You are on page 1of 43

11/08/2010

BIOSSEGURANA :

UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS, AES

TCNICAS, METODOLOGIAS, EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS CAPAZ DE ELIMINAR OU MINIMIZAR RISCOS INERENTES A ATIVIDADES DE PESQUISA, PRODUO, ENSINO, DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E PRESTAO DE SERVIOS, QUE PODEM COMPROMETER A SADE DO HOMEM, DOS ANIMAIS, DO MEIO AMBIENTE OU A QUALIDADE DOS PROF. Me. CARLOS LANE FOGAA TRABALHOS DESENVOLVIDOS

1
Gorro descartvel

Capote/avental: Capote de mangas compridas , deve ser utilizado durante procedimentos onda h risco de respingo de sangue, fluidos corpreos, secrees e excrees.

O capote ou avental sujo deve ser removido aps a realizao do procedimento. Aps a remoo do capote deve-se proceder a higienizao das mos para evitar transferncia do vrus A (H1N1) para o profissional, pacientes e ambientes.

11/08/2010

IMPORTANTE
Antes de iniciar qualquer uma dessas tcnicas, necessrio retirar jias (anis, pulseiras, relgio), pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos. A NR32, que versa sobre Sade e Segurana no trabalho em Servios de Sade, probe o uso de adornos.

ESPIRRO OU TOSSE

11/08/2010

CORIZA

ENSINAR AS CRIANAS

TRABALHAMOS

COM O INVISVEL

HIGIENE DAS MOS


continua sendo uma das grandes formas de interromper a transmisso de germes especialmente nos Servios de Sade

11/08/2010

A eficcia da lavagem das mos, depende da tcnica correta e do tempo de frico


These images illustrate the critical importance of hand hygiene in caring for patients, including those not known to carry antibiotic-resistant pathogens.

CONCEITO
o conjunto de medidas voltadas a preveno, minimizao ou eleminao de riscos inerentes s atividades que possam comprometer a sade do homem, dos animais,do meio ambiente, ou qualidade dos trabalhos envolvidos.

11/08/2010

ORIENTAES GERAIS:
Todos que atuarem no ambiente clnico devem estar imunizados com as vacinas BCG (tuberculose), hepatite B, trplice viral (sarampo, caxumba, rubola) e dupla bacteriana (difteria e ttano).

ORIENTAES GERAIS :
A sade pode ser prejudicada em conseqncia de uma contaminao causada por vrus, bactrias, fungos ou parasitas se no respeitado o protocolo de Biossegurana.

HISTRICO

Sculo XIX- Semmelweis (mdico hngaro) diminuo das mortes das parturientes com a lavagem de mos pelos mdicos;

11/08/2010

INFECO EM CIRURGIA DE CABEA E PESCOO

A partir de hoje, 15 de maio de 1847, todo estudante, ou mdico, proviniente da sala de anatomia, obrigado, antes de entrar nas salas da clnica obsttricas, a lavar as mos, com uma soluo de cido clordrico, na bacia colocada na entrada. Esta disposio vigorar para todos. Sem exceo. I. F. Semmelweis

Lister (cirurgio britanico) descontaminao do ambiente com compostos fenlicos , ocorreu diminuio do indie de infeco e mortes ps operatrias;

ODONTOLOGIA
Sc. XX- SIDA nos anos 80 ocorreu a introduo do uso de barreiras.
Trabalha em ambiente altamente contaminado , que a boca. Que pode proporcionar transmisso de vrias doenas.

11/08/2010

MICRORGANISMOS
So seres microscpicos , alguns com capacidade de provocar doenas em seres humanos. Encontrados no ar,gua ,superfcies,e nos ambientes. Podem ser bactrias ,virus ou fungos.

DOENAS TRANSMISVEIS PELO EXERCCIO PROFISSIONAL

a transmisso entre pessoas , por contato direto ou por meio de objetos contaminados profissional profissional auxiliar material contaminado paciente auxiliar paciente toda comunidade

INFECO CRUZADA

11/08/2010

CONTROLE DA INFECO CRUZADA


Aspectos do controle de contaminao cruzada que devem ser analisados nas formulaes de um protocolo:

PROTOCOLO
Avaliao correta do paciente; Proteo do profissional e paciente; Esterilizao do instrumental e material; Desinfeco das superfcies e equipamentos.

