of climatization control, through the main thermal factors combination that have influence on animal survival on this preslaughter stage.

KEYWORDS: Abattoir, poultry production, losses after-farm

INTRODUO Atualmente, observa-se um grande distanciamento entre o conhecimento sobre a criao de frangos de corte nas granjas e as operaes pr-abate. Tal deficincia gera um aumento nas mortes antes da chegada, consequentemente resultando em grande prejuzo anual para a cadeia avcola. O efeito do transporte sobre as aves desencadeia diversos mecanismos fisiolgicos como resposta ao estresse sofrido durante o trajeto, afetando as reservas energticas e colocando em risco a sobrevivncia das mesmas. Sob a tica do ambiente trmico, segundo os mesmos autores, um aumento de 20 para 80% na umidade relativa dentro do caminho acarreta um aumento de 0,42 C por hora no ncleo corporal do animal (MITCHELL & KETTLEWELL, 1994). Portanto, as aves chegam fisiologicamente comprometidas ao abatedouro, cujo procedimento pr-abate demanda mais tempo. A permanncia no galpo de espera assume um papel fundamental no reequilbrio trmico das aves recm-chegadas do transporte devido ao efeito de climatizao (VIEIRA, 2008).

Contudo, no basta apenas a locao do espao onde os caminhes permanecero estacionados durante o tempo, mas tambm importante a preocupao com o ambiente trmico que facilite as trocas entre os animais e o meio. A adequao e o controle ambiental no galpo de espera so importantes, a fim de maximizar o efeito convectivo do ar (RITZ et al., 2005). Com base nestas informaes, objetivou-se por meio deste trabalho analisar o ambiente da climatizao no ambiente de espera pr-abate, e sua influncia no nmero de aves mortas antes da chegada.

MATERIAL E MTODOS O experimento foi conduzido em um abatedouro comercial de frangos de corte, situado no Estado de So Paulo. A coleta de dados foi realizada no galpo de espera do abatedouro, entre os meses de outubro de 2006 e maro de 2007. Foram utilizados 215 caminhes de transporte sob a condio de espera. Os seguintes fatores foram analisados neste estudo: perodos dirios (manh, tarde e noite), densidade de aves por caixa, distncia granja-abatedouro, tempo de espera pr-abate e os fatores trmicos envolvidos (temperatura e umidade relativa). Para este trabalho, foram evidenciados os efeitos conjugados da temperatura e umidade relativa do ar, no interior do galpo. Durante a pesquisa, foi instalado um datalogger para o registro de temperatura do bulbo seco (em C) e umidade relativa (em %), da marca Logen, no centro geomtrico da sala de espera, com proteo contra a condensao do vapor d'gua no aparelho. Possua cobertura de telhas galvanizadas, com 6 tesouras metlicas. O ambiente era climatizado com ventiladores, cuja potncia era de 0,5 cv, dispostos lateralmente nos pilares (1 ventilador em cada pilar) e nas tesouras da estrutura, em 4 linhas de 7 ventiladores cada uma. Tambm possui 8 linhas de nebulizao, cada uma com 25 bicos, intercaladas com as linhas de ventilao, cuja distribuio era de 1 bico por metro linear, aproximadamente. As laterais desta sala possuam telas de polipropileno da marca Sombrite, da cor amarela, para se amenizar os efeitos da radiao solar direta nos caminhes. O galpo possua capacidade para 8 caminhes de transporte de frangos. Cada caminho possua capacidade para 486 gaiolas, cada uma com uma densidade de 3 a 10 aves por caixa. As caixas de transporte apresentavam as seguintes dimenses: 70 cm de

comprimento por 60 cm de largura. As aves utilizadas nos transportes foram da linhagem Cobb, com idades variando entre 6 e 7 semanas. A varivel resposta considerada nesta pesquisa foi o nmero de aves mortas por caminho, obtidas por meio das planilhas de controle da empresa. Para analisar o comportamento da mortalidade em relao s variveis explicativas, foi utilizado o Modelo Linear Generalizado Duplo (MLGD), que visa modelar simultaneamente a mdia e a disperso dos dados. No modelo da mdia, o nmero de aves mortas por caminho foi tratado como uma varivel resposta com distribuio Poisson. O modelo de disperso teve como funo a modelagem da variabilidade dos dados, com resposta gama. Em todas as etapas desta anlise, foi utilizado o software estatstico R.

RESULTADOS E DISCUSSO Por meio da Figura 2, torna-se possvel a anlise sobre o efeito conjunto da umidade e temperatura do interior do galpo de espera na variao da mortalidade.