HEPATEITE B
Virus HBV ; Ataca fgado; Provoca cancer , cirrose; Transmisso via sangue e saliva;

HERPES
Virus HSV; Qualquer parte do corpo; Transmisso contato e material contaminado.

11/08/2010

SIDA
Virus HIV; Ataca clulas de defesa do organismo; Transmisso contato sexual e via sangue.

INFECO DA OROFARINGE
Amigdalas; Faringe; Garganta; Pneumonia; Infec. Respiratrias; Rubola; Trasmisso atravs de contato do mat. no esterilizado

TUBERCULOSE
Bactria mycobacterium tuberculosis Transmisso :goticulas transmitidas pelo ar; Causa tosse que pode ser sanguinolenta ; Causa dor ; Dor torxica intensa.

SFILIS
Bactria Treponema palidum; Transmisso atravs do contato direto na 1fase da ferida ,contato sexual, sangue.

11/08/2010

PRECAUSES UNIVERSAIS

So medidas adotadas universalmente ,que viso a proteo da equipe de sade, do paciente, do contato com lquidos e secrees corporais contaminadas , incluindo as barreiras de conteno equipamentos de proteo individual , segurana e higenie pssoal.

Art.17 CFO 1999

BARREIRAS DE PROTEO E

Todo pessoa envolvida em procedimentos de Biossegurana dever utilizar equipamentos de proteo individual conforme a legislao Vigente.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANA

10

11/08/2010

LUVAS
Sempre que houver change de contatos com sangue, fluidos e dejetos; Lavar instrumentais,roupas e superfcies de trabalho; No abrir portas ,atender telefone,coar nariz etc; NUNCA reutilizar luvas e descartar de forma segura Usar luvas tipo MUCAMBO para limpeza do consultrio.

AVENTAL
Uso constante dentro do consultrio; Mangas longas; Usar somente em rea de trabalho; No deve ser guardado junto com objetos de uso pessoal; Descontaminar antes de lavar; Lavado dentro de saco plstico; Lavados separadamente.

MSCARAS
Descartveis; De preferncia impermeveis; Cobrir a maior parte da face; No usar pendurada no pescoso.

GORRO
Cobrir totalmente os cabelos; Descartveis de preferncia; Se for de algodo observar os cuidados dos aventais na lavagem.

11

11/08/2010

CULOS DE PROTEO
Usar sempre que o procedimento envolver a produo de aerossis (alta rotao, profi etc); Usar quando houver a possibilidade de contato com sangue e/ou substncias txicas ( medicamentos , desinfetantes) ; Lavados com gua e sabo entre procedimentos; O paciente tambm deve usar.

ROUPARIA
Manipular sem agitar; Acondicionar em saco plstico para lavagem; Deixar de molho por 30 min ,antes de lavar; Os sapatos usados devm ser guardados separadamente.

BARREIRAS NOS EQUIPAMENTOS

12

11/08/2010

u1

- Aps a desifeco prvia das pontas ,equipos, refletores e perifricos , e dos locais a serem tocados,estes devem ser recobertos por filme de PVC ou outro tipo de plstico descartvel; - As barreiras devem ser trocadas a cada paciente; - Cadeiras odontolgicas e materiais que no podem ser desinfectados devem ser protegidos com papel ou material que possa ser desinfetado.

13

Slide 49 u1
usuario; 11/02/2009

11/08/2010

14

11/08/2010

TOALHAS
Para secagem de mos deve ser de papel; Toalhas de tecido uso exclusivo para secagem de material.
57

CUIDADOS COM MODELOS E MOLDAGENS


As moldagens devem ser lavadas com gua para remoo de saliva e detritos e aps usar soluces desinfetantes (hipoclorito a 1% ou gluteroaldeideo a 2% )colocando dentro de saco plstico por aproxidamente 12 min; Pode ser usados gessos com desinfetantes;

15

11/08/2010

Recobrir as peliculas com filme de PVC; Retirar o PVC pelas extremidades; Evitar contatos de luvas contaminadas com as pelculas ; Manter a caixa de revelao e seus componentes sempre limpos ;

- As mos dos profissionais de sade constituem o principal veculo de transmisso de microrganismos . - A lavagem das mos tem o objetivo de inativar a populao microbiana presente. - O uso de luvas NO substitui a lavagem de mos.

- Recobrir o aparelho de Raio X, nas reas que sero manipuladas .

LAVAGEM DAS MOS


- Lavar antes e aps o uso de luvas; - Antes e aps contato fsico com pacientes; - Aps manusear material infectante,mesmo com uso de luvas; - Antes de comer ,beber, manusear alimentos; - Depois de usar o toalhete,coar o nariz, espirros,pentear o cabelo; - Mos e antebraos devem ser lavados; - Aps acidentes com material prfuro cortantes;

LAVAGEM DAS MOS


Molhar; Ensaboar; Friccionar toda a superfcie dedos e unhas; Enxaguar com gua corrente; Enxugar com papel toalha ou compressa esterilizadas; Fechar a torneira com o papel que secou as mos.

16

11/08/2010

17

11/08/2010

18

11/08/2010

HIGIENIZAO ANTI-SPTICA DAS MOS

TCNICA

Finalidade
Promover a remoo de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mos, com auxlio de um anti-sptico. Durao do procedimento: 40 a 60 segundos
A tcnica de higienizao anti-sptica igual quela utilizada para higienizao simples das mos, substituindo-se o sabo por um antisptico. Exemplo: anti-sptico degermante.

19

11/08/2010

OUTROS CUIDADOS
- Cabelos longos devem ser pressos e acima dos ombros; - Jias , alianas ,bijouterias e relgios devem ser removidos; - Unhas limpas e curtas (profissionais e auxiliares); - Lavar qualquer parte do corpo que acidentalmente entre em contato com sangue.

ACIDENTES DE TRABALHO

- uma circunstncia acidental passvel de ocorrer durante a realizao de um trabalho com ou sem danos imediatos ao trabalhador. - Os acidentes mais comuns so os ferimentos perfuro - Cortantes e derramamento de material lquido contaminado.

CUIDADOS

20

11/08/2010

MATERIAL PRFURO-CORTANTE

- No recapar agulha com as mos, usar porta agulhas; - Depositar em recepientes de paredes rgidas e fechada (DESCARTEX); - Laminas de bisturi colocadas e retiradas com auxlio de porta agulhas ; - Agulhas de sutura devem ser manipuladas com pina depositadas juntamente com laminas de bisturi em caixas apropriadas para material prfuro-cortante. - Em caso de ferimento lavar abundandemente com gua e sabo.

EXPOSIO A SANGUE E OUTROS LQUIDOS CORPORAIS.

- Limpeza rigorosa do local com gua e sabo e irrigao com soluo antisseptica; - Exposio da mucosa ocular ou oral ,irrigar a rea com soro fisiolgico ou gua corrente em abundncia; - Se o paciente estiver infectado pelo HIV , recomenda-se solicitao de sorologia na ocasio do acidente , 6 meses e 12 meses a fim de se avaliar possivel soro converso.

21

11/08/2010

DERRAMAMENTO DE MATERIAL LQUIDO CONTAMINADO

-Transbordamento da cuspideira,vazamento da tubulao do equipo, entupimento do sugador ou refluxo; - Cobrir com panos ou gaze e colocar gua sanitria em abundncia por cima do pano ou gaze por 30 min. - Gaze contaminada no cho mesma forma; NUNCA TOCAR NO MATERIAL COM MOS DESPROTEGIDAS.

Lixo hospitalar todo material que entra em contato com tecidos e fluidos corporais ou fragmentos do corpo.

Agulhas, seringas, estiletes, e demais objetos prfuro-cortantes de uso nico devem ser descartados em recipientes rgidos, tampados e posteriormente destinados ao recolhimento especfico.(Art. 22 CFO 1999)

22

11/08/2010

Material contaminado deve ser acondicionado em saco plstico branco e rotulado CONTAMINADO As barreiras dos equipamentos devem ser trocadas a cada paciente; O lixo hospitalar deve ser colocado e recolhido separadamente; O material prfuro-cortante deve ser preferentemente esterelizado antes de ser descartado; Evitar carregar o lixo junto ao corpo.