FIGURA 2. Valores mdios da interao entre a umidade relativa interna e a temperatura interna, em relao ao nmero de aves mortas, sendo as faixas de temperatura: Conforto: abaixo de 21C; Alerta: 22 - 24C; Crtica: 25 - 28C; Letal: acima de 28C, e as faixas de umidade: Conforto: abaixo de 70%; Alerta: 71 - 79%; Crtica: 80 90%; Letal: acima de 91%

Considerando a umidade relativa e a temperatura na faixa de conforto, houve uma mortalidade elevada em relao s demais faixas de temperatura. Esta variao explicada pelo limite estabelecido de umidade relativa na faixa de conforto, ou seja, este intervalo tambm abrange valores menores que 60%. Portanto, nveis de umidade abaixo da linha de conforto facilitam a perda de calor para o meio, seguida pelo aumento da mortalidade por desidratao, principalmente considerando a retirada de calor dos animais promovida pela ventilao forada no interior do galpo de espera. Tal fato se confirma atravs das faixas crtica e letal de temperatura, em que houve um pequeno aumento no nmero de aves mortas, devido perda intensiva de calor latente para o meio, ocasionada pela umidade relativa baixa no ambiente. Mesmo assim, a mortalidade nesta situao se manteve abaixo das demais faixas de umidade. Durante a pesquisa, no foram registrados valores de umidade na faixa de alerta, impossibilitando o ajuste dos dados pelo modelo neste intervalo. Na faixa crtica de umidade relativa, a mortalidade foi maior do que na faixa de conforto, conforme esperado, porm sem variaes consistentes dentro das faixas de temperatura. Todavia, a faixa de maior destaque foi a letal, que compreende valores acima de 91% de umidade relativa. Neste intervalo, o nmero de aves mortas aumentou acentuadamente a partir da faixa de alerta da temperatura. NS et al. (1998) afirmaram que a ventilao possui uma eficincia ligada ao manejo de ventiladores e dos nebulizadores, de forma que o vento force a retirada de calor, e as gotculas, por meio da evaporao, resfriem o ambiente. A ventilao tambm favorece a mudana da perda de calor latente para a forma sensvel, sendo esta a forma mais eficiente de remoo de calor em altas temperaturas. Porm, caso a nebulizao seja intermitente, aliada aos demais tipos de manejo ambiental no ambiente de espera, como o molhamento, por exemplo, o acrscimo de vapor d'gua no ambiente ser o suficiente para se alcanar a saturao. Considera-se ainda que, no interior das caixas, o efeito da climatizao no homogneo, dado a distribuio trmica desigual ao longo da carga. Somado a este fator, o calor metablico promovido pelas aves gera um gradiente entre o interior do caminho e o meio externo (BARBOSA FILHO, 2008). Todavia, segundo os mesmos autores, a umidade relativa exerce um papel agravante em termos de estresse trmico, uma vez que ela determina as trocas trmicas evaporativas em elevadas temperaturas. Tal como evidenciado na Figura 2,

em intervalos acima da faixa de alerta e com temperaturas elevadas, foram registradas as maiores perdas dentre as demais faixas, corroborando resultados acima descritos. Desta forma, a ave entra num crculo vicioso, aumentando a freqncia respiratria, inserindo mais vapor d'gua no ambiente, com isto favorecendo a hipotermia que aumenta as chances de mortalidade (MITCHELL; KETTLEWELL, 1998). A anlise acima mostra que, mesmo em ambientes de espera, a temperatura muito importante para a determinao das condies trmicas do lote, porm, fundamental o controle da umidade relativa do ar, dada a importncia deste fator na quantidade de energia trmica do ambiente.

CONCLUSES Para a reduo de mortalidade, a climatizao mais eficiente quando a temperatura do galpo se encontra entre 21 e 24C, principalmente em condies de umidade relativa interna abaixo de 70 %, indicando a importncia do controle da climatizao, por meio da combinao dos principais fatores trmicos que influem na sobrevivncia dos animais nesta fase pr-abate.

REFERNCIAS BARBOSA FILHO, J.A.D. Caracterizao quantiqualitativa das condies bioclimticas e produtivas nas operaes pr-abate de frangos de corte. 2008. 174p. Tese (Doutorado em Fsica do Ambiente Agrcola) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 2008. MITCHELL, M.A.; KETTLEWELL, P.J. Road transportation of broilers chickens: induction of physiological stress. World's Poultry Science Journal, Beekbergen, v. 50, n. 1, p. 5759, 1994. MITCHELL, M.A.; KETTLEWELL, P.J.; Physiological Stress and Welfare of Broiler Chickens in Transit: Solutions Not Problems! Poultry Science, v. 77, p. 1803-1814. 1998. NS, I.A.; GOUVEIA, R.P.; SILVA, I.J.O. Avaliao de sistemas de resfriamento no ambiente de espera em caixas transportadoras de frangos de corte utilizando ventilao e nebulizao. Revista de Engenharia Rural, v. 9, n. 1, p. 50-55. 1998.

RITZ, C.W.; WEBSTER, A.B.; CZARICK, M. Evaluation of hot weather thermal environment and incidence of mortality associated with broiler live haul. Journal of Applied Poultry Research, v. 14, n. 3, p. 594-602, 2005. VIEIRA, F.M.C. Avaliao das perdas e dos fatores bioclimticos atuantes na condio de espera pr-abate de frangos de corte. 2008. 176 p. Dissertao (Mestrado em Fsica do Ambiente Agrcola) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 2008.

You might also like