INSTRUMENTAL ODONTOLGICO

1- Espelhos para fotografias intra-bucais e afastadores DEVEM ser autoclavados previamente ao uso PARA CADA PACIENTE. 2-Todo material descartvel DEVE ser utilizado apenas uma vez e descartado .

3 - NUNCA desinfetar o que pode ser esterilizado. 4 - A esterilizao deve ser SEMPRE realizada em todos instrumentos crticos e semi-crticos.

23

11/08/2010

5 -Todo equipo deve ser limpo e desinfetado entre as trocas de pacientes e antes de iniciar o atendimento do primeiro paciente.

6 - O processamento de instrumentos contaminados (limpeza e embalagem) deve ser realizado com equipamento completo e luvas de borracha grossa.

7- Todos os resduos perfuro cortantes devem ser obrigatoriamente acondicionados nos coletores especficos.

8 - Lixeiras com saco branco devem ser utilizadas para o descarte de materiais contaminados, no perfuro cortantes .

24

11/08/2010

MATERIAIS CRTICOS
- So aqueles que podem romper e penetrar nos tecidos ou no sistema vascular. - Entram em contato direto com tecidos e lquidos corporais. - So instrumentais cirrgicos, periodontais, endodonticos, brocas e instrumentais cortantes.

MATERIAIS SEMI-CRTICOS
Em contato somente com a mucosa ntegra sem promover cortes. So: espelho, sonda, pinas, grampos etc.

MATERAIS NO-CRTICOS
No entram em contato direto com o paciente. So: placa de vidro, pode Dappen , alicates ortodnticos, saca brocas, esptulas, lamparinas etc.

ESTERELIZAO
Esterilizao o processo de destruio ou eliminao total de todos os microrganismos. Na forma vgetativa ou esporulada ,atravs de agentes qumicos ou fsicos.

25

11/08/2010

ESTERELIZAO
Processo de esterilizao : Normalmente a escolha do processo de esterilizao depende da natureza do artigo a ser esterilizado, isto , se ele suporta ou no calor, vapor (umidade) ou ambos.

ESTERELIZAO

Esterilizantes fsicos : Autoclaves vapor saturado sob presso .

O equipamento consiste em uma cmara de ao inoxidvel, comum ou duas portas, contendo vlvula de segurana, manmetro de presso e indicador de temperatura. o processo mais utilizado em hospitais e o mais econmico para esterilizao de artigos termo resistentes.

A esterilizao em autoclave o processo que maior segurana oferece, devendo ser utilizado para esterilizao de artigos que no sejam sensveis ao calor e ao vapor. O princpio bsico da esterilizao por calor mido a exposio do material a vapor saturado seco em temperatura, presso e tempo necessrio. A umidade e calor desnaturam irreversivelmente enzimas e protenas estruturais, destruindo os Microrganismos.

26

11/08/2010

ESTERELIZAO
A esterilizao a vapor sempre por autoclaves e a remoo do ar que diferencia os tipos de autoclaves. Sistema de operao: A esterilizao por vapor saturado seco sob presso se faz em cinco fases: - Remoo do ar da cmara; - Admisso do vapor; -Exposio dos artigos (tempo de penetrao, esterilizao e confiana); - Exausto do vapor; - Secagem da carga .

ESTERELIZAO

So dois tipos de autoclaves que esterilizam por calor mido: - Gravitacional - Pr-vcuo .

ESTERELIZAO
Gravitacional: O ar removido por gravidade, o ar frio (mais denso) forado pela injeo de vapor e tende a sair por um ralo colocado na parte inferior da cmara, quando o vapor admitido. um processo lento e favorece a permanncia residual do ar, podendo ocorrer bolhas. O ciclo deve ser mais longo, para que o vapor penetre em todos os materiais.

ESTERELIZAO
Pr-vcuo: Por meio da bomba de vcuo contida na aparelho, o ar removido do material e da cmara, podendo ter um ou trs ciclos pulsveis, o que favorece a penetrao mais rpida do vapor dentro dos pacotes. Aps a esterilizao, a bomba a vcuo faz a suco do vapor e da umidade interna da carga, tornando a secagem mais rpida e completando o ciclo.

27

11/08/2010

Mecanismo de ao: O processo baseia-se na transformao das partculas de gua em vapor, sob a mesma temperatura. A atividade esterilizante da autoclave tem como princpio a morte celular pela coagulao das protenas bacterianas, por meio do calor, de modo que o microrganismo perde suas funes vitais.

Parmetros do processo: - Vapor: o calor pode destruir as bactrias, porm, no caso dos esporos, necessita de calor e umidade por certo perodo de tempo; - Temperatura e Presso: temperaturas mais elevadas requerem presses igualmente mais altas (T= 121 132 C; P= 1 1,80 atm);

ESTERELIZAO
Tempo: pode variar de trs a 30 minutos, de acordo com a temperatura o tipo de equipamento utilizados. Temperatura e tempo de exposio: - Gravitacional: 132 135 C 10 25 min.; 121 123 C 15 30 min; - Pr-Vcuo: 132 135 C 3 5 min.
Controle do processo de esterilizao: Manuteno preventiva/corretiva; - Registro do tempo, temperatura e manmetro de presso, durante o ciclo; Indicadores qumicos substratos contidos em folha de papel, que reagem a uma determinada condio de temperatura. Indicam a penetrao do vapor, devem ser colocados em todos os pacotes submetidos as esterilizao;

28

11/08/2010

ESTERELIZAO

ESTERELIZAO
Teste de Bowie-Dick utilizado para testar a eficcia do sistema de vcuo da autoclave pr-vcuo. A presena de ar entre os pacotes forma bolses, que prejudicam a penetrao do vapor e, em tais locais, no ocorre mudana de colorao do teste.

Indicadores biolgicos: Preparaes padronizadas de esporos bacterianos de Bacillus sttearotthermophiillus que validam a esterilizao;

ESTERELIZAO
Recomendaes para a esterilizao por vapor saturado sob presso: - O vapor deve penetrar em todas as regies dos pacotes, sem haver presena de bolhas de ar; - No apertar muito os pacotes, para facilitar a penetrao do vapor; - Dispor os pacotes de modo vertical, para facilitar a entrada e a circulao do vapor, bem como a eliminao do ar;

ESTERELIZAO
Utilizar apenas 80% da capacidade do aparelho; - No colocar os pacotes sobre superfcies frias aps a esterilizao. Os pacotes devem estar completamente frios antes de serem manipulados ou removidos; - Seguir as normas de funcionamento do aparelho; - Limpar a cmara interna do equipamento, no mnimo, semanalmente, conforme recomendao do fabricante.

29

11/08/2010

ESTERELIZAO
Ciclos padro:
- Bowie & Dick ciclo teste; - Ciclo para material de superfcie; - Ciclo para materiais de densidade; - Ciclo flash; - Ciclo para lquido (T=121C,tempo= 30 min.); - Teste de hermeticidade

ESTERELIZAO
Esterilizao por calor seco: A estufa o equipamento eltrico que utiliza calor seco, por meio da propagao do calor gerado por resistncias eltricas, para destruir os microrganismos, sendo equipada com resistncia, termostato, contacto, lmpada piloto, termmetro e interruptor. Este mtodo est em desuso.

ESTERELIZAO

ESTERELIZAO
O controle de esterilizao a seco deve ser feito por meio de testes biolgicos com Bacillus subtilis diariamente,e fitas termo resistentes. Anotaes pertinentes carga. Para a esterilizao em calor seco recomendado: no usar papel/tecido, evitar volumes pesados, usar 80% da capacidade do equipamento, marcar o tempo de exposio, evitar que o bulbo do termmetro toque o material, no abrir a estufa durante a esterilizao, invalidar o ciclo caso haja sina de defeito ou dvidas, usar luvas de proteo trmica ao descarregar o equipamento, no colocar os materiais ainda quentes sobre superfcies frias, lacrar as caixas metlicas logo aps a esterilizao e quando estiverem frias, limpar o equipamento semanalmente.

Os microrganismos neste processo so desidratados e morrem. A temperatura varia de acordo com o tipo de material e com a validao especfica, sendo geralmente cerca de 140C a 180C; O tempo de exposio varia de acordo com a temperatura, entre uma a trs horas consecutivas e ininterruptas, que devem ser contadas a partir de quando a estufa atinge a temperatura ideal; Os materiais devem suportar o calor e estar dentro de caixas de ao inoxidvel de paredes finas ou de alumnio.

30

11/08/2010

ESTERELIZAO
Esterilizao por Cobalto 60: utilizado em industrias para esterilizar em grandes escalas, a fonte de radiao gama esteriliza artigos crticos. No muito vivel em ambientes hospitalares por ser oneroso.

ESTERELIZAO
Esterilizao por xido de Etileno (ETO): um processo fsico-qumico que utiliza o gs de etileno (8,5% de xid. etil. e 91% de dixido de carbono) sendo realizado em autoclave temperatura entre 50C e 60C em tempo mdio de 3 horas e 30 minutos e com uma concentrao mdia de 500 mg/cm3 de gs.

ESTERELIZAO
Estabelecer mtodos de controle residual de ETO nos artigos processados (1,8 mg/m3 de concentrao no ar, para um dia de 8 horas). Os requisitos tcnicos e legais desfavorecem o uso deste mtodo em ambiente hospitalar, por exigir planta fsica especial. O controle de esterilizao pode ser qumico (fitas) e biolgico (B. subtillis).

ESTERELIZAO
Esterilizao por Plasma de Perxido de Hidrognio: uma processo tambm fsico-qumico realizado em autoclave prpria, que gera plasma por meio de substrato de perxido de hidrognio bombardeado por ondas de rdio freqncia, especialmente para artigos termos sensveis.

31

11/08/2010

ESTERELIZAO
Plasma uma nuvem de ons, eltrons e partculas neutras, muitas das quais em forma de radicais livres, altamente Reativas .

ESTERELIZAO
um processo no txico, a partir da decomposio do perxido de hidrognio: gua e oxignio. O processo de esterilizao feito a baixas temperaturas e presso atmosfrica em aproximadamente 51 minutos para o ciclo curto e 72 minutos para o ciclo longo.

ESTERELIZAO
O custo inicial e de manuteno elevado do equipamento e dos invlucros (tyvek siliconizado, mylar polietileno em uma tripla camada) compatveis com o agente esterilizante. O controle do processo pode ser qumico e/ou biolgico.

ESTERELIZAO
Esterilizao por pastilhas de Paraformaldedo: Embora seja reconhecidamente esterilizante, a utilizao do processo de esterilizao por meio de pastilhas um recurso obsoleto, motivo pelo qual os rgos internacionais no recomendam . Esse tipo de processo, alm de trazer riscos ocupacionais, apresenta dificuldades de controle e de validao do processo de esterilizao.

32

11/08/2010

ESTERELIZAO
Esterilizao qumica:
Os germicidas qumicos devem possuir um amplo espectro antimicrobiano, ser capaz de obter uma desinfeco de alto nvel rapidamente (20 minutos no mnimo), ter ao frente matria orgnica e ser compatvel com sabo e detergente, no ser afetado por luz, calor e diluio. Ser atxico para os seres humanos e meio ambiente, no ser irritante, no ser corrosivo em superfcies metlicas, possuir meio de monitorizao, ser inodoro, solvel em gua, no deve causar manchas na pele, superfcies ou roupas, possibilitar o uso com treinamento mnimo e relao custo benefcio positiva.

ESTERELIZAO
A esterilizao qumica deve ser atravs de produto autorizado e registrado na ANVISA, deve ser obedecido s recomendaes do fabricante quanto diluio, estabilidade e prazo de validade da soluo, preencher os artigos completamente com o produto qumico, colocar somente artigos compatveis e secos, observar o prazo de imerso para a realizao da esterilizao .

ESTERELIZAO
Esterilizantes qumicos: - cido peractico - cido actico, perxido de hidrognio e gua (tempo recomendado pelo fabricante de ao esterilizante); - Glutaraldedo (8 a 10 horas para ao esterilizante); - Formaldedo (no indicado);

ESTERELIZAO
Referencias bibliogrficas: SOUZA, V. H. S.; MOZACHI, N. O hospital: manual do ambiente hospitalar. 2. ed. Curitiba: Manual Real, 2005. SOBECC, Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirrgico, Recuperao Anestsica e Centro de Material e Esterilizao. Prticas Recomendadas SOBECC. 3. ed. 2005.

33

11/08/2010

Napier-Railton Special

TIPOS DE ESTERELIZAO

O vapor e o calor so os meios mais conhecidos e mais clssicos de esterilizao usados . Calor seco utilizado a estufa (forno de Pasteur) sob uma temperatura de 160 C por 75min.

Calor mido ,atravs do vapor sob presso. Processo mais rpido sendo necessrio 20 min a um temperatura de121 C.

34

11/08/2010

Esterilizao qumica utilizada para os materiais que no suportam as altas temperaturas empregadas nos outros processos. Ex: glutaraldeido.

DESINFECO
a destruio de agentes infeccioso em forma vegetativa , potencialmente patognicos, existentes em superfcies inertes.

ASSEPSIA
o processo pelo qual se faz a descontaminao de estruturas vivas,antes de qualquer interveno crurgica ou no. feito nas mos do profissional , atravs de lavagem e uso de antissticos no paciente e na rea a ser operada.

ANTI-SEPSIA
Pode reduzir de 50 a 75% a quantidade de microrganismos na boca do paciente. Uso de solues de digluconato de clorhexidina a 0,2% recomendado.

35

11/08/2010

LIMPEZA
o procedimento antimicrobiano de remoo de sujidades e detritos para manter em estado de asseio os materiais e superfcies.

AUTOCLAVE ESTUFA
Pr aquecimento de 30 min a 160C-170C; Instrumental lavado e seco; Colocar o material de uma s vez; Verificar o retorno a temperatura inicial; Aguardar ento por 45min; Ciclo total de 75 min a 160C-170C.

Colocar o material devidamente embalado; Usar gua destilada; Verificar o nvel de gua; Conferir a programao; O tempo mdio do ciclo da autoclave de ser de 30 a 40 min a 121C.; Esperar a secagem;

36

11/08/2010

SOLUES DESINFETANTES

GLUTARALDEIDEO
Materiais que no podem ser esterilizados pelo calor; Material deve ser totalmente submerso e o frasco tampado; Limpeza prvia do material; Solues prontas deve ser trocado a cada 28 dias; Preparadas a cada 14dias; Desinfeco em 30min; Esterelizao em 10 horas.

HIPOCLORITO DE SDIO
Desinfetante universal; Ativo contra todos os microrganismos; Desinfeo de superfcies; Desinfeco de material antes da lavagem; No pode ser usado em superfcies metlicas, possue ao corrosiva.

37

11/08/2010

ALCOOL ETLICO

a 70%

Indicado para superfcies onde no se pode usar o hipoclorito; Sua atividade depende de frico sobre a superfcies; Pode ser usado antes da lavagem; Ao ser usado como antissptico misturar com glicerina para proteger as mos de ressecamento; lcool iodado observar alergias.

DESINFECO

A desinfeco pr e ps operatria : Mantem o ambiente limpo; Protege a eguipe de trabalho; Diminui os riscos de infeco cruzada.

- Aparelhos de ar condicionodo devem ter os filtros limpos ou trocados semanalmente; - Instrumentos rotatrios devem ser movimentados 30 seg antes do uso ;

38

11/08/2010

ARMAZENAMENTO

- O material deve ser retirado da estufa/autoclave tampado; - Guardado tampado; - Ser retirado com pina esteril; - Usar mscara na manipulao dos materiais; - Observar prao e validade da esterelizao; - O material esteril deve ser armazenado separado; - Resduos da esterilizao qumica devem ser neutralizados com soro fisiolgico; - O local de armazenamento deve estar sempre limpo

Art.25 So contra indicados uso de radiao ultra violeta, devido a sua ineficcia; Pastilhas de formalina, devido a sua toxicidade;

PARAMENTAO PARA LAVAGEM DO INSTRUMENTAL

39

11/08/2010

ERRADO

157

158

???????

40

11/08/2010

41

11/08/2010

42

You might also